You are on page 1of 9

n 06 - janeiro-abril de 2011

ISSN 2175-5280

EXPEDIENTE
Instituto Brasileiro de Cincias Criminais

DIRETORIA DA GESTO 2011/2012


Presidente: Marta Saad 1 Vice-Presidente: Carlos Vico Maas 2 Vice-Presidente: Ivan Martins Motta 1 Secretria: Maringela G. de Magalhes Gomes 2 Secretria: Helena Regina Lobo da Costa 1 Tesoureiro: Cristiano Avila Maronna 2 Tesoureiro: Paulo Srgio de Oliveira

CONSELHO CONSULTIVO:
Alberto Silva Franco, Marco Antonio Rodrigues Nahum, Maria Thereza R. de Assis Moura, Sergio Mazina Martins e Sergio Salomo Shecaira

Publicao do Departamento de Internet do IBCCRIM

DEPARTAMENTO DE INTERNET Coordenador-chefe:


Joo Paulo Orsini Martinelli

Coordenadores-adjuntos:
Camila Garcia da Silva Luiz Gustavo Fernandes

Revista Liberdades - n 6 - janeiro-abril de 2011

FILME
O DIO COMO MANIFESTAO LEGTIMA DA JUVENTUDE
Yasmin Oliveira Mercadante Pestana O dio (La Haine, Frana, 1995)1

O filme O dio, do diretor Mathieu Kassovitz, que ficou mais conhecido pelo filme O fabuloso destino de Amlie Poulain, ao mesmo tempo em que retrata a vida violenta de trs jovens descendentes de imigrantes na periferia de Paris, registra um momento histrico recente: os levantes urbanos na Frana de 1991. O dio um filme da dcada de 90, momento em que se inicia um surto de filmes sobre a realidade urbana2. Pode parecer mais um entre vrios que discutem a violncia nas periferias das cidades, mas ele enuncia a crise do Estado de Bem-Estar Social francs.

1 Ficha tcnica: Ttulo no Brasil: O dio; Ttulo Original: La Haine; Pas de Origem: Frana; Tempo de Durao: 97 minutos; Ano de Lanamento: 1995; Diretor: Mathieu Kassovitz. 2 Foi um surto de filmes, comeando em 1990, 1991, at 1995 de filmes: filmes de periferia, filmes do arrabalde, filmes feitos do ngulo de quem vive nos arrabaldes das grandes cidades francesas. No Brasil s chegou um filme desse ciclo. um ciclo pequeno, teve talvez uma dezena, uns quinze filmes no mximo, mas que tiveram grande repercusso de pblico. Aqui s chegou O dio... Rubens Machado em Os espaos de excluso e de violncia no cinema e na TV brasileira, conferncia proferida no evento As Linguagens da Violncia, primeira edio do Ciclo Cultura e Sociedade, organizado pelo Consulado Geral da Frana, pelo SESC e pela Prefeitura Municipal de So Paulo, no Teatro SESC Pompia, So Paulo, 14.09.2001. http://www.sescsp.org.br/sesc/conferencias/subindex.cfm?Referencia=173&ID=143&ParamE nd=9.

Revista Liberdades - n 6 - janeiro-abril de 2011

Levantes urbanos na Frana


Trs jovens, Said (de ascendncia rabe), Vinz (origem judia) e Hubert (de ascendncia africana) so os protagonistas do filme. Vivem em um bairro planejado para os setores marginalizados, pobres, imigrantes, negros e trabalhadores de emprego informal (maioria mulheres), distante do grande centro. Robert Castel3, socilogo francs, discutindo as polticas pblicas, diferencia polticas de integrao, de vocao universal e homogenizadora, e polticas de insero, destinadas a setores considerados inintegravis. As polticas de insero so polticas territorializadas, destinadas a determinadas reas e setores sociais, perdendo de vista a totalidade da sociedade. O autor aponta que a escolha por uma poltica de insero aumentou, tornando a forma prioritria. Apesar de serem divulgadas como redutoras de desigualdades, acabaram reforando a marginalizao social. Elas conseguem garantir escolas, moradia e vestimentas precarizadas, mas no garantem emprego aos jovens desses guetos nem qualquer perspectiva de vida. E quando os jovens se revoltam, a resposta que essas mesmas polticas oferecem so: Comits de Preveno da Delinquncia4. A resposta mais uma vez segmentadora e estigmatizante. So nesses bairros perifricos, com polticas especficas que tentam um reequilbrio forado, que os trs jovens vivem. Como no de se estranhar, a polcia no nada amistosa nesses bairros e, mesmo possuindo policiais comunitrios, provoca uma permanente tenso entre os adolescentes e os policiais. No incio do filme, retratada a morte de um jovem imigrante chamado Abdel, este um dos fatos decisivos do filme e dos levantes urbanos franceses em 1991 e nos anos seguintes. Os jovens se rebelam porque no queriam presenciar a morte de outros jovens. Foram levantes reativos e explosivos: os adolescentes saiam nas ruas destruindo os carros, escolas, centros de convivncia, casas e entrando em confrontos com os policiais. As primeiras imagens do filme documentam um desses levantes. Diziam os jornais que essas agitaes eram decorrentes do preconceito aos imigrantes, do fracasso escolar e da excluso racial; para outros, representavam atos de vandalismo. Se, para alguns, a srie de levantes urbanos, encadeados na dcada de 90 por jovens, no fazia nenhum sentido pela irracionalidade e pela emoo que tomavam conta, para outros simbolizavam um levante contra a morte:
3 CASTEL, Robert. As metamorfoses da questo social uma crnica do salrio, 3 edio, Petrpolis: Ed. Vozes, 2001. 4 Idem, ibidem, p. 546.

Revista Liberdades - n 6 - janeiro-abril de 2011

Duas pesquisas sobre o tema realizadas para o Instituto de Altos Estudos da Segurana Interna, IHESI, permitiram-me recensear 24 incidentes do mesmo tipo entre outubro de 1990 e julho de 1995 em diferentes cidades da Frana. Esses dados levaram-me a designar essas manifestaes como os levantes da morte. Em outras palavras, o fenmeno, tal como se repete na Frana desde outubro de 1990 (e tal como se configurou em novembro de 2005, ltimo levante importante registrado), pode ser definido como um protesto violento engajado por jovens habitantes das periferias urbanas em resposta morte violenta de um deles. Em mais de um tero dos casos estudados, a polcia esteve direta ou indiretamente envolvida na morte que desencadeou o protesto5.

Segundo Angelina Peralva6, autora da citao anterior, os levantes tinham um sentido e uma forma j conhecida na histria francesa: meute7. Esta expresso no possui um equivalente em portugus, ela utilizada para denominar protestos urbanos violentos, que se caracterizam por grandes agitaes/mobilizaes e um expressivo impulso emotivo.
H nela a idia de movimento, mas h tambm o atributo da irracionalidade que seria prpria a uma manifestao de tipo emocional. Tal atributo nada tem a ver em si com a violncia nem todo protesto violento qualificado de meute. Quando camponeses franceses atacam caminhes espanhis ou italianos para destruir mercadorias (frutas, legumes, vinho) que supostamente impem a seus prprios produtos uma concorrncia desleal, no se fala de meute. Enquadradas por sindicatos rurais, essas manifestaes inscrevem-se nos quadros de inteligibilidade caractersticos dos movimentos sociais8.

Na histria da Europa, essas agitaes populares esto muito presentes em um perodo pr-democrtico. A democracia, supostamente, cria espaos de discusses legtimos para as reivindicaes. No entanto, nos levantes de Paris em 1991 ressurge essa prtica. A meute possui uma violncia canalizada e autolimitada; no organizada, embora crie entre os jovens um espectro de coletividade; e da mesma forma que a onda dessas agitaes cresce rpido, ela se desfaz muito rpido. Para a autora citada, a meute dos jovens da periferia francesa, mais do que consequncia da excluso social, foi impulsionada pelas mortes de jovens por policiais. Nas palavras do personagem Vinz: era nossa guerra com a polcia. Vinz, que aparenta ser o mais violento dos trs protagonistas, aps saber do assassinato de Abdel e participar de um desses levantes, encontra uma arma de algum policial. O porte dessa arma deixa Vinz mais agressivo e destemido. Mais ainda, cria uma fixao: o equilbrio da balana, um policial morto, por
5 PERALVA, Angelina. Levantes urbanos na Frana. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/ts/ v18n1/30008.pdf. Acesso em 24.09.2010. 6 Angelina Peralva ex-professora da Faculdade de Educao da USP, professora titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Toulouse II, pesquisadora do CERSCieun (Toulouse II) e do Cadis-EHESS, Paris. 7 8 Idem, ibidem. Idem, ibidem.

Revista Liberdades - n 6 - janeiro-abril de 2011

um jovem morto. Durante o nico dia retratado no filme, Hubert e Vinz brigam constantemente, porque Hubert tenta mostrar a Vinz que no haver qualquer mudana em suas vidas se um policial for morto. Apesar de mais moderado, Hubert tambm sente o sofrimento da morte de Abdel. A morte dos jovens a expresso maior de desvalorizao da vida desses adolescentes. Eles percebem sua marginalizao e o ponto mximo dela a banalizao de suas vidas. A morte de seus companheiros a fasca necessria para liberar o sofrimento e o dio desses adolescentes. Sobre esse aspecto, Angelina Peralva reproduz as falas de alguns jovens que participaram de um levante, em 1994:
As meutes acontecem quando um sujeito morre. Por exemplo, um tira derruba um cara numa moto. Fazem uma meute para ele porque ningum gosta da polcia. As meutes, por causa da morte dos jovens em alguns bairros, para ving-los. As meutes, por causa de um crime... Voc conhece uma pessoa, ela morreu sem razo nenhuma, voc sente dio...9.

Vinz tem essa necessidade de vingana. Em um dilogo, em que defende matar um policial, Hubert tenta convenc-lo, dizendo o lugar-comum: dio s traz mais dio. Contudo, para Vinz, a nica sada seria reagir com violncia, quebrar tudo e desmoralizar esta sociedade. Essa tambm era a motivao dos demais jovens que participaram dos levantes. nesse contexto que retratado um dia decisivo para os trs protagonistas.

A vivncia desse confronto: policiais X jovens da periferia


Se, por um lado, o cotidiano de Vinz, Hubert e Said repleto de violncia, por outro, vivem um marasmo, uma vida sem perspectiva, dentro dos padres estabelecidos. Criam, com as condies objetivas que possuem, meios e uma cultura prpria para conviver com as relaes violentas e de excluso. Trata-se do conceito de subcultura deliquente, desenvolvido pelo estudioso Albert Cohen. Para compreender tal conceito, Alessandro Baratta, explica:
Esta [subcultura deliquente] descrita como um sistema de crenas e valores, cuja origem extrada de um processo de interao entre rapazes que, no interior da estrutura social, ocupam posies semelhantes. Esta subcultura representa a soluo de problemas de adaptao, para os quais a cultura dominante no oferece solues satisfatrias10.

Essa concepo de subcultura deliquente est presente durante todo o filme


9 Idem, ibidem.

10 BARATTA, Alessandro. Criminologia Crtica e Crtica do Direito Penal. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. Revan - Instituto Carioca de Criminologia, 2002, p. 73.

Revista Liberdades - n 6 - janeiro-abril de 2011

de forma muito exemplificativa. De um ponto de vista subjetivo, Vinz, com uma nsia de se afirmar para o seu grupo, sempre conta casos de brigas em que foi vencedor, valorizando suas idas priso e mostrando no ter medo dos policiais. Fica olhando para o espelho fazendo caras de macho, se encarando, dizendo, para si mesmo, frases como essa: voc est mexendo comigo?. Nesses exemplos, Vinz representa dois aspectos presentes nas subculturas: a violncia que nega o poder da autoridade e o ethos da masculinidade. Alm desses exemplos, os trs participam do trfico de drogas. Nesse ponto, Said o mais ativo, o responsvel pelos contatos. Essa atividade muito importante economicamente para eles. Passam, praticamente, o dia inteiro esperando os traficantes e clientes. Na espera de um desses comerciantes, o marasmo da vida daqueles jovens bem retratado. Ficam esperando horas, falando besteiras (relatando casos de confronto com a polcia ou com outros jovens e contando piadas). Aos poucos, j perdem a ateno e ficam em silncio, somente aguardando. uma relao diferente com o tempo, com as rotinas nos grandes centros urbanos. Essa relao diferenciada com o tempo no por falta de necessidades ou pela presena de tranquilidade em suas vidas, mas por uma falta de sentido, por uma vida sem planos. A tenso constante entre os policiais e os jovens refora/reformula um pensamento imediatista - o jovem que no sabe se vai estar vivo amanh, vive o hoje. H exemplos de diverso tambm. Com o som alto para a galera danar na rua, o hip-hop marca muitas passagens do filme. Os jovens marginalizados se renem para criar sua prpria esttica musical e seus prprios movimentos de dana, que representam a cultura das ruas. O filme faz um contraponto interessante quando os trs protagonistas, perdidos nas ruas de Paris, entram em uma galeria de arte. Os trs no entendem nada do que significa aquela arte (propositadamente, foram escolhidos quadros sem qualquer sentido). So expulsos da galeria, gritando: vocs so feios. Eles negam aqueles standards da cultura oficial, a qual nunca iro se adaptar, e criam suas prprias tendncias. Nas periferias brasileiras, tambm h expresses desse tipo, como por exemplo, o funk. Existem trs aspectos que caracterizam a subcultura deliquente: no utilitarismo, malcia e o negativismo11. Apesar de Vinz, Said e Hubert cometerem pequenos delitos para satisfazerem suas necessidades, possvel dizer que a subcultura em que esto inseridos possui essas caractersticas, principalmente nos casos dos levantes urbanos. Os adolescentes destruam casas, escolas, carros e espaos de convivncia das comunidades, sem qualquer
11 Idem, ibidem, p.73.

Revista Liberdades - n 6 - janeiro-abril de 2011

fim lucrativo, e negam a cultura oficial. Por outro lado, para alguns existe um teor mais poltico nos levantes urbanos, apesar da irracionalidade. Afinal, representam contestaes legtimas contra uma polcia violenta e desumana. Nesse sentido, mesmo se aproximando de alguns elementos da teoria da subcultura deliquente, os levantes urbanos possuem um teor reivindicatrio.

O Estado e sua face penal


Uma propaganda irnica aparece algumas vezes no filme, com os seguintes dizeres: O mundo seu. Ela expressa a cultura de consumo exacerbada presente na sociedade, na qual o poder de compra a chave para conquistar o que desejar. E acompanhando a vida desses trs jovens, que esto distantes de possuir o mundo, a propaganda tambm aponta para a contradio entre uma cultura de consumo e uma estrutura econmica concentradora de renda. Esse desajuste entre cultura e estrutura perverso, principalmente porque os sonhos e padres de consumo atingem os adolescentes de forma especial. Isto, pois, desperta nos jovens problemas de aceitao e status. Para alm de uma cultura de consumo, no existem oportunidades no mercado de trabalho para esses jovens. As frustraes e necessidades aumentam. Essas desigualdades sociais j no so mais respondidas por polticas pblicas, mas pelo sistema penal:
Assim, desenha-se a figura de um novo tipo de formulao poltica, espcie de Estadocentauro, dotado de uma cabea liberal que a aplica a doutrina do lassez-faire, laissezpasser em relao s causas das desigualdades sociais, e de um corpo autoritrio que se revela brutalmente paternalista e punitivo quando se trata de assumir as conseqncias dessas desigualdades12.

Os levantes urbanos so uma reao a essa poltica repressora, que penaliza os jovens pelas prprias mazelas em que vivem. Os crimes de maio de 2006, nas periferias de So Paulo, fazem parte do mesmo processo, em que jovens inocentes sofrem execues sumrias por policiais. O dio retrata autenticamente esta realidade. Cena aps cena, sentimos a queda da nossa sociedade, que, por mais avanada que esteja em alguns aspectos, usa das formas mais violentas para dominar as classes marginalizadas. Como diz Hubert: At aqui tudo bem... At aqui tudo bem...Mas o que conta no a queda, aterrisagem.
12 WACQUANT, Loc. A ascenso do Estado Penal, in Discursos Sediosos Crime, Direito e Sociedade. Rio de Janeiro: Ed. Revan - Instituto Carioca de Criminologia, 2002, p.13.

Revista Liberdades - n 6 - janeiro-abril de 2011

Referncias
BARATTA, Alessandro. Criminologia Crtica e Crtica do Direito Penal. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. Revan - Instituto Carioca de Criminologia, 2002. CASTEL, Robert. As metamorfoses da questo social uma crnica do salrio. 3 ed. Petrpolis: Ed. Vozes, 2001. MACHADO, Rubens. Os espaos de excluso e de violncia no cinema e na TV brasileira, conferncia proferida no evento As Linguagens da Violncia, primeira edio do Ciclo Cultura e Sociedade, organizado pelo Consulado Geral da Frana, pelo SESC e pela Prefeitura Municipal de So Paulo, no Teatro SESC Pompia, So Paulo, 14.09.2001. Disponvel em: http://www.sescsp.org.br/sesc/ conferencias/subindex.cfm?Referencia=173&ID=143&ParamEnd=9 Acesso em: 30.09.2010. PERALVA, Angelina. Levantes urbanos na Frana. Disponvel em: http://www. scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702006000100005&script=sci_arttext. Acesso em 28.09.2010. WACQUANT, Loc. A ascenso do Estado Penal, in Discursos Sediosos Crime, Direito e Sociedade. Rio de Janeiro: Ed. Revan - Instituto Carioca de Criminologia, 2002.

Yasmin Oliveira Mercadante Pestana


Acadmica de Direito da Faculdade Direito do Largo de So Francisco, Universidade de So Paulo USP.

Revista Liberdades - n 6 - janeiro-abril de 2011

You might also like