You are on page 1of 6

MANUAL DE BOAS PRTICAS DE DISPENSAO DE MEDICAMENTOS

NOME DA EMPRESA

1 APRESENTAO:

Nome da Empresa CNPJ.: Estabelecida ... Farmacutico Responsvel: ... Responsvel Legal:...
2 DOS PRODUTOS Estocagem O estoque das mercadorias, feita com conservao racional e segura de medicamentos. Embalagem Os produtos, so acondicionados em recipiente, removvel ou no, destinado a cobrir ou empacotar, protegendo a mercadoria. Nmero de Lote Todos os produtos tem sua designao impressa no rtulo e nas embalagens de medicamentos, que permite identificar a partida, srie ou lote a que pertencem, para em caso de necessidade, localizar e rever todas as operaes de fabricao e inspeo praticadas durante a produo. Rtulo Todos esto identificados e aplicado diretamente sobre o recipiente da embalagem. Ateno Farmacutica - Conforme determina a legislao em vigor, a empresa tem o Responsvel Tcnico com carga horria de 8:00 horas, para prestao da farmacoterapia, com o objetivo de alcanar resultados teraputicos definidos na sade e na qualidade de vida do paciente. Dispensao Proporcionamos ao paciente os medicamentos, como resposta apresentao de uma receita elaborada por profissional autorizado. Neste ato, o farmacutico informa e orienta sobre o uso adequado do produto. So elementos importantes desta orientao: cumprimento do regime de dosificao, a influencia dos alimentos, a interao com outros medicamentos, o reconhecimento de reaes adversas e as condies de conservao do produto. Uma correta dispensao garante uma efetiva forma de entrega do medicamento correto ao paciente certo, na dosagem e quantidade prescrita, com instrues claras e numa embalagem que garante a potencia do medicamento. 3 QUALIFICAO E RESPONSABILIDADE DO PESSOAL a) O pessoal envolvido com os medicamentos tanto no seu manuseio quanto no seu controle, recebem treinamentos para estes conhecimentos e experincia para o trabalho ao qual se propem. b) O Farmacutico responsvel recebe todo o apoio necessrio para um trabalho eficiente, como exigem as boas prticas de dispensao de medicamentos. 4 - INSTALAES A correta armazenagem dos medicamentos, fundamental para garantir sua eficcia, sendo assim o estabelecimento tem: a) Espao para o fluxo racional de pessoal e materiais, visando reduzir ao mnimo o risco de: Quebras / contaminaes b) As caixas dos medicamentos no so colocadas diretamente no cho.

c) Os medicamentos termolbeis so imediatamente guardados quando chegam na farmcia, e feito a verificao da temperatura da geladeira pra saber se est ideal. d) Os locais de trabalho so mantidos limpos e isentos de p e contaminao, o lixo coletado nas dependncias so eliminados atravs de sistemas seguros e higinicos. Sendo depositados em recipientes especiais com tampa e removidos o mais rpido possvel, o mesmo acontecendo com o lixo da sala de injetveis. e) Os funcionrios recebem as seguintes orientaes: -Lavar sempre s mos ;no comer ou preparar alimentos na farmcia;no fumar ou roer unha;manter unhas limpas e curtas; manter uniformes limpos; usar sempre sapatos fechados; usar papel toalha; ao usar luvas, no manuseie maanetas ou telefone; checar sempre o extintor de incndio , quanto validade, instrues de uso e contedo. 5 O RECEBIMENTO DAS MERCADORIAS a) No ato do recebimento, cada entrada examinada quanto respectiva documentao e fisicamente inspecionada para que sejam verificadas sua condies, rotulagem, tipo, data de fabricao, validade e quantidade. b) Confere a nota fiscal quanto razo social, quantidade, preo, condies de pagamento e se a remessa corresponde encomenda. c) Verificamos se as empresas produtoras (fabricante ou laboratrio) informam em cada unidade produzida os itens: O nome do produto farmacutico nome genrico e comercial (observar a legislao). Nome e endereo completo do fabricante com telefone do servio de atendimento ao consumidor (SAC). Nome e responsvel tcnico, nmero de inscrio e sigla do Conselho Regional de Farmcia do seu Estado. Nmero do registro no Ministrio da Sade conforme publicao do Dirio Oficial da Unio. Data de fabricao. Data de validade, esse prazo deve ser no mnimo de um ano para uma maior rotatividade dos produtos. Nmero de lote a que a unidade pertence. Composio dos produtos farmacuticos. Peso, volume lquido ou quantidade de unidades se for o caso. Finalidade, uso e aplicao. Precaues, cuidados especiais Caso haja divergncia em um ou mais itens acima, no recebemos os produtos, precedendo da seguinte forma: Assinar o canhoto da nota fiscal, devolvendo-a ao entregador; Encaminhar a nota fiscal conforme orientao do departamento contbil;

6 ARMAZENAGEM DOS MEDICAMENTOS Medicamentos violados ou suspeitos de qualquer contaminao so retirados dos estoques comercializveis, identificados e segregados em rea totalmente separados de forma a no serem vendidos, por engano e nem contaminarem outras mercadorias, e essas operaes so devidamente registradas em documento especifico . Os produtos com prazo de validade vencido ou com avarias podero seguir dois destinos: Podero ser devolvidos ao fornecedor (fabricante ou laboratrio), por meio de operao com nota fiscal de devoluo com os dizeres mercadoria avariada ou mercadoria vencida, visando o objetivo do descarte. No havendo condies para a execuo do procedimento acima, o farmacutico responsvel deve dirigir-se a autoridade sanitria competente, para receber orientao quanto ao descarte de tais produtos, obedecendo todas as instrues contida na Resoluo Comana 283/01.

Os medicamentos so armazenados nas estantes, em local que no receba luz solar direta. Aos medicamentos termolbeis, deve ser evitado ao mximo, a exposio, desses produtos, a qualquer tipo de luz, evitar exposio direta ao solo e tambm no permitir o congelamento desses produtos pois perdem suas atividades farmacolgicas. Os medicamentos controlados (Portaria n344/98),so imediatamente identificados e armazenados ou seja, dada s caractersticas desses medicamentos, sua rea de estocagem deve ser considerada de segurana mxima (armrio lacrado). Deve ser evitada ao mximo, a exposio, desses produtos, a qualquer tipo de luz principalmente solar, e tambm no podem ser depositados diretamente ao solo. Esses produtos precisam estar em rea isolada das demais, somente podendo ter acesso a ela, pessoas autorizadas ou farmacutico responsvel tcnico. Os estoques de psicotrpicos devero ser inventariados diariamente nos livros adequados para que no haja diferenas em suas quantidades. Produtos vencidos, danificados ou quebrados, relacionados na Portaria 344 SVS-MS devem seguir o procedimentos: Relacionar em 3 vias, dar baixa no sistema e segrega-los no prprio depsito de produtos controlados. Comunicar atravs de oficio a Autoridade Sanitria o ocorrido enviando junto relao dos produtos. Levar a Superintendncia de Vigilncia Sanitria para a destruio do produto ou destinao a ser dada. Solicitar o documento vistado pelo rgo fiscalizador arquivando na Empresa apos dar baixa nos produtos.

7 DO FORNECIMENTO O ato de dispensar produtos farmacuticos ao pblico, deve ter suas operaes devidamente registradas em documento prprio e disponveis a autoridade sanitria competente. Os saneantes domissanitrios e os produtos veterinrios devem estar em local especfico, separados dos demais produtos e medicamentos. Os produtos, aparelhos e acessrios devem estar em local especfico, separados dos demais produtos e medicamentos.

Estamos atento aos novos modelos de receiturios, preconizados pela portaria 344/98 SVS-MS, e suas atualizaes. Verificamos a dosagem, via de administracao e durao do tratamento, se necessrio em caso de dvida confirmar com o mdico. Controlamos diariamente a movimentao do livro de medicamentos controlados. O Farmacutico orienta o paciente o uso adequado do medicamento no momento da dispensao Colaborar para uso racional do medicamento. Registramos a venda do produto, para controle estatstico do estoque e previso do consumo. O programa de informatizao do estabelecimento farmacutico, prestar ao setor administrativo da farmcia,o registro de todo o histrico de movimentao do produto dispensado. Orientamos para que no ato da dispensao, tenha ateno para alguns aspectos importantes: - Nome do medicamento - Finalidade teraputica do produto - Posologia - Modo de usar - Precaues - Efeitos colaterais - Interaes medicamentosas - Instrues de armazenamento - Esclarecer ao paciente a resuspenso de medicamentos liofilizados, com uso de gua fervida ou filtrada Na medida do possvel, construir um sistema de informao e material educativo sobre medicamentos para pesquisa caso necessrio. Alertar o paciente sobre a automedicao e sua conseqncias. Cadastrar no livro de injetveis todo o receiturio dispensado para este fim.

dever dos farmacuticos responsveis tcnicos para farmcia e drogaria: 1 Esclarecer ao usurio sobre a existncia do medicamento genrico, substituindo, se for o caso, o medicamento prescrito exclusivamente pelo medicamento genrico correspondente, salvo restries expressas de prprio punho consignadas no documento pelo profissional prescritor. 2 Indicar, no verso da prescrio a substituio realizada, citando o nome genrico do medicamento e a indstria produtora, apondo o carimbo que conste seu nome e nmero de inscrio no CRF, local e data, assinando a declarao. 3- No ato da dispensao explicar detalhadamente ao paciente sobre a utilizao do medicamento, fornecendo toda a orientao necessria ao seu consumo racional. 4 Informar ao paciente e ao prescritor sobre a existncia ou no de medicamentos genricos, diferenciando-os dos similares. A automedicao responsvel responsabilidade do farmacutico relativamente a cada patologia que possa ser objeto de sua interveno no processo sade/doena.

1- O farmacutico deve promover aes de informao e educao sanitria dirigidas ao consumidor ou doente de modo que relativamente aos medicamentos se possa fazer uma opo e no um abuso. 2 O farmacutico dever desenvolver aes na seleo e dispensao de medicamentos no prescritos, estando sempre atendo a Portaria n02 de 1995 do Ministrio da Sade. 8 COMUNICAO NO ATENDIMENTO Em virtude de existir inmeros tipos de pacientes/clientes, ao se comunicar procure: 1)- Usar uma linguagem clara e objetiva 2)- Pergunte seu nome e procure cham-lo pelo nome. 3)- Faa somente perguntas claras e objetivas. 4)- Saiba ouvir com ateno 5)- Nunca interrompa sua fala 6)- Mantenha um sorriso cordial e sincero durante o atendimento. 7)- necessrio manter uma aparncia saudvel e asseio corporal, se possvel uso de jaleco ou avental. O farmacutico deve apresentar-se com vesturio diferenciado, facilitando sua identificao pelo cliente. 8)- Parea e seja honesto. 9)- Demonstrar confiana e interesse evitando displicncia ou desateno. PARA ATENDER BEM NECESSRIO: Desenvolver sua habilidade pessoal Conhecer bem a empresa e o trabalho a ser desenvolvido Manter a calma em qualquer situao,mesmo que o cliente se descontrole. Saber ouvir indispensvel para quem atende ao pblico, pois olhar, acompanhar as ponderaes e necessidades do interlocutor so importantes requisitos para identificar o tipo de cliente e atende-lo da forma mais conveniente possvel.

9 SERVIOS FARMACUTICOS NA DISPENSAO O farmacutico prestar servios obedecidas as Legislao Federal, Estadual e Municipal quando houver. So considerados servios farmacuticos de acordo com a Resoluo n 357/01 do CONSELHO FEDERAL DE FARMCIA, tais como: aplicao de injetveis e pequenos curativos . A presena do farmacutico indispensvel .O nome do farmacutico e seu respectivo CRF, est exibido em lugar visvel. 10 - DISPOSIES FINAIS A ao do farmacutico, deve pautar-se pelos princpios ticos que regem o seu exerccio profissional especialmente propaganda, publicidade, promoo de medicamentos, a relao com o paciente. Cabe ao farmacutico, a garantia do cumprimento da Legislao em vigor, das normas ticas dentro e fora da farmcia no estrito cumprimento dos atos inerentes ao farmacutico e com vista a adequar a qualidade do servio com as necessidades do paciente.

Este Manual, de amplo conhecimento e acesso a todos os funcionrios Goinia, ...

________________________________ Responsvel Legal

______________________________ Farmacutico Responsvel

You might also like