You are on page 1of 22

Coordenadoria de Educao

CADERNO DE APOIO PEDAGGICO REVISITANDO CONCEITOS

Lngua Portuguesa ALUNO(A) 8 Ano

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Educao Subsecretaria de Ensino Coordenadoria de Educao
Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Prof Claudia Costin Secretria Municipal de Educao Prof Regina Helena Diniz Bomeny Subsecretria de Ensino Prof Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos Coordenadora de Educao Prof Maria Socorro Ramos de Souza Prof Maria de Ftima Cunha Coordenao Prof Dr Maria Teresa Tedesco Consultora Lngua Portuguesa Prof Ana Paula de Lisboa Prof Gina Paula Bernardino Capito Mor Prof Sara Luisa Oliveira Loureiro Produo Prof. Jaime Pacheco dos Santos Prof Leila Cunha de Oliveira Prof Simone Cardozo Vital da Silva Reviso Prof Leticia Carvalho Monteiro Prof. Maurcio Mendes Pinto Prof Simone Cardozo Vital da Silva Diagramao

CADERNO DO ALUNO 8ANO

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 1

TEXTO 1
A Espada

Antes de comear a leitura, imagine... Qual ser o assunto de um texto que tem esse ttulo? Como seriam as personagens?

Uma famlia de classe mdia alta. Pai, mulher, um filho de sete anos. a noite do dia em que o filho fez sete anos. A me recolhe os detritos da festa. O pai ajuda o filho a guardar os presentes que ganhou dos amigos. Nota que o filho est quieto e srio, mas pensa: o cansao. Afinal ele passou o dia correndo de um lado para o outro, comendo cachorroquente e sorvete, brincando com os convidados por dentro e por fora da casa. Tem que estar cansado. Quanto presente, hein, filho? . Suas hipteses estavam corretas? E esta espada. Mas que beleza. Esta eu no tinha visto. Quem so as personagens do texto? Pai E como pesa! Parece uma espada de verdade. de metal mesmo. Quem foi que deu? Era sobre isso que eu queria falar com voc. O pai estranha a seriedade do filho. Nunca o viu assim. Nunca viu nenhum garoto de sete anos srio assim. Solene assim. Coisa estranha O filho tira a espada da mo do pai. Diz: Pai, eu sou Thunder Boy. - Thunder Boy? Qual o efeito do uso deste sinal de pontuao? Garoto Trovo. Muito bem, meu filho. Agora vamos pra cama. Espere. Esta espada. Estava escrito. Eu a receberia quando fizesse sete anos. O pai se controla para no rir. Pelo menos a leitura de histria em quadrinhos est ajudando a gramtica do guri. Eu a receberia O guri continua. Hoje ela veio. um sinal. Devo assumir meu destino. A espada passa a um novo Thunder Boy a cada gerao. Tem sido assim desde que ela caiu do cu, no vale sagrado de Bem Tael, h sete mil anos, e foi empunhada por Ramil, o primeiro Garoto Trovo.

A palavra em negrito substitui qual palavra do texto?

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 1

O pai est impressionado. No reconhece a voz do filho. E a gravidade do seu olhar. Est decidido. Vai cortar as histrias em quadrinhos por uns tempos. Certo, filho. Mas agora vamos Vou ter que sair de casa. Quero que voc explique mame. Vai ser duro para ela. Conto com voc para apoila. Diga que estava escrito. Era meu destino. Ns nunca mais vamos ver voc? pergunta o pai, resolvendo entrar no jogo do filho enquanto o encaminha, sutilmente, para a cama. Claro que sim. A espada do Thunder Boy est a servio do bem e da justia. Enquanto vocs forem pessoas boas e justas podero contar com a minha ajuda. Ainda bem diz o pai. E no diz mais nada. Porque v o filho dirigir-se para a janela do seu quarto, e erguer a espada como uma cruz, e gritar para os cus Ramil!. E ouve um trovo que faz estremecer a casa. E v a espada iluminar-se e ficar azul. E o seu filho tambm. O pai encontra a mulher na sala. Ela diz: Viu s? Trovoada. V entender este tempo. Quem foi que deu a espada para ele? No foi voc? Pensei que tinha sido voc. Tenho uma coisa pra te contar. O que ? Senta, primeiro.
VERSSIMO, Luis Fernando. Comdias para se ler na escola. So Paulo: Objetiva, 2001.

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 1

1. Repare na forma como o menino fala: Espere. Esta espada. Estava escrito. Eu a receberia quando fizesse sete anos. Hoje ela veio. um sinal. Devo assumir meu destino. A espada passa a um novo Thunder Boy a cada gerao. Tem sido assim desde que ela caiu do cu, no vale sagrado de Bem Tael, h sete mil anos, e foi empunhada por Ramil, o primeiro Garoto Trovo. Voc acha que essa forma de falar caracterstica de um garoto de sete anos? Por qu? 2. Segundo o texto, o pai acreditou que seu filho fosse um Thunder Boy? Que parte do texto levou voc a pensar assim? 3.No texto so utilizadas muitas frases curtas, somente colocadas lado a lado, sem um elemento de ligao. Veja s: Uma famlia de classe mdia alta. Pai, mulher, um filho de sete anos. a noite do dia em que o filho fez sete anos. A me recolhe os detritos da festa. O pai ajuda o filho a guardar os presentes que ganhou dos amigos O final do texto tambm assim... Qual efeito esse modo de escrever tem? 4. Como poderia ser a continuao dessa histria? Que outro final voc prope? 5. E no diz mais nada. Porque v o filho dirigir-se para a janela do seu quarto, e erguer a espada como uma cruz, e gritar para os cus Ramil!. O menino ficou todo azul, voou e ... Continue esta histria. D asas a sua imaginao!

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 2

TEXTO 1

Nesta atividade voc vai ler mais alguns textos. Aproveite! O texto 1 uma cantiga popular muito conhecida. E voc, a conhece?

Se essa rua fosse minha


Cantiga popular Se essa rua, se essa rua fosse minha, Eu mandava, eu mandava ladrilhar, Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante, S pra ver, s pra ver meu bem passar. Nessa rua, nessa rua tem um bosque, Que se chama, que se chama solido, Dentro dele, dentro dele mora um anjo, Que roubou, que roubou meu corao. Se eu roubei, se eu roubei teu corao, Tu roubaste, tu roubaste o meu tambm, Se eu roubei, se eu roubei teu corao, Foi porque, s porque te quero bem.
In AGUIAR, Vera (Coord.). ASSUMPO, Simone. JACOBY, Sissa. Poesia fora da estante. Porto Alegra: Projeto, 1996.

O texto 1 uma cantiga popular conhecida por muitas pessoas e faz parte do folclore infantil. Voc conhece alguma outra? Qual? Muitos textos dialogam com outros, formando uma teia de sentidos denominada intertextualidade. Assim, um texto pode dar origem a outro, servir de referncia ou de inspirao.

Euo d

eiof lane linh as.b l

ogs

pot.

com

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 2

Agora, o texto que voc vai ler um poema de Jos Paulo Paes, intitulado Paraso.

TEXTO 2
1. Podemos dizer que o texto 2 se inspirou no texto 1? Por qu? PARASO Se esta rua fosse minha, eu mandava ladrilhar, no para automveis matar gente, mas para criana brincar. Se esta mata fosse minha, eu no deixava derrubar. Se cortarem todas as rvores, onde que os pssaros vo morar? 2. O que o eu do texto 1 faria se fosse dono de uma rua? 3. O que o eu do texto 2 faria se fosse dono de uma rua? 4. Segundo o texto 2, como seria um Paraso? 5. No texto 1, a que se refere o elemento grifado no verso: Dentro dele, dentro dele mora um anjo. 6. E se essa rua fosse sua? Como ela seria? Voc pode construir seu texto em prosa ou em forma de um poema.

Se este rio fosse meu, eu no deixava poluir. Joguem esgotos noutra parte, que os peixes moram aqui. Se este mundo fosse meu, Eu fazia tantas mudanas Que ele seria um paraso De bichos, plantas e crianas.

PAES, Jos Paulo. Poemas para brincar. So Paul: tica, 1990.

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 3

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 3

A primeira pgina de um jornal tem a funo de um cartaz, apresenta o jornal para o pblico, estimula a compra e orienta tambm a leitura para dentro do jornal. uma vitrine que nos d pontos de referncia sobre o seu contedo.

Manchete o ttulo do assunto principal de cada edio. escrita em letras garrafais, geralmente no alto da 1 pgina. Indica o fato jornalstico de maior importncia entre as notcias contidas na edio daquele dia.

Ttulo

a sntese precisa da informao mais importante do texto. colocado em destaque no alto da notcia para chamar a ateno sobre a matria. A manchete um ttulo, s que se trata da notcia principal do dia.

Lide normalmente o primeiro pargrafo cuja funo introduzir o leitor


matria. Deve conter as informaes essenciais do fato noticiado respondendo s perguntas: o qu, quem, quando, onde, como, por qu e, em algumas situaes, as consequncias do fato. O lide torna possvel, ao leitor que dispe de pouco tempo, tomar conhecimento da essncia da notcia em rpida e condensada leitura.

Mas ser que todos os jornais so iguais?

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 3

Observe agora a 1 pgina do jornal Folha de So Paulo, tambm do dia 02/06/2006. Faa a correspondncia desta capa com a do Jornal O Globo, utilizando, para isso, a legenda organizada para a capa de O GLOBO.

http://gildicellialencar.blog.uol.com.br/arch2006-0701-2006-07-31.html

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 3

O jornal traz para o leitor notcias sobre os mais variados assuntos. Leia atentamente as duas notcias selecionadas abaixo. Elas foram publicadas no mesmo dia, mas retiradas de jornais diferentes. TEXTO 2 TEXTO 1

Jornal do Brasil 24/05/09

O Dia - 24/05/09

Agora, responda: 1. As notcias publicadas no jornal O Dia e no Jornal do Brasil tratam de qual assunto? 2. O Disco Voador que sobrevoou a orla da cidade do Rio de Janeiro era realmente uma nave de outro planeta? 3. Qual a finalidade das duas notcias? 4. O texto da notcia publicada em O Dia nos d mais detalhes sobre a passagem do objeto pelos cus do Rio. Por que o Disco Voador no sobrevoou a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Aterro do Flamengo?

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 3

Que coisa mais interessante! Imagine um carioca desinformado abrindo a janela de sua casa e se deparando com um DISCO VOADOR!!! Que susto, no??? A cantora e compositora Rita Lee fez uma msica com o mesmo tema das notcias publicadas nos jornais. Voc conhece? J ouviu a msica? TEXTO 3 Disco Voador
(Rita Lee) Da minha janela vejo uma luz Brilhando no cu da terra azul! azul No avio, no estrela Aquela a luz de um disco voador Disco voador! Trazendo do cu um segredo Olhando pra mim com um pouco de medo Querendo pular a janela Ligar a vitrola e entrar dentro dela Disco pirata, disco invasor Disco de prata, disco voador! No avio, no estrela Aquela a luz de um disco voador Disco voador! Trazendo do cu um segredo Olhando pra mim com um pouco de medo Querendo pular a janela Ligar a vitrola e entrar dentro dela Disco pirata, disco invasor, Disco de prata, disco voador!
http://letras.terra.com.br/rita-lee

No trecho Querendo pular a janela / Ligar a vitrola e entrar dentro dela a) a que a palavra dela se refere? b) os versos remetem a um outro sentido da palavra disco. Explique.

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 3

E voc? Acredita em disco voador? Ser que existe vida fora da Terra? Escreva sua opinio sobre o assunto. _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________

Agora, crie uma notcia de jornal que retrate sua opinio sobre a situao apresentada nos jornais (textos 1 e 2). _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 4

TEXTO 1
Por que criana no pode trabalhar? Criana no pode trabalhar por um motivo simples: porque ela est muito ocupada sendo criana. Ser criana ter a liberdade de fazer uma poro de coisas: ir escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianas. Ser criana ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo. Quando uma criana trabalha, no sobra tempo para brincar e estudar. As crianas que trabalham, em vez de papel e lpis, usam enxadas e ps. Em vez de conviver com outras crianas na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixes e nas ruas. O ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente) diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos proibido trabalhar. Mas estar escrito na lei no suficiente. preciso que os governos, as famlias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar as crianas que trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas possam estudar e ajudando suas famlias a acolh-las com dignidade e carinho.
Helio Mattar. Folhinha. In: Folha de S. Paulo, 02/03/2002. Prova de reviso 1bimestre 7ano

1. Qual a ideia principal do texto 1? 2. Essa ideia principal defendida com argumentos que tentam convencer o leitor. Cite um. 3. No trecho abaixo, substitua a expresso grifada por outra, mantendo o sentido do texto. Em vez de conviver com outras crianas na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixes e nas ruas. 4. Qual o significado da expresso grifada em Ser criana ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo?

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 4

TEXTO 2

5. Explique a expresso facial do menino no texto 2. 6. Que ideia do texto 1 reforada pelo texto 2?
http://images.google.com.br/imgres?imgurl

TEXTO 3

http://2.bp.blogspot.com/_8Us7czZwmqg/SPFSdG4OvFI/AA AAAAAABlE/EYDhfEhDyrc/s400/charge-crian%C3%A7a.jpg

Voc sabe o que um slogan? Um slogan ou frase de efeito uma frase de fcil memorizao usada em contexto poltico, religioso ou comercial como uma expresso repetitiva de uma idia ou propsito. Muitas vezes usado por empresas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Slogan

7. O texto 3 uma campanha publicitria. A quem se dirige? 8. Qual a finalidade do texto 3? 9. Relacione a imagem do cartaz ao texto verbal. De que forma se complementam para o entendimento do texto? 10. Aps ler os trs textos, escreva a ideia comum aos trs. 11. Rena-se em grupo com seus colegas e elabore um slogan contra o trabalho infantil.

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 5

Como voc viu na tirinha ao lado, dar opinio algo natural, que todos fazemos no cotidiano. A tirinha faz humor com esse fato, pois nela at as pedras do opinio! Nesta ficha voc vai ler textos que expem pontos de vista sobre um tema. Observe como fazem para defend-los.

TEXTO 1
Piercings e tatuagens podem trazer desvantagens na hora da conquista por uma vaga
05 de julho de 2007 SO PAULO - Moda, estilo, personalidade. No importa o motivo, mas fato que muitas pessoas aderiram ao uso de piercings e tatuagens. No mercado de trabalho, no entanto, os "acessrios" podem trazer algumas desvantagens na hora de procurar um emprego. De acordo com a consultora de RH do Grupo Catho, Glucia Santos, isto acontece porque ainda existe uma idia antiga de que o uso de piercings ou tatuagens est relacionado marginalidade. Forma implcita Ainda de acordo com a consultora, existe uma discriminao no momento da entrevista, mas ela no feita de maneira explcita. Isto significa que o selecionador no ir perguntar se a pessoa usa piercing ou tem tatuagem, mas se perceber, esse candidato perde pontos. "Ter um piercing ou uma tatuagem quebra um pouco da formalidade de algumas situaes em que preciso ser formal. Num primeiro contato, ainda pode parecer que a pessoa pouco madura", explicou Glucia. reas de atuao A consultora ainda disse que este tipo de discriminao acontece em reas em que o profissional ter contato direto com o pblico. Neste caso, incluem-se a administrativa, comercial e de bancos. "Imagine algum com algo muito chamativo, como um cabelo colorido. Se tem contato com o cliente, perde a seriedade, imagem que tem que passar no somente para os colegas de trabalho", disse Glucia. Ela ainda explicou que existem profisses em que a aceitao do uso de piercings e tatuagens mais flexvel, como em comunicao e publicidade e propaganda, o que no acontece com os profissionais de direito e medicina. Depois de contratado Depois de contratado, a consultora diz que o uso da pintura e da joia j mais aceito porque a pessoa j construiu uma imagem. No entanto, o melhor perguntar a poltica de cada empresa sobre o assunto e, principalmente, ter bom senso! http://www.administradores.com.br/noticias

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 5

Os prximos textos so do Blog PRECISO FALAR


2 TEXTO
Duda Oi meninas!!! Semana passada na aula de ingls estvamos nos descrevendo fisicamente, a o teacher comeou a perguntar se ns tinhamos piercings e tatoos...teve uma colega minha que disse que ela odeia tatuagens, que acha horrvel qm tem tatuagens no corpo. Nossa fiquei apavorada! Sei l, talvez pq eu tenha...no sei! Ser que as pessoas continuam to preconceituosas qnto a isso? Bj

TO TEX

TE

XT O

Cntia O fato de no gostar no quer dizer que a pessoa preconceituosa... Ela s no gosta de tatuagens! Eu acho lindo, vejo umas que me deixam de queixo cado de to lindas, mas sei que em mim no ficariam bem, acho que no levo jeito para ter. Mas no quer dizer que no respeito as pessoas que fazem!

Maya Sim, por incrvel q parea, em pleno sculo XXI, ainda existe preconceito quanto a isso. Minha sobrinha crivada de piecing e tatoo, uma cabea maravilhosa melhor q a de muita gente com uma aparncia impecvel! mais uma forma de se expressar, caramba! Bjos

http://www.precisofalar.com.br/index.php/Temas-polemicos/8691-Tatuagens-e-preconceito.html

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________ 1. No texto 1 so expressas opinies de quem? Marque, no texto, trechos que confirmem sua hiptese. Qual a finalidade desse texto? 2. Segundo o texto 1, por que piercings e tatuagens podem trazer desvantagens na hora da conquista por um emprego? 3. Substitua o termo grifado no trecho do texto 1 abaixo transcrito, por outro de mesmo sentido. No mercado de trabalho, no entanto, os "acessrios" podem trazer algumas desvantagens na hora de procurar um emprego. 4. Qual a ideia expressa pelo termo grifado? 5. Por que a palavra acessrios vem entre aspas, no texto 1? 6. Com relao ao preconceito contra tatuagens e piercings, quais as opinies expressas no texto 3? 7.E no 4? 8.Em que se diferenciam? 9. Que palavras ou expresses caracterizam cada opinio? 10. No texto 2 voc percebe algo de diferente no uso da nossa lngua? Ser que existem erros no texto? 1. Qual a finalidade do texto 5?

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 5

TE X

TO 5

2. Por que um dos bales do quinto quadrinho diferente? 3. Qual o efeito do uso desse balo no texto? 4. Qual a ideia do termo grifado em Mas, eu alertei...

BETA

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 6

TEXTO 1 Voc acaba de ler a letra de uma msica que enaltece a beleza das mulheres de nossa cidade. 1. Segundo a msica, o que o autor v refletido no brilho do olhar da musa carioca? 2. Que qualidades das mulheres cariocas podemos destacar do texto? 3. Na opinio de Jobim, como a mulher carioca? 4. Que versos indicam o sentimento do eu potico em relao s cariocas?

BETA

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 6

TEXTO 2

1
Leia e compare os textos 1 e 2. Responda: 1. Podemos dizer que os dois textos tratam do mesmo assunto? 2. Quais as diferenas entre eles? 3. Observe bem as zebrinhas da charge (texto 2). Podemos dizer que elas so do mesmo sexo? Justifique sua resposta. 4. Podemos perceber que as zebras 2 e 3 esto paquerando a zebrinha de nmero 1. O que faz as zebras 2 e 3 afirmarem que a zebra 1 carioca?

2 3
www.marcosnoelcartoons.blogspot.com

BETA

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 6

TEXTO 3
Carioca
Adil Tiscatti

TEXTO 4

Ela carioca, ela carioca Ela carioca Ela carioca, ela carioca Ela carioca da gema do ovo Da serpente, da gente do Rio de Janeiro Cercado do mar por todo lado que v Ela carioca, ela carioca Ela carioca do morro da Mangueira Da favela banguela descendo Realengo Mandando um chamego pra galera de l Oi galera de l filosofia o boteco na beira da Gamboa O calor, a garota de Ipanema To bela quanto a que desfila em Bangu Santa Teresa o bondinho Elevando o astral do morro A Beth aumentando nosso coro Que conta at boi do Maranho Riachuelo, te vi me fazer virar bomio (...)
www.letrasterra.com.br

O termo Carioca da Gema dado s pessoas nascidas e criadas na cidade do Rio de Janeiro, filhos de pai e me cariocas. A gema significa que o filho veio de pais cariocas. E carioca da significa que os pais so de outros lugares. Fluminense o nome dado a todos que nasceram ou nascem no Estado do Rio de Janeiro, que, nos outros Estados, so considerados tambm como Cariocas.
Adaptado de e-dinheiro-facil.blogspot.com

O texto 3 a letra de uma msica. 1. Comparando o texto 3 com o texto 1, que semelhanas encontramos? 2. Podemos dizer que os textos 1 e 3 tm o mesmo tema? Por qu? 3. Que repetio utilizada por Tom Jobim (texto 1) tambm encontrada no texto 3? Qual o efeito dessa repetio nas duas letras? 4. No texto 3, Adil Tiscatti fala de uma carioca um pouco diferente da do texto 1. Em que elas diferem? 5. O texto 4 explica melhor o significado da expresso carioca da gema. Segundo o texto, o que um carioca da clara? 6. Qual a finalidade do texto 4? 7. Voc carioca? Se for, da gema ou da clara? Por qu?

BETA

Escola: _______________________________________ Aluno(a): ______________________________________

CADERNO DO ALUNO 8ANO Atividade 6

O texto ao lado uma propaganda. 1. Que produto o anunciante quer promover? 2. Qual pblico consumidor a propaganda deseja atingir?
Praia, Sol, Vero Lual, Balada, Azarao Homens sarados Mulheres formosas Pubs, Bares, Restaurantes Inspirao para o mais crtico poeta Um bairro completo ee COPACABANA... Olha que coisa mais linda Mais cheia de graa... ...At aqui temos meninas de IPANEMA.

3. Qual a marca do produto em questo? 4. Na pea publicitria, o autor elogia o bairro de Copacabana, o qual classifica de completo. Por que ele considera Copacabana um bairro completo?

You might also like