You are on page 1of 67

39

2 Estruturas de solo reforado

2.1. Introduo Os geossintticos constituem um dos mais novos grupos de materiais de construo, empregados correntemente em obras de vrios portes, especialmente na construo pesada. O termo deriva da juno de geo, referindo-se terra, e sinttico, referindo-se aos materiais polimricos empregados na sua fabricao, conforme Abramento (2002). Segundo aquele autor, os geotxteis foram o primeiro tipo de geossinttico
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

empregado sistematicamente em geotecnia, tendo sido empregados a partir dos anos 1950, nos Estados Unidos, como elementos de drenagem, separao ou controle de eroso. Seu uso na Europa iniciou-se nos anos 1960 e, no Brasil, a partir dos anos 1970. A utilizao de elementos com elevada resistncia trao para reforar solos, por outro lado, remonta ao perodo de civilizaes antigas, segundo Elias et al. (2001). Galhos de rvores foram utilizados, na China, para reforo de barragens de terra por pelo menos um milnio e a famosa muralha da China tem trechos de solo reforado. Apesar deste histrico, o moderno conceito estrutural de solo reforado para estruturas de conteno foi desenvolvido somente durante a dcada de 1960, na Frana, pelo engenheiro Henri Vidal, conforme Elias et al. (2001). Aproveitando a filosofia do solo reforado e o rpido desenvolvimento da indstria petroqumica, comearam a surgir, nas dcadas seguintes, vrios materiais sintticos de elevada resistncia trao, capazes de reforar solos. Segundo Elias et al. (2001), o uso de geotxteis em estruturas de solo reforado foi iniciado em 1971, na Frana, e 1974, nos Estados Unidos. Em 1981 foi construdo o primeiro muro de solo reforado com geogrelhas e, em 1983, seu uso disseminou-se nos Estados Unidos. Atualmente so construdos, somente

40

naquele pas, milhes de metros quadrados por ano de estruturas de solo reforado com geossintticos dos mais variados tipos. O desenvolvimento dos geossintticos foi rpido e notvel. Os geossintticos representam alternativas geralmente mais baratas e fceis de executar em relao s solues tradicionais existentes. Por isto, em questo de quatro dcadas, passaram do status de tecnologia incipiente ao de tecnologia de ponta, com larga aceitao e crescente demanda. No incio dos anos 1990, sua indstria j movimentava cifras de bilhes de dlares (Koerner, 1990). A tcnica do solo reforado encontra emprego em projetos de rodovias, portos, canais, minerao, contenes de taludes e urbanizao, dentre outros.

2.1.1. Funes dos geossintticos


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Nesta reviso bibliogrfica, a funo de reforo ser abordada mais detalhadamente, mas as outras sero sucintamente descritas. Segundo Koerner (1998) as funes dos geossintticos nas obras geotcnicas podem ser agrupadas em cinco categorias, conforme descrito a seguir. 1. Separao O geossinttico colocado entre dois materiais diferentes de maneira que eles no se misturem e que seus comportamentos permaneam distintos. A separao muito importante, por exemplo, no caso de aterros sobre solos moles, quando se deseja evitar a mistura do material de aterro com o solo mole, que certamente prejudicaria o comportamento mecnico do aterro. A Figura 1 apresenta o mecanismo envolvido no uso de geossintticos em separao. 2. Filtrao Segundo Koerner (1998), filtrao o equilbrio geossinttico-solo que permite um adequado fluxo de lquido com limitada perda de solo perpendicularmente ao plano do geossinttico, durante uma vida de servio compatvel com a aplicao em considerao.

41

Figura 1 - Exemplo de funo de separao: o geossinttico impede a mistura entre a brita do aterro e o solo fino natural (Koerner, 1998).

3. Drenagem o equilbrio geossinttico-solo que permite um adequado fluxo de lquido com limitada perda de solo paralelamente ao plano do geossinttico, dentro de sua estrutura, durante uma vida de servio compatvel com a aplicao em considerao.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

4. Impermeabilizao O geossinttico usado como barreira para impedir a passagem de lquidos. Esta aplicao assumiu grande importncia nas ltimas dcadas devido ao crescimento das exigncias ambientais para disposio de resduos e rejeitos. 5. Reforo Os solos em geral tm pouca ou nenhuma resistncia trao. Os geossintticos, ao contrrio, caracterizam-se por possurem elevada resistncia trao. Desta forma, assim como se adiciona ao ao concreto para melhorar seu comportamento em relao a determinadas solicitaes, pode-se inserir geossintticos no solo. O compsito criado pela unio destes dois materiais apresenta um comportamento mecnico melhor do que o solo no reforado. A Figura 2 apresenta a mudana de comportamento do solo a partir da incluso dos reforos. O conceito de reforo de solos por geossintticos pode ser aplicado para construo de estruturas de conteno, reforo de aterros sobre solos com baixa capacidade de suporte ou reforo de camadas de pavimentos.

42

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 2 - Resultados de ensaios triaxiais em areia densa sob tenso confinante de 210 kPa em amostras sem e com reforos. (Koerner, 1998).

2.1.2. Tipos de geossintticos Os principais tipos de geossintticos disponveis comercialmente so geogrelhas, geotxteis, geomembranas e geocompostos, dentre outros. As geogrelhas, em funo do objeto desta pesquisa, sero enfocadas mais detalhadamente. A Figura 3 apresenta alguns exemplares de geossintticos comercialmente disponveis. As geogrelhas so especialmente produzidas para emprego na funo de reforo de solos. So plsticos com uma estrutura plana, muito aberta, em formato de grelha, da o nome geogrelha.

43

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 3 - Exemplares tpicos de geossintticos, segundo Koerner (1998).

2.1.3. Natureza e estrutura dos polmeros A grande maioria dos geossintticos constituda de polmeros sintticos. A estrutura molecular de um polmero pode ser comparada reunio de muitas parcelas que se repetem. As partes repetidas so chamadas de monmeros. Os polmeros mais empregados na fabricao de geossintticos so o polister, o polipropileno e o polietileno. Consistem de longas cadeias de molculas arranjadas em regies cristalinas (cadeias alinhadas) e regies amorfas (cadeias entrelaadas de maneira aleatria), obtidas por processos qumicos de polimerizao. A Figura 4 apresenta uma representao esquemtica da estrutura molecular dos monmeros que constituem os polmeros citados.

44

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 4 - Modelos moleculares dos polmeros polietileno (PE), polipropileno (PP) e polister (PETP), segundo den Hoedt, 1986.

2.2. Estruturas de solo reforado As estruturas de conteno so elementos indispensveis de uma grande variedade de obras e projetos de engenharia, podendo ser necessrias construo de pontes, rodovias, peres, atracadouros, ferrovias, prdios em geral, usinas, barragens, etc. Esta reviso no pretende esgotar o tema, mas coletar as informaes necessrias compreenso dos captulos seguintes deste trabalho. Durante muitos anos, estruturas tradicionais em concreto armado ou ciclpico, atirantadas ou no, serviram aos propsitos dos projetistas. Entretanto, com o aumento da altura de solo a conter e eventual m qualidade do solo de fundao, o custo destas estruturas eleva-se consideravelmente. A Figura 5 apresenta uma comparao de custos de alguns tipos de estruturas de conteno.

45

800 muros de concreto 700 crib wall solo c/ reforo metlico 600 custo (US$/m de face) solo reforado c/ geossinttico

500

400

300

200

100 0 2 4 6 altura de muro (m) 8 10 12

Figura 5 - Custos de construo, por rea de face, em funo da altura de muro, para
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

vrias solues de conteno, conforme Elias et al. (2001).

Segundo Elias et al. (2001), nestas condies, manifestam-se claramente as vantagens das estruturas de conteno em solos reforados. Elas so solues econmicas, capazes de apresentar grande tolerncia a recalques de fundao, facilidade construtiva e prazo de execuo reduzido. Pode-se acrescentar ainda a vantagem de no exigirem mo de obra especializada. Permitem, alm disto, a obteno de taludes de solo estveis, em posio vertical, e bom acabamento esttico, no caso de uso de sistemas de faceamento adequados, por exemplo, blocos segmentais ou revegetao do talude. O conceito baseado na idia de que reforos com resistncia trao podem ser inseridos no solo para permitir taludes mais ngremes, ou mesmo verticais. Pode-se dividir a massa de solo reforada em duas zonas, grosso modo. A zona 1 potencialmente instvel, tendendo ao escorregamento. A zona 2 estvel. O solo da zona 1 tenta movimentar-se, arrastando consigo o reforo. O reforo restringe o movimento, pois est preso na zona 2. A funo do reforo , portanto, "costurar" as zonas estvel e potencialmente instvel, impedindo a ruptura e minimizando as deformaes. Desta interao solo-reforo provm a estabilidade interna da estrutura. A Figura 6 representa esquematicamente as duas zonas da massa de solo reforado.

46

Figura 6 - Diviso da massa de solo reforado em duas zonas.


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

2.2.1. Sistemas construtivos de estruturas de conteno em solo reforado Desde a poca da construo das primeiras estruturas de conteno em solos reforados com geossintticos, at o momento, vrios sistemas foram desenvolvidos. Atualmente, a maioria das patentes de sistemas construtivos j expirou, levando a uma proliferao de sistemas e componentes que podem ser adquiridos separadamente e reunidos em uma nica estrutura pelo projetista/construtor, Elias at al. (2001). As estruturas de conteno em solo reforado geralmente consistem de camadas de solo compactado entremeadas por camadas de reforo, com espaamentos pr-determinados. Resumidamente, pode-se diferenciar os vrios sistemas construtivos a partir de algumas caractersticas bsicas: 1. Inclinao da face segundo Jones (2002), as estruturas com face inclinada mais de 80 em relao horizontal so consideradas muros e as demais taludes de solo reforado. Em Elias et al. (2001), encontra-se uma definio um

47

pouco diferente. Para os autores, quaisquer estruturas com face inclinada mais de 70 so consideradas muros. 2. Faceamento a face de uma estrutura de solo reforado pode ser constituda pelos prprios reforos enrolados (auto-envelopamento), por blocos de concreto pr-moldados, por uma parede de alvenaria, por painis de concreto, por sacos com terra vegetal para permitir a revegetao do talude, etc. Vrios autores apresentam exemplos de tipos de faceamento. A Figura 7 apresenta um exemplo de muro de solo reforado com geossinttico e face de blocos de madeira citado por Koerner (1998). Azambuja e Strauss (1999), Saramago (2002), e Bathurst (2002) apresentam vrios sistemas de faceamento em blocos de concreto prmoldado. A Figura 8 apresenta claramente a facilidade de montagem de um destes tipos de sistema. Na Figura 9 so apresentados vrios blocos. A Figura 10 apresenta a seqncia construtiva de um muro auto-envelopado. Um exemplo de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

faceamento diferenciado apresentado na Figura 11. Conforme Garg (1998) optou-se por utilizar um muro de blocos de pedra como faceamento de uma estrutura de solo reforado, sem que os reforos fossem conectados face. Novas tcnicas de faceamento continuam sendo implementadas, demonstrando a versatilidade dos solos reforados. A Figura 12 apresenta um muro de solo reforado com faceamento em pneus, construdo no Rio Grande do Sul. 3. Espaamento e comprimento dos reforos o espaamento vertical dos reforos pode ser varivel ou uniforme, bem como seu comprimento. H vrios exemplos de todos estes casos na literatura. A Figura 13 apresenta um muro de solo reforado com espaamento varivel dos reforos. Na Figura 14 apresentado um talude de solo reforado com comprimento varivel dos reforos, no qual destaca-se o pequeno comprimento utilizado prximo base. 4. Tipo de reforo podem ser empregados diferentes geossintticos, como geotxteis, geogrelhas ou combinaes de ambos, assim como reforos metlicos. Neste trabalho ser enfocado somente o reforo com geogrelha. Outra questo de grande importncia diz respeito ao tipo de solo empregado. cada vez mais freqente o uso de solos finos em estruturas de solo reforado,

48

apesar da maioria dos critrios de projeto ainda considerarem os solos granulares no coesivos como sendo os mais indicados (Jones, 2002). Elias et al. (2001), por exemplo, cita a obrigatoriedade de uso de solos granulares como uma das desvantagens dos sistemas de conteno em solo reforado, ignorando a possibilidade de uso de solos finos.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 7- Muro de solo reforado com geossinttico e face de blocos de madeira, Koerner (1998).

Figura 8 - Muro de solo reforado com geogrelha e face em blocos de concreto, segundo Bathurst (2002).

49

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 9 - Exemplos de blocos pr-moldados para faceamento de muro de solo reforado, segundo Bathurst et al. (1993).

50

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 10 - Muro de solo reforado auto-envelopado com geotxtil (Koerner, 1998).

51

Figura 11 - Muro de solo reforado por geogrelhas com faceamento em blocos de pedra
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

(Garg, 1998).

Figura 12 - Muro de solo reforado por geossintticos com faceamento em pneus (Azambuja e Strauss, 1999).

52

Figura 13 - Muro de solo reforado por geogrelhas com espaamento varivel (Azambuja e Strauss, 1999).
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 14 - Talude reforado por geossintticos com comprimento varivel (Azambuja e Strauss, 1999).

Outro exemplo so os requisitos para seleo de material para reaterro compactado de estruturas de solo reforado apresentados por AASHTO (1990), transcritos na Tabela 2.1.

53

O Exrcito e a Fora Area dos Estados Unidos, em seus manuais, adotam uma postura ainda mais restritiva, especificando que a porcentagem passante na peneira #200 seja de, no mximo, 12, e que o solo seja no plstico e seja livremente drenante, conforme USAR (1995). Zornberg et al. (1995), descreve uma obra de talude reforado, nos Estados Unidos, em que a porcentagem mxima de finos admitida, no solo compactado, de 15% passantes na peneira #200.
Tabela 1 - Material para reaterro compactado em estruturas de solo reforado requisitos.

Abertura da peneira (mm) 19 (# 3/4) 4,75 (# 4) 0,425 (# 40)


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

% passante 100 100 20 0 60 0 15

0,075 (# 200) ndice de Plasticidade IP 6.

As restries ao uso de solos finos que foram citadas so compreensveis, tendo em vista que a maioria dos critrios de projeto foi gerada por autores de pases de clima temperado, onde os solos finos, ditos coesivos, geralmente so de qualidade duvidosa. No Brasil, em certas regies, a obteno de solos granulares pode ser muito dispendiosa. Alm disto, possvel obter solos residuais com porcentagens significativas de finos e comportamento mecnico razovel. Por estas razes, em nosso pas, os solos finos vm sendo utilizados com sucesso. Azambuja e Strauss (1999) relatam onze casos de estruturas de solo reforado construdas no Rio Grande do Sul, com alturas de at 9,5m, resultantes da experincia profissional dos autores. Em nove dos casos relatados, os solos so descritos como argilosos ou residuais. Os residuais derivam de rochas como granito, basalto e at mesmo argilito. Nos dois casos restantes ou autores no especificam o tipo de solo empregado. Nos muros auto-envelopados a face constituda pelo prprio geossinttico, devidamente dobrado e ancorado no reaterro compactado. Para realizar a operao

54

de dobragem e para conter o solo durante a compactao geralmente so empregadas escoras de madeira ou metal. Entretanto, cabe ressaltar que acabamento geralmente no esteticamente satisfatrio, alm da desvantagem de ser necessrio providenciar alguma proteo para o geossinttico exposto, tanto contra vandalismo como contra degradao por raios ultravioletas. Pode-se superar estes problemas pelo emprego de face de blocos prmoldados ou revegetao da face. Outras maneiras so a utilizao de faceamentos alternativos como os relatados anteriormente. A ligao entre os elementos de reforo e os blocos da face pode ser feita de vrias maneiras, geralmente em funo do tipo de bloco utilizado. Segundo Azambuja e Strauss (1999) os faceamentos em blocos pr-moldados tem grande aceitao, em virtude da qualidade esttica resultante. Reccius (1999) tambm destaca como vantagem dos muros com faceamento de blocos a flexibilidade e rapidez na montagem.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

2.2.2. Estabilidade de macios reforados Uma estrutura de solo reforado deve ser estvel interna e externamente. A estabilidade externa garantida pelo peso de toda a massa de solo reforado que, uma vez garantida sua estabilidade interna, pode ser encarada como um corpo rgido conforme Silva e Abramento (1995). As verificaes empregadas para a estabilidade externa das estruturas de conteno em solo reforado so as mesmas empregadas em muros de gravidade tradicionais, ou seja, a estabilidade verificada em termos de tombamento do macio reforado, deslizamento ao longo de um plano preferencial e ruptura da fundao por falta de capacidade de suporte, conforme Koerner (1998). Bonaparte et al. (1987) recomendam, ainda, analisar a segurana quanto possibilidade de uma ruptura generalizada passando por trs da massa reforada e sob a base da mesma. A Figura 15 apresenta os modos de instabilidade externa citados por Koerner (1998).

55

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 15 - Instabilidade externa de muros de solo reforado: a) tombamento, b) deslizamento e c) capacidade de carga insuficiente (Koerner, 1998).

As anlises de estabilidade externa encontram-se fora do escopo desta pesquisa e, por isto, no sero abordadas. Um dos aspectos mais importantes no projeto de um solo reforado a anlise de sua estabilidade interna. Primeiramente, necessrio conhecer os mecanismos de interao pelos quais as tenses so transferidas entre solo e geossinttico, alm dos modos de ruptura das estruturas de solo reforado. A transferncia de tenses entre solo e geossinttico e vice versa se d por meio de atrito e empuxo, basicamente. Esta questo ser analisada mais detalhadamente nos itens seguintes desta reviso. Milligan e Palmeira (1987) relatam trs mecanismos para ruptura interna do solo reforado. Num primeiro mecanismo, a superfcie de ruptura 1 indicada na Figura 16 atravessa e, eventualmente, rompe o geossinttico no ponto A. Se no ocorrer a ruptura no ponto A, pode ocorrer o arrancamento do reforo no trecho AB. Ainda possvel que ocorra uma ruptura por cisalhamento na interface sologeossinttico, ao longo do trecho CD, segundo a superfcie 2.

56

Figura 16 - Mecanismos de ruptura interna em uma estrutura de solo reforado (Milligan e Palmeira, 1987).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Bathurst et al. (1993) apresentam uma lista de seis modos de ruptura interna possveis, incluindo arrancamento dos reforos, ruptura por trao e cisalhamento no plano horizontal e acrescentando as possibilidades de ruptura das conexes entre os reforos e o faceamento, cisalhamento e tombamento dos elementos da face. A Figura 17 apresenta esquematicamente as concepes dos autores. Segundo Bonaparte et al. (1987), h duas abordagens teoricamente possveis para anlise da estabilidade interna, conforme a seguir: 1. Abordagem global: envolve a anlise do comportamento de um continuum equivalente com propriedades mecnicas definidas. Os autores citam como exemplo a avaliao de uma massa de solo reforado por um critrio de ruptura de Mohr-Coulomb, no qual utilizar-se-ia um ngulo de atrito semelhante ao do solo e um intercepto coesivo maior. Este intercepto coesivo seria anisotrpico para reforos com geossintticos planares, como geogrelhas. O uso desta abordagem para estruturas com microreforos interessante, mas altamente questionvel para estruturas reforadas com geogrelhas ou geotxteis, devido dificuldade de definir as propriedades do compsito representado pela massa de solo reforado.

57

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 17 - Modos de ruptura interna idealizados, segundo Bathurst et al. (1993).

2. Abordagem discreta: consiste na anlise da transferncia de tenses entre o solo e o reforo, permitindo o uso de teorias clssicas da mecnica dos solos e incorporando o os vrios efeitos dos reforos em equaes de equilbrio. Este tipo de abordagem pode ser empregado tanto para anlises de equilbrio limite quanto para anlises de tenso e deformao por mtodos numricos. o tipo de abordagem recomendado para solos reforados com geossintticos. Na prtica, alm dos mtodos numricos, os projetistas podem optar por dois tipos de abordagem discreta: mtodos de equilbrio limite e mtodos baseados em condies de trabalho. A apresentao dos diversos mtodos de projeto existentes na literatura no se enquadra nos objetivos desta reviso. Sero, portanto, descritas e discutidas a seguir, as caractersticas bsicas de alguns mtodos correntemente empregados, bem como suas limitaes eventuais.

58

2.2.3. Mtodos de equilbrio limite So os mais difundidos e empregados na prtica, provavelmente devido facilidade do seu emprego e a familiaridade dos projetistas com os conceitos empregados. Estes mtodos supem a estrutura em situao de colapso iminente e total mobilizao da resistncia ao cisalhamento do solo. O solo reforado dividido em duas zonas, estvel e potencialmente instvel, conforme j citado anteriormente. Abramento (2002) apresenta um resumo das caractersticas dos mtodos de equilbrio limite mais conhecidos, conforme apresentado na Tabela 2.2. As principais diferenas entre os vrios mtodos disponveis so a geometria da superfcie de ruptura e o procedimento de equilbrio esttico adotado, conforme Silva e Abramento (1995).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Tabela 2 - Mtodos para dimensionamento de estruturas de conteno em solo reforado, adaptado de Abramento (2002).

Mtodo Steward et al. (1977) Jewell (1991) Schmertmann et al. (1987) Leschinsky e Boedecker (1989)

Forma da superfcie plana, a 45f/2 bilinear ou log-espiral plana, bilinear e circular clculo variacional

Parmetros f, c=0 20f50, c=0 15f35, c=0 15f45, c=0

Comprimento Espaamento dos reforos constante constante ou varivel constante ou varivel constante Constante Varivel dos reforos Varivel Varivel

Segundo McGown et al. (1998), historicamente, o principal objetivo do emprego de mtodos de equilbrio limite em projeto de estruturas de solo reforado estabelecer as combinaes de cargas que as estruturas poderiam suportar sem risco de ruptura. Pequena ou nenhuma ateno era dada aos parmetros de deformao do solo e do reforo e fatores de segurana elevados

59

eram utilizados para garantir, explicitamente, que no ocorreria colapso da estrutura e, implicitamente, que as deformaes seriam aceitveis. Este trabalho no pretende apresentar uma reviso completa dos mtodos disponveis ou esgotar o assunto, mas apresentar alguns conceitos necessrios ao desenvolvimento e compreenso da presente pesquisa. Para tanto, a seguir ser descrito, sucintamente, o mtodo de Steward et al. (1977), tambm conhecido como mtodo do U.S. Forest Service. Este mtodo bastante simples e muito utilizado, sendo recomendado por rgos governamentais norte-americanos, tais como U.S. Army, conforme USAR (1995), e U.S. Forest Service, segundo Steward et al. (1977). A face pode ser vertical ou inclinada e supe-se que uma superfcie potencial de ruptura atravessa a massa de solo reforado, com uma inclinao de 45+f/2 em relao horizontal, conforme demonstrado na Figura 18, dividindo o macio em uma zona ativa e outra resistente. Esta hiptese de superfcie de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

ruptura mais adequada para faceamentos prximos da vertical e reforos polimricos extensveis, segundo Silva e Abramento (1995).

Figura 18 - Configurao de um muro de solo reforado, segundo Steward et al. (1977).

60

Para determinar-se o espaamento das camadas de reforo supe-se, caso no haja sobrecarga, que a distribuio de tenses horizontais linear, conforme segue: sh = K g z Onde: sh K g z tenso horizontal; coeficiente de empuxo; peso especfico do solo; e profundidade considerada. (2.1)

O mtodo de Steward et al. (1977) adota a distribuio de empuxo correspondente ao solo em repouso. Outros autores, porm, preferem adotar o
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

mesmo mtodo, considerando o solo em estado ativo e, portanto, K=Ka, conforme Abramento (2002) e Koerner (1998). Para o caso de face inclinada e solo coesivo, Abramento (2002) apresenta a possibilidade de utilizar-se as seguintes expresses: sh = K a [g z + q 2 c / (K a)1/2 ] (2.2)

K a = sen(a + f) / [ sena (1 + senf/ sena) ]

(2.3)

a = 180 - w

(2.4)

Onde: q c w f sobrecarga; intercepto coesivo do solo; inclinao da face em relao horizontal; e ngulo de atrito do solo.

61

O passo seguinte do mtodo a determinao do espaamento entre os reforos ou, o que equivalente, da tenso atuante, tendo em vista serem grandezas dependentes. A tenso de trao em qualquer reforo o produto tenso horizontal e do espaamento entre reforos. Desta forma, pode-se obter, para cada camada, um espaamento diferente, mas o mais usual dimensionar o espaamento em funo da camada inferior, onde a tenso horizontal maior, e da resistncia do reforo: S v = T d / (sh FSg) (2.5)

Onde: Sv Td
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

espaamento vertical; resistncia trao de projeto do geossinttico; e fator de segurana global da estrutura, geralmente entre 1,3 e 1,5.

FSg

A resistncia de projeto determinada a partir da resistncia trao do geossinttico, considerando-se fatores de reduo que levam em conta os efeitos de danos de instalao, fluncia, degradao qumica e biolgica. A seguir determina-se o comprimento de ancoragem necessrio para cada reforo: L a = S v sh FS a / [2 (a + g z tan d)] Onde: La ruptura; FSa a d fator de segurana ao arrancamento, de 1,3 a 1,5; adeso da interface solo-geossinttico; e ngulo de atrito da interface solo-geossinttico. comprimento de ancoragem, alm da superfcie potencial de (2.6)

O comprimento total do geossinttico deve incluir, tambm, a considerao da zona ativa e do envelopamento, se houver, e ser, geralmente, constante ao longo da altura do muro. O mtodo apresentado bsico e simplificado. Outras consideraes mais sofisticadas podem ser utilizadas para a resistncia ao arrancamento, por exemplo, considerando o empuxo mobilizado nos elementos

62

transversais da geogrelha, e para o clculo do comprimento de envelopamento ou da resistncia requerida nas conexes com o faceamento. Outros autores desenvolveram mtodos de projeto baseados em anlise de equilbrio limite. Schmertmann et al. (1987) apresentam um mtodo simplificado baseado na hiptese de ruptura em cunha bilinear em taludes de solo no coesivo reforado com geogrelhas. Os autores desenvolveram bacos de projeto para dimensionamento da fora nos reforos, espaamento e quantidade de reforos. Uma caracterstica interessante do mtodo que a fora nos reforos decomposta em duas componentes, uma normal e outra tangencial superfcie crtica, quando do clculo do equilbrio de momentos. A componente normal incorporada ao clculo da resistncia ao cisalhamento do solo, aumentando-a. A Figura 19 apresenta a hiptese de equilbrio limite do mtodo e a Figura 20 apresenta o baco para determinao do coeficiente de fora do mtodo, em funo do ngulo de atrito de pico do soloe da inclinao da face.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Com o baco da Figura 20, determina-se o coeficiente de fora K, a partir do ngulo de face do talude e do ngulo de atrito mobilizado do solo. O somatrio da fora nas geogrelhas definido pelos autores conforme segue: T = 0,5 K g H Onde: T reforado; K H coeficiente de empuxo do mtodo. altura da estrutura, podendo incluir uma altura equivalente de fora horizontal total necessria estabilizao do talude (2.7)

sobrecarga igual a (q / g).

63

Figura 19 - Mecanismo de ruptura bilinear do modelo de Schmertmann et al. (1987).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 20 - baco para determinao do coeficiente de fora do mtodo de Schmertmann et al. (1987).

64

Apesar das vantagens de simplicidade e segurana na anlise de estabilidade, segundo Abramento e Whittle (1993), os mtodos de equilbrio limite no so confiveis para estimar a magnitude e distribuio das tenses nos reforos em condies de trabalho. Zornberg et al. (1995) apresentam os resultados da instrumentao de um talude de solo reforado com geotxteis projetado segundo mtodos de equilbrio limite e instrumentado com tell-tales e inclinmetros. Segundo os autores, os nveis de deformao observados foram muito baixos, indicando que os fatores de segurana utilizados nos procedimentos de projeto com mtodos de equilbrio limite so muito conservadores. Na opinio dos autores, para uma melhor avaliao do comportamento dos solos reforados, devem ser realizadas anlises de deformao levando em conta o mdulo de rigidez dos reforos para pequenas deformaes e a influncia do confinamento na rigidez.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Apesar das pequenas deformaes apresentadas, foi possvel definir um lugar geomtrico de mxima deformao nos reforos bastante coerente com a superfcie crtica assumida pelo modelo. A Figura 21 apresenta as deformaes medidas nos reforos.

Figura 21 - Distribuio de deformaes durante a construo em trs camadas instrumentadas, segundo Zornberg et al. (1995).

65

Cabe ressaltar, entretanto, que Zornberg et al. (1995) estudaram solo reforado por geotxteis. No caso de geogrelhas, as curvas tenso-deformao tendem a sofrer menos influncia do confinamento e o mdulo de rigidez menos dependente do nvel de deformao, segundo den Hoedt (1986) e Yuan et al. (1998). Teoricamente, estes efeitos poderiam melhorar a qualidade das previses de tenses (e deformaes) obtidas por mtodos de projeto baseados em formulaes de equilbrio limite, para estruturas reforadas com geogrelhas. Resultados semelhantes aos de Zornberg et al. (1995) foram obtidos por Benjamin et al. (2003). Estes autores apresentam resultados da instrumentao de um muro prottipo de 4,5m de altura construdo em solo reforado com geotxteis e inclinao da face igual a 78. As medies demonstram que os deslocamentos internos do macio foram muito menores que os previstos utilizando-se o mtodo do U.S. Forest Service, com fatores de segurana unitrios. Apesar dos casos onde fica demonstrado o conservadorismo dos mtodos de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

equilbrio limite, Alexiev e Silva (2003) alertam para a possibilidade de dimensionamentos contra a segurana produzidos por mtodos de equilbrio limite, nos casos de utilizar-se superfcies crticas lineares (cunha plana), com as hipteses de Coulomb ou Rankine em taludes reforados com menos de 75, ou quando se despreza a possibilidade de rupturas atravessando a massa reforada e o solo no reforado rupturas compostas. A Figura 22 apresenta esquematicamente a configurao de ruptura composta. O risco de subdimensionar a estrutura calculada devido ao uso de mtodos de projeto com hiptese de cunha plana em talude com menos de 75 tambm ressaltado por Silva e Vidal (1999). Segundo os autores, nesta situao, conveniente empregar-se mtodos de clculo que considerem superfcies crticas de forma mais complexa, como cunha bilinear ou circular, tendo em vista que o abatimento da face leva ocorrncia de rupturas de formato aproximadamente circular. A Tabela 2.3 apresenta uma comparao entre trs mtodos de projeto por equilbrio limite. Em taludes reforados com solos coesivos e inclinao de face igual a 70, a utilizao de superfcie critica linear e coeficiente de empuxo calculado por Coulomb, leva a previso de valores de trao nos reforos 50% inferiores ao previsto considerando-se superfcie crtica bilinear.

66

Figura 22 - Modos de ruptura composta, adaptado de Alexiev e Silva (2003). Tabela 3 - Comparaes entre diferentes mtodos de clculo, conforme Silva e Vidal (1999).

c' w f' () (kPa) () 85 80 75 70 0 10 0 0 10 0 0 10 0 0 10 0 30 19 19 30 19 19 30 19 19 30 19 19

Coulomb F q (kN/m) () 98 56 68 51 154 50 84 53 50 49 138 46 71 51 33 46 122 43 60 48 17 44 109 40

Rankine F q (kN/m) () 103 60 163 54 91 60 152 54 80 60 141 54 68 60 129 54

Cunha bilinear F D q1 q2 (kN/m) () () (m) 98 56 69 47 52 0,5 154 50 84 52 54 1 55 36 52 0,9 138 44 48 1 73 46 54 1,4 44 28 52 1,2 126 35 47 1,4 63 41 54 1,7 33 23 51 1,5 116 28 47 1,7

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Condies de contorno: Altura do muro: 6m Sem sobrecarga Crista horizontal g solo: 19kN/m3 Sem fatores de segurana

Legenda: w: inclinao da face em relao horizontal c, f: coeso e ngulo do atrito do solo q : inclinao da superfcie crtica em relao horizontal q 1, q 2: inclinaes das duas partes da superfcie crtica D: distncia do p at o ponto de inflexo (cunha bilinear) F: somatrio das foras de trao necessrias nos reforos

67

2.2.4. Mtodos baseados em condies de trabalho Segundo Ehrlich e Azambuja (2003), nos mtodos de equilbrio limite, a determinao da carga nos reforos efetuada a partir da considerao das foras necessrias ao equilbrio local, levando-se em conta a resistncia trao dos reforos e a resistncia ao cisalhamento do solo. Os autores afirmam que este tipo de procedimento bastante limitado, por desconsiderar a rigidez relativa soloreforo e o efeito da compactao. Cabe ressaltar, ainda, que se supe a resistncia do solo completamente mobilizada e, na prtica, isto no ocorre devido aos fatores de segurana adotados. Os mtodos baseados em condies de trabalho procuram sanar estas deficincias levando em conta a influncia da compactao e a diferena de rigidez entre solo e reforo. Alguns autores propuseram mtodos deste tipo como
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Abramento e Whittle (1993), Ehrlich e Mitchell (1994), Dantas e Ehrlich (2000), dentre outros. Nesta reviso pretende-se apresentar conceitos e formulaes que permitam um melhor entendimento do trabalho de pesquisa realizado. Neste sentido, a seguir apresentado, de maneira sucinta, o mtodo de Ehrlich e Mitchell (1994). O mtodo baseia-se na compatibilidade de deformaes no solo e no reforo, considerando a influncia da rigidez relativa solo-reforo e da energia de compactao. O modelo constitutivo do reforo linear elstico e supe que no h deslizamento relativo entre solo e reforo. Cada camada de reforo responsvel pelo equilbrio horizontal de uma faixa do solo, na zona ativa, ou potencialmente instvel. Para reforos planos, esta faixa tem espessura igual ao espaamento entre reforos. A primeira condio de equilbrio , portanto: Tmx = S v (sh)m Onde: Tmx Sv (sh)m questo. tenso horizontal de trao mxima no reforo; espaamento vertical dos reforos; e tenso horizontal mdia na faixa de influncia do reforo em (2.8)

68

A Figura 23 representa esquematicamente a hiptese de equilbrio interno adotada pelos autores. O modelo tambm supe que as tenses cisalhantes na interface das fatias de solo adjacentes sejam nulas.

Figura 23 - Equilbrio interno da massa de solo reforado, segundo Ehrlich e Mitchell (1994).
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

O modelo constitutivo adotado para o solo uma modificao do modelo no-linear elstico hiperblico proposto por Duncan et al. (1980). Uma das hipteses do modelo que o coeficiente de Poisson igual ao valor correspondente condio de repouso, durante o carregamento inicial. No descarregamento, o coeficiente de Poisson constante e determinado a partir do mtodo de Duncan e Seed (1986). No campo, o solo passa por um complexo caminho de tenses devido aos vrios ciclos de carga e descarga ocasionados pela passagem dos equipamentos de compactao. No modelo proposto pelos autores, entretanto, o caminho de tenses simplificado, assumindo-se somente um ciclo de carga e descarga para cada camada de solo, conforme exposto na Figura 24. O trecho 1-2-3 representa o carregamento ocasionado pelo peso das camadas sobrejacentes de solo e o efeito da sobrecarga devida compactao. O descarregamento representado pelo trecho 3-4-5, at o estado de tenses residuais do solo. Note-se que as grandezas conhecidas, sz (tenso vertical final da camada, devida ao peso de solo sobrejacente) e szc (mxima tenso vertical, incluindo o efeito da compactao) so calculadas a partir da altura final do muro e da posio relativa de cada camada.

69

O trecho de carregamento , por simplicidade de clculo, dividido em duas etapas distintas. No trecho 1-2 ocorre um carregamento em condio Ko e, no trecho 2-3 ocorre acrscimo de tenso vertical sob tenso horizontal constante e com deformao lateral. O descarregamento tambm dividido em duas etapas. No trecho 3-4 ocorre descarregamento sem deformao horizontal at que se atinja a tenso horizontal residual, sxr. Na etapa seguinte, 4-5, o descarregamento continua, sob tenso horizontal constante e com deformao horizontal, at que se atinja sz. Cabe ressaltar que, caso sz supere szc, no haver ciclo de descarregamento e, portanto, 3=4=5.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 24 - Caminho de tenses assumido no modelo, segundo Ehrlich e Mitchell (1994).

Duncan e Seed (1986) apresentaram um mtodo para clculo de tenses induzidas pela compactao contra estruturas, sob condio Ko. A compactao considerada como uma carga superficial mvel e transiente, de extenso lateral finita, e modelada como um carregamento unidimensional equivalente. Como na compactao usual de campo, as camadas so relativamente finas (at 30cm de espessura), todo o solo de uma camada pode ser considerado igualmente compactado. A deformao lateral da camada de solo reforado, na direo dos reforos, ou seja, perpendicular face, reduz a tenso horizontal mxima induzida pela

70

compactao, em comparao com a tenso mxima que existiria no caso de no haver deformao. Sendo assim, a tenso horizontal mxima induzida pela compactao funo da rigidez do reforo. Entretanto, a tenso vertical induzida pela compactao, szc,i, pode ser considerada independente das deformaes horizontais e da rigidez do reforo, correspondendo seguinte equao, na condio de deformao horizontal nula: s' zc,i = s' xp,i / Ko (2.9)

Onde: szc,i sxp,i


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

mxima tenso vertical devido compactao; mxima tenso horizontal que seria induzida pela compactao em coeficiente de empuxo no repouso, =1-senf'.

caso de deformao lateral nula; e Ko

Os autores reconhecem que o modelo unidimensional de compactao uma simplificao do comportamento real. Nas proximidades do rolo, o solo pode estar em estado de ruptura plstica. Considerando movimento do rolo paralelo face e ruptura plstica em estado plano de deformaes do solo, conforme indicado na Figura 25, tm-se: s' xp,i = no(1 + Ka) (1/2 g Q Ng / L)1/2 Onde: no Ka g Q Ng L coeficiente de Poisson para condio Ko, = Ko / (1+Ko); coeficiente de empuxo ativo = tan(45 f'/2); peso especfico do solo; fora mxima de operao do rolo (=160 kN para energia mxima fator de capacidade de carga de Rankine; e largura do rolo. (2.10)

de um rolo vibratrio DYNAPAC CA25); e

71

Figura 25 - Estado de tenses do solo nas proximidades do rolo compactador, segundo


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Ehrlich e Mitchell (1994).

A mxima tenso de trao atuante em qualquer camada de reforo, para a condio de final de construo, corresponde a: T = S v s' xr = S v K r s' z Onde: Tmx Kr Figura 24; e s'z tenso vertical, no ponto de interesse, ao final da construo. mxima tenso de trao no reforo, ao final da construo; coeficiente de empuxo residual ao final da construo, conforme (2.11)

O valor de Kr pode ser obtido pela soluo iterativa da seguinte equao: (2.12)

Onde: Si ndice de rigidez relativa solo reforo;

72

Pa nun KD2 Kc OCR ku k n


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

presso atmosfrica; coeficiente de Poisson para descarregamento, a partir da condio

de repouso = KD2 / (1+Ko); coeficiente de decrscimo do empuxo lateral para descarregamento coeficiente empuxo correspondente ao estado de tenso equivalente razo de sobreadensamento; mdulo do modelo hiperblico de Duncan et al. (1980) para mdulo do modelo hiperblico de Duncan et al. (1980) para expoente dos mdulos do modelo hiperblico de Duncan et al. sob condio Ko; ao acrscimo de tenso provocado pela compactao;

descarregamento; carregamento; e (1980). Os valores de Si, KD2 e Kc podem ser obtidos conforme a seguir: S i = (E r A r) / (k P a S v) (2.13)

KD2 = K o (OCR OCR 0,7senf) / (OCR 1)

(2.14)

(2.15)

K aa = K a / {(1 K a)[(c/(s' zc K c tanf)+1) / Rf] + K a} Onde: Er Ar Rf mdulo de rigidez do reforo; rea transversal do reforo; e

(2.16)

razo de ruptura do modelo hiperblico de Duncan et al. (1980).

73

Segundo os autores, os resultados de um estudo paramtrico, conduzido com base nas formulaes acima, demonstram que os fatores que mais influenciam a tenso mxima no reforo so: os parmetros de resistncia do solo, tenso vertical efetiva, razo (sz /szc) e a extensibilidade relativa solo-reforo. A extensibilidade relativa solo-reforo definida conforme segue: b = [(s' zc / P a ) n ]/ S i Onde: b extensibilidade relativa solo-reforo. (2.20)

Foram gerados, a partir dos resultados da anlise paramtrica, bacos adimensionais para determinao da mxima tenso de trao nos reforos. A Figura 26 apresenta os bacos gerados por Ehrlich e Mitchell (1994).
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Para o dimensionamento de estruturas de solo reforado com face inclinada, Dantas e Ehrlich (2000), apresentam um mtodo analtico fechado baseado em condies de trabalho. A abordagem utilizada no desenvolvimento deste mtodo similar adotada por Ehrlich e Mitchell (1994). A Figura 27 apresenta o baco gerados por Dantas e Ehrlich (2000), para faceamento com inclinao de 1H : 3V. Os grficos da Figura 28 permitem compreender o grau de influncia da compactao nas tenses horizontais do solo reforado ao longo da altura de um muro hipottico, com os seguintes parmetros: g = 19,6kN/m, n = 0,5, c = 0, f = 35, compactado por um rolo vibratrio Dynapac CA-25, com energia mxima de 160kN e largura de 2,1m. As profundidades equivalente e crtica so definidas da seguinte maneira: Z eq = s' z / g (2.21)

Z c = s' zc, i / g Onde: Zeq profundidade equivalente; e

(2.22)

74

Zc

profundidade crtica, a partir da qual as tenses devidas ao peso do

solo sobrejacente superam as tenses induzidas pela compactao.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 26 - bacos para determinao da mxima tenso de trao nos reforos em muros verticais, segundo Ehrlich e Mitchell (1994).

75

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 27 - bacos para determinao da mxima tenso de trao nos reforos, para inclinao da face de 71, segundo Dantas e Ehrlich (2000).

Note-se que, para o caso em questo, a partir de 20ft, ou seja, 6,1m, a compactao no tem mais influncia na tenso horizontal. O coeficiente de

76

empuxo, nas profundidades no afetadas pela compactao, variou entre Ka e Ko. Quanto maior a rigidez do reforo, mais prximo de Ko foi o valor previsto para o de empuxo. Analisando-se os mtodos apresentados, pode-se concluir que as tenses horizontais no solo e as tenses de trao nos reforos dependem da rigidez relativa solo-reforo, dos parmetros do solo e da energia de compactao. Tendo em vista que, para pequenas alturas de muro, as tenses devidas compactao superam as tenses geradas pelo peso do solo, o uso de distribuies de tenso horizontal conforme a teoria do empuxo ativo de Rankine subestima as tenses no reforo. O fato de no ocorrerem rupturas freqentes em muros de solo reforado no significa necessariamente que os autores tenham exagerado a influncia da compactao. Conforme j ressaltado anteriormente, alguns autores afirmam que as tenses medidas nos reforos so inferiores s previstas, especialmente devido
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

a uma srie de fatores, como elevados coeficientes de segurana empregados, deficincias de compactao, fluncia dos reforos e o uso de espaamentos verticais uniformes, introduzindo quantidade de reforos maior que aquela teoricamente necessria.

Figura 28 - Influncias tpicas da compactao e da rigidez solo-reforo, segundo Ehrlich e Mitchell (1994).

77

Tambm se deve ressaltar que, quanto maior a rigidez do reforo em relao ao solo, maiores sero as tenses horizontais, pois um reforo mais rgido permite menos deformaes da camada compactada. Por outro lado, em pequenas profundidades, o efeito pode ser inverso, conforme demonstrado na Figura 28. Nas regies onde a compactao no tem mais efeito, quanto menor a rigidez do reforo em relao ao solo, mais a hiptese de K = Ka aproxima-se da realidade. Segundo Ehrlich e Mitchell (1994), o fator Si para geossintticos tpicos varia de 0,003 a 0,12 e de 0,5 a 3,2 para reforos metlicos. Sendo assim, pode-se considerar que, para solos reforados com geossintticos usuais, a distribuio de tenses horizontais obedece ao empuxo ativo da teoria de Rankine, nas regies onde no h influncia da compactao. Elias e Christopher (1997) elaboraram uma relao entre o tipo de reforo e as tenses horizontais que se desenvolvem em uma massa de solo reforado. A
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 29 apresenta a relao entre profundidade abaixo da crista do muro e K / Ka, conforme proposta pelos autores. Esta relao foi obtida pela retroanlise de dados de campo onde foram realizadas medidas de tenses verticais e horizontais. Os autores ressaltam que os dados so vlidos para solos granulares e tenso vertical calculada igual ao produto da altura de solo sobre o ponto de interesse pelo peso especfico. Analisando as Figuras 28 e 29 pode-se observar que, em ambos os trabalhos, a profundidade crtica considerada igual a 6m. Entretanto, Elias e Christopher (1997) desprezam o efeito da compactao nas tenses horizontais em solos reforados por geossintticos. Dantas e Ehrlich (2000) apresentam, ainda, um mtodo emprico para determinar o lugar geomtrico de mxima tenso de trao dos reforos. A Figura 30 apresenta a representao grfica do mtodo. A posio do ponto de inflexo da superfcie bilinear determinada pelas seguintes frmulas: Para 45 w 65:
0,75 H tanv

(2.23)

x=

h=x/3

78

Para 65 < w 90:


0,8 H tanv

(2.24)

x=

h=x/2

Onde: x h H w distncia horizontal do ponto de inflexo ao p do talude; distncia vertical do ponto de inflexo ao p do talude; altura do muro; inclinao da face do muro, em relao horizontal.

A tenso vertical pode ser determinada empiricamente pela multiplicao da


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

profundidade zE pelo peso especfico do solo. interessante notar que, segundo Dantas (1998), o efeito da compactao maior em taludes mais abatidos e a mxima tenso nos reforos diminui quando a inclinao da face reduzida.

Figura 29 - Variao da razo K / Ka, em funo da profundidade, para muros de solo reforado, segundo Elias e Christopher (1997).

79

2.2.5. Influncia da compactao Conforme ressaltado no item anterior, a compactao dos solos desempenha papel fundamental no comportamento dos muros de solo reforado. Sua influncia no deve ser negligenciada, pois ela altera o estado de tenses presente na massa de solo e as deformaes ocorridas no perodo construtivo e aps a construo.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 30 - Lugar geomtrico dos pontos de mxima tenso de trao nos reforos, segundo Dantas e Ehrlich (2000).

Diversos autores j estudaram os efeitos da compactao em estruturas de conteno, sob vrios aspectos. No se pretende, nesta reviso, esgotar o assunto. Entretanto, vale ressaltar os estudos de Ingold (1979), para determinao das tenses horizontais contra estruturas de conteno. Este autor props um mtodo analtico para prever as tenses horizontais induzidas pela compactao. A Figura 31 apresenta a trajetria de tenses proposta. Ao contrrio da trajetria de tenses adotada por Ehrlich e Mitchell (1994), o modelo de Ingold (1979) assume que o carregamento inicial segue uma trajetria de tenses Ka. Partindo do estado inicial de tenses do ponto a, as tenses horizontal e vertical crescero, por uma trajetria Ka at um valor mximo de sv1 = sv + Dsv, devido passagem do equipamento de compactao. Depois a tenso vertical decrescer at o valor geosttico e a tenso horizontal manter-se-

80

constante, a menos que ocorra ruptura plstica do solo, ao longo da linha Kp. svc representa a tenso geosttica a partir da qual no ocorre ruptura do solo nem reduo da tenso horizontal, segundo o modelo. A espessura de solo necessria para garantir tal tenso geosttica : Ka 2p (2.25)

zc =

Onde: zc p profundidade crtica, a partir da qual a tenso vertical efetiva carga linear superficial imposta pelo rolo, igual ao peso do rolo devido ao peso do solo sobrejacente impede a ruptura plstica do solo. mais a fora gerada pela vibrao, geralmente considerada igual ao prprio peso.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 31 - Trajetria de tenses da compactao, segundo Ingold (1979).

81

Segundo o autor, o acrscimo de tenso vertical transitrio induzido pelo rolo compactador pode ser calculado a partir da formulao de Holl (1941): Dsv = 2 p / p z Onde: Dsv z tenso vertical induzida pelo equipamento de compactao. profundidade em que se deseja calcular a tenso vertical induzida. (2.26)

O autor cita alguns pesquisadores que efetuaram medidas de tenso vertical em solos compactados e afirma que, em geral, os resultados foram prximos do previsto, como os apresentados na Figura 32.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 32 - Comparao entre tenses verticais previstas e medidas, segundo Forssblad (1965).

Com base nas equaes citadas Inglod (1979) elaborou uma distribuio de tenses horizontais para o caso hipottico de uma camada compactada, conforme apresentado na Figura 33a). Quando vrias camadas sucessivas so compactadas, os efeitos da compactao se sobrepem, conforme indicado na Figura 33b). Esta sobreposio de efeitos leva ao seguinte valor de tenso horizontal induzida pela compactao, limitada pela ruptura plstica do solo:

82

' hm = Onde:
shm

2p

(2.27)

tenso horizontal induzida pela compactao.

O aspecto final da distribuio de tenses horizontais proposta por Ingold (1979) apresentado na Figura 34. A profundidade a partir da qual as tenses geostticas superam as tenses induzidas pela compactao :
2p 1 Ka (2.2 8)

hc =

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Onde: hc profundidade, a partir da crista, abaixo da qual as tenses horizontais obedecem a distribuio ativa. interessante apontar a semelhana com a distribuio proposta por Ehrlich e Mitchell (1994), conforme Figura 28. Para um solo com os seguintes parmetros: g = 19,6kN/m, n = 0,5, c = 0, f = 35, compactado por um rolo vibratrio Dynapac CA-25, com energia mxima de 160kN e largura de 2,1m, Ehrlich e Mitchell (1994) afirmam que a profundidade onde cessa o efeito da compactao de 6,1m. Nas mesmas condies, pelo mtodo de Ingold (1979), obtm-se 5,8m. Cabe ressaltar que o mtodo de Ingold (1979) foi proposto para estruturas de conteno convencionais, seguindo uma trajetria de tenses inicial Ka, durante o esforo inicial de compactao. Desta forma, a incluso de reforos que restringem os deslocamentos do solo e elevam a relao (sh / sv) para valores maiores que Ka, reduz a preciso e aplicabilidade do mtodo. Teoricamente, este efeito ser mais acentuado para reforos mais rgidos. Cousens e Pinto (1996) realizaram uma srie de ensaios em modelos reduzidos de muros de solo reforado com face em blocos pr-moldados. Segundo os autores, a compactao faz com que os deslocamentos durante a fase

83

construtiva sejam maiores do que aps construo, durante a aplicao de sobrecarga. A compactao atua como um pr adensamento do solo, reduzindo sua suscetibilidade a deformaes no perodo ps construtivo.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 33 - Distribuio de tenses horizontais para o caso de a) uma camada compactada e b) vrias camadas sucessivas, segundo Ingold (1979).

Loiola (2001) observou, por meio de anlises numricas de muros de solo reforado, com alturas de 5m e 10m, e diferentes relaes de rigidez sologeossinttico, que a compactao do solo tem efeito de induzir maiores foras de trao nos reforos, especialmente nos mais extensveis. A Figura 35 demonstra alguns resultados obtidos pela autora. Evidentemente, a maior trao atuante nos reforos ser acompanhada de maiores deformaes no macio de solo reforado, sendo esta uma das desvantagens de se utilizar reforos mais extensveis.

84

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 34 - Caso geral de distribuio de tenses horizontais para estruturas de conteno convencionais, segundo Ingold (1979).

Uma concluso importante que pode ser tirada desta breve exposio dos efeitos da compactao em estruturas de solo reforado que os mtodos baseados na hiptese que as tenses horizontais seguem uma distribuio Ka subestimam grosseiramente os valores de tenso, acima da profundidade crtica. Esta profundidade situa-se em torno de 6m para os solos e equipamentos de compactao tipicamente utilizados. Quando adota-se uma distribuio Ko, a subestimativa ocorre, tipicamente, para profundidades de menos de 4m. A Figura 36 apresenta uma comparao das tenses horizontais obtidas pelos dois mtodos apresentados anteriormente. Verifica-se que, para reforos extensveis, como os geossintticos usuais, os dois mtodos fornecem estimativas semelhantes.

85

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 35 - Influncia da compactao na trao atuante nos reforos, para muros de solo reforado, com face flexvel e diferentes ndices de rigidez solo-reforo, conforme Loiola (2001).

86

0 0

20

tenso horizontal (kPa) 40 60

80

100

Ehrlich e Mitchell (1994)


2

Kp Ingold (1979) f' = 35 c' = 0 g = 19,6kN/m Dynapac CA-25 reforo: S i = 0,2

profundidade (m)

Ka
4

Ko
6

10

Figura 36 - Estimativas de tenses horizontais em solos compactados.


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

2.2.6. Influncia do comprimento dos reforos

O comprimento dos reforos um importante fator contribuinte para o modo de ruptura e a estabilidade das estruturas de solo reforado, segundo Porbaha (1999). O autor conclui, com base em resultados de ensaios em modelos de pequena escala com solos coesivos, que pode-se afirmar que a relao comprimento de reforo por altura de muro (L/H) necessria para que a superfcie de ruptura localize-se inteiramente dentro da zona reforada de 0,75 para muros de face vertical e 0,67 para muros com faceamento inclinado a 80,5 com a horizontal. A Figura 37 apresenta o efeito da variao do comprimento dos reforos na localizao da superfcie de ruptura. Ho e Rowe (1996) avaliaram o efeito do comprimento dos reforos por meio de anlises numricas, pelo mtodo dos elementos finitos, variando-se o comprimento dos reforos e mantendo a altura da estrutura igual a 6m. Os autores utilizaram parmetros de solo no coesivo, com ngulo de atrito de 35, comportamento elstico perfeitamente plstico e ngulo de dilatncia de 6. A rigidez do solo foi modelada por formulao hiperblica, com expoente m = 0,5 e

87

mdulo de Young igual a 46MPa, para tenso confinante de 100kPa. A rigidez axial do reforo empregado foi igual a 2000kN/m. Os autores empregaram uma verso modificada do programa AFENA, de Carter e Balaam (1985).

Figura 37 - Efeito do comprimento de reforo na posio da superfcie de ruptura, segundo Porbaha (1999).

Os autores concluram que, para relaes L/H maiores que 0,7, as foras
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

requeridas para o equilbrio da estrutura tornam-se aproximadamente constantes. Para estes casos, as previses de resultante das foras horizontais requeridas para o equilbrio interno, realizadas supondo empuxo ativo de Rankine foram adequadas. No que tange previso do valor das foras horizontais, cabe ressaltar, entretanto, que os esforos de compactao no foram considerados na simulao numrica. A Figura 38 apresenta a variao das foras horizontais normalizadas em relao a (gH) em funo da relao entre comprimento de reforo e altura de muro (L/H).

2.2.7. Influncia do faceamento

Loiola (2001) estudou a influncia da rigidez da face no comportamento de estruturas de solo reforado por meio de anlises numricas com o programa CRISP92-SC. A autora simulou configuraes de muros de solo reforado com 5m de altura, face vertical e relao L/H igual a 0,8. Foi empregado, tambm, um modelo hiperblico para representar o solo, tendo sido atribudo ao mesmo um

88

ngulo de atrito constante de 35 e coeso varivel de 0 kPa, 5kPa ou 10kPa. Nestas anlises a compactao no foi considerada.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 38 - Fora horizontal necessria ao equilbrio da estrutura normalizada vs. variao do comprimento dos reforos, adaptada de Ho e Rowe (1996).

Segundo a autora, o emprego de elementos de elevada rigidez na face reduz as mximas foras de trao atuantes em todas as camadas de reforo e os deslocamentos horizontais da face do muro. A autora ainda salienta que, no caso de faceamento rgido, os deslocamentos verticais da face e do solo adjacente no so iguais, havendo maiores recalques no solo, o que ocasiona um aumento na solicitao de trao na conexo entre o reforo e a face. A Figura 39 apresenta grficos adimensionais de distribuio da trao ao longo dos reforos, comparando-se muros com face rgida e flexvel. A trao normalizada em funo do espaamento vertical (Sv), espaamento horizontal (Sh) e do peso especfico do solo. O ndice de rigidez solo-reforo (Si) de 0,1. Tatsuoka et al. (1989) realizaram ensaios de carregamento em modelos de muros de solo reforado com geogrelhas de 50cm de altura. Os autores utilizaram solo granular e cinco tipos de faceamento, com diferentes graus de rigidez. Foi

89

observado que o aumento da rigidez da face gera diminuio das deformaes observadas, aumento das foras nas conexes entre reforo e face e aproximao do ponto de mxima trao nos reforos em relao face. Soon e Koerner (1997) alertam para o fato de que o solo prximo face, entre duas camadas quaisquer de reforos, no est sujeito influncia dos reforos e tem seu deslocamento para fora restringido pelo prprio faceamento. Portanto, as cargas no faceamento devem ser pequenas, devido ao tamanho limitado da massa de solo instvel referida, mas no nulas. Os autores propem um mtodo para calcular estas cargas, baseado na distribuio de tenses horizontais sugerida na Figura 40. O coeficiente de empuxo sugerido para esta situao correspondente ao estado ativo de Rankine. Os autores salientam que, para reforos, solos e geometrias usuais, a resistncia de conexo face-reforo requerida no deve exceder em muito o valor de 2,8kN/m e que a maioria dos sistemas de conexo reforo-face em geossintticos atualmente utilizados suporta
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

bem este nvel de carregamento.

Figura 39 - Influncia da rigidez da face na trao atuante nos reforos, sem considerar a compactao do solo, conforme Loiola (2001).

Entretanto, caso haja recalques diferenciais entre a face e o reforo este valor pode aumentar significativamente. A Figura 41 apresenta estimativas de resistncia de conexo necessria para trs geossintticos diferentes. A rigidez secante, para o estado de ruptura de cada geossinttico tambm apresentada.

90

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 40 - Tenses horizontais contra o faceamento devido s zonas de solo no reforado, segundo Soon e Koerner (1997).

Figura 41 - Resistncia de conexo face-reforo requerida devido recalques do solo adjacente face para diferentes tipos de geossintticos, segundo Soon e Koerner (1997).

91

interessante ressaltar que os procedimentos sugeridos por Soon e Koerner (1997) no contemplam a influncia da rigidez dos elementos de face na resistncia de conexo face-reforo requerida. Desta forma, os valores realmente atuantes podem ser diferentes dos calculados com base na hiptese de distribuio de tenses da Figura 40, mesmo que no haja recalques apreciveis.

2.2.8. Simulaes numricas

possvel empregar vrios tipos de mtodos numricos, elementos, modelos constitutivos e condies de contorno para simular a construo e o desempenho de estruturas de solo reforado. Nesta reviso no se pretende listar e detalhar todas as possibilidades, mas enfocar as caractersticas principais de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

algumas das modelagens mais empregadas, bem como resultados obtidos por diversos autores que tenham relao com a presente pesquisa. As anlises de estruturas de solo reforados por mtodos numricos so relativamente recentes, sendo o primeiro trabalho datado dcada de 1970, segundo Azevedo et al. (1992). Apesar disto, vrios autores tm se dedicado ao procedimento, devido s possibilidades oferecidas. Dependendo do mtodo e dos modelos empregados, pode-se obter deformaes, deslocamentos e tenses em quaisquer direes e para variadas trajetrias de tenso e tipos de carregamento. Asaoka et al. (1994), Rowe e Ho (1998), Loiola (2001), Bathurst et al. (2002) Watn et al. (2002), Vicari e Duran da Silva (2005), Araujo e Palmeira (2005), Pereira e Palmeira (2005a) e Pereira e Palmeira (2005b), empregaram mtodos numricos para simular o comportamento de estruturas de conteno em solo reforado durante e depois da compactao, sob variados carregamentos. A Tabela 2.4 apresenta algumas caractersticas importantes dos trabalhos citados. Pode-se observar, a partir dos dados da Tabela 2.4, que a maioria dos trabalhos empregou o mtodo dos elementos finitos, modelo constitutivo hiperblico e elementos de interface no contato solo-reforo, que permitem deslocamentos relativos entre os dois materiaias. Houve predominncia de fundaes flexveis, os efeitos da compactao foram desprezados na maioria dos

92

casos e foram utilizados diversos tipos de elementos. Em todos os trabalhos foi considerada somente a rigidez axial dos reforos, desprezando-se sua rigidez flexo.
Tabela 4 - Caractersticas de anlises numricas citadas na literatura.

Autores

Modelo constitutivo do solo

Elementos

Interface soloreforo * Sim Sim

Mtodo Diferenas finitas Elementos finitos Elementos finitos Elementos finitos Elementos finitos Diferenas finitas Elementos finitos Elementos finitos Elementos finitos

Efeito de compacta o * No No

Fundao Rgida Deformvel Deformvel

Bathurst et al. * * (2002) Pereira e Triangulares de Palmeira Hiperblico 15 ns (2005a) Pereira e Triangulares de Palmeira Hiperblico 15 ns (2005b) MohrRowe e Coulomb Quadrangulares Ho (1998) elastode 8 ns plstico Araujo e Triangulares de Palmeira Hiperblico 6 ns (2005) Vicari e Duran da Elstico no Quadrangulares Silva linear de 4 ns (2005) Loiola Hiperblico Quadrangulares (2001) Want et * Triangulares al. (2002) Asaoka et * * al. (1994) *: no especificado.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Sim

No

Rgida

Sim

No

Deformvel

Sim No Sim *

Sim Sim No *

Rgida Deformvel Deformvel Deformvel

Azevedo et al. (1992) realizaram uma reviso bibliogrfica do assunto, analisando 26 trabalhos publicados entre os anos de 1976 e 1992. O modelo constitutivo hiperblico foi empregado em 65% dos casos pesquisados e os reforos possuam somente rigidez axial, em 65% dos casos. Em 77% dos casos foram empregados elementos de interface. Nos demais casos foi suposta aderncia perfeita entre os dois materiais. Cabe ressaltar que, nas condies de servio usuais das estruturas de solo reforado, o deslizamento entre solo e reforo mnimo ou inexistente. Rowe e Ho (1998) apresentaram estudos numricos comparando a deformao do solo

93

com a do reforo. Segundo os autores, mesmo para diferentes fatores de rigidez do reforo, ou diferentes parmetros de resistncia do solo, s ocorre alguma diferena entre as duas deformaes para a camada de reforo mais elevada, onde a tenso confinante menor. Mesmo assim, se o comprimento do reforo for maior que 70% da altura do muro, o deslizamento desprezvel. A Figura 42 apresenta um dos resultados obtidos pelos autores, onde pode-se constatar somente pequenos deslizamentos nos trechos finais dos reforos superiores e aderncia perfeita nos demais reforos.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 42 - Distribuio de deformaes ao longo dos reforos para dois valores de fator de rigidez, segundo Rowe e Ho (1998).

O fator de rigidez dos reforos definido por Rowe e Ho (1998) conforme segue:
J K a H Sv

L=

(2.29)

94

Onde:
L

fator de rigidez do reforo; rigidez do reforo.

Dantas (1998) tambm observou, aps reviso bibliogrfica, que os efeitos da compactao so negligenciados na maioria dos trabalhos.

2.2.9. Deslocamentos de face

Vrios autores estudaram os deslocamentos horizontais que ocorrem durante a construo de estruturas de solo reforado. A seguir so apresentados alguns mtodos para estimar estes deslocamentos.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Elias et al. (2001) apresentam uma curva que permite a estimativa emprica do valor do mximo deslocamento horizontal (umx) devido construo, em estruturas de solo reforado. A curva, baseada em medies efetuadas em muros de at 6m de altura, permite a estimativa de umx para reforos extensveis ou inextensveis, em funo da altura do muro e do comprimento dos reforos. Os autores ainda sugerem que se aumente o valor de umx em 25%, para cada 20kPa de sobrecarga mas ressalvam que o deslocamento horizontal real do muro ser influenciado pelo tipo de solo e pela energia de compactao. A Figura 43 apresenta o baco proposto.

95

2,5 deslocamento relativo, ur

reforos extensveis: u mx. = u r x H / 75 reforos inextensveis: u mx. = u r x H / 250 onde: H: altura do muro (m); e u r: coeficiente emprico de deslocamento relativo

1,5

0,5

0 0 0,5 1 comprimento do reforo / altura do muro 1,5 2

Figura 43 - Curva emprica para estimativa do deslocamento horizontal mximo em


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

muros de solo reforado, segundo Elias et al. (2001).

interessante notar que a inclinao da face, as caractersticas da fundao, as propriedades do solo e o espaamento dos reforos no so levados em considerao. Entretanto, o mtodo simples de usar. Por exemplo, para um muro de 4,5m de altura, com reforos extensveis de comprimento igual a 93% da altura, obtm-se uma previso de umx=45mm. Bathurst et al. (1999) apresentam resultados obtidos pela instrumentao de trs muros prottipos de solo reforado, construdos em escala real, no Royal
Military College of Canada. Todos os muros possuam 3,6m de altura, reforos

de 2,52m de comprimento, inclinao de face de 82, faceamento em blocos segmentais de concreto e foram construdos sobre fundao rgida. Foi empregado solo arenoso com ngulo de atrito de pico de 44, compactado com placa vibratria. O muro 1 possua geogrelhas polipropileno espaadas verticalmente a cada 0,6m. O muro dois era idntico ao muro 1, exceto que metade dos elementos longitudinais das geogrelhas foi removido e o espaamento do muro 3 foi aumentado para 0,9m, mantendo-se a mesma geogrelha.

96

A Figura 44 apresenta os perfis do faceamento aps o trmino da construo.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 44 - Deslocamentos horizontais aps a construo, segundo Bathurst et al. (1999).

Pode-se observar, na Figura 44, que o corte das longarinas, responsvel pela reduo da rigidez da geogrelha metade, acarretou o dobro de deslocamentos na face do muro 2 em relao ao muro 1. O muro com maior espaamento (muro 3) tambm apresentou maiores deslocamentos que o muro 1. Fica claro, nestas anlises, a influncia da rigidez do reforo e de seu espaamento no deslocamento horizontal e no perfil de deformaes da face. Bathurst et al. (2002) realizaram simulaes numricas utilizando o mtodo das diferenas finitas para comparao com os resultados obtidos. Na Figura 45 so comparados os perfis de deslocamento horizontal dos blocos da face, medidos e previstos por simulao numrica. O deslocamento medido representa a magnitude da movimentao dos blocos da face, desde o momento em que so instalados at o final da construo. A anlise numrica efetuada apresentou boa concordncia com os valores medidos.

97

Figura 45 - Comparao entre deslocamentos previstos por simulao numrica e


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

medidos para o muro 1, conforme Bathurst et al. (2002).

Pode-se observar que o mximo deslocamento horizontal ocorreu aproximadamente na metade da altura do muro e equivale a 1,5% da altura. Jewell e Milligan (1989) apresentam bacos para o clculo dos deslocamentos horizontais ao final da construo. Os bacos foram obtidos a partir da considerao de um campo de tenses de equilbrio no qual assumido um ngulo de atrito mobilizado constante e de um campo de deslocamentos no qual assumido um ngulo de dilatncia constante. A Figura 46 apresenta os dois campos. Em 2.46a) as linhas inclinadas de 45+fps/2 representam os planos onde mobilizada a mxima resistncia ao cisalhamento, governada pelo ngulo de atrito de estado plano, fps. Em 2.46b) so representados os planos onde as deformaes de extenso so nulas e o ngulo de atrito mobilizado o obtido em ensaios de cisalhamento direto, fds. A seguir, os autores consideram a diviso do solo em trs zonas de importncia, conforme demonstrado na Figura 47a). A zona 1 onde so necessrias grandes foras no elemento de reforo para manter a estabilidade. Na zona 2 as foras requeridas para a estabilidade reduzem-se progressivamente at que chega-se zona 3, onde no so mais necessrias foras nos reforos para manter o sistema em equilbrio. Cada reforo deve proporcionar a fora necessria

98

para o equilbrio de sua rea de influncia. Se os reforos tiverem espaamento vertical uniforme, esta fora ser maior na base e menor no topo. O deslocamento horizontal do faceamento calculado somando-se os deslocamentos do reforo, nas zonas 1 e 2, causados pelas deformaes apresentadas na Figura 47b). Estas deformaes so causadas pelo empuxo horizontal, que definido pelos autores conforme segue:
H2 Ea = Ka + q H 2

(2.30)

Ka =

1 - senf ps 1 + senf ps

(2.31)

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Onde: Ea q
fps

empuxo ativo; sobrecarga; ngulo de atrito de estado plano de deformaes.

Os autores fornecem bacos para diferentes comprimentos de reforo. Na Figura 48 esto apresentadas as correlaes para reforos que estendem-se at a zona 3, chamadas pelos autores de comprimento ideal. Cabe ressaltar que o perfil deformado da face varia completamente da situao de espaamento constante para a situao de espaamento varivel, proporcional s tenses horizontais, menor na base e maior no topo. Outro fator que afeta o perfil de deslocamentos horizontais o comprimento dos reforos. No caso de reforos de comprimento uniforme mas que no atinjam a zona 3, as camadas inferiores de reforo sero sobrecarregadas, fazendo com que os deslocamentos na base do muro aumentem. Cabe ressaltar que os bacos foram gerados para solos no coesivos. No caso de coeso diferente de zero, certamente os deslocamentos horizontais sero diferentes.

99

Figura 46 - Planos de a) mxima resistncia ao cisalhamento mobilizada e b) extenso nula do solo, para o solo no tardoz de um muro de arrimo que sofre rotao ao redor do p, segundo Jewell e Milligan (1989).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 47 - Hipteses de a) zonas de esforos em solos reforados e b) distribuio de tenses de trao em um reforo, segundo Jewell e Milligan (1989).

100

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 48 - bacos para determinar os deslocamentos horizontais para espaamento dos reforos a) constante ou b) varivel, segundo Jewell e Milligan (1989).

Para uso dos bacos necessrio calcular as seguintes foras de trao nos reforos:
Ea n

Pr m =

(2.32)

101

Pbase = K a s v ( H + q ) Onde: Prm Pbase constante. Tsukada et al. (1998) apresentam resultados da instrumentao de um muro de solo reforado com 8m de altura, construdo com geogrelhas de resistncia trao igual a 24,8kN/m, solo arenoso com ngulo de atrito de 27, 11 camadas de reforos com 6m de comprimento e faceamento em blocos de concreto. No h informao a respeito dos mtodos de compactao. A Figura 49 apresenta os deslocamentos horizontais da face ao final da
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

(2.33)

mxima fora nos reforos; mxima fora no reforo na base do muro, para espaamento

construo e em uma etapa intermediria. Pode-se observar que o maior deslocamento ocorre na metade da altura do muro, tanto na etapa intermediria, quanto ao final da construo. O deslocamento horizontal mximo ao final da construo equivale a 0,9% da altura.

Figura 49 - Perfis de deslocamentos horizontais do muro de teste, segundo Tsukada et al. (1998).

102

Benjamin et al. (2003) instrumentaram um prottipo de estrutura de conteno em solo reforado com geotxtil no tecido. Os autores tambm simularam numericamente a construo pelo mtodo dos elementos finitos. O prottipo possua 4m de altura e reforos de 3m de comprimento. A face foi constituda por geotxtil auto-envelopado, com inclinao de 1:5. O solo empregado foi areia pura com ngulo de atrito de 32 e coeso nula, determinados em ensaios de cisalhamento direto. Foram utilizadas dez camadas de reforo com rigidez de 13kN/m. Os autores relatam que, devido s deformaes ocorridas durante a construo, a inclinao final foi de 1:4. As anlises numricas foram realizadas empregando-se o programa Plaxis v.7.12. O solo foi simulado atravs do modelo constitutivo Hardening Soil que ser descrito em detalhes no Captulo 9. A Figura 50 apresenta os deslocamentos do prottipo e a Figura 51
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

apresenta os deslocamentos obtidos pela simulao numrica.

Figura 50 - Deslocamentos horizontais do muro prottipo, segundo Benjamin et al. (2003).

103

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 51 - Deslocamentos horizontais obtidos por simulao numrica, segundo Benjamin et al. (2003).

Os deslocamentos horizontais da face obtidos pela simulao numrica foram quase dez vezes menores que os obtidos experimentalmente. Os autores atribuem o fato no considerao da compactao e do embarrigamento da face, alm do uso do recurso de simulao com malha de elementos finitos corrigida (updated mesh) que, segundo os autores, quase sempre resulta em deslocamento maior no topo da estrutura. Cabe ressaltar que o programa Plaxis calcula a matriz de rigidez do problema com base na geometria indeformada. Entretanto, se a opo updated
mesh for acionada, o clculo da matriz de rigidez ser atualizado, a cada etapa,

considerando-se a geometria deformada. A opo de correo da malha adequada para problemas em que espera-se a ocorrncia de grandes deformaes como, por exemplo, recalques em solos moles, segundo Brinkgreve e Vermeer (1998). Rowe e Ho (1998) realizaram um estudo numrico para definir quais os fatores que mais influenciam o deslocamento horizontal da face. Segundo os autores, a maior influncia representada pelo fator de rigidez do reforo (L), seguido do ngulo de atrito e da rigidez do solo, do ngulo de atrito da interface

104

solo-reforo e do ngulo de atrito solo-faceamento. As Figuras 52 e 53 apresentam os resultados das comparaes efetuadas pelos autores. Pode-se observar, na Figura 52 que, para valores de L menores que 100, a influncia da rigidez do reforo nos deslocamentos da face muito acentuada. Em contrapartida, para valores de L maiores que 200, a influncia nos deslocamentos torna-se desprezvel.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

Figura 52 - ndice de deformao horizontal mxima da face de muros de solo reforado, em funo do fator de rigidez do reforo e do ngulo de atrito do solo, (Rowe e Ho, 1998).

105

Figura 53 - ndice de deformao horizontal mxima da face de muros de solo reforado,


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115557/CA

em funo do ngulo de atrito solo-faceamento (d), mdulo de Young do solo (Es) e ngulo de atrito solo-reforo(frs), segundo Rowe e Ho (1998).

You might also like