You are on page 1of 4

LIMNOCICLO - O biociclo da gua doce. O conjunto dos ecossistemas de gua doce chamado limnociclo, e o menor de todos os biociclos estudados.

s. o menor ambiente da Terra O Limnociclo pode ser divididos em duas partes: guas lticas segmento formado por rios, riachos e corredeiras, em que a gua se desloca rapidamente. guas lnticas formado por lagos, lagoas, represas e pntanos, em que a gua fica praticamente parada. Os organismos que compem a parte bitica do limnociclo tambm so divididos em plncton, ncton e bentos, com as mesmas caractersticas dos seus correspondentes marinhos. guas lticas ou guas correntes Conhecida como gua corrente, correspondem aos riachos, crregos e rios. So divididas em trs zonas: nascente, curso mdio (nascente) e curso baixo (foz). Nascente: uma regio intensamente violenta, e por este motivo o nmero de seres vivos encontrados ali bem reduzido. Curso mdio: nesta regio possvel encontrar uma grande variedade de espcies, pois as guas so mais mansas. Foz: a regio onde h a passagem para o mar, por isso h uma grande variao de salinidade. Com as guas em permanente movimento, esses ecossistemas se apresentam bem oxigenados e ricos em nutrientes inorgnico trazidos. Principalmente, pela eroso dos terrenos adjacentes a suas margens. Como se pode perceber, trata-se de um ecossistema importador, ou seja, est sempre recebendo material dos ecossistemas vizinhos e, por isso, bastante dependente e frgil. Essa fragilidade e, seu equilbrio ecolgico observada quando ocorre despejo de esgotos ou de agrotxicos. Nesses ecossistemas, no encontramos um plncton bem definido. Com as guas correntes, os seres vivos que normalmente vivem na superfcie seriam arrastados num s sentido e desapareceriam. Podemos encontrar, porm, plantas e animais perfeitamente adaptados correnteza. So algas filamentosas e musgos presos s rochas, moluscos escondidos debaixo de pedras, lavas de insetos nas dobras da margens e uma grande variedade de peixes.

O ecossistema O ecossistema ltico aquele cuja a gua corrente, como por exemplo, rios, nacentes, ribeiras, e riachos. Esse ecossistema tem como caractersticas o movimento, o contato gua e terra e o teor de oxignio. J aqueles ambientes onde a gua parada em sua maior parte do tempo, so chamados de ecossistemas lnticos. Os rios se originam a partir de pequenos cursos de guas derivados de nascentes ou guas em demasia que escoam sobre a superfcie formando crregos. Conforme o crrego se move, a temperatura da gua vai elevando-se, a velocidade diminui e ocorre um aumento no nmero de nutrientes. De maneira geral o tipo de fundo do ambiente ltico, seja de areias, argila, laje rochosa ou cascalho, tem muita importncia na determinao da natureza das comunidades e na densidade populacional dos respectivos dominantes. Como por exemplo, a zona perifitica que denominada como uma comunidade complexa onde ocorre algas, fungos, animais, substratos inorgnicos e detritos orgnicos aderidos e organismos vivos ou mortos.

Ilustrao da zona perifitica do escossistema ltico A corrente o principal fator limitante nos ecossistemas lticos, porm o fundo duro, sobretudo formado por pedras, pode oferecer superfcies favorveis para os organismos (tanto plantas como animais) se fixarem. O fundo brando, de superfcies pouco firmes e varivel, das zonas de remanso limita geralmente os organismos bentnicos, mais pequenos forma de escavadores de galerias, porm a gua mais funda, correndo mais lentamente, mais favorvel ao ncton, nuston e plncton. Nas provncias lticas so denominadas trs zonas:

Zona inicial onde ocorre correntes de guas rpidas, leitos profundos, turbulncia e um nmero limitado de espcies (devido o fator limitante velocidade da gua); Zona mdia correnteza moderada, predominio de vegetao nas margens (produz matria orgnica folhas, rvores mortas e raizes) favorecendo diversos tipos de seres vivos; Zona final gua turva, predominio de matria orgnica com acumulo de sedimento, nmero reduzido de seres vivos.

Fauna Os organismos das comunidades das guas rpidas, e em menor grau os que integram comunidades dos remansos, apresentam adaptaes que lhe permitem manter a sua posio em guas rpidas. Algumas das mais importantes so:

Fixao permanente fixa-se a um substrato firme (pedras, cepo, monte de folhas), como por exemplo, algas verdes fixas (cladophora), musgos aquticos (fontinalis), esponjas de gua-doce e larvas de tricpteros (casulos nas pedras); Ganchos e ventosas permitem agarrar-se superfcies, exemplos como, as larvas de dpteros (Simulium e Blepharocera), tricptero (Hydropsyche); Superfcies ventrais pegajosas alguns animais so capazes de aderir s superfcies por meio de suas partes ventrais pegajosas, exemplo os caracis e os vermes chatos; Corpos achatados permite obter refgio debaixo das pedras, em fendas, etc. Exemplo so os corpos das ninfas de moscas de pedra e de efmeras;

So encontrados um nmero grande de insetos de gua doce nos ecossistemas lticos, porm passam maior parte do tempo como larvas, como a do mosquito borrachudo (Simulium). Os rios servem como um grande berrio, algumas espcies de peixes saem do mar para se reproduzir nos rios, o salmo (Salmo salar) um exemplo. Outros peixes fazem o inverso, saem dos rios para se reproduzir no mar, como o salmonete (Mullus surmuletus) e as enguias (Anguilla anguilla). Vrias outras espcies habitam as guas lticas, como piranha-doce (Serrasalmus spilopleura), cachara (Pseudoplatystoma corruscans), corvina (Plagioscion squamossisinus), dourado (Brachyplatystoma rousseauxii), pintadinho (Calophysus macropterus), etc. Flora A vegetao est ligada a composio biolgica, fsica e qumica de um rio, pois produz materia orgnica que serve de alimento para muitos animais e como substrato no fundo do ambiente. Fixadas nas pedras as algas de gua doce esto por quase toda parte dos rios, crregos, etc. Os microorganismos consonmem as algas. Algumas plantas aquticas so encontradas em ecossistemas lticos, entre elas o chapu-de-couro ( Echinodorus macrophyllus), aguap ( Eichhornia azurea), marrequinha (Salvinia spcarnea) e a vitria-rgia (victoria amazonica).

Bibliografia: http://www.infoescola.com/biomas/ecossistemas-loticos/ http://www-man.blogspot.com.br/2011/01/limnociclo-ou-biociclo-da-agua-doce.html http://www.colegioweb.com.br/biologia/o-limnnociclo-agua-doce.html Fontes: http://blog.trilhaseaventuras.com.br/2007/01/29/amazonia/ http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u66.jhtm http://www.ecotropica.org.br/Figuras/VITORIA.htm http://www.epa.gov/bioindicators/html/photos_invertebrates_true_flies.html http://www.ensino.uevora.pt/mpa/6ed/modulo_1/docs/mod_1_3/lenticos_loticos_mmora is.pdf http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina_vestibular/0,6414,-1830-15262,00.html http://www.scb.org.br/inspiracao/naturezaviva/2k20731.asp CURTIS, Helena. Biologia. Ed. Guanabara. Segunda edio. Rio de Janeiro. 1977. FRONTIER, Serge. Os ecossistemas. Instituto Piaget, 2001. ESTEVES, F.A. 1988. Fundamentos de Limnologia. Rio de Janeiro, Intercincia/FINEP. SCHAEFER, A. 1985. Fundamentos de ecologia e biogeografia das guas continentais. Porto Alegre, Ed. da Universidade, UFRGS.

You might also like