You are on page 1of 23

(The Tales of) Old Mortality, de Walter Scott traduzido por Caetano Lopes de Moura

Patrcia Rodrigues Costa

1816: publicao Old Mortality (Tales of My Landlord)

1831: Abdicao de Dom Pedro I

1833: Chegada da Laemmert ao Brasil

1816: Mary Shelley escreve a obra Frankenstein

1826-1827: Tratado sobre trfico de escravos

1835: Incio da Guerra dos Farrapos (1845)

1819: Ivanho, publicado em 1820. Devido a Ivanhoe, Scott foi agraciado com ttulo nobilirquico.

1825 1828: Guerra da Cisplatina (pela regio do Uruguai)

1836: Gonalves de Magalhes publica Suspiros Poticos e Saudade

7 setembro de 1822: Independncia do Brasil

1825: reconhecimento da independncia poltica do Brasil

1837: publicao de Os Puritanos da Esccia por Caetano Lopes de Moura;

Walter Scott
(Edimburgo/Esccia, 1771 1832)

Bacharel em Direito; 1799 traduziu do alemo Lenore, de

Gottfried

August

Brger

Goetz

von

Berlichingen, de Goethe.

Inicia a escrever seus prprios poemas; 1812 contato com poemas de Byron; 1814 considerado criador do romance

histrico (Waverly, publicado anonimamente): o romance histrico desempenhou importante papel na construo das nacionalidades/identidades que almejavam se afirmar pela diferena (BAUMGARTEN, p.169)

1816 publica os dois primeiros volumes de

Tales of My Landlord (The Black Dwarf e The Tale of Old Mortality)

(Edimburgo/Esccia, 1771 1832)

Walter Scott

[...] o romance histrico clssico, conforme o modelo scottiano, uma narrativa que tem o passado anterior poca do escritor como pano de fundo, entrelaando-se histria e fico, e descrevendo a transformao da vida de uma determinada sociedade, cujas personagens principais so fictcias e no histricas. (SANTOS, 2009, p.124)

(Edimburgo/Esccia, 1771 1832)

Walter Scott

[...] os Romances de Waverley, do escritor escocs Walter Scott [...] contriburam para o processo de celtificao da Esccia no sculo XIX, quando a nacionalidade escocesa estava sendo construda. [...] (ABRANTES, 2005)

Caetano Lopes de Moura


(Bahia, 1780-1860)

Mdico (Napoleo Bonaparte),

tradutor, escritor e cientista;

Todas

as

suas

obras

foram

escritas e impressas na Frana em


razo de seu exlio voluntrio

1837 reconhecido aps traduzir 1838 contratado como tradutor

O Talism, de Walter Scott;

pela Editora Bossange e Aillaud, sendo hoje considerado, segundo Jos Paulo Paes [...] o primeiro tradutor brasileiro profissional;

Comprovadamente, traduziu do

francs, do ingls e do alemo;

Entre suas tradues se destacam


O Talism, Os Puritanos da Esccia, Quintino Doward,

seis obras de Sir Walter Scott:

Caetano Lopes de Moura

O Misantropo,
Waverley, A Priso de Edimburgo;

Dois

romances

de

James

(Bahia, 1780-1860)

Fenimore Cooper (1789-1851):


O Piloto, O derradeiro Moicano;

Um romance de Chateaubriand:
Os Natchez

Juan Francisco Marmontel:


Os Incas

Caetano Lopes de Moura


(Bahia, 1780-1860)

(HALLEWELL, p.233)

02/12/1816 publicado juntamente com The Back Dwarf, sendo o segundo volume de Tales of my Landlord (4 volumes, sendo que cada um representa uma histria regional); Segunda edio pronta antes do incio da venda da primeira, acreditava-se no sucesso A histria se passa entre 1679-1689, no sudeste da Esccia; Romance histrico (tambm considerado poltico e religioso)

1. Covenanters x Episcopado 1. Covenanters (convenant = documento legal; promessa solene): movimento presbiteriano escocs (protestantismo calvinista) que era contra a imposio do direito divino monrquico (crena que o rei, como chefe da igreja, seria o representante de Deus) 2. O governo seria feito pelo povo e no pelo episcopado /monarquia; 3. 1637: Rei Charles I impe uma nova liturgia na Esccia aliana dos covenanters com o parlamento: queda do rei (Guerra Civil Inglesa, morte de Charles I) 4. Revoluo Gloriosa (1688-1689): fuga de Jaime II, impossibilitou o retorno de um catlico monarquia, submisso da coroa ante o parlamento

De acordo Vasconcelos:

com

Sandra

Os Puritanos da Esccia por Sir Walter Scott, vertido em portugus pelo Dr. Caetano Lopes de Moura. Paris: J.P. Aillaud, 1837, 4 vol. in12. Notas: Traduo de Old Mortality. Edinburgh: Blackwood, 1816. Faz parte de Tales of My Landlord, First Series. (mensagem pessoal, 2012)

Scott no Brasil

Os romances de Walter Scott que se tornaram conhecidos como os Waverley Novels aportaram no Brasil enquanto ainda faziam uma bem sucedida carreira europia. Primeiro autor a desfrutar de renome verdadeiramente internacional em vida, Scott teve incontveis leitores na Gr-Bretanha e nos continentes europeu e americano. [...] E, mesmo que sua carreira internacional tenha sofrido variaes, sua recepo na Frana, talvez o pas onde tenham tido a repercusso mais intensa, tambm apresenta nmeros que impressionam e do notcia de notvel receptividade. [...] Mais do que um sucesso, na avaliao de Louis Maigron, Scott foi uma mania. (VASCONCELOS,1998, p.15)

Scott no Brasil

Os romances de Scott, as diferentes interpretaes e tradues de seus romances assim como a discusso generalizada entre autores, crticos e peridicos especializados atravessaram igualmente o Atlntico e chegaram ao Rio de Janeiro sob a forma de peras, de livros e tambm de referncias e artigos. Suas primeiras aparies em terras brasileiras esto registradas nos anncios de peridicos como o Jornal do Commercio e o Dirio do Rio de Janeiro que j na dcada de 1820 informavam seus leitores sobre a chegada de Scott s poucas livrarias disponveis na cidade. Em maio de 1824, uma loja na Rua Direita j oferecia as Obras Completas de Walter Scott, quela altura cerca de 19 ttulos (com 2 ou 3 volumes cada um, teramos, presumivelmente, os 52 a que se refere o anncio). (VASCONCELOS, 1998, p.20)

Scott no Brasil

No comrcio de livraria, desde 1837, eram anunciados romances traduzidos de Walter Scott e Fenimore Cooper. [...] Em 1838, j se apresentavam traduzidos trs romances de Walter Scott: Ivanho, Os puritanos da Esccia e O talism. (NADAF, p.125-126)

Folhetins

A publicao de romances em folhetins - os captulos aparecendo a cada dia nos jornais j era comum no Brasil desde a dcada de 1830. A maior parte dos folhetins era composta por tradues de romances de origem inglesa [...] (BARBOSA, 2008, p.99)

Um dos caractersticos de Walter Scott a pureza e decncia do seu modo de tratar o amor. Jamais houve romanceiro mais casto. Ordinariamente os seus heris, ou heronas, se bem que por dever imperioso do romanceiro, eles estejam namorados, no aparecem seno no segundo plano. verdade na novela que traduzimos tanto por ser breve, e caber nos limites de dois folhetos, como porque o mesmo Walter Scott, dando-se a si mesmo o segundo papel, delineia sua configurao fsica, e moral, os amantes representam as primeiras figuras; porm o autor vela com tal delicadeza o criminoso da sua paixo, e os mostra na catstrofe to cruelmente castigados, que a lio de moral que quis dar no pode deixar de se gravar profundamente no corao. (VASCONCELOS, 2006)

Influncias no Brasil

Jos de Alencar:
Ao conceber As minas de prata (1862) e A guerra dos mascates (1873), o romntico brasileiro no s apontou um dos caminhos a serem observados na construo da nova nao que desejava se afirmar [...] como tambm ancorou a literatura produzida no Pas numa das vertentes a do romance histrico que h muito vinha sendo cultivada pelas naes europias. (BAUMGARTEN, p. 169)

Citado por Machado de Assis em Dom Casmurro: Jos Dias vinha andando cheio de leitura de Walter Scott que fizera a minha me e a prima Justina. (p. 833);

Joaquim Manoel de Macedo com as obras: A Moreninha e O Moo Loiro

Original x Traduo

(The Tale of) Old Mortality

Os Puritanos da Esccia

Authors Introduction

Epgrafes captulo)

(antes

de

(Les Puritains 1817) cada -

d'cosse,

Original x Traduo

Cornet

Richard

Grahame Dirigiu se o jovem Graham para o

descended the hill, bearing in his campo dos rebeldes com a gravata hand the extempore flag of truce, arvorada numa lana, em guisa and making his managed horse keep de bandeira, e com a indifferena time by bounds and curvets to the propria dum militar da sua idade tune which he whistled. The se poz a assobiar uma marcha

trumpeter followed. (Cap. XVI, p. guerreira, que seu cavallo bem 169) adestrado gostoso: parecia ia aps acompanhar ele um

trombeta.(Cap. XVI, p. 213)

Original x Traduo

While Lady Margaret held, with the Emquanto

lady

Bellenden

estava

high-descended sergeant of dragoons, conversando com o nobre sargento, the conference which we have detailed in como refermos no captulo precedente, the preceding pages, her granddaughter, miss Edith que no acompanhava sua partaking in a less degree her ladyships av no enthusiasmo, que mostrava por enthusiasm for all who were sprung of todos quantos tinham nas veias algumas the blood-royal, did not honour Sergeant gotas do sangue dos Stuarts, no vendo Bothwell with more attention than a em Bothwell mais do que um mancebo single glance, which showed her a tall duma coustituio forte e robusta, cujo powerful person, and a set of hardy rosto crestado do sol expressava um

weather beaten features, to which pride aggregado singular da rudeza e ousadia,


and dissipation had given an air where de descontentamento e altivez, dalegria discontent mingled with the reckless e desesperao, se apartou algum tanto

gaiety of desperation. (Cap. X, p. 104)

da

av

acumpanhada

de

Jenny

Dennison. (Cap. X, p. 127)

Concluses

Retirada de importantes paratextos presentes no

original;

tradutor

acrescentou/retirou/modificou

informaes no texto;

Influenciou o romantismo brasileiro;

ABRANTES, Elisa Lima. A Celtificao da Esccia por Walter Scott. Disponvel em: <http://www.pgletras.uerj.br/teses/btmlli.htm>. Acesso: maro 2012. BARBOSA, Frederico. Literatura e Cultura Brasileira. 2008. 172p. Disponvel em: <http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/16306.pdf>. Acesso em: maro 2012.

Referncias

Baumgarten, Carlos Alexandre. O novo romance histrico brasileiro. Disponvel em: <http://www.fflch.usp.br/dlcv/posgraduacao/ecl/pdf/via04/via04_15.pdf>. Acesso: maro 2012. Caetano Lopes de Moura. Dicionrio de Tradutores Literrios no Brasil. Disponvel em: http://www.dicionariodetradutores.ufsc.br/pt/CaetanoLopesdeMoura.htm. Acesso: maro 2012. Comentrios filolgicos de alguns verbetes DOM CASMURRO, de Machado de Assis. Disponvel http://www.filologia.org.br/anais/anais_254.html>. Acesso: maro 2012. de <

em:

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil. Editora Universidade de So Paulo, 2005. HIGGINS, Charlotte. Scotland's image-maker Sir Walter Scott invented English legends. The Guardian. Disponvel em: <http://www.guardian.co.uk/books/2010/aug/16/walter-scottedinburgh-book-festival>. Acesso: maro 2012. Linha do tempo. Disponvel <http://www.unicamp.br/iel/memoria/base_temporal/index.htm>. Acesso: maro 2012. em:

NADAF, Yasmim Jamil. O romance-folhetim francs no Brasil: um percurso histrico. Letras. Santa Maria, v. 19, n. 2, p. 119138, jul./dez. 2009. Disponvel em: http://w3.ufsm.br/revistaletras/artigos_r39/artigo39_008.pdf. Acesso: maro 2012. SANTOS, Donizete Aparecido do. O continente: um romance histrico tradicional ou um novo romance histrico? Akrpolis, Umuarama, v. 17, n. 3, p. 123-129, jul./set. 2009. Disponvel em: <http://revistas.unipar.br/akropolis/article/viewFile/2850/2115> . Acesso: maro 2012. SCOTT, Walter. Old Mortality. Disponvel em: <http://www2.hn.psu.edu/faculty/jmanis/wscott/Old-Mortality6x9.pdf>. Acesso: maro 2012. _________. Old Mortality. Disponvel em: <http://www.gutenberg.org/files/6941/6941-h/6941h.htm>. Acesso: maro 2012. _________. Old Mortality. Disponvel em: <http://www2.hn.psu.edu/faculty/jmanis/wscott/Old-Mortality6x9.pdf>. The Pennsylvania State University. Acesso: maro 2012. _________. Old Mortality. Disponvel em: <http://ebooks.adelaide.edu.au/s/scott/walter/mortality/complete.html>. Austrlia, University of Adelaide. Acesso: maro 2012. __________. Old Mortality. London: J. M. Dent & sons, 1964. 459 p __________. Os Puritanos da Esccia. Rio de janeiro: H Garnier. VASCONCELOS, Sandra Guardini T. Re:Walter Scott. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por patriciacosta.tradutora@gmail.com em 30 maro 2012.

Referncias

_________________. Figuraes do Passado: o romance histrico em Walter Scott e Jos de Alencar. Revista do Programa de Ps-Graduao em Cincia da Literatura. Rio de Janeiro: UFRJ. Ano XII. N.18. jan-jun/2008. Disponvel em: <http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/terceiramargemonline/numero18/Terceira_Margem_18.pdf>. Acesso: maro 2012.

Referncias

_________________. Formao do Romance Brasileiro: 1808-1860 (Vertentes Inglesas). 2006. Disponvel em: http://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/ensaios/ensaio8.html. Acesso em: maro 2012. VEIGA, Cludio. Sobrevivncia de um Escritor: Caetano Moura. Disponvel em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/universitas/article/viewFile/1211/818>. Acesso: maro 2012. Walter Scott Digital Archieve. Disponvel em: http://www.walterscott.lib.ed.ac.uk/home.html. Acesso : maro 2012. Who were the Covenanters? Disponvel em: http://www.covenanter.org.uk/WhoWere/. Acesso: maro 2012.

You might also like