You are on page 1of 3

Conceitos da co-combusto 1. Co-combusto directa em centrais trmicas com carvo. 2. Co-combusto indirecta com pr-gasificao 3.

Co-combusto indirecta em centrais trmicas com gs 4. Co-combusto paralela acoplando ciclo de vapor. 1. Combusto directa com biomassa Dois mtodos: Misturando biomassa e carvo no sistema de preparao do combustvel e alimentao conjunta caldeira (20/kW) Preparao dos combustveis separadamente e alimentao separada de biomassa aos queimadores especiais sem qualquer impacto em relao ao sistema de alimentao do carvo (200/kW)

Grelha sob queimadores de carvo pulverizado Vantagens Grande variedade de tipos de biomassa a utilizar (considerando tamanho de partcula e grau de humidade) Elevado grau de converso de biomassa e carvo

Desvantagens Limitao da aplicao considerando o espao disponvel por baixo da caldeira Mistura de cinzas de fundo e volantes provenientes do carvo e da biomassa Ligeira diminuio da eficincia da central a carvo

Queimadores com mistura de biomassa e carvo pulverizados Vantagens No so necessrias grandes modificaes

Desvantagens Tamanho da biomassa < 3mm Humidade <30% Necessrio sistema extra de transporte pneumtico para injeco da biomassa Problemas de deposio, incrustaes e corroso-certo tipo de biomassas Desactivao de catalisadores Problemas de valorizao de cinzas Ligeira diminuio da eficincia da central.

Queimadores separados de biomassa e carvo pulverizados (injeco separada) Vantagens

Optimizao do manuseamento, preparao, transporte e alimentao da biomassa Optimizao do queimador de biomassa Aumento da flexibilidade do tipo de biomassa a utilizar Aumento da carga de biomassa face ao carvo (10-15% PCI Biomassa no combustvel)

Desvantagens Aumento de custos Formao de escoamentos estratificados dos gases de combusto Mistura de cinzas Deposies, incrustaes e corroso Desactivao catalisadores Ligeira diminuio eficincia da central.

Queima de biomassa e carvo em LFB (leito fluidizado de baixa velocidade) e LFC (leito fluidizado circulante). Vantagens Tamanho de partcula de biomassa maior <10cm Maior flexibilidade relativamente quantidade, ao tipo de biomassa e humidade. Diminuio da eficincia da central a carvo muito menor.

Desvantagens Maiores riscos de aglomerao do leito e de deposio e incrustaes Sistema de alimentao separado para cada combustvel Mistura das cinzas de fundo e volantes provenientes do carvo e da biomassa.

4. Co-combusto com integrao de vapor Vantagens Melhor ajustamento da caldeira e sistemas de tratamento de gases ao combustvel utilizado Separao total das cinzas de carvo e biomassa. Possibilidade de maximizar parmetros de produo de vapor. No existe diminuio da eficincia da central a carvo.

Desvantagens Maiores custos de investimentos Dimensionamento da central mais complexo.

4. Co-combusto directa com pr-gaseificao Vantagens No h necessidade de secagem da biomassa Tamanho da partcula at 4 cm. No existem especificaes especiais relativamente ao gs obtido.

Reduo de NOx Flexibilidade em relao utilizao de biomassa. Facilidade de integrao nos sistemas de queima de carvo existentes.

Desvantagens Maiores custos de investimentos Dimensionamento da central mais complexo. No se consegue a separao total das cinzas.

Oxi-combusto Utilizao de O2 quase puro (98%) em vez de ar atmosfrico. Temperatura de combusto aumenta Recirculao de gases de combusto para controlo de temperatura. Objectivo: enriquecer em CO2 os gases de combusto para facilitar o sequestro. Estudos indicam que os custos de captura e de produo de electricidade so inferiores captura por adsoro com aminas. Em investigao: o Estabilidade da chama o Transferncia de calor o Exigncia na limpezas de GC o Evitar corroso devido a elevadas concentraes de SO2/3 e H2O. Chemical Looping Combustion Utilizao de um oxido de metal como transportador de oxignio. Sistema composto por dois reactores LF: um para oxidao e outro para reduo do metal. Combustvel gasoso ou gs de gaseificao. Objectivo: enriquecer em CO2 os gases de combusto para facilitar o sequestro. Vantagem: CO2 e H2O esto partida separados do resto dos GC no sendo necessria energia para esta separao. Desvantagem: Para se utilizar combustvel slido necessria uma pr-gaseificao (sistema mais caro e complexo).

You might also like