You are on page 1of 20

Apocalipse De Elias

Traduo de Sandro Rogrio

Visite o nosso blog sobre estudos bblicos e profecias: http://www.aprophecia.blogspot.com/

CAPTULO

1
1 2

!eio a mim a pala!ra do Senhor" di#endo:

Filho do homem, diz a esse povo: Porque acumulais pecado sobre pecado e provocais a ira do Senhor Deus, que o vosso Criador? N o ameis ao mundo nem !s coisas que nele h", porque o amor do mundo e sua corrup# o procedem do diabo$
% &embrai'vos de que o Senhor da (l)ria e Criador de *odas as coisas

*eve miseric)rdia de v)s, para que n o pere#ais com essa era$ Por mui*as vezes *em o diabo dese,ado que o sol dei-e de brilhar sobre a *erra, a .im de que n o produza mais os seus .ru*os$ Porque ele quer des*ruir aos homens *al como o .o/o que devora a palha0 e como a "/ua do abismo pre*ende *ra/"'los$
+

2as isso porque o Deus da (l)ria se apiedou de v)s, enviando o seu Filho ao mundo para salvar'vos da condena# o$
1

N o recomendou es*as coisas a nenhum an,o, arcan,o ou po*es*ade, an*es se *ornou homem e veio para nos salvar$
3 4 6

Porquan*o somos seus .ilho, e 5le o nosso Pai$

&embrai'vos de que 5le vos *em preparado coroas e *ronos que vos a/uardam nos cus$ 78 Senhor diz: Porque !quele que vencer ser" dado uma coroa e um *rono$ :lm do mais, escreverei o meu nome na sua *es*a, e marcarei a sua des*ra,e nunca mais sen*ir" sede ou *er" .ome0
9

5 os .ilhos da desobedi<ncia ,amais *er o poder sobre ele0 os =ronos n o lhes ba*er o as por*as, an*es com os an,os se ale/rar o e rumar o ! minha cidade$
1;

2as os pecadores ser o enver/onhados0 os =ronos lhes .echar o o caminho, a .im de que se,am a*ormen*ados pelos an,os da mor*e$
11

Pois no cu n o s o conhecidos pelos an,os de Deus, a na morada do :l*>ssimo s o es*ranhos$


12

$or isso" escutem" s%bios da terra" e este&am atentos contra os impostores" pois abundaro entre !'s no fim dos tempos. nsinaro coisas (ue no procedem de )eus" e" abandonando a *ei de )eus" faro do !entre o seu deus" e diro: 7? in@*il ,e,uar0 Deus n o quer que ,e,uemos$A
1%

+i#eram,se estranhos - aliana di!ina" e ainda assim &ulgam,se participantes das gloriosas promessas. Tais homens no se firmam na !erdade" portanto" no !os dei.eis por eles enganar.
1+ 11 *embrai,!os de (ue )eus" ao criar os cus" estabeleceu um &e&um"

a fim de (ue n's" pela tend/ncia (ue temos para as coisas m%s desta !ida" no nos dei.emos por elas iludir" e por meio desse &e&um (ue combatemos a chama das pai.0es pecaminosas. 1as assim nos tem dito o Senhor: 75is que *enho ordenado um ,e,um que me a/rada$
13 14 8

homem que ,e,ua con*inuamen*e ,amais incorrer" no pecado da inve,a ou na con*enda$ Por*an*o, dei-ai que ,e,ue aquele que puro$ 2as se al/um ,e,ua, n o *endo um cora# o puro, provoca a Deus e aos an,os$
16 19

:ssim .ar" ele mal ! sua alma, acumulando a ira a* o dia do ,u>zo$

2; 5u

de*erminei um ,e,um que puro ao que s o puros de cora# o e limpos de m os 2s (ue assim procedem" perdoam pecados" curam enfermidades e e.pelem os dem3nios.
21

Sua orao aceita diante do trono de )eus" como sacrifcio de cheiro sua!e pelos pecados dos transgressores.
44 2% $or

acaso h% entre !'s algum trabalhador (ue se diri&a ao campo sem le!ar consigo as suas ferramentas5 2u poder% algum se alistar para a guerra sem (ue tome para si uma couraa5 6orrer% o risco de ser ferido pelo inimigo e ir - morte por ha!er negligenciado as recomenda0es do rei5
2+

7ssim tambm in8til !os ser% entrar no lugar santo com um corao oscilante.
21

Se algum se dirige a )eus em orao e no tem um corao sincero certo (ue ainda este&a em tre!as e permanea desconhecido diante dos an&os.
23

1as se o !osso corao permanece em )eus" ento a(ueles (ue so seus !os reconhecem.
24

CAPTULO

2
$or(ue assim di# o Senhor: 9 5is que os reis da :ss>ria, a des*rui# o dos cus e da *erra e do que es*" debai-o da *erra, n o prevalecer o sobre aqueles que s o meus0 eles n o *er o assombro no dia da /uerraA$
1

:uando !irdes (ue do ;orte surgiu um rei" o (ual ser% chamado rei da 7ssria e da in&ustia" ento !ir% a guerra sobre o gito e ali se instalar% a tribulao.
2 % <a!er%

lamento sobre a terra" por(uanto os !osso filhos !os sero arrebatados.


+ 1 3 4

;a(uele dia os homens dese&aro a morte" mas ela fugir% deles. nto um rei surgir% no 2cidente" e o chamaro de o rei da pa#. le marchar% sobre o mar" rugindo como um leo.

7bater% ao rei da 7ssria" e contra o gito se le!antar% com guerra" e muito sangue h% de ser derramado.
6 9

;a(ueles dias ser% assinado um enganoso acordo de pa# no gito.

1uitos dos santos acreditaro nessa pa#" por(uanto lhes ser% dito: 7Deus o Senhor de *odosBA 6om lison&as sero e.altados os santos" e =erusalm h% de ser ele!ada> presentes !aliosos lhe sero dados e at o seu templo se beneficiar%.
1;

sse rei proceder% com ast8cia desde o gito" mas de imediato ningum o perceber%.
11

6ontar% todas as religi0es (ue h% no mundo e classificar% os deuses aos (uais elas ser!em" somar% as suas ri(ue#as e depois eleger% a cada um de seus lderes.
12

2rdenar% (ue os cientistas e todos os maiorais da terra se&am le!ados - capital do mundo" di#endo,lhes: 7:/ora haver" apenas uma l>n/uaBA
1% 1+ 11 13

nto se dir% em todo o mundo: 9Paz e con*en*amen*oB eis (ue a(ui !os digo os sinais pelos (uais ser% ele identificado:

le tem dois filhos (ue esto - sua direita e - sua es(uerda. 7(uele (ue est% - sua direita tem a apar/ncia de um dem3nio e se le!antar% contra o nome do Senhor. )esse rei surgiro (uatro reinos" e aos trinta anos de idade ele subir% ao gito para construir um santu%rio.
14

Seu pr'prio filho se le!antar% contra ele e o matar%> ento toda a terra ficar% agitada.
16

;a(uele dia ele promulgar% um decreto em todo mundo" di#en, do: 7:/ora, devolver'me'eis em dobro *odos os presen*es e bene.>cios que o meu pai vos deuBA
19

+echar,se,o as portas dos santu%rios das religi0es" suas casas sero confiscadas e seus filhos iro para a priso.
2;

)eterminar% (ue se ofeream sacrifcios abomin%!eis e pro!ocar% calamidade na terra.


21

Surgir% debai.o do sol e da lua" e os lderes religiosos do mundo rasgaro as suas roupas.
22 2% 7i

de !'s" cabeas do gito (ue e.istirdes na(ueles dias? 2 !osso tempo &% consumado. 7 !iol/ncia feita aos pobres ser% recobrada de !'s" por(uanto !ossos filhos sero le!ados como refns. ;a(uele dia o gito se lamentar%" por(uanto nas suas ruas no mais se ou!ir% a !o# da(uele (ue compra ou da(uele (ue !ende.
2+

2s mercadores do gito se cobriro de !ergonha" ao mesmo tempo em (ue choraro os seus habitantes> suplicaro pela morte" mas a morte no lhes !ir%.
21

Subiro -s rochas e se atiraro" di#endo: 7Caiam sobre n)sBA 1as nem assim morrero.
23

;a(uele" dia duas tribula0es sobre!iro ao mundo: $or(ue o rei ordenar% (ue as mulheres paridas se&am atadas e arrastadas - sua presena" a fim de (ue d/em a mamar -s serpentes" para (ue o sangue se&a espremido de seus peitos para ser!irem de !eneno -s suas flechas.
24

;o ha!er% muitos soldados para a guerra" por isso se ordenar% (ue meninos de do#e anos se&am alistados" a fim de (ue aprendam a usar o arco e a flecha.
26 29 ;esse

tempo se lamentaro as parteiras da terra" e a mulher (ue tem filhos ele!ar% os olhos ao cu" di#endo: 7Por que me sen*ei na cadeira de parir e *rou-e .ilhos ao mundo?A 1as as estreis e as !irgens se alegraro" di#endo 9:/ora compreendemos que hora de nos ale/ramos por n o havermos pos*o .ilhos no mundo0 nossos .ilhos es* o no cu$A
%;

%1 ;a(uele tempo se le!antaro tr/s reis na $rsia" eles tomaro aos

&udeus (ue esto no gito e os transportaro para =erusalm e ali permanecero. 1as se ou!irdes (ue h% segurana em =erusalm" ento ' sacerdotes" rasgai as !ossas roupas" pois ter% chegado o tempo em (ue o +ilho da perdio h% de se manifestar.
%2

sse homem mpio se re!elar% no lugar santo. +ugiro os reis da $rsia e da 7ssria> ha!er% uma guerra de (uatro reinos contra tr/s.
%%

Tr/s anos permanecero ali" at (ue possam botar as mos nos tesouros do templo.
%+

;a(uele" dia o sangue correr% desde @3s at 1/nfis. 2 ;ilo se con!erter% em sangue" e por tr/s dias ningum poder% beber das suas %guas.
%1 %3 7i da(ueles (ue habitam no AB

gito?

;a(uele tempo" um rei aparecer% na(uela (ue chamada de 7Cidade do SolA. 7 terra se lamentar% ao !er (ue ele se dirige para 1/nfis. ;o se.to ano dos reis da $rsia" ele armar% uma cilada em 1/nfis> aos reis da 7ssria matar%. 2s persas" porm" se !ingaro na terra.
%6

2rdenar% (ue todos os gentios e ateus se&am e.ecutados" e (ue se&am sa(ueados os templos e (ue matem aos sacerdotes> mas ao templo de =erusalm beneficiar%.
%9 +; )ois presentes dar% - casa do Senhor" e dir%: ADeus um s)BA

2 mundo inteiro adorar% aos persas. $or esse moti!o" a(ueles (ue ti!erem escapado da destruio" ho de di#er :
+1

7Cerdadeiramen*e esse o rei da ,us*i#a, o qual Deus nos enviou, a .im de que a *erra n o se,a conver*ida em um deser*o$A )urante tr/s anos e meio nada e.igir% dos homens e a terra se encher% de todas as ri(ue#as.
+2

nto os (ue esti!erem !i!os iro aos cemitrios e diro aos seus mortos: 75r/uei'vos, e vinde par*icipar des*a pazBA
+%

CAPTULO

3
1as ao (uarto ano desse rei" aparecer% o +ilho da Cmpiedade" e dir%:A5u Sou o Cris*oBA 1as estar% mentindo> portanto" no o creiais.
1

$or(ue (uando !ier o 6risto" h% de aparecer como uma pomba" e rodeado por uma coroa de pombas" e descer% sobre as nu!ens do cu precedido pelo mara!ilhoso sinal da cru#.
2

2 mundo inteiro o contemplar%" pois surgir% como o sol" pelo (ue ser% !isto desde o 2riente at ao 2cidente. is (ue !ir%" e todos os seus an&os com le.
%

;esse tempo estar% o Cn(uo instalado no lugar santo. le dir% ao sol: 7PDe'*e? o sol se por%. Se disser ao sol: 7EesplandeceBA is (ue ele resplandecer%. se disser: 7:pa/a'*eBA is (ue ele se apagar%.
+

se - lua disser: 75m san/ue *e conver*er"s?D la imediatamente o far%.


1

is (ue poder% ele!ar,se at os astros" e sobre as %guas caminhar como se fora em terra seca.
3

$or meio de seus milagres os paralticos andaro" os surdos ou!iro" os mudos falaro e os cegos podero en.ergar.
4

$urificar% aos leprosos e as enfermidades curar%" e at aos dem3nios ele e.pulsar%.


6

is (ue far% muitos milagres e prodgios na presena dos homens> poder% imitar o 1essias em tudo" a no ser pelo fato de no possuir o poder de ressuscitar os mortos.
9 1; ;isto sabereis (ue ele o +ilho da Cmpiedade" pois (ue no tem o

poder de conceder a !ida. is (ue agora !os direi (uais so os sinais (ue o identificam" para (ue possais reconhec/,lo:
11

le um homem p%lido com as pernas finas" alto e tem uma grande mecha cin#enta na parte frontal da cabea> suas sobrancelhas chegam -s orelhas" e no dorso de sua mo h% uma mancha de lepra.
12

Tem o poder de se transfigurar diante dos homens> ora poder% ser um !elho" ora poder% parecer um menino. Todas as suas caractersticas podero ser alteradas" menos a mecha cin#enta e as sobrancelhas.
1% 1+

;isto sabereis (ue ele o +ilho da $erdio.

CAPTULO

4
1 Ema

&o!em de nome Tabita ficar% sabendo (ue um homem imoral ter% se apresentado no templo. nto ela se !estir% com uma roupa de linho e o perseguir% na =udia. la o encontrar% no caminho de =erusalm e o acusar%" di#endo: 7Fomem despudorado e Filho da Perdi# o$ =u s o inimi/o de *odos os san*osBA
2

nto ele se !oltar% contra a !irgem e a perseguir% at ao 2cidente" e numa tarde a matar% e beber% o seu sangue" derramando,o no templo para (ue sir!a de remdio -s pessoas.
%

1as ao amanhecer" ela ressuscitar% e outra !e# o condenar%" di#endo: 7:h, homem imoralB =u n o *ens nenhum poder sobre o meu corpo ou sobre a minha alma, pois sirvo ao meu Senhor$A
+

7demais" ela seguir% di#endo: 7=u derramas*e meu san/ue no *emplo e ele se .ez cura para os homens$A
1

1as lias e no(ue sabero (ue o Cmoral ter% aparecido no templo" pelo (ue descero para combat/,lo" e diro:
3

7N o *e enver/onhas de *e .azeres passar por san*o, *u que s um pro.ano? =u s inimi/o *an*o dos que habi*am no cu como dos que vivem na *erra$
B

Sempre .os*e inimi/o dos *ronos e de *odos os an,os0 *u s pro.ano$ Fos*e uma es*rela da alva, mas ca>s*e0 *ua morada abandonas*e e a *ua ordem dei-as*e pare *e *ornares em *revas$
6

?s um diabo, e nem assim *e enver/onhas de en*rar na casa de DeusBA


9 1; 2 homem impudico

ou!ir% estas coisas e ficar% muito furioso. le entrar% em combate com os profetas no centro comercial da grande cidade. )urante tr/s horas combatero" e os profetas sero derrotados e cairo mortos. Seus corpos estaro e.postos como trofus no centro comercial da grande cidade durante tr/s dias e meio para (ue todos os homens os !e&am.
11

1as ao (uarto dia eles ressuscitaro" e se le!antaro contra o Cn(uo" di#endo: 7Fomem imoral e Filho da Perdi# oB N o *e enver/onhas de .azeres desviar o povo escolhido? N o en*endes*e ainda que a nossa vida es*" no Senhor, e que podemos resis*ir'*e a cada vez que disseres: 75u dominarei sobre *odos?A
12

7ssim" toda a cidade se a&untar% ao redor das duas testemunhas. ;esse dia eles subiro ao cu" brilhando como estrelas aos olhos de todos" e todos os po!os os !ero.
1%

2 <omem do pecado no ter% poder contra eles. nto se !oltar% furioso contra as na0es e contra o po!o cometer% grande pecado.
1+

nto os lderes religiosos do mundo sero perseguidos" e &untamente com seus fiis ho de ser condu#idos - sua presena. le os matar% e ordenar% (ue lhes arran(uem os olhos com farpas de ferro.
11

)epois disso ele lhes arrancar% o couro cabeludo" bem como todas as unhas> uma por uma as arrancar%" e ainda determinar% a (ue lhes se&a derramado !inagre e barrela em suas narinas.
13

14 7(ueles (ue no (uiserem suportar as torturas desse rei tero de

a&untar as suas ri(ue#as e fugir pelos !aus dos rios at ao deserto. 1as se acontecer de morrerem" estaro como os (ue dormem. $orm" o Senhor (uem receber% as suas almas.
16 Suas carnes se tornaro to duras (uanto as rochas" de modo (ue

nem as a!es ou as feras da terra as podero comer at (ue !enha o grande dia do &u#o. nto eles se le!antaro e tero o seu lugar de descanso> mas uma coisa de!e ser dita: a estes no ser% concedido (ue reinem com o 6ordeiro" pois apenas a(ueles (ue derem a !ida pela Sua causa (ue podero tomar assento - sua destra" como le mesmo o disse:
19

75les venceram ao Filho da GniqHidade, e por isso receber o *ronos e coroasA$


2;

;a(uele dia ho de ser escolhidos sessenta homens perfeitos" aptos para usar a armadura de )eus. les seguiro para =erusalm a combater ao Cn(uo" di#endo: 75is que *ens realizados *odos os mila/res que os pro.e*as operaram, mas n o podes ressusci*ar aos mor*os, ," que n o *ens poder para dar a vida$ Nis*o sabemos que s o Filho do Diabo$A
21

2 Cmoral ou!ir% isso e ficar% furioso. le ordenar% (ue se apanhem a estes homens &ustos e os amarrem para (ue se&am (ueimados sobre o altar.
22

CAPTULO

5
:uando isso acontecer" muitos ficaro surpresos e reconhecero seus erros" ento e.clamaro: 75le n o o nosso 2essiasB 5is que o In/ido de Deus ,amais assassinaria aos ,us*os, nem perse/uiria aos homens piedosos, an*es *en*aria conver*<'los por meio de seus mila/resA$
1

1as o 1essias ter% miseric'rdia deles e do cu en!iar% (uatro mil e seiscentos an&os" sendo (ue cada um deles ter% seis asas. 7 !o# de seus cFnticos fa# estremecer a terra (uando bendi#em ao nome do Senhor.
2

Todos a(ueles (ue ti!erem o nome do Engido escrito em suas testas" e a marca do penhor em suas destras" se&am eles grandes ou pe(uenos" ho de ser amparados sob suas asas durante a(ueles dias de ira.
%

Gabriel e Eriel formaro uma coluna de lu# para condu#i,los pela cidade de )eus. les lhes daro a comer do fruto da %r!ore da !ida e lhes dar% !estes brancas> sim" os an&os os protegero. ;unca mais tero sede ou fome" e o +ilho da $erdio no ter% poder sobre eles.
+

;esse tempo sero sacudidos os fundamentos da terra" pois o esprito da pa# se ausentar% do mundo.
1

7s %r!ores sero arrancadas pelas ra#es" todos os animais sel!agens e todo o gado sero mortos mediante a destruio (ue h% de !ir" e at as a!es do cu cairo mortas.
3 4 <a!er% grande seca na terra e at o mar ficar% minguado.

2s moradores da terra se lamentaro e recorrero ao Cn(uo" di, #endo,lhe: 7Por que .izes*e'nos esse mal em nos dizer que eras o 2essias de Deus, quando na realidade s um demJnio?A
6

9Como poder" salvar'nos, se n o podes salvar a *i mesmo? 5is que operas*es /randes mila/res aos nossos olhos e nos .izes*e desviar de Deus, e a/ora, qu o des/ra#ados nos *ornamosBA
9

7Desde a/ora morreremos de .ome$ 8nde haver" al/um sinal de qualquer homem ,us*o para que o busquemos? 8u en* o, onde encon*raremos um ensinador que nos possa orien*ar?A
1; 11 7Fomos desobedien*es a Deus e ," n 12

o podemos escapar da sua ira$A

7=emos per.urado no mar e n o encon*ras "/ua0 onde an*es havia rios cavamos *r<s me*ros, mas nem assim ob*ivemos <-i*oA$ nto o Cn(uo e.clamar%" e chorando" dir%: 7:i de mim, pois o meu *empo se es/o*ouB &o/o eu que na minha arro/Kncia havia di*o que reinaria para sempreBA
1% 1+ 75is

que os meus anos se passaram como meses, e os meus dias se .oram como o p) que o ven*o espalha$ C<de que como v)s, eu *ambm pere#oBA
11 7Perse/ui'os

a* o deser*o0 lan#ai m o desses desordeiros e ma*ai' os$ Se ma*ardes aos san*os, a *erra vol*ar" a dar os seus .ru*os0 .oi por causa deles que o sol dei-ou de brilhar e sobre a *erra ," n o cai o orvalho$A 2s moradores da terra ento lhe diro: 7Por *ua causa nos *ornamos inimi/os de Deus, a/ora, se *ens al/um poder, sobe *u mesmo e perse/ue'osA$
13

le ento usar% asas de fogo e !oar% em perseguio aos santos e outra !e# entrar% em luta com eles.
14

1as os an&os pele&aro pelos santos" e ha!er% uma grande bata, lha de espadas. 7 ira se acender% desde os cus" e um fogo se arder% na terra. Todos os pecadores e at mesmo os diabos sero consumidos como palha.
16 19 2 &u#o de )eus &usto.

;esse tempo os montes e a terra daro a sua !o#> os caminhos perguntaro entre si: 7:caso ouvis*e al/um som de passos humanos que n o se,am de al/um que n o se/uia para o ,u>zo do Filho de Deus?A
2;

2s pecados de cada um ho de ser manifestos nos mesmos lugares em (ue foram praticados" (uer se&a -s claras" (uer se&a -s escuras.
21

Todos os homens santos e retos contemplaro a condenao dos pecadores" principalmente da(ueles (ue os afligiram.
22

stes pecadores tambm !ero a recompensa da(ueles (ue ser!em a )eus" pois de tudo (uanto pedirem ser,lhe,% dado multiplicadamente pelo Senhor.
2%

2s cus e a terra sero &ulgados pelo Senhor. pastores e re(uerer% o seu rebanho.
2+ 21

le &ulgar% aos

lias e no(ue outra !e# aparecero> agora eles abandonam seus corpos corrupt!eis e assumem a forma glorificada. les combatero o <omem do pecado e o destruiro antes (ue abra a boca" pois como o ferro (ue brando ao fogo" ele tambm se
23

derreter% na presena de seus corpos agora gloriosos. le morrer% se contorcendo (ual serpente (ue &% no pode respirar. 2s dois profetas lhe diro: 7:/ora h"s de perecer, *u e os reis da *erra que *e deram apoio, pois *erminados s o os *eus diasBA
24

stes sero lanados no poo do abismo e de l% no sairo" pois estar% lacrado com o selo de )eus.
26

nto aparecer% no cu o 1essias" e todos os seus santos !iro com le. *anar% fogo a terra e ela arder% durante mil anos" pois a presena dos pecadores a contaminou e precisa ser purificada.
29

1as o Senhor far% um no!o cu e uma no!a terra" onde no h%, !er% dem3nios nem morte.
%;

AH 2s santos reinaro com o Senhor> podero subir e desce na companhia dos an&os. sse reino durar% mil anos.

Compartilhe esse documento com seus amigos. Passe essa idia adiante e nos ajude a transformar o Brasil em pas de leitores.

You might also like