You are on page 1of 7

GT12: Soberania e segurana alimentar e nutricional: prticas e projetos como estratgias de fortalecimento do campesinato brasileiro.

EM BUSCA DA SOBERANIA E DA SEGURANA ALIMENTAR: PERSPECTIVAS SUSTENTADAS PELO CAMPESINATO ATRAVS DA PRODUO AGROECOLGICA MELO JNIOR, Jos Gomes de jgjuniormelo@yahoo.com.br; QUARESMA, Amanda Paiva amandapaiva_ufra@yahoo.com.br; PEDRINI, Anderson Luis Rocha andersonpedrini@hotmail.com; MONTEIRO, dima Farias4 matintasol@gmail.com 1 Engenheiro Florestal, Especializao em Educao do Campo, Agroecologia e Questo Agrria na Amaznia (Universidade Federal do Par Campus Universitrio de Marab) e Mestrando em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentvel (Universidade Federal do Par). 2 Engenheira Florestal, Mestranda em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentvel (Universidade Federal do Par). 3 Acadmico de Engenharia Florestal, Universidade Federal Rural da Amaznia. 4 Sociloga, Especialista em Economia e Desenvolvimento Agrrio (Universidade Federal do Esprito Santo) e Assistente tcnico do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio MDA, Belm/PA. Resumo O atendimento das necessidades alimentares dos povos e suas comunidades atravs da produo agrcola, sempre foi o horizonte dos camponeses para a garantia da sua reproduo social. Entretanto com a incidncia das polticas do capital sobre o campo, a mercantilizao da produo agrcola, transformando produtos alimentares em commodities que so regulados pelo mercado externo, em detrimento de uma soberania e segurana alimentar, faz cada vez mais se acentuarem as contradies no meio rural, por meio dos monocultivos, da concentrao de terra, da expropriao de famlias camponesas e de comunidades tradicionais e do uso abusivo de agrotxicos e da grande mecanizao rural. Tudo isso tendo como justificativa a maximizao da produo para a diminuio da fome no planeta. Caso que s se agrava pelo fortalecimento deste modelo de agronegcio agroexportador.

Contudo a necessidade de uma produo agrcola diferenciada, que garanta o direito a produo e alimentao e esta sendo pensada pelos camponeses, que sempre se orientaram pela produo de alimentos para o autoconsumo e abastecimento local, toma-se como indispensvel, porm a partir de um modelo diferenciado de produo no campo, onde assim, os camponeses apostam na agroecologia como matriz tecnolgica e produtiva na busca de soberania e segurana alimentar. Palavras-chave: Agroecologia, Agricultura Familiar Camponesa e Soberania e Segurana Alimentar. Introduo No Brasil h um grande desafio para se alcanar a segurana alimentar, segundo estudo do Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (CONSEA), rgo consultivo ligado Presidncia da Repblica. J que em 2009, 18,7% de domiclios apresentaram insegurana alimentar leve, 6,5% insegurana alimentar moderada e 5,0% insegurana alimentar grave, o que em nmeros esta ltima situao representa 11,2 milhes de pessoas. Vemos estes dados de insegurana alimentar mesmo em um momento de crescimento da produo agrcola nacional, produo esta, que em sua maioria, destina-se exportao, secundarizando o mercado interno, como aponta um relatrio tambm do CONSEA lanado no final de 2010, que avalia desde a Constituio Federal de 1988 at a atualidade a segurana alimentar e nutricional e o direito humano alimentao adequada no Brasil, e que mostra que a rea plantada com grandes monocultivos avanou consideravelmente em relao rea ocupada pelas culturas de menor porte, mais comumente direcionadas ao abastecimento do pas. Dados como estes, demonstram que o crescimento do agronegcio no est condicionado a garantia da soberania e segurana alimentar no Brasil. Por isso, para que haja diminuio destes ndices de insegurana alimentar e tambm para se construir soberania alimentar nacional, se faz necessria outra forma de produo no campo, que priorize atender o consumo alimentar brasileiro atravs de alimentos saudveis. Para tanto, apontamos neste trabalho, a agroecologia enquanto sistema de produo que possa vir a atender estas premissas, a partir da forma caracterstica de produo camponesa, negando assim a lgica apenas mercantil do agronegcio.

Abordando algumas definies Definio de Segurana Alimentar e Nutricional no Brasil A definio de segurana alimentar e nutricional atualmente aceita no Brasil est na Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional (LOSAN), Lei 11.346/2006, em seu Artigo 3, e que levanta que:
A segurana alimentar e nutricional consiste na realizao do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base prticas alimentares promotoras de sade, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econmica e socialmente sustentveis.

Conceito este que no aborda somente o combate a fome ou a qualidade sanitria dos alimentos, diz respeito tambm a inmeras dimenses relacionadas produo, ao acesso, comercializao e ao consumo de alimentos, levando em considerao fatores que influenciam na disponibilidade e qualidade dos alimentos, incluindo tambm os problemas mais recentes como a obesidade. Definio esta, que referenda-se nos marcos da FAO1. Surgimento e significado da definio de Soberania Alimentar A definio de soberania alimentar surge em 1996, a partir de debates da Via Campesina2, no contexto da Cpula Mundial sobre a Alimentao realizada em Roma pela FAO. Onde, basicamente, a soberania alimentar :
o direito dos povos de definir suas prprias polticas e estratgias sustentveis de produo, distribuio e consumo de alimentos que garantam o direito a alimentao para toda a populao com base na pequena e mdia produo, respeitando suas prprias culturas e a diversidade de modos camponeses, pesqueiros e indgenas de produo agropecurio, de comercializao e de gesto dos espaos rurais, nos quais a mulher desempenha um papel fundamental.

Desta maneira, o conceito de soberania alimentar postulado pela Via Campesina, leva em considerao o direito dos povos a alimentos nutritivos e culturalmente adequados, acessveis, produzidos de forma sustentvel e ecolgica, assim como o direito dos camponeses em decidir seu prprio sistema alimentar e produtivo. Com isso protegendo

1 2

Organizao das Naes Unidas especializada em assuntos como agricultura e alimentao.

Articulao internacional de organizaes camponesas de pequenos e mdios agricultores, fundada em 1992, e que rene mais de 100 milhes de camponeses e camponesas em 148 organizaes de 68 pases.

e regulando a produo agrcola domstica e o comrcio, objetivando o desenvolvimento sustentvel e satisfazendo as necessidades dos mercados locais e nacionais. O paradigma da produo de alimentos O Agronegcio empresarial O agronegcio reflexo das polticas de expanso do capital no campo brasileiro, onde as atividades agropecurias e florestais crescentemente so controladas por conglomerados econmicos internacionais, orientados pelo mercado externo para a produo de monocultivos em larga escala regulados e vendidos atravs de trocas comerciais no mercado internacional (as commodities). H nos ltimos anos avanos significativos do agronegcio no Brasil, indicados pelo aumento da produo de gros, que chegou a uma colheita de 149 milhes de toneladas na safra de gros de 2009/2010, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), assim como o crescimento de sua participao no PIB nacional. Mas para o que queremos aqui abordar, Costa e Costa (2007) afirma: que o avano do agronegcio no ocorre de maneira harmnica. Seu desenvolvimento marcado por muitos paradoxos, entre os quais o aumento da insegurana alimentar e da desigualdade social, dos conflitos no campo e da destruio ambiental. O que com os dados do CONSEA, sobre a insegurana alimentar no pas j apresentados aqui, com grande concentrao fundiria - colocando o pas como o segundo com maior concentrao de terras no mundo - e com a liderana no uso de agrotxicos em todo o mundo, comprovamos a insustentabilidade deste modelo de produo no campo que o Brasil adotou. E que no traz uma perspectiva de segurana e soberania alimentar e sim uma crise de alimentos, como aborda (Almeida, 2009):
A chamada crise alimentar aparece, assim, formulada sobre duas contradies principais: (a) oposio entre mercado de commodities e mercado segmentado, expressa pelos conflitos que envolvem grandes empreendimentos monocultores, que buscam usurpar os direitos territoriais de povos e comunidades tradicionais, apossando-se de suas terras; (b) oposio entre a produo de biocombustvel e a produo de alimentos.

O Campesinato e a Agroecologia Partindo do pressuposto levantado por Melo Jnior, Silva e Cruz (2010) em que os camponeses e as camponesas apresentam:
modos prprios de viver e caractersticas histricas tradicionais, que perpassam pela cultura, hbitos e, tambm, pela sua forte relao com a natureza, expressa na produo agrcola, que ressalta os laos de produo social familiar (...), para o autoconsumo, o abastecimento dos mercados locais a base da segurana de seus alimentos e visando a soberania alimentar.

E tomando aqui a agroecologia enquanto forma de produo agrcola que no tem fim em si mesma, ou seja, que no visa apenas a questo econmica atravs da produo, mas que agrega tambm dimenses de natureza cultural, tica, poltica, social e ambiental em toda sua profundidade e extenso, devido esta ser mais que somente prticas resultantes dos saberes agronmicos, ecolgicos e dos conhecimentos acumulado pelos agricultores e comunidades tradicionais ao longo dos tempos. Enxergamos assim, o quo a produo agroecolgica, potencializada pelos camponeses e camponesas, essencial para a garantia do direito dos povos a alimentos disponibilizados com qualidade e sustentabilidade, produzidos a partir de sistemas alimentares e produtivos com diversidade cultural, oriundos da pequena e mdia produo, satisfazendo as necessidades dos mercados locais e nacionais, assim como protegendo e regulando a produo agrcola domstica e o comrcio. Consideraes finais O debate sobre soberania e segurana alimentar, antes de qualquer coisa deve levar em considerao os atores sociais que umbilicalmente pela agricultura esto ligados ao campo protagonizando a produo de alimentos saudveis, assim como a adoo de uma matriz tecnolgica e produtiva diferenciada e que negue a convencional - que transforma produtos agrcolas em commodities regulados pelo mercado externo em detrimento do abastecimento e diversidade de alimentos. Para assim, desta maneira, o campesinato atravs da produo agroecolgica, garantir aos povos alimentos de qualidade, produzidos sem comprometer a natureza e o ser humano, de modo a atender os mercados internos e nacionais. No a toa que o Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA) assume que agricultura familiar camponesa cumpre com uma grande parcela para a segurana e

soberania alimentar, sendo a grande responsvel pela alimentao da populao brasileira, ao garantir cerca de 70% do que consumido no Brasil. Reiterado por Laudemir Muller, Secretrio Nacional de Agricultura Familiar do MDA:
" a agricultura familiar que produz feijo, arroz, leite, verdura, a produo diversificada que consumimos todos os dias. Tem uma importncia muito forte para a segurana alimentar e tambm para a soberania alimentar. a agricultura familiar que preserva as tradies, que tem uma produo diversificada, que mantm a tradio das sementes. Ento, na escolha do que ns comemos, a agricultura familiar o grande bastio dessa diversidade, seja dos povos da floresta, do cerrado, dos grupos de mulheres. (em entrevista a Raquel Jnia da EPSJV/Fiocruz)

Por isso, para o avano da conquista destas premissas, de busca pela soberania e segurana alimentar, deve-se contar tambm com a luta por polticas pblicas que venham cada vez mais fortificar a produo camponesa e a agroecologia, mas, sobretudo da articulao e fortalecimento das organizaes camponesas para a construo de outro projeto de campo brasileiro e mundial. Referncias ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno. Agroestratgias e Desterritorializao: os direitos territoriais e tnicos na mira dos estrategistas dos agronegcios. In: O Plano IIRSA na viso da Sociedade Civil Pan-Amaznica, p. 57-105. CAMPOS, C. S. S. & CAMPOS, R. S. Soberania alimentar como alternativa ao agronegcio no Brasil. Revista Electrnica de Geografa y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, vol. 11, n. 245, ago. 2007. Disponvel em: http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-24568.htm . Acesso em: 10 jan. 2012. CONSEA. Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional. A Segurana Alimentar e Nutricional e o Direito Humano Alimentao Adequada no Brasil Indicadores e monitoramento da Constituio de 1988 aos dias atuais. Disponvel em: http://www4.planalto.gov.br/consea. Acesso em: 08/01/2012. MELO JNIOR, J. G.; SILVA, V. C. S.; CRUZ, D. C. As experincias de produo agroecolgica em Assentamentos de Reforma Agrria no Estado do Par, uma identidade da agricultura camponesa impulsionada pelos Movimentos Sociais. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL, 8, 2010, Porto de

Galinhas. ANAIS DO VIII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL, 2010. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST. Agronegcio no garante segurana alimentar. Disponvel em: http://www.mst.org.br/node/11477. Acesso em 08 janeiro de 2012. Presidncia da Repblica. LEI N 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em: 08/01/2012. Revista Globo Rural. Safra de gros 2009/2010 chega ao recorde de 149 milhes de toneladas. Disponvel em: http://revistagloborural.globo.com. Acesso em: 08/01/2012. SANTOS, F.; TONEZER, C.; RAMBO, A. Agroecologia e agricultura familiar: um caminho para a soberania alimentar? In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAO E SOCIOLOGIA RURAL, 47, 2009, Porto Alegre. ANAIS DO 47 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAO E SOCIOLOGIA RURAL, 2009. Via Campesina. 7 Jornada de Agroecologia. Soberania alimentar: a agroecologia como instrumento de luta e resistncia. In Textos de estudo sobre agricultura: Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade, Colhendo Soberania Popular. Cascavel, julho/2008. 14 p.

You might also like