You are on page 1of 2

Artes Visuais e suas dimenses temporais

Luiz Cludio da Silva Barros Aluno de Ps-graduao SENA Artes Visuais: Cultura & Criao(maio/2012)

Considerando as dimenses temporais apresentadas por GASTALDONI na inteno, na produo e na fruio e a questo levantada, busco refletir a fragmentao de tempo nas obras dos artistas citados, dentro dos movimentos artsticos que esses esto inseridos, agrupando por similaridade as anlises.

Numa viso mais geral, com a sociedade de consumo aps a revoluo industrial e a partir da arte moderna, a arte assume uma posio ambivalente em relao ao tempo, sendo efmera, transitria, aderente a moda e simultaneamente busca ser substancial, onde a obra se destaca dentre tantas para permitir o advento de ser eterna. [1] Nas obras de Gaetano Pescee, Mira Schendel e Robert Smithson percebe-se essa temporalidade, seja pelo consumo direto e modista, pela fragilidade e precariedade na sua composio ou pelo no controle dos efeitos da natureza sobre o trabalho.

Os impressionistas foram influenciados pelo advento da fotografia e pelas descobertas pticas e fsicas, e exploraram movimento, cores e impresses provenientes de um espao e tempo a ser retratado. Monet, por exemplo, pintava uma mesma paisagem ao ar livre em diversos horrios, o que resultava em impresses distintas da mesma cena.

Era o prprio instantneo fotogrfico, s que as duraes da impresso e sua permanncia perceptiva no eram registradas pela cmara, mas pelos tempos indefinidos da existncia psicolgica. Com o passar dos anos, Monet desenvolveu a forma original das sries pictricas verses sobre o mesmo tema visto sob variadas condies de luz e atmosfricas [2]

Se analisarmos as obras de em Le Gray, Monet e Clair sob a tica da inteno, observa-se a busca de captar o momento instantneo, um instante do tempo. Essa busca, na essncia, permite prolongar aquele instante, permitindo ao espectador degust-lo sem pressa. Na obra de Le Gray, essa inteno motivada pela possibilidade primeira de captar fragmentos dos movimentos que antes no podiam ser apreciadas no seu detalhe. Monet, na proposio impressionista, pincela do momento a sensao, a impresso de uma realidade. Clair, fragmenta momentos dspares, encadeando-os e criando uma interpretao surpreendente. Quanto produo, pode-se analisar a relao de tempo no processo de construo da obra e na representao da prpria obra. A preparao dessas obras, considerando desde a concepo formatao de seu trabalho, exige muita dedicao, esforo, maturidade e aprimoramento cultural do artista para expressar sua proposta.

Considerando o trabalho citado de Le Gray, sua produo exigia um tempo prolongado de produo devido s dificuldades tecnolgicas da poca, para que a sua obra representasse um instante do tempo, isolando o antes e depois. Essa mesma considerao pode ser feita para as obras de Monet. Em Mira Schendel, as obras exigem um longo tempo de preparao para que ela possa sintetizar momentos, apesar de ser breve e transitria. A produo de Gaetano Pescee resultante de um processo de produo em srie, baseado em projeto de pesquisas de design, matrias e de mercado. Sua obra permite a completa interao do espectador, embora tenha uma temporalidade ditada pelo consumo.[3] A obra de Clair combina momentos, mesmo que desprovida de estrutura lgica, criando uma nova impresso da realidade.

Na fruio do espectador e/ou participador as obras, em sua maioria, permite dilatar o tempo, seja no momento da fruio ou na reflexo posterior. Nas obras como de Le Gray, Robert Smithson, Monet, ricas em detalhes, a apreciao exige tempo, com diferentes duraes para cada espectador ou participador. Quanto reprodutibilidade da fruio,v-se contrastes quando se comparar as obras de Ren Clair, passvel de ser vista e revista e de Mira Schendel, em sua brevidade, que no permite ser apresentada da mesma forma novamente. Em todas as obras, as reflexes e sensaes que essas causamos diferentes espectadores podem variar de poucos segundo at uma vida inteira.

Como pode-se fazer diversos cortes e eixos de anlise da varivel tempo na inteno, produo e fruio de obras de artes visuais, busquei dar nfase no que era mais significativo para demosntrar essa relao.
[1] CAUQUELIN, Anne. Arte contempornea uma introduo .So Paulo.Martins.2005 (p.27) [2] _____SENAC. Curso de Especializao em Artes Visuais: cultura e criao.Modulo1, 1 CD. [3] GUEDES, ngelo D.G. Refelexes sobre o estmulo da fotografia na ruptura do modelo de representao do exterior ps-arte moderna. Revista Trama Interdisciplinar Disponvel em http://www3.mackenzie.com.br/editora/index.php/tint/article/view/3979/3165. Acesso em: 10/05/2012

You might also like