You are on page 1of 3

Justificativa

Este dilogo jurdico assenta-se numa questo j posta: a possibilidade de aproximar o Direito dos debates no s entre seus pares acadmicos, mas tambm como um acontecimento contnuo na sociedade de forma geral. Por isso tambm o projeto: Dilogos Jurdicos: O novo CPC reconhece que o processo no constitui, apenas como mera relao de sujeitos abstratos, mas um verdadeiro sistema interacional de que participam sujeitos concretos. Assim, exige o projeto do novo CPC um maior comprometimento dos rgos jurisdicionais em materializar esta aspirao, no sentido de compreender a realidade do cidado, que participa do processo, bem como, de fazerse entender nesse contexto. Assim, o projeto do novo CPC exige que as decises judiciais tenham fundamento diferenciado, havendo uma grande preocupao com a estabilidade da jurisprudncia. As decises judiciais fundadas em princpios, por exemplo, exigem do magistrado a demonstrao de todo o caminho percorrido, desde o reconhecimento da existncia do princpio, at a sua efetiva aplicabilidade ao caso concreto. Espera-se, portanto com o Colquio, proporcionar o debate, fomentar anlises significativas, por parte dos estudantes, dos profissionais e do cidado, considerado comum, ator principal da tentativa de dilogo que ora procura-se estabelecer priorizando sempre os princpios da segurana jurdica, confiana e isonomia.

Realizao:
III Semestre de Direito V Semestre de Direito

Agradecimentos: Agradecimentos: Diretoria do Campus XV Ao Colegiado de Direito

Coordenao Geral do Evento

Prof. Dr. Pedro da Silva Arajo Jr.


Coordenao da mesa
Profa.Ms. Carla de Profa.Ms. Quadros

Universidade do Estado da Bahia

Palestrante

Dr. Srgio Barradas Carneiro*


Deputado Federal (PT-BA)

**O parlamentar baiano esteve no Legislativo Federal


na condio de suplente. Foi o relator geral da comisso especial que analisa o novo Cdigo de Processo Civil. Para falar sobre o novo cdigo, seu processo de debates e tramitao e, principalmente, ouvir sugestes, esteve nas capitais de Alagoas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraba, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Cear, Paran, Mato Grosso, Amazonas, So Paulo e Rio Grande do Sul, s vezes, mais de uma vez. Participou de vrias atividades como conferncias estaduais, foi conferencista em congressos, seminrios e encontros por todo Brasil. A comisso est sendo presidida e conduzida atualmente pelo deputado federal Fbio Trad (PMDB/MS).

OBJETIVOS
Proporcionar dilogos em torno do projeto do novo Cdigo do Processo Civil (CPC). Formar grupos de estudos temticos. Formar fruns permanentes de discusso no espao acadmico. Estabelecer dilogo entre os estudantes de Direito e a comunidade.

O mais precioso trao do novo CPC, contudo, o esprito democrtico que o orientou.

Bruno Dantas, conselheiro do CNJ

5 Momento: Encerramento: 8. Incidente de resoluo de demandas repetitivas. Letcia Andrade 9. A Conciliao Sob a gide do Novo Cdigo de Processo Civil. Rodrigo Silveira Almeida 10. A unificao de jurisprudncias, um caminho para a reduo de recursos. Natan Carvalho Jr. 11. Reforma do Cdigo de Processo Civil: uniformizao e estabilidade da Jurisprudncia como meios de assegurar os valores constitucionais. Nelenilton de Sousa Filho 12. Incidente de resoluo de demandas repetitivas como fonte formal do direito". Ccero Tiago dos Santos 13. Os poderes atribudos ao juiz de primeira instncia no projeto do novo Cdigo de Processo Civil. Vera Lcia Souza Arajo Maia 14. Mediao e Conciliao como facilitadoras do acesso a Justia no Novo Cdigo de Processo Civil Brasileiro. Victor Humberto 15. O Julgamento prima facie no Novo Cdigo de Processo Civil. Simone Cristina Rosrio 16. Supresso do processo cautelar e o surgimento das tutelas de urgncia e evidncia.

Valena Bahia
Maro 2012

Data: 26 de maro de 2012


Auditrio da Uneb Campus XV 18:50h CREDENCIAMENTO 19:00h - Acolhida 19:10h Composio da Mesa (Carla de Quadros) 1 Momento: Entrega da Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil OAB para discentes egressos da Uneb Campus XV Valena/BA 2 Momento: Pronunciamento do Dr. Srgio Barradas Carneiro/ Deputado Federal PT/BA. Ex-relator geral da comisso especial do novo CPC na Cmara. 3 Momento: Apresentao dos artigos elaborados pelos discentes do III semestre (Processo Civil I) e discentes do V semestre (Processo Civil II). 4 Momento: Consideraes finais e perguntas.

Temas dos artigos


1. Mediao e conciliao como instrumentos para o descongestionamento do Poder Judicirio. Alana Matos 2. A insero do instituto do Amicus Curiae no projeto do Novo Cdigo de Processo Civil. Victor Marcus Silva Santos 3. A Reforma do Cdigo de Processo Civil A Adoo da Teoria da Distribuio Dinmica da Prova. Elvislande Barreto 4. A Modernizao Tecnolgica do Judicirio e as Tendncias trazidas pelo Novo CPC. Ricardo Santos Barreto 5. A Reforma do Cdigo de Processo Civil: A supresso dos embargos infringentes. Matheus Souza Farias 6. Uniformizao e estabilidade da Jurisprudncia luz do Novo Cdigo de Processo Civil. Leonardo Oliveira Hage 7. A Supresso do Agravo Retido Face ao Novo Cdigo de Processo Civil. Luciana dos Santos Guerra

Samantha Castro 17. O que muda na questo recursal com o Novo Cdigo de Processo Civil. Rita de Cssia Costa

You might also like