You are on page 1of 15

www.sendoedifficado.

com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


por JC Ryle "Agora estes trs permanecem:. F, esperana e amor, mas o maior destes o amor" (1 Corntios 13:13). AMOR justamente chamada "Rainha das graas crists." "O objetivo deste comando", diz Paulo, " amor" (1 Timteo 1:5). uma graa que todas as pessoas professam admirar. Parece uma coisa simples, prtica e que todos podem entender. No um "desses pontos problemticos doutrinrios" sobre quais os cristos discordam. Milhares, eu suspeito, no teriam vergonha de dizer que eles no sabem nada sobre a justificao ou regenerao, ou sobre a obra de Cristo, ou do Esprito Santo. Mas ningum, creio eu, poderia dizer que no sabe nada sobre o amor! Se os homens no possuem mais nada na religio, eles sempre se gabam de que possuem "amor". Algumas idias simples sobre o amor so muito teis. H noes falsas sobre o amor que precisam ser dissipadas. H erros sobre o assunto que precisam ser corrigidas. Na minha admirao pelo amor eu no me rendo a nenhum deles. Mas eu sou ousado dizer que em muitas mentes este assunto parece completamente mal interpretado. I. Primeiro, Deixe-me mostrar, "o lugar que a Bblia d ao amor."

II. Em segundo lugar, deixe-me mostrar "o que o amor da Bblia realmente ." III. Em terceiro lugar, deixe-me mostrar, "de onde o verdadeiro amor vem." IV. Por ltimo, deixe-me mostrar, "porque o amor a maior das graas." Peo a ateno sincera dos meus leitores para o assunto. O desejo do meu corao e a orao a Deus que o crescimento do amor possa ser promovido neste mundo retirando todo sobrecarga do pecado. Em nada se a condio cada do homem mostrar-se to forte como na escassez de amor cristo. H pouca f na terra, pouca esperana, pouco conhecimento das coisas divinas. Mas nada, afinal, to escasso quanto o verdadeiro amor.

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


I. Deixe-me mostrar "o lugar que a Bblia d ao amor." Comeo com este ponto, a fim de estabelecer a imensa importncia prtica do meu assunto. No me esqueo que h muitos cristos nos dias de hoje, que quase se recusam a olhar para alguma coisa prtica no cristianismo. Com eles no se pode falar de nada, se no de duas ou trs de suas doutrinas favoritas. Agora eu quero lembrar aos meus leitores que a Bblia contm muito sobre a prtica, bem como sobre a doutrina, e que uma coisa a que atribui grande peso o "amor". Viro-me para o Novo Testamento, e peo que os homens observem o que ali dito sobre o amor. Para todas as perguntas religiosas, no h nada como deixar a Bblia falar por si. No h maneira mais segura de descobrir a verdade do que a velha maneira de transformar os textos bblicos simples. Textos so armas que o nosso Senhor usou, tanto para responder a satans, e para discutir com os judeus. As escrituras so como guias que nunca devem ser envergonhados para se referir a ns nos dias de hoje. O que diz a Escritura? O que est escrito? Como voc leu? Ouamos o que Paulo diz aos Corntios: "Ainda que eu fale as lnguas dos homens e dos anjos, se no tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistrios e todo o conhecimento, e tenha uma f capaz de mover montanhas, mas no tiver amor, nada serei. Ainda que eu d aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas no tiver amor, nada disso me valer." (1 Corntios 13:1 3). Ouamos o que Paulo diz aos Colossenses: "Acima de tudo, porm, revistam-se do amor, que o elo perfeito." (Colossenses 3:14).

Ouamos o que Paulo diz a Timteo: "O objetivo desta instruo o amor que procede de um corao puro, de uma boa conscincia e de uma f sincera." (1 Timteo 1:5). Vamos ouvir o que Pedro diz: "Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitssimos pecados." (1 Pedro 4:8).

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


Vamos ouvir o que nosso Senhor Jesus Cristo mesmo diz sobre o amor, "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocs devem amar-se uns aos outros. Com isso todos sabero que vocs so meus discpulos, se vocs se amarem uns aos outros."(Joo 13:34 35). Acima de tudo, vamos ler tambm o que diz nosso Senhor sobre o juzo final, e a marca que a falta de amor que ir condenar milhes de pessoas, "Ento ele dir aos que estiverem sua esquerda: Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos. Pois eu tive fome, e vocs no me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber, fui estrangeiro, e vocs no me acolheram; necessitei de roupas, e vocs no me vestiram; estive enfermo e preso, e vocs no me visitaram." (Mateus 25:41-42-43). Ouamos o que Paulo diz aos Romanos: "No devam nada a ningum, a no ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu prximo tem cumprido a lei." (Romanos 13:8). Ouamos o que Paulo diz aos Efsios: "Vivam em amor, como tambm Cristo nos amou e se entregou por ns como oferta e sacrifcio de aroma agradvel a Deus." (Efsios 5:2). Vamos ouvir o que Joo diz: ".. Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor de Deus; e todo o que ama nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que no ama no conhece a Deus; porque Deus amor." ( 1 Joo 4:7- 8). No vou fazer nenhum comentrio sobre esses textos. Eu acho que melhor coloc-los diante dos meus leitores em sua simplicidade nua, e deix-los falar por si mesmos. Se algum est disposto a pensar sobre o tema deste trabalho, sem uma questo de insignificncia, s vou pedir-lhe para olhar para estes textos, e repensar sobre o que dizem. E que voc no tente derrubar o "amor" a partir do alto e santo lugar que ocupa na Bblia, e trat-lo como uma questo de importncia secundria, e que voc possa liquidar a sua conta com a Palavra de Deus. Eu certamente no devo perder tempo em discutir sobre isso. Para minha prpria mente a evidncia destes textos parece clara, simples e incontestvel. Eles mostram a imensa importncia do amor como uma das "coisas que acompanham a salvao." Eles provam que ele tem o direito de exigir a sria ateno de todos que se dizem cristos, e que aqueles que desprezam o assunto so apenas expor a sua prpria ignorncia das Escrituras. II. Deixe-me mostrar em segundo lugar, "o que o amor da Bblia realmente ." Eu acho que de grande importncia ter uma viso clara sobre este ponto. precisamente aqui que os erros sobre o amor comeam. Milhares se iludem com a idia de que eles tm "amor", quando no o fazem devido a partir de uma ignorncia das Escrituras. Francamente, seu amor no o amor descrito na Bblia.

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


(A) O amor da Bblia no consiste em dar aos pobres. uma iluso comum supor que ele faz. No entanto, Paulo nos diz claramente que um homem pode "dar tudo o que possui para os pobres" (1 Corntios 13:3), e no ter amor. Que um homem amoroso "se lembrar dos pobres", no pode se esquecer dessa questo. (Glatas 6:10) que ele vai fazer tudo o que puder para ajud-los, alivia-los e aliviar seus fardos, no podendo negar isso nem por um momento. Tudo o que eu digo que isso no significa "amor". fcil gastar uma fortuna em doaes de dinheiro, sopa e po, cobertores, vesturio, e ainda ser totalmente destitudo do amor da Bblia. (B) O amor da Bblia no consiste nunca em desaprovar a conduta de algum. Aqui outra iluso muito comum! Milhares se orgulham de nunca condenar os outros, ou dizer que eles esto errados, ou o que eles podem fazer. Eles convertem o preceito de nosso Senhor: "No julgar", em uma desculpa para no ter parecer desfavorvel vindo de ningum. Eles pervertem Sua proibio de juzos temerrios e censura em uma proibio de todo tipo de julgamento. Seu vizinho pode ser um bbado, um mentiroso, um homem violento. No importa! "No amor", eles dizem, "para declara-lo, errado." Est a acreditar que ele tem um bom corao no fundo! Essa idia de amor , infelizmente, muito comum. cheia de malcia. Para lanar um vu sobre o pecado, e se recusar a chamar as coisas pelos seus nomes corretos, e falar do "corao" que se bom, quando a "vida" so completamente errados para fechar os olhos contra a maldade, e desculpar a sua imoralidade este no o amor da Escritura. (C) O amor da Bblia no consiste nunca desaprovar as opinies religiosas de algum. Aqui outra iluso muito sria e crescente. H muitos que se orgulham de nunca pronunciar outros enganos, o que eles veem, eles podem realizar. Seu vizinho, por exemplo, pode ser um catlico romano, ou um mrmon. Mas o "amor" de muitos, diz que voc no tem direito de pensar que ele estava errado! Se ele sincero, "sem amor" pensando desfavoravelmente de sua condio espiritual! Ele precisa agir sim mas pelo amor! A este ritmo os apstolos estavam errados em sair para pregar aos gentios! A este ritmo no h nenhum uso em misses! A este ritmo melhor fechar nossas Bblias, e calar as nossas igrejas! Todo mundo est certo, e ningum est errado! Todo mundo est indo para o cu, e ningum vai para o inferno! Tal amor uma monstruosa caricatura. Dizer que todos so igualmente certos em suas opinies, embora as suas opinies frontalmente contradizem uns aos outros. Dizer que todos esto igualmente sendo guiados em seu caminho para o cu, embora seus sentimentos doutrinrios so como opostos, como preto no branco este direito no o amor da Escritura. Amor como este derrama desprezo sobre a Bblia, e fala como se Deus no tivesse dado como um teste escrito da verdade.

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


Amor como este confunde todas as nossas noes de cu e acaba nos enchendo com uma turba discordante e desarmnica. O verdadeiro amor no acha que todo mundo est certo em suas doutrinas. Clame pelo amor verdadeiro "no creiais a todo esprito, mas examinai os espritos para ver se eles so de Deus, porque muitos falsos profetas tm sado pelo mundo." "Se algum vem ter convosco e no traz esta doutrina, no lev-lo em sua casa ou receb-lo" (2 Jo 1:10). Deixo o lado negativo da questo aqui. J trabalhamos em cima dele durante algum tempo por causa dos dias em que vivemos e as noes estranhas que abundam. Passemos agora para o lado positivo. Tendo mostrado que o amor no , deixe-me agora mostrar o que . O amor o que o "amor" ! O que Paulo coloca em primeiro lugar entre as frutos trazidos no corao de um crente. "O fruto do Esprito amor" (Glatas 5:22). O amor a Deus, como Ado tinha antes da queda, o seu primeiro longa. Aquele que tem amor, deseja amar a Deus com o corao, alma e mente, e fora. O amor aos homens o seu segundo longa. Aquele que tem amor, deseja amar seu prximo como a si mesmo.Este realmente esse ponto de vista em que a palavra "amor" na Escritura mais especialmente considerada. Quando eu falo de um crente tendo "amor" em seu corao, quero dizer que ele tem amor a Deus e homem. Quando eu falo de um crente tendo "amor" Quero dizer mais particularmente que ser tem amor ao homem. O amor da Bblia se evidenciar nas aes de um crente. Isso far com que ele esteja pronto para fazer atos gentis para todos ao seu alcance, tanto para seus corpos e suas almas. No ir deixar que ele se contente com palavras suaves e desejos gentis. Ele se tornar diligente em fazer tudo o que est ao seu alcance para diminuir a dor e aumentar a felicidade dos outros. Tal como o seu Mestre, ele vai se importar mais para ministrar que para ser ministrado, e no vai procurar nada em troca. Como grande apstolo do seu Mestre, ele ser muito far isso de muito bom agrado, "gastar e ser gasto" para os outros, mesmo que sua recompensa seja dio, e no o amor. O verdadeiro amor no quer recompensas. Seu trabalho sua recompensa. O amor da Bblia se evidenciar em sua "prontido para suportar" um crente mal, bem como para fazer o bem. Isso far com que ele seja paciente sob provocao, perdoador quando ferido, manso quando injustamente atacado, quieto quando caluniado. Isso far com que ele suporte bem, apresente-se muitas vezes e olhe muitas vezes para determinada situao, apresentando-se frequentemente e negando a si mesmo muitas vezes, tudo em prol da paz. Isso far com que ele controle seu temperamento, e verifique sua lngua. O verdadeiro amor no est sempre perguntando: "Quais so meus direitos? Estou sendo www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


tratado como eu mereo?" mas sim: "Como posso eu de uma forma melhor promover a paz? Como posso fazer o que mais edificante para os outros?" O amor da Bblia se evidenciar no "esprito geral e comportamento" de um crente. Isso far com que este seja um tipo altrusta, de boa ndole, bom temperamento, e atencioso com os outros. Este amor torna-o delicado, amigvel e corts, em todas as relaes cotidianas da vida privada, pensativo para o conforto dos outros. Quando falo sobre sentimentos quero dizer que ele esta mais ansioso e tem maior prazer em dar do que receber. O verdadeiro amor nunca inveja os outros quando eles prosperam, nem se alegra nas calamidades dos outros quando eles esto em apuros. Em todas as vezes que ele vai acreditar na esperana, e tentar colocar-se de bom uso suas aes para com os outros. E mesmo na pior das hipteses, ele vai estar cheio de piedade, misericrdia e compaixo. Gostaramos de saber onde o verdadeiro padro de amor como esse pode ser encontrado? Temos apenas de olhar para a vida de nosso Senhor Jesus Cristo, como descrito nos Evangelhos, e vamos ver perfeitamente exemplificado. O amor irradiado em tudo que Ele fez. Sua vida diria era um incessante "vai" fazer o bem. O amor irradiado em toda a maneira dEle. Ele foi continuamente odiado, perseguido, caluniado, mal interpretado. Mas Ele pacientemente suportou tudo. Nunca nenhuma palavra de raiva saiu de Seus lbios. Nem o mau humor apareceu em seu comportamento. "Sendo injuriado, no injuriava, e quando padecia no ameaava, mas entregava-se quele que julga justamente." (1 Pedro 2:23). O amor irradiado em todo o Seu esprito e comportamento. A lei da bondade estava sempre em seus lbios. Entre os discpulos fracos e ignorantes, entre peticionrios doentes e tristes, entre os que precisavam de ajuda e alvio, Ele se reunia com pecadores, se assentava com os fariseus e saduceus, Ele sempre foi um, e sempre teve o mesmo tipo de pacincia para com todos. E, no entanto, deixe-me lembra-lo que o nosso abenoado Mestre nunca lisonjeou nenhum pecador, nem foi conivente com o pecado. Ele nunca hesitou em expor a maldade em suas verdadeiras cores, ou de repreender quem iria unir a Ele. Ele nunca hesitou em denunciar a falsa doutrina e por quem ela estava sendo realizada, ou para exibir a prtica falsa em suas verdadeiras cores e o fim certo de que ela atendia. Ele chamou as coisas pelos seus nomes corretos. Ele falou to livremente do inferno e do fogo que no se apaga, como do cu e do reino da glria. Ele deixou registrado uma prova eterna de que o amor perfeito no nos obriga a aprovar a vida de todos ou todas as opinies, e que perfeitamente possvel condenar a falsa doutrina e a prtica perversa, e ainda assim estar cheio de amor, ao mesmo tempo.

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


Eu j defini para meus leitores a verdadeira natureza do amor bblico. Eu dei uma conta ligeira e muito breve do que no , e o que . Eu no posso passar sem sugerir dois pensamentos prticos, o que me pressiona em meu corao e minha mente com a fora e peso, e espero poder pressionar o corao dos outros. Voc j ouviu falar de amor. Pense, por um momento, como deploravelmente pouco amor h sobre a terra! Como notvel a ausncia do verdadeiro amor entre os cristos! Eu no falo dos gentios, falo agora dos cristos. O temperamento irritado, Que paixes, que o egosmo, o que lnguas amargas, encontram-se em famlias privadas! Que lutas, que briga, que maldade, que vingana, e a inveja que h entre vizinhos e membros de igreja! Que cimes e contendas entre aqueles de doutrinas diferentes! "Onde est o amor?" bem podemos perguntar: "Onde est o amor? Onde est a mente de Cristo?" Quando olhamos para o esprito que reina no mundo. No admira que a causa de Cristo fica parada, e abunda o pecado, quando os coraes dos homens sabem to pouco de amor! Certamente, podemos perguntar se: "Quando o Filho do Homem vier, encontrar o amor na terra?" Pense, por outro lado, como o mundo seria mais feliz se houvesse mais amor. a falta de amor que faz com que essa misria reine sobre a terra. As doenas e a morte, a pobreza no so responsveis por mais da metade das dores. O restante vem de mau humor, a natureza doentia, contendas, brigas, aes judiciais, malcia, inveja, vingana, fraudes, violncia, guerras, e assim por diante. Seria um grande passo dado para duplicar a felicidade da humanidade, e reduzir pela metade os seus sofrimentos, se todos os homens e mulheres fossem cheios do amor descrito nas Escrituras. III. Deixe-me mostrar, em terceiro lugar, "de onde o amor da Bblia vem." O amor, como eu descrevi, certamente no natural ao homem. Naturalmente, estamos todos mais ou menos egostas, invejosos, mal humorados, rancorosos e cruis. Temos apenas de observar as crianas, quando deixadas a si mesmas, para ver a prova disso. Deixe meninos e meninas crescerem sem a formao adequada e a educao, e voc no vai ver um deles possuindo o amor cristo. Veja como alguns deles pensam primeiro em si mesmos, e seu prprio conforto e vantagens! Veja como os outros esto cheios de orgulho, paixo e mau gnio! Como podemos explicar isso? H apenas uma resposta. O corao natural no sabe nada de verdadeiro amor. O amor da Bblia nunca ser encontrado, exceto em um corao preparado pelo Esprito Santo. uma planta frgil, e nunca vai crescer, exceto em um solo. Voc

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


no pode tambm esperar colher uvas em espinheiros, ou figos em cardos, como pode querer colher amor quando o corao no correto. O corao em que o amor cresce um corao mudado, renovado e transformado pelo Esprito Santo. A imagem e semelhana de Deus, que Ado perdeu na queda, foi restaurada a ele, porm frgil e imperfeita a restaurao pode aparecer. Trata-se de "participar da natureza divina" pela unio com Cristo e filiao de Deus, uma das primeiras caractersticas do que a natureza do amor. (2 Pedro 1:4) Tal corao est profundamente convencido contra o pecado, ele o odeia, e foge dele, luta contra ele de dia para dia. E um dos elementos principais do pecado que ele trabalha diariamente para vencer, egosta e tem a falta de amor. Tal corao est profundamente consciente de sua dvida poderosa ao nosso Senhor Jesus Cristo. Ele sente continuamente que ele tem para com aquEle que morreu por ns na cruz, e por tudo. Seu conforto presente, esperana e paz. Como que voc pode manifestar a sua gratido? O que voc pode fazer para tornar-se grato para com o seu Redentor? Se voc no pode fazer mais nada, voc pode se esforar para ser como Ele, e andar em Seus passos, e, como Ele foi, voc pode buscar ser cheio de amor. O fato de que, "Deus derramou seu amor em nossos coraes pelo Esprito Santo" a melhor fonte de amor cristo. O amor vai produzir amor. Peo aos meus leitores uma ateno especial a este ponto. de grande importncia nos dias de hoje. H muitos que professam admirar o amor, enquanto eles no se preocupam em nada com o cristianismo vital. Eles gostam de alguns dos frutos e resultados do Evangelho, mas no da raiz da qual estes frutos podem crescer, ou as doutrinas com as quais eles esto inseparavelmente ligadas. Centenas de pessoas louvam o amor que odeiam a ser contado da corrupo do homem, do sangue de Cristo, e da obra interior do Esprito Santo. Muitos pais gostariam que seus filhos crescessem altrustas e sendo pessoas de bom temperamento, e no ficariam satisfeitos se vissem algum pressionado seus filhos a necessidade de converso, arrependimento e f. Agora eu desejo protestar contra esta noo, que voc pode ter os frutos do Cristianismo sem as razes que voc pode produzir disposies crists sem ensinar doutrinas crists, que voc pode ter o amor que vai usar e suportar sem graa no corao.

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


Concordo, mais livremente, que de vez em quando se v uma pessoa que parece muito carinhosa e amvel, sem qualquer religio doutrinria distintiva. Mas esses casos so to raros e notvel, que, como excees, eles s provam a verdade da regra geral. E, muitas vezes, muitas vezes, pode ser temido, nesses casos, o amor aparente apenas externo, um em particular falha completamente. Acredito firmemente que, como regra geral, voc no vai encontrar o amor, como a Bblia descreve, exceto no solo de um corao completamente dotado do ensino bblico. Prtica Santa no vai prosperar sem a s doutrina. O que Deus uniu, intil esperar ser separado e em pedaos. A iluso que eu estou tentando combater levado adiante com um decreto mais maldoso pela grande maioria das novelas, romances e contos de fico. Quem no sabe que os heris e heronas destas obras so constantemente descritos como padres de perfeio? Eles esto sempre fazendo a coisa certa, dizendo a coisa certa, e mostrando a disposio certa! Eles so sempre gentil e amvel, altrusta e cheios de perdo! E ainda assim voc nunca ouve uma palavra sobre a sua religio! Em suma, a julgar pela generalidade das obras de fico, possvel ter uma excelente religio prtica sem doutrina, os frutos do Esprito, sem a graa do Esprito, e a mente de Cristo sem a unio com Cristo!

Aqui, em suma, o grande perigo de ver a maioria das novelas, romances e obras de fico. O maior deles do uma viso falsa ou incorreta da natureza humana. Eles pintam seus homens e mulheres, como modelo que deveria ser, e no como elas realmente so. Os leitores de tais escritos tem suas mentes cheias de concepes erradas sobre o que o mundo . Suas idias sobre a humanidade tornam-o em um visionrio irreal. Eles esto constantemente procura de homens e mulheres, e como eles nunca encontra-os, e esperam que eles nunca sejam encontrados.

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


Deixe-me suplicar meus leitores, uma vez por todas, para tirar suas idias da natureza humana a partir da Bblia, e no de novelas. Acomode-o em sua mente, que no pode haver amor verdadeiro sem um corao renovado pela graa. Um certo grau de gentileza, cortesia, amabilidade, bondade, sem dvida, pode ser visto em muitos que no tm religio vital. Mas a planta gloriosa do amor bblico, em toda sua plenitude e perfeio, nunca ser encontrada sem a unio com Cristo e a obra do Esprito Santo. Ensine isso aos seus filhos, se tiver algum. Mantenha-os nessa escola, se voc estiver convivendo com eles. Levante o amor. Faa muito do amor. No deixe de dar o lugar devido para exaltar a graa da bondade, o amor, a boa natureza, o altrusmo, o bom temperamento. Mas nunca, nunca esquea que h apenas uma escola em que estas coisas podem ser bem aprendidas, e que a escola de Cristo. O amor verdadeiro vem de cima para baixo. O amor verdadeiro o fruto do Esprito. O que quer ter ele deve se assentar aos ps de Cristo e aprender dEle. IV. Deixe-me mostrar, finalmente, "porque o amor chamado de a maior das graas." As palavras de Paulo, sobre este assunto, so distintas e inconfundveis. Ele acaba seu maravilhoso captulo sobre o amor da seguinte maneira: "Ora, destes trs permanecem: F, esperana e amor, mas o maior destes o amor." (1 Corntios 13:13). Esta expresso muito notvel. De todos os escritores do Novo Testamento, nenhum, certamente, exalta a "f" to como altamente como Paulo. As Epstolas aos Romanos e aos Glatas abundam em sentenas mostrando sua grande importncia. Por que o pecador que se apodera de Cristo e salvo. Atravs dele somos justificados e temos paz com Deus. No entanto, aqui o mesmo Paulo fala de algo que ainda maior do que f. Ele coloca diante de ns os trs principais graas crists, e pronuncia o seguinte julgamento sobre eles: "O maior o amor." A sentena do escritor exige ateno especial. O que devemos entender quando ouvimos falar que o amor maior do que a f e a esperana? Ns no vamos supor por um momento, que o amor pode expiar os nossos pecados, ou fazer as pazes com Deus. Nada pode fazer isso por ns, mas o sangue de Cristo, e nada pode nos dar uma participao no sangue de Cristo, se no pela f. ignorncia bblica no saber disso. O escritrio da justificao e unio da alma a Cristo pertence f. Nosso amor, e todas as nossas outras www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


graas, so todos mais ou menos imperfeitas, e no poderia suportar a severidade do juzo de Deus. Quando tivermos feito tudo, ns somos "servos inteis." No devemos supor que o amor pode existir independentemente da f. Paulo no tinha a inteno de criar uma graa em rivalidade para a outra. Ele no quis dizer que um homem pode ter f, outro esperana, e um outro amor, e que o melhor deles foi o homem que teve o amor. As trs graas esto inseparavelmente unidas. Onde h f, sempre haver o amor, e onde h amor, haver f. Sol e luz, fogo e gelo, calor e frio, no esto mais intimamente unidos do que f e amor. As razes por que o amor chamado de o maior das trs graas, parece-me pura e simples. Deixe-me mostrar o que so. (A) O amor chamado de a maior das graas, porque aquela em que h "alguma semelhana entre o crente e Deus." Deus no tem necessidade da f. Ele no dependente de ningum. No h ningum superior a Ele em quem Ele deve confiar. Deus no tem necessidade de esperana. Para Ele todas as coisas so certas, seja no passado, presente ou futuro. Mas "Deus amor" e quanto mais amor o seu povo tem, mais parecido sero para com seu Pai no cu. (B) O amor, por outro lado, chamado de o maior das graas porque " mais til para os outros." F e esperana, sem dvida, embora preciosos, tm referncia especial para benefcio privado de um crente individual. A f une a alma a Cristo, traz paz com Deus, e abre o caminho para o cu. Esperana enche a alma com a expectativa alegre das coisas futuras, e, em meio aos desnimos muitas das coisas visveis, conforta com vises das coisas invisveis. Mas o amor preeminentemente a graa que faz um homem til. a primavera das boas obras e gentilezas. a raiz das misses, das escolas e dos hospitais. Apstolos do amor feitos para gastar e serem gastos pelas almas. O amor levanta obreiros para Cristo e os mantm trabalhando. O amor suaviza brigas, para as contendas, e, nesse sentido, "cobre uma multido de pecados" (1 Pedro 4:8). Amor adorna o Cristianismo e recomenda-o ao mundo. Um homem pode ter f real, e senti-la, e ainda a sua f pode ser

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


invisvel aos outros. Mas o amor de um homem no pode ser escondido.

(C) O amor, em ltimo lugar, a maior das graas, porque aquele que "dura mais tempo." Na verdade, ele nunca vai morrer. F um dia ser engolida vista de todos, e a espera uma certeza. Seu escritrio ser intil na manh da ressurreio, e como almanaques antigos, eles vo ser postos de lado. Mas o amor vai viver atravs dos sculos sem fim na eternidade. O cu ser a casa do amor. Os habitantes do cu vai estar cheios de amor. Um sentimento comum estar no corao de todos os seus habitantes, e que ser o amor. Eu deixo esta parte do meu assunto aqui e passar a uma concluso. Em cada um dos trs pontos de comparao que acabo de nomear, entre o amor e as outras graas, seria fcil de ampliar. Mas o tempo e o espao, tanto me probem de faz-lo. Se eu j disse o suficiente para proteger homens contra os erros sobre o significado direito da "grandeza" do amor, estou contente. Amor, que seja sempre lembrado, no pode se justificar e encobrir os nossos pecados. No nem Cristo, nem a f. Mas o amor que faz-nos um pouco como Deus. O amor de uso poderoso para o mundo. O amor vai viver e florescer quando o trabalho feito pela f. Certamente, nestes pontos de vista, o amor bem merece a coroa. (1) E agora deixe-me perguntar a cada um em cujas mos este trabalho pode vir uma pergunta simples. Deixe-me pressionar para que seu corao e sua conscincia pense sobre o assunto deste artigo. Voc sabe alguma coisa da graa de que tenho falado? Voc ama? A linguagem forte do Apstolo Paulo certamente deve convence-lo que o inqurito no aquele que deve ser levemente posto de lado. A graa sem a qual este santo homem poderia dizer, "eu no sou nada", a graa que o Senhor Jesus diz expressamente a grande marca de ser Seu discpulo, uma graa, pois isso exige a sria considerao de cada um que a srio sobre a salvao de sua alma. Deve coloc-lo pensando: "Como isso me afeta? Eu tenho esse amor?"

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


Voc tem algum conhecimento, pode ser, de religio. Voc sabe a diferena entre a doutrina verdadeira e falsa. Voc pode, talvez, at mesmo citar textos e defender as opinies que voc espera. Mas, lembre-se do conhecimento que estril de resultados prticos na vida e temperamento uma posse intil. As palavras do apstolo so muito claras: "e conhecesse todos os mistrios e toda a cincia, e no tivesse amor, nada seria." (1 Corntios 13:3). Voc acha que tem f? Talvez!? Voc confia que voc um dos eleitos de Deus, e descansa na medida em que o tempo passa. Mas com certeza voc deve lembrar que h f nos demnios, que totalmente intil, e que a f dos eleitos de Deus uma "f que se expressa atravs do amor." Foi quando Paulo lembrou-se do "amor" dos tessalonicenses, bem como a sua f e esperana, que ele disse: "Conhecendo, irmos, amados de Deus, a vossa eleio." (1 Tessalonicenses 1:4). Olhe para sua vida diria, tanto em casa como fora, e considere o lugar do amor da Escritura tem nela. Qual o seu temperamento? Quais so as suas maneiras de se comportar para com todos sua volta em sua prpria famlia? Qual a sua maneira de falar, especialmente em pocas de irritao e provocao? Onde est a sua boa natureza, sua cortesia, sua pacincia, sua mansido, sua gentileza, sua tolerncia? Onde esto suas aes prticas do amor em seu trato com os outros? O que voc sabe da mente dAquele que "andou fazendo o bem" que amava a todos, embora especialmente os Seus discpulos, que voltou do bem para o mal, e bondade para o dio, e tinha um corao grande o suficiente para sentir a todos? O que voc faria no cu, eu me pergunto, se voc chegou l sem amor? Que conforto voc poderia ter em uma casa onde o amor a lei, e o egosmo e a natureza m completamente excluda? Sim! Temo que o cu no haver lugar para um homem sem amor e mal humorado! Observe o que um menino, disse um dia? "Se meu av vai para o cu, espero que eu e meu irmo no vamos l." "Por que voc diz isso?" lhe foi perguntado. Ele respondeu: "Se ele nos v l, tenho certeza que ele vai fazer como ele faz agora." O que que esses meninos esto fazendo aqui? Deixe-os sair do caminho. "Ele no gosta de nos ver na terra, e eu suponho que ele no gostaria de nos ver no cu". Fique voc sem descanso at que voc saiba alguma coisa pela experincia do verdadeiro amor cristo. V e aprenda dEle que manso e humilde de corao, e pea-lhe para ensina-lo a amar. Pea ao Senhor Jesus para colocar o Seu Esprito dentro de voc, para tirar o velho corao, para dar-lhe uma nova natureza, para transformar a voc para que saiba algo sobre o amor em sua mente. Clame a Ele dia e noite por essa graa, e no lhe d descanso at que voc sinta alguma coisa de que tenha vindo a voc como est descrito www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria


neste trabalho. Feliz de fato sua vida vai ser quando voc realmente entender e estiver "andando em amor." (2) Mas eu no esqueo que estou escrevendo para alguns que no so ignorantes do amor da Escritura, e que por muito tempo esto a senti-lo mais e mais a cada ano. Eu te darei duas simples palavras de exortao. So estas: "Pratique e ensine a graa do amor." Diligentemente pratique o amor. uma dessas graas, acima de tudo, que cresce por exerccio constante. Esforce-se mais e mais para carrega-lo em cada pequeno detalhe da vida diria. Velai sobre sua prpria lngua e temperamento durante cada hora do dia e, especialmente, no seu lidar com filhos e parentes prximos. Lembre-se o carter da mulher excelente: "Fala com sabedoria, e a instruo fiel est na sua lngua" (Provrbios 31:26). Lembre-se das palavras de Paulo: "Faa tudo com amor" (1 Corntios 16:14). O amor deve ser visto nas pequenas coisas, bem como nas grandes. Lembre-se, no menos importante so as palavras de Pedro: "Amem-se profundamente", no com um amor que apenas uma pequena chama, mas uma chama ardente, um fogo brilhante, que todos ao nosso redor sejam capaz de ver. (1 Pedro 4:8) Pode custar dores e dificuldades para manter essas coisas em mente. Pode haver pouco incentivo a partir do exemplo dos outros. Mas persevere. Um amor como esse trs a sua prpria recompensa. Finalmente, ensine o amor aos outros. Pressione-o sobretudo em crianas, se tiver alguma. Lembre-as constantemente que a bondade, a boa natureza e boa disposio esto entre as primeiras evidncias que Cristo exige em crianas. Se eles no podem saber muito, ou explicar doutrinas, podem compreender o amor. A religio de uma criana vale muito pouco se consiste somente em repetir textos e hinos. til como elas so, muitas vezes so aprendidas sem pensar, lembradas sem sentir, digo mais, sem considerao de seu significado, e esquecida quando a infncia se vai. Por todos os meios deixe que as crianas sejam ensinadas por textos e hinos, mas no deixe que tal ensinamento seja feito todo em sua religio. Ensine-os a manter a calma, ser gentil com o outro, ser generoso, perdoador e de boa ndole, prestativo, paciente, gentil. Diga-lhes para nunca se esquecerem que um dia iro morrer, mesmo que vivam tanto quanto Matusalm, e sem amor o Esprito Santo diz, "ns no somos nada." Diga-lhes: "E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que o vnculo da perfeio." (Colossenses 3:14). Seja Edificado

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

You might also like