You are on page 1of 20

Principiologia do Direito Contratual O presente estudo tem o escopo de analisar minuciosamente a conceituao e abrangncia dos princpios contratuais que

hodiernamente so relevantes para as relaes regidas pelo Direito Civil. Texto enviado ao JurisWay em 6/1/2010.

Indique aos amigos INTRODUO O presente trabalho tem por escopo discutir a moderna abordagem da principiologia contratual, em consonncia com os ditames legais e com a anlise da moderna doutrina, e ainda, buscando a interpretao jurisprudencial de cada um dos princpios enunciados. Ressalta-se a especial ateno a hodierna relativizao de alguns princpios cernes do Direito Civil. Para atingirmos o pleno desenvolvimento na anlise da principiologia do direito contratual, importante o estudo do princpio norteador, na atualidade, dos demais, que o princpio constitucional da dignidade da pessoa humana, o qual influi diretamente no campo de abrangncia dos outros, que so: o da autonomia da vontade ou consensualismo, da funo social do contrato, da relatividade dos efeitos dos contratos e da boa-f objetiva Buscando harmonizar o presente estudo com as tendncias doutrinrias e jurisprudncias, passaremos a discorrer pormenorizadamente acerca dos princpios contratuais apontados pelas doutrinas como mais relevantes para o moderno direito civil, em especial temtica contratual.

1 PRINCIPIOLOGIA CONTRATUAL

1.1

CONCEITO DE PRINCPIOS

Antes de nos determos na anlise de cada um dos princpios contratuais norteadores do Direito Civil Contemporneo, conveniente a elucidao do significado e abrangncia jurdicos do vocbulo princpios, os quais alm de exercerem funo cerne no mbito do direito contratual, desempenham importante funo no ordenamento jurdico ptrio, seja nos parmetros de elaborao dos contratos nas diversas modalidades econmicas, bem como na consecuo dos objetivos pactuados. Diante da importncia dos princpios para todo ordenamento jurdico ptrio, imprescindvel o estudo do conceito de princpios, nas palavras dos professores PABLO STOLZE GAGLIANO e RODOLFO PAMPLONA FILHO apud WILLIS SANTIAGO GUERRA FILHO[1]: Princpios, por sua vez, encontram-se em um nvel superior de abstrao, sendo igual e hierarquicamente superiores, dentro da compreenso do ordenamento jurdico como uma pirmide normativa (Stufenbau),

e se eles no permitem uma subsuno direta dos fatos, isso se d indiretamente, colocando regras sob o seu raio de abrangncia.

Em detida anlise sobre a importncia e diferenciao dos princpios e das regras, o professor HUMBERTO VILA[2], assim dispe:

Os estudos de direito pblico, especialmente de direito constitucional, lograram avanos significativos no que se refere interpretao e aplicao das normas constitucionais. Hoje, mais do que ontem, importa construir o sentido e delimitar a funo daquelas normas que, sobre prescreverem fins a serem atingidos, servem de fundamento para a aplicao do ordenamento constitucional - os princpios jurdicos. at mesmo plausvel afirmar que a doutrina constitucional vive, hoje, a euforia do que se convencionou chamar de Estado Principiolgico. Importa ressaltar, no entanto, que notveis excees confirmam a regra de que a euforia do novo terminou por acarretar alguns exageros e problemas tericos que tm inibido a prpria efetividade do ordenamento jurdico. Trata-se, em especial e paradoxalmente, da efetividade de elementos chamados de fundamentais - os princpios jurdicos. Nesse quadro, algumas questes causam perplexidade.

Continua o nobre doutrinador na rdua tarefa de diferenciar princpios e regras no ordenamento jurdico brasileiro: A primeira delas prpria distino entre princpios e regras. De um lado, as distines que separam os princpios das regras em virtude da estrutura e dos modos de aplicao e de coliso entendem como necessrias qualidades que so meramente contingentes nas referidas espcies normativas. Ainda mais, essas distines exaltam a importncia dos princpios - o que termina por apequenar a funo das regras. De outro lado, tais distines tm atribudo aos princpios a condio de normas que, por serem relacionadas a valores que demandam apreciaes subjetivas do aplicador, no so capazes de investigao intersubjetivamente controlvel. Como resultado disso, a imprescindvel descoberta dos comportamentos a serem adotados para a concretizao dos princpios cede lugar a uma investigao circunscrita mera proclamao, por vezes desesperada e inconseqente, de sua importncia. Os princpios so reverenciados como bases ou pilares do ordenamento jurdico sem que a essa venerao sejam agregados elementos que permitam melhor compreend-los e aplic-los.

1.2 Anlise da evoluo histrica dos princpios contratuais

A sociedade contempornea produto de transformaes de cunho econmico, social e fraternal, diante de tal enfoque, a doutrina classifica os direitos fundamentais em geraes, sendo a primeira gerao a dos direitos e garantias individuais e polticos clssicos; a segunda, a dos direitos sociais, econmicos e culturais surgidos no incio do sculo passado e a terceira gerao, com os direitos de solidariedade e fraternidade.

Os ltimos englobam direitos como a um meio ambiente equilibrado, uma vida saudvel, ao progresso, a paz, autodeterminao dos povos e aos direitos difusos. Portanto, de uma poca de direitos absolutos, individualistas e perptuos, evolui-se para a conformao contempornea, com a valorizao e proteo da coletividade, com veementes reflexos nas relaes econmicas, com destaque para as alteraes sofridas pela principiologia contratual. No tocante principiologia contratual, a doutrina no unssona ao elencar de modo estanque os princpios contratuais contemporneos, haja vista a rpida evoluo sofrida pelo Direito Civil Contemporneo. Em sua obra PABLO STOLZE GAGLIANO e RODOLFO PAMPLONA FILHO[3] enumeram os seguintes: o princpio da autonomia da vontade ou do consensualismo, o princpio da fora obrigatria do contrato, o princpio da relatividade subjetiva dos efeitos do contrato, o princpio da funo social do contrato, o princpio da boa f objetiva, o princpio da equivalncia material, e com maior destaque, o princpio da dignidade da pessoa humana, o qual, segundo os autores supracitados, paira sobre todos os outros princpios, uma vez que apresenta dimenso constitucional.

1.3 Contratos contemporneos e a constitucionalizao

As noes da cincia contratual contempornea alteraram-se com os novos parmetros de vis constitucional, os quais sobremaneira contriburam para o desenvolvimento nas naes, uma vez que as relaes comerciais fundada em contratos trouxeram maior segurana jurdica aos contratantes. Assim, diante da liberdade contratual ou autonomia da vontade, base das relaes contratuais, combinada com a fora vinculantes das disposies constantes dos contratos, as relaes jurdicas obrigacionais passaram a ser regidas com mais equilbrio. Nesse diapaso, a evoluo da concepo do contrato a partir do sculo XX, em breves linhas, ocorreu da seguinte forma: O sculo XX marcou profundas alteraes no direito contratual em face do cenrio socioeconmico e poltico, com o recrudescimento das desigualdades no campo jurdico-contratual. No ps-Segunda Guerra Mundial houve a necessidade de interveno do Estado na regulao da atividade econmica a fim de coibir os abusos perpetrados no mbito da autonomia da vontade. Nessas circunstncias fticas e jurdicas surgiu o Estado Social de Direito no qual os princpios da liberdade, obrigatoriedade e relatividade contratual comearam a perder seu carter absoluto, porquanto o

legislador passou a intervir para reparar os desequilbrios gerados pela ao de foras contratuais inquas, acarretando a reviso do conceito de liberdade contratual. Por conseguinte, a doutrina moderna que se assentou aps o advento das Constituies Sociais se configura por suscitar verdadeira reviso da tcnica constitucional, haja vista o tratamento legislativo mediante normas de poltica econmica e social[4]. Ademais, o direito dos contratos baseado em princpios e valores da rbita constitucionais, uma vez que se fundam na eficcia dos direitos fundamentais, na sistematizao e aplicao s relaes jurdicas intersubjetivas. 2 PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

O princpio da dignidade da pessoa humana tanto por seu contedo social e jurdico, quanto por sua matriz constitucional, de suma importncia para o direito privado, bem como para o direito pblico. Ressalta-se sua repercusso no campo privado por conta de sua distino conceitual perante os demais princpios oriundos da doutrina mais moderna, a qual unnime em conceb-lo como o princpio que se destaca entre os demais, chegando a ser superiores normativamente a eles. Por ser repleto de solidariedade social foi imprescindvel para a efetiva implantao do Estado Democrtico de Direito, estando elencado no art. 1, III da Constituio Federal de 1988, como um princpio fundamental, in verbis: Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

Ao lado de outros princpios fundamentais ao equilbrio e efetividade do Estado Democrtico de Direito, o princpio da dignidade da pessoa humana destaca-se pelo seu contedo norteador, que valoriza o vis social, representa uma verdadeira clusula geral de proteo tutela e promoo da pessoa humana, a qual pelo ordenamento jurdico hodierno tomada por seu valor mximo.

A proteo e valorao dos direitos da personalidade, por conta dos preceitos que emanam do princpio da dignidade da pessoa humana, refletem diretamente nas tratativas contratuais, as quais, em regra, ocorrem entre os particulares. No sendo, portanto, admitido que por ocasio de uma relao contratual, o contratante reprima o respeito que se deve ter perante a pessoa humana. Por exemplo, valores como a imagem, privacidade, integridade fsica, vida, entre outros, no podem ser subjugados a pretextos de se exigir o adimplemento de determinada relao contratual, a qual deve apenas repercutir no patrimnio do devedor, no em seus direitos personalssimos. Em uma brilhante conceituao PABLO STOLZE GAGLIANO e RODOLFO PAMPLONA FILHO[5], assim dispem: o princpio da dignidade da pessoa humana culmina por descortinar a nova vocao do Direito Privado, qual seja, a de redirecionar o alcance das normas para a proteo da pessoa, sem prejuzo de mecanismos reguladores da proteo do patrimnio 3 PRINCPIO DA AUTONOMIA DA VONTADE OU CONSENSUALISMO

O ordenamento jurdico brasileiro, quanto hierarquia dos princpios contratuais, tem em sua estrutura formadora como princpio maior norteador o da funo social do contrato, este no poder, certamente por conta de sua essncia de valorizao da coletividade, se sobrepor ou mesmo neutralizar a livre iniciativa das partes. Uma vez que a funo social, mesmo com o seu relevante valor para o interesse coletivo, no pode macular a figura da autonomia da vontade, o qual, mesmo dia doa atual valorizao do interesse coletivo, um das bases do contrato contemporneo. A autonomia da vontade se funda, baseia-se, na liberdade contratual dos contratantes, deste modo, consiste no poder de estipular livremente, como melhor convier as partes, mediante um acordo de vontades, disciplinar seus interesses, sempre respeitando as normas cogentes. Interessante e tnue diferenciao abordada pela doutrina moderna no tocante a liberdade contratual e a liberdade de contratar, as quais compem uma subdiviso do princpio da autonomia da vontade.

Em breves linhas, a liberdade de contratar a faculdade de realizar ou no determinado contrato com determinada pessoa, manifesta-se no plano pessoal, alude escolha de celebrao ou no do contrato. J a liberdade contratual a possibilidade de estabelecer o contedo do contrato, ou seja, a determinao do contedo, de suas clusulas, sempre em consonncia com o ordenamento jurdico e a liberdade de criao de contratos atpicos. Ademais, a ideia de que as pessoas podem se abstiver de contratar, hodiernamente, sofre algumas limitaes, verbi gratia, quando a obrigao de contratar emerge de lei, como no caso do seguro obrigatrio. possvel, ainda, quanto liberdade de contratar, em determinadas situaes no haja liberdade de escolher outro contratante, por exemplo, nos servios pblicos sob regime de monoplio, nos quais, os contratantes diante dos servios prestados pelas empresas concessionrias de servio pblico, podem no ter escolha para contratar. O contedo do contrato, no princpio em comento, pode ser alterado em consonncia com os interesses e com as peculiaridades do negcio, sendo possvel ampliar ou mesmos restringir os efeitos jurdicos do vnculo contratual, ou at mesmo adotando novas formas contratuais. Os contratos distintos dos previstos no ordenamento jurdico so classificados como contratos inominados. Necessrio atentar que a liberdade contratual no absoluta, nem ilimitada, uma vez que restringida pela supremacia da ordem pblica, a qual veda acordos que lhe seja contrrios, bem como contrariem os bons costumes, de forma que o interesse coletivo quando em conflito com o dos contratantes, se sobreponha vontade deles. Nesse diapaso, o Cdigo Civil Brasileiro: Art. 421. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. Com o disposto no art. 421 do CCB, nitidamente est descartado o individualismo, e ntida a funo institucional do contrato, uma vez que a autonomia da vontade encontra limites na supremacia da ordem pblica. PABLO STOLZE e RODOLFO PAMPLONA FILHO[6] argumentam que com o advento do liberalismo, o princpio da autonomia da vontade, ganhou mais visibilidade. E colocam sob a mesma

gide a autonomia da vontade e o consensualismo, uma vez que na atualidade, segundo os autores, imperativo o reconhecimento pragmtico da sinonmia de tais princpios, sob a idia geral da liberdade de contratar. Em contraponto Maria Helena Diniz ao analisar o princpio do consensualismo, o faz em separado do da autonomia da vontade, conceituando da seguinte forma: ...simples acordo de duas ou mais vontades basta para gerar o contrato vlido, [...], no se exige, em regra, qualquer forma especial para a formao do vnculo contratual. Embora alguns contratos, por serem solenes, tenham sua validez condicionada observncia de certas formalidades estabelecidas em lei, a maioria deles consensual, j que o mero consentimento tem o condo de cri-los, sendo suficiente para sua perfeio e validade[7].

Com a evoluo histrica e os movimentos sociais do sculos XIX e XX, o princpio da autonomia da vontade foi sobremaneira diminudo, no entanto, no sofreu total aniquilao, j que o contrato no sem vontade no contrato. Com o advento do sculo XX e as mudanas decorrentes das guerras e da tecnologia, o antes propagado individualismo liberal, cedeu lugar para uma poltica intervencionista estatal na economia. Essa ingerncia estatal em relao aos sistemas jurdicos transmudou-se em dirigismo contratual[8]. PABLO STOLZE apud ARNOLD WALD, assim entende o instituto do dirigismo contratual: As idias solidaristas e socialistas e a hipertrofia do Estado levaram, todavia, o Direito ao dirigismo contratual, expandindo-se a rea das normas de ordem pblica destinadas a proteger os elementos economicamente fracos, favorecendo o empregado, pela criao do Direito do Trabalho, e o inquilino, com a legislao sobre locaes, e o consumidor, por uma legislao especfica. Deste modo, uma srie de medidas normas foram editadas, objetivando coibir abusos e reequilibrar as relaes contratuais, por meio de mecanismos protetivos dos hipossuficientes economicamente, v.g., a inverso do nus da prova, a responsabilidade civil objetiva, a desconsiderao da personalidade jurdica, a teoria da impreviso e a Lei 8.078/90. Diante de todo o exposto, infunde-se que os princpios da autonomia da vontade e o consensualismo, mesmo mitigados pela aplicao do princpio da funo social dos contratos, continuam como base da noo do contrato, e mesmo com o advento do dirigismo contratual e a conseqente

limitao e condicionamento por normas cogentes em favor do interesse pblico, isto , a ordem pblica, tais princpios continuam a orientar as relaes contratuais modernas. 4 FUNO SOCIAL DO CONTRATO

Diante do importante papel desenvolvido nas relaes contratuais pelo instituto jurdico da funo social do contrato, imperioso nos determos inicialmente em suas sucessivas mudanas, que desembocaram no moderno em sua moderna conceituao. Com a evoluo histrica principalmente o vis econmico e conseqente alterao do panorama das sociedades, o Estado contemporneo passou a adotar uma postura cabalmente intervencionista, principalmente na seara das relaes econmicas. Em decorrncia de tal fenmeno intervencionista, a funo social do contrato moldou-se com contornos mais especficos, haja vista integrar uma doutrina mais abrangente, intitulada de doutrina da funo social, a qual tambm traz em sua gide a funo social da propriedade. Confluindo para tal entendimento da funo social do contrato alicerada na funo social da propriedade, a doutrina de Gagliano e Pamplona Filho dispem que o contrato figura que acompanha as mudanas de matizes da propriedade e experimenta inegvel interferncia desta modalidade do direito. Em anlise comparativa entre o CC/1916 e o atual, quele por razes histricas e at mesmo sociais, j que a sociedade brasileira na poca de sua elaborao se dirigia no sentido oposto a socializao da propriedade - vivia-se em uma sociedade de economia rudimentar, ps-escravocrata -, diante de tal panorama, omitiram-se as leis civis sobre a funo social da propriedade e do contrato. Valorizou-se sim, em consonncia com a estrutura social, o crdito e a propriedade, e tambm, mantendose a qualquer custo a sociedade matrimonial, abstendo-se de tratar ou atribuindo pouco valor aos princpios sociais, ou seja, o respeito aos interesses, direitos e anseios da coletividade brasileira. Ademais, com uma nova abordagem da funo social do contrato e conseqente socializao da noo de propriedade, analisada em consonncia com o seu papel social, pois foi erigida na Constituio Cidad em seu art. 5, inc. XXII, como um direito fundamental, tem-se em relao aos contratos uma nova abordagem tanto em sua elaborao, quanto em suas conseqncias fticas para os contratantes, e principalmente, em sua repercusso perante a coletividade.

Insta observar que a funo social passou por tais alteraes sempre em busca de uma relao contratual mais equnime para os particulares contratantes, e tambm, em especial ateno aos interesses coletivos. E partindo-se desta tica da valorizao da proteo dos particulares contratantes e da coletividade enquanto ente dotado de direitos e deveres surgem alteraes e at mesmo limitaes, por exemplo, o dirigismo contratual, as quais tiveram efeitos diretos nos alicerces das relaes contratuais contemporneas, haja vista a busca por uma relao contratual equilibrada, e apartada de clusulas abusivas, que onerem excessivamente uma das partes ou que lesem direitos sociais. Diante de todo o contexto evolutivo exposto, necessria se faz a delimitao conceitual da funo social do contrato, a qual uma inovao do Cdigo Civil Brasileiro de 2002. Est disposto no art. 421 do referido diploma legal , o qual tambm traz em seu bojo a liberdade de contratar, ou seja, com a autonomia privada. Esta por sua vez, tem, tambm, como corolrio o princpio constitucional da dignidade da pessoa humana, e tambm, como o dos valores da solidariedade e da construo de uma sociedade mais justa e igualitria. Os princpios constitucionais que salvaguardam a moderna funo social do contrato explicitam a necessidade da concepo do contrato no s da tica econmica, mas tambm, prezam pela repercusso de suas conseqncias para a coletividade. Portanto, a autonomia da vontade ou consensualismo baseiam-se na liberdade das pessoas em contratarem, limitando-se, no entanto, por disposies de ordem pblica, as normas cogentes, e pela funo social do contrato, as quais visam proteo dos interesses coletivos, ou seja, a uma finalidade social. Repisamos nesse aspecto que a realizao de negcios jurdicos bilaterais no ordenamento jurdico brasileiro a pura expresso e efetiva realizao da liberdade de contratar - pactuar -, trazendo benefcios s partes que o compem o acordo, e ainda, respeitando o interesse pblico, ou seja, as convenincias dos particulares versus os interesses da coletividade. Nos dizeres de Maria Helena Diniz, a liberdade de contratual reconhecida, mas seu exerccio est condicionado funo social do contrato e implica em valores como a boa f e a probidade, dispostos no art. 422 do CC. Assim, a funo social do contrato um instrumento jurdico apto a proteo dos interesses da coletividade, diante de particulares que decidam contratar, sempre tendo a ordem pblica e os bons costumes so os limites impostos pelo legislador a liberdade de contratar.

Na mesma linha de pensamento, Gagliano e Pamplona Filho apud EDUARDO SENS SANTOS: o contrato no pode ser entendido como mera relao individual. preciso atentar para os seus efeitos sociais, econmicos, ambientais e at mesmo culturais. Em outras palavras, tutelar o contrato unicamente para garantir a equidade das relaes negociais em nada se aproxima da idia de funo social [...]

Abordando a funo social do contrato com enfoque detido na autonomia da vontade, com interessante ensinamento do professor Arnaldo Rizzardo, o qual em sua obra Contratos, discute a amplitude da autonomia da vontade, a qual gerou e gera situaes sociais conflitantes. Afirma tal doutrinador que por conta da imperiosa segurana jurdica, inderrogvel a liberdade contratual, mesmo diante da funo social do contrato. Assegurando as partes o necessrio arcabouo jurdico para estipularem clusulas pertinentes ao negcio a ser pactuado, e ainda, que lhes seja garantido o adimplemento contratual. Ressalta, ainda, que o direito ptrio vem sofrendo importantes alteraes no princpio da autonomia da vontade, como p. ex., com o advento das leis 8078/90 - a qual dispe sobre a proteo do consumidor - e da lei 10406/02 que institui o Cdigo Civil; passando o contrato a subordinar-se a uma funo social, sobressaindo-se o interesse pblico sobre o interesse privado. Com todo o exposto, importante se faz a exegese do art. 421 do Cdigo Civil de 2002, o qual trata expressamente da liberdade de contratar, ressaltando a funo social do contrato, e que assim, dispe: "Art. 421. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato." A norma em comento caracterizada doutrinariamente como um comando de ordem pblica e de interesse social, constituindo como uma clusula fronteiria da autonomia privada quando da realizao de contratos. Por sua natureza cogente, o magistrado dever aplic-la de ofcio a qualquer tempo ou instncia, uma vez que no est sujeita aos efeitos da precluso. Corroborando a anlise do citado dispositivo da lei civil, importante frisar por conta de sua aceitao e recorrncia doutrinria a Jornada I do STJ n. 23, cuja sntese: A funo social do contrato, prevista no art. 421 do novo Cdigo Civil, no elimina o princpio da autonomia contratual, mas atenua ou reduz o alcance desse princpio, quando presentes interesses metaindividuais ou interesse individual relativo dignidade da pessoa humana. (grifo nosso)

A funo social ao ser expressamente enunciado no artigo, o transmuta em uma clusula geral, cabendo ao juiz preencher as propositais lacunas, analisando o caso concreto com base nos valores jurdicos, sociais, econmicos, ticos e morais, norteadores da sociedade contempornea.

4.1 TEORIA DA IMPREVISO OU ONEROSIDADE EXCESSIVA

A teoria da impreviso ou onerosidade excessiva produto da interveno estatal nas relaes contratuais, mediante a aplicao de normas de ordem pblica, as quais possibilitaram a adoo, no ordenamento jurdico brasileiro, da reviso judicial dos contratos, fundando-se nos princpios de boa f e da supremacia do interesse coletivo. Em consonncia com a lei e os interesses da coletividade, possvel, em casos graves, que os contratos sejam judicialmente revisados, quando a supervenincia de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, os quais tornem excessivamente onerosa a relao contratual. E assim, gerando dificuldades ou impossibilidade de adimplemento por uma das partes da obrigao pactuada. Maria Helena Diniz ao tratar do tema, assim dispe: , portanto, imprescindvel uma radical, violenta e inesperada modificao da situao econmica e social, para que se fixem indenizaes, se reduzam equitativamente as prestaes ou se tenha reviso de contrato, que se inspira na equidade e no princpio do justo equilbrio entre os contratantes e no da socialidade. Imprescindvel ser a justia contratual e o princpio da equivalncia objetiva da prestao e da contraprestao.

A partir da reviso judicial dos contratos possvel que os mesmos sejam alterados, estabelecidas novas condies de execuo, ou mesmo a exonerao da parte lesada, sempre que ocorra uma situao extremada acontecimentos extraordinrios e imprevisveis que no pudesse ser previstas pelas partes no momento da concepo do contrato. Em relao aos diplomas legais autorizadores da reviso contratual por onerosidade excessiva, inicialmente, antes do CC/2002, havia diplomas legais especficos, tais como, art. 65, II, d da Lei de Licitaes (Lei 8.666/93), bem como no art. 6, V do Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor.

A teoria da impreviso ganhou mais fora com a incluso da clusula rebus sic stantibus no Cdigo Civil Brasileiro, est uma clusula geral, que reflete e consolida a jurisprudncia acerca do tema. Nesse sentido, o art. 317 e 478 do supracitado diploma legal, tratam, respectivamente, da reviso contratual com base na impreviso e da resoluo contratual com fulcro na onerosidade excessiva, in verbis: Art. 317. Quando, por motivos imprevisveis, sobrevier desproporo manifesta entre o valor da prestao devida e o do momento de sua execuo, poder o juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, quanto possvel, o valor real da prestao. (...) Art. 478. Nos contratos de execuo continuada ou diferida, se a prestao de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, poder o devedor pedir a resoluo do contrato. Os efeitos da sentena que a decretar retroagiro data da citao.

Existindo, ainda, a possibilidade de reviso contratual esculpida no art. 413 do Cdigo Civil, o qual dispe sobre a clusula penal e permite ao juiz reduzir equitativamente a penalidade caso a obrigao principal tiver sido cumprida em parte, ou se o montante da penalidade representar-se manifestadamente excessivo, quando comparado natureza e a finalidade do negcio. Os parmetros da onerosidade excessiva sero delimitados pelo julgador, mediante a anlise do caso concreto, uma vez que, no esto presentes nos diplomas legais critrios rgidos e absolutos. No entanto, na avaliao do contrato sub judice imprescindvel que o binmio econmico-financeiro inicial do contrato e os objetivos comuns sejam analisados sob a tica das condies econmicas poca de realizao do pacto. Partindo-se de tal anlise, caber ao magistrado mensurar se as alteraes do panorama contratual foram tamanhas, bem como as quais mercados e conjuntura econmica pertencem o contrato em anlise judicial. E ademais, se as alteraes foram extraordinrias e imprevisveis, a ponto de autorizem reviso das clusulas contratuais ou at mesmo a cabal resoluo do contrato. Repisa-se: diante do cabal desequilbrio econmico-financeiro do contrato que onere excessivamente um dos contratantes para o cumprimento da obrigao pactuada, o juiz, com fulcro no princpio da razoabilidade, poder por termo ao contrato, ou seja, a resoluo do contrato.

Nesse sentido, SYDNEY SANCHES[9] apud Carlos Roberto Gonalves, desembargador aposentado do Tribunal de Justia de So Paulo, que: No exige a lei, como foi dito, que haja hiptese de impossibilidade absoluta. Segundo dispe o artigo 478 do Cdigo Civil, o contrato pode ser resolvido se a prestao de uma das partes se tornar excessivamente onerosa com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios ou imprevisveis. Mesmo, portanto, que circunstncias supervenientes no impeam, de modo absoluto, o adimplemento da prestao, pode-se considerar que elas o tornaram excessivamente oneroso se fossem exigidos da parte prejudicada atividade e meios no razoavelmente compatveis com aquele tipo de relao contratual em termos de a transformar numa prestao substancialmente diversa da acordada, como preleciona ENZZO ROPPO.

Recorrentes em nossa jurisprudncia so os julgados que versam sobre reviso judicial do contrato, por conta do desajuste do contrato com sua funo social e tambm com o princpio da boa f objetiva. Por ser o art. 421 do CC uma clusula geral, o juiz pode revisar e modificar clusulas contratuais que coloquem as partes em veemente desequilbrio, conforme ementas: APELAO CVEL. SEGURO DE VIDA COLETIVO. NO-RENOVAO PELA SEGURADORA APS LONGO PERODO DE CONTRATAO. CONFIGURADO CONTRATO CATIVO. ABUSIVIDADE DA CLUSULA QUE PREV A POSSIBILIDADE DE NO-RENOVAO. UNILATERALIDADE. APLICAO DOS PRINCPIOS DA FUNO SOCIAL DO CONTRATO E DA BOA-F. SEGURADO IDOSO. MANUTENO DO CONTRATO. A norenovao do contrato da autora, que se afigura contrato cativo, abusiva, nos termos do art. 51, IV e XI, do CDC, uma vez que desprovida de qualquer justificativa plausvel, quebrando a expectativa legtima da segurada de dar continuidade a uma relao da qual se espera um mnimo de segurana. Aplicabilidade do CDC espcie sub judice. Apelao desprovida. (Apelao Cvel N 70022564363, Sexta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Artur Arnildo Ludwig, Julgado em 09/04/2009). (grifo nosso)

REINTEGRAO DE POSSE - ARRENDAMENTO MERCANTIL -VALOR RESIDUAL GARANTIDO - COBRANA ANTECIPADA, CONCOMITANTE S PRESTAES LOCATCIAS - DESCARACTERIZAO DO CONTRATO PARA COMPRA E VENDA A PRAZO - RECONHECIMENTO DE OFCIO - PUBLICIZAO DO CONTRATO DESCABIMENTO DO INTERDITO POSSESSRIO - CARNCIA DE AO - AUSNCIA DO INTERESSE DE AGIR NA MODALIDADE ADEQUAO - EXTINO DO PROCESSO - A cobrana antecipada do VRG desfigura o contratode leasing, transmudando-o em uma compra e venda a prazo, uma vez que, ao arrendatrio, no resta alternativa ao final do contrato seno a aquisio do bem. A descaracterizao do contrato de arrendamento mercantil pode ser feita de ofcio pelo rgo julgador, consoante a teoria da funo social do contrato, proclamada pela doutrina e jurisprudncia modernas, permitindo ao Estado a interveno naquele para assegurar a ordem pblica atravs da igualdade entre os contratantes. Uma vez reconhecido o desvirtuamento do contrato de leasing para uma compra e venda a prazo, inadequado o ajuizamento da ao de reintegrao de posse pelo arrendante para reaver o bem. Faltando-lhe a posse da coisa, ausente est um dos requisitos para o manejo do interdito, impondo-se a extino do feito sem julgamento do mrito, com fulcro no art. 267, VI, do CPC, por falta de interesse de agir na modalidade adequao. (TJSC - AC 96.007266-7 - 4 C.Cv. - Rel. Des. Alcides Aguiar - J. 08.02.2001).

APELAO CVEL. AO ORDINRIA. CLUSULA DE EXCLUSIVIDADE PS-CONTRATO. INVALIDADE. EFEITOS DO CONTRATO. ABUSIVIDADE. DESRESPEITO A PRINCPIOS CONTRATUAIS. MULTA POR DESCUMPRIMENTO. AFASTAMENTO. A clusula que prev que uma das partes est proibida, por seis meses aps a extino do contrato, a contratar com qualquer empresa concorrente invlida, tendo em vista que os efeitos do contrato s perduram durante sua vigncia e no aps sua cessao. Tal clusula, tambm, abusiva, haja vista afrontar os princpios da manuteno do equilbrio econmico do contrato, da boa-f objetiva e da funo social do contrato, na medida em que estabelece obrigaes desproporcionais, privilegiando uma das partes em detrimento da outra. Assim, sendo invlida e abusiva a clusula em que se baseia o pedido inicial de aplicao de multa, por seu descumprimento, resta afastada tal pretenso pecuniria. (TJMG - Apel. Cvel 1.0024.06.1240552/001 - Rel. Des. Luciano Pinto - J.10.04.08).

Diante de todo o exposto, as teorias da impreviso e da onerosidade excessiva buscam equilibrar relaes contratuais que por conta de acontecimentos externos, imprevistos, os quais tiveram o condo de alterar as condies iniciais do contrato, passando a onerar excessivamente uma das partes. So modernos institutos de direito civil que evidenciam a nova onda de interveno estatal ou dirigismo contratual, a qual visa tanto coibir abusos entre os contratantes, bem como para proteger e garantir os direitos coletivos.

5 PRINCPIO DA OBRIGATORIEDADE DA CONVENO

O princpio da obrigatoriedade da conveno rege-se pelo brocardo jurdico pacta sunt servanda, o qual significa que o contrato, desde que preencha os requisitos legais, ou seja, seja vlido, faz lei entre as partes contratantes. De tal instituto jurdico se infere que as estipulaes ou clusulas, constantes do contrato devem ser fielmente adimplidas, uma vez que os contratos possuem fora vinculante entre as partes, sob pena do patrimnio do inadimplente responder pelo no cumprimento das avenas. O conceito de contrato admitido pela moderna doutrina, sem desprezo ao princpio da funo social e ao dirigismo contratual, tem como uma de suas bases a intangibilidade e imutabilidade contratual. Havendo, por bem destacar que s partes lcito rescindir voluntariamente o contrato ou haja as excludentes de responsabilidade: caso fortuito ou fora maior. Com a vlida celebrao do contrato, o contedo, suas disposies, avenas, clusulas, fazem lei entre as partes, ou seja, aps os termos estarem ajustados no so passveis de alterao seja por

qualquer argumento de uma das partes. Alm do que, em caso de inadimplemento, o patrimnio do devedor responder at a extenso dos danos causados ao credor pelo no cumprimento da obrigao, desde que no tenha ocorrido nenhuma das hipteses excludentes de responsabilidade civil. Mesmo com a moderna limitao de tal princpio, o que fora acordado no momento da concepo do contrato permanece imutvel. Ressalta-se que a intangibilidade perecer diante dos pressupostos oriundos da teoria da impreviso ou mesmo da onerosidade excessiva para uma das partes, uma vez que a imutabilidade do contrato reside to-somente se as circunstancias originais de sua criao se mantiverem no tempo de sua execuo, caso contrrio, o contrato ser passvel de reviso judicial, e at mesmo, de resoluo. Consoante nossos argumentos, Maria Helena Diniz[10] precisamente transcreve o Enunciado n. 176 do Conselho da Justia Federal, aprovado na III Jornada de Direito Civil, a saber:Em ateno ao princpio da conservao dos negcios jurdicos, o art. 478 do Cdigo Civil de 2002 dever conduzir,sempre que possvel, reviso judicial dos contratos e no resoluo contratual. Em magistral voto no TRIBUNAL DE JUSTIA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITRIOS na Apelao Cvel sob n 2004.01.1.047098-4, a Desembargadora VERA LCIA ANDRIGHI, citando o professor Washington de Barros Monteiro, sintetiza elucidativamente o princpio da obrigatoriedade da conveno da seguinte forma: Ora, constitui princpio fundamental do direito contratual o princpio da obrigatoriedade da conveno, em virtude do qual, aquilo que as partes, de comum acordo, estipularam e o aceitaram dever ser fielmente cumprido (pacta sunt servanda). O princpio da intangibilidade ou da imutabilidade contratual h de ser mantido e a derrogao a essa regra a escusa por caso fortuito ou fora maior (Cd. Civil, art. 1058). (Washington de Barros Monteiro, in Curso de Direito Civil Direito das Obrigaes 2 parte 23 ed. 1989 pgs. 9/10).

Insta observar que a clusula rebus sic stantibus uma ressalva ao princpio da obrigatoriedade da conveno, devendo, deste modo, ter sua aplicao restrita e de forma excepcional. E em grande maioria esse o entendimento dos tribunais ptrios, conforme os julgados: CIVIL. LOCAO. DEVOLUO. IMVEL. ANTERIORIDADE. PRAZO. INCIDNCIA. MULTA. PACTA SUNT SERVANDA. Segundo o princpio fundamental da obrigatoriedade da conveno (pacta sunt servanda), os contratos lcitos devem ser fielmente cumpridos. Se no contrato de locao firmado entre as partes, h expressa previso de incidncia de multa, em caso de devoluo do imvel em prazo anterior ao inicialmente estipulado, no h como elidir a responsabilidade do locatrio ao

pagamento do referido encargo, mormente se inexistente qualquer violao ao art. 9 da Lei n 8.245/91. (TJDF - Apelao Cvel 2004.01.1.047098-4, Rel. Des. Getlio Moraes Oliveira. Data do Julgamento: 08.11.2005).(grifo nosso)

APELAO CVEL. PROPRIEDADE INDUSTRIAL. AO DE DANOS MORAIS E LUCROS CESSANTES. PATENTE INDUSTRIAL. CONTRAFAO. CESSO DE DIREITOS. ILEGITIMIDADE ATIVA. LIMITES DO CONTRATO. VEDAO AO COMPORTAMENTO CONTRADITRIO. 1- Respeito aos termos do Contrato de Cesso de direitos: a operatividade das disposies contratuais guarda relao com sua literalidade, em virtude da observncia continente aos pilares da teoria contratual: pacta sunt servanda, liberdade de contratar, consensualismo e efeitos relativos do contrato. No caso em apreo, a redao da avena traduz a indesmentvel cesso de direitos atinentes proteo sobre a Patente frente a concorrncia. Ademais, a avena expressa ao afirmar que compete cessionria, durante a vigncia do contrato, empreender medidas administrativas e judiciais, tambm perante a concorrncia, no af de repelir expedientes que desafiem a idoneidade do equipamento patenteado no mercado. 2- Ilegitimidade ativa e vedao ao comportamento contraditrio: ao demonstrar cincia acerca dos termos do contrato cesso, a terceiros, de direitos atinentes defesa administrativa e judicial de proteo sobre a Patente e, em momento posterior, subverter o que fora acordado, o apelante incorre na vedao ao comportamento contraditrio, dever decantado do princpio da boa-f objetiva, e que orquestra o comportamento das partes no iter obrigacional.[...] (Apelao Cvel N 70022717482, Quinta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Umberto Guaspari Sudbrack, Julgado em 30/09/2009)

6 PRINCPIO DA RELATIVIDADE DOS EFEITOS DOS CONTRATOS

Segundo esse princpio o contrato no aproveita nem prejudica terceiros estranhos a relao obrigacional, haja vista vincular exclusivamente as partes contratantes. Imperioso notar que, como o contrato, em regra, fruto da livre manifestao da vontade dos contratantes, lgico que apenas a elas vincule. Ademais, ningum se submeter a uma relao contratual, a no ser que a lei o imponha ou a prpria pessoa assim deseje. A ocorrncia dos efeitos dos contratos apenas entre as partes contratantes no absoluta, tendo como excees as seguintes situaes: dos herdeiros universais, da estipulao em favor de terceiro e do contrato com pessoa a declarar. Nas hipteses elencadas, as pessoas sofrerem efeitos de contratos dos quais no participou de sua criao.

Quanto eventual incidncia da repercusso dos contratos na esfera jurdica de terceiros, o professor SILVIO VENOSA[11], assim leciona: No deixamos de lado, contudo, a noo de que, sendo o contrato um bem tangvel, tem ele repercusses reflexas, as quais, ainda que indiretamente, tocam terceiros, h outras vontades que podem ter participado da avena e no se isentam de determinados efeitos indiretos do contrato, como no caso de contrato firmado por representante. Tambm aquele que redige o contrato, ou aconselha a parte a firm-lo, pode vir a ser chamado por via reflexa para os efeitos do negcio.

Diante de todo o exposto, tal princpio tem por escopo a delimitao dos efeitos dos contratos, os quais, em regra, atingem as partes contratantes.

7 PRINCPIO DA BOA-F OBJETIVA

O princpio da boa-f[12] objetiva est intimamente ligado interpretao do contrato, uma vez que, segundo os ensinamentos de Maria Helena Diniz[13], a linguagem no dever prevalecer sobre a inteno inferida da declarao de vontade das partes. Continua a autora que a segurana jurdica, interesse social relevante, deve ser preservada pelas partes na constituio do contrato, bem como em sua execuo. E, para que tais objetivos sejam alcanados as partes devem agir com lealdade, honestidade, honradez, probidade e confiana recproca que a sociedade espera do homem comum, sempre em respeito ao contedo das clusulas. Diante da premente funo hermenutica do princpio da boa-f objetiva, isto , o intrprete deve extrair da norma o sentido moralmente e socialmente recomendvel para a consecuo dos objetivos pactuados. Em consonncia com esse entendimento o professor RIZZATO NUNES[14] leciona: Examine-se, pois, o funcionamento da boa-f objetiva: o intrprete lana dela mo utilizando-a como um modelo, um standart (um "topos") a ser adotado na verificao do caso em si. Isto , qualquer situao jurdica estabelecida, para ser validamente legtima, de acordo com o sistema jurdico, deve poder ser submetida verificao da boa-f objetiva que lhe subjacente, de maneira que todas as partes envolvidas (quer seja credora, quer seja devedora, interveniente, ofertante, adquirente, estipulante etc.) devem-na respeitar. A boa-f objetiva , assim, uma espcie de pr-condio abstrata de uma relao ideal (justa), disposta como um tipo ao qual o caso concreto deve amoldar-se. Ela aponta, pois, para um comportamento fiel, leal, na atuao de cada uma das partes contratantes, a fim de garantir o respeito ao direito da outra. Ela um modelo principiolgico que visa garantir a ao e/ou conduta sem qualquer abuso ou nenhum tipo de obstruo ou, ainda, leso outra parte ou partes envolvidas na relao, tudo de

modo a gerar uma atitude cooperativa que seja capaz de realizar o intento da relao jurdica legitimamente estabelecida. Desse modo, pode-se afirmar que, na eventualidade de uma lide, sempre que o magistrado encontrar alguma dificuldade para analisar o caso concreto, na verificao de algum tipo de abuso deve levar em considerao essa condio ideal apriorstica, pela qual as partes deveriam, desde logo, ter pautado suas aes e condutas, de forma adequada e justa. Ele deve, ento, num esforo de construo, buscar identificar qual o modelo previsto para aquele caso concreto, qual seria o tipo ideal esperado para que aquele caso concreto pudesse estar adequado, pudesse fazer justia s partes, e, a partir desse standart, verificar se o caso concreto nele se enquadra, para da extrair as conseqncias jurdicas exigidas.

um princpio, uma norma cogente, que vem enunciado nos seguintes artigos do Cdigo Civil de 2002: Art. 113. Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao. (...) Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. (...) Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f. (grifos nossos)

Assim, tal princpio requerer dos contratantes um comportamento de lealdade e honestidade, objetivando incutir na relao obrigacional a confiana necessria e o equilbrio das prestaes. Em patente comunicao com o princpio da funo social do contrato, a boa f dos contratantes, atende aos pressupostos de efetivao da justia contratual, ou seja, existindo boa f dos contratantes o pacto est a salvo de clusulas abusivas ou desleais, que maculem os reais objetivos do contrato. Nesse diapaso, colacionamos em julgados recentes o entendimento dos nossos tribunais acerca da temtica: APELAO CVEL. SEGURO. REEMBOLSO DE 100% DOS VALORES GASTOS COM MEDICAMENTOS. IMPOSSIBILIDADE. CLUSULA CONTRATUAL PREVENDO A RESTITUIO DE 50% DO VALOR DESPENDIDO. 1. O contrato o acordo avenado entre as partes, com o objetivo de criar direitos, mediante a livre manifestao de vontade. Na sua formao, dois pontos so de suma importncia, a proposta, que vincula o proponente aos termos do que props, conforme alude o art. 427 do Cdigo Civil; e a aceitao desta, que a concordncia da parte contraente com o que foi proposto, formando-se, assim, o pacto. 2. As partes devem observar os requisitos a que aludem os artigos 421 e 422, ambos do Cdigo Civil, quando da efetivao do pacto, ou seja, atentar aos princpios da funo social do contrato e da boa f. 3. No caso em exame, o contrato firmado entre as partes previa o reembolso de 50% dos valores gastos pelo segurado com medicamentos, o que foi devidamente cumprido pela demandada. Assim, no merece guarida a pretenso da parte

autora, uma vez que a r cumpriu com as disposies do pacto firmado entre as partes. Negado provimento ao apelo. (Apelao Cvel N 70031470131, Quinta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Jorge Luiz Lopes do Canto, Julgado em 30/09/2009).

AO ORDINRIA DE RESTITUIO DOS VALORES PAGOS POR TERMINAL TELEFNICO NO SISTEMA DE PLANTA COMUNITRIA. CLUSULA CONTRATUAL PREVENDO A DOAO. INVALIDADE. INCIDNCIA DOS CDIGOS CIVIL E DE DEFESA DO CONSUMIDOR. A operao realizada, onde o consumidor termina por custear a construo de terminal telefnico no sistema de planta comunitria para, aps, do-lo concessionria, mostra-se, diante do princpio da boa f contratual, prejudicial aos contratantes, proporcionando enriquecimento sem causa. Caso em que estamos diante de uma tpica relao de consumo onde uma das partes se encontra fragilizada diante da necessidade da linha telefnica, hoje um instrumento indispensvel independente da classe social ou atividade desenvolvida pela pessoa. E, se a parte se obriga a financiar para obter o telefone, desaparece a liberdade contratual, ao que se agrega ser o contrato de adeso, a exigir interpretao de suas clusulas em favor da parte que adere, nitidamente hipossuficiente. Acolhimento do pedido de devoluo dos valores pagos. APELO DESPROVIDO. VOTO VENCIDO. (Apelao Cvel N 70031979438, Dcima Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Elaine Harzheim Macedo, Julgado em 24/09/2009)

Alm das funes acima descritas, o princpio da boa-f objetiva apresenta a funo delimitadora de direitos subjetivos, a qual, nas palavras dos professores PABLO STOLZE GAGLIANO e RODOLFO PAMPLONA FILHO, so: Por meio da boa-f objetiva, visa-se a evitar o exerccio abusivo dos direitos subjetivos. Alis, no atual sistema constitucional, em que se busca o desenvolvimento socioeconmico sem desvalorizao da pessoa humana, no existe mais lugar para a tirania dos direitos. Por isso, de uma vez por todas, no se pode mais reconhecer legitimidade ou se dar espao s denominadas clusulas leoninas ou abusivas [...], quer se trate de um contrato de consumo, quer se trate de um contrato civil em geral.

CONCLUSO

Portanto, diante da anlise da principiologia contratual foroso o reconhecimento da tendncia doutrinria, legislativa e jurisprudencial da relativizao de tais princpios, sempre com o escopo de trazer

maior equilbrio s relaes obrigacionais. Em consonncia com o instituto da funo social, possvel concluir a importncia de tal disposio legislativa, ressaltando-se a aplicabilidade a inmeros casos concretos, principalmente nas relaes de consumo, tambm regidas pelo Cdigo de Defesa do Consumidor. Hodiernamente, o primado do Direito a busca da tutela dos interesses sociais coletivos, portanto, no seria cabvel a omisso diante das relaes contratuais realizadas por particulares, as quais refletem direta ou indiretamente na esfera dos interesses gerais. Buscando uma socializao do contrato, e ainda, salvaguardar os interesses sociais, colocam-se como limites a ordem pblica e a funo social do contrato, as quais so princpios gerais que contribuem para regular as relaes entre as partes contratantes e entre esses e terceiros estranhos relao obrigacional.

You might also like