You are on page 1of 7

Organizao Poltica

So conjuntos de instituies para se manter a ordem, o bem-estar e a integridade do grupo, alm de sua defesa e proteo, regulando e controlando, assim, a vida da sociedade, garantindo a seus membros: direitos individuais ao mesmo tempo que exige o cumprimento de suas obrigaes; organizao do governo local tais como aldeia, cidade; sistema de governo, podendo ser tribal, nacional e estatal e a defesa e proteo, quais sejam, contra inimigos externos, por meio da organizao militar. Sendo assim, a caracterstica essencial da organizao poltica o exerccio do poder. Segundo os antroplogos, um aspecto da cultura encontrado em todos os grupos humanos. A condio para a sua existncia a formao de grupos e subgrupos, nos quais as relaes requerem controle social. As bases para as segmentaes das sociedades so: parentesco, sexo, religio e associaes.

Elementos da Organizao Poltica

Para as sociedades grafas, ou seja, aquelas nas quais no se utiliza ou no se possui a escrita, os elementos so os seguintes: o parentesco, a religio e a economia. O parentesco um elemento da organizao poltica tpico das sociedades simples. Sendo que o conjunto atuante no controle poltico definido pelas relaes de parentesco, como exemplo, tem-se a descendncia. Assim, quanto mais acentuados so os laos de parentesco, mais estreitos so os polticos, e os mesmos so fortalecidos pela religio. A religio um elemento da organizao poltica o qual determina a viso de mundo das sociedades. Sendo o instrumento poltico que regula as relaes sociais. Existindo ainda, a inter-relao religiosa social. A economia um elemento da organizao poltica no qual todos os indivduos participam das mltiplas formas de produo. Atravs das quais se organizam o trabalho de produo e a

distribuio dos recursos, tais como: terra, gua e outros bens. Sendo os mesmos propiciadores de prestgio, poder, status, resultando, assim, em desigualdades nas sociedades, o que origina o Estado.

Natureza da organizao Poltica

A organizao poltica regula as relaes entre os grupos e seus membros, possuindo ideias em comum, interesses comuns e interesses polticos. Estado na natureza da organizao poltica um conceito bsico em sua anlise. Sendo considerado como uma nao politicamente organizada, um meio de governar as sociedades. uma forma no primitiva de governo. Dividi-se em territrio, populao e governo. O territrio so reas definidas, correspondendo a uma unidade poltica. A populao a formadora das sociedades, que so ligadas por uma cultura comum. O governo um instrumento da organizao poltica, o qual controla a sociedade por meio de normas e dentro de um territrio, usando para tanto de fora e poder coercitivo. A sociedade e o Estado na natureza da organizao poltica, segundo alguns autores, o Estado um elemento universal da organizao social humana, sendo o governo universal, ao passo que o Estado no o . O territrio e a populao so anteriores ao Estado e o governo o prprio Estado, sendo o mesmo, um elemento universal da organizao humana. O Estado no a nica instituio existente para governar sociedades. Existindo, assim, sociedades polticas sem Estado poltico. O seu papel uniforme controlar e dirigir as vidas das pessoas por meio do poder social, este, nas mos de poucos. No entanto, ele existe potencialmente em todas as sociedades, sendo concreta em algumas e incipiente em outras. Possuir Estado indica certa complexidade da sociedade.

O Estado possui vrias formas, mas a base comum territrio definido, populao estvel, grupos diferenciados e instituies governamentais. Essa base asumida para que o mesmo possa cumprir seus objetivos, que so: dirigir e assegurar as vidas dos cidados, controlar as relaes entre diversos estados e garantir o bem-estar dos membros das sociedades. Os tipos de Estados que j existiram so: Cidades-Estado; Estados imperiais e teocrticos; Tribos-Estado; Estados tribais consaguneos e Estados Nacionais. Sendo que, a maioria deles se transformou em Estado Moderno ou desapareceu. O Governo na natureza da organizao poltica controla determinado territrio, exercendo sobre o mesmo poder, sendo a administrao oficial dos negcios polticos. Atuando atravs de meios de arranjos polticos e processos legais e judiciais. Os grupos simples apresentam governo informal, ao passo que os grupos complexos apresentam governo formalizado. A caracterstica fundamental do governo consiste na concentrao da fora fsica nas mos da autoridade central. No estado, os indivduos possuem restries aos seus direitos. E o Estado tem o poder de vida e morte, confisco de bens e sanes. J em sociedades sem Estado, a proteo e o controle so executados, quando necessrio, pelo prprio grupo. A mais elementar forma de governo encontra-se nos bandos ou hordas. Sendo um governo de subsistncia e de nmades. J nas aldeias, a vida poltica torna-se mais complexa e mais interdependente. Nas sociedades grafas, o governo sempre democrtico, no aceitando, assim, polticas ditatoriais. As formas de governo encontradas nas sociedades em geral so: oligarquia, na qual o poder est nas mos de uma classe social pequena, como exemplo, tem-se o triunvirato militar na Grcia (1967 73); monarquia, na qual o poder atribudo pessoa de um rei, como exemplo, tem-se a Holanda; gerontocracia, na qual o governo exercido por homens idosos, como exemplo, tm-se os Andamaneses; democracia, na qual o poder investido no povo que o exerce direta ou indiretamente, como exemplo, Sua; teocracia, na qual o governo por direo sobrenatural, existindo a figura do sacerdote, como exemplo, tem-se antigo Egito.

A forma de governo mais frequente entre os povos grafos, a gerontocracia. Parece nunca ter existido nas sociedades no civilizadas, governo de mulheres.

Nveis de Desenvolvimento

Os tipos de nveis de desenvolvimento sociocultural so: os bandos ou hordas, que consiste na mais simples e rudimentar forma de estrutura social. So nmades quando os bandos possuem poucas famlias aparentadas (mximo de cem pessoas). Possuindo cultura de subsistncia, ligada coleta, caa e pesca. Sendo ainda, que as relaes so apenas familiares, a famlia e o bando a nica organizao econmica, poltica e religiosa. Como exemplo, tm-se os Esquims do Alasca; as tribos e naes, que apesar de conservarem algumas caractersticas do bando, o nvel de organizao sociocultural das tribos mais complexo. Surgindo as instituies propriamente tribais, integrao das partes num todo cultural. Na qual a hierarquizao no institucionalizada entre outros grupos menores. Na nao, o povo fixado em determinada rea geogrfica. Possuindo centro de organizao, mas frequentemente em sociedades civilizadas. Como exemplo, tem-se a tribo ou ``nao`` Tupiguarani, da costa brasileira, do sculo XVI; as chefaturas, que apesar de terem condies de passarem a Estado e possurem certa autonomia em nvel poltico, ainda no estatal. Colocam-se entre os bandos e tribos e o Estado. Possuem regime primitivo, baseado no sistema de parentesco, o qual assume importncia secundria. Assim, as chefaturas baseam-se em critrios socioeconmicos e religiosos. Exemplos de critrios so os nobres, os escravos e homens livres. No possuem propriamente um governo, nem uma autoridade centralizada e administrao especfica. E no so igualitrias. No possuindo ainda, propriedade privada, mercado, classes socioeconmicas. A caracterstica fundamental das chefaturas a acentuada desigualdade entre grupos, na sociedade, uma vez que no topo da pirmide est o chefe e abaixo dele, as demais pessoas. Havendo, dessa forma, grandes rivalidades de status; outro tipo de nvel de desenvolvimento, segundo os antroplogos o Estado, possuindo muitas caractersticas das chefaturas, no entanto, sua principal distino daquelas, a nova forma de integrao socioeconmica, que envolve a burocracia e a fora legitimada. Como exemplo, tm-se as civilizaes arcaicas do Peru.

Tipos de Organizao Poltica

A organizao poltica existe, haja vista, o comportamento poltico estar presente em todas as sociedades. Entretanto, com distino entre sociedades sem Estado e sociedades com Estado. Sociedades sem Estado so aquelas, as quais, mesmo os grupos mais simples e isolados possuem uma forma de governo. Sendo que nessas sociedades, o governo informal, sem autoridade centralizada e as fraes polticas so exercidas por subgrupos sem um chefe. Dividem-se em: organizao indiferenciada, nas quais, as relaes sociais so intimamente ligadas ao parentesco nas hordas e bandos. Cuja famlia patriarcal e o governo gerontocrtico. Como exemplo, tm-se os Esquims do Alasca; a linhagem segmentria, na qual, o poder de deciso atribudo s linhagens, sendo estas, grupos de parentesco descendentes de um ancestral comum. Assim, as relaes so baseadas no parentesco. Como exemplo, tm-se os Nuer do Sudo; as organizaes em grupos de idade, sendo que, o grupo de idade a base da organizao, no qual, os chefes possuem a direo dos assuntos de governo; os conselhos de aldeias e associaes, nos quais, a autoridade emana dos conselhos das aldeias, constituindo, assim, o prprio governo tribal. Como exemplo os Nyakyusa; existindo ainda, como tipo de sociedade sem Estado, as aldeias com chefes, nas quais, o papel de grande projeo, cabe ao chefe ou ao lder, cujas qualidades pessoais permitem que o mesmo as exera. Como exemplo os Shoshones dos Estados Unidos. Sociedades de Estado so aquelas, nas quais, as lideranas mais estveis e instituies governamentais mais efetivas, surgem medida que as sociedades se tornam mais complexas. Sendo que o principal motivo disso a estabilidade econmico-social e a fixao de aldeias. A autoridade exercida por chefes, reis, conselhos ou associaes de carter apoltico, abrangendo toda a sociedade. O surgimento do chefe decorre da necessidade de liderana. Este possuindo a uma distino dos demais, que devida pela autoridade a ele conferida. Essa autoridade pode ser hereditria ou no. s vezes, existe uma distino entre chefes de paz e chefes de guerra. Exemplos de chefias so os Iroqueses. Nos reinos, o governo central. Possuindo um chefe supremo exercendo o poder sobre toda a sociedade, sendo esse poder, hereditrio. Exemplo de reinos so os Ashanti. As Sociedades de Estado dividem-se em: conselhos, sendo estes, presentes em todas as sociedades, os quais so formados por homens adultos. No entanto, quando formados por

homens idosos so conhecidos como gerontocracia. Como exemplo, tm-se os Aborgenes australianos; outra forma de diviso das sociedades com Estado so as associaes, nas quais, os grupos no so polticos e sim extra-estatais, colaborando na determinao e na execuo das normas polticas. Dividem-se em grupos de homens, sociedades secretas que ocorem na frica e Melansia, sociedades militares, como os ndios das Plancies nos Estados Unidos, conselhos tribais, castas como ocorre na ndia, entre outras divises.

Bibliografia

Marconi e Presotto. Antropologia. Captulo sete. Pginas 137 - 146

You might also like