You are on page 1of 11

MINIGRAMTICA ERNANI TERRA 1.

. (FUVEST-SP 2 fase) "A Polcia Federal investiga os suspeitos de terem ajudado na fuga para o Paraguai e a Argentina. A polcia desses pases no puderam prend-los porque o governo brasileiro no fez o pedido formal de captura." (Adap. de O Estado de S.Paulo, 22/8/93.) a) No 2 perodo, h uma infrao s normas de concordncia. Reescreva de maneira correta. b) Indique a causa provvel dessa infrao. 2. (FUVEST-SP 2 fase) "Uma forte massa de ar polar veio junto com a frente fria e causou acentuada queda da temperatura. As lavouras de trigo da Regio Sul foram danificadas. Isso, associado ao longo perodo com registro de pouca chuva, deve reduzir o potencial produtivo da cultura" (Adap. de O Estado de S.Paulo, 4883, Suplemento Agrcola.) Reescreva o texto acima, reunindo em um s, composto por subordinao, os trs perodos que o compem, mantendo as relaes lgicas existentes entre eles e fazendo as adaptaes necessrias. 3. (ACAFE-SC) Na frase "No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedrio, resolvi-me ver livre das galochas", existem: a) 2 ditongos, sendo 1 crescente e 1 decrescente b) 3 ditongos, sendo 2 crescentes e 1 decrescente c) 3 ditongos, sendo 1 crescente e 2 decrescentes d) 4 ditongos, sendo 2 crescentes e 2 decrescentes e) 4 ditongos, sendo 3 crescentes e 1 decrescente 4. (UM-SP) Na orao: "Em sua vida, nunca teve muito......, apresentava-se sempre .... no..... de tarefas...... "; as palavras adequadas para o preenchimento das lacunas so: a) censo, lasso, cumprimento, eminentes b) senso, lao, comprimento, iminentes c) senso, lasso, cumprimento, iminentes d) senso, lasso, cumprimento, eminentes e) censo, lasso, comprimento, iminentes As questes 5 e 6 referem-se ao texto seguinte. Leia-o atentamente antes de respond-las. "- Muito bom dia, senhora, Que nessa janela est; sabe dizer se possvel algum trabalho encontrar?" (Joo Cabral de Melo Neto) 5. (UM-SP) No primeiro verso, senhora vem entre vrgulas porque o termo :

a) um aposto b) um sujeito deslocado c) um vocativo d) um predicativo e) um sujeito simples 6. (UM-SP) No verso Que nessa janela est, o verbo : a) transitivo direto b) de ligao c) transitivo indireto d) transobjetivo e) intransitivo 7. (FUVEST-SP) No texto seguinte h palavras em que se omitiu o acento grfico. Destaque duas delas e justifique a acentuao. As pessoas presentes na assembleia receberam vrios itens do programa e a incumbencia de analisa-los e difundi-los junto aos rgos pblicos." 8. (UNICAM-SP/94) Leia atentamente os textos seguintes. I. Estes so alguns dos equipamentos que a reserva de mercado no permitia a entrada no pas sem a autorizao do DEPIN. (Folha de S.Paulo, 18/10/92.) II. Fazer pesquisa insinuando que 64% dos brasileiros acham que existe corrupo no governo Itamar no um ato inteligente de um jornal de que todos gostamos e que dever de ns brasileiros lutar pela conservao de sua iseno." (Adap. de Ewerton Almeida, vice-lder do PMDB da Bahia, Folha de S. Paulo, 8/6/93, Painel do Leitor.) Reescreva os trechos acima, introduzindo as seqncias "cuja entrada" e "cuja iseno", respectivamente. (Faa apenas as alteraes necessrias, decorrentes da nova estrutura das frases.) 9. (UM-SP/94) tu Que s presidente Do Conselho Municipal Se que tens mulher e filhos, Manda tapar os buracos da Rua dos Junquilhos. (Artur Azevedo) A palavra que aparece duas vezes no texto com a seguinte classificao morfolgica, respectivamente:

a) pronome relativo, partcula expletiva b) partcula expletiva, pronome relativo c) pronome relativo, conjuno integrante d) conjuno integrante, pronome relativo e) partcula expletiva, conjuno integrante 10. (FUVEST-SP 2 fase) "No tenho dvidas de que a reportagem esteja procura da verdade, mas preciso ressalvar de que a histria no pode ser escrita com base exclusivamente em documentos de polcia poltica. (O Estado de S. Paulo, 30/8/93.) Das duas ocorrncias de de que, no excerto acima, uma est correta e a outra no. a) Justifique a correta. b) Corrija a incorreta, dizendo por qu. 11. (UNICAMP-SP) A histria transcrita a seguir contrasta dois mundos, dois estados de coisas: o dia-a-dia cansativo do carregador e a situao imaginria em que ele se torna presidente da Repblica. Dois carregadores esto conversando e um diz: "Se eu fosse Presidente da Repblica, eu s acordava l pelo meio-dia, depois ia almoar l pelas trs, quatro horas. S ento que eu ia fazer o primeiro carreto." O carregador no consegue passar para o mundo imaginrio, e acaba misturando-o de maneira surpreendente com o mundo real. Qual a construo gramatical usada nessa histria para dar acesso ao mundo das fantasias do carregador? 12. (FUVEST-SP 2 fase) "A princesa Diana ja passou por poucas e boas. Tipo quando seu ex-marido Charles teve um love affair com lady Camille revelado para Deus e o mundo." (Folha de S. Paulo, 5/11/93.) No texto acima, h expresses que fogem ao padro culto da lngua escrita. a) Identifique-as. b) Reescreva-as conforme o padro culto. 13. (UNICAMP-SP) Lendo a seguinte notcia, voc poder observar que, alm de constar da manchete, o verbo cobrar ocorre duas vezes no texto. Defensor cobra investigaes no DSP O defensor publico E.C.K. da 9 Vara Criminal levou ao juiz das execues penais, petio cobrando investigao sobre as denncias de corrupo envolvendo agentes penitencirios. Um grupo de presos da Delega-cia Especializada de Roubos e Furtos denunciou que agentes do Departamento do Sistema Penitencirio estariam cobrando CR$5.000,00 por uma vaga

nos presdios da Capital. O diretor do DSP, P. Vinholi, disse que ainda no est apurando as denncias porque considera "impossvel" ocorrer tal tipo de transao. (Dirio da Serra, Campo Grande, 26 e 27/9/93) a) Transcreva os dois trechos em que ocorre aquele verbo, na mesma ordem. b) Reescreva as duas sentenas usando sinnimos de cobrar. 14. (FATEC-SP) "Vozes veladas, veludosas vozes. Volpias dos violes, vozes veladas. Vagam nos velhos vrtices velozes. Dos ventos, vivas, vs, vulcanizadas." Indique o recurso literrio evidente no trecho de "Violes que choram", poema de Cruz e Sousa. 15. (UNESP-SP) Emprega-se o termo solecismo para indicar o uso errado da concordncia, regncia ou colocao. Aponte a nica alternativa em que tal erro no ocorre. a) Faz cinco anos completos que no visito o Rio. b) Devem haver explicaes satisfatrias para este fato. c) Haviam vrios objetos espalhados sobre a mesa. d) Se lhe amas, deves declarar-te depressa. e) Fazem j vinte minutos que comeaste a prova. 16. (UNICAMP-SP) "A linguagem e figura do entendimento (...). Os bons falam virtudes e os maliciosos, maldades (...). Sabem falar os que entendem as coisas: porque das coisas nascem as palavras e no das palavras as coisas. O trecho acima, extrado da primeira gramtica da ln-gua portuguesa (Ferno de Oliveira, 1536), tinha, na primeira edio dessa obra, a seguinte ortografia: "A linguagem e figura do entendimento (...). Os bos falo virtudes e os maliciosos maldades (...). Sabe (~) falar os q(~) etede (~~~) as cousas: porq(~) das cousas nasce(~) as palauras e no das palauras as cousas. A ortografia do portugus j foi, portanto, bem diferente da atual, e houve momentos em que as pessoas que escreviam, gozavam de relativa liberdade na escolas das letras. Hoje em dia, a forma escrita da lngua regida por convenes ortogrficas rgidas, que no devem ser desobedecidas em contextos mais formais. Leia com ateno os trechos seguintes, tirados de edies de setembro de um jornal de So Paulo. Identifique as palavras em que foi violada a conveno ortogr-fica vigente. Escreva-as, em seguida, na forma correta. a) Os atuais ministro e prefeito so amissssimos de longa data . b) Mais de metade desses policiais extrapola os limites do dever por serem mau preparados. c) Desde o incio, o animal preferido em carrossis o cavalo, mas h excesses. 17. (FATEC-SP) Indique a alternativa em que no atribuda a idia de superlativo ao adjetivo.

a) uma idia agradabilssima. b) Era um rapaz alto, alto, alto. c) Sa de l hipersatisfeito. d) Almocei tremendamente bem. e) uma moa assustadoramente alta. 18. (UNICAMP-SP) O comentrio seguinte faz parte de uma reportagem sobre o decreto assinado pelo presidente Jos Sarney, tornando eliminatrios os exames de lngua portuguesa e redao. "Os estudantes que pretendem ingressar na UNICAMP, no prximo vestibular, concordam com o decreto do governo. Esto reclamando, apenas, que a Universidade de Campinas est exigindo a leitura de um livro que entrar no exame inexistente no Brasil: A Confisso de Lcio, Mrio de S Carneiro." (Isto Senhor, n 991, 14/9/88). Conforme redigido, o texto contm uma passagem ambgua (que pode ter mais de uma interpretao). a) Identifique essa passagem, transcreva-a e explique por que ela ambgua. b) Em seguida, reescreva-a de forma a tomar clara a interpretao pretendida pela revista. 19. (UNICAMP-SP) Substitua a palavra destacada no trecho transcrito abaixo por outra que garanta o mesmo sentido ao texto (voc poder ainda fazer outras modificaes, se as julgar indispensveis). "Se no chegam a configurar um processo de radicalizao verbal e de alarmismo deliberado, ainda assim so preocupantes e lamentveis as declaraes do mi-nistro da Indstria e Comrcio, Roberto Cardoso Alves, de que partidos como o PT e os PCs no deveriam ter existncia legal, por no possurem, na opinio do mi-nistro, compromisso com a democracia." (Folha de S. Paulo, 8/12/88) 20. (FAAP-SP) Observando as regras de concordncia nominal e verbal, reescreva a frase que segue. Ao meio-dia e meio, depois de penosa escalada, durante a qual houveram perigos o mais surpreendentes possveis, o grupo de alpinistas franceses atingiu o ponto mais elevado da cordilheira. 21. (FGV-SP) Leia com ateno: "Apesar da insistncia dos reprteres, o candidato no respondeu as perguntas." Nessa frase, uma falha de acentuao grfica indica erro de: a) regncia nominal b) concordncia nominal c) concordncia verbal d) silepse de grau e) regncia verbal 22-(SO MARCOS-SP) Na frase "Ao pobre no lhe devo nada", encontramos um caso de: a) anacoluto b) pleonasmo

c) elipse d) zeugma e) solecismo 23. (FGV-RJ) Assinale a alternativa que completa corretamente as frases. I) Cada qual faz como melhor lhe .... II) O que ... estes frascos? III) Neste momento os tericos ... os conceitos. IV) Eles ... a casa do necessrio. a) convm, contm, revem, provm b) convm, contm, revem, provm c) convm, contm, revem, provm d) convm, contm, revem, provem e) convm, contm, revem, 24. (FATEC-SP) Nas palavras poliglota, tecnocracia, acrpole, demagogo e geografia encontramos elementos gregos que tm as seguintes significaes, respectivamente: a) garganta, cincia, cidade, conduzo, terra b) lngua, governo, civilizao, enganar, terra c) muitas, deus, alto, povo, planeta d) lngua, governo, alto, povo, terra e) muita, poder, cidade, diabo, tratado 25 (CESGRANRIO-RJ) Assinale o perodo em que aparece uma forma verbal incorretamente empregada com relao norma culta da lngua. a) Se o compadre trouxesse a rabeca, a gente do ofcio ficaria exultante. b) Quando verem o Leonardo, ficaro surpresos com os trajes que usava c) Leonardo propusera que se danasse o minuete da corte. d) Se o Leonardo quiser, a festa ter ares aristocrticos. e) O Leonardo no interveio na deciso da escolha do padrinho do filho.

RESPOSTAS:
(respostas ) l. a) A polcia desses pases no pde prend-los porque o governo brasileiro no fez o pedido formal de captura. b) A causa provvel o fato de o ncleo do sujeito (polcia) estar de um determinante plural (desses pases) . A concordncia foi feita, erroneamente, com o determinante plural, em vez de ser feita com o ncleo do sujeito, conforme as regras de concordncia verbal. 2. Reunindo em um s perodo os trs perodos originais, temos: As lavouras de trigo da Regio Sul foram danificadas / porque uma forte a de ar polar, / vinda junto com a frente fria, / causou acentuada queda da temperatura / o que, / associado ao longo perodo pouco chuvoso, / deve reduzir o potencial produtivo da cultura. Agora, analisando perodo, podemos constatar que se trata de um perodo composto por subordinao, pois cinco oraes subordinadas. A saber: orao principal: As lavouras de trigo da Regio Sul foram danificadas; orao subord. adv. causal: porque uma forte massa de ar polar causou acentuada queda de temperatura; orao subord. adj. restritiva, red. de gerndio: vinda junto com a frente fria; orao subord. adj. explicativa: o que deve reduzir o potencial produtivo da cultura; orao subord. adv. condicional, red. de particpio: associado ao longo perodo pouco chuvoso. A questo, obviamente, admite variao na estrutura da resposta, desde que se mantenham as lies lgicas de causa e conseqncia presentes nos perodos simples originais. 3. c Damos o nome de ditongo ao encontro de uma vogal e uma semivogal (ou vice-versa). Quando a semivogal vier antes da vogal, temos ditongo crescente. Quando a vogal vier antes da semivogal, ditongo decrescente. Nesta questo, temos os seguintes ditongos: au: em restaurante: vogal + semivogal = decrescente; ei: em entrei: vogal + semivogal io: em dromedrio; semivogal + vogal = crescente. 4. c Trata-se de uma questo sobre emprego de parnimos (palavras parecidas na grafia ou na pronncia, mas com significados diferentes) e homnimos (palavras que possuem a mesma pronncia, mas significados

diferentes). O fundamental, nesse tipo de questo, entender bem o significado que se quer dar frase, a fim de utilizar corretamente as palavras. Senso significa "discernimento", "juzo"; censo significa "recenseamento"; lasso significa "cansado", fatigado"; lao significa "n que se desata com facilidade"; cumprimento significa "o ato ou efeito de cumprir", ou "saudaes"; comprimento significa extenso; iminente significa "o, que est prestes a ocorrer; eminente significa alto, elevado, que excede os outros. 5.C No texto, o termo senhora uma expresso de chamamento, portanto, um vocativo. O vocativo deve sempre vir isolado por vrgula(s). 6. e Para classificar um verbo quanto predicao, fundamental verificar o que ele significa na frase, evitando-se decorar listas. Neste exerccio, o verbo estar empregado no sentido de "estar presente em algum lugar", da sua classificao como intransitivo, isto , s pede complemento circunstancial. 7. As palavras em que se omitiu o acento grfico so: assemblia: os ditongos de pronncia aberta u, i, i recebem acento na base. incumbncia: as palavras paroxtonas terminadas em ditongo crescente devem ser acentuadas graficamente. analis-los: as formas verbais terminadas em a, e, o tnicos seguidas de -lo, -la, -los, -las devem ser acentuadas graficamente. 8. I. Estes so alguns dos equipamentos cuja entrada no pas a reserva de mercado no permitia, sem a autorizao do DEPIN. II. Fazer pesquisa insinuando que 64% dos brasileiros acham que existe corrupo no governo Itamar no um ato inteligente de um jornal de que todos gostamos e por cuja iseno dever de todos ns brasileiros lutar. Cujo (cuja, cujos, cujos) um pronome relativo que deve sempre concordar em gnero e nmero com o nome a que se refere. 9. a A palavra que um pronome relativo quando retoma seu antecedente, projetando-o na orao seguinte; neste caso, equivale a o qual (e flexes). Ser partcula expletiva (ou de realce) quando puder ser tirada da orao sem qualquer prejuzo ao sentido. Quando partcula expletiva, a palavra que costuma aparecer na expresso que. 10. a) A primeira ocorrncia a correta. Em No tenho dvida de que e reportagem...", o uso da preposio de diante da conjuno subordinativa integrante que obrigatrio, pois a aludida preposio regida pelo substantivo dvidas. b) "... mas preciso ressalvar que a histria no pode ser

escrita...". Est incorreta porque no h termo regente de preposio de. O verbo ressalvar transitivo direto, no exigindo, pois, preposio em seu complemento. 11. Utiliza-se uma orao subordinada adverbial condicional. Construda com a conjuno se e o verbo no imperfeito do subjuntivo modo que trata dos fatos hipotticos -, fica configurado o mundo irreal do carregador: se eu fosse significa que eu no sou. 12. a) As expresses "poucas e boas" e "tipo quando" so estranhas ao uso culto da lngua portuguesa. b) Poucas e boas poderia ser substituda por "momentos difceis" ou "experincias desagradveis". Tipo quando poderia ser trocado por expresses como "a exemplo da orao em que..." ou "Como ocorreu quando...". 13. a) "... levou ao juiz das execues penais, petio cobrando investigaes..."; "... agentes do Departamento do Sistema Penitencirio estariam cobrando CR$5.000,00 por uma vaga nos presdios da capital...". b) "... levou ao juiz das execues penais, petio solicitando (ou pedindo ou requerendo) investigaes..."; "... agentes do Sistema Penitencirio estariam exigindo (ou querendo receber) CR$ 5.000,00 por uma vaga nos presdios na capital ...". 14. O recurso literrio empregado no poema consiste na repetio do som consonantal [v]. Trata-se de uma figura de linguagem chamada aliterao 15. a As alternativas b e c apresentam erro com relao ao emprego do verbo haver. Quando haver usado no sentido de "existir, ele deve permanecer no singular, por ser verbo impessoal. Assim a alternativa b deveria ser construda da seguinte forma: "Deve haver explicaes satisfatrias..., e a c, da seguinte forma: "Havia vrios objeto espalhados...". A alternativa d apresenta erro no emprego do pronome oblquo tono lhe. Sendo o verbo amar transitivo direto, o pronome a ser empregado como complemento verbal deveria ter sido o (ou a). Dessa forma, a construo correta da frase : Se o(a) amas, deves declarar-te depressa. A alternativa e apresenta erro no emprego do verbo fazer. Quando se refere a tempo, o verbo fazer impessoal, devendo, pois, permanecer na 3 pessoa do singular. A construo correta , "Faz j vinte minutos que...". Da a alternativa a ser a nica alternativa correta: nela, o verbo fazer , como se refere a tempo, impessoal e est, portanto, na 3 pessoa do singular. l6. a) Os atuais ministros e prefeito so amicssimos de longa data. b) Mais de metade desses policiais extrapola os limites do dever por serem malpreparados.

c) Desde o incio, o animal preferido em carrossis o cavalo, mas h excees. O superlativo absoluto sinttico de amigo deve ser grafado da seguinte forma amicssimo; j que o sufixo superlativo ssimo junto ao radical latino amic (amic + ssimo = amicssimo). O prefixo mal (antnimo de bem) deve ser grafado com l; e no leva hfen porque mal s exige esse sinal antes de vogal e h. Quanto a excees, basta retomar a etimologia da palavra excepo para se verificar por que no deve ser escrita com ss. 17. d Nesta alternativa d, a idia de superlativo no transmitida a um adjetivo e sim ao advrbio bem. Nas demais alternativas a idia de superlativo sempre atribuda a um adjetivo: agradvel, alto, satisfeito, alta. 18 a) "... a Universidade de Campinas est exigindo a leitura de um livro que entrar no exame inexistente no Brasil..." Trata-se de uma passagem ambgua porque o adjetivo inexistente pode estar-se referindo a livro ou exame. b) Para evitar a ambigidade pode-se redigir a frase da seguinte forma: "... a Universidade de Campinas est exigindo, para o exame, a leitura de um livro inexistente no Brasil". 19. "Embora (se bem que, ainda que, conquanto, mesmo que) no cheguem a configurar um processo... Para manter o mesmo sentido do texto, deve-se substituir a conjuno subordinativa se por uma conjuno subordinativa concessiva. 20. Ao meio-dia e meia, depois da penosa escalada, durante a qual houve perigos os mais surpreendentes possveis, o grupo de alpinistas franceses atingiu o ponto mais elevado da cordilheira. Nesta frase, deve-se empregar a palavra meia, a fim de concordar com o substantivo hora implcito: meio-dia e meia (hora). Todas as vezes que a palavra meio se referir a um substantivo deve estar concordando com ele: meio litro, meia dzia. Meio s permanece invarivel quando se referir a adjetivo: A porta est meio aberta. O verbo haver, quando empregado no sentido de "existir", ou indicando tempo, impessoal; devendo, portanto, permanecer na terceira pessoa do singular.

10

A palavra possvel, quando acompanha expresses superlativas tais como o mais, a menos, o melhor, os maiores, as menores, varia conforme o artigo que integra essas expresses. 21. e Trata-se de um erro de regncia verbal, pois o verbo responder exige a preposio a. Nessa frase a preposio a vai se fundir com o artigo as. fuso de duas vogais idnticas, damos o nome de crase e a indicamos pelo uso do acento grave: "... o candidato no respondeu s perguntas". 22. b Trata-se de um pleonasmo (no vicioso), uma vez que ocorreu a repetio do objeto indireto ao pobre atravs do pronome oblquo lhe. Deve-se acrescentar que o objeto antecipado deveria estar separado por vrgula. Ao pobre, no lhe devo nada. 23. a Os verbos derivados de ter e vir apresentam acento agudo na terceira pessoa do singular e acento circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo (ele convm, eles convm; ele contm, eles contm). J os verbos ler, ver (e seus derivados) apresentam ee na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, sendo que o primeiro e deve receber acento circunflexo (eles crem, eles descrem, eles relem, eles revem). 24. d Observe os radicais gregos e seus significados, que formam as palavras desse exerccio. poliglota: poli (vrios, muitos); glota (lngua, idioma) tecnocracia: tecno (arte, cincia); cracia (governo) acrpole: acro (alto); pole (cidade) geografia: geo (terra); grafia (escrita, tratado) 25. b O verbo ver e seus derivados so conjugados da seguinte forma no futuro do subjuntivo: vir, vires, vir, virmos, vindes, virem.

11

You might also like