You are on page 1of 2

CARGO: Tcnico de Notificaes CONHECIMENTOS BSICOS Lngua Portuguesa Elementos de construo do texto e seu sentido: gnero do texto (literrio

o e no-literrio; narrativo, descritivo e argumentativo); interpretao e organizao interna. Semntica: sentido e emprego dos vocbulos; campos semnticos; emprego de tempos e modos dos verbos em portugus. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formao de palavras; mecanismos de flexo dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, orao e perodo; termos da orao; processos de coordenao e subordinao; concordncia nominal e verbal; transitividade e regncia de nomes e verbos; padres gerais de colocao pronominal no portugus; mecanismos de coeso textual. Ortografia. Acentuao grfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuao. Estilstica: figuras de linguagem. Raciocnio Lgico Estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictcios; deduzir novas informaes das relaes fornecidas e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. Compreenso e elaborao da lgica das situaes por meio de: raciocnio verbal, raciocnio matemtico, raciocnio sequencial, orientao espacial e temporal, formao de conceitos, discriminao de elementos. Compreenso do processo lgico que, a partir de um conjunto de hipteses, conduz, de forma vlida, a concluses determinadas. CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Direito Pblico (Direito Constitucional / Direito Administrativo / Legislao TCE-RJ) A Constituio da Repblica Federativa do Brasil: Princpios Fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais. Administrao Pblica: disposies gerais, servidores pblicos civis. Poderes. Atos Administrativos: conceito, requisitos, atributos, classificao, invalidao. Servidor Pblico.

Processo Administrativo: normas bsicas no mbito do Estado do Rio de Janeiro (Lei Estadual n 5.427/2009 e suas alteraes). Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Rio de Janeiro, respectivo Regulamento e suas alteraes (Decreto-Lei n 220/1975 e Decreto Estadual n 2.479/1979). Lei Estadual n 4.787/2006 e suas alteraes. Lei Estadual n 5.260/2008 e suas alteraes. Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (Lei Complementar Estadual n 63/1990 e suas alteraes). Noes de Direito Processual (Processo Civil / Processo Penal) Direito Processual Civil. Jurisdio. rgos da funo jurisdicional. Poder Judicirio. Organizao judiciria. Funes no jurisdicionais do Poder Judicirio. rgos auxiliares da Justia. O juiz. Competncia. Ao. Espcies. Condies da ao. Individualizao. Conexo e continncia. Concurso e cumulao de aes. A ao como instrumento de acesso Justia. Processo. Relao jurdica processual. Pressupostos processuais. Princpios informativos do processo e procedimento. Dos atos processuais. Princpios processuais constitucionais. A instrumentalidade do processo e sua importncia para o acesso Justia. Direito Processual Penal. Sistemas processuais penais. Princpios processuais penais. Aplicao e interpretao da lei processual.

You might also like