You are on page 1of 4

UM BREVE GUIA DAS DIFERENAS IDEOLGICAS ENTRE O MARXISMOLENINISMO E O TROTSKISMO.

INTRODUO. Desde que Lenin morreu em 1924, o Trotskismo, desafiou o marxismo-leninismo pela liderana ideolgica do movimento comunista internacional. J.V. Stalin, 1879-1953, foi capaz de atender e viu fora deste desafio, na medida em que Trotskismo tornou-se uma tendncia marginal, exterior ao movimento comunista. No entanto, os ataques contra Stalin pela liderana Khrushchevista na Unio Sovitica e o consequente aumento do revisionismo em alguns dos partidos mais influentes do movimento comunista, serviram para dar um novo impulso para o projeto inspirado por Trotsky. Este credo, Trotskismo, ganhou uma substancia intelectual em todos os principais pases imperialistas, devido a seus ataques sobre o que eles e a burguesia chamam 'Estalinismo'. No ataque de Stalin e, na verdade, atacando todos os pases de orientao socialista, e, falando sobre si mesmos, como representando o marxismo autntico, as actividades destes sectaristas pseudo-Esquerdistas promoveram o interesse de propaganda da burguesia imperialista. No entanto, as alegaes do Trotskismo se direcionam no s em atacar Stalin e os pases de orientao socialista. Estas alegaes tambm orientam em convencer certos intelectuais que Trotskismo a continuao do leninismo. E por isso que pode ser considerado til, apresentar uma exposio sinptica das principais diferenas ideolgicas entre o marxismoleninismo e o Trotskismo, como um guia para aqueles que procuram examinar este assunto mais profundamente. A REVOLUO RUSSA. Os Trotskystas argumentam que, a Revoluo Russa de outubro de 1917 foi a realizao da teoria de Trotsky da revoluo permanente. A posio marxista-leninista que a revoluo foi feita possvel pelas circunstncias peculiares criadas pela guerra de 1914-1918 e que sem estas condies a transio para a revoluo socialista no teria sido possvel. POLTICA DO TRABALHO. Aps a revoluo e a guerra civil, os Trotskystas argumentaram pela militarizao dos sindicatos, que uma poltica de coero para com os sindicatos. Os Marxistasleninistas prximo de Lenin, incluindo Stalin, ops-se poltica de militarizao trotskista, argumentando, em vez disso, que a nfase deve ser colocado sobre persuaso ao invs de coero. Isto levou a uma disputa entre faces grave no Partido Comunista entre os marxistas-leninistas e Trotskystas entre 1920-1921. Lenin ele mesmo considerava poltica de Trotsky sobre os sindicatos, representante de um movimento 'reacionrio'. (Ver: Lenin: Collected Works, Vol.32)
Stio http://www.comunidadestalin.org EMail: comunidadejstalin@hotmail.com Pgina 1

O PROCESSO REVOLUCIONRIO MUNDIAL NO QUE DIZ RESPEITO AO SOCIALISMO. Para os marxistas-leninistas, o socialismo em um ou vrios pases uma fase da revoluo mundial. Os Trotskystas argumentaram que a poltica de construir o socialismo em um pas se opunha ao marxismo. Os marxistas-leninistas argumentaram construir o socialismo num s pas era parte integrante da revoluo mundial e, na verdade serviria este processo, em ajudar o desenvolvimento deste ltimo. Uma vez que Trotsky no levantou a questo com Lenin, os marxistas-leninistas s podem supor que motivos reais de Trotsky eram de natureza entre faces. Ou, com Lenin fora do caminho, aps sua morte, em 1924, Trotsky tentou impor sua teoria da revoluo permanente sobre o partido.

POLTICA DE INDUSTRIALIZAO. O Trotskystas tentaram impor uma poltica de industrializao e coletivizao no Partido Comunista em um tempo quando o partido e a ditadura do proletariado estavam em uma posio frgil. Os Marxistas-leninistas em torno de Stalin queriam esperar at que o partido e o Estado tivessem reunido fora suficiente para supervisionar essa poltica. Isso significava defender a economia mista da NEP at o partido fortalece-se na classe operria e na zona rural.

A QUESTO DA LUTA CONTRA A BUROCRACIA Os Trotskystas argumentam que aps a morte de Lnin uma "burocracia estalinista" surgiu na Unio Sovitica. Essa burocracia minaria a revoluo e para prevenir isso, uma revoluo poltica seria necessrio para remover a burocracia do poder. Os Marxistas-leninistas argumentam que a burocracia Sovitica foi anti-Stalinista mais do que 'Stalinista', um fato sublinhado por expurgos freqentes contra ele. Alm disso, os marxistas-leninistas rejeitaram a teoria trotskista de uma burocracia completamente contra-revolucionria de forma unilateral e, argumentou que o que era necessrio no era uma revoluo poltica para derrubar uma burocracia supostamente contrarevolucionrio, mas sim, havia a necessidade de expor e limpar os elementos contrarevolucionrios da burocracia. A conversa trotskista sobre uma revoluo 'poltica' para derrubar a burocracia, representava uma ruptura do marxismo para o anarquismo. A POLTICA DA COEXISTNCIA PACFICA. Logo depois de chegar ao poder os comunistas bolcheviques, liderados por Lenin, seguiram uma poltica de coexistncia pacfica com os Estados capitalistas. O pensamento por trs disso era forar os Estados capitalistas, particularmente os Estados imperialistas, conviver em paz com o socialismo, tanto quanto as relaes exteriores preocupassem. Isto no foi apenas baseado no reconhecimento de que, combinados, os Estados imperialistas eram por muito mais forte do que o Estado socialista, foi tambm porque, ao contrrio do capitalismo, o socialismo no um
Stio http://www.comunidadestalin.org EMail: comunidadejstalin@hotmail.com Pgina 2

sistema blico. o capitalismo que precisa de guerra para aumentar os lucros para os monopolistas, no o socialismo. Embora seja verdade que, por um lado, os revisionistas Khrushchevistas distorceram a poltica comunista da coexistncia pacfica, tambm verdade, por outro lado, que os Trotskystas e outros pseudo-esquerdistas rejeitaram poltica de Lenin; que queriam os pases socialistas agindo como capitalistas implicando o mundo em guerra.

A CONTRARREVOLUO NA UNIO SOVITICA. Os Trotskystas afirmam que a contrarrevoluo na Unio Sovitica foi o trabalho de uma suposta "burocracia de estalinistas". Tal alegao no fazia sentido porque no s no estava l nenhuma entidade que poderia ser chamada a "burocracia stalinista", mas os stalinistas, isto , os partidrios de Stalin, tinham sido expulsos pelos Khrushchevistas na dcada de 1950. Os Marxistas-leninistas mantm que a contrarrevoluo Sovitica foi liderada pelos revisionistas que tinham chegado ao poder aps a morte de Stalin. Essa contrarrevoluo foi iniciada por Khrushchev e concluda por Gorbachev.

HISTRIA COMUNISTA. Os Trotskystas culpam a liderna de Stlin na Internacional Comunista a derrota das revolues na China, Alemanha, Frana e Espanha. Os Marxistas-leninistas de longo tm argumentado que Stalin estava em minoria no Comintern. Portanto, as derrotas experientadas pelo movimento comunista, no podem simplesmente ser objecto de desejo de Stalin. Somente uma anlise concreta, com base no marxismo-leninismo, pode lanar luz sobre como de forma indivudual vieram as derrotas REVISIONISMO. Um das calnias destinadas visa Stalin pelos Trotskystas de forma aberta e oculta, foi que ele liderou o movimento comunista internacional para o acampamento do revisionismo. No entanto, nem agora nem no passado, eles foram capazes de fornecer qualquer prova documental para apoiar essas reivindicaes com base no marxismoleninismo. A verdade que qualquer estudo dos escritos de Stalin mostra, sem qualquer sombra de dvida que ele permaneceu um marxista-leninista durante toda a sua vida. AVALIAO DE STALIN. Os Trotskystas argumentam que Stalin traiu a revoluo socialista de 1917. No entanto, em 1936, atordoado pelos ganhos que a Unio Sovitica tinha feito sob a liderana de Stalin, Trotsky tinha que fingir que isso no tinha nada a ver com Stalin. Os Marxistas-leninistas afirmam que Stalin foi um defensor da revoluo socialista nas mais desfavorveis das circunstncias. Alm disso, em seu tempo, Stalin defendeu com sucesso a orientao socialista da Unio Sovitica contra os revisionistas e outros elementos ambguos, posando como comunistas no partido e no Estado. Quando esses
Stio http://www.comunidadestalin.org EMail: comunidadejstalin@hotmail.com Pgina 3

dissimulados inimigos do socialismo eram encontrados eles infalivelmente eram dos trados removidos por Stalin. CONCLUSO. Trotsky e seus seguidores se juntaram a burguesia e seus capangas, os mencheviques, tsky em uma campanha para convencer os trabalhadores, camponeses e com comunistas que o socialismo era impossvel na Unio Sovitica. Eles tentaram minar a confiana do povo trabalhador usando um argumento contrrio a perspectiva de Lenin. A nica concluso que o Trotskismo desempenhou um papel contra revolucionrio, escondend contra-revolucionrio, escondendo-se atrs de uma retrica pseudo pseudo-Esquerdista. Promoo de derrotismo era o papel . essencial do Trotskismo no que se refere Unio Sovitica.

Tony Clark

Fonte - http://marxism.halkcephesi.net/Tony%20Clark/trotskyism%20vs%20marxism.htm

Stio http://www.comunidadestalin.org EMail: comunidadejstalin@hotmail.com

Pgina 4

You might also like