You are on page 1of 10

Hidrologia

HIDROLOGIA

1. INTRODUO Hidrologia a cincia que trata da gua na Terra. Ocorrncia; Circulao; Distribuio; Propriedades fsicas e qumicas.

Principais reas da hidrologia:

Hidrometeorologia: a parte da cincia que trata da gua na atmosfera; Limnologia: refere-se ao estudo dos lagos e reservatrios; Potamologia: trata dos estudos dos arroios e rios; Glaciologia: a rea da cincia relacionada com a neve e o gelo na natureza; Hidrogeologia: o campo cientfico que trata das guas subterrneas.

Hidrologia

A Hidrologia em Recursos Hdricos entendida como a rea que estuda o comportamento fsico da ocorrncia e o aproveitamento da gua na bacia hidrogrfica, quantificando os recursos hdricos no tempo e no espao e avaliando o impacto da modificao da bacia hidrogrfica sobre o comportamento dos processos hidrolgicos.

2. HISTRICO

A hidrologia uma cincia que se baseia na observao dos processos envolvidos no meio fsico natural. As civilizaes antigas puderam explorar os recursos hdricos de variadas formas, tais como: projetos de irrigao como os do Egito e Mesopotmia; aquedutos para abastecimento de gua romanos irrigao e controle de inundao pelos chineses.

Hidrologia

Hidrologia Experimental Criou-se em diferentes pases, bacias representativas e experimentais visando ao entendimento e quantificao de processos fsicos que ocorrem na bacia, tais como reflorestamento, eroso do solo e escoamento superficial.

Hidrologia Moderna Est ligada ao uso da gua, ao controle da ao da mesma sobre a populao e ao impacto sobre a bacia e o globo terrestre.

3. CINCIA HIDROLGICA

Hidrologia Cientfica Est dentro do contexto do desenvolvimento clssico do conhecimento cientfico (Dooge, 1988); Hidrologia Aplicada Estuda os diferentes fatores relevantes ao provimento de gua para a sade e para a produo de comida no mundo (Dooge, 1988).

Hidrologia

Sub-reas que surgiram devido a necessidade crescente da utilizao e preservao da bacia hidrogrfica: Hidrometeorologia Geomorfologia Trata da anlise quantitativa das caractersticas do relevo de bacias hidrogrficas e sua associao com o escoamento; Escoamento Superficial Trata do escoamento sobre a superfcie da bacia; Interceptao Vegetal Avalia a interceptao de precipitao pela cobertura vegetal; Infiltrao e Escoamento em meio no-saturado Observao e previso da infiltrao no solo e do escoamento no solo no-saturado; Escoamento em meio saturado Estudo do comportamento do fluxo em aqferos, camada do subsolo saturada; Escoamento em rios e canais Trata da anlise do escoamento em rios, canais e reservatrios;

Hidrologia

Evaporao e Evapotranspirao Avaliao da perda de gua por evaporao de superfcies livres como reservatrios e lagos, evapotranspirao de culturas e da vegetal natural; Fluxo Dinmico em reservatrios, lagos e esturios Tratam do escoamento turbulento em meios multidimensionais; Produo e transporte de sedimentos Quantificao da eroso de solo e do transporte de sedimento, na superfcie da bacia e nos rios, devido s condies naturais e do uso do solo; Qualidade da gua e meio ambiente Quantificao de parmetros fsicos, qumicos, e biolgicos da gua e sua interao com os seus usos na avaliao do meio ambiente aqutico.

A Hidrologia como cincia est voltada para a representao dos processos fsicos que ocorrem na bacia hidrogrfica. A representao matemtica dos processos evoluiu dentro de dois aspectos principais, so eles:

Hidrologia

Determinstico para os fenmenos fsicos que podem ser descritos por equaes diferenciais que retratam o comportamento do processo;

Estocstico onde esto envolvidos os aspectos probabilsticos


das variveis. Para estabelecer a identidade para a HIDROLOGIA como uma cincia separada da Geocincia o National Research Council definiu que a cincia hidrolgica inclui:

Processos fsicos e qumicos do ciclo continental da gua em


todas as escalas, assim como os processos biolgicos que interagem significativamente com o ciclo hidrolgico;

As caractersticas temporais e espaciais do balano global da


gua e suas partes no sistema terrestre. O NRC (1991) ressaltou as seguintes prioridades cientficas em Hidrologia:

componentes qumicos e biolgicos do ciclo hidrolgico: envolve o melhor conhecimento dos processos geoqumicos;

a escala dos processos dinmicos: a dificuldade de transferncia entre processos que ocorrem em diferentes escalas;

Hidrologia

interao entre superfcie e atmosfera: a interao entre as


variveis climticas e as superfcies; conhecimento ao nvel global do armazenamento e fluxos de gua e energia; efeitos hidrolgicos devido a atividades humanas.

4. HIDROLOGIA APLICADA

A Hidrologia Aplicada est voltada para os diferentes problemas que envolvem:

Utilizao dos recursos hdricos; Preservao do meio ambiente, e Ocupao da bacia.


No primeiro caso esto envolvidos os aspectos de disponibilidade hdrica, regularizao de vazo, planejamento, operao e gerenciamento dos recursos hdricos; No segundo caso modificaes do uso do solo, regularizao para controle de qualidade da gua, impactos das obras hidrulicas sobre o meio ambiente aqutico e terrestre;

Hidrologia

E por fim, a ocupao da bacia pela populao gera duas preocupaes distintas, a saber:

o impacto do meio sobre a populao atravs das enchentes; e impacto do homem sobre a bacia.

No Brasil algumas das principais reas do desenvolvimento da Hidrologia Aplicada encontram-se nos seguintes aspectos:

Planejamento e Gerenciamento da Bacia Hidrogrfica O desenvolvimento das principais bacias quanto ao planejamento e controle do uso dos recursos naturais requer uma ao pblica e privada coordenada.

Drenagem Urbana Atualmente 75% da populao do Brasil ocupa o espao urbano. Enchentes, produo de sedimentos e qualidade da gua so problemas srios encontrados em grande parte das cidades brasileiras;

Hidrologia

Energia A produo de energia hidreltrica representa 92% de toda a energia produzida no pas. O potencial hidreltrico ainda existente significativo. Esta energia depende da disponibilidade de gua, da sua regularizao por obras hidrulicas e o impacto das mesmas sobre o meio ambiente;

O Uso do Solo Rural A expanso das fronteiras agrcolas e o intenso uso agrcola tm gerado impacto significativos na produo de sedimentos e nutrientes nas bacias rurais, resultando em perda de solo frtil e assoreamento dos rios; Qualidade da gua O meio ambiente aqutico (oceanos, rios, lagos, reservatrios e aqferos) sofre com a falta de tratamento dos despejos domsticos e industriais e de cargas de pesticidas de uso agrcola;

Abastecimento de gua A disponibilidade de gua, que apesar de farta em grande parte do pas, apresenta limitaes nas regies ridas e semi-ridas do Nordeste brasileiro. A reduo da qualidade da gua dos rios e as grandes concentraes urbanas tm apresentado limitaes quanto disponibilidade de gua para o abastecimento;

Hidrologia

10

Irrigao A produo agrcola nas regies ridas e semi-ridas depende essencialmente da disponibilidade de gua. No sul, cultura como o arroz utiliza quantidades significativas de gua. O aumento da produtividade passa pelo aumento da irrigao em grande parte do pas; Navegao A navegao interior ainda pequena, mas com grande potencial de transporte, principalmente nos rios Jacu, Tiet/Paran, So Francisco e na Amaznia. A navegao pode ter um peso significativo no desenvolvimento nacional.

You might also like