You are on page 1of 28

EDUCARTE CURSOS

ALFABETIZAO EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS ALFABETIZAO NO EJA

1. O DESEJO E A NECESSIDADE DE LER E ESCREVER contando, desenhando, pintando, escrevendo a vida da turma e as experincias de cada aluno que se procura, pelo Mtodo Natural,integrar a escrita e a leitura da classe. O ponto de partida para a ao pedaggica a expresso livre da criana e a sua produo oral, transmitida inicialmente pelo professor. A espontaneidade verbal, associada ao aprendizado da escrita, cria condies favorveis para o desenvolvimento do processo de apropriao da escrita pela criana. Intuitivamente, ela passa a perceber, aos poucos, as diferena que caracterizam a lngua falada e a lngua escrita. Isso favorece a passagem da expresso oral da expresso escrita de forma mais natural. Do ponto de vista pedaggico, quatro aspectos so considerados primordiais para o desenvolvimento do processo de alfabetizao: A compreenso do significado do ato de ler e escrever; O desejo dele e escrever; A oportunidade de a criana realizar tateios experimentais no campo da escrita; A possibilidade de contato permanente com a lngua escrita.

O desejo surge de uma necessidade. sentindo sede que buscamos gua. O domnio da lngua escrita extremamente facilitado quando impulsionado pelo desejo de aprender a ler e a escrever. Evidente, esse desejo s poder se manifestar numa criana a partir do momento em que ela saiba da existncia e da utilidade da escrita. Nem sempre o meio familiar propicia experincias e descobertas fundamentais para que se desperte o desejo de se alfabetizar. Nesse caso intensifica-se ainda mais a necessidade de a escola na medida em que assume esta responsabilidade criar o maior nmero possvel capazes de gerar o desejo de realizar aprendizado e at mesmo por que no? fazer surgir um certo descontentamento provocado pelo fato de ainda no se saber ler nem escrever. A provocao do desejo constante na prtica de Freinet. Desde as classes do ensino pr-escolar, a criana vivencia, por meio das atividades desenvolvidas, da organizao geral dos trabalhos e da explorao pedaggica do carter funcional da escrita, mltiplas situaes em que o uso instrumental da lngua escrita evidenciado: Para localizar o carto de identificao e coloc-lo no quadro de controle de sua presena na sala, preciso ler o nome nele escrito; Para registrar suas atividades no plano de trabalho, preciso ler os itens nele discriminados; Para saber o que os correspondentes contaram por escrito, preciso ler suas cartas; Para contar as proezas da turma aos correspondentes, preciso escrev-las; 2

Para conhecer as histrias contadas pelos livros existentes na biblioteca de classe, preciso ler; Para que a famlia possa conhecer a histria criada na classe, preciso escrev-la.

Numa classe Freinet,as atividades propostas para a criana nunca perdem de vista o sentido de expresso-comunicao do ato de ler e escrever. A criana vivencia a escrita escrevendo aquilo que sente vontade de comunicar para algum (os correspondentes, os leitores da revistinha, do painel da classe). A leitura vivenciada da mesma forma: a criana l para descobrir o que algum pensou e contou por escrito (novidades transmitidas pelos correspondentes em suas cartas), acontecimentos reais ou imaginrios contados por outras crianas (em suas revistinhas, jornais e lbuns), histrias ou poemas transformados em livros impressos.

Dessa forma, para facilitar o processo de alfabetizao operado na criana, parte se: Do desejo de expresso e de comunicao; Da totalidade do texto expresso ou comunicado; Da estrutura sinttica; Da palavra.

Utilizam se tambm as aproximaes da grafia fonia e os procedimentos de anlise e de sntese. Esse conjunto de fatores que vai favorecer a diversidade das descobertas efetuadas pelas crianas em relao ao sistema convencional da escrita. A funo de comunicao da escrita sempre conservada e a decifrao aparece apenas como um instrumento auxiliar. O primordial alimentar sempre a curiosidade, a criao e a expresso infantis e oferecer s crianas oportunidades mltiplas e variadas de interagir com a lngua escrita. As atitudes do professor marcadas pela ansiedade e impacincia ou pelo hbito de forar as crianas a reconhecer, a copiar com perfeio as letras do alfabeto, so sempre evitadas, pois contribuem apenas para retardar ou at mesmo para perturbar a evoluo da apropriao da escrita pela criana. Para que o aluno vivencie o processo de alfabetizao com maior facilidade, e de forma mais prazerosa e produtiva, procura se instaurar um clima gostoso e descontrado na classe, onde seu ritmo ser sempre respeitado, seu desenvolvimento como um todo, ser estimulado e lhe sero fornecidos os meios e as condies necessrias para que tambm realiza seus tateios no campo da escrita. Ou seja, procura se criar condies que possibilitem criana: Produzir escrita; Descobrir por si s o funcionamento da escrita convencional; Interagir com a escrita das mais variadas formas em contextos sociais de uso.

1. A VIVNCIA INDIVIDUAL E COLETIVA O trabalho escolar estruturado pelo professor de forma a oferecer uma variedade bem ampla de vivncia para a criana: atividades individuais, em pequenos grupos 3

ou no grupo-classe, livres e dirigidas, todas elas desenvolvidas tanto em sala de aula como ao ar livre. Os cantinhos de trabalho Na sala de aula, alm dos trabalhos coletivos ou dos dirigidos pelo professor, so previstos diferentes cantinhos de atividades onde os mais diferentes materiais so colocados disposio dos alunos para favorecer os tateios e os intercmbios infantis: desenho/ escrita, recorte/ colagem, dobradura, biblioteca, modelagem, gua, construo, matemtica, pintura, jogos simblicos, cincias, etc. So as crianas que escolhem em que cantinho querem trabalhar, respeitando, evidentemente, as normas decorrentes da organizao do trabalho. Se,por exemplo, um cantinho pode comportar apenas quatro crianas ter que escolher um novo cantinho e aguardar uma nova oportunidade. O dilogo estabelecido a partir do conflito gerado nessa circunstncia propicia-lhes a compreenso das diferentes aplicaes da vida em grupo organizada e cooperativa -, dentre as quais a necessidade de serem estabelecidas e respeitadas normas para que o convvio social possa transcorrer de forma mais harmoniosa. Ao se dirigirem para os cantinhos, so as crianas que decidem o que vo fazer, o que, evidentemente, no impede o professor de apresentar sugestes e pistas sempre que julgar necessrio. Esse momento de trabalho diversificado previsto, justamente, para que cada criana, de acordo com sua vontade e seu ritmo individual, realize as mais variadas experincias e manipule os mais diferentes materiais, podendo, claro, repetir quantas vezes quiser as mesmas manipulaes e experincias. Como o professor no pode estar em todos os cantinhos ao mesmo tempo, as crianas acabam tentando e descobrindo sozinhas, ou com ajuda de um colega ou do grupo, a soluo para muito dos problemas surgidos no decorrer dos seus trabalhos, o que, sem dvida, favorece o desenvolvimento da autonomia e da prtica da ajuda mtua. A roda de avaliao Na roda de avaliao feita logo aps o trabalho nos cantinhos, as crianas mostram suas produes para os colegas, falam sobre o trabalho realizado, as descobertas feitas, trocam experincias, fazem crticas, so criticadas, emitem opinio, ouvem as observaes de seus colegas e da professora. Posteriormente, suas vivncias individuais e coletivas, expressas atravs de diferentes linguagens - a fala, a escrita da fala, o desenho, a pintura, a colagem -, transformaram-se em coloridos e originais painis, lbuns, revistas, jornais, livros, frutos de trabalho individual e coletivo realizado com a ajuda e a orientao do professor. A imprensa na escola Com o auxlio de uma impressora, de um limgrafo ou mimegrafo, as prprias crianas reproduzem vrios exemplares dos seus jornais, revistas ou livros, o que lhes permite vivenciar, na sala de aula, em diferentes passos do processo de edio. Desta forma procura-se criar condies para que se estabeleam situaes de vida na sala de aula, a fim de que as crianas possam: 4

Atuar sobre os objetos manipulando-os, transformando-os, recriando-os, descobrindo e compreendendo suas caractersticas e propriedades; Agir de forma autnoma no grupo-classe, problematizando a realidade que a cerca, formulando hipteses, analisando e comparando dados percebidos, construindo e reconstruindo seus prprios conceitos; Conquistar a segurana indispensvel para sua integrao social e para prosseguir na busca de novas descobertas; Caminhar em direo conquista do saber elaborado pela ao e pela reflexo.

2. A LINGUAGEM ORAL O DESENHO E A ESCRITA O ponto de partida para o trabalho educativo sempre a expresso livre de cada aluno, nas suas mais diferentes formas. Entre estas, as atividades de linguagem oral e de desenho acabam assumindo um papel de especial importncia, principalmente no que se refere ao aprendizado da leitura e da escrita. A primeira etapa da escrita-leitura no est de modo algum, segundo a nossa opinio, no reconhecimento e na cpia mecnica de elementos, de palavras e de frases destitudas do seu valor subjetivo, mas no desenho, criao inicialmente manual que em seguida se torna expresso, [...] A criana treina-se primeiramente no domnio da mo e do lpis e s a partir do momento em que domina suficientemente a tcnica que seu desenho se torna expressivo . A prtica do desenho livre evidencia de forma bastante sensvel o enriquecimento que se opera, ao longo das experincias, na expresso grfica infantil: o traado da criana vai se tornando cada vez mais elaborado; o espao delimitado pela folha utilizada vai sendo cada vez melhor explorado Por ela, ao mesmo tempo em que todos os movimentos bsicos para a escrita vo sendo trabalhados, o que determina o desenvolvimento da necessria e desejada coordenao motora fina. O professor, no intuito de intervir favoravelmente no processo, aproveita o desenho feito pela criana para faz-la falar, para incit-la a exteriorizar-se e a socializar-se. Procura tambm no perder a oportunidade para escrever diante das crianas o comentrio de um desenho, um acontecimento, uma deciso tomada e para ler os mais diferentes textos entre elas. A partir e um certo grau de domnio, h o desdobramento, a bifurcao. A criana continua a exprimir-se pelo desenho, mas comea tambm a interessar-se mais vivamente pelas garatujas que so uma traduo particular da linguagem: ela desenha, por imitao, o texto manuscrito, depois interessa-se mais especialmente pelas palavras, pelas letras. A intuio vem-lhe do prprio sistema da expresso escrita que est baseada no valor fontico dos smbolos. E partindo desses valores dos smbolos ela vai finalmente escrever [...]. A passagem do desenho escrita realiza-se depois de uma infinidade de tentativas intermedirias [...].

A escrita livre da criana, a princpio realizada de maneira bastante peculiar, vai evoluindo em direo escrita convencional medida que a criana, a partir das mltiplas interaes mantidas com a lngua escrita, passa a perceber, reconhecer e empregar os diferentes elementos que compem o nosso sistema de escrita e a compreender como tais elementos se relacionam, se articulam na construo de uma mensagem escrita. A concepo de que o texto comporta uma mensagem condio necessria para que a criana se aproprie, de forma inteligente, do nosso sistema de escrita, mas no suficiente. Para que o domnio do cdigo escrito possa ser efetivamente conquistado, torna-se imprescindvel tambm que a coordenao motora infantil, o seu seno de observao e a sua capacidade de submisso a determinadas regras tenham atingido um grau suficientemente razovel de desenvolvimento. O professor, ao longo do processo, sempre que a situao lhe parece oportuna, procuram mostrar as crianas as leis que regem a nossa escrita: escreve-se da esquerda para direita, a continuao de uma linha feita abaixo e nunca acima da linha anteriormente escrita, as pginas do caderno devem ser utilizadas da esquerda para direita etc. O professor procura tambm fornecer-lhe os modelos de escritas solicitadas, dar-lhe as orientaes necessrias sobre o traado das letras e pistas pistas sobre as diferentes maneiras de combin-las. Dessa maneira, sem bloquear a escrita livre da criana, ou seja, permitindo que ela realize o seu tateio experimental, vai se processando o aprendizado do cdigo escrito. 3. A AMPLIAO DA REDE DE COMUNICAES E DE DESCOBERTAS Outras atividades so tambm previstas pelo professor para favorecer o contato permanente das crianas com desenhos, pinturas e escritos produzidos no somente pela classe, mas tambm por outras crianas e por adultos, como leitura feita pelo professor para a classe, de textos em prosas e versos criados, gravuras, desenhos feitos tanto por outras crianas quanto por artistas conhecidos. A ampliao da rede de comunicao das crianas propiciada pela correspondncia, que, ao inserir na classe a prtica do intercmbio de textos e de trabalhos diversos com outras crianas e adultos, cria condies para que elas compreendam, ou melhor, sintam a razo de ser da escrita e da leitura. O professor no nico adulto a interagir com as crianas na sala de aula. Outros adultos so convidados a participar das atividades com elas, trazendo-lhes sua contribuio. Do ponto de vista da Pedagogia Freinet, atividades como falar, cantar, recitar, danar, ouvir msica, correr, pular, saltar, brincar com gua, areia, bola, corda, desenhar, pintar, modelar, recortar, colar, manipular objetos diversos, estabelecer contatos e relaes com outras crianas e outros adultos, so considerados to importantes para favorecer a apropriao da escrita quanto as atividades de leitura e da escrita propriamente ditas, vista que, permitem ao mesmo tempo, a satisfao de necessidades que, de forma decisiva, interfere no processo de alfabetizao por ela operado. Por esta razo, tais atividades tm o seu lugar assegurado, de forma equilibrada, no conjunto de atividades desenvolvidas pelas crianas no decorrer dos trabalhos escolares. 6

Cabe ao professor, garantir a organizao do espao-classe, e a estruturao adequada do tempo destinado ao trabalho escolar, de forma a possibilitar a realizao de tais atividades. Cabe-lhe tambm assegurar as condies para necessrias para a realizao de mltiplos tateios por parte das crianas, alimentar constantemente a motivao do grupo, estimular os mais diversos interesses, valorizar e incitar as descobertas infantis, fornecer pistas ou informaes tcnicas, capazes de conduzir as crianas a uma leitura e a uma escrita inteligente, em oposio ao puro e simples treinamento mecnico da cpia e da decifrao. Assim, com base na vida da classe, no trabalho cooperativo, no tateio experimental, nas relaes afetivas que se estabelecem pela vivncia individual e conjunta, nos intercmbios e na interveno facilitadora do professor, constitui-se um todo dinmico, capaz de mobilizar a personalidade da criana, permitindo-lhe agir sobre o meio que lhe cerca e a organiz-lo ao seu modo. Partindo dessa dinmica, da ampla rede de interaes que ela possibilita, que, progressivamente, vai se processando o desenvolvimento dos alunos nos seus variados aspectos: psicomotor, socioafetivo e cognitivo. Pouco a pouco, progressos significativos vo sendo demonstrados pela criana, no apenas no mbito da apropriao do nosso sistema de escrita, mas tambm na relao do senso crtico, criatividade, capacidade de resoluo de problemas e apropriao de conhecimentos sobre o mundo fsico e social que a rodeia. A medida que a criana que se familiariza com a escrita, os processos de aquisio se multiplicam e se influenciam reciprocamente. As associaes, as aproximaes, as anlises da criana englobam os nveis de anlise dos lingistas, mas se efetuam igualmente a partir de percepes visuais e auditivas, como a partir de intuies. Com a ajuda do professor e do grupo, numa progresso diferente para cada uma, as crianas vo descobrindo os elementos que constituem o sistema da escrita, suas possibilidades combinatrias, a correspondncia grafia/fonia, e acabam se apropriando do mecanismo da escrita, que nesse contexto de aprendizagem significa no apenas o domnio de uma tcnica, mas sim a conquista da autonomia para se expressar e se comunicar por escrito. 4. O MTODO NATURAL DA LEITURA E DA ESCRITA Na trajetria percorrida pela criana, durante seu processo de alfabetizao, os avanos no se do a passos regulares, nem segundo um itinerrio prefixado pelo professor: a criana sapateia num lugar um bom tempo, pelo menos aparentemente; depois queima etapas, sozinho ou graas ao estmulo de seus colegas, em seguida torna a parar num novo patamar; o tateio experimental, to bem descrito por Freinet, em seu livro Ensaio de Psicologia Sensvel. A partir desse tateio experimental realizado individual e coletivamente -, a criana vai paulatinamente construindo sua aprendizagem: inicialmente ela elabora sistemas bem distintos do convencional; em seguida, aos poucos, vai ajustando sua maneira de aprender a escrita. No Mtodo Natural, a explorao pedaggica dos fonemas e grafemas no introduzida pelo professor no estgio inicial do processo de alfabetizao, como ocorre com a maioria dos demais mtodos, mas sim no estgio final, quando, de forma natural, eles passam a atrair a ateno das crianas e a ser percebidos por ela. 7

Os elementos que compem o nosso sistema de escrita, precisam ser descobertos e no inculcados unicamente atravs da memorizao de sons e grafemas[...]. O Mtodo na Natural de leitura/escrita no procede de forma linear, nem por acmulo de conhecimentos. A criana no , de acordo com a expresso da senhorita Jenseigne, personagem de Anatole France, um pequeno pote que se enche: ela se estrutura. O Mtodo Natural contribui para a sua maternidade intelectual e afetiva. um sistema aberto que lhe permite tirar, das experincias vividas e memorizadas, um benefcio a longo termo. As aquisies so reutilizadas para outras aprendizagem e reinvestidas na vida pessoal. bom esclarecer aqui, que nada impede o professor de, paralelamente a esse processo natural operado pela criana, introduzir como complemento no contexto educativo alguns exerccios que paream eficazes. O importante de fato que se tenha sempre em mente que tais exerccios so apenas recursos auxiliares, no devendo nunca ser considerados prioritrios ou adotados de forma exclusiva. O Mtodo Natural para aprendizado da leitura e da escrita, aqui abordado, foi praticado e teorizado por Clestin Freinet e h mais de cinqenta anos vem sendo coletivamente aperfeioado e atualizado por seus seguidores, os educadores pesquisadores do Movimento da Escola Moderna. Esse Mtodo, no mbito das aquisies, no isola nem privilegia processo de alfabetizao. Ler, se baseia na vivencia das crianas e escrever uma perspectiva de educao global e relationnelle... Freinet observou experimentalmente a evoluo do processo desenvolvido Baloulette, apelido carinhoso de Madeleine, ds de seus dois anos de idade. Em seu livro intitulado Mtodo natural de leitura, Freinet apresenta o conjunto das observaes feitas, explicando e interpretando os documentos, contendo as produes espontneas Baloulette, que marcam as principais etapas evolutivas do processo que vai da linguagem oral expresso grfica, expresso escrita e compreenso do pensamento manuscrito ou impresso que a verdadeira leitura. Nesse livro, Freinet apresenta tambm consideraes de ordem pedaggica que, como ele prprio diz, podero ser considerados como uma base slida para outras observaes similares e para a elaborao de uma tcnica mais eficiente e mais racional para facilitar o aprendizado da lngua escrita. O processo natural para o domnio da leitura e da escrita, afirma Freinet, no absolutamente como concebe a escola tradicional: leitura, escrita, traduo grfica do pensamento, mais sim traduo do pensamento pela fala, em seguida pelo desenho, depois pela escrita e em seguida pelo reconhecimento das palavras e frases at a compreenso do pensamento que elas traduzem reconhecimento este que propriamente a leitura. Os progressos no processo de alfabetizao, esclarece, ainda Freinet, se realiza no de acordo com os princpios mais ou menos racionais, mais atravs de um lento tateio experimental da repetio automtica das experincias bem-sucedidas, segundo princpio de progresso e de autonomia, de audcia e de prudncia, atravs da constante aproximao com os modelos adultos que o indivduo procura intuitivamente imitar com o mximo de perfeio. No entanto, o processo desse tateio experimental pode ser aperfeioado e acelerado, por meio de uma ao educativa adequada. um mtodo global que parte das frases ditas pela criana e a ajuda a estabelecer as referencias necessrias para a compreenso da estrutura da linguagem. tambm um mtodo deo - visual, pois suas referncias colocam em relao o 8

sentido, que motiva a criana, e a forma escrita ortografia inclusive - , que ela aprende pouco a pouco a dominar. Cada um progride de acordo com seu ritmo na vida de uma classe cuja organizao cooperativa. Assim, quanto mais organizado o trabalho na sala de aula, no sentido de favorecer um rico conjunto de circunstncias que permitam e auxiliem a criana a realizar esse tateio experimental, e quanto mais adequada a interveno do professor, melhor se desenvolver o processo de alfabetizao operado pela criana. Da evidencia-se tambm a importncia de se permitir que a criana faa sua prpria anlise da escrita. Essa anlise, ressalta Freinet, feita pela criana de maneira surpreendente, espantosa e ao mesmo tempo engraada, oferece esclarecimentos considerveis no plano pedaggico e mostra a variedade de passos na aprendizagem. 5. CLESTIN FREINET E EMLIA FERREIRO Os dados resultantes das investigaes realizadas a partir dos anos 70 por Emlia Ferreiro sobre a psicognese da escrita na criana evidenciam tambm que o processo de alfabetizao nada tem de mecnico, do ponto e vista da criana que aprende. A construo de um objeto de conhecimento implica muito mais que a mera coleo de informaes. Implica a construo de um esquema conceitual que permita interpretar dados prvios e novos dados[...] H uma srie de passos ordenados, antes que a criana compreenda a natureza do nosso sistema alfabtico de escrita, e [...] cada passo caracteriza-se por esquemas conceituais especficos[...]. Nenhum desses esquemas conceituais pode ser caracterizado como simples reproduo na mente da criana de informaes recebidas do meio. Esses esquemas implicam sempre um processo construtivo no qual as crianas levam em conta parte da informao dada e introduzem sempre, ao mesmo tempo, algo de pessoal [...]. Cada passo resulta na interao que ocorre entre o sujeito cognoscente o objetivo de conhecimento: no processo de assimilao (isto , no processo de elaborao da informao), o sujeito transforma a informao dada. s vezes a resistncia do objeto obriga o sujeito a modificar-se tambm (isto , a mudar seus prprios esquemas) para compreender o objeto (isto , para incorporar-se, para apropriar-se dele). No entender de Freinet, tateando experimentalmente, comparando intuitivamente suas relaes escritas com textos manuscritos ou impressos com os quais mantm contato, que a criana pouco a pouco vai percebendo e corrigindo as discrepncias existentes entre a sua concepo e produo de escrita e a escrita convencional. Essa percepo, esclarece ele, no se d conscientemente segundo a lgica do adulto, mas sim atravs do sensvel. Ela (a criana) sente que seus textos no esto em perfeita harmonia com os escritos que ela vai agir para atingir o equilbrio necessrio para sua insero no mundo da escrita de modo eficaz. Freinet ressalta ainda, ser esse processo exatamente o mesmo usado universalmente pelas crianas para aprenderem a falar. Por meio de uma infinidade de experincias, na tentativa de emitir as mais variadas combinaes e possibilidades de sons permitidas pelo seu organismo, a criana chega a produzir sons dotados de significado. Tais sons, muito embora apresentem inicialmente apenas uma vaga semelhana com as palavras corretas proferidas pelos falantes a sua volta, so perfeitamente compreendidas pelos seus familiares. o caso da criana com sede que, para pedir gua, diz aba. Mesmo conseguindo a gua 9

desejada, ou seja, mesmo tendo conseguido se comunicar, a criana sente que h uma diferena entre sua fala e a do adulto. justamente por este fato e pelo seu desejo inato de se superar que ela, decorrido algum tempo, numa circunstncia semelhante, ser capaz de dizer quero gua. A me impede, probe que seu filho faa barulhos, ar...ar..., man...man... porque no assim que se fala? Claro que no! Todo mundo sabe que preciso que ele passe por essa fase para conseguir aprender a falar como os grandes. exatamente essa atitude compreensiva, acolhedora e estimulante, adota espontaneamente pela me no decorrer do processo de aprendizado da fala, que Freinet defende como atitude pedagogicamente facilitadora para o desenvolvimento do processo de alfabetizao. O professor deve preocupar-se, pois, em inserir a escrita na vida da classe, para que a criana possa interagir o mximo possvel com ela. No foi interagindo com a linguagem oral que ela aprendeu a falar? Por outro lado, de vital importncia que as crianas realizem seus tateios em escrita. Da a necessidade de o professor criar oportunidades para que elas realizem suas garatujas, estimulem nas tentativas da escrita, ajud-las a escrever palavras que desejam, fornecendo-lhes os modelos que elas solicitam e os exemplos que necessitam. As primeiras palavras que a criana escreve e reconhece so mais freqentemente utilizadas por ela, as que mais a interessam, as que para ela so mais carregadas de valor afetivo, as que co mais freqncia aparecem naquilo que ela conta ou aquelas que por uma razo qualquer lhe chamam mais a ateno. Dessas palavras, as crianas extraem suas primeiras referncias sobre a lngua escrita, as quais, posteriormente enriquecidas e aprimoradas por outras, lhes permitem apropriar-se progressivamente da escrita instrumento de expresso profunda e da leitura instrumento de conhecimento que permite que se enriquea com a experincia e com o pensamento dos outros. Por meio do Mtodo Natural para o aprendizado da leitura e da escrita, criam-se, pois condies facilitadoras que, sem atropelar, impulsionam o processo o processo de alfabetizao operado pela criana. Embora esse mtodo tenha sido construdo de forma emprica, os seguidores de Freinet afirmam: pode-se constatar que nosso mtodo no nem menos cientfico nem menos lgico que os demais. No somente nunca nos encontramos em contradio com os dados atuais oferecidos pelas cincias humanas, os quais nos ajudam a nos situar e a aperfeioar constantemente nossa prtica, como tambm um bom nmero de nossas intuies, de nossas hipteses, no que se refere importncia da vida afetiva (consciente e inconsciente), necessidade de se referir a vivncias, de instaurar situaes autnticas de comunicao, encontram-se verificadas pelos trabalhos recentes da psicologia e da sociolingstica. 7. A ESCRITA NO DIA-A-DIA EM SALA DE AULA Exemplos prticos de como a escrita pode ser inserida na vida da classe do ensino pr-escolar ou da 1. Srie do Ensino Fundamental. DESCOBRINDO A MENSAGEM Para provocar e alimentar o interesse pela leitura, freqentemente as crianas so convidadas a descobrir a mensagem contida num texto escrito. Para essa atividade, 10

costumam ser utilizados textos criados e ilustrados por uma criana e transcritos pelo professor: poemas, cartas recebidas, cartazes informativos, folhetos diversos, receitas, etc. O principal objetivo dessa atividade no verificar o grau de domnio apresentado pela criana em relao leitura. O que se pretende, prioritariamente, possibilitar que participe da descoberta da mensagem do texto, mesmo que para tal, ela leia apenas as imagens ou adivinhe o seu contedo. Portanto, o objetivo maior dessa atividade criar condies para que a criana relacione o ato de ler ao ato de comunicar-se, de descobrir o pensamento do outro, expresso pela escrita, e no ao ato de simplesmente decifrar. CRIANDO TEXTOS A PARTIR DE DESENHOS O grupo de crianas que escolheu trabalhar no cantinho do desenho/escrita para ele se dirige e desenha livremente. Terminando o desenho, cada criana dita para o professor ou a descrio do seu desenho ou uma histria verdadeira ou inventada nascida a partir dele. O professor transcreve o texto criado pela criana para que ela possa depois ret -lo para a turma roda da avaliao. Posteriormente, esse texto ser lido, relido pelo professor, pelos familiares do aluno, pela prpria criana, que se quiser e quando quiser, poder copi-lo a partir do registro escrito feito pelo professor. Com o tempo, a criana, depois de desenhar, passa a escrever sozinha seus textos. Enquanto sua produo escrita se mostra bastante distante da convencional, o professor solicita a ela que leia o que escreveu e transcreve o texto por ela lido, para que os outros possam ler o que ela quis realizando seus tateios, suas investigaes pessoais. Esse texto, depois de apresentado para a turma, na roda da avaliao, pode, de acordo com a vontade do aluno e da classe, seguir diferentes caminhos: Ser arquivado na pasta de textos da criana, que ela leva diariamente para casa; Ficar exposto no painel da classe alguns dias, antes de ser arquivado na pasta de textos; Ser reproduzido na impressora (quando a classe dispe de uma), no limgrafo ou no mimegrafo e distribudo para todos os alunos da classe, para ser arquivado nas pastas de textos, enriquecendo dessa forma o material da escrita para explorao; Construir uma pgina de um lbum, de um jornal ou de uma revista elaborada coletivamente pelo grupo-classe;

A pasta de textos, o painel, o lbum, o jornal e a revista so recursos didticos com o objetivo de permitir contato permanente da criana coma escrita. Esse material, composto conjuntamente pelo professor e pela criana, constitui uma rica fonte de referncias para os alunos, de onde cada um, medida que vai se familiarizando com a escrita, vai extraindo elementos que iro compor o seu prprio acervo de referncias sobre o sistema convencional da escrita. Alm disso, a pasta de textos, o lbum, o jornal, a revista funcionam tambm como elo de ligao entre a escola e a famlia, propiciando diferentes situaes de comunicao entre as crianas, seus pais e o professor. 11

ATIVANDO UMA BIBLIOTECA DE CLASSE Monta-se na classe uma pequena biblioteca. Evidentemente, quanto mais rico for o acervo dessa biblioteca, melhor: diferentes lbuns ilustrados (compostos ou no por crianas), livros ilustrados de histria, coletneas de poemas, livros sobre temas especficos (meios de transportes, animais, frutas, profisses, etc). A descoberta do prazer de ler e o desenvolvimento do gosto pela leitura podem ser propiciados mesmo antes que a criana esteja alfabetizada: basta oferecer-lhe condies para que ela possa escolher, dentre um nmero considervel de livros, aquele que mais chamar sua ateno, para folhe-lo, observ-lo e l-lo. Alm de possibilitar esse contato com os diferentes livros que compe o acervo da biblioteca de classe, o professor utiliza, freqentemente, os momentos destinados ao trabalho coletivo para ler e reler diferentes livros da biblioteca de classe. Dessa forma, as crianas, quando sozinhas no cantinho da biblioteca, acabam contando e lendo uma para as outras as histrias dos livros de que mais gostaram. Pouco a pouco, ao longo processo, passaram a procurar e a descobrir nesses livros palavras e expresses conhecidas, at que, ao final de um certo tempo, mostram-se realmente capazes de l-los. 8. SUGESTES DE ATIVIDADES 1. Livros de histrias e outros textos Desperta o gosto pela leitura; Favorece o conhecimento intuitivo da linguagem escrita; Facilita a memorizao dos comeos e fins das frases feitas e das msicas do texto; Favorece a internalizao do discurso escrito, por exemplo, a leitura freqente do texto narrativo; Favorece a apropriao da estrutura narrativa e do uso de elementos de coeso (conjunes, advrbios, preposies, etc.), contribuindo para que o aluno produza textos mais claros e coerentes; Favorece os jogos simblicos e a vivncia de diferentes papis. 2. Elaborao de jornal Possibilita que o aluno se exercite na produo de diferentes tipos de texto (narrativo, informativo, argumentativo, publicitrio, humorstico, etc); Desenvolve habilidades de planejamento do jornal: coleta e organizao de informaes; escolha do tipo de texto mais adequado finalidade definida; planejamento do texto a ser escrito de acordo com a modalidade textual (narrativo, publicitrio, argumentativo, etc); reviso e reescrita de texto; diagramao; ilustrao. 3. Ttulos (de histrias e outros textos) Favorecem a leitura do texto (ajudam antecipar o contedo/mensagem do texto); Ajudam a estabelecer relao entre texto e contexto (construo de sentido) Contribuem para alfabetizao inicial: So modelos de escrita convencional quando aps uma leitura feita, o professor registra o ttulo na lousa ou num cartaz para o aluno copiar no caderno; 12

Levam a pensar sobre a escrita quando o aluno solicitado a escrever o ttulo da histria lida, como souber; Possibilita observar a separao das palavras numa frase; Podem ser utilizados em diferentes atividades (dar ttulos a desenhos, contos, etc).

4. Elaborao de listas Contribui para a alfabetizao inicial porque: Mostra a escrita com funo de informao e registro; Serve de modelo de escrita convencional e apoio para escrita espontnea; Leva a pensar sobre a escrita (quando solicitado a escrever uma lista, como souber, tem que pensar sobre quais letras colocar, quantas, em que ordem...); 5. Trabalho com nomes prprios Os nomes prprios so um timo ponto de partida para a alfabetizao porque: So palavras significativas para os alunos; Funcionam como modelos estveis de escrita convencional; Propiciam o confronto entre diferentes escritas (diferentes nomes tm letras diversas, diferentes quantidades e arranjos de letras); Fornecem informaes sobre letras e outras convenes da escrita de palavras (variedade, quantidade, posio das letras nas palavras); Fazem parte dos intercmbios sociais; 6. Atividades com letras mveis Facilitam a alfabetizao inicial porque: Os alfabetizandos arriscam-se mais em suas tentativas de escrita e corrigem com mais rapidez e menos esforo quando erram; Favorecem a reflexo sobre a escrita, que letras usar, quantas em que ordem; Facilitam o acompanhamento do processo pelo professor; Estimulam a cooperao entre os colegas os mais adiantados ajudam os que tm mais dificuldade. 7. Jogos Levam ao reconhecimento das letras do alfabeto; Ajudam a relacionar som e grafia; Contribuem para a percepo de como se combinam as letras para formar palavras; Fixam a grafia correta de palavras mais usuais; Favorecem a aprendizagem de contedos gramaticais. 8. Reviso e reescrita coletiva e individual de texto Desenvolve a conscincia da necessidade de estruturar bem o texto, evitando lacunas e repeties, utilizando eixos de coeso prprios da escrita e pontuao; Favorece o uso adequado da concordncia verbal, nominal e pronominal; Contribui para a grafia das palavras mais usadas. 9. Trabalho com rimas: poesias, letras de msicas, parlendas, adivinhas, etc 13

Desperta e desenvolve o gosto por esse tipo de texto; Desenvolve a sensibilidade e a criatividade; Familiariza o aluno com aspectos discursivos do texto potico, rima, ritmo, repetio, uso de metforas e aspectos grficos de organizao desse tipo de texto; Ajuda a desenvolver a conscincia sonora, fundamental para a alfabetizao; Por ser fcil de memorizar, o texto potico pode ser usado na alfabetizao inicial: Como modelo de escrita convencional; Como texto para leitura de memria; Para atividades ldicas do tipo: descobrir a palavra que falta, colocar em ordem os versos, remontar estrofes, recortando e colando as palavras da poesia, cano ou parlendas, etc.

10. Trabalho com rtulos e propagandas Possibilita o reconhecimento de nomes de marcas conhecidas; Propicia o contato com diferentes tipos de letras; Funciona como modelo de escrita convencional; Leva a pensar sobre como se estruturam as palavras (letra inicial, final, relao som e grafia, posio das letras nas palavras); Favorece a capacidade de grafar um certo nmero de palavras e frases curtas (apoiando-se na memria), mesmo antes de estar alfabetizado.

Avaliao diagnstica FAA UM DESENHO LIVRE

14

TRABALHANDO COM DICIONRIOS

A AVESTRUZ ABELHA

15

ALECRIM

ALFACE

16

BORBOLETA

BOI DA CARA PRETA

17

BANANA

CEBOLA

18

DEDO MINDINHO

DINOSSAURO

19

ELEFANTE

FORMIGA

20

GALINHA

HIPOPTAMO

21

Planejamento Educacional Tpicos: Estimulao: ______________ Contedo:

Objetivos

22

Desenvolvimento

Etapa Provveis

Avaliao
23

2 Mdulo (Trabalhando os nveis conceituais)

24

Pr-Silbico

25

Silbico

26

Silbico-Alfabtico

27

Alfabtico

28

You might also like