You are on page 1of 10

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE

OS DESAFIOS DO ENSINO DE LGICA NA EaD: A EXPERINCIA DO CURSO DE GRADUAO EM FILOSOFIA DA UNISUL


Srgio Sell1
1Unisul/UnisulVirtual,

sergio.sell@unisul.br

Resumo Esta pesquisa identifica elementos que dificultam o aprendizado de Lgica por alunos de graduao em Filosofia, independentemente da modalidade de ensino adotada, e busca elencar as dificuldades especficas da modalidade a distncia. A partir da, analisa as propostas de interveno pedaggica do curso de graduao em Filosofia da UnisulVirtual. Ainda que as disciplinas de Lgica sejam fundamentais para a formao filosfica, seus conhecimentos, habilidades e competncias apresentam algumas caractersticas muito especficas. Tais peculiaridades tm levado muitos alunos a no compreenderem a relao dessa disciplina como parte constitutiva da formao filosfica. Alm disso, as dificuldades inerentes a esse aprendizado muitas vezes so vistas como uma tarefa rdua e infrutfera. A modalidade a distncia, por sua vez, acrescenta novos desafios ao ensino e aprendizagem da Lgica. Entre as dificuldades gerais de ensino-aprendizagem identificadas na pesquisa, destacam-se: 1) as expectativas, dos alunos ingressantes, por um curso com vis historiogrfico ou que privilegie aspectos literrios das obras filosficas; 2) a falta de interesse pela Matemtica, que caracteriza boa parte dos alunos das humanidades, frequentemente associada a uma formao deficitria nas disciplinas de cincias exatas do ensino mdio; 3) a compreenso precria das estruturas gramaticais do prprio idioma vernculo; 4) dificuldades de abstrao e de compreenso de sistemas formais. Entre os desafios especficos da modalidade a distncia, pode-se apontar a dificuldade em compartilhar vivncias processuais, capazes de desenvolver habilidades e competncias. As estratgias de interveno pedaggica adotadas na UnisulVirtual para enfrentar esses desafios foram o incremento significativo no nmero de videoaulas e webconferncias, a produo de materiais multimdia especficos e o estmulo a uma interao mais intensa e dinmica entre aluno e professor atravs das ferramentas de comunicao do ambiente virtual de aprendizagem. Palavras-chave: lgica; filosofia; educao a distncia; interveno pedaggica; prticas de formao em EaD Abstract This research identifies factors that hinder the learning of Logic by undergraduate students of Philosophy, irrespective of the mode of teaching adopted, and seeks to list the specific difficulties of the distance education mode. It also analyzes the proposals of pedagogical intervention of the undergraduate course in Philosophy from UnisulVirtual. Even though the subjects of Logic are fundamental to the philosophical training, their knowledge, skills and competencies have some 1

very specific characteristics. These peculiarities have led many students not to understand the relationship of this subject as a constitutive part of philosophical training. As well as, the difficulties inherent in this learning are often viewed as an arduous and fruitless task. The distance education mode, in turn, adds new challenges to the teaching and learning of Logic. Among the general difficulties of teaching and learning identified in the research, it can be included: 1) the expectations of new students for a course historiographically focused or favoring literary aspects of philosophical works; 2) the lack of interest in mathematics, which characterizes much of the students in humanities, often associated with a deficient education in the exact science subjects during high school; 3) poor understanding of the grammatical structures of their own vernacular language; 4) difficulties in abstraction and understanding of formal systems. Among the specific challenges of the distance education mode, one can point out the difficulty in sharing procedural experiences, able to develop skills and competencies. The pedagogical intervention strategies adopted in UnisulVirtual to address these challenges were significant increase in the number of video classes and web conferences, production of specific multimedia materials and stimulus to a more intense and dynamic interaction between student and teacher through the communication tools of the virtual learning space. Keywords: Logic; Philosophy; e-Learning; pedagogical intervention; formation practices in e-Learning.

1.

O papel da disciplina de Lgica nos cursos de graduao em Filosofia

O estudo da Lgica tem sido considerado, tradicionalmente, como um dos pilares da formao filosfica em nvel de graduao. O Parecer CNE/CES 492/2001, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, legitimou e deu fora de Lei a essa posio que a disciplina j ocupa de forma historicamente consagrada:
3. Contedos Curriculares: O elenco tradicional das cinco disciplinas bsicas (Histria da Filosofia, Teoria do Conhecimento, tica, Lgica, Filosofia Geral: Problemas Metafsicos, - alm de duas matrias cientficas), tem se comprovado como uma sbia diretriz. Tal elenco vem permitindo aos melhores cursos do Pas um ensino flexvel e adequado da Filosofia. (PARECER CNE/CES 492/2001)

Essa mesma interpretao que v a Lgica como um dos elementos caractersticos da formao filosfica pode ser encontrada na descrio que se faz das funes tpicas do profissional designado como filsofo, na Classificao Brasileira das ocupaes (CBO). Segundo esse documento, os filsofos so aqueles que:
Refletem crtica e sistematicamente sobre o ser e o destino do homem e do mundo, por meio da assimilao dos clssicos do pensamento e da realizao de pesquisas sobre temas filosficos, tais como tica, epistemologia, esttica, ontologia, metafsica, poltica, lgica, cultura, etc., com a finalidade de formar e orientar pessoas e assessorar organizaes. (CBO, 2010)

Note-se, porm, que nenhum desses dois documentos oficiais apresenta de forma detalhada os contedos que as disciplinas de Lgica deveriam contemplar. No entanto, encontramos essa tarefa realizada na Portaria INEP 127/2008, que estabelece os contedos a serem avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de Filosofia. Neste novo documento legal encontra-se uma lista de 30 contedos propriamente filosficos que constituem a parte especfica a ser avaliada. Desse total, os cinco primeiros itens so contedos trabalhados especificamente pelas disciplinas de Lgica:
Art. 7 A prova do Enade 2008, no componente especfico da rea de Filosofia, tendo em conta que seus cursos devem, necessariamente, promover contato direto com as fontes filosficas originais, tomar como referencial os contedos listados abaixo, relativos s matrias prprias do currculo mnimo dos cursos de filosofia (a saber, Histria da Filosofia, Teoria do Conhecimento, tica, Lgica e Filosofia Geral: Problemas Metafsicos): 1. Validade e verdade. Proposio e argumento; 2. Falcias no-formais. Reconhecimento de argumentos. Contedo e Forma; 3. Quadro de oposies entre proposies categricas. Inferncias imediatas em contexto categrico. Contedo existencial e proposies categricas; 4. Tabelas de verdade. Clculo proposicional; 5. Clculo de predicados. Teoria da Quantificao; () (PORTARIA INEP N 127/ 2008)

Essa proporo de contedos de Lgica em relao ao total dos contedos avaliados pelo ENADE (5/30), por si s, mostra a importncia das disciplinas de Lgica. Percebe-se, no entanto, que os cursos de graduao em filosofia no contemplam em suas grades curriculares um nmero de disciplinas na mesma proporo (a grande maioria dos cursos oferece apenas duas disciplinas obrigatrias). Esse j o primeiro desafio encontrado ao se trabalhar com o ensino de Lgica nos cursos de Filosofia.

2. Delimitando o escopo e as possibilidades da estudo da Lgica


De uma forma bem simples, a Lgica pode ser definida como a reflexo sobre a validade do raciocnio a partir da anlise dos seus aspectos formais (MACHADO; SELL, 2008, p.48). Por um lado, isso significa que a Lgica analisa a estrutura da argumentao, classifica os diversos tipos de raciocnio e identifica os seus elementos constitutivos e, principalmente, busca determinar critrios objetivos de validade dos processos de inferncia. Por outro, implica em distinguir nos raciocnios aquilo que corresponde ao seu contedo daquilo que caracteriza a sua forma. Disso decorre que a Lgica uma disciplina eminentemente formal, esvaziada ao mximo de contedos empricos. Aqui reside a segunda dificuldade inerente ao seu estudo: todo esse formalismo exige um processo de abstrao do pensamento que distancia o estudo da Lgica das situaes mais prticas e dos exemplos facilitadores. Ainda que sempre seja possvel exemplificar os aspectos formais com raciocnios que se referem a situaes concretas, os prprios exemplos podem desviar o foco da anlise, tornando-se por fim um empecilho para a compreenso do aspecto em discusso. Compreendida como reflexo sobre a validade do raciocnio, pode-se dizer que a 3

Lgica inerente prpria reflexo filosfica e que, historicamente, seus primrdios se confundem com a prpria origem da filosofia. No entanto, com o amadurecimento da filosofia, alcanado em Atenas, nos sculos IV e III a.C., surge a necessidade de sistematizar essa reflexo, dando-lhe o rigor e os mtodos de uma cincia. Costuma-se considerar o filsofo Aristteles como o fundador da Lgica:
Os primeiros estudos rigorosos sobre a Lgica ocorreram na Grcia Antiga, com Aristteles (384-322 a.C.). Diferentemente dos pr-socrticos, sofistas, Scrates e Plato Aristteles estabelece um tratamento consciente e independente da Lgica como uma disciplina, um tema que merece uma investigao sistemtica. (PACHECO, 2008, p.17).

A partir de Aristteles, a Lgica vem se constituindo como uma cincia formal (no emprica), dedicada a elucidar os processos de inferncia usados no raciocnio, de tal forma que hoje se pode definir essa disciplina da seguinte forma:
Lgica a cincia que estuda princpios e mtodos de inferncia, tendo o objetivo principal de determinar em que condies certas coisas se seguem (so consequncia), ou no, de outras. (MORTARI, 2001, p. 2).

Desde o final do sculo XIX, a Lgica tem recebido tambm a ateno e a contribuio terica de outras cincias (em especial da Matemtica e da Lingustica) e nas ltimas dcadas, ela tem sido fundamental para o desenvolvimento das linguagens artificiais usadas na computao. Hoje, o campo de estudos da Lgica encontra-se em plena efervescncia intelectual e so inmeras as possibilidades que se abrem na atualidade para os pesquisadores que a ela se dedicam.

3. Os desafios de ensinar Lgica nos cursos de Filosofia


A percepo de que as disciplinas de Lgica apresentam uma dificuldade acima da mdia das demais disciplinas dos cursos de Filosofia quase um consenso entre professores e estudantes. Pode-se dizer, inclusive, que a Lgica a via crucis num curso de filosofia (SAUTER, 2004). Cabe, portanto, uma reflexo um pouco mais aprofundada sobre as causas dessa dificuldade. A ideia geral que se tem da formao filosfica o de que nela se estudam os fundamentos tericos do pensamento humano e da cultura. No entanto, o contato que se costuma ter com a filosofia antes de se ingressar em um curso de graduao em Filosofia feito, via de regra, atravs da histria da Filosofia. Esse contato filosfico histrico recorrente na literatura, nas referncias da mdia e, principalmente, nas experincias escolares pr-universitrias ou mesmo nas disciplinas de carter filosfico oferecidas em diversos cursos de graduao. Ou seja, para o pblico em geral, a filosofia se confunde um pouco com a histria da filosofia. preciso reconhecer o inegvel papel da histria da filosofia para a compreenso dos problemas e dos mtodos filosficos. Mas essa identidade que o grande pblico estabelece entre filosofia e histria da filosofia um grande reducionismo. Mesmo assim, essa viso parcial da formao filosfica tem influenciado o perfil dos ingressantes nos cursos de Filosofia. A grande maioria daqueles que se dispem a iniciar uma graduao em Filosofia tem a noo de que o curso exigir uma boa carga de leitura de textos clssicos e de obras que 4

contextualizam a vida e a obra dos grandes filsofos de todas as pocas. Paralelo a isso est o gosto pela prpria literatura. Muitos alunos de Filosofia chegaram fizeram sua escolha acadmica motivados por um desejo de aprofundar a compreenso das estratgias literrias mais argumentativas (e menos sentimentalistas). Nesse sentido, os grandes filsofos passam a ser estudados como grandes mestres da literatura universal o que inegavelmente vrios deles foram. Diante disso, muita gente se esquece ou encara como algo meramente pitoresco que na entrada da Academia de Plato se encontrava escrita a frase: no entre aqui quem no souber geometria. preciso ressaltar que a Academia foi o primeiro grande modelo de instituio voltada formao propriamente filosfica. Nela estudou, por cerca de 20 anos, o jovem Aristteles que mais tarde seria o fundador da Lgica. Essa relao entre a matemtica (enquanto cincia formal) e a filosofia tem sido muitas vezes negligenciada por aqueles que escolhem iniciar uma formao filosfica em nvel de graduao. Uma negligncia por demais problemtica, na medida em que a prpria origem da filosofia est intimamente ligada histria da matemtica. Note-se, porm, que a matemtica da filosofia no necessariamente a matemtica dos nmeros e sim, principalmente, a matemtica das ideias e a matemtica do raciocnio. E essa matemtica de ideias e raciocnios nada mais do que aquilo que chamamos de Lgica. O problema que emerge desse contexto o de fazer alunos que gostam de histria e de literatura gostarem tambm dessa forma especfica de matemtica. Muitos alunos, inclusive, protestam diante dos contedos de lgica argumentando que escolheram um curso de graduao da rea das humanidades justamente por no gostarem de matemtica. Esse aluno que no gosta de matemtica (que representa uma boa parcela dos alunos das graduaes em filosofia), na maioria das vezes, teve uma formao deficitria no que se refere aos conhecimentos, habilidades e competncias lgico-formais. Consequentemente, torna-se necessrio um esforo extra ao se trabalhar os conceitos introdutrios e fundamentais da Lgica para minimizar os efeitos nocivos de tal formao deficitria. Para alm dessa proximidade com a matemtica, preciso destacar tambm os aspectos lingusticos envolvidos no aprendizado de lgica. A Lgica se relaciona com a Lingustica de duas formas principais: 1) enquanto anlise da estrutura formal da enunciao e do discurso; 2) enquanto construo de linguagens formais e metalinguagens. Enquanto anlise da estrutura formal da enunciao e do discurso, o aprendizado da lgica tende a ser grandemente facilitado quando os alunos tm um bom domnio das estruturas frasais da lngua ptria. Alunos que conseguem identificar com facilidade o sujeito e o predicado, os verbos e os advrbios, os substantivos e os adjetivos, os diticos e as anforas, costumam ter mais facilidade para aprender os conceitos fundamentais da lgica. Tais conceitos so o ponto de partida para as primeiras anlises dos raciocnios, ainda que de forma superficial. O aprofundamento terico no campo da lgica, por sua vez, requer a elaborao de sistemas lingusticos formais. Dizendo isso de uma forma mais simples e direta: o aprofundamento da lgica exige a construo de linguagens especficas para a anlise das estruturas argumentativas. Isso acontece porque nas lnguas naturais (como o Portugus) as palavras trazem de forma conjugada (ou acoplada) a forma e o contedo. Tambm as frases, 5

os discursos e os argumentos misturam em suas expresses lingusticas a forma e o contedo enunciativo. Isso sem falar nos pressupostos e subentendidos que todo texto traz em si. Mas para a lgica importante deixar de lado os contedos para prestar ateno exclusivamente nos aspectos formais dos enunciados e argumentos. Uma estratgia para isso usar smbolos que abstraem o contedo, ao mesmo tempo em que evidenciam as formas e as estruturas. Assim, a lgica elabora linguagens formais que substituem nomes, propriedades, relaes, etc. por smbolos. Uma das muitas vantagens desse tipo de formalizao a eliminao de certos tipos de ambiguidade. Por exemplo, a frase Joo e Maria se amam pode ser lida de duas formas: 1) o Joo ama a Maria e a Maria ama o Joo; 2) o Joo se ama e a Maria tambm se ama. Mas se no Portugus esses dois sentidos podem ser apresentados pela mesma estrutura, quando se usa uma linguagem simblica tal como a que usada no chamado clculo de predicados as estruturas ficariam evidentemente diferentes: Ajm & Amj (1) Ajj & Amm (2) Alm dessa eliminao de ambiguidades, inmeras so as vantagens do uso de linguagens simblicas para a elucidao da estrutura dos enunciados, principalmente na medida em que possibilitam desenvolver tcnicas de averiguao da validade de argumentos. Mas tudo isso tem um preo: preciso aprender uma lngua nova. As linguagens simblicas so sistemas artificiais que possuem vocabulrio, regras gramaticais, semntica e sintaxe prprias. Para poder utiliz-las, os alunos de Lgica precisam passar por um treinamento que equivale a aprender um novo idioma. preciso aprender as novas regras e os novos smbolos, desenvolvendo continuamente a capacidade de fazer a traduo de uma linguagem para a outra. Para alguns estudantes, isso muito fcil, mas para outros isso bastante difcil. Resumindo esta parte, o fato de a Lgica envolver conhecimentos, habilidades e competncias matemticas e lingusticas diferenciam esse campo da filosofia das demais disciplinas filosficas mais compatveis com as abordagens histricas e literrias. Esse um grande desafio para os professores e estudantes dessa disciplina, independente da modalidade em que se trabalha o seu aprendizado (presencial ou a distncia).

4. Os desafios de ensinar Lgica nos cursos de Filosofia na modalidade a distncia


Se por um lado o estudo da Lgica traz dificuldades inerentes que no dependem da modalidade em que ocorre o seu aprendizado, por outro a prtica tem mostrado que a ausncia do contato presencial entre aluno e professor pode agravar algumas dessas dificuldades, caso no se utilizem estratgias de mediao planejadas especificamente para essa disciplina. A primeira dificuldade do aprendizado de Lgica tpica da modalidade a distncia a escassez de vivncias do processo de construo das estruturas. No nosso dia a dia, quando ouvimos uma frase, vamos escutando uma palavra depois da outra e quase que automaticamente vamos construindo o significado da frase. O mesmo ocorre quando lemos 6

um texto. Mas esse quase que automaticamente nem sempre foi assim: quando ramos crianas, tivemos que aprender a combinar as palavras e fizemos isso praticando, tentando, errando e acertando. Espelhar-se no outro, avaliar continuamente as prprias construes e corrigi-las sempre que alguma inadequao fosse identificada fez parte (e ainda faz) do processo de aquisio da nossa linguagem verbal. O mesmo ocorre com o processo de aprendizagem das linguagens formais. No entanto, na EaD o processo de construo das estruturas tende a acontecer fora do alcance do aluno, que acaba tendo dificuldades de achar algum em quem se espelhar. O livro didtico, as apresentaes multimdias e mesmo os contatos mais pessoais atravs de fruns e chats privilegiam um acesso muito maior aos resultados do que aos processos. Nas disciplinas em que o foco o conhecimento, essa nfase no resultado at til relao pedaggica. Mas em disciplinas cujas metas maiores so o desenvolvimento de habilidades e competncias, compartilhar vivncias processuais indispensvel. Outra dificuldade recorrente a falta de rumo que o aluno vivencia ao se deparar com um conjunto de conceitos ou smbolos aparentemente sem sentido. comum receber comentrios como a lgica no tem lgica! ou no sei nem por onde comear. De fato, primeira vista, as anlises, classificaes e formalizaes parecem ser ou arbitrrias e sem nenhuma lgica ou totalmente incompreensveis e esotricas. Isso ocorre porque, no senso comum, tendemos a fazer anlises simplrias e superficiais dos nossos prprios raciocnios (e tambm dos alheios). Por isso, muitos ficam desorientados ao terem que realizar uma anlise profunda e detalhada de aspectos aparentemente irrelevantes ao se fazer uma avaliao lgica do raciocnio. Num raciocnio simples, como por exemplo: todo elefante mamfero; todo mamfero tem corao; portanto, todo elefante tem corao, muitos acham complicado demais ter que identificar os termos maior, menor e mdio, reconstruir a ordem cannica, identificar a figura e o modo para s ento poder determinar que o silogismo em anlise vlido. Agora, isso tudo fica realmente assustador se a anlise envolver o uso hierglifos do tipo: x (Ex Mx), x (Mx Cx) x (Ex Cx) (3)

Nessas horas, o olhar arguto do educador que detecta a angstia na expresso facial do aluno e o imediato discurso tranquilizador acompanhado da paciente traduo da simbologia pelo professor so realmente irredutveis a qualquer explicao pr-elaborada ou a estratgias e recursos automatizveis.

5.

A experincia no curso de Graduao em Filosofia da UnisulVirtual

Com um histrico de cursos presenciais que remonta dcada de 1960 e uma experincia inovadora e bem sucedida na EaD no ensino superior, iniciada em 2002, a Unisul lanou o curso de graduao em Filosofia (bacharelado) na modalidade a distncia em 2008. Com durao mnima de 3 anos e entradas semestrais de aproximadamente 100 alunos, o curso conta atualmente com mais de 500 estudantes matriculados, alcanando todas as regies do Brasil e inclusive alunos no exterior. No curso so oferecidas duas disciplinas obrigatrias de Lgica, no terceiro e quarto semestres: Lgica I (introduo Lgica, silogismos categricos, introduo lgica 7

matemtica) e Lgica II (clculo proposicional e clculo de predicados). Seguindo a metodologia institucional, alm do uso do Espao Virtual de Aprendizagem (EVA) so utilizados materiais e recursos didticos elaborados especificamente para atender s demandas do curso. Entre eles destacam-se os dois livros didticos e webaulas. A interao professor/aluno ocorre exclusivamente por meio do EVA, utilizando webconferncias, chat, frum, pgina de perguntas individuais e rea para publicao de arquivos (materiais de apoio do professor e atividades dos alunos). A principal vantagem do modelo de EaD adotado pela UnisulVirtual o atendimento dos alunos realizado diretamente pelo professor da disciplina (professor que atua nas mesmas disciplinas nos cursos presenciais). Toda a parte que envolve o contedo da disciplina de responsabilidade do professor desde o contato constante no EVA esclarecendo dvidas at a correo das avaliaes, deixando para os tutores apenas as questes que extrapolam o contedo da disciplina (questes referentes ao relacionamento entre o aluno e a universidade, questes burocrticas e de secretaria, etc.). O grande diferencial do curso de Filosofia so os seus alunos. Enquanto a maioria dos cursos de graduao presenciais de Filosofia tem alunos na faixa etria mdia de 20 a 25 anos, no curso de Filosofia da UnisulVirtual mais da metade dos alunos possui mais de 40 anos e para vrios deles esse curso no a primeira graduao. Isso faz com que o pblico atendido pelo curso seja altamente qualificado e ao mesmo tempo bastante exigente. As disciplinas so oferecidas em perodos de 5 semanas e o aluno faz duas avaliaes (uma a distncia e outra presencial com uso do livro didtico). Caso no alcance a nota mnima de aprovao (7,0), o aluno deve realizar uma nova avaliao presencial (Avaliao Final). Contando com o apoio de uma equipe altamente qualificada, os alunos da UnisulVirtual, de uma maneira geral, e do curso de Filosofia em particular, tm alcanado altos ndices de desempenho e manifestado altos nveis de satisfao com a formao oferecida. Mas nem tudo so flores... h no curso de Filosofia duas disciplinas de Lgica! Os ndices de reprovao, tanto de Lgica I quanto de Lgica II, so os mais elevados do curso (por volta de 30%). Esse nmero no muito diferente daquele alcanado em turmas das mesmas disciplinas j oferecidas na modalidade presencial, seja na prpria instituio, seja em outras IES que trabalham com um contedo programtico semelhante. Mesmo assim, um ndice que incomoda os alunos e a equipe pedaggica do curso. Alm das diversas dificuldades j apontadas anteriormente, esse alto ndice de insucesso tambm influenciado pela possibilidade que o aluno tem de usar o livro didtico no momento da prova. Essa possibilidade d a alguns alunos uma falsa sensao de segurana. Infelizmente, h alunos que, apesar de todos os avisos, vo para a avaliao presencial tendo estudado muito pouco os contedos da disciplina. De um modo geral, em todas as disciplinas do curso, as questes propostas nas avaliaes incluem aspectos reflexivos cujas respostas no se resumem mera cpia de trechos dos livros didticos. No entanto, nas disciplinas mais introdutrias das fases iniciais, o material didtico oferece um apoio que permite a alguns alunos com maior bagagem de leituras a possibilidade de resolver os problemas propostos sem um aprofundamento prvio na leitura. As disciplinas de Lgica trazem uma dificuldade adicional para tais alunos. Na medida 8

em que envolvem o desenvolvimento de habilidades e competncias lingusticas (semelhantes quelas desenvolvidas no aprendizado de novos idiomas) e lgico-operativas (semelhantes quelas desenvolvidas no aprendizado de matemtica), a falta de dedicao de um tempo razovel ao estudo prvio dos contedos e resoluo de exerccios, respeitando o aumento gradativo de dificuldade leva o aluno a srias dificuldades no momento das avaliaes. H situaes em que o aluno se sente to perdido que no consegue sequer iniciar suas respostas o que leva a um grande nmero de desistncia da disciplina (j computado no ndice de reprovao apresentado acima). Algumas estratgias vm sendo adotadas para tentar reverter todo esse quadro. A principal, que se desdobra em vrias outras, o aumento significativo da interao entre professor e alunos. Tal incremento se d tanto qualitativa quanto quantitativamente. O uso dos canais mais corriqueiros de comunicao do EVA estimulado. Atravs de recados do professor no mural e de mensagens via e-mail, o aluno contatado quase que diariamente, chamando-o para um envolvimento mais contnuo com a disciplina. H tambm nessas mensagens o incentivo ao envio de dvidas e comentrios por parte dos alunos. Tais dvidas recebem uma acolhida especial para que o aluno no se acanhe com as suas dificuldades. Nesse sentido, h um esforo em reiterar continuamente que no h perguntas bobas ou elementares demais e que toda dvida, por menor que seja, deve ser enviada imediatamente ao professor. Alm disso, a publicao peridica de pequenas listas de exerccios complementares em grau crescente de dificuldade, permite a constante alimentao desse dilogo pautado pelo surgimento de dvidas. Outra forma de incrementar o contato entre professor e alunos o aumento da quantidade de webconferncias. De acordo com a metodologia da UnisulVirtual, cada disciplina deve ter pelo menos uma webconferncia; j com algumas turmas de Lgica II esse nmero chegou a quatro, com uma delas especialmente dedicada aos alunos que ficaram em avaliao final. Muitas vezes, as dvidas mais recorrentes de uma turma acabam motivando uma webconferncia exclusiva para trabalhar essas dificuldades apontadas. Some-se a isso uma webaula de aproximadamente uma hora por disciplina, uma quantidade razovel de materiais multimdia (slides com narrao) e pequenos vdeos mostrando passo a passo a resoluo de exerccio, permitindo compartilhar com os alunos uma experincia muito prxima de vivncias processuais.

6. Consideraes finais
inegvel que as disciplinas de Lgica se apresentam como obstculos na trajetria acadmica dos alunos de graduao em Filosofia e se tornam desafios ainda maiores na educao a distncia. Mas o olhar pedaggico no pode se limitar a reconhecer as dificuldades; precisa enfrent-las em busca de novas estratgias. A principal sada encontrada pelo curso de Filosofia da UnisulVirtual, diante desses desafios, tem sido o uso da sua estrutura tecnolgica (estdios, equipamentos, etc.) e pessoal qualificado (professor e equipes de apoio e acompanhamento) para intensificar a interao humana e facilitar o dilogo entre a dvida e o saber sistematizado. Em todos essas formas de interao est presente a compreenso pedaggica de que alm da transmisso dos contedos preciso desenvolver habilidades e competncias, com vistas a uma maior qualificao da reflexo filosfica metdica e consciente. 9

Referncias
CLASSIFICAO Brasileira de Ocupaes : CBO - 2010 - 3a ed. Braslia : MTE, SPPE, 2010. Disponvel em: <<http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/download? tipoDownload=1>> Acesso em 15 jul. 2011. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO. Parecer CNE/CES 492, de 03 de abril de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, Histria, Geografia, Servio Social, Comunicao Social, Cincias Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Disponvel em: <<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf>> Acesso em 15 jul. 2011. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANSIO TEIXEIRA (INEP). Portaria INEP n 127, de 7 de agosto de 2008. Dispe sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (SINAES). Disponvel em: <<http://www.legisweb.com.br/legislacao/?legislacao=433628>> Acesso em 15 jul. 2011. MACHADO, Renato; SELL, Srgio. Aristteles e a Sistematizao da Lgica. In: SELL, Srgio; MACHADO, Renato; PACHECO, Leandro Kingeski. Lgica I : livro didtico. Palhoa: UnisulVirtual, 2008. MORTARI, Cezar Augusto. Introduo lgica. So Paulo: UNESP, 2001. MURCHO, Desidrio. O Lugar da Lgica na Filosofia. 2003. Disponvel em: <<http://criticanarede.com/lds_lugarlogica.html>> Acesso em 16 jul. 2011. PACHECO, Leandro Kingeski. Lgica? Para que te quero? In: SELL, Srgio; MACHADO, Renato; PACHECO, Leandro Kingeski. Lgica I : livro didtico. Palhoa: UnisulVirtual, 2008. SAUTTER, Frank Thomas. Sobre o ensino de lgica. 2004. Disponvel em: <<http://criticanarede.com/log_ensino.html>> Acesso em 17 jul. 2001. SELL, Srgio; MACHADO, Renato; PACHECO, Leandro Kingeski. Lgica I : livro didtico. Palhoa: UnisulVirtual, 2008.

10

You might also like