You are on page 1of 9

3

Introduo
Alguns anos a discusso referente ao uso de drogas no Brasil e no mundo se restringia essencialmente a opo individual de querer ou no usar, Porm a partir das dcadas de 70 e 80, essas mesmas drogas se converteram numa questo que no envolve apenas uma escolha, mas uma conseqncia que afeta o individuo, a famlia, e toda uma sociedade. O Narcotrfico ou trfico de drogas passou a ter grande influncia atravs das substncias ilcita como entorpecentes psicotrpicos, determinando at na economia de alguns pases principalmente, os produtores da coca e do pio. Sendo produzidos em escala global, desde o cultivo em pases subdesenvolvidos at seu consumo no ocidente e oriente. Ao longo dos ltimos anos o Brasil sofreu com o grande aumento do consumo de drogas, e infelizmente, no houve incentivo por parte do poder pblico para minimizar e atenuar o impacto. O narcotrfico juntamente com o consumo de drogas inserido nestas sociedades acarreta importantes conseqncias: crimes, violncias, corrupo marginalidade. Por isso muitos pases fazem da distribuio e do uso uma proibio sendo um crime que pode chegar em alguns pases a pena de morte. No entanto nestes pases uma lei rgida no foi suficiente para impedir que o uso indiscriminado de drogas e que seu crescimento se transformasse numa epidemia social e levando muitos adultos e jovens as drogas. O falso conceito de que as drogas atingiam apenas os mais pobres caiu e hoje engloba toda uma sociedade seja dos menores ao mais alto.

O Impacto social
No Rio, traficantes e exrcitos entram em conflitos objetivando tomar posse de determinados pontos das favelas, e um jornalista esquartejado metodicamente por traficantes. Em So Paulo, pontos de comrcio de drogas funcionam em reas abertas poucos quilmetros da parte mais rica e desenvolvida do pas. Histrias parecidas com essas fazem parte do cotidiano de muitos estados brasileiros e no se limitando apenas a So Paulo e Rio, O poder do narcotrfico inserido na sociedade funciona muitas vezes como Estado paralelo criando e ditando suas prprias leis e eliminando aqueles que impem se a eles. Qualquer pessoa interessada em entender para melhorar e mudar o pas e mundo em que vive no pode deixar de conhecer a dimenso social do narcotrfico e suas mercadorias.

Na ausncia de um Estado que oferea todas as condies essenciais, outra forma de poder assume essa funo, est uma realidade dos morros cariocas onde o poder do trfico dita todas as leis beneficiando alguns membros e eliminado a concorrncias. A

muitos os traficantes deixou de temer a policias nos morros cariocas e termos como sacols e trouxinhas, passaram a fazer parte da linguagem dessas favelas e as vendas de txicos, as bocas de fumo, no se usa a palavra trfico no morro, as vendas de drogas identificada como movimentos. Os traficantes so reconhecidos como o pessoal do movimento. Muito baile funk gratuito bancado pelos traficantes. Quando um morador morre desde que no seja de um bando rival, o trfico que cobre a despesa, para que o corpo seja sepultado. Se algum precisa de remdio, apresenta a receita ao movimento, e o problema ser resolvido. Por direito na Constituio, o Estado deveria assegura medicamentos, lazer e sepultamentos dignos. Quando, porm as obrigaes do Estado acabam cumpridas pelo crime organizado, compreensvel que certos traficantes ostentem certa popularidade em seu meio. O poder do trfico, entretanto faz com que muitos tambm vivam em apuros. Os moradores pagam por atividades que lhe so estranhas. comum a policia trat-los como bandidos. Nas operaes repressivas, so revistados e intimidados num ritual humilhante similar ao imposto a guetos. Nos tiroteios em favelas entre quadrilhas ou a policia, boa parte dos mortos nada tem a ver com o trfico. Numa favela tpica carioca, quem nega a esconder drogas ou traficantes foragidos multiplica-se as chances de morrer. No h escolha. O movimento decide quem tem o direito a ali morar e expulsa indesejveis. s vezes, mata sumariamente. Nos morros inviabiliza a melhoria das ruas. Para evitar o acesso de cambures policiais, impedem a construo do caminho que abriria passagem a ambulncias. Integrar o aparato do trfico passou a ser, para milhares de jovens, um alvo ambicionado, projeto de vida, a nica aparente. Nas favelas, integrantes do movimento calam tnis de grife, se impem com armamentos sofisticados, namoram as mulheres mais desejadas. As quadrilhas oferece uma esmagadora remunerao que a maioria nunca ter trabalhando no mercado formal, podendo chegar no mnimo R$ 100 por semana. Seus pais, quando logram uma assinatura numa carteira de trabalho, raramente superam no ms o salrio mnimo.

Mas como j foi ressaltado o narcotrfico no se encontra apenas nas favelas do rio existem outros conjuntos habitacionais e reas da periferia do Rio. A classe mdia compra indiretamente nas bocas ou, como a elite, utiliza os prstimos de avies. So comunssimos, em todo o Brasil, os servios de disque-drogas o avio recebe o pedido por celular e o entrega em mos. Quando um lder cai, no mesmo dia um sagrado um sucessor, Ficou no passado a momentnea desarticulao. Da priso muitos continuam dirigindo a suas turmas. No so apenas venda final ao consumidor, apesar dos ganhos notveis, que se concentram os fabulosos capitais do narcotrfico, mas, como veremos adiante, na aplicao de seus lucros na economia legal (lavagem de dinheiro) e no transporte da cocana fabricada na Colmbia, Peru e na Bolvia para consumo domstico no Brasil ou exportao com destino Europa e aos Estados Unidos. A regra referente ao Rio de Janeiro, onde o narcotrfico tem a presena mais ostensiva no pas, vale igualmente para Amaznia e So Paulo, Regies por onde passa ainda mais cocana made in Colmbia. O Marketing, mesmo pueril, foi incorporado ao comrcio de drogas, Sacols de cocana so acompanhados de pedaos de papel com o carimbo apelidando aquela remessa do produto. J foi popular a Titanic (to boa que afunda), Maradona (pura como a que derrubou o Argentino). Graa nenhuma.

A Trajetria da droga
O Produto de maior poder financeiro no Brasil certamente a cocana. A folha de coca cultivada nos pases de Fronteira com o Brasil. Colmbia, Peru e Bolvia, onde considerada sagrada. Alguns traficantes do aos agricultores as sementes ou este j as possui, Aps a colheita, o que financiou ou comprou a plantao produz a pasta-base. Uma das ultimas etapa o refino do cloridrato de cocana, o p branco pronto para ser usado. O refino concentrado na Colmbia. Existem diferentes rotas, que trazem a cocana para o Brasil. O papel dos grandes traficantes receber os carregamentos vindos da Colmbia. H rotas caseiras, destinada ao transporte de drogas consumidas no Brasil, as rotas internacionais, nas quais as drogas so exportadas para Estados Unidos, Europa, frica e sia. e as rotas mistas em que parte das drogas fica no Brasil e outras vo para o exterior. O Narcotrfico tem como tendncias

se utilizar os Estados mais ao Norte, Roraima, Rondnia, Acre, Amazonas, e Mato Grosso para infiltrar as drogas em solo Brasileiro, sejam por vias fluviais ou pelo espao areo e chegando ento a regio sudeste, segue para o exterior ou por via martimas ou reas ambas se utilizando na muita das vezes de mulas, pessoas que levam consigo a mercadoria.

Os efeitos das Drogas na Criminalidade


Esta relacionada a roubo a bancos (eletrnicos e outros), caminhes de cargas, furtos e roubo de carros, assaltos, desmatamento e extrao ilegal de madeira, pedras preciosas, trfico de armas, escravos (principalmente mulheres), prostituio, pornografia infantil, assassinatos, torturas, formao de grupo de extermnios, lavagem de dinheiro, jogos de azar, corrupo, desvio de verbas pblicas, extorso mediante a seqestro, fraudes mdicas etc.

Drogas: Histria e sua evoluo na sociedade


O Consumo de certas drogas remete aos primrdios de vrias culturas, com objetivos medicinais, religiosos ou espirituais. O consumo humano da cnabis sativas teve incio no terceiro milnio a.C.. Nos tempos modernos, a droga tem sido utilizada para fins recreativos ou para efeitos medicinais. A coca tambm mascada em rituais como casamentos, funerais e nascimentos. De fato o consumo de ch de coca no da cocana permitido na Bolvia e em outros pases Andinos (no Brasil proibido). O ch produzido das folhas da Cannabis Sativas, ajuda a combater a dor de cabea, a sensao da falta de ar e os males de quem no esta acostumado as altitudes. Entre suas propriedades nutritivas, a folha contm ferro e clcio. Atenua a dor de dente estimulante e anorxico (causa a perda de apetite), ameniza a fome e a sede Na dcada de 1860,. Mdicos europeus criaram a cocana com finalidades teraputicas como anestsico local. Um emprego medicinal da cocana foi a do mdico Austraco Sigmund Freud pioneiro da psicanlise para tratamento da depresso e o uso desta droga pelo mesmo, logo reconhecendo sua ineficcia e o risco de dependncia. O pio, extrado da papoula, h mais de mil anos j era ministrado na sia pelas mes aos filhos para ajud-los a dormir e mitigar a dor no perodo da dentio.

O relatrio Mundial sobre drogas da ONU de 1997 resumiu a evoluo de drogas com origem natural (elas se diferenciam das sintticas, que so produzidas artificialmente, por sntese qumica): na Antiguidade essas drogas psicoativas eram utilizadas nos fins de interao social, medicinal e espiritual. Nos ltimos sculos, porm os narcotrficos ambicionados e impulsionados pelo lucro excessivos oferecidos, o consumo tomou propores descontrolada no meio social.

Os tipos de drogas
Considera-se droga atualmente qualquer substncia, natural ou sinttica, lcita ou ilcita, que seja capaz de alterar o estado fsico e/ou psicolgico de seu usurio, consumidas de modos abusivos traz transtornos para o indivduo ou sua dependncia. Os usurios costumam apontar uma srie de razes para justificar o consumo de drogas. Desde que se tenha em mente os efeitos desejados, h drogas para relaxar, levantar o astral, ingerir socialmente, inspirar a criatividade, aumentar o desejo sexual e o prazer, alterar o humor e at para chegar mais perto de Deus e de suas revelaes (uso religioso) (Lyman, 1991).

As drogas so dividas em diferentes classes essas: Os alucingenos So substncias que alteram mais ou menos profundamente os estados de conscincia, a atividade dos sentidos, a percepo do espao e do tempo e a percepo da prpria individualidade e do corpo. Ex: LSD (sigla de dietilamida do cido lisrgico). Os depressivos So comumente usadas, sob orientao mdica ou no, para combater a ansiedade, a irritabilidade, a tenso e a insnia. Assim como as substncias estimulantes, os depressivos podem levar os usurios a uma situao de dependncia e, em alguns casos, morte. Pertencem a esta categoria, os tranqilizantes e os barbitricos. Os estimulantes A famlia dos estimulantes compreende as drogas que excitam ou estimulam o sistema nervoso central do usurio. As mais comuns so a nicotina, alcalide encontrado nos produtos feitos de tabaco, e a cafena, substncia estimulante que existe no caf, tambm encontrada em refrigerantes e chs. Tambm so substncias estimulantes as anfetaminas, a coca e seus derivados (a cocana e o crack). A famlia da Cannabis Embora a famlia da Cannabis seja apresentada aqui como uma categoria parte, o grupo de substncias que a ela pertencem so geralmente classificados como alucingenos.

Pertencem a esta famlia de substncias a maconha e o haxixe. A maconha o nome popular da Cannabis, gnero com trs espcies de plantas arbustivas parecidas. Os narcticos Os narcticos so, em geral, o pio e seus derivados: a morfina e a herona. Tambm pertence a este grupo a codena (ou metadona), um opiceo sinttico que produz efeitos similares aos da morfina e usado em tratamentos de cncer terminal. Atualmente, esta droga utilizada tambm no tratamento de dependentes de herona, embora ela prpria tambm cause dependncia. Os inalantes Constituem um grupo de produtos qumicos que podem causar distrbios visuais e reduzir o controle muscular e dos reflexos. So consideradas drogas muito perigosas porque podem causar a morte sbita do usurio por sufocamento, colapso respiratrio ou ataque cardaco.. Esto includas neste grupo: solventes, gasolina, cola de sapateiro, esmaltes, vernizes, fluidos de isqueiros e odorizadores de ambiente, entre outros. As Designer drugs So as drogas sintticas com estrutura qumica similar (mas no idntica) de drogas ilcitas. Produzem efeitos semelhantes, mas em muitos casos no so consideradas ilcitas Na verdade, a maioria das designers drugs no s reproduz os efeitos de drogas ilcitas, como os potencializa. O skank, por exemplo, uma espcie de maconha produzida em laboratrio, que pode conter at 20 vezes mais o teor de THC da maconha.

Principais drogas mais usadas atualmente no Brasil


Maconha uma droga ilcita utilizada no Brasil por muitos jovens que fazem dela seu uso regular. Muitos defendem sua legalizao por considerar uma droga leve, se comparada as demais, porm estudos demonstram que o seu uso acarreta perda do rendimento escolar, acidentes no trnsito, e vrias doenas psiquitricas como psicoses e depresso. Muitos que a usam se tornam dependentes ou acabam passando para outras drogas. Cocana/Crack: A Cocana um alcalide de frmula qumica extrada da folha da coca (Erytroxylum coca), um arbusto pertencente aos altiplanos andinos sendo da famlia das eutroxilceas. Depois de refinado se apresenta na forma de um p branco e cristalino. Em contato com as mucosas absorvida e passa a exercer ao txica ao sistema nervoso central (SNC) mais consumida por inalao. Ou por injeo intravenosa, isolada ou associada a morfina. Uma variedade do mesmo entorpecente tornou-se popular nos ltimos da dcada de 80 foi o crack, derivado da cocana, mais potente e mais perigoso, sendo os seus efeitos imediatos na conduta do usurio. Este prensado e consumido por aspirao atravs de um cachimbo. O crack leva tambm mais rapidamente a condio de dependncia. Oxidado ou Oxi: atualmente a droga mais usada, As ruas de Rio Branco so hoje um retrato da degradao provocada por uma nova droga, mais letal do que o crack, que est se espalhando pelo Brasil: o oxi, um subproduto da cocana. A droga chegou ao pas pelo Acre. uma mistura de base livre de cocana, querosene ou gasolina, diesel e at soluo

de bateria -, cal e permanganato de potssio. Como o crack, o oxi uma pedra, s que branca, e fumado num cachimbo. A diferena que mais barato e mata mais rpido.

Caracterstica Composio

Crack Bicarbonato de sdio + gua + pasta base de coca ou cocana refinada

Oxi Pasta base de coca ou cocana refinada + combustvel + cal virgem (existem variaes) 80% Branco (droga com mais cal); Amarelo (droga com mais gasolina); Roxo (quantidades iguais de cal e gasolina) Fumaa de cor escura com resduo oleoso.

Concentrao de 40% cocana Aspecto Fumaa Branco Fumaa de cor clara e com cinzas

Dependncia fsica e Dependncia psicolgica


Fsica: Caracteriza-se pela presena de sintomas e sinais fsicos que aparecem quando o indivduo para de tomar ou diminui bruscamente seu uso; a sndrome da obstinncia, aparece em algumas horas ou dias depois que ela foi consumida pela ltima vez. Psicolgica: Quando o dependente interrompe o uso de droga, os sintomas mais comuns so a ansiedade, sensao de vazio, dificuldade de concentrao, mas que pode variar de pessoa para pessoa.

A droga que falta


Num mundo em que o comrcio de drogas e o consumo corri a sociedade, cria se um paradoxo entre a a droga que mata e a que salva, esta ltima importante para o uso medicinal. Um caso doloroso, a partir de determinado estgio de um cncer, a morfina um importante sedativo, um recurso efieciente para aplacar a dor. A sua produo controlada, torna difcil o acesso de muitos a esse medicamento pelo custo principalmente, em pases pobres. Enquanto a produo ampla quando se trata da droga como importante produto comercial do narcotrfico. Moral da histria existe drogas que excede ao controle do estado, enquanto existe outras qua no chega a quem realmente precisa, independente da contradio quem realmente sai prejudicados no final so os mais pobres.

10

Legalizao das drogas


Um dos debates mais controvrsos e o da Legalizao do uso de drogas (maconha e de similares leves), isto usar drogas deve ser crime, como ocorre em quase todos os pases do mundo, ou no?. Um fato j muito comprovado de que o uso de drogas sejam licitas ou no, so prejudiciais e levam a depedncia. O que na verdade existe um debate ideolgico onde muito pouco para um combate eficinte ao narcotrfico ou que justifiquem a legalizao. Os lobbies que defendem a proibio do consumo de drogas lembram que a aventura da Suca em 1987, muito mais radical que a prtica da Holanda em 1995, com a liberao de fato de venda e compra de 30 gramas de maconha. Num parque de Zurique, maior cidade da Sua, as drogas foram completamente liberadas, providenciaram assistncia mdica permanentes, equipamentos de oxignios, preservativos e seringas de graa (onde foi possivel aquecer a heroina para coloca-l na seringa),

banheiros limpos e duchas. O parque lotava, e com ele, cresceram os problemas mdicos e sociais, como a taxa de criminalidade. De 1989 para 1990, as emergncias resultantes de overdose saltou de 3.5 para 6.2 ao dia. Os usurios consumiam mais drogas e no menos como se esperavam. Dentro do parque, roubos e outros crimes aumentaram. Em 1991 o programa foi encerrado. Assim, caiu a criminalidade na regio e as drogas novamente proibidas se tornaram menos diponiveis e mais caras, derrubando a taxa de mortalidade por entorpecentes na cidade. Aqueles que argumentam para a Legalizao de certas drogas, argumentam que a proibio mais prejudicial doque a propria legalizao, por fazer com que os usurios recorra ao mercado negro, e se utiliza de substncias impuras, e portanto fortalecendo o crime organizado. Outros argumentos so: 1 - A poltica de guerra s drogas fracassou, nunca se consumiu tanto, nunca houve tantas drogas a disposio. 2 - Regularmentada, aproduo seria submetida a fiscalizao rgida. 3 - O consumo pode aumentar inicialmente, mas vai descer a nivis moderados depois. 4 - O Estado no tem o direito de se intrometer na vida de quem o que quer sem rejudicar os outros. Consumir ou no drogas uma deciso que diz respeito liberdade individual. 5 - Os nicos beneficiarios da proibio so os traficantes.

11

Realmente existe um paradoxo, afinal nem todo usurio traficante, porm o problema real quando aquele que usa contribui com o trfico, seja diretamente ou indiretamente, afinal no apenas os que usam rifles em morros, ou carregam as trouxinhas ou sacols de maconha que financiam o narcotrfico, mais todos os usurios e a politca que no investem em infra-estruturas para preveno e entrada de drogas nas cidades.

Concluses
Este trabalho objetiva uma anlise profunda de como funciona o narcotrfico, do cultivo ao usurio final e as suas consequncias para sociedade. Acredito que nem tudo foi aprofundado, por exemplo, a lavagem de dinheiro em paraisos fiscais, dinheiros de drogas que financiam a politica, e um nmero enorme de outros atos licitos mantido pelo trfico, pouco ou no foi mencionado pela ampla exteno do tema. Ocuparia muito mais folhas, uma que atual e riquissimos em informaes, porm mais o importante foi trabalhado. Trata-se de como as drogas desfigura a sociedade e o indivduo onde se encontra inserido. A criminalidade e a marginalidade so apenas aponta do iceberg, o que realmente acontece fere a excluso social que afeta todos que ali se encontra principalmente, os que se encontram nas favelas das Grandes Metrpoles. Diga aonde moras e eu direis quem tu s. Essa frase define a excluso social, a generalizao de quem mora no morro so bandido ou que usurio de drogas, tudo isso impede ao indivduo que alcance as oportunidade fora dessa comunidade. E no esquecendo da educao sendo frequentemente corrompida pelas drogas, escolas sendo fechadas por traficantes, drogas sendo vendidas prximo das escolas ou (dentro das escolas), e a falta de incentivo do Estado a educao nessas reas, sendo importante mencionar a importancias das ONGS nessas nas favelas que substitui muitas das vezes aquilo que deveria ser funo do Estado. Outro assunto no mencionado. Qual a importncia da Psicologia nestes locais?. de vital importncia quando a utilizamos deliniador entre a falta de perspectivas e o encaminhamento social dando a este jovens totalmente desestruturado pela sociedade novas esperanas e metas, algo que muitos psiclogos j fazem atravs de Ongs em vrios estados.

You might also like