You are on page 1of 34

Redes de Acesso

Parte D - Redes Hbridas Fibra Cabo Coaxial (HFC)


Mrio Serafim Nunes Maro 2005 1 2 3
3.1 3.2 3.3 3.4

INTRODUO ARQUITECTURA HFC NORMAS DOCSIS


Arquitectura de referncia Estrutura das normas Plano de frequncias Estrutura de protocolos

2 2 6
6 7 8 8

4
4.1 4.2 4.3

PROTOCOLOS NA INTERFACE CMTS-NSI


IP sobre ATM IP sobre IEEE 802.3 IP sobre Ethernet

8
9 9 10

5 6 7 8

PROTOCOLOS NA INTERFACE CMCI INTERFACE DE RETORNO VIA LINHA TELEFNICA PROTOCOLOS NA REDE DE CABO CAMADA FSICA

10 12 13 15
15 15 16 16

8.1 Canal Descendente 8.1.1 Subcamada PMD 8.1.2 Subcamada TC 8.2 Canal Ascendente

CAMADA MAC

18
19 19 24 26 26 27 28 29 29 29 29

9.1 Mini-slots e canais lgicos ascendentes 9.2 Trama MAC 9.3 Atribuio de banda no canal ascendente 9.4 Suporte de qualidade de servio 9.4.1 Servio UGS 9.4.2 Servio UGS-AD 9.4.3 Servio rtPS 9.4.4 Servio nrtPS 9.4.5 Servio BE 9.4.6 Servio CIR 9.5 Especificaes da interface de gesto e operao

10 PRIVACIDADE (BPI+) 11 EURO DOCSIS REFERNCIAS ACRNIMOS

30 31 32 33

1 Introduo
As redes por cabo apareceram com o objectivo de efectuarem a distribuio de sinal analgico de televiso, pelo que na sua fase inicial a estrutura destas redes era unidireccional. As redes por cabo so eficazes na distribuio de canais de TV e so baseadas numa topologia em rvore (tree-and-branch), com os clientes dispostos em bus ao longo dos ramos (Figura 1). A infra-estrutura da rede de televiso por cabo tradicional constituda por trs segmentos ou partes: primria (trunk portion), secundria (feeder portion)

ligao ao cliente (drop). Atravs dos segmentos primrio e secundrio os sinais so transportados at um ponto na vizinhana dos potenciais clientes. O objectivo principal cobrir as distncias envolvidas, preservando em simultneo a qualidade do sinal de modo econmico. A sub-rede primria representa, em mdia, cerca de 10% da infraestrutura fsica da rede, enquanto que a sub-rede secundria representa cerca de 40%. O cabo flexvel que vai at casa do cliente, o drop, representa cerca de 50% dos cabos instalados [1].

Figura 1 - Arquitectura tradicional de sistemas de TV por cabo


O meio de transmisso usado era exclusivamente cabo coaxial, com os problemas de transmisso inerentes devidos s suas elevadas perdas, tanto maiores quanto maior a frequncia do sinal que o percorre. Para ultrapassar esta limitao, recorreu-se ao uso de amplificadores de RF, contudo o uso destes elementos activos, dispostos muitas vezes em longas cascatas, provoca a degradao da qualidade da imagem no receptor do cliente, devido ao rudo e distoro que introduzem. Assim, no incio dos anos noventa, o advento da fibra ptica em redes de televiso por cabo, tirando partido das suas propriedades de transmisso (baixa atenuao, grande dbito e imunidade a rudo radioelctrico), trouxe alteraes significativas na arquitectura das redes de televiso por cabo. Como analisaremos adiante, os dois principais avanos do progresso actual em redes de televiso por cabo so a arquitectura hbrida fibra/cabo coaxial e o vdeo digital.

2 Arquitectura HFC
Os cabos de fibra ptica, os transmissores e receptores pticos so dispositivos caros. Por isso, a disponibilizao de fibra ptica at casa do cliente no uma soluo economicamente vivel, apesar de tecnicamente possvel. Assim, a sua aplicao prtica requer que cada um destes componentes sirva centenas

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

de clientes, de modo a haver partilha dos custos, que se traduz numa soluo de compromisso: utilizao mista de cabos de fibra ptica (nos troos mais longos da rede) e cabos coaxiais nas zonas de distribuio. A este tipo de redes d-se a designao genrica de Redes Hbridas Fibra Cabo coaxial (Hybrid Fiber Coax,HFC), tal como se mostra na Figura 2.
Antenas Parablicas Internet

HeadEnd

Cabo de Fibra ptica

Fiber Nodes

Fiber Nodes

Fiber Nodes

Cabo Coaxial (Feeder/Drop)

Figura 2 - Arquitectura tpica de um sistema HFC.


Esta arquitectura segmenta a rede de televiso por cabo em clulas de dimenso varivel (consoante o grau de penetrao da fibra ptica e o nmero de clientes potenciais), com cascatas de amplificadores limitadas a 4-6 amplificadores. Cada uma destas clulas est ligada Cabea de Rede (Headend) por fibra ptica, numa topologia em estrela. Compromissos tecno-econmicos ditam que o tamanho das clulas individualizadas varie entre 500 a 2000 casas passadas. A arquitectura HFC tornou assim possvel aumentar o dbito do sistema, a sua fiabilidade e a qualidade do sinal de TV. Por outro lado, permitiu reduzir os custos de manuteno (reduo do nmero de amplificadores) mantendo as caractersticas de flexibilidade, na parte de distribuio, dos sistemas em rvore. Tornou igualmente possvel suportar comunicaes bidireccionais, uma caracterstica fundamental para a utilizao deste tipo de rede como tecnologia de acesso. A largura de banda do cabo coaxial no apresenta cortes abruptos, a cascata de amplificadores que restringe a largura de banda do sistema. Um elevado nmero de amplificadores em srie no reduz apenas a largura de banda mas compromete fortemente a fiabilidade do sistema. A instalao de cabos de fibra ptica elimina a longa cascata de amplificadores, deixando apenas a parte de distribuio da rede, com distncias relativamente pequenas, com 3-4 amplificadores, o que traduz numa maior largura de banda do sistema. A comunicao bidireccional com dbitos elevados torna-se possvel porque por um lado a fibra ptica imune a interferncias radioelctricas e possui uma enorme capacidade nos dois sentidos. Por outro lado, o subsistema de cabo segmentado em clulas isoladas umas das outras, pelo que mesmo que haja ingresso de sinais que possam causar interferncia numa destas clulas, o desempenho das restantes clulas no afectado. medida que os operadores de televiso por cabo integram fibra ptica nas suas redes, efectuando ao mesmo tempo a sua renovao e reestruturao, verifica-se um aumento da sua capacidade: sistemas com larguras de banda entre 330-400 MHz, suportando 40-52 canais, representam cerca de 75% dos sistemas instalados; aproximadamente cerca de 15% dos sistemas tm capacidades compreendidas entre 400 MHz -1 GHz, com ofertas de 52-150 canais [1]. Hoje em dia, prtica comum instalar componentes passivos com capacidade para trabalhar at 1 GHz, apenas pela substituio dos mdulos amplificadores.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

Outro avano tecnolgico com forte impacto nas redes de televiso por cabo a tecnologia de compresso digital de vdeo. O progresso tecnolgico nesta rea constante, j possvel obter imagens de resoluo satisfatria com taxas de transmisso de 3 a 6 Mbit/s usando MPEG2. Aproveitando o facto do canal de transmisso no sentido descendente, (sentido rede-utilizador) ter baixo rudo, possvel num nico canal analgico de televiso (7 MHz) transportar 7 a 14 programas digitais. As tcnicas de compresso digital de vdeo mais utilizadas em redes HFC baseiam-se na norma MPEG2, embora haja actualmente tecnologias de codificao mais eficientes, como o MPEG4 ou H.264. A compresso digital de vdeo considerada como um dos elementos que potenciar a introduo de servios de vdeo interactivo em redes de televiso por cabo. Nos EUA e Europa, vrios operadores de televiso por cabo oferecem j um servio comercial usando a norma MPEG-2. Atendendo proliferao de programas de entretenimento e introduo de servios interactivos, que requerem a transmisso de forma individualizada para cada cliente, deixar de ser praticvel difundir a totalidade dos programas e servios disponveis por todos os segmentos da rede. Existem trs opes que permitem aumentar o leque de programas e a oferta de servios por cliente: aumento do dbito: recurso fibra ptica e a elementos activos com caractersticas tcnicas superiores; segmentao da rede/reutilizao do espectro: usando arquitecturas HFC e equipamento de comutao adequado possvel adicionar ao pacote bsico de canais, programas especficos apenas para os utilizadores de determinada clula; consequncia tambm da segmentao a reutilizao do espectro, ou seja, utilizar os mesmos canais, em clulas distintas, mas com contedos diferentes; compresso digital de vdeo: utilizao de normas de compresso mais eficientes.

Parte importante das redes de televiso por cabo diz respeito capacidade de oferta de servios actuais ou futuros, sendo condio fulcral que os sistemas implementados (ou a implementar) sejam evolutivos em relao aos servios suportados. Dado que o parque mundial de aparelhos de televiso e vdeo-gravadores analgico, que as normas de transmisso digital ainda no esto consolidadas e a crescente liberalizao do sector das telecomunicaes, verifica-se a existncia de vrios cenrios para ocupao do espectro do cabo. Um possvel cenrio, actualmente utilizado, ilustrado na Figura 3. - sentido ascendente (5-40 MHz): retorno digital de entretenimento e comunicaes; - sentido descendente (52-450 MHz): difuso analgica/digital de entretenimento; - sentido descendente (500-750 MHz): digital, comunicaes e entretenimento de banda estreita.

Upstream (digital) 1 2 ... n

Downstream (analgico)

Downstream (digital) 1 2 3 ... m

45

50

450

750

MHz

Figura 3 - Distribuio de espectro no cabo


Refira-se que a comunicao no sentido ascendente (utilizador-rede), mesmo sendo digital, apresenta alguns problemas como caso da agregao do rudo (o rudo gerado nos amplificadores dos diferentes troos cumulativo) e o ingresso de sinais que provocam interferncia. Todavia, a utilizao de clulas pequenas e as fibras pticas minimizam bastante os efeitos adversos provocados pelos referidos mecanismos. Verifica-se em vrios pases onde existem vrios operadores com redes CATV dispersas geograficamente, a implementao de redes regionais em fibra ptica de modo a interligar e integrar essas diferentes redes (Figura 4). Tipicamente, at 500 utilizadores so suportados por cada n ptico (fiber node); por sua vez, 40 ns pticos esto conectados a um centro de distribuio (distribution hub), servindo cada um cerca de 20 000 clientes; os centros de distribuio esto, por seu lado, interligados a uma cabea de rede principal (master headend) atravs de anis em fibra ptica, recorrendo tecnologia SDH (SONET nos EUA) para a transmisso e comutadores ATM para a comutao digital, enquanto algumas fibras so dedicadas para suporte de informao analgica.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

Figura 4 - Interligao de redes heterogneas por fibra ptica


O master headend a fonte primria dos servios oferecidos ao utilizador, recebendo e processando sinais externos, ou gerando-os, servindo tambm de interface da rede de acesso a outras redes externas (e.g. a rede telefnica ou a Internet). De referir ainda que nesta arquitectura de rede, de modo a permitir maior flexibilidade e segmentao, existe a possibilidade de a cada centro de distribuio ser permitido injectar programao especfica, tais como canais locais e insero de publicidade. Esta tendncia tem tambm justificao no custo de servios interactivos digitais (actuais ou previstos, tais como vdeo a pedido, acesso a bases de dados, jogos interactivos, etc.), os quais requerem equipamento na cabea de rede bastante oneroso, que permita o armazenamento (servidores de dados e de vdeo), a compresso digital (vdeo), comutao de canais (comutadores ATM) ou a insero de publicidade com tecnologia digital. Deste modo, seria possvel a partilha de tais custos elevados por um nmero significativamente maior de utilizadores. Ponto fulcral da evoluo das redes HFC a interoperabilidade entre as vrias plataformas fsicas de distribuio e seus elementos constituintes (comutao, transmisso e equipamento terminal) para suporte dos futuros servios interactivos digitais. Actualmente existe uma diversidade de redes de CATV e modems (para voz e dados) de diferentes fabricantes, com especificaes prprias e que funcionam em determinadas redes de CATV, o que impede a sua portabilidade. Assim, torna-se necessrio desenvolver um conjunto de normas que garantam a interoperabilidade de equipamento de diferentes fabricantes, permitindo por outro lado obter economias de escala, com a consequente reduo do seu custo. Neste sentido, vrios esforos foram desenvolvidos, em especial no mercado norte-americano, de que se salienta o IEEE 802.14 Working Group e o Multimedia Cable Network Systems Partners (MCNS). O IEEE 802.14 foi responsvel pela especificao da camada fsica e da camada de acesso ao meio para o transporte de dados sobre redes de televiso por cabo. A arquitectura de referncia preliminar adoptada especifica uma infra-estrutura fsica de fibra ptica e cabo coaxial com um raio de 80 km a partir da cabea de rede [3]. A organizao MCNS inclui a maioria dos operadores de televiso por cabo da Amrica do Norte (80% dos utilizadores nos EUA, 70% do mercado canadiano e 20% do mexicano), bem como o seu laboratrio de

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

pesquisa, o Cable Television Laboratories (CableLabs), que tem como principais objectivos: i) desenvolver especificaes tcnicas de interfaces para proporcionar uma variedade de servios de dados sobre redes HFC que sejam compatveis com equipamento terminal e sistemas de cabo; ii) permitir independncia de fabricantes, mas que ao mesmo tempo sejam adoptadas por estes, de modo a garantir a necessria interoperabilidade.

3 Normas DOCSIS
Como vimos atrs, as redes de HFC foram originalmente desenhadas para difuso de televiso analgica e rdio. A partir de meados dos anos 90, o desenvolvimento de tecnologia digital com baixo custo e o crescente interesse por servios digitais interactivos veio trazer algumas experincias que deram origem a alguns protocolos proprietrios, com os inerentes problemas associados a solues fechadas, nomeadamente a ausncia de interoperabilidade. Em 1994 o IEEE 802.14 formou um grupo para desenvolver um standard internacional para Modem de Cabo (Cable Modem). Em Dezembro de 1995 foi publicado um documento onde foram definidas as metas a atingir. Em Janeiro de 1996, um grupo de operadores de cabo associados no Multimedia Cable Network System Partners (MCNS) publicou uma verso preliminar de especificaes em Maro de 1997, chamado Data Over Cable Service Interface Specifications (DOCSIS 1.0) [2] para a comunidade de fabricantes. No incio de 1998 o CableLabs comeou um programa de certificao formal com o intuito de permitir que produtos produzidos por diferentes fabricantes fossem compatveis. Em Maro de 1998 o ITU aceitou o DOCSIS como standard do Modem de Cabo, o ITU-T J.112. Em Abril de 1999 o CableLabs publicou as especificaes da segunda gerao do Standard, o DOCSIS 1.1, que veio adicionar alguns melhoramentos ao original, tais como uma QoS melhorada e capacidade de fragmentao de pacotes baseada no hardware, para suportar telefone baseado em IP e outros servios de ritmo constante, isto , garante dbito e tempos de latncia compatveis com a necessria qualidade de voz, ou outras aplicaes multimdia de tempo real atravs de rede HFC e do Modem de Cabo. medida que o uso generalizado das redes de cabo aumentava, o dbito disponvel ficava cada mais desajustada das necessidades reais, pois embora tenham sido feitos melhoramentos, o dbito disponvel continuava a ser pouco, especialmente no canal ascendente. Para resolver este problema foi desenvolvida uma nova verso do protocolo, o DOCSIS 2.0 [7], o qual vem melhorar a eficincia da utilizao da largura de banda de transmisso a nvel fsico, atravs da utilizao de novos mtodos de modulao, atingindo at trs vezes maior banda por canal ascendente. Este novo protocolo vem manter a compatibilidade com os formatos anteriores. Na tabela 1 apresentam-se os principais parmetros das trs verses de DOCCSIS. Tabela 1 Parmetros das diferentes verses DOCSIS Mxima largura banda por canal DOCSIS 1.0 DOCSIS 1.1 DOCSIS 2.0 3,2 MHz 3,2 MHz 6,4 MHz de Eficincia espectral/ modulao 1,6 bps/Hz (QPSK) 3,2 bps/Hz (16 QAM) Mximo Dbito de Dados por canal (Mbit/s) 5,12 10,24

4,8 bps/Hz (64 QAM ou 30,72 128 QAM/TCM)

3.1 Arquitectura de referncia


A arquitectura da rede HFC proposta nas normas DOCSIS a apresentada na Figura 3.1. A rede tem uma arquitectura em rvore, usando um hbrido de fibra e cabo ou simplesmente cabo. Esta apresenta trs caractersticas: - Transmisso bidireccional, - Uma distncia ptico/elctrica mxima de 160 Km entre o CMTS e o CM mais distante, sendo a distncia padro de entre os 16 e 20 Km,

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

- Uma diferena de distncias ptico/elctrica mxima de 160Km entre o CMTS e o CM mais prximo e CMTS e o CM mais distante, sendo que esta distncia normalmente limitada a 24 Km. - Cada fibra pode servir entre 500 a 2000 utilizadores, dependendo para tal do dbito mdio disponibilizado a cada um.

Figura 5 - Arquitectura de referncia DOCSIS

3.2 Estrutura das normas


A norma DOCSIS 2.0 consiste em 12 documentos de especificaes cobrindo todos os aspectos da arquitectura necessria para oferecer um servio extremo a extremo. Como se pode observar na Figura 3.1, a arquitectura de referncia contm vrias interfaces, a saber: Interface Modem de Cabo Terminal (CMCI) [4]. Interface entre o Modem de Cabo e o Termina do utilizador. Interface de Retorno Telefnico CMTRI [5]. uma interface entre o Cable Modem e o caminho de retorno telefnico, para usar nos casos em que o caminho de retorno no est disponvel via rede de cabo. Interface Rede-Cabo CMTS-NSI [6] Cable Modem Termination System (CMCS) Network Side Interface (NSI). Interface localizada no Headend, entre a terminao do cabo e a terminao de rede core. Interface Rdio RF [7]. Interface que descreve as interaces entre o Cable Modem e a rede de cabo; entre o CMTS e a rede de cabo em ambos os sentidos, ascendente (upstream) e descendente (downstream). Interface de Privacidade BPI [8]. Interface que descreve os mecanismos para garantia de privacidade no meio partilhado como o cabo coaxial. Interface de Suporte de Operao OSS [9]. Interfaces de gesto entre os elementos da rede e de gesto de alto nvel.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

3.3 Plano de frequncias


O plano de espectro de frequncias para a transmisso de dados e televiso no cabo constitudo por dois grupos, ascendente (sentido Terminal - Headend) e descendente (sentido Headend - Terminal), sendo este ltimo constitudo por sinal de TV analgica, sinal de dados e vdeo digital. A gama de frequncias para a transmisso ascendente situa-se entre os 5MHz e os 25 a 65MHz, dependendo da implementao. Para a transmisso descendente usada a gama de frequncia tem como valor mnimo 47MHz, indo at 862 MHz, sendo que a partir dos 136 MHz para o envio de dados e vdeo digital para servios de televiso interactiva e outros. A ocupao de banda de canais analgicos de televiso, e no caso europeu, varia entre 7 e 8 MHz por canal, sendo que para dados este valor de 8 MHz. Nos EUA a ocupao de espectro por parte dos canais de TV analgica de 6 MHz.

3.4 Estrutura de protocolos


A arquitectura DOCSIS debrua-se sobre os protocolos das camadas de rede (IP); da camada de ligao de dados e da camada fsica. A camada de ligao de dados composta por trs sub-camadas: - subcamada LLC que est em conformidade com a norma IEEE 802.2; - subcamada de segurana de dados que suporta as necessidades bsicas de privacidade, autorizao e autenticao; - subcamada MAC que suporta PDUs de comprimento varivel. A camada fsica compreende as subcamadas: - subcamada Downstream Transmission Convergence (TC) - subcamada Physical Media Dependent (PMD).

4 Protocolos na interface CMTS-NSI


As especificaes da interface Cable Modem Termination System - Network Side Interface (CMTS-NSI) incluem um conjunto de especificaes de interfaces que se destinam a facilitar a implementao de servios de dados sobre HFC. Estas especificaes definem os procedimentos e os protocolos de comunicaes necessrios para implementar transferncia de dados entre a terminao do cabo CMTS e a rede de dados core: - Descreve os protocolos de comunicaes e as normas que sero aplicados. - Especifica os parmetros de comunicaes de dados que devem ser comuns a todas as unidades. - Descreve qualquer especificao de interface adicional para aplicaes nicas de modo a permitir servios de dados sobre cabo. O objectivo do servio o transporte transparente de pacotes de protocolo IP entre a rede de dados, no seu interface CMTS-NSI e o utilizador, com o interface CMCI. Um esquema simplificado da rede pode ser observado na figura Figura 6.

Rede de Dados (Internet) CMTS-NSI

Cable Modem Termination System CMTS

RFI RFI Rede de Cabo (Coax+Fibra)

CM Cable Modem

CMCI CPE

Figura 6 Trfego IP transparente


Na interface CMTS-NSI so especificados protocolos abertos, com preferncia por normas j existentes, bem conhecidas e aceites.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

Vrias combinaes de camadas fsicas e de dados foram definidas para transportar trfego IP nesta interface, tendo como pressuposto a existncia do protocolo IP na camada de rede, isto , todas as camadas de dados e fsicas devem suportar e ser transparentes aos datagramas IP de acordo com os standards especificados: - ATM sobre STS-3c (STM1) - ATM sobre DS3 (E3) - FDDI - 802.3 sobre 10BASE-T e 100BASE-T - Ethernet sobre 10BASE-T e 100BASE-T Veremos em seguida como foram definidas algumas destas interfaces.

4.1 IP sobre ATM


Na camada de rede deve ser utilizado IP de acordo com IETF RFC 1577. O interface na camada AAL deve cumprir com IETF RFC 1577 e ATM UNI 3.1. Na camada fsica so implementadas duas camadas fsicas, definidas em funo da infra-estrutura existente. A implementao das camadas fsicas STS-3c e DS3 (STM1 e E3 na Europa) dever ser de acordo com ATM UNI 3.1.
Camada IP RFC 1577 Rede

AAL5 ATM ATM

UNI 3.1 STM-1

UNI 3.1 E3

Fsica

Figura 7 Pilha de protocolos de IP sobre ATM

4.2 IP sobre IEEE 802.3


O IP dever ser utilizado na camada de rede de acordo com IETF RFC 1042. A resoluo de endereos dever cumprir com IETF RFC 826. A interface da subcamada LLC 802.2 dever estar de acordo com ISO/IEC 88022 1994. A interface da subcamada MAC 802.3 dever estar de acordo com ISO/IEC 8802-3 1995. O CMTS dever permitir MAC Bridging de acordo com ISO/IEC 10038 1993.
Camada IP RFC 1042 Rede

802.1D Bridging 802.2 LLC 802.3 MAC 802.3 10Base-T 802.3u 100Base-T Ligao de dados

Fsica

Figura 8 Pilha de protocolos de IP sobre IEEE 802.3

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

4.3 IP sobre Ethernet


Caractersticas bsicas: - O IP dever ser utilizado na camada de rede de acordo com IETF RFC 894. - A resoluo de endereos dever cumprir com IETF RFC 826. - A interface da camada de ligao de dados dever estar de acordo com DIX Ethernet Verso 2.0. - Devero ser utilizados 48 bits de endereo. - As interfaces para a camada fsica 10BASE-T devero estar em conformidade com ISSO/IEC 8802-3 1995, e a 100BASE-T de acordo com IEEE 802.3u 1995.
Camada IP RFC 894 Rede

802.1D Bridging DIX Ethernet 802.3 10Base-T 802.3u 100Base-T Ligao de dados

Fsica

Figura 9 Pilha de protocolos de IP sobre Ethernet

5 Protocolos na interface CMCI


So definidas nesta seco as especificaes do Modem de Cabo na interface com o equipamento terminal (CPE). O termo usado para descrever esta interface Cable Modem to CPE Interface (CMCI).

Rede de Dados (Internet) CMTS-NSI

Cable Modem Termination System CMTS

RFI RFI Rede de Cabo (Coax+Fibra)

CM Cable Modem

CMCI CPE

Figura 10 Trfego IP transparente


Apresentam-se em seguida as especificaes de algumas interfaces designadas para facilitar a implementao de dados sobre HFC, desta vez do lado do cliente entre o computador do cliente e o Cable Modem (CM). So definidas as normas de comunicao aplicadas e os protocolos necessrios para implementar a interface com o CM. O cliente dever ter um computador com interface de rede Ethernet 10Base-T ou USB (Universal Serial Bus) e um software de comunicaes TCP/IP capaz de suportar DHCP/BOOTP, endereamento SNAP e multicast. No caso de ser Ethernet, o CMCI deve suportar IEEE 802.3 e DIX Ethernet e a pilha de protocolos ser de acordo com a figura seguinte.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

10

Camada IP (exemplo) Rede

802.1D Bridging 802.2 LLC / DIX 802.3 MAC / DIX 802.3 10Base-T Ligao de dados

Fsica

Figura 11 Pilha de protocolos CMCI Ethernet


No caso de ter uma interface USB esta fornece diversos atributos de particular interesse para o CM, nomeadamente: - Plug-in de novos perifricos sem necessidade de ferramentas especiais - Identificao automtica e funes de configurao de software, que simplificam o processo de instalao. - Ritmos de transferncia entre o perifrico e o CPE de vrios Mbit/s. Ambas as tramas das camadas MAC IEEE 802.3 e DIX Ethernet, devem passar transparentemente atravs do CMCI. A pilha de protocolos dever ser de acordo com a figura seguinte:

Camada IP (exemplo) 802.2 LLC / DIX 802.3 MAC / DIX USB Manag. & Framing USB Protocol USB Electrical Fsica Rede

Ligao de dados

Figura 12 - Pilha de protocolos CMCI USB


A Figura 13 mostra a pilha de protocolos dos vrios componentes da rede HFC: CMTS, Cable Modem USB e Terminal.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

11

Figura 13 - Pilha de protocolos em HFC, caso de CPE com USB


O CM USB tem de ter dois endereos MAC de 48-bits. Os primeiros 48 bits de endereo da camada MAC devem ser associados com o redireccionamento das tramas para o Host CPE atravs da 802.3/DIX Filter, onde o Terminal (CPE) interpreta este endereo MAC como se se tratasse de uma carta Ethernet. O segundo endereo MAC de 48-bits deve ser associado com o CM sendo um Host IP/LLC para funes de Gesto do CM.

6 Interface de retorno Via Linha Telefnica


Quando no existe retorno pela rede cabo poder usar-se o retorno pela linha telefnica (PSTN). O sistema consiste nos seguintes elementos: - CMTS; - Rede de cabo; - Cable Modem (CM); - Rede Telefnica (PSTN) - Telephone Remote Access Concentrator (TRAC). A Figura 14 mostra um CM com modem telefnico incorporado mas este poder ser independente do CM. O CMTS e o TRAC podem estar juntos e localizados no Headend, e so denominados Telephone Return Termination System (TRTS). Em alternativa o TRAC poder ser colocado numa localizao geogrfica diferente e estar ligado ao Headend.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

12

TRAC-NSI

TELCO Remote Access Concentrator (TRAC) Cable Modem Termination System (CMTS)

CM-TRI PSTN

Rede de Dados (Internet) CMTS-NSI

Rede de Cabo CM Cable Modem

CMCI CPE

TRTS Trfego IP transparente atravs do sistema

Figura 14 - Diagrama de blocos de Sistema com Retorno Telefnico


Vejamos ento como se processa a comunicao neste caso: - Um datagrama IP da Internet, destinado para o CPE, entra no CMTS atravs do CMTS-NSI, o CMTS codifica o datagrama IP de acordo com as especificaes da interface RF e transmite-o no sentido descendente. - Um CM reconhecendo que uma determinada trama tem o endereo do CPE que lhe est agregado, descodifica a trama e passa-o ao CPE atravs do CMCI. - O CPE responde trama, esta resposta entra no CM via CMCI, faz o encapsulamento do datagrama IP de resposta numa trama PPP e transmite-o para o TRAC atravs da PSTN. O TRAC descodifica o datagrama IP e redirecciona-o para o seu destino atravs do TRAC-NSI. Existem outras possibilidades de caminhos de retorno, que podem incluir negociaes PPP entre o CM e o TRAC, bem como a interface de gesto atravs de uma consola CMTS usando SNMP entre o TRAC e o CM.

7 Protocolos na rede de cabo


Neste captulo so analisados os protocolos de comunicao usados na transmisso de dados sobre cabo. O protocolo DOCSIS define as trs camadas mais baixas da pilha de protocolos, a camada de rede (IP), a camada de ligao de dados (MAC) e a camada fsica. As vrias camadas da pilha de protocolos do CM e do CMTS podem ser observadas na Figura 15.

Figura 15 - Pilha de protocolos no cabo

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

13

Verifica-se na figura anterior que a camada de Rede usa como j se disse o protocolo IP, actualmente o IPv4 e dever fazer a migrao para o IPv6. A camada Data Link Layer dividida em trs subcamadas: - Subcamada LLC (Logical Link Control). Responsvel pela resoluo de endereos. - Subcamada Link-Security. Responsvel por implementar segurana adicional. - Subcamada MAC. Responsvel pelo acesso ao meio no canal ascendente e pela recepo das tramas no sentido descendente. A camada fsica compreende duas subcamadas: - Subcamada Transmission Convergence (TC), s existe no sentido descendente. - Subcamada Physical Media Dependent (PMD). O transporte de dados no CMTS pode ser efectuado na camada 2 atravs de Transparent Bridging ou na camada 3 atravs de routing ou IP switching como mostra na figura abaixo. No CM a transferncia de dados efectuada na camada de ligao de dados por transparent bridging.
CMTS IP Forwarding Data Link Layer 802.2/DIX LLC Link Security Cable MAC DS Up. TC Cable Cable PMD PMD Down . Up. Rede de Cabo 802.2/DIX LLC Link Security Cable MAC DS Up. TC Cable Cable PMD PMD Down . Up. CPE CM (Cable Modem) IP Transparent 802.2/DIX Bridging LLC 802.32/DIX MAC

Physical Layer

802.3 10Base-T

CMTS-NSI

Figura 16 - Transporte de dados atravs de CM e CMTS


A principal funcionalidade de um sistema de modem por cabo a de transporte transparente de pacotes IP entre o utilizador e a cabea da rede (Headend). Para alm do trfego do utilizador, outros pacotes de administrao so tambm transportados, como sejam pacotes de protocolo DHCP e outros de gesto da rede IP ao nvel da camada de rede. Tanto o CM como o CMTS funcionam ao nvel de reencaminhador de tramas ou de ponte transparente (bridging). Assim para o reencaminhamento de tramas tm que ser respeitadas as linhas principais do protocolo 802.1d, nomeadamente: - Uma trama no pode ser repetida, - Tramas que no conseguirem ser entregues a tempo devem ser descartadas, - As tramas devem ser entregues pela mesma ordem com que chegam. O funcionamento de reencaminhamento do CM e do CMTS seguem as linhas principais do 802.1d, para o encaminhamento em ambas as direces, ascendente e descendente. Para alm destas regras, outras especficas devem ser cumpridas para o reencaminhamento de tramas entre a rede HFC e a rede Ethernet, ou seja, no CM: -Tramas para endereos desconhecidos no devem ser reencaminhadas entre a interface de cabo e de rede. -Tramas de broadcast devem ser reencaminhadas, excepto no caso da fonte das mesmas estar dentro da rede Ethernet do utilizador (CPE). - O reencaminhamento das tramas multicast controlado por um conjunto de polticas de filtragem de reencaminhamento, assim como por um algoritmo de controlo de multicast, s sendo permitido o seu reencaminhamento no caso de ambos os sistemas de controlo o permitirem. Do mesmo modo o reencaminhamento das tramas no sentido inverso, da rede Ethernet para a rede de cabo, controlado por um conjunto de regras entre as quais se refere:

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

14

- Tramas para destinos de endereos desconhecidos devem ser enviadas da interface Ethernet para a interface de cabo. - Tramas broadcast devem ser enviadas para a rede de cabo. - Tramas multicast devem ser reencaminhadas para a rede de cabo de acordo com regras de filtragem estabelecidas pelo operador de cabo. - Tramas com endereos de origem diferentes dos estabelecidos pelo operador ou aprendidos pelo CM como pertencentes ao utilizador, no devem ser reencaminhados. - Se um CM para um utilizador singular aprender o endereo MAC do utilizador, este no poder reencaminhar tramas de uma segunda fonte. Quando activado, o CM vai adquirir o endereo MAC do utilizador, quer por meio de provisioning ou por meio de aprendizagem. Ser adquirido um nmero de endereos equivalente ao nmero suportados pelo servio, para uma ou mais mquinas. O nmero de endereos ter que ser superior a 1. Para a alterao dos endereos dever ser feito um reset ao CM, devendo o valor do mesmo ser guardado num endereo de memria no voltil.

8 Camada Fsica
Existem diferenas no espectro a utilizar nos diversos pontos do mundo, como tal foram includas duas opes para a camada fsica. Nos EUA os canais descendentes so de 6 MHz e a transmisso Ascendente na banda de 5 aos 42 MHz. Na Europa baseada num canal descendente de 8 MHz e a transmisso Ascendente dos 5 aos 65 MHz. O sistema dever ser capaz de operar com pacotes de 1500 octetos, com uma taxa de pacotes perdidos inferior a um por cento, e ser capaz de pelo menos transmitir 100 pacotes por segundo. O nvel de potncia do sinal no sentido Descendente CMTS 64QAM com canais de 6-MHz apontado preferencialmente entre 10 dBc a 6 dBc relativo ao nvel da portadora de vdeo analgico. O nvel de potncia do sinal do CM para o ascendente varivel em funo da distncia a que se encontra o CM do CMTS, mas ser o mais baixo possvel, mas de modo a garantir a necessria margem acima do nvel de rudo e das interferncias.

8.1 Canal Descendente


No sentido descendente, a camada fsica compreende duas subcamadas: subcamada Downstream Transmission Convergence (TC) e subcamada Physical Media Dependent (PMD).

8.1.1

Subcamada PMD

Na subcamada Physical Media Dependent (PMD) definida a modulao utilizada no canal descendente, que pode ser 64 QAM ou 256 QAM, com ritmos de transmisso aproximados de 5 Msmbolos/s, a que correspondem os ritmos de 30 Mbit/s e 40 Mbit/s, respectivamente. A portadora vinda do CMTS varivel de 91 MHz a 857 MHz. Na tabela seguinte apresentam-se as principais caractersticas da camada PMD descendente na interface CMTS. Tabela 2 Parmetros da PMD descendente Parmetro Frequncia central (fc) Level Adjustable over the range Tipo de Modulao Symbol Rate 64 QAM 256 QAM Valor 91 - 857 MHz (30 kHz) 50 to 61 dBmV 64QAM and 256QAM 5.056941 Msym/sec 5.360537 Msym/sec 6 MHz (Europe: 8 MHz)

Nominal Channel Spacing

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

15

8.1.2

Subcamada TC

A subcamada Downstream Transmission Convergence (TC), que existe apenas para o sentido Descendente, fornece servios adicionais como por exemplo vdeo digital, atravs de pacotes MPEG de 188-bytes. Estes pacotes MPEG consistem em 4 octetos de MPEG header 1 octeto de Pointer-field (no existente em todos os pacotes) e 184 octetos de dados (payload).
M PEG Header (4 octetos) Pointer field (1 octeto) 188 octetos DOCSIS Payload (183 ou 184 octetos)

Figura 17 - Formato de Pacote MPEG


Uma trama MAC pode comear em qualquer lugar dentro de um pacote MPEG, ou vrias tramas MAC podem existir dentro de um mesmo pacote MPEG, quer concatenados uns a seguir aos outro quer separados por uma sequncia de octetos de stuffing. O campo Pointer_field o 5 octeto de um pacote MPEG sempre que o PUSI est a 1 no cabealho, e contm o nmero de octetos a seguir ao pointer_field que o descodificador CM deve saltar neste pacote at encontrar o incio de uma trama MAC. Todos os dados devem ser transportados em pacotes MPEG-2 com o campo PID do cabealho a 0x1FFE.
MPEG Header (PUSI=1) 4 octetos Pointer field (=0) 1 octeto Trama MAC #1 Trama MAC #2 Octetos_stuff (0 ou mais) Trama MAC #3

Figura 18 - Formato de Pacote MPEG com vrias tramas MAC

8.2 Canal Ascendente


No protocolo DOCSIS 2.0 existem dois formatos de modulao de sinal para o canal ascendente. Um deles um sistema hbrido FDMA/TDMA, onde cada trama de informao enviada num determinado intervalo de tempo (slot) e numa determinada banda de frequncia. Este mtodo ser designado simplesmente por TDMA. O outro mtodo acrescenta ao anterior uma modulao S-CDMA, podendo assim haver vrios CM's a transmitir no mesmo slot temporal e na mesma frequncia, uma vez que o sinal vai espalhado na frequncia, codificado por uma palavra de cdigo (codeword) e usando cdigos ortogonais. O CM e o CMTS tm que funcionar no mesmo formato, sendo o formato estabelecido pelo CMTS no incio e transmitida a informao ao CM por meio de mensagens MAC de controlo. O CM e o CMTS em modo TDMA funcionam com ritmos de modulao de 160, 320, 640, 1280, 2560 e 5120 Ksmbolos/s. No modo S-CDMA aos ritmos de modulao so 1280, 2560 e 5120 Ksmbolos/s Como foi dito atrs existem vrios tipos de formatos de modulao usados no DOCSIS 2.0, sendo os seguintes os requisitos de modulao a suportar pelo modulador e desmodulador no canal ascendente: - Tem de permitir o formato de modulao QPSK e 16QAM diferencial para transmisso TDMA - Tem de permitir modulaes QPSK , 8QAM, 16QAM, 32QAM e 64QAM para canais TDMA e SCDMA - Tem de permitir modulaes codificadas QPSK, 8QAM, 16QAM, 32QAM, 64QAM e 128QAM TCM para transmisso S-CDMA O nvel fsico ascendente responsvel pela transmisso de tramas, tambm chamados burst, do CM para o CMTS. Estas tramas so constitudas por um prembulo de incio do pacote, e um conjunto de dados. Na transmisso em modo TDMA, o centro do ltimo smbolo de um pacote dever ter uma distncia mnima de 5 smbolos para o centro do primeiro smbolo do prximo pacote enviado por outro CM (tempo de guarda). Desde a entrada dos dados na camada fsica, fornecidos pela camada MAC, at estes serem enviados pelo cabo em sinais electromagntico, passam por um conjunto de etapas de processamento de sinal, tal como pode ser observado na Figura 19. Para a transmisso em modo TDMA, o fluxo de dados segmentado em blocos de informao, sendo de seguida calculado para cada um dos blocos o respectivo campo FEC usando o cdigo Reed-Solomon. Este processo opcional, podendo ser desligado se necessrio. De seguida feito o entrelaamento dos vrios pacotes de modo a limitar os erros no caso da perda de um pacote por sbitos picos de rudo na linha de

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

16

transmisso. Tratando-se de um canal de comunicao partilhado, os dados a transmitir so cifrados, mantendo assim a segurana do servio. Aps adicionar um prembulo no incio do pacote, agrupam-se conjuntos de bits nos smbolos a modular e faz-se uma igualizao do sinal e filtragem de modo a melhorar o espectro do sinal a transmitir.

Figura 19 Sequncia de processamento de sinal ascendente


Para a transmisso em modo S-CDMA o fluxo dos dados segue o mesmo caminho at ao ponto da codificao, passando de seguida pelo codificador TCM (Trellis Coded Modulation), o qual de utilizao opcional. De seguida adicionado o prembulo, como acima, os dados so preparados, e transformados em sinais electromagnticos onde o sinal multiplicado (mdulo 2) pelo cdigo CDMA e enviado para o canal de comunicao. Em termos de correco de erros o CM tem de suportar o cdigo Reed-Solomon sobre GF (256) com T = 1-16, em que o valor de T configurado pelo CMTS. A trama RC pode ser constituda por um pacote de dados com o seu respectivo campo FEC, ou ter tamanho superior palavra suportada pelo algoritmo. Em ambos os modos, o tamanho mnimo de um pacote de informao de dados de 16 bytes. No caso dos dados no serem suficientes, so adicionados zeros. Na figura 20 apresenta-se um exemplo de estrutura de dados em que a dimenso dos dados maior que o limite suportado pelo cdigo RS.

Figura 20 Estrutura de trama de dados


O objectivo do entrelaamento de conseguir recuperar totalmente uma trama que se tenha perdido na transmisso, o que conseguido no enviando uma trama de cada vez, mas sim partes de vrias tramas. Este mecanismo tem de ser executado na transmisso em modo TDMA, consistindo em dispor as vrias tramas em linhas numa matriz, e depois enviar os dados coluna a coluna. Se o ltimo bloco RS for mais pequeno sero enviados colunas mais pequenas no fim. O mecanismo de entrelaamento mostrado na Figura 21.

Sequncia de entrada: C1(1),...C1(Nr),C2(1),....C2(Nr),C3(1).....CIr(Nr) Sequncia de sada: C1(1),C2(1)...CIr(1),C1(2),....CIr(2),C1(3).....CIr(Nr)

Figura 21 Matriz de entrelaamento

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

17

O canal ascendente tem que suportar encriptao de dados, devido ao facto de o canal ser partilhado, havendo por isso a possibilidade de haver escutas no desejadas no canal. O diagrama de blocos do encriptador representado na figura 22.

Figura 22 Diagrama de blocos do encriptador


O prembulo da trama constitudo por um conjunto de bits introduzidos no incio para indicar o comeo da trama de dados. O tamanho do mesmo programvel no incio pelo CMTS, em que em DOCSIS 2.0 este pode ter o tamanho 0, 2, 4, ...,1536 bits. obrigatrio ser QPSK com dois factores de escala (QPSK0 e QPSK1). Para o DOCSIS 1.x, e uma vez que os equipamentos tm que manter a compatibilidade, o prembulo deve ter o tamanho de 0, 2, 4, ..., 1024 bits para QPSK e 0, 4, 8, ..., 1024 para 16 QAM. O formatador (framer) S-CDMA aplica-se aos vrios pacotes de dados, cdigos de base do S-CDMS e tempos de modulao. Este tambm realiza entrelaamento de modo a proteger os dados de picos de rudo na linha. O spreader ser responsvel por fazer a multiplicao (mdulo 2) do sinal com os cdigos CDMA. Isto torna possvel enviar informao de at 128 canais ao mesmo tempo num canal, usando para tal um conjunto de cdigos CDMA ortogonais.

9 Camada MAC
As principais funcionalidades da camada MAC no protocolo DOCSIS 2.0 so: - Atribuio de dbito, controlado pelo CMTS, - Um stream de mini-slots na banda ascendente, - Gesto eficiente de dbito por controlo do tamanho das tramas da camada MAC, - Fornecimento de extenses para futuro suporte de ATM e outras PDU's - Suporte de Qualidade de Servio onde se inclui: - Suporte para garantia de dbito e de latncia - Classificao de pacotes - Estabelecimento dinmico de servios. - Fornecimento de extenses para segurana a nvel da camada de rede - Suporte para uma grande variedade de larguras de banda fornecidas - Aceder a dbito sob controlo do CMTS. O CMTS tem de aceder a todos os canais em ambos os sentidos, descendente e ascendente. Os CM's acedem a um canal lgico de ascendente e um canal descendente de cada vez. Para alm disso, o CMTS tem que policiar as comunicaes e descartar todos os pacotes MAC cujo endereo de origem no seja um endereo unicast. O

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

18

canal ascendente pode ter combinaes DOCSIS 1.x e 2.0, podendo um mesmo canal transportar os dois protocolos. Um dos principais conceitos do funcionamento do protocolo MAC o fluxo de servio. Cada um destes fluxos de servio ter um ID que identifica uma ligao unidireccional entre o CM e o CMTS. Para o sentido ascendente, um fluxo de servio pode ter um ou mais servios associados, cada um com o seu respectivo ID (SID, Service ID), sendo por este meio que o CMTS fornece um determinado dbito no sentido ascendente, com uma determinada qualidade de servio. Cada CM pode ter um ou mais ID de fluxo de servio (SFID, Service Flow ID), negociados ou no incio do estabelecimento da ligao do CM ou no decorrer do funcionamento. Normalmente so estabelecidos dois SFID, um para o canal ascendente e outro para o canal descendente de pacotes IP. Para alm deste funcionamento, outros SFID podem ser pedidos, como por exemplo para servios de banca constantes, como seja o VoIP. O ID do fluxo de servio tem 32 bits, e um ID de servio tem 14 bits

9.1 Mini-slots e canais lgicos ascendentes


Os mini-slots so intervalos de tempo do canal de comunicao, onde transmitida a informao. Cada minislot tem informao quanto ao tipo de trfego que pode conter, assim como o protocolo de modulao que pode ser usado no mesmo. So estes mini-slots que sero pedidos pelo CM ao CMTS para o envio de dados, Para comunicao em modo TDMA, e no protocolo DOCSIS 1.x, os slots tm a dimenso de mltiplos de 6.25 s, podendo ser 2, 4, 8, 16, 32, 64 ou 128 vezes 6.25 s. Para o protocolo DOCSIS 2.0 os mini-slots tem a dimenso de 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64 ou 128 vezes 6.25 s. Cada mini-slot etiquetado com o tipo de trfego que pode ser transmitido durante o intervalo e o tipo de codificao da camada fsica que ser empregue. Na comunicao usando modulao S-CDMA, os slots podem ter tamanhos diferentes de potncias 2 de 6.25s. Os slots podem ter tamanhos diversos, sendo este estabelecido tendo em conta a capacidade de modulao e o tamanho dos cdigos de espalhamento do CDMA. Cada CM s pode funcionar num nico canal de transmisso, a que corresponde um canal lgico ascendente. H 4 tipos distintos de canais lgicos ascendente: - Canal ascendente do DOCSIS 1.x que no suporta as caractersticas da modulao TDMA do DOCSIS 2.0, - Canal ascendente misto que suporta modulao TDMA do DOCSIS 1.x e 2.0, - Canal ascendente de modulao TDMA para o protocolo DOCSIS 2.0, que no suportam CM's DOCSIS 1.x, - Canal ascendente de modulao S-CDMA, que s suporta CM's a funcionar em modo S-CDMA.

Na tabela 3 exemplificam-se os parmetros tpicos da camada MAC Canal ascendente.

Tabela 3 Exemplo de parmetros do canal ascendente


Parmetro Time tick Minislot Byte Symbols/second Mini-slots/second Valor de exemplo 6.25 s 25 s (4 Time ticks) 16 octetos (com QPSK) 4 smbolos (com QPSK) 2 560 000 40 000

9.2 Trama MAC


A Figura 23 apresenta o formato genrico de uma trama MAC, que antecedida pelo overhead da subcamada PMD para o canal ascendente, e o cabealho MPEG para o descendente. A trama MAC constituda por um cabealho e opcionalmente por um conjunto de dados, a PDU. A existncia ou no de dados ser indicada no cabealho.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

19

PMD Overhead (Upstream) MAC Header MPEG PSI Header (Downstream) Data PDU (opcional) Trama MAC

Figura 23 Formato genrico de trama MAC


O transporte de tramas MAC pela camada fsica no canal ascendente realizado da maneira mostrada na Figura 24.

Figura 24 Convergncia MAC/PMD no canal ascendente


Na Figura 25 apresentado o formato de um cabealho MAC. O cabealho MAC constitudo por um primeiro campo FC que identifica o contedo do resto do cabealho MAC. Seguem-se 3 bytes de controlo MAC, um campo opcional para extenses futuras e um campo de correco de erros do cabealho com 2 bytes de tamanho.

Figura 25 Formato do cabealho MAC


O cabealho MAC constitudo pelos seguintes campos: - Frame Control (FC). Identifica o tipo de cabealho MAC, sendo constitudo por vrios campos: - FC Type Identifica o tipo de trama MAC : - 00 Cabealho MAC de um PDU de pacote de dados, - 01 Cabealho MAC de uma PDU ATM, - 10 Cabealho MAC para uma PDU reservada, - 11 Cabealho especfico MAC. - FC Parm bits com parmetros. O uso destes depende do tipo de do campo FC Type.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

20

- EHDR_ON Quando a um, indica que o campo opcional EHDR est presente. Neste caso o campo MAC_PARM indica o tamanho deste campo. - MAC_PARM A utilizao deste campo depende do campo FC, sendo por ordem de prioridade: - Quando EHDR_ON est a um indica o tamanho do campo opcional EHDR, - Quando existirem tramas concatenadas, este usado como contador para manter a ordem, - Para pedidos usado para indicar o nmero de mini-slots requisitados. - LEN (SID) Tamanho da trama MAC. Este valor obtido pela soma do campo de dados (PDU) e pelo campo EHDR caso este exista. No caso especial de se tratar de um cabealho MAC de pedido, o campo LEN indica o ID do servio, uma vez que neste caso no existe campo de dados (PDU) na trama. Este parmetro muito sensvel a erros, pois na eventualidade de um erro aqui, a camada MAC ir ler mais ou menos bits que deveria ler, perdendo o sincronismo das tramas. - EHRD Campo opcional. - HCS Deteco de erros do cabealho. Composto por cdigo CRC definido em ITU-T X.25. A camada MAC pode transportar vrios tipos de PDU de camadas superiores. Entre elas temos tramas Ethernet, ATM e outras no especificadas para uso futuro. Na especificao do DOCSIS 2.0, apenas a trama Ethernet permitida, embora todas as outras se encontrem especificadas. A camada MAC tem que suportar uma PDU de tamanho varivel com o formato Ethernet/IEEE 802.3. Este tem que estar contido numa nica trama pelo que haver apenas um cabealho MAC. Os valores do cabealho MAC esto apresentados Figura 26, com ateno para o campo FC TYPE cujo valor 00. Os parmetros da PDU so os normais de uma trama IEEE 802.3: - DA Endereo de destino com 48 bits, - SA Endereo da fonte com 48 bits, - Type/Len Identificador do tipo de trama ou informao sobre o tamanho dos dados [ISO8802-3] - User Data Dados do utilizador com um tamanho varivel, atingindo um valor mximo de 1500 bytes. - CRC Deteco e correco de erros do campo de dados, de acordo com a Ethernet/ISO8802-3.

Figura 26 -Trama MAC para pacote Ethernet/802.3


H vrios cabealhos MAC que podem ser usados em casos muito especficos, tal como reajuste de potncias de transmisso, reajuste de dbito disponvel e fragmentao e concatenao de vrias tramas MAC. Os vrios tipos de cabealhos esto apresentados na Tabela 2.

Tabela 2 Cabealhos especficos das tramas MAC


FC_PARM 00000 00001 00010 00011 11100 Tipo de cabealho/trama Cabealho de temporizao Cabealho MAC de gesto Cabealho de pedidos Cabealho de fragmentao Cabealho de concatenao

As tramas de temporizao so utilizadas para ajuste do tempo entre o CMTS e todos os CM's. No canal descendente este cabealho MAC usado para transportar o tempo de referncia para toda a rede, para que

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

21

todos os CM's se sincronizem com o CMTS. No canal ascendente, este cabealho usado como parte de mensagens de ajuste de potncia e tempo. O formato do cabealho MAC pode ser observado na Figura 27.

Figura 27 Formato de cabealho MAC para trama de temporizao


Os dados transportados na PDU so uma mensagem de sincronismo no canal descendente, e um pedido RNG no canal ascendente. As tramas de gesto so usadas para todas mensagens de gesto da camada MAC. O formato das mesmas o mostrado na Figura 28.

Figura 28 Formato de cabealho MAC para tramas de gesto


As tramas MAC de pedidos so o meio utilizado pelos CMs para pedir atribuio de dbito para o canal ascendente. O formato do cabealho est apresentado na Figura 29. Esta trama no contm dados, pelo que o campo LEN (tamanho dos dados) neste cabealho usado como identificador do servio (SID). O pedido de dbito feito pedindo um determinado nmero de mini-slots, valor que vai no campo MAC_PARM. O nmero de mini-slots tem de ter em conta os dados a transmitir, assim como o overhead inserido pela camada fsica.

Figura 29 Formato de cabealho MAC para tramas de pedidos


O cabealho MAC de fragmentao utilizado no mecanismo de transmisso de uma PDU grande em vrias tramas MAC, que so enviadas separadamente no CM e reagrupadas no CMTS, logo este mtodo usado apenas no canal ascendente. Os CM que implementam a norma 2.0 do DOCSIS tm de suportar a fragmentao de tramas, enquanto que para os CMTS tal no obrigatrio. Na Figura 30 exemplifica-se a segmentao de um pacote.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

22

Figura 30 Formato de cabealho MAC para tramas de fragmentao


O campo Fragment Cntl contm os bits FL (First/Last) que indicam o tipo de fragmento, nomeadamente se o fragmento inicial (FL=10), se um fragmento do meio (FL=00) ou o fragmento final (FL=01), o que permite reconstituir o pacote original no receptor, tal como indicado na seguinte tabela:

Tabela 4 Significados dos bits FL


Bits FL 10 01 00 11 Tipo de fragmento Inicial Final Do meio Pacote no fragmentado

Para alm dos dois bits FL, o campo Fragment Cntl contm 4 bits de nmero de sequncia (SSSS), os quais so incrementados por cada fragmento de trama que enviado, ciclicamente, o que permite detectar erros na recepo. Os dois primeiros bits (XX) deste campo so reservados para uso futuro. O uso de tramas MAC com concatenao til para quando se transmitem vrios pequenos pacotes, enviando apenas um cabealho de camada fsica, diminuindo assim o overhead. Para tal a trama MAC ter de ser toda ela enviada ao mesmo tempo pelo meio fsico. O formato do cabealho deste tipo de tramas pode ser observado na Figura 31.

Figura 31 Formato de cabealho MAC para tramas de concatenao


O campo de tamanho deve apontar para o fim do primeiro pacote, sendo que os vrios pacotes dentro da trama possam ser de tipos diferentes, tendo como nica obrigatoriedade o mesmo ID de servio entre eles. Todas as tramas MAC, com excepo da trama de temporizao, concatenao e de pedido, tm a possibilidade, como j foi dito atrs, de usar um campo adicional, o EHDR. O formato deste campo pode ser observado na Figura 32.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

23

Figura 32 Formato do campo EHDR do cabealho MAC


Este campo tem vrias utilizaes, entre elas o Piggyback. O Piggyback serve para fazer pedidos de mini-slots para futuras tramas. Isto aumenta a eficincia do uso do canal, reduzindo o nmero de tramas enviadas apenas para pedir dbito.

9.3 Atribuio de banda no canal ascendente


O canal de dados ascendente constitudo por um conjunto de slots temporais, geridos pelo CMTS. Este tem a funo de manter o sincronismo no canal, assim como de atribuir slots aos diversos CM's de modo a que estes transmitam os seus dados nos instantes especificados. Para alem disso, o CMTS tem a funo de policiar o acesso ao meio, verificando se todos os CM's transmitem apenas nos seus slots. O mapa de Allocation uma mensagem de gesto MAC transmitida pelo CMTS no canal descendente, que descreve para cada intervalo, o uso de cada mini-slot. Um determinado mapa pode conter mini-slots destinados a uma estao e outros mini-slots disponveis para conteno ou para outras estaes se juntarem ligao. Cada mini-slot numerado relativamente a uma referncia mantida pelo CMTS. A informao temporal (relgio) enviada para todos os CM atravs de pacotes de sincronismo. A especificao DOCSIS 2.0 no obriga a um determinado algoritmo de distribuio de mini-slots pelos CM's, pelo que cada fabricante pode implementar o algoritmo que achar mais conveniente. Na Figura 33 exemplificase o funcionamento do MAC no canal ascendente.

Figura 33 Funcionamento de MAC ascendente


O pedido de dbito no canal ascendente segue um conjunto de regras, entre os quais: - Cada CM tem um ou mais identificador de servio (14 bits) assim como um endereo de 48 bits, - A banda ascendente dividida em vrios mini-slots numerados, onde a numerao controlada pelo CMTS, e sincronizada com os vrios CM's por meio de mensagens especficas MAC vistas acima, - Quando um CM pretende transmitir, emite um pedido de dbito ao CMTS. - O CMTS deve transmitir um mapa das atribuies de mini-slots para os vrios CM's pelo canal descendente. Os pedidos podem ser feitos utilizando para tal tramas MAC especficas em alturas especficas, ou usar o campo extra de uma trama, usando o mtodo de piggyback explicado atrs. Os pedidos tm que conter o ID do

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

24

servio, e o nmero de mini-slots pretendido. Na Figura 34 exemplifica-se o mecanismo de atribuio de banda ascendente.

Descendente (CMTS)

Mapa de Atribuio i

Dados descendentes

Mapa de Atribuio i+1

Ascendente (CM)

Oportunidades de Transmisso de Modem de Cabo Mapa i-1

rea de pedidos com conteno

Oportunidades de Transmisso de Modem de Cabo Mapa i

Manuteno

Figura 34 Mapa de atribuio de banda ascendente


Como podemos ver pela figura anterior, existe um perodo de Manuteno no qual qualquer nova estao se pode juntar rede. Durante um longo intervalo (equivalente ao mximo atraso de propagao round-trip mais o tempo de transmisso) enviada uma mensagem de Ranging Request (RNG-REQ), que permite que novas estaes se inscrevam para transmitir dados. Os pacotes transmitidos neste intervalo devem usar o formato de mensagem de MAC Management e usar RNG-REG. Cada CM pode pedir no mximo 255 mini-slots seguidos, correspondente a um ou mais pacotes completos, estando como obvio sujeito a limites administrativos por parte do CMTS. Este Alocation map tem de ser transmitido a tempo de se propagar atravs do cabo e ser recebido e processado pelos CM, e como tal tem de ser transmitido mais cedo do que o seu tempo efectivo, no pode no entanto exceder um nmero de mini-slots superior a 4096. Podemos ver em seguida um exemplo de troca de informao entre o CM e o CMTS quando o CM tem uma PDU de dados que pretende transmitir.
t3 Descendente t1 (CMTS) Mapa i t2 Oportunidades de Transmisso de Modem de Cabo Pedido CM k t6 t7 Mapa i+1 t4 Oportunidades de Transmisso de Modem de Cabo Mapa i t8 Manuteno t9 t11 Dados CM k t10 Oportunidades de Transmisso de Modem de Cabo Mapa i+1

Ascendente (CM)

rea de pedidos com conteno

Figura 35 Exemplo de protocolo


- No instante t1 o CMTS transmite o mapa que comear efectivamente no instante t3. Esta diferena entre t1 e t3 a soma do tempo de propagao descendente, mais o tempo de processamento do CM, mais o tempo de propagao no sentido ascendente (para permitir que os dados comecem a chegar ao CMTS no instante t3). - Em t4 o CM faz um pedido para um nmero de mini-slots de modo a acomodar uma PDU. T4 escolhido baseado no Ranging Offset (processo de adquirir a temporizao correcta de tal forma que a transmisso fique alinhada no incio do mini-slot correcto), de modo que o pedido chega ao CMTS no instante t6. - Em t6 o CMTS recebe o pedido e agenda-o para o servio do prximo mapa. - Em t7 o CMTS transmite o mapa que se iniciar em t9, neste mapa um crdito de dados para o CM comear em t11. - Em t8 o CM recebe o mapa e procura os seus crditos de dados. - Em t10 o CM transmite a sua PDU de dados de modo que esta chegar ao CMTS no instante t11. O instante t10 calculado em funo da distncia do CM ao CMTS.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

25

9.4 Suporte de qualidade de servio


DOCSIS 2.0 fornece diversos servios no sentido ascendente baseados em Service Flows e em listas de parmetros de QoS associados a cada servio. Cada servio ajustado a um tipo especfico de fluxo de dados. DOCSIS compreende os seguintes servios bsicos: - Unsolicited Grant Service (UGS) - para suportar servios de tempo real que gerem pacotes de comprimento fixo como por exemplo voz sobre IP; - Unsolicited Grant Service with Activity Detection (UGS-AD) - para suportar fluxos UGS que se podem tornar inactivos durante perodos substanciais como voz sobre IP com supresso de silncio; - Real-Time Polling Service (rtPS) - para suportar servios de tempo real que gerem pacotes de dados de comprimento varivel como por exemplo vdeo MPEG; - Non-Real-Time Polling Service (nrtPS) - para suportar servios que no sejam de tempo real que requeiram dados de tamanho varivel como por exemplo FTP de grande dbito; - Best Effort (BE) service - para suportar um servio eficiente de trfego.

Os parmetros de QoS, modos de acesso e aplicaes para utilizao destes servios so mostrados na tabela seguinte.

Tabela 4 Servios QoS definidos em DOCSIS


Servio UGS Parmetros QoS Modos de Acesso Isochronous access Aplicaes VoIP Unsolicited grant size Nominal grant interval Tolerated grant jitter UGS-AD Unsolicited grant size Nominal grant interval Tolerated grant jitter Nominal polling interval Tolerated polling jitter RtPS Nominal polling interval Tolerated polling jitter NrtPS Nominal polling interval Minimum reserved traffic rate Maximum sustained traffic rate Traffic priority BE Minimum reserved traffic rate Maximum sustained traffic rate CIR A ser definido pelos fabricantes

Isochronous access Periodic request polling

VoIP com silncio

supresso

de

Periodic request polling Piggybacking reservation Periodic request polling Piggybacking reservation Immediate access

Videoconferncia, vdeo on demand FTP de elevado dbito

Normal reservation telnet, FTP, WWW Piggybacking reservation Immediate access A ser definido pelos fabricantes Depende da definio servio

do

9.4.1

Servio UGS

O servio Unsolicited Grant (UGS) usado para trfego de ritmo constante (CBR). Para este servio o Headend deve proporcionar grants de comprimento fixo em intervalos peridicos. Se o fluxo estiver inactivo o dbito correspondente pode ser desperdiado. O servio diz-se no solicitado porque o dbito prdefinido, sem necessidade de enviar pedidos. O exemplo tpico de aplicao de UGS em Voz sobre IP (VoIP). Parmetros de configurao do servio: -Nominal Grant Interval -Unsolicited Grant Size -Tolerated Grant Jitter -Grants per Interval

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

26

O Nominal Grant Interval escolhido de modo a igualar o intervalo entre pacotes. Por exemplo, no caso de VoIP com intervalo entre pacotes de 20 ms, o Nominal Grant Interval ser de 20 ms. O tamanho do grant (Unsolicited Grant Size) escolhido de acordo com o tamanho dos pacotes da aplicao.

Descendente Mapa (CMTS) i Grant i Dados i-1 Ascendente (CM)

Mapa i+1 Grant i+1 Dados i

Mapa i+2 Grant i+1

Mapa i+3 Grant i+2 Dados i+1 Dados i+2

Transmisso Pedidos Transmisso Pedidos Transmisso Pedidos Transmisso Manude de de com de com com teno conten CM conteno CM conteno CM CM o Mapa i Mapa i+1 Mapa i+2

Figura 36 Exemplo de servio UGS 9.4.2 Servio UGS-AD

O servio Unsolicited grant service with activity detection (UGS-AD) usado para trfego de ritmo constante (CBR) com possibilidade de suspenso de actividade, como o caso de VoIP com Voice Activity Detection (VAD) ou supresso de silncio. VAD uma tcnica em que o Codec pra de transmitir pacotes quando o nvel de amplitude do sinal da voz desce abaixo de um determinado limiar. A vantagem do VAD a reduo de dbito requerida para uma conversao, estimando-se que numa conversao tpica cada um dos participantes est 60% do tempo em silncio. Para o servio UGS-AD o Headend utiliza um algoritmo de deteco de actividade para examinar o estado do fluxo. Quando um fluxo muda do estado activo para o estado inactivo, o Headend volta a proporcionar pedidos de polling peridicos. Parmetros de configurao do servio (adicionais ao UGS): - Nominal Polling Interval - Tolerated Poll Jitter Quando no h actividade o CMTS envia Unicast polled requests ao CM. Quando h actividade o CMTS envia Unsolicited Grants ao CM. O CM indica em cada pacote o nmero de Grants que precisa no intervalo, de modo a manter o CMTS constantemente actualizado sobre as suas necessidades.
Descendente Mapa (CMTS) i U.Grant i Mapa i+1 Unicast Polled Req Mapa i+2 Unicast Polled Req Mapa i+3 U.Grant i+1 Data Req Mapa i+3 U.Grant i+2 Dados i+1

Ascendente (CM)

Transmisso Pedidos Transmisso Pedidos Transmisso Pedidos Transmisso Pedidos Transmisso de com de com de com/sem de de com/sem CM conteno CM conteno CM CM conteno CM conteno Mapa i Mapa i+1 Mapa i+2

Figura 37 Exemplo de servio UGS-AD


Quando o CM est a receber polled requests e detecta actividade da fonte, pede dbito para um Grant por intervalo. Quando o CM est a receber Unsolicited Grants e detecta nova actividade pede mais um grant, contudo devido ao atraso at sua recepo podem acumular-se pacotes no buffer de transmisso do CM, pelo que o CMTS gerar Grants extra para limpar o buffer. Quando o CM est a receber Unsolicited Grants e detecta inactividade de um fluxo, pede menos um grant. Como h um atraso at que essa reduo ocorra, isso ocasiona em geral a limpeza do buffer.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

27

Quando o CM est a receber Unsolicited Grants e detecta inactividade em todos os fluxos, envia um pacote indicando zero grants e pra a transmisso. O CMTS comuta para o modo Real Time polling. Quando detectada actividade de novo, o CM envia um pedido num poll a pedir a retoma dos Unsolicited Grants. O CM retoma o envio dos Unsolicited Grants. Na figura seguinte apresenta-se um exemplo do mecanismo de VAD

Figura 38 Exemplo de incio e fim de VAD 9.4.3 Servio rtPS

O servio Real-time polling (rtPS) definido para suportar servios de tempo real que geram pacotes de tamanho varivel numa base peridica, como o caso de vdeo MPEG. Este servio oferece oportunidades peridicas de unicast request, permitindo ao CM especificar a dimenso dos dados do grant pretendido.
Descendente Mapa (CMTS) i Unicast Polled Req Data Req i Mapa i+1 Unicast Polled Req Transmisso de CM Mapa i Mapa i+2 Unicast Data Polled Req Req i+1 Pedidos com conteno

Dados i Manuteno

Ascendente (CM)

Transmisso Pedidos com de CM conteno

Transmisso de CM Mapa i+1

Figura 39 Exemplo de servio rtPS


Parmetros de configurao do servio: - Nominal Polling Interval - Tolerated Poll Jitter - Request/Transmission Policy Quer os fluxos rtPS quer os nrtPS so polled atravs de request polling peridicos. No rtPS os fluxos so polled independentemente da carga da rede.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

28

9.4.4

Servio nrtPS

O servio Non-real-time polling (nrtPS) definido para suportar servios de no tempo real que geram pacotes de tamanho varivel, como o caso de transferncia de ficheiros. Tal como os fluxos rtPS, os fluxos nrtPS so polled atravs de request polling peridicos. No nrtPS os fluxos recebem poucas oportunidades de poll quando a carga da rede elevada.

9.4.5

Servio BE

O service Best effort (BE) usado para os servios menos prioritrios que no tm requisitos especficos nem garantia de qualidade de servio. Para o servio BE, uma estao deve usar o modo normal de reserva ou o modo de acesso imediato para obter dbito ascendente.

9.4.6

Servio CIR

O servio Committed Information Rate (CIR) pode ser definido pelos fabricantes de diferentes modos. Pode por exemplo ser configurado como um servio nrtPS com um ritmo mnimo reservado.

9.5 Especificaes da interface de gesto e operao


As especificaes OSSI (Operations Support System Interface) permitem o controlo do Modem de Cabo de mltiplos fabricantes e tipos, bem como de CMTS, de forma a permitir a interoperabilidade entre diferentes fabricantes. So necessrios protocolos de gesto de rede para suportar o DOCSIS 1.1. O protocolo de gesto de comunicaes que foi escolhido para gerir servios de dados sobre cabo foi o SNMP v3. Embora este protocolo oferea vrias vantagens, muitos sistemas de gesto podem no ser capazes de o suportar, como tal tambm permitido o uso do SNMPv1 e SNMPv2, os quais devem ser implementado. As RFI de DOCSIS 1.1 fornece mecanismos para que o CM se registe com o seu CMTS e se auto-configure baseado em parmetros de QoS externos, quando se liga a alimentao ou se reinicializa o sistema. So definidos mecanismos para fornecimento automtico e dinmico das classes de policiamento subscritas, baseadas baseadas no Service Level Agreement (SLA), onde se especificam as classes de servio suportadas e os valores suportados em cada classe. O principal mecanismo para fornecer QoS diferenciado a classificao dos pacotes que atravessam o interface RF MAC e caso respeitem o critrio aplicado, estabelecido um Service Flow, que essencialmente um fluxo de pacotes unidireccional, ao qua atribudo uma determinada QoS em funo da latncia e jitter pretendidos. O CM (no trfego ascendente) e o CMTS (no trfego descendente) garantem esta QoS, atravs de Shaping Policing e prioritizao do trfego atravs da atribuio de um parmetro de QoS definido pelo Service Flow. Os requisitos para a Qualidade de Servio incluem: - A configurao e funes de registo para pr-configurao de CM baseado em QoS Service Flow e parmetros de trfego. - Utilizao de parmetros de trfego QoS para os Service Flows. - Classificao de pacotes que chegam das interfaces de servios das camadas superiores para uma Service Flow activa especfica. - Agrupamento de propriedades de Service Flow em Classes de Servio, de forma que entidades de camadas superiores e aplicaes externas (CM e CMTS) possam requerer Service Flows com os parmetros de QoS desejados de uma forma global consistente.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

29

10 Privacidade (BPI+)
A especificao Baseline Privacy Plus (BPI+) permite a privacidade de dados sobre a rede de cabo. Esta privacidade conseguida atravs da encriptao de dados entre o CM e o CMTS. Alm disso permite ainda uma forte proteco contra furto de servio aos operadores de cabo. O BPI+ implementa um protocolo de processamento de chave de autenticao entre cliente e servidor, no qual o CMTS controla a distribuio de chaves aos CM clientes. As especificaes BPI tinham um fraco servio de proteco pois o protocolo de gesto da chave no autenticava os CMs. A especificao BPI+ reforou este servio de proteco adicionando certificados digitais. A Baseline Privacy + constituda por dois protocolos: - Um protocolo de encapsulamento para encriptao de pacotes de dados atravs da rede que define : - O formato das tramas para transportar dados encriptados na camada MAC - Uma srie de algoritmos de autenticao e de encriptao de dados suportados - As regras para aplicar esses algoritmos s tramas de pacotes de dados MAC. - Um protocolo de manuseamento de Chaves, que permite uma distribuio segura de chaves entre o CMTS e o CM. Atravs deste protocolo faz-se o condicionamento ao acesso aos servios da rede pois s assim que o CMTS e o CM se conseguem sincronizar. A encriptao utiliza dois tipos especficos de tramas DOCSIS MAC: - Tramas MAC com PDUs de dados em pacotes de comprimento varivel - Tramas MAC fragmentadas A figura seguinte mostra tramas MAC com PDUs de Dados em Pacotes de Comprimento Varivel

Figura 40 - Formato de Pacote de tamanho varivel DOCSIS com EH Privacy


Os primeiros 12 octetos do pacote PDU, que contm os endereos de destino e de origem (DA/AS) da Ethernet/802.3, no so encriptados, tm no entanto o CRC encriptado. Os elementos Privacy Extended Header empregam dois tipos de elementos EH, BPI_UP e BPI_Down para serem usados nos pacotes de dados para os canais ascendente e descendente respectivamente. De modo a suportar fragmentao de tramas MAC no canal Ascendente, a DOCSIS 1.1 reformulou o Baseline Privacy EH, para permitir encriptao e fragmentao. Para isso quando funciona com as duas funcionalidades,

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

30

no elemento Upstream Baseline Privacy EH acrescentado 1 byte, que serve de campo de controlo de fragmentao. A figura seguinte mostra uma trama MAC com uma Payload encriptada e fragmentada. FC Type=11 e FC PARM=00011 identifica um trama MAC coma trama a ser fragmentado, que vemos assim com um comprimento fixo de 6 bytes de EH.

Figura 41 Formato de Trama com Fragmentao e com Payload cifrado

11 Euro DOCSIS
A aplicao das recomendaes DOCSIS na Europa requereu algumas modificaes, nomeadamente no nvel fsico, tal como referido anteriormente. Na Figura 42 apresenta-se o diagrama de protocolos do DOCSIS para a Europa.

Figura 42 Camadas de Protocolo DOCSIS para a Europa

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

31

Referncias
[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] W. Ciciora, Cable Television in the United States - An Overview, 1995. Cable Modem Termination SystemNetwork Side Interface Specification, SP-CMTS-NSII01, July 1996. IEEE 802.14/a Draft 3, Rev.3, Cable-TV access method and physical layer specification, October 1998. DOCSIS 1.1, Cable Modem to Customer Premise Equipment Interface Specification, SP-CMCI-I09, July 2003. DOCSIS, Cable Modem Telephony Return Interface Specification, SP-CMTRI, August 1997. DOCSIS, Cable Modem Termination SystemNetwork Side Interface Specification, SP-CMTS-NSI, July 1996. DOCSIS 2.0, Radio Frequency Interface Specification, CM-SP-RFIv2.0-I07, December 2004. DOCSIS 1.1, Baseline Privacy Plus Interface Specification, SP-BPI+-I11, April 2004. DOCSIS 2.0, Operations Support System Interface Specification, CM-SP-OSSIv2.0, December 2004.

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

32

Acrnimos
ABR AAL AM-VBS ANSI ATM BE BPI BPI+ CATV CBC CBR CIR CM CMCI CMTS CPE CRC CRE CS DA DAS-REQ DBE DBS DES DOCSIS DIX DVB DVB-C DVB-S DVB-T ETSI FC FDDI FDMA FEC FTP HFC IEEE IETF IP ITU-T QoS LID LLC LQ MAC MCNS MIB MPEG nrtPS NSI NTSC OAM&P OSI OSSI PAL Available Bit Rate ATM Adaptation Layer Amplitude Modulation - Vestigial Side Band American National Standards Institute Asynchronous Transfer Mode Best Effort Baseline Privacy Baseline Privacy Plus Community Antenna Television / Cable Television Cipher Bock Caining Constant Bit Rate Committed Information Rate Cable Modem Cable Modem to CPE Interface Cable Modem Termination System Customer Premise Equipment Cyclic Redundancy Check Collision Resolution Engine Convergence Sublayer Destination Address Dinamic Service Adition Request Data Backoff End Data Backoff Start Data Encryption Standard Data Over Cable Service Interface Specifications DEC/INTEL/XEROX Digital Video Broadcast DVB Cable DVB Satellite DVB Terrestrial European Telecommunications Standards Institute Frame Control Fiber Distributed Data Interface Frequency Division Multiple Access Forward Error Correction File Transfer Protocol Hybrid Fiber Coax Institute of Electrical and Electronics Engineers Internet Engineering Task Force Internet Protocol International Telecommunication Union - Telecommunication Sector Quality of Service Local IDentification Logical Link Control Local Queue Media Access Control Multimedia Cable Network System Partners Management Information Base Moving Picture Experts Group non-real-time Polling Service Network Side Interface National Television System Committee Operations, Administration, Maintenance and Provision Open System Interconnection Operations Support System Interface Phase Alternating Line

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

33

PDU PHY PHS PID PMD PPP PSTN QAM QPSK RF RFI RQ SAP SNMP rtPS SA SE SID SLA TC TCP TDMA TRAC TRTS TS UDP UFS UGS-AD UNI USB VAD VoIP VBR WWW

Protocol Data Unit Physical Payload Header Supression Program ID Physical Media Dependent Point-to-Point Protocol Public Switched Telephone Network Quadrature Amplitude Modulation Quadrature Phase-Shift Keying Radio Frequency Radio Frequency Interface Resolution Queue Service Access Point Simple Network Management Protocol real-time Polling Service Source Address Secure Element Service IDentification Service Level Agreement Transmission Convergence Transmission Control Protocol Time Division Multiple Access Telephone Remote Access Concentrator Telephone Return Termination System Transport Stream User Datagram Protocol Unsolicited Grant Service UGS with activity detection User-Network Interface Universal Serial Bus Voice Activity Detection Voice over IP Variable Bit Rate World Wide Web

Redes de Acesso: Parte D Redes HFC, Mrio Serafim Nunes, IST, Maro 2005

34

You might also like