You are on page 1of 3

XIII Maratona Cearense de Qumica ABQ-CE Ensino Fundamental 8o Ano

01) As protenas constituem a nossa alimentao bsica porque so importantes e fundamentais na estrutura, no funcionamento e na reproduo de todas as clulas vivas. A alternativa que exemplifica uma protena : (0,4 pt) A) leo de soja. B) albumina existente no ovo. C) lactose encontrada no leite. D) amido do po. 02) No laboratrio de qumica existe um tipo de vidraria usado para guardar substncias em ambiente contendo pouco teor de umidade, que a (o) (0,7 pt) A) bureta. B) balo volumtrico. C) condensador. D) dessecador.

03) Um copo A cheio de gua e com um pouco de sal de cozinha, tem o mesmo aspecto que o contedo do copo B apenas com gua. Se adicionarmos um pouco de areia nos copos A e B, a areia no se dissolver, neste caso a classificao das misturas ser heterognea. Assinale a alternativa que contm uma mistura homognea e uma mistura heterognea, respectivamente. (0,4 pt) A) gua e lcool; ar puro. B) gua e leo; granito. C) Ar puro; granito. D) Granito; gua e leo. . 04) A destilao usada para separar componentes das misturas homogneas, enquanto a filtrao permite separar as fases das misturas heterogneas. Com relao a separao das fases de um sistema, assinale a alternativa verdadeira. (0,7 pt) A) A gua com acar dissolvido pode ser separada atravs do processo de filtrao. B) Nas salinas, a gua removida a cu aberto por meio da evaporao, sendo que este processo no contribui para o ciclo hidrolgico. C) A destilao fracionada um processo de separao de dois ou mais lquidos que se misturam homogeneamente e que apresentam iguais pontos de ebulio. D) A mistura de gua e leo pode ser separada com o auxlio de um funil de separao. 05) O volume de gua no Planeta Terra, incluindo os rios, os oceanos, os lagos, as guas subterrneas, a gua da atmosfera e das calotas polares, aproximadamente um bilho e trezentos milhes de quilmetros cbicos. Com relao a gua, assinale a alternativa correta. (0,9 pt) A) O ciclo hidrolgico um processo somente de evaporao e precipitao que garante o suprimento contnuo da gua. B) No ciclo hidrolgico, a energia fornecida pela gua. C) Os aqferos so pequenos volumes de guas subterrneas, possveis de serem utilizados para uso domstico. D) Boa parte da gua utilizada nas mais diversas atividades humanas no retorna com qualidade para ser novamente consumida. 06) Em um laboratrio de qumica existem vidrarias, equipamentos, materiais e reagentes. Portanto, alguns procedimentos so importantes para o bom andamento dos experimentos, para que no ocorram acidentes ou incidentes. Assinale a alternativa que tem procedimento adequado. (0,4 pt) A) Os resduos aquosos cidos ou bsicos podem ser descartados na pia do laboratrio. B) Retornar reagentes aos frascos originais uma conduta correta no laboratrio. C) A manipulao de sistemas que exalam gases txicos deve ser feita em uma estufa. D) Antes de usar reagentes desconhecidos, deve-se consultar a bibliografia adequada e obter informaes de manuseio e descarte destes materiais.

07) O ar atmosfrico composto por uma mistura de gases presentes no planeta Terra. Em sua constituio os principais so: nitrognio e oxignio. Em pequenas porcentagens tambm existem outros gases. Assinale a alternativa correta que corresponde a um desses gases. (0,9 pt) A) Cloro B) Hlio C) Enxofre D) Flor (0,7 pt)

08) Sejam as duas afirmativas:

( ) A gua cobre 71% da superfcie da Terra. Os oceanos detm 97% da gua superficial; geleiras e calotas polares 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas 0,6% da gua do planeta. ( ) No corpo humano a gua o principal constituinte (entre 70% a 75%) e sua quantidade depende de vrios fatores estabelecidos durante a vida do indivduo, entre eles a idade, o sexo, a massa muscular, o aumento ou perda de peso, o tecido adiposo, e at mesmo a gravidez ou lactao. Marcando com V a afirmativa verdadeira e com F a afirmativa falsa, assinale a seqncia correta de cima para baixo. A) V, V B) F, F C) V, F D) F,V

09) Os solos so muito importantes para a nossa vida e tambm a dos animais e das plantas, pois fornecem alimentos e atuam como suporte gua e ao ar. Com respeito aos solos, assinale a alternativa correta. (0,9 pt) A) Dentro do solo existem pequenos buraquinhos, que chamamos de poros do solo, onde ficam guardados a gua e o ar que as folhas das plantas e os outros organismos necessitam para beber e respirar. B) Logo que a rocha alterada e formado o material mais ou menos solto e macio, os seres vivos animais e vegetais, como insetos, minhocas, plantas e muitos outros, assim como o prprio homem, passam a ajudar no desenvolvimento do solo. C) O solo ou terra como tambm chamado, constitudo somente de trs partes: gua, matria orgnica (restos de pequenos animais e plantas) e parte mineral que veio da alterao das rochas. D) O solo formado a partir da rocha, atravs da participao dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo, e a ajuda dos organismos vivos (fungos, lquens e outros) vo transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, at transform-la em um material mais ou menos solto e macio, tambm chamado de parte orgnica. 10) As propriedades da matria so determinadas caractersticas que, em conjunto, vo definir a espcie de matria. So divididas em 3 grupos: gerais, funcionais e especficas. Assinale a alternativa que associa corretamente a propriedade com seu exemplo. (0,7 pt) A) Inrcia - a matria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma fora aja sobre ela. No jogo de futebol, por exemplo, a bola s entra em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo at parar de novo. B) Descontinuidade - duas pores de matria no podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Ex: gua em um copo e adio de 3 colheres de sal. C) Propriedades Funcionais - Responsveis pelos tipos de transformao que cada matria capaz de sofrer. Relacionam-se maneira de reagir de cada substncia. Ex.: oxidao do ferro.. D) Propriedades Especficas - So propriedades comuns a determinados grupos de matria, identificados pela funo que desempenham. Ex.: acidez das frutas ctricas. 11) Devido ao forte calor que atualmente faz em Fortaleza, Lcia, na mesa da sua cozinha, preparou um suco de laranja natural, e para tornar mais agradvel colocou dois cubos de gelo no copo. O suco de laranja, alm de refrescante nutritivo porque contm o cido ascrbico, conhecida como vitamina C. Com relao a esse acontecimento, assinale a alternativa correta com respeito s caractersticas da matria. (0,9 pt) A) A mesa um corpo e o cido ascrbico uma substncia. B) A laranja um corpo e o cubo de gelo um objeto. C) O cido ascrbico uma mistura e a laranja um objeto. D) O cubo de gelo corpo e a mesa objeto.

12) Muitas pessoas conhecem a Qumica como cincia e sabem que ela extremamente importante para a vida no nosso planeta. Se os reagentes e produtos qumicos no existissem seria muito difcil existir vida na Terra ou em qualquer outro lugar do universo. Assinale a alternativa que NO considerado como Qumica no Cotidiano. (0,4 pt) A) No banheiro a pessoa abre a torneira que geralmente de algum metal ou at mesmo de plstico, que so produtos qumicos. B) A mudana da cor do ferro durante seu aquecimento. C) Transformaes qumicas que ocorrem na pilha que produz corrente eltrica. D) As alteraes do clima devido emisso de gases com efeito estufa. 13) Os carboidratos, as gorduras e as protenas, agem como combustveis, pois, aps sofrerem reaes qumicas, liberam energia proporcionando ao ser humano a possibilidade de realizar suas atividades. Assinale a alternativa INCORRETA com relao aos componentes energticos dos alimentos. (0,7 pt) A) Uma dieta balanceada deve conter, fundamentalmente, gua, gorduras, proteinas, carboidratos e sais minerais. B) Os carboidratos so consumidos principalmente nas formas de sacarose, frutose, glicose, maltose e lactose. C) A diferena entre os leos e as gorduras est nos pontos de ebulio, porque as gorduras so slidas e os leos so lquidos a temperatura ambiente. D) As gorduras e os carboidratos reagem nas clulas do organismo humano pela ao do oxignio proveniente do ar atmosfrico. 14) Os fenmenos fsicos no alteram a identidade das substncias presentes em um dado material, quando este sofre uma transformao, enquanto nos fenmenos qumicos, h formao de novas substncias. Identifique nas afirmaes abaixo para fenmeno fsico (FF) e para fenmeno qumico (FQ) e assinale a alternativa correta de cima para baixo. (0,4 pt) ( ( ( ( ) As caractersticas dos alimentos so alteradas no processo de decomposio. ) A produo industrial de gelo e o seu derretimento provocado pelo calor do Sol. ) A obteno de vrios tipos de bebidas por fermentao. ) O tingimento de fibras para obter cores diferentes.

A) FQ, FQ, FF e FQ. B) FQ, FF, FQ e FF. C) FF, FF, FF e FQ. D) FQ, FF, FQ e FQ. 15) Observando a figura abaixo pode se afirmar corretamente que: (0,9 pt)

A) A matria pode ser encontrada em trs estados: slido, lquido e gasoso. O que determina o estado em que a matria se encontra a proximidade das partculas que a constitui. B) As caractersticas dos trs estados obedecem apenas a fora de coeso. C) No estado slido, as molculas se encontram muito prximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e sofrem compresso. D) No estado gasoso, o movimento das molculas maior do que no estado lquido ou slido. As foras de coeso predominam fazendo com que as substncias no apresentem forma e nem volume constante.

You might also like