You are on page 1of 13

PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO Secretaria Municipal de Educao - SME

Concurso Pblico para Provimento de Cargos Vagos de Professor Adjunto de Ensino Fundamental II Histria

____________________________________________________ Prova Cargo E05, Tipo 1 0000000000000000 00001001001

N de Inscrio MODELO

PROVA Conhecimentos Especficos

INSTRUES
Verifique se este caderno : - corresponde a sua opo de cargo. - contm 40 questes numeradas de 01 a 40. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, fazendo um trao bem forte no quadrinho que aparece abaixo dessa letra.

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta. Voc ter 2 horas para responder a todas as questes objetivas e preencher a Folha de Respostas. Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados. FUNDAO CARLOS CHAGAS Junho/2004

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

MODELO Prova Cargo E05, Tipo


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 1.

07/06/04 - 17:28

Com base na anlise dos fenmenos descritos no texto pode-se afirmar que (A) para o autor o militarismo predatrio da Repblica Romana era seu principal mecanismo de enfraquecimento e pobreza: a guerra trazia as terras, tributos e escravos; os escravos, os tributos e as terras forneciam o aparato para a guerra.

Segundo Perry Anderson, na Antigidade clssica a escravido era o vnculo que unia cidade e campo, para o desmedido benefcio da polis, pois ela (A) nunca foi um tipo predominante de apropriao de excedentes de produo rural no mundo grecoromano, mas promoveu o comrcio interlocal de produtos agrcolas e artesanais de um extremo a outro do Mar Mediterrneo. tanto estabeleceu uma economia voltada para o mercado interurbano no Mediterrneo, quanto favoreceu a implantao de uma economia de escravos na manufatura que permitiu o florescimento da civilizao urbana grega.

(B)

(B)

o advento do feudalismo como modo de produo organizado inaugurou no Imprio do Ocidente como ocorreu na civilizao helnica a fase clssica que distinguia a civilizao romana, o apogeu de seu poder e de sua cultura.

(C) (C)) tanto mantinha a agricultura cativa que permitia o dramtico distanciamento de uma classe dominante urbana de suas origens rurais, quanto promovia o comrcio interurbano que era complemento desta agricultura no Mediterrneo. (D) tanto incentivava os escravos a executar atividades agrcolas nas propriedades rurais, quanto favorecia os cativos a fazer tarefas econmicas relacionadas a um pequeno comrcio nas cidades da orla do Mediterrneo. sempre representou uma categoria muito baixa de dependncia e falta de liberdade que se estendia acima da escala social, mas transformou-se num sistema auxiliar de produo para as grandes cidades do Mar Mediterrneo.

as estruturas da poltica romana na poca fornece as razes de o interior do imprio torna-se pontilhado de vastos domnios nobres, enquanto as cidades, inversamente, tornavam-se povoadas por massa proletarizada, desprovida de terras ou de qualquer outra propriedade.

(E)

(D)) as fraquezas internas fornecem explicao estrutural das razes por que o Imprio do Ocidente sucumbiu s invases que o atravessaram no sculo V, enquanto no Oriente, o imprio contra o qual os ataques haviam sido muito mais perigosos escapava e sobrevivia.

(E)

_________________________________________________________

2.

(...) o estabelecimento da cristandade como a Igreja oficial do Imprio doravante iria adicionar uma enorme burocracia clerical ao j sinistro peso do aparato secular de Estado (...). A expanso do Estado, por outro lado, foi seguida por um retraimento da economia. As perdas demogrficas do sculo III no se recuperaram outra vez: embora o declnio estatstico da populao no possa ser calculado, o abandono continuado de terras j cultivadas evidncia inequvoca da tendncia da queda generalizada (...) (...) enquanto as cidades estagnavam ou minguavam, era na economia rural que aconteciam mudanas de longo alcance, pressagiando a transio a outro modo de produo. Os inexorveis limites ao modo de produo escravo, uma vez que as fronteiras imperiais no avanavam, haviam sido indicados: foram eles que precederam e estavam por baixo do desarranjo poltico e econmico do sculo III (...). Ao mesmo tempo, aldeias de pequenas proprietrios agrcolas e de rendeiros livres (...) caram sob o patrocnio de grandes proprietrios agrcolas em busca de proteo contra as arrecadaes fiscais e o recrutamento pelo Estado, e vieram a ocupar posies econmicas em muito semelhantes s do exescravos.
(Perry Anderson. Passagens da antigidade ao Feudalismo. Trad. So Paulo: Brasiliense, 1994, p. 88 a 90)

a constituio romana no era simplesmente oligrquica na forma: era muito mais profundamente aristocrtica no contedo, pois atrs dela configurase uma estratificao econmica da sociedade romana de ordem bastante diversa, tornando possvel a ampliao da cidadania.

_________________________________________________________

3.

Em Passagens da antigidade ao feudalismo, Perry Anderson afirma que (A)) o modo de produo feudal foi o primeiro a permitir produo dos bens de consumo urbano um desenvolvimento autnomo em uma economia agrria natural.

(B)

no feudalismo as cidades estavam subordinadas ao governo de nobres proprietrios que nelas viviam e delas sobreviviam.

(C)

a histria medieval a histria das cidades, mas de cidades baseadas na propriedade senhorial e na agricultura.

(D)

o feudalismo foi o nico sistema a segregar toda atividade comercial nos aglomerados provinciais controlados pela nobreza rural.

(E)

no perodo feudal a cidade era encarada simplesmente como um acampamento militar da nobreza, sobreposta estrutura comercial. PMSPPA-Histria-CE

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

Prova Cargo E05, Tipo


4. No era possvel explorar a colnia sem, de certo modo, desenvolv-la; ainda que esse desenvolvimento se fizesse nas linhas de uma economia dependente, no podia deixar de envolver um aumento necessrio da populao na colnia, e uma complexidade crescente da sociedade colonial o que comeava a abrir a possibilidade de pouco a pouco se manifestar oposio de interesses entre os colonos e a metrpole.
(Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial 1777-1808. So Paulo: Hucitec, 1981. p. 142)

1 07/06/04 - 17:29 MODELO

Ateno:

Considere o texto para responder as questes de nmeros 7 e 8.

Ento os filhos de Urizen deixaram o arado e o ancinho, o tear, O martelo e o cinzel, a rgua e o compasso... E todas as artes da vida foram trocadas pelas da morte. A ampulheta foi condenada porque sua arte Era semelhante habilidade do lavrador e da roda dgua Que levava gua s cisternas, hoje quebradas e queimadas Porque sua arte era similar dos pastores E, em seu lugar surgiram rodas complicadas, roda sem roda, Para confundir os jovens em formao e para submeter ao trabalho, Dia e noite, as mirades por toda a Eternidade, que devem limar E polir o bronze e o ferro, hora aps hora, num acabamento laborioso, Deixando-as na ignorncia do sbio uso que poderiam dar a seus dias Envolvidas em tarefas tristes e enfadonhas por uma msera pitana de po, Imersas numa ignorncia que as leva a tomar a parte pelo todo, E chamar a isso demonstrao, cegas a todas as regras simples da vida.
(Texto de um arteso ingls. In: E.P. Thompson. A Formao da classe operria inglesa. Trad. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. v.2, p 346)

O autor utiliza-se de concepes tericas relacionadas (A) ao marxismo, pois considera o aumento da populao o fator determinante do crescimento da economia colonial e da explorao dos colonos.

(B)) ao marxismo, pois defende a idia de que as contradies internas do processo de colonizao engendraram os fatores que desencadeariam a libertao da colnia. (C) ao positivismo, pois desenvolve uma anlise centrada na idia de que a explorao metropolitana foi benfica ao desenvolvimento material da colnia. ao positivismo, pois critica a idia de que a oposio de interesses entre colonos e a metrpole foi o elemento fundamental para o desenvolvimento da colnia. Histria Nova, pois parte do pressuposto de que o aumento da densidade demogrfica determinou, em ltima anlise, o processo de libertao da colnia.

(D)

(E)

_________________________________________________________

5.

Na concepo do historiador Fernando A. Novais, em Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial, a formao social do Brasil colonial tinha intrnsecas relaes com o regime de trabalho compulsrio imposto pelo colonizador. Para ele, essa formao social fazia parte de um modo de produo que se organizava (A) com o objetivo de estimular a produo manufatureira nas colnias e elevar a arrecadao de impostos nas mos da nobreza real metropolitana. com a finalidade de realizar a apropriao de grandes extenses de terras voltadas quase que exclusivamente para a economia de subsistncia. no intuito de proporcionar as bases para o estabelecimento de colnias de povoamento europeu, visando o escoamento do excedente populacional. visando desenvolver a industrializao de bens de consumo durveis e alimentcios, suprindo, dessa forma, o mercado consumidor europeu.

(B)

7.

O depoimento do arteso ingls

(C)

I. expressa, por meio de sua experincia pessoal, um


sentimento de satisfao pelo fim da coeso comunitria que existia no interior da Inglaterra antes do sculo XVIII.

(D)

II. deixa claro a sua crtica ao sistema industrial


domstico ou familiar que vigorou em quase todas regies da Inglaterra at o sculo XVII.

_________________________________________________________

(E)) no sentido de promover a primitiva acumulao capitalista e estimular o progresso burgus nos quadros da sociedade ocidental.

6.

Fernando A. Novais afirma que ocorreram no Brasil colonial, no sculo XVIII, pelos menos dois momentos de tomada de conscincia da situao colonial, projetando-se a mudana e intentando-se a tomada do poder. Para o autor, nesses momentos ocorreram (A) (B) a vinda da famlia real portuguesa e a abertura dos portos. a Revoluo Pernambucana e a Confederao do Equador. a crise do sistema colonial e o fim do trfico de escravos. os acordos comerciais ingleses e a Constituio de 1824.

III. revela sua indignao total com as pssimas


condies de vida e de trabalho advindas do sistema manufatureiro ingls do sculo XVII.

IV. expressa o processo de deteriorao das condies


de vida e de trabalho engendradas pelo sistema fabril ingls no fim do sculo XVIII e incio do sculo XIX. correto o que se afirma APENAS em

(C)) a Inconfidncia Mineira e a Conjurao Baiana. (D) (E)

I e II. II e IV. (C) I e III. (D) III. (E)) IV.


(B) 3

(A)

PMSPPA-Histria-CE

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

MODELO Prova Cargo E05, Tipo


8.

1
10.

07/06/04 - 17:29

Ao analisar o texto do depoimento do arteso com seus alunos, o professor de histria, que tendo assimilado as novas diretrizes curriculares nacionais, deve enfatizar que:

[Na Inglaterra] o fato relevante do perodo entre 1790 e 1830 a formao da classe operria. Isso revelado, em primeiro lugar, no crescimento da conscincia de

I. o texto deve ser analisado dentro de um contexto


espacial e temporal, tendo intrnsecas relaes com a histria e com outros componentes curriculares.

classe: a conscincia de identidade de interesses entre todos esses diversos grupos de trabalhadores, contra os interesses de outras classes. E, em segundo lugar, no crescimento das formas correspondentes de organizao poltica e industrial. (...) O fazer-se da classe operria um fato tanto da histria poltica e cultural quanto da econmica. Ela no foi gerada espontaneamente pelo sistema fabril. Nem devemos imaginar alguma fora exterior a revoluo industrial atuando sobre algum material bruto, indiferenciado e indefinvel de humanidade, transformando-o em seu outro extremo, uma vigorosa raa de seres.

II. ele pressupe que os alunos dominem o vocabulrio do texto, j que essa competncia de responsabilidade de especialista de outro componente curricular.

III. o tema tratado no texto importante como ilustrao do saber histrico, porm, difcil de ser interpretado pelos alunos, por estar distante do seu imaginrio.

IV. o texto tem importncia para histria local, mas


pouca importncia para a histria geral, por tratarse de um relato sob a tica individual de um simples arteso. correto o que se afirma APENAS em (A)) (B) (C) (D) (E) 9.

I. II. III. IV. III e IV.

(E.P. Thompson. A Formao da classe operria inglesa. Trad. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. v.2, pp. 17-18)

A partir das argumentaes presentes no texto, pode-se dizer que o autor defende a idia de que (A) o sistema fabril teve o seu desenvolvimento ligado aos interesses da classe operria. a revoluo industrial engendrou e moldou a formao da classe operria. as condies materiais determinaram o surgimento da classe operria.

_________________________________________________________

Considere a frase. A mquina libertou o capital da opresso do trabalho.


(Buret, De la Misre, 1840. In: Michelle Perrot. Os Excludos da Histria. Trad. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1988. p. 23)

(B)

(C)

Identifique as afirmaes que esto em consonncia com a idia contida na frase.

I. A perfeio do trabalho que se obtm com a nova


mquina ser um estmulo a se fazer melhor e o operrio finalmente entender que, quando as mquinas substituem em todos os sentidos o trabalho do homem, produz melhor e mais barato do que ele.

(D)) a classe operria formou-se a si prpria tanto quanto foi formada. (E) a conscincia da classe operria foi uma ddiva da vigorosa raa de seres.

_________________________________________________________

II. O surgimento da mquina a vapor libertou os operrios de ofcios de suas pssimas condies de trabalho, fato que, ao elevar sua auto-estima, estimulou sua promoo a postos de engenharia mecnica, e, portanto, de sua valorizao profissional.

11.

Michelle Perrot, em Os Excludos da Histria, ao analisar o movimento ludita (luddismo) na Frana, do sculo XIX, conclui que as mulheres trabalhadoras (A)) se insurgiram por si mesmas contra a mquina destruidora de um modo de produo domstico a que estavam particularmente apegadas. (B) foram cmplices dos patres na adoo da maquinaria de alto padro, pois elas viam nesta medida a diminuio de suas tarefas mais rduas. tornaram-se aliadas dos patres ao impedirem que os operrios destrussem as mquinas modernas, que ofereciam a elas oportunidades de ascenso profissional. criticavam esse movimento porque, ao quebrarem e queimarem as mquinas, os trabalhadores provocavam aumento do desemprego. se revoltaram contra seus maridos, pois estes destruam as mquinas e, dessa forma, minavam as possibilidades de estabilidade no emprego. PMSPPA-Histria-CE

III. O que est em jogo no apenas o emprego e sim


o controle: controle das matrias primas, controle dos produtos em qualidade e quantidade, controle dos ritmos e dos homens.

IV. Os operrios adquiriram maior liberdade com o


advento da mquina, quando puderam, inclusive, dispor do tempo indispensvel para intensificar sua organizao sindical e a formao de partidos dos trabalhadores. correto o que se afirma APENAS em (A) (B)) (C) (D) (E) 4 (C)

(D)

I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

(E)

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

Prova Cargo E05, Tipo


12. O filme Carlota Joaquina mostra uma verso sobre o contexto histrico que culminou com a independncia do Brasil. Nesse contexto, o filme destaca (A) o papel de D. Joo VI como um rei estrategista e democrtico, cuja liderana poltica levou-o conduo do processo de independncia do Brasil de forma pacfica e harmoniosa. 14.

1 07/06/04 - 17:29 MODELO

Conforme Alfredo Bosi, em Dialtica da colonizao, nos ltimos decnios do Imprio no Brasil, as tendncias progressistas circulam pelo Partido Liberal e pelo Republicano, mas no coincidem perfeitamente nem com um nem com outro. Houve resistncias conservadoras, e at escravistas, em ambos os grmios. Para esse autor, a histria desse novo liberalismo, pode ser apreendida na relao que se faz entre a (A) ideologia intra-oligrquica, visvel desde os anos 20, e o entrosamento do pas em uma rgida diviso internacional de produo j nos anos de 1825. nova doutrina liberal, manifesta desde os anos 40, e o processo poltico de interferncia estatal que garantia os lucros da classe exportadora nos anos de 1830. doutrina neoconservadora, visvel desde os anos 30, e o liberalismo moderno e reformista que implantou o trabalho livre j nos anos de 1880. nova ideologia ultraliberal, presente nos anos 50, e o crescimento de atividades industriais que os movimentos abolicionista propiciou j nos anos de 1870.

(B)

o papel da esposa de D. Joo VI pela sua feminilidade e lealdade ao marido e aos sditos, e cuja determinao poltica acabou influenciando seu filho Pedro a conduzir, sem oposies, a independncia do Brasil.

(B)

(C)) a participao dos ingleses nas decises que culminaram com a fuga da famlia real portuguesa para o Brasil, assim como de seu interesse no processo de independncia do Brasil.

(C)

(D)

o papel que Napoleo Bonaparte, rei da Frana, teve no processo de independncia do Brasil, haja vista os acordos comerciais entre franceses e D. Joo VI para garantir a importao/exportao de acar e caf.

(D)

(E)

a participao decisiva dos franceses no processo de independncia do Brasil, uma vez que a Frana arquitetou a invaso de Portugal com o objetivo de tornar-se metrpole da colnia portuguesa.

(E)) nova corrente ideolgica, visvel desde os anos 60, e o dinamismo econmico e social que a extino do trfico instaurou no pas j nos anos de 1850.
_________________________________________________________

15.

Certamente o perodo foi marcado por importantes exportaes de capital pela Europa, exportao que teve um papel significativo no desenvolvimento das relaes da Europa com o resto do mundo, mas a explicao no parece ser completa no caso da partilha da frica. Com efeito, muito capital foi exportado para a frica meridional, mas em seu conjunto o continente africano foi o que menos investimentos estrangeiros recebeu at a Primeira Guerra Mundial. Alm disso, a formao de grandes

_________________________________________________________

13.

Ao trabalhar em sala de aula o filme Carlota Joaquina a princesa do Brasil, dirigido por Carla Camurati, o professor deve explicitar aos seus alunos que (A) o filme, por ser uma fico, pode ser utilizado como um recurso audiovisual para ilustrar as aulas sobre a independncia do Brasil, mas que as imagens, distorcem a verdade dos fatos histricos.

(B)) a diretora do filme, mesmo produzindo uma comdia, acabou revelando aspectos significativos da histria poltica do Brasil, adotando inclusive uma verso desvinculada da necessidade de criar heris.

grupos capitalistas e a concentrao dos interesses bancrios s ocorreram depois da partilha concluda.
(J.M. MacKenzie. A Partilha da frica 1880-1900. Trad. So Paulo: tica, 1994, p. 46)

(C)

a diretora do filme, ao enfatizar o papel da esposa de Dom Joo VI, chamando-a inclusive de princesa do Brasil, camuflou os verdadeiros fatos histricos relacionados s razes da fuga da famlia real.

Segundo o autor os historiadores elaboraram e debateram muitas teorias diferentes para explicar os acontecimentos das dcadas de 1880 e 1890. Essas explicaes so divididas em metropolitanas e perifricas. Quanto as interpretaes metropolitanas o texto identifica uma crtica explicao (A)) do imperialismo capitalista. (B) (C) da estratgia egitocntrica. da tecnologia imperialista. do nacionalismo estatal. da crise perifrica. 5

(D)

o filme pode ser utilizado como uma fonte de conhecimentos histricos mais apropriada para alunos do ensino fundamental do que o livro didtico, j que a diretora do filme analisa a histria com mais imparcialidade do que os autores de livros.

(E)

o filme revela exclusivamente o ponto de vista da diretora sobre fatos da histria do Brasil, sendo pouco valorizados pelos historiadores em razo da exaltao que ela faz do governo de Dom Joo VI, visto como um heri nacional.

(D) (E)

PMSPPA-Histria-CE

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

MODELO Prova Cargo E05, Tipo


16.

1
18.

07/06/04 - 17:29

No sculo XIX, alguns fatores passaram a influenciar o modo como os europeus abordavam os pases da frica setentrional. Dentre eles, segundo J. M. Mackenzie, pode ser destacado o que est afirmado em (A) os interesses coloniais dos pases europeus de fazer com que os chefes locais atuassem como agentes no jogo imobilirio da expanso territorial.

No incio da Repblica [no Brasil] nasceram ou se desenvolveram vrias concepes de cidadania, nem sempre compatveis entre si. Se a mudana de regime poltico despertava em vrios setores da populao a expectativa de expanso de direitos polticos, de redefinio de seu papel na sociedade poltica, razes ideolgicas e as prprias condies sociais do pas fizeram com que as expectativas se orientassem em direes distintas (...).
(Jos Murilo de Carvalho. Os Bestializados. So Paulo. Companhia das Letras. p. 64)

(B)) os pases europeus passaram a alimentar a ambio de transformar sua rea de influncia no Mediterrneo em esfera exclusivas de influncia comercial e poltica. (C) a conferncia de Berlim de 1884 reconheceu a esfera de influncia britnica na regio e estabeleceu regras para a continuao da partilha do continente africano. a divulgao de relatrios otimistas sobre o potencial econmico dessa regio provocou o entusiasmo dos pases europeus para o expansionismo e conquista do territrio. a descoberta de minas de diamantes na Colnia do Cabo, provocando a ambio dos pases europeus que passaram a disputar a conquista da regio na dcada de 1870.

Identifique a afirmao que comprova a concepo histrica do autor sobre a conjuntura poltica em questo. (A) Os grupos polticos de tendncia liberal foram alijados do poder poltico porque excluram os trabalhadores rurais e, sobretudo, os proletrios do direito de participao poltica. As organizaes proletrias brasileiras de tendncia socialista consideraram um avano poltico, para os trabalhadores, a grande ampliao dos direitos polticos apresentados na Carta Constitucional Republicana de 1891. Os partidos polticos de tendncia liberal conseguiram uma ampla vitria nas eleies presidenciais com o apoio de todas as classes sociais devido ampliao das bases do poder poltico.

(D)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

17.

Reflita sobre as ilustraes.

(D)) As organizaes proletrias brasileiras, predominantemente de tendncia anarquista, negavam legitimidade ordem poltica, no admitindo, portanto, a idia de cidadania, a no ser no sentido amplo de fraternidade universal. (E) Os operrios brasileiros contriburam para a consolidao do regime republicano haja vista a sua intensa participao na derrubada da Monarquia, o que lhes garantiu conquistas e novos direitos.

_________________________________________________________

19.

(Ilustrao de O Malho, 19/11/1904, In: Jos Murilo de Carvalho. Os Bestializados. So Paulo. Companhia das Letras. Ilustrao 5)

Considerando fatos relacionados referida Revolta da Vacina, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, em 1904, pode-se afirmar que o autor da charge utilizou muita ironia para expressar seu ponto de vista de que (A) (B) (C) (D) o Estado representa sempre a fora capaz de captar o ideal poltico das classes menos favorecidas. o Estado no pode levar em conta as atitudes provenientes do imaginrio da populao carente. a sociedade civil no tem conscincia da importncia do papel do Estado no tocante sade. o poder pblico conhece profundamente possveis reaes das classes perigosas. as

Suponhamos que a Primeira Guerra Mundial tivesse sido apenas uma perturbao temporria, apesar de catastrfica, numa economia e civilizao fora isso estveis. A economia teria ento voltado a alguma coisa parecida ao normal aps afastar os detritos da guerra e da seguido em frente. Mais ou menos como o Japo sepultou os 300 mil mortos do terremoto de 1923, limpou as runas que deixaram 2 ou 3 milhes de desabrigados e reconstruiu a cidade como era antes, porm um pouco mais a prova de terremotos. Como teria sido o mundo entre guerras nessas circunstncias? No sabemos, e no h sentido em especular sobre o que no aconteceu, e quase certamente no poderia ter acontecido. Mas a pergunta no intil, porque nos ajuda a captar o profundo efeito, na histria do sculo XX, do colapso econmico entre as guerras. Sem ele, com certeza no teria havido Hitler. Quase certamente no teria havido Roosevelt. muito provvel que o sistema sovitico tivesse sido encarado como um srio rival econmico e uma alternativa possvel ao capitalismo mundial. As conseqncias da crise econmica no mundo no europeu ou no ocidental (...) foram patentemente impressionantes.
(Eric Hobsbawm. Era dos Extremos: O breve sculo XX. 1914-1991. Trad. So Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 90-91)

O texto permite afirmar que para se compreender o mundo da segunda metade do sculo XX necessrio entender (A) (B) (C)) (D) (E) o fenmeno poltico do nazi-fascismo. os resultados do Tratado de Versalhes. o impacto da Grande Depresso de 1929. os efeitos da interveno econmica de 1940. o processo de desintegrao do socialismo. PMSPPA-Histria-CE

(E)) o poder estatal adota determinadas medidas subestimando o imaginrio da sociedade civil. 6

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

Prova Cargo E05, Tipo


20. Observe os detalhes da obra do pintor mexicano Diego Rivera, de 1928. 22.

1 07/06/04 - 17:29 MODELO

Considere os itens abaixo sobre a Guerra Civil Espanhola, 1936-1939.

I. As disputas da dcada de 1930, travadas dentro


dos Estados ou entre eles eram transnacionais. Em nenhuma parte foi isso mais evidente do que na Guerra Civil Espanhola, que se tornou a expresso exemplar desse confronto global.

II. O processo de radicalizao poltica, com a


formao e expanso de grupos anarquistas, socialistas e comunistas fortemente enraizados entre os trabalhadores da Europa Ocidental, foi iniciado na Guerra Civil Espanhola

III. A Guerra Civil Espanhola antecipou e moldou as


foras que iriam, poucos anos depois da vitria de Franco, destruir o nazifascismo em alguns pases da Europa.

IV. A Guerra Civil Espanhola antecipou a poltica da Segunda Guerra Mundial, aquela aliana nica de frentes nacionais que ia de conservadores patriotas a revolucionrios sociais, para a derrota do inimigo nacional e simultaneamente para a regenerao social.

(In: John Charles Chasteen. Amrica Latina: uma histria de sangue e fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 176)

V. A interveno dos pases aliados na Guerra Civil


Uma obra de arte contm elementos significativos no mundo da cultura e pode transformar-se em expresso de fenmenos sociais e polticos. Muitos artistas revelam seu ponto de vista ou de grupos sociais por meio da arte. Considerando as especificidades do contexto histrico na qual a obra foi produzida, depreende-se o engajamento do autor com (A) as foras militares dos Estados Unidos da Amrica visando conter o avano das idias comunistas que ameaava a Repblica mexicana. as organizaes neo-liberais, que pretendiam promover, mesmo por meio da luta armada, a abertura da economia mexicana. o Partido Liberal Mexicano, que pretendia realizar uma reforma agrria no pas com o apoio financeiro dos grandes industriais. os movimentos revolucionrios europeus, uma vez que as organizaes sociais e polticas no Mxico eram sempre de direita. Espanhola impediu que os radicais de direita se consolidassem na Espanha na dcada de 1930 e fortaleceu o movimento fascista internacional. Segundo Eric Hobsbawm, correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C)

II, IV e V. II, III e V. I, IV e V.

(B)

(D)) I, III e IV. (E) 23.

(C)

I, II e III.

_________________________________________________________

(D)

Eric Hobsbawm, em Era dos Extremos, afirma que surgiu, na dcada de 1970, uma nova diviso internacional do trabalho, baseada fundamentalmente na (A) permanncia de grandes empresas, que adotam procedimentos automatizados na produo, exclusivamente nas regies do velho mundo industrial. produo de matrias-primas nos pases subdesenvolvidos, mantendo o monoplio da produo industrial nos pases de economia emergente.

(E)) o nacionalismo revolucionrio mexicano, que mesclava heranas culturais indgenas e influncias dos ideais comunistas.
_________________________________________________________

(B)

21.

Os impressionantes problemas sociais e econmicos do capitalismo na Era da Catstrofe aparentemente sumiram. A economia do mundo ocidental entrou em sua Era de Ouro. A democracia poltica ocidental, apoiada por uma extraordinria melhora na vida material, ficou estvel. Para Hobsbawm, estas solues, pelo menos por dcadas, resultaram da (A) Primeira Guerra Mundial.

(C)) deliberada mudana, por empresas do velho mundo industrial, de parte ou de toda a sua produo ou estoques para outras regies do mundo. (D) distribuio mais eqitativa dos lucros, dos juros e dos salrios nos chamados pases globalizados, em razo do processo de dolarizao da economia mundial. macia transferncia de indstrias de ponta dos pases subdesenvolvidos para os pases desenvolvidos, em razo da baixa qualificao profissional naqueles pases. 7

(B)) Segunda Guerra Mundial. (C) (D) (E) Perodo Entre Guerras. Chamada Guerra Fria. Revoluo Russa. (E)

PMSPPA-Histria-CE

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

MODELO Prova Cargo E05, Tipo


24.

1
26.

07/06/04 - 17:29

Considere as afirmaes sobre a produo historiogrfica brasileira, no perodo da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).

Quanto pobreza e misria, na dcada de 1980 muitos pases mais ricos e desenvolvidos se viram outra vez acostumando-se com a viso diria de mendigos nas ruas, e mesmo com o espetculo mais chocante de desabrigados protegendo-se em vos de portas e caixas de papelo, quando no eram recolhidos pela polcia. Em

I. A produo historiogrfica sobre a histria da classe operria brasileira ficou restrita ao trabalho de pesquisa dos brasilianistas, uma vez que os historiadores brasileiros estavam impedidos, por fora o do Ato Institucional n 5, de estudar e lecionar temas relacionados ao movimento operrio.

II. A diminuio da represso poltica e as espetaculares cenas de trabalhadores em Assemblias, sobretudo nas regies do ABCD, no Estado de So Paulo, suscitaram inspirao acadmica para o desenvolvimento de estudos e a difuso, at meso o mo nas salas de aula de 1 e 2 graus, da histria operria.

qualquer noite de 1993 em Nova York, 23 mil homens e mulheres dormiam na rua ou em abrigos pblicos, uma pequena parte dos 3% da populao da cidade que no tinha tido, num ou noutro momento dos ltimos cinco anos, um teto sobre a cabea (...). No Reino Unido (1989), 400 mil pessoas foram oficialmente classificadas como sem teto (...). O reaparecimento de miserveis sem teto era parte do impressionante aumento da desigualdade social e econmica na nova era. Pelos padres mundiais, as ricas economias de mercado desenvolvidas no eram ou ainda no eram particularmente injustas na distribuio de renda.
(Eric Hobsbawm. Era dos Extremos: O breve sculo XX. 1914-1991. Trad. So Paulo: Cia das Letras, 1995, p.396-7)

III. Os professores de histria recusaram-se a tratar,


em sala de aula, sobre a produo historiogrfica sobre a classe operria, em razo da aprovao de legislao federal, que proibia qualquer referncia aos movimentos operrio, e devido auto-censura dos editores de livros, que cumpriam, risca, as determinaes impostas pelos rgos de represso poltica.

IV. Os livros didticos de histria tinham circulao livre no pas, porque os seus autores tratavam de forma objetiva e com imparcialidade os fatos hiso tricos, j que produziam livros para alunos de 1 e o 2 graus e porque os editores priorizavam o valor mercadolgico do livro, impedindo qualquer vis ideolgico que pudesse interferir no comrcio desses livros. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D)) (E) 25.

I, II, III e IV. IV, apenas. III, apenas. II, apenas. I, apenas.

_________________________________________________________

Com base na problemtica descrita no texto pode-se afirmar que (A) a nova ordem internacional, sob a feio de um capitalismo vitorioso e globalizado est conseguindo impedir o crescimento do processo de misria, guerra e sofrimento em quase todos os pases do chamado Primeiro e Terceiro Mundo. o Terceiro Mundo e sua gradual decomposio e fisso, em seu todo difere do Primeiro Mundo em um aspecto fundamental: forma uma zona mundial iminente de revoluo. a exploso demogrfica nos pases emergentes promoveu o alargamento do fosso entre os pases do Primeiro Mundo e os pases do Terceiro Mundo. o grande salto da economia mundial e sua crescente internacionalizao perturbaram o conceito de Primeiro Mundo e a modernizao do Terceiro Mundo.

Rejeitando o modelo de desenvolvimentismo, imposto (...) pelo golpe de 64, os movimentos que combateram e ainda combatem pelo respeito dos Direitos Humanos e em defesa do equilbrio entre a natureza e a civilizao, tentam dissipar certas iluses, vividas pela ideologia burquesa ou pela vulgata marxista (...) A cultura de resistncia (...) nasceu sob o signo da ditadura; (...) v os estragos do industrialismo selvagem no campo e na cidade; (...) se formou em um pas onde h uma das maiores concentraes de renda do mundo...
(Alfredo Bosi. A Dialtica da Colonizao. So Paulo: Cia das Letras, 1992, p. 365)

(B)

(C)

(D) Com base no texto correto afirmar que para o autor a cultura de resistncia no Brasil , respectivamente, (A)) democrtica, ecolgica e distributiva. (B) (C) (D) (E) 8 neoliberal, ecolgica e concentradora. autoritria, naturalista e empobrecida. socialista, urbanizada e concentradora. nacionalista, urbanizada e progressista.

(E)) a continuao do agravamento da desigualdade e excluso social certamente completar a substituio da tradicional distino entre pases de Primeiro e de Terceiro Mundo pela existncia de um Primeiro e de um Terceiro Mundo em cada pas. PMSPPA-Histria-CE

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

Prova Cargo E05, Tipo


Ateno: O texto abaixo refere-se s questes de nmeros 27 e 28. 29.

1 07/06/04 - 17:29 MODELO

(...) Em qualquer conflito aberto concebvel entre os Estados do norte e do sul, a esmagadora superioridade tcnica e de riqueza do norte tinha de vencer (...) Era improbabilssimo que mesmo a posse de alguns msseis nucleares por algum pas do Terceiro Mundo - supondo-se que tivessem tambm os meios de mant-los e lan-los fosse um dissuasor efetivo, pois os Estados ocidentais (...) estavam dispostos e eram capazes de empreender ataques preventivos contra inimigos potenciais, ainda que demasiados fracos para serem ameaadores. Do ponto de vista militar, o Primeiro Mundo podia, em segurana, tratar o Terceiro Mundo como o que Mao chamara de tigre de papel. Contudo, tornara-se cada vez mais claro na ltima metade do Breve Sculo XX que o Primeiro Mundo podia vencer batalhas, mas no guerras contra o Terceiro Mundo, ou antes, que a vitria em guerras, mesmo que possvel, no assegurava o controle de tais territrios. Desaparecera a maior vantagem do imperialismo, ou seja, a disposio das populaes coloniais de, uma vez vencidas, deixarem-se administrar tranqilamente por um punhado de ocupantes.
(Eric Hobsbawm. Era dos Extremos: O breve sculo XX. 1914-1991. Trad. So Paulo: Cia das Letras, 1995, p.540-1)

No livro Histria das mulheres no Brasil, organizado por Mary Del Priore, vrios autores e autoras procuram reconstituir a trajetria histrica das mulheres. Analise as afirmaes que refletem a viso de alguns desses autores sobre atuao da mulher brasileira, ao longo da histria.

I. A mulher brasileira sempre foi discriminada no mundo do trabalho. No passado, elas podiam exercer apenas as funes do lar, de domstica e de agricultora. Na atividade industrial, s foram admitidas como operrias por fora da Consolidao das Leis do Trabalho, quando Getlio Vargas reconheceu o direito de igualdade de sexo.

II. At meados do sculo XX, ao contrrio do que


ocorria nos pases europeus, o Cdigo Penal Brasileiro no diferenciava os rus por sexo. A especificidade da legislao brasileira estava intimamente relacionada ao sistema escravista que igualava os sexos tanto na comercializao como na aplicao da punio aos escravos que praticavam delitos.

III. As mulheres do sculo XIX eram excludas de uma


efetiva participao na sociedade, da possibilidade de ocuparem cargos pblicos, de assegurarem dignamente sua prpria sobrevivncia e at mesmo impedidas de acesso educao superior. Eram trancadas, fechadas dentro de casas ou sobrados, mocambos e senzalas, construdos por pais, maridos e senhores.

IV. O Brasil foi um dos ltimos pases do Ocidente a


organizar o movimento feminista. Esse fato pode ser explicado em razo da grande atuao do movimento anarco-sindicalista nas lutas sociais. At mesmo as mulheres anarquistas se recusaram a tratar da emancipao feminina, subordinando-a idia de emancipao de toda a classe operria. correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D)) (E)

27.

Um exemplo da problemtica a que o texto se refere e que confirma a anlise do autor sobre o final do sculo XX (A) o conflito rabe-israelense no Oriente Mdio.

(B)) a resistncia dominao militar norte-americana no Vietnam. (C) a vitria dos palestinos sobre os israelenses no territrio da faixa de Gaza. o fracasso militar da invaso do Kwait em 1990. o impacto da invaso da Baia dos Porcos pela URSS em Cuba.

_________________________________________________________

I e II. I e III. II e IV. III. IV.

(D) (E)

30.

_________________________________________________________

28.

Pela anlise do texto, pode-se afirmar que, para Hobsbawm, o sculo XX (A)) acabou numa desordem global cuja natureza no estava clara, e sem mecanismos bvios para acabar com ela ou mant-la sob controle. (B) foi marcado por intenso equilbrio social, econmico e poltico, em razo do avano do imperialismo sobre as naes subdesenvolvidas. conheceu a ascenso da civilizao ocidental, cujas caractersticas eram ser capitalista na economia e liberal na estrutura legal e constitucional. assinalou o fim do confronto entre as ideologias socialista e as capitalistas, o que permitiu a criao de um sistema estvel nas relaes internacionais. iniciou um perodo de progresso material, intelectual e moral quase ininterrupto, quer dizer, de melhoria nas condies de vida nos Estados do norte e do sul.

Aprender o que somos, o que nos estamos tornando agora e o que podemos fazer, mediante um conhecimento histrico comparativo denso e justo, ainda tarefa prioritria das cincias humanas (Bosi). Ver e agir dentro desse quadro cultural complexo sempre foi a situao com a qual se defrontou o professor em sala de aula. (...) Compreender a pluralidade de nossas culturas e toda abrangncia da histria dos oprimidos passa pela constatao de que o imaginrio poltico brasileiro no algo efmero e suas representaes esto arraigadas profundamente nas razes da cultura popular e erudita. Impe-se a retomada do sentido utpico e combativo dos anos 80, mesmo porque o conceito de liberdade no esttico e sim dialtico.
(Maria de L.M. Janotti. Histria, Poltica e Ensino. In: Circe Bittencourt (org.) .O saber histrico na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2001, p. 52)

(C)

(D)

Para a autora, a prtica do professor no rumo de uma sociedade democrtica dever ser enfatizada com o (A) (B)) (C) (D) (E) mtodo etnogrfico. estudo do passado pblico. mtodo scioconstrutivista. estudo da histria imediata. ensino da histria tradicional. 9

(E)

PMSPPA-Histria-CE

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

MODELO Prova Cargo E05, Tipo


31. Observe as ilustraes.

1
32. Considere os textos.

07/06/04 - 17:29

I. Foto do interior de uma fbrica no sculo XVIII

a escola, em ltima instncia, o locus privilegiado para o exerccio e formao da cidadania, que se traduz, tambm, no conhecimento e na valorizao dos elementos que compem o nosso patrimnio cultural. Ao socializar o conhecimento historicamente produzido e preparar as atuais e futuras geraes para a construo de novos conhecimentos, a escola est cumprindo seu papel

(Antonio Paulo Rezende e Maria Thereza Didier. Rumos da Histria. So Paulo: Atual, 2001. p. 310)

social.
(Ricardo Ori. Memria e ensino de Histria)

II. Foto do interior de uma fbrica no sculo XXI

.... o papel da escola , tambm, ensinar a degustar as formas e os contedos que hoje podem parecer superados, mas que fazem parte das nossas razes, ou pertencem ao patrimnio cultural da humanidade. A poesia chinesa clssica, as pinturas ruprestes de Altamira e de Lascaux, a concepo arquitetnica das malocas dos ndios brasileiros, as esculturas africanas contemporneas
(Eric Hobsbawm. Era dos Extremos. Trad. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. ilustrao 47)

so to importantes quanto um concerto de Xanakis, uma pintura de Picasso, um poema de Drummond de Andrade
(Regina Leite Garcia. In. Circe Bittencourt (org.) .O saber histrico na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2001, p. 130)

As duas fotos simbolizam aspectos especficos do processo de industrializao no tempo e no espao. A partir do conhecimento histrico e da anlise das duas imagens, pode-se afirmar que (A) as realidades representadas pelas duas fotos no podem ser objeto de comparao, pois a II revela um estgio de desenvolvimento tecnolgico que, ao contrrio do que ocorreu no contexto histrico da foto I, evitou o aumento da excluso social em razo da ampla oferta de trabalho do setor tercirio da economia. os trabalhadores continuaram sendo explorados da mesma forma nos dois ambientes de trabalho, uma vez que os industriais exigiam as mesmas competncias e habilidades do trabalhadores, ou seja, as mesmas exigncias de especializao e qualificao profissional.

(B)

A partir dos textos, pode-se afirmar que trabalhar com bens culturais do patrimnio histrico no processo ensinoaprendizagem de Histria contribui para estimular nos alunos (A) a conscincia de cidadania associada preservao de prdios, monumentos e outras edificaes de notvel valor histrico-arquitetnico. o senso de preservar somente os bens culturais representativos de uma determinada poca ou aqueles ligados a algum fato histrico notvel. a noo de patrimnio histrico e artstico associado aos bens materiais, especialmente aos bens imveis dissociados de seu ambiente original. a idia de uma memria unvoca, de um passado homogneo e de uma Histria sem conflitos sociais que exclui as diferenas cultural de nossa formao.

(C)) as duas realidades reveladas pelas imagens, guardadas as devidas especificidades histricas, representam resultados do processo de substituio do trabalhador por processos automatizados, que estimularam as condies para o agravamento da excluso social. (D) as duas imagens refletem o grau de desenvolvimento tecnolgico que as sociedades ocidentais atingiram e que engendraram possibilidades ilimitadas de alternativas de trabalho e de ascenso social para os trabalhadores industriais. ambas as imagens podem ser consideradas como etapas do processo de evoluo das sociedades em busca de alternativas de produo automatizadas, cujo estmulo governamental est diretamente relacionado com o objetivo de proporcionar aos povos uma melhoria da qualidade de vida e de lazer.

(B)

(C)

(D)

(E)

(E)) o senso de preservao da memria social coletiva, como condio indispensvel construo de uma nova cidadania e identidade nacional plural. PMSPPA-Histria-CE

10

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

Prova Cargo E05, Tipo


33. A cidadania social tem sido pouco caracterizada nas propostas curriculares, mesmo quando as fundamentaes tericas so baseadas na constituio e na transposio de uma histria social e cultural para o ensino. (...) A idia de cidadania social que abarca os conceitos de igualdades, de justia, de diferenas, de lutas e de conquistas, de compromissos e de rupturas tem sido apenas esboada em algumas poucas propostas. E, mais ainda, existe uma dificuldade em explicitar a relao entre a cidadania social e a poltica, e entre cidadania e trabalho. Em algumas delas surgem as questes sobre as novas concepes de ao poltica nos movimentos sociais e seu papel na luta pela conquista da cidadania, embora no se esclaream as dimenses de movimentos sociais mais abrangentes, como os ecolgicos, feministas (...), e os mais restritos, tais como os movimentos e lutas pela moradia, pela terra e atualmente a luta pelo trabalho, contra o desemprego. Em uma sociedade como a nossa em que as desigualdades sociais so gritantes, o compromisso da Histria seria o de aprofundar esta complexa noo para evitar a banalizao do termo. O sentido poltico da questo da cidadania deve explicitar a relao entre o papel do indivduo e os da coletividade.
(Circe Bittencourt. Capitalismo e Cidadania nas atuais propostas curriculares de Histria. In: Circe Bittencourt (org.). O saber histrico na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2001, p 22)

1 07/06/04 - 17:29 MODELO

34.

O Conselho Nacional de Educao estabeleceu, no Pareo cer CNE/CEB n 11/2000, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao de Jovens e Adultos. Analise as proposies abaixo sobre possveis aes que o professor de histria deveria levar em considerao de acordo com essas diretrizes.

I. importante o professor reforar para os seus


alunos a viso dual sobre a realidade histrica brasileira Dois Brasis, oficial e real, Casa Grande e Senzala, o tradicional e o moderno, capital e interior, urbano e rural, cosmopolita e provinciano, litoral e serto como forma de estimular os jovens e adultos a exercerem um papel mais ativo na sociedade, visando sua ascenso econmica e social.

II. O professor poderia resgatar experincias histricas de seus prprios alunos, uma vez que muitos destes jovens e adultos, dentro da pluralidade e diversidade de regies do pas, dentro dos mais diferentes estratos sociais, desenvolveram uma rica cultura baseada na oralidade da qual nos do prova, entre muitos outros, a literatura de cordel, o teatro popular, o cancioneiro regional, os repentistas, as festas populares, as festas religiosas e os registros de memria das culturas afro-brasileira e indgena.

III. O professor poder analisar com seus alunos


aspectos das condies polticas, socioeconmicas e culturais que impediram que grupos sociais fossem alijados dos direitos ao pleno exerccio da cidadania, e que a sala de aula poder tornar-se um instrumento de reparao desta realidade, dvida inscrita em nossa histria social e na vida de tantos indivduos.

IV. Um professor de histria, engajado com as transforA autora faz uma crtica s atuais propostas curriculares de Histria, propondo a ampliao do conceito de cidadania, com a introduo e explicitao de cidadania social, pois essa ampliao (A)) confere uma outra dimenso aos objetivos da Histria quanto ao seu papel na formao poltica dos alunos, o que implica numa reviso mais profunda dos contedos propostos. (B) favorece a adoo de uma outra viso do modelo tecnicista no ensino da Histria, o que implica numa reviso dos fundamentos das metodologias nas propostas curriculares. concede uma outra viso aos contedos da Histria quanto a sua importncia nos currculos escolares, o que implica na reformulao dos objetivos do ensino superior. legtima as propostas relativas aos conhecimentos que tradicionalmente vem sendo ensinados e s novas tendncias de reformulao das metodologias de ensino da Histria. define uma outra percepo do estudo da Histria quanto a sua importncia na identificao dos sujeitos no processo de produo dos conhecimentos histricos. maes socioeconmicas do seu tempo e do seu pas, deve estimular seus alunos a adquirirem, neste "sculo do conhecimento", saberes aliados s competncias que eles desenvolvero no mundo do trabalho; evitando, portanto, a viso critica sobre a realidade global que o cerca, enfatizando mais a vocao do aluno para o saber-fazer, de acordo a vocao de cada um.

correto o que se afirma APENAS em (A)

I e II.

(C)

(B)

I e III.

(D)

(C)) II e III.

(D) (E)

II e IV.

(E)

III e IV.
11

PMSPPA-Histria-CE

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

MODELO Prova Cargo E05, Tipo


Ateno:

1
35.

07/06/04 - 17:29

As figuras abaixo referem-se s questes de nmeros 35 e 36.

Um professor apresenta uma atividade envolvendo as figuras I e II. A inteno do professor de que os alunos percebam, respectivamente, (A) o herosmo dos religiosos catlicos nos rituais antropofgicos dos ndios brasileiros; carter indolente e preguioso dos ndios. o martrio de jesutas no processo de converso dos indgenas religio catlica; caractersticas do esprito pacifista dos ndios. o estgio primitivo dos indgenas e o carter anteracista do trabalho dos religiosos catlicos; caractersticas do ndio catequisado.

(B)

(C)

(D)) a viso do colonizador sobre a obra missionria e civilizatria do trabalho de catequese; caractersticas culturais especficas dos ndios. (E) as formas de dominao e morte impostas s populaes indgenas; o carter selvagem dos grupos indgenas na poca do descobrimento.

_________________________________________________________

36.

A comparao de ilustraes reproduzidas em momentos diferentes so importantes para que os alunos possam (A) concretizar as noes altamente abstratas de tempo histrico.

Desenho feito com base em gravura de obras de viajantes franceses dos meados do sculo XIX

(B)) estabelecer relaes histricas de permanncias e mudanas. (C) assimilar outras experincias histricas do presente e do passado. memorizar as explicaes e os textos histricos estudados na aula. compreender o presente atravs do estudo do passado histrico.

II
(D)

(E)

_________________________________________________________

37.

Na sala de aula, um aluno questiona o professor se o estudo da histria da mulher tem importncia para a sociedade. Baseado nos fundamentos das novas diretrizes curriculares nacionais, o professor deve responder que (A) os historiadores desprezam a histria das mulheres por considerarem os operrios das indstrias dos grandes centros urbanos os sujeitos das transformaes sociais. os historiadores brasileiros so pioneiros no estudo da histria das mulheres em razo da massificao publicitria que os meios de comunicao fazem sobre o corpo da mulher.

(B)

(C)) os estudos sobre a mulher refletem a necessidade de romper a viso esteriotipada sobre os diferentes, fundada na negao dos papis histricos representados pelos agentes sociais. (D) a histria das mulheres mera fico, uma vez que, por serem vtimas de seus prprios corpos, elas so vulnerveis dominao masculina e ao poderes polticos. no possvel resgatar a histria das mulheres haja vista a pequena participao delas nas lutas sociais e polticas, em razo do seu papel como reprodutora e domstica. PMSPPA-Histria-CE

Ilustrao encontrada no livro didtico de Joo Ribeiro no incio do sculo XIX

(E)
(In: Circe Bittencourt (org.). O saber histrico na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2001, p 22)

12

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

Prova Cargo E05, Tipo


38. Sobre o tema Leitura e Escrita na Histria, de Fernando Seffner, considere os itens abaixo. 40.

1 07/06/04 - 17:29 MODELO

(...) as exposies vm sendo repensadas no mbito de uma estrutura de comunicao atravs de propostas

I. A leitura de textos que estabeleam correlao


entre acontecimentos, em diferentes locais e tempos, possibilita ao aluno incorporar a histria passada da humanidade em seu repertrio de vida e na construo de sua vida social. museolgicas definidas, que utilizam uma linguagem compreensvel e de fcil acesso aos visitantes. Dessa maneira no basta apresentar os objetos em uma seqncia que s faz sentido para o pesquisador da rea de Histria, Arqueologia e Etnologia, pois, neste momento (...) os objetos devem estar reunidos para produzirem um discurso museogrfico inteligvel para os leigos, atravs dos documentos materiais ali apresentados.
(Adriana M. Almeida e Camilo de M. Vasconcellos. Por que visitar Museus. In. Circe Bittencourt (org.). O saber histrico na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2001, p. 105)

II. A leitura tambm uma chave para a integrao


poltica do jovem, no sentido grego do termo, a integrao plis, aos cdigos de discusso da comunidade poltica. A leitura e a escrita constituem um carter pblico para o indivduo.

III. Os conhecimentos histricos podem servir de apoio


na leitura de qualquer outra modalidade de texto, em qualquer outra rea, na medida em que o texto datado historicamente, vinculado a determinada viso de mundo ou conjuntura.

IV. As atividades de leitura e escrita associadas ao


ensino de histria devem possibilitar ao aluno elaborar seu projeto social a partir da anlise de outros projetos. Fazer do aluno um agente social ensin-lo a reconhecer diferentes projetos sociais embutidos nas diferentes falas sociais, e ajud-lo a construir sua trajetria a partir destes referenciais. Para o autor correto o que se afirma em (A)) (B) (C) (D) (E) 39.

Segundo os autores, o pressuposto bsico a que o texto se refere revela o potencial educativo de um museu, pois o discurso museogrfico permite (A) coletar informaes sobre os critrios de seleo dos objetos adotados pelos muselogos da poca. reviver a histria do passado de um povo; valorizar a construo da memria do Estado Nacional. demonstrar aos alunos a importncia de se rememorar ou glorificar o passado de grupos dominantes.

I, II, III e IV. I e II, apenas. I e IV, apenas. II e IV, apenas. II e III, apenas.

(B)

_________________________________________________________

Considere os itens abaixo.

(C)

I. A relao com o passado deve ser cultivada, desde


que se tenha uma compreenso do tempo como algo dinmico, mas no simplesmente linear e seqencial.

(D)) concretizar mensagens e idias, comunicar os resultados da produo de um certo conhecimento. (E) reforar a concepo de que a museologia est voltada para o estudo de objetos produzidos na passado.

II. Nada mais significativo e importante, para a


construo da cidadania, do que a compreenso de que a cultura no existiria sem a socializao das conquistas humanas.

_________________________________________________________

III. O sujeito annimo , na verdade, o grande arteso


dos tecidos da histria.

IV. A produo do conhecimento est diretamente


associada dimenso da razo objetiva, desvalorizando-se outros tipos de experincias ou mesmo expresses outras da sensibilidade.

V. O resgate do passado histrico deve ser realizado


priorizando-se o utilitarismo das experincias passadas, evitando-se considerar as possibilidades afetivas, ldicas e estticas de entender o mundo.

VI. Em nome da velocidade do progresso, deveriam


ser criados valores nicos e universais necessariamente aceitos por todos os povos para o desenvolvimento da sociedade. Os itens que NO esto de acordo com a concepo histrica presente nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais so APENAS (A) (B) (C) (D) (E))

I, II e III. I, III e IV. II, IV e VI. III, IV e V. IV, V e VI.


13

PMSPPA-Histria-CE

www.pciconcursos.com.br

ProfEfetivo

You might also like