You are on page 1of 51

GUIA PRTICO WEB RDIO FACOPP (WRF)

NDICE
Abertura .................................................................... 03 Produtos radiojornalsticos .................................... 04
exemplo de flash edio extraordinria boletim radiojornal informativo especial entrevista documentrio jornalstico debate

Funes no Radiojornalismo ................................. 06


mais detalhes sobre o trabalho do pauteiro saiba mais sobre a funo do reprter correspondentes

Fontes ...................................................................... 09
relao de fontes

Pauta ........................................................................ 10
exemplo de pauta

Preparar-se para a reportagem ............................. 11


modelo de reportagem

Reportagens ........................................................... 12 Entrevista para o Rdio ......................................... 13


microfone ou gravador

Escrever e falar na internet ................................... 14 O texto para a webradio ......................................... 15


aqui uma lauda

Edio ...................................................................... 16 relgio O script do Radiojornal .......................................... 17


espelho

Apresentao de programas ................................ 19 O locutor ................................................................. 20


texto separado com barras

Postura do locutor .................................................. 21


sente-se de maneira confortvel postura exerccios

O que e como falar................................................. 22 Preparo pessoal ..................................................... 23 Prtica de locuo .................................................. 24


pronunciar corretamente banco de pronncias

Na hora de falar ..................................................... 25 Na hora de ler ........................................................ 26 Organizao de arquivo ........................................ 27 Postagem na Web Rdio Facopp (WRF) .............. 28 Termos usados em Radiojornalismo ................... 30 Referncias bibliogrficas e leitura recomendada32 Informaes tcnicas ............................................ 33

mais fcil fazer notcias do que explicar como se faz (Nilson Lage)

Ol, seja bem-vindo. Este um guia para ser utilizado na produo de radiojornalismo na web. O rdio a transmisso sonora no tempo real da vida do ouvinte. (Meditsch) transmisso sonora, mas pode vir acompanhada de textos e imagens na web. Porm, esses dois ltimos elementos no so necessariamente obrigatrios para a compreenso, porque rdio , antes de tudo, som. (Prata) O rdio com existncia apenas na internet e que pode ser acessado atravs de uma URL (endereo na internet) webradio. (Prata) Radiojornalismo a transmisso instantnea e resumida das notcias com as caractersticas do rdio, como instantaneidade, universalidade, atualidade e apelo direto. (Bahia) Notcia o relato de uma srie de fatos a partir do mais importante e, deste, do aspecto mais interessante. (Lage) A finalidade do radiojornalismo atualizar seu pblico por meio da divulgao, do acompanhamento e da anlise dos fatos. (Barbosa Filho) Na web, o rdio agrega novos recursos mensagem radiofnica. Agora, no h mais ouvintes apenas. H usurios interativos. (Prata) H outras definies tambm para o usurio que acessa a webradio: ouvinte-internauta, internauta-ouvinte, ciberouvinte, webradionauta. Webradiojornalismo significa associar a prtica do radiojornalismo s caractersticas da web, considerando sua multimidialidade. Mas, na essncia, o jornalismo sempre jornalismo. Possui dimenses ticas e tcnicas que permanecem, no importa o meio em que seja praticado. (Barbeiro e Lima) Ser uma ferramenta, um facilitador para o exerccio do radiojornalismo no ambiente online o propsito deste material.

PRODUTOS RADIOJORNALSTICOS
Flash: a divulgao de um acontecimento importante, imediatamente. No faz parte de nenhum programa especfico, pode participar em qualquer deles, interrompe a qualquer momento. O tempo curto, apenas informa que o fato est ocorrendo, sem pormenores. No precisa nem do lead.
Oua um exemplo de flash.

Edio Extraordinria: normalmente mais


longa que o flash. A notcia apresentada com mais pormenores. Tambm se refere a acontecimentos importantes cuja divulgao oportuna e, como o flash, interrompe qualquer programa. Permanece no ar enquanto houver novidade. Acompanhe uma edio extraordinria.

Boletim: o noticirio apresentado com horrio e


durao pr-determinados, geralmente de dois at cinco minutos. Possui caracterstica musical de abertura e de encerramento, tem script e as notcias podem ser locais, nacionais ou internacionais. Sua finalidade manter o ouvinte informado sobre os acontecimentos mais recentes. Oua um boletim.

Radiojornal: um noticirio mais amplo, com


informaes mais detalhadas dos fatos, reunindo reportagens, entrevistas e comentrios. Normalmente estruturado em editorias, tem periodicidade e sua funo atualizar o ltimo perodo informativo, entre uma emisso e outra. Exemplo de radiojornal.

PRODUTOS RADIOJORNALSTICOS
Informativo especial: um noticirio voltado a
apenas um campo de atividade, com informaes que interessam quele setor especificamente. Os noticirios esportivos so um exemplo. Pode ser dirio ou no e tem horrio pr-determinado. Quanto durao, assemelha-se ao radiojornal. Oua um informativo especial.

Entrevistas: uma das principais fontes para fornecer informaes, revelam novos conhecimentos, esclarecem fatos e marcam opinies. Transmitem emoo, tanto por parte do entrevistado que naturalmente deve ser algum que tem algo importante a dizer como do entrevistador. Podem ser gravadas ou ao vivo.
Exemplo de entrevista.

Documentrio jornalstico: analisa um tema


especfico. produzido de forma mais elaborada, com pesquisa, roteirizao, textos e sons. Ouve quem tem algo a dizer e sua funo aprofundar determinado assunto que seja de importncia e atualidade ou que possua interesse histrico. Acompanhe um documentrio jornalstico.

Mesas-redondas ou debates: programas em


que os participantes apresentam e discutem ideias. So frequentes na rea esportiva ou poltica. Podem ter um ou mais apresentadores e convidados que so conhecedores do assunto tratado. Oua trecho de um debate.

FUNES NO RADIOJORNALISMO
As redaes encolheram, mas no foi apenas no rdio. As funes se multiplicaram e os profissionais se tornaram polivalentes. Ningum mais redator, apenas. Ou editor. Ou produtor. Ou reprter. Ou ncora. Todos fazem de tudo. E faro muito mais daqui para a frente. (Jung)

Pauteiro: o jornalista que seleciona assuntos que


podero gerar reportagens. Recebe o material de divulgao de acontecimentos (releases, por exemplo) e sugere reportagens ou entrevistas. Mais detalhes sobre o trabalho do pauteiro.

Chefe de Reportagem: quem determina quais assuntos sero cobertos pela equipe de reportagem. D suporte aos reprteres e faz uma ponte entre estes e o editor. De preferncia, o primeiro que chega e o ltimo que sai no trabalho de realizar o produto radiojornalstico. Reprter: quem se desloca at o local do
acontecimento ou apura as informaes atravs das fontes. Grava entrevistas, anota dados e depoimentos e elabora a notcia. Falar bem, com clareza, ser criativo e ter boa capacidade de improviso so requisitos necessrios para exercer a tarefa. Saiba mais sobre a funo do reprter.

Redator: escreve os textos que sero divulgados.


Podem ser especializados em reas distintas como poltica, economia, esportes, sade, educao, policial, etc.

FUNES NO RADIOJORNALISMO
Locutor Noticiarista: Limita-se leitura do
noticirio. Veja mais sobre o locutor.

Locutor Apresentador: No segue


obrigatoriamente o script. Tem a liberdade de fazer improvisos. Dicas sobre postura do locutor e prtica de locuo.

ncora: Alm de apresentar, comenta a notcia.


Segundo Jung, o pblico fiel enxerga no ncora ou comunicador o companheiro, o amigo, o conselheiro que diariamente conversa com ele ao p do ouvido. Isso devido caracterstica de proximidade do rdio. Jung tambm diz que o ncora um reprter privilegiado, porque tem a chance de dar personalidade ao programa, a partir da discusso da pauta e da deciso sobre a maneira de abordar os temas.

Setorista: o jornalista que trabalha num local


fixo. Exemplos: clubes esportivos, polcia, hospitais, rgos polticos.

Enviado especial: Designado para determinada


cobertura fora de sua rea de atuao habitual.

Comentarista: um especialista que comenta


sobre os fatos, normalmente numa rea especfica: poltica, economia.

FUNES NO RADIOJORNALISMO
Produtor: Elabora a programao da emissora,
cuida de preparar e acompanhar a execuo dos produtos que sero realizados. Pode tambm fazer a ronda.

Editor: Seleciona, revisa e monta as matrias de sua editoria. Estabelece o tempo que caber a cada matria. Editor-chefe: coordena os demais editores e se
responsabiliza pela linha editorial adotada pelo produto jornalstico. Saiba mais sobre o trabalho de edio.

Rdio-escuta: Sua funo ouvir outras


emissoras para saber o que elas esto noticiando.

Correspondente: o jornalista que se


estabelece numa determinada regio geogrfica e cobre os mais diferentes acontecimentos. Mais sobre o trabalho dos correspondentes.

FONTES
Jornalista aquele que no sabe nada, mas conhece quem sabe (Zuenir Ventura) Sou do tempo em que jornalista procurava a fonte, hoje a fonte vai atrs do jornalista (Jung)

As pessoas e instituies que oferecem histrias, informaes, opinies e explicaes que podem se transformar em notcia formam a rede de fontes. O jornalista deve diversificar suas fontes, permitindo a pluralidade de ideias. E tambm para abastecer toda informao que obtiver com variedade de pontos de vista. O jornalista no deve ter intimidade demais com a fonte. Isso pode prejudicar a iseno. A agenda de fontes deve ser selecionada e criteriosa. A fonte deve ser altamente confivel. Questionar sempre o interesse que a fonte possa ter na divulgao de determinado fato. O acesso fonte deve ser imediato. Por isso preciso ter a agenda atualizada e com vrias possibilidades de contato (endereos, telefones fixo, celular, de familiares, vizinhos, do servio, de quem possa indicar, etc) Retorne fonte quantas vezes for preciso. No tenha vergonha. Reconfirme a informao sempre que tiver dvida. Veja aqui uma relao de fontes.

PAUTA
No esquecer que o ouvinte um parceiro na construo da notcia. (Jung)

A pauta uma orientao para que o reprter possa executar sua matria. Deve conter informaes que o auxiliem na realizao do trabalho. Atravs da pauta os editores uniformizam o material das diferentes reas de acordo com a linha editorial do produto jornalstico. O reprter, por sua vez, se empenhar para cumprir o que foi determinado, enriquecer as informaes, complementar aspectos importantes ou suprir os que foram esquecidos. A pauta tanto pode enfocar o factual como os assuntos de permanente interesse. Os editores devem ter material de reserva para abastecer os produtos radiojornalsticos em caso de necessidade. A reunio de pauta oportunidade de sugerir assuntos e discutir sua importncia. Oferecer ideias para a pauta no s atribuio do pauteiro. A pauta, porm, no deve impedir o reprter de usar as boas iniciativas, o faro jornalstico, a investigao e o tato para descobrir o furo. O que deve pautar o jornalista, sempre, o interesse pblico. Consulte aqui um exemplo de pauta.

PREPARAR-SE PARA A REPORTAGEM


Seja o primeiro, mas primeiro esteja correto (H. Eugene Goodwin) O profissional que faz reportagem tem que se preparar para oferecer um produto de boa qualidade, que seja completo e equilibrado. (Barbeiro e Lima) Lembrar-se de que ningum domina todos os assuntos com profundidade. Por isso, precisa pesquisar antes o assunto que vai cobrir. No tenha vergonha de contatar um especialista e se informar sobre o tema. Verifique se o seu material de trabalho est em ordem. Gravador, notebook ou netbook, pilhas ou baterias carregadas, material para anotao, caneta que escreve (sempre ter mais de uma), endereos e telefones do local da reportagem, etc. Leia e entenda a pauta com antecedncia. Procurar chegar bem antes no local da reportagem, quando for possvel. Serve para que o reprter se ambiente. Obtenha o mximo de informaes sobre o assunto que cobre. Voc deve ter em mente que sua misso obter respostas para as perguntas comuns que o ouvinte faria. Fazer perguntas claras, diretas e curtas. No preciso enfrentar o entrevistado. Oua o que ele tem a dizer. Respeite as opinies diferentes ou divergentes. No tire concluses apressadas. O reprter no deve fazer julgamentos. Ele apenas conta o que viu e o que apurou ao ouvinte. (Barbeiro e Lima) Desconfie sempre do que ouve e v. Confirme as verses. S divulgue aquilo que tiver certeza. Sempre mantenha o chefe de reportagem informado sobre o andamento do seu trabalho.

REPORTAGENS
A reportagem consegue ampliar o carter minimalista do jornalismo e oportunizar aos ouvintes, leitores, telespectadores ou internautas uma noo mais aprofundada a respeito do fato narrado. (Barbosa Filho) preciso ficar claro que todo jornalista faz reportagem. Na produo, ao levantar dados para uma entrevista. Na pauta, ao buscar informaes para montar um roteiro. Na escuta, ao fazer o rastreamento do que acontece no dia. A qualquer momento, em edio extraordinria. Esteja em servio ou no, o jornalista tem de estar atento para os fatos que, potencialmente, so notcia e podem interessar ao pblico. (Jung)

A reportagem a essncia do jornalismo. O jornalista pode ocupar funes especficas, mas ser reprter a base da atividade. Por isso, importante ter uma boa equipe, composta por reprteres de ambos os sexos, com conhecimento abrangente das reas que cobrem e possuidores de boa cultura geral. O chefe de reportagem precisa ter viso de conjunto para distribuir as equipes de forma produtiva, otimizando a cobertura. O jornalista deve buscar formao contnua e permanente atualizao. O reprter precisa se equipar para fazer seu trabalho. Mas, se estiver diante da notcia, deve utilizar os recursos que dispuser para informar o usurio/ouvinte. O improviso, a criatividade e a superao so caractersticas do rdio que permanecem ao longo do tempo. Sempre testar os equipamentos, verific-los com antecedncia. Pense como um aviador que, antes de voar, ocupa mais tempo checando o avio do que durante o voo. Porque o avio no pode cair. A reportagem deve sempre iniciar com um fato novo, mesmo que o assunto seja amplamente conhecido. Modelo de Reportagem.

ENTREVISTA PARA O RDIO


No se deve abrir mo de apurar os fatos no local dos acontecimentos e nem do contato com o pblico (Jung) Prefira sempre ouvir o entrevistado pessoalmente. O telefone ou outros meios s devem ser usados se no for possvel o contato presencial. Tenha em mos informaes sobre o entrevistado. Paulo Autran, no fim de sua vida, dizia que se irritava muito quando jovens reprteres faziam perguntas de conhecimento notrio sobre sua carreira. Mas, o reprter no deve ter receio de perguntar, sempre respeitando o entrevistado, claro. O reprter est ali como representante do ouvinte e deve perguntar o que o ouvinte perguntaria. Cada caso deve ser analisado em particular, mas perguntas mais delicadas devem ser feitas do meio para o final da entrevista. Evitar perguntas longas. Devem ser objetivas e de preferncia abertas, para evitar respostas monossilbicas como sim, no, talvez, depende. Mas no precisam ter tom provocativo. Um silncio da pessoa entrevistada ou atitudes bruscas, como fugir por exemplo, tambm podem ser consideradas respostas. Se a pessoa entrevistada fornecer uma informao reveladora, bombstica, mantenha o sangue frio, obtenha mais dados a respeito, faa a tradicional cara de paisagem. Se voc der sinais de que est deslumbrado com a resposta, ela perceber que deu uma bola fora e poder se retrair. Nas sonoras externas, no esquecer de identificar a pessoa. Se a entrevista for longa, repetir a identificao para que ou ouvinte saiba quem est sendo entrevistado. O microfone ou gravador devem ser postos prximos boca da pessoa entrevistada, evidentemente tomando-se cuidado para no atingi-la.

ESCREVER E FALAR NA INTERNET


A internet abre possibilidades que o rdio propagado por ondas eletromagnticas jamais nos ofereceu (Jung) Apesar do texto ou fala ser para a internet, teoricamente um ambiente mais livre, sempre cuidar da correo. As palavras devem ser escritas e pronunciadas corretamente. O usurio ou ouvinte tem que compreender a mensagem. O redator de rdio deve sempre se lembrar que escreve um texto que ser falado. Ento, antes de passar para o locutor, deve l-lo em voz alta para descobrir se precisa ser corrigido ou melhorado. Vale o de sempre: texto curto, ordem direta, palavras simples. Evitar palavras complicadas ou termos tcnicos, exceo quando a mensagem se destinar a um pblico especializado. Para o pblico mdio, explicar os termos tcnicos. Usar as caractersticas e recursos do ambiente online: na tela do monitor, a velocidade de leitura menor, no precisa ser linear e h o recurso do hiperlink. No usar mais palavras do que o necessrio para dizer algo e seja especfico quando explicar algo. Sempre que for introduzir um assunto, no caso do texto falado ao vivo, convm fazer uma breve sute para situar o ouvinte. Lembre-se que naquele momento no d para ele voltar e saber do que se trata, a no ser que interrompa o udio. Mesmo na internet, deve haver especial preocupao em manter o usurio interessado. Por isso, um texto deve ser atrativo, claro e inteligente. No diga coisas bvias.

O TEXTO PARA A WEBRADIO


Ao escrever para quem ouve, deve-se escrever como quem fala (Ivn Tubau)

No se deve esquecer que os textos informativos sempre devem ser claros, concisos, diretos, precisos, simples e objetivos. Basicamente, seja em que ambiente for, o jornalista deve saber que est contando algo para algum e tem que se esforar para ser compreendido. Mas, nem por isso, pode ser vulgar ou desrespeitar a gramtica. Ento, o redator de textos deve ler bastante, navegar muito, enriquecer seu vocabulrio o que se diz, ter repertrio e consultar a gramtica sempre que tiver dvida. Ao redator cabe encontrar a palavra certa, aquela que vai seduzir o pblico e se far entender logo que pronunciada. Nunca use duas palavras quando puder ter apenas uma. (Jung) O texto, no rdio, pode ser corrido, quando lido por um nico locutor ou manchetado, quando lido por mais de um. Recomenda-se no mximo cem toques por frase de texto, obedecendo a clareza da informao e as devidas pausas para respirar. Cada 72 toques significam, em mdia, cinco segundos de leitura. Ento, trinta segundos representam 432 toques. Aqui, mais uma vez, o menos mais. Aqui uma lauda. (Exercite, escreva sua matria, mas s imprima se for absolutamente necessrio. Lembre-se sempre da responsabilidade ambiental)

EDIO
Cada programa deve ter um formato. Um exemplo para format-lo o do relgio, que estabelece faixas para cada assunto ou rea de informao. Veja o relgio.(Exemplo da Band News FM, in Prado) A programao deve levar em considerao o pblico que ouve o produto radiojornalstico. preciso dar ateno aos ganchos. Eles podem introduzir a matria seguinte. Manter a curiosidade do pblico uma estratgia. Sempre deve haver uma atrao a ser aguardada. o editor quem avalia a ordem de apresentao das matrias. (Mcleish) Editar uma reportagem leva o jornalista a decidir o que ser publicado e o que vai para o lixo. Por isso, devese ter o mximo de cuidado ao faz-lo, para que o trecho escolhido esteja de acordo com o pensamento do entrevistado, sob o risco de se cometer falha grave. (Jung) As matrias no devem ser consideradas isoladamente. Uma matria muito comovente seguida de algo que inspire beleza e encanto; um quadro tremendamente engraado complementado por uma situao sria ou triste [...] o contraste que estabelece entre si e a habilidade do apresentador que fazem com que uma realce a outra, para que o efeito global seja melhor do que a soma das partes. (Mcleish) Um detalhe importante na montagem de um noticirio a necessidade de estar atento associao involuntria e possivelmente infeliz entre as matrias. Poderia parecer por demais insensvel mostrar logo aps uma matria sobre assassinato uma reportagem sobre um novo negcio para os aougueiros. (Mcleish) Durante o programa, tanto quanto possvel, anunciam-se frases como mais notcias sobre esse assunto no final do programa. (Mcleish) Os sons includos no programa no devem afetar a credibilidade da notcia.

O SCRIPT DO RADIOJORNAL
Script: Texto completo ou insero de um programa a partir do qual feita a transmisso (Mcleish) o texto elaborado (Ortriwano) O texto escrito que ser lido tem uma sequncia. O tempo disponvel do radiojornal (que pode variar entre meia hora e duas horas e meia) ser dividido em blocos. Pode ter um apresentador ou mais ou, ainda, um ncora. Geralmente tambm possui comentaristas especializados em cada editoria. A funo do radiojornal cobrir o ltimo perodo informativo, ou seja, o espao de tempo entre uma emisso e outra. Tem abertura e encerramento e utiliza todos os recursos de sonoplastia. Cabe ao editor fazer o balanceamento da distribuio dos assuntos durante o radiojornal. Os scripts esto cada vez mais simples. A fonte deve ser limpa e de tamanho razovel para que o locutorleitor possa v-la com clareza (usar corpo da fonte de tamanho 12 para cima) e destacar as sonoras ou backgrounds. O texto da cabea das matrias deve introduzir o assunto e no repetir o que o reprter falar. Se houver nota-p ela deve esclarecer ou adicionar informaes. Cada radiojornal tem o seu perfil e deve manter o padro. Geralmente se inicia com a escalada, ou seja, a leitura das manchetes, e tem chamadas interblocos. No final, h possibilidade de se mencionar as notcias que foram destaque naquela edio. No script, o tempo de cada matria deve ser meticulosamente calculado, para caber no espao disponvel para a edio do radiojornal. Esse papel do editor. S se deve repetir frases de outras pessoas no texto falado se isso for absolutamente indispensvel e esclarecendo devidamente a circunstncia. O ouvinte pode no identificar de quem aquela opinio (Seria do locutor?)

O SCRIPT DO RADIOJORNAL
O programa de rdio tem de ter agilidade para mudar de assunto sempre que os acontecimentos assim o exigirem. No se pode deixar para depois a notcia que se tem agora. (Jung)

O radiojornal no se esgota com seu incio. O rdio gil e na internet isso no diferente. Durante a apresentao podem ser includas informaes atuais. Isso significa que algo sar do roteiro inicialmente previsto. Caber ao editor fazer essa escolha. O script e a gravao do radiojornal devero ser mantidos em arquivo pelo tempo que a lei exige. Atualmente (2010), se a rdio tiver a potncia de at 1000 watts esse prazo de 20 dias e, se de capacidade superior, 30 dias. Mas, na webradio, normalmente esse arquivo poder ser recuperado aps longo perodo, dada a capacidade de armazenamento dos equipamentos atuais. Importante destacar a ficha tcnica do radiojornal, tanto no momento da transmisso quanto no site da webradio. Veja aqui um espelho.

APRESENTAO DE PROGRAMAS
O radialista deve pensar como ele realmente daria a notcia a algum que ele encontrasse no supermercado local, com outras pessoas a sua volta (Mcleish)

A apresentao a embalagem do produto de rdio. Se for malfeita, o programa ser um fracasso, mesmo que tenha boa redao ou boas entrevistas. O apresentador no deve gritar. No uma questo de volume, mas sim de clareza. O locutor deve aumentar as pausas entre as sentenas para facilitar o entendimento de quem ouve. Podem ser intercalados efeitos sonoros para separar uma notcia de outra. Reserve um tempo para ler antecipadamente o script e em voz alta, para no cair em armadilhas. Uma dica, nesse momento da leitura prvia, tambm a de visualizar o ouvinte, como se ele estivesse sentado, no estdio, ouvindo o locutor. Se ocorrer algum imprevisto durante a transmisso, lembre-se que eles podem acontecer mesmo. Reaja com bom humor e siga em frente. Pea desculpas se for o caso, mas no deixe a peteca cair. Podem acontecer mudanas de ltima hora no script. Nesse caso, devem ficar bem sinalizadas para que o locutor/apresentador identifique imediatamente o que ocorre. A leitura de lista de dados deve ser feita de forma clara e compreensvel para no confundir quem ouve. Outra dica, tambm, o locutor ouvir sempre a gravao do que fala, para corrigir cacoetes, clichs ou melhorar suas expresses.

O LOCUTOR
Antes de se tornar um bom locutor, precisa ser um bom ouvinte de rdio (Cyro Csar) O locutor quem l os textos preparados pela redao e/ou apresenta os comentrios do programa. Deve possuir uma boa voz, audvel, clara e compreensvel. Mas tambm deve ter originalidade, poder de sntese, criatividade e carisma. Deve saber controlar situaes. O programa tem um tempo de durao que deve ser respeitado. O locutor deve adquirir o hbito de sempre falar no tom correto. O som da voz deve fluir de maneira solta e clara. Treinar a articulao da voz e controlar a respirao de forma regular. Quando se fala, a finalidade que o ouvinte entenda perfeitamente o que se est dizendo. Para isso, a primeira coisa que se deve ter em mente que o locutor deve entender o que ele est falando. O(s) locutor(es) devem sempre conferir antes se o script est completo. Por isso, recomendvel que as folhas sejam numeradas em sequncia. Ter sempre uma caneta ou um lpis mo para fazer correes e lembretes. Observar sempre a pontuao nas frases que diz. Se possvel, divida o texto com pequenas barras nos locais em que voc dever respirar. Coloque uma barra para respirao leve e duas barras para respirao mais acentuada (nos pontos finais ou dois pontos, por exemplo). Veja aqui um exemplo do texto separado com barras.

POSTURA DO LOCUTOR
Comunicao no significa o que dito, mas o que o outro entende (Jung)

Sente-se de maneira confortvel. Se voc estiver incomodado, isso interferir na qualidade da locuo. A postura melhora a projeo da voz. Sentado corretamente, o locutor se sente mais seguro para falar e transmitir informaes. Cuide da sua voz. Evite bebidas geladas, no fume, faa gargarejos. No se intimide em procurar os servios de um profissional de fonoaudiologia, se precisar. A impostao da voz pode fazer com que uma mesma frase assuma sentidos diferentes. Faa exerccios para relaxar e preparar sua voz: com o rosto, com o diafragma, com as cordas vocais. Antes de falar, posicionar o microfone a uma distncia correta para voc e para o entrevistado, se for o caso. Tire pulseiras ou qualquer adereo que possa fazer rudo. Sons que no estejam relacionados informao devem ser evitados. Cuidado com o que fala perto de um microfone, ele pode estar aberto. No tussa ou espirre junto ao microfone. No abandonar o posto de locutor. S deixe sua posio somente quando o espao estiver preenchido. O ouvinte no deve sofrer com longos espaos de silncio. S quando for proposital. Cuide sempre do equipamento. Geralmente, trata-se de uso coletivo. Ao final da locuo, deixe o equipamento organizado da forma que voc gostaria de receb-lo.

O QUE E COMO FALAR


O que mais prende a ateno do pblico no o que se diz, mas como se diz (Jung) No basta uma boa voz. preciso ser gil, original, criativo, carismtico, ter capacidade de improvisar e sintetizar, e, alm disso, possuir uma boa colocao de voz. Adquira o hbito de sempre falar no tom correto, mesmo nas conversas informais. Lembre-se que a comunicao pelo rdio deve ser rpida e objetiva, por isso treine sua agilidade. H fatores que favorecem a comunicao no rdio, por exemplo, conjugar voz, msicas e efeitos sonoros. Isso promove um balanceamento na transmisso da mensagem, que deve agradar e prender a ateno do ouvinte. Treine sempre para falar em pblico. Domine o assunto sobre o qual falar. Sempre ilustre com algum exemplo. Isso mantm o pblico interessado e torna mais fcil a compreenso e aplicabilidade do que voc est falando. Decore as partes mais importantes de sua fala, para que no seja necessrio recorrer continuamente ao papel. Mesmo assim, use um roteiro. Policie-se para no usar excessivamente expresses como n?, hham, sei, assim, ento, da, etc. Voc deve saber praticamente decor o incio e o final de sua fala, mas no precisa decorar tudo o que for falar. Pense que, na medida em que voc for desenvolvendo seu raciocnio, a palestra deve rumar para seu trmino. Ento, no perca a ideia da totalidade do assunto e encaminhe-se para as concluses. (Csar) Pesquisas indicam que as pessoas retm apenas parte da mensagem que transmitida verbalmente. Saiba, portanto que uma explanao longa demais cansativa e improdutiva.

PREPARO PESSOAL
Evite erros de linguagem. Use corretamente as regras gramaticais. Preste ateno na concordncia e na pontuao. Cuidado com os cacfatos. Tenha repertrio. Aprenda todo dia e saiba o que significam novas palavras e sinnimos das que j conhece. O locutor deve ter um vocabulrio adequado. Goste de ler e leia sobre tudo. Amplie sua cultura geral. Transmita alegria e credibilidade nos momentos certos. Provoque a imaginao de quem ouve. Seja amvel sempre. No tenha preconceito, Tempere bom senso e equilbrio. Mesmo diante de opinies com as quais pessoalmente no concorde, oua e reflita sobre os argumentos apresentados por quem as possui. Sempre dialogue. O jornalista de rdio deve acompanhar os acontecimentos do dia a dia para estar bem informado e conhecer sobre o assunto que tiver de divulgar. Procure sempre identificar a mensagem principal de um assunto. Se for improvisar, voc s deve falar se possuir bom conhecimento do assunto. Veja o que os profissionais mais experientes tm de bom. Isso no significa imit-los. Voc deve ter estilo prprio. Descubra o seu.

PRTICA DE LOCUO
Um bom locutor deve ser tambm um bom escritor (Ivn Tubau) Nunca somos naturais diante do microfone (Jung)

Antes de tudo, testar o microfone. O locutor deve ter uma boa dico e pronunciar corretamente as palavras. Conhea antes o texto que ser lido, sublinhe as palavras mais difceis. Se tiver dvida sobre a pronncia de uma palavra ou de um nome estrangeiro, pesquise antes, informe-se sobre como falar corretamente. Mantenha um banco de pronncias em seu computador para sanar dvidas. Balancear corretamente a fala. No fale nem muito rpido e nem muito devagar. Respire com tranquilidade. Mantenha o ritmo. Lembrese: o ouvinte deve entender o que voc est falando. Preste ateno no que est lendo. Se for uma nota triste, no deve pronunci-la transmitindo alegria. Da mesma forma, se for alegre, no anuncie com tristeza. Depois de ler a pgina do script, se em papel, faa uma marca para identificar que j foi lido. Se na tela do computador, sinalize de alguma forma, por exemplo, mudando a cor das letras ou inserindo um OK no final do texto j lido. nfase deve ser dada nas palavras-chave, importantes para o esclarecimento da notcia. A sntese de rdio exige narrativa mais veloz. Saiba como usar o silncio, que pode revelar insatisfao, ironia, indignao ou consternao.

NA HORA DE FALAR
O ouvinte acredita no que voc fala, portanto seja claro, lgico, consciente, razovel e responsvel em tudo aquilo que disser (Cyro Csar) Recorra ao banco de pronncias. Havendo dvida com relao pronncia, antes do programa, o apresentador/locutor pode ouvi-la para saber qual a forma correta. Persistindo dvidas, se houver tempo, consultar outras fontes. Se no houver, verificar a possibilidade de substituir a palavra, termo ou mesmo encontrar uma forma alternativa de mencionar o nome. Em ltimo caso, se indispensvel, pronunciar da maneira que entende correta e comunicar ao ouvinte sobre a dvida com relao pronncia. A compreenso da mensagem, no rdio, tem que ser imediata e no se pode dar margem a ambiguidades. A mensagem no pode ser confusa. Evite ao mximo usar adjetivos, a no ser que voc seja um comentarista especializado no assunto. Os fatos devem falar por si mesmos. Rtulos relativos etnia, religio ou preferncias polticas devem ser usados com cuidado, de preferncia com seu significado literal. Lembre-se que o rdio possui recursos para criar imagens na mente do ouvinte. 1) As palavras empregadas descrevero visualmente a cena; 2) A velocidade e o estilo da transmisso enfatizam o tom emocional do evento; 3) Microfones adicionais de efeito reforaro a ao ou a reao do pblico. Aprenda a ouvir bem, pois quem ouve bem fala melhor. Fale de maneira natural.

NA HORA DE LER
O locutor precisa saber o que est lendo ou falando ao ouvinte. Deve preparar a leitura do texto de forma a assimil-lo completamente, para que possa interpret-lo corretamente e tambm emitir seu parecer ou comentrio quando autorizado. O profissional de locuo que no observa este detalhe pode incorrer em erros gravssimos (Cyro Csar)

Leia sem pressa, no ritmo certo. Voc nunca deve demonstrar pressa ao ouvinte quando ler ou falar algo. O objetivo da mensagem ser compreendida. Respire corretamente. Abastea-se de ar no momento certo da frase para no perder o flego durante a locuo. Ao terminar a frase, o locutor ainda deve ter reservas de ar. Mantenha a velocidade da fala e adapte-a s diferentes situaes. O resumo das notcias pode ser mais veloz. Mantenha o ritmo da programao. Use nfase. Se no observar a pontuao, o que voc est falando pode perder o sentido. Adapte recursos como os da grafia espanhola: Antes de uma pergunta, coloque um ponto de interrogao. Exemplo: ? O que o senhor diz sobre o assunto ? Se for uma frase exclamativa: ! Vejam que absurdo !

ORGANIZAO DE ARQUIVO
Os recursos atuais permitem guardar e organizar grande quantidade de informaes sobre os mais variados assuntos. Assim, tudo o que for coletado durante o trabalho radiojornalstico deve ser mantido de forma organizada e acessvel. No trabalho na webradio, os arquivos so guardados em pastas prprias. No caso da Web Rdio Facopp, cada programa tem acumulado suas edies anteriores, inclusive com o material bruto. Para o usurio, a pgina inicial do site permite recuperar as edies finais de cada programa. A ntegra das entrevistas devem ser arquivadas e catalogadas, porque os dados podem ser reutilizados, naturalmente observando a questo da temporalidade. No esquecer de agendar e fazer backups peridicos para se evitar a perda de material. Ao nomear cada arquivo, pensar em facilitar o trabalho de quem vai precisar. Se for o caso, mencionar a data do arquivo, o programa e o assunto a que se refere.

POSTAGEM NA WEB RDIO FACOPP (WRF)


A postagem de produtos jornalsticos na programao da WRF, naturalmente, s permitida a quem possua login e senha de acesso.

O endereo eletrnico para o responsvel pela postagem : http://wrf.unoeste.br/radiofacopp/sistema/index.php. Aps informar o login e a senha, na pgina inicial do sistema, clicar em Dial, se se tratar de um produto ali relacionado. Surgir a tela do gerenciador. Clicar em Inserir Faixa para o programa que ser postado. Se no for um programa dos elencados no Dial, na pgina inicial do sistema dever ser acessada a opo Podcasting. Ao Inserir faixa, informar o ttulo no programa no formato XX/XX/XX Gnero e nome do programa Retranca, onde XX/XX/XX significa dia, ms e ano da postagem. Exemplo: 28/09/10 Documentrio Reprter Web 2010 Mamonas Assassinas. No campo ao lado, inserir o arquivo de udio (que, naturalmente, j foi gravado e editado). O formato aceito, nesse caso, somente MP3. Para localizar o arquivo de udio h a opo Procurar. Localizado, basta Confirmar. Aps, aguardar a postagem, que pode demorar alguns instantes. Depois de efetuados os procedimentos, conferir se a postagem consta do site da WRF, no Dial. O segundo passo a insero na programao. Novamente, na tela inicial do gerenciador, acessar o item Programao, Gerenciar. Repetir os passos mencionados acima, para Inserir faixa. A nica diferena e peculiaridade que, antes do ttulo, dever ser impostado um asterisco (*), para que o ttulo figure no topo da programao. Como sempre, conferir se a postagem consta no site.

POSTAGEM NA WEB RDIO FACOPP (WRF)


O terceiro passo acessar o twitter (naturalmente s acessvel para quem disponha tambm de login e senha) e formular uma mensagem de convite para o produto recm postado. Na mensagem, acrescentar o endereo eletrnico da WRF atravs do qual o programa pode ser acessado.

Dada a limitao de caracteres do twitter, se for necessrio, compactar o endereo eletrnico atravs de recursos proporcionados pelo http://bit.ly/ ou http://migre.me/.

Sempre possvel o usurio oferecer sugestes e opinies sobre o contedo da webradio (inclusive a respeito deste guia) atravs das ferramentas interativas, como o Fale Conosco, presente na pgina inicial da WRF.

TERMOS USADOS EM RADIOJORNALISMO


ncora: o locutor que, alm de apresentar a notcia, tece comentrios sobre o assunto. Barriga: informao publicada e que no verdica, uma mancada. BG ou Background: efeitos ou acompanhamento de fundo. Tambm podem ser chamados de cortina. Break: intervalo comercial entre um bloco e outro do produto radiojornalstico. Cabea: o texto que serve para chamar uma reportagem e que apresenta o assunto ao ouvinte. No deve ser muito extenso. Cacfatos: termos desagradveis formados pela unio das slabas finais da palavra que termina com as slabas iniciais da palavra que comea. Ex: nunca ganha, por cada, da nao. Chamada interblocos: o destaque anunciado pelo locutor para o prximo (ou prximos) bloco (s). Seu objetivo anunciar as notcias que vm depois do intervalo. Decupagem: a transcrio do material gravado. Deixa: a ltima ou as ltimas palavras de uma sonora, s quais o locutor deve estar atento para retomar a locuo/apresentao. Escalada: a leitura do conjunto de ttulos em destaque (manchetes) na abertura do radiojornal ou boletim. Espelho: o esqueleto do programa, o roteiro a ser seguido, com a ordem das matrias e intervalos, delimitando o tempo de cada tpico. Furo: a notcia em primeira-mo, exclusiva. Girafas: so os pedestais metlicos que sustentam os microfones, regulveis na altura e na distncia. Material bruto: o contedo na ntegra de uma coleta de dados (pode ser uma gravao, uma srie de anotaes) antes de ser editado. Microfonia: rudo provocado pelo retorno do som dos altofalantes no microfone aberto.

TERMOS USADOS EM RADIOJORNALISMO


Nota-p: aps a matria apresentada pelo reprter, o locutor ainda se refere ao assunto da reportagem para complementar ou acrescentar informaes a respeito. Piloto: proposta de programa, realizao de um teste para se verificar a viabilidade a aceitao de uma ideia. Release: meio atravs do qual so divulgadas informaes ou opinies acerca de fatos, produtos ou eventos. H vrios tipos e se destinam a diversas finalidades, destacando-se os impressos, eletrnicos ou em forma de udio ou vdeo. Retranca: So as palavras ou termos que identificam a reprotagem. Ronda: o trabalho efetuado pelo profissional de jornalismo ao manter contato peridico com as fontes corriqueiras de notcias (polcia, hospitais, funerrias, entidades, etc) Script: texto completo, elaborado para ser lido/apresentado num programa. Contribui para organizar o contedo e o tempo, de forma ordenada. Sonora: o trecho gravado com um entrevistado e que ser editado para fazer parte do produto jornalstico. Sute: breve resumo dos acontecimentos anteriores, relacionados ao fato que se vai comentar/noticiar. Teaser: pequeno trecho de entrevista, destacado para servir como chamada no incio de um produto radiojornalstico ou durante a programao. Testemunhal: o anncio publicitrio no qual o apresentador fala do anunciante, da marca ou do produto, destacando seus aspectos positivos. Vinheta: uma gravao que pode se constituir somente de msica ou de texto e msica. Serve para referir um assunto ou uma mensagem.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E INDICAO DE LEITURA


BAHIA, Juarez. Jornal, histria e tcnica: as tcnicas do jornalismo. 4 ed. So Paulo: tica, 1990. BARBEIRO, Herdoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de Radiojornalismo: produo, tica e Internet. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. BARBOSA FILHO, Andr. Gneros radiofnicos: os formatos e os programas em udio. 2. ed. So Paulo: Paulinas, 2009. CSAR, Cyro. Como falar no rdio: prtica de locuo AM e FM. So Paulo: Ibrasa, 1991. GUSHIKEN, Eliane Tayra et al. Implantao da Web Rdio Facopp (WRF): a convergncia miditica entre rdio e internet. 2009. 178 p. Trabalho de Concluso de Curso (Habilitao em Jornalismo) Faculdade de Comunicao Social Jornalista Roberto Marinho, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente. JUNG, Milton. Jornalismo de rdio. So Paulo: Contexto, 2007. LAGE, Nilson. Estrutura da notcia. So Paulo: tica, 1985. MCLEISH, Robert. Produo de Rdio: um guia abrangente de produo radiofnica. Traduo de Mauro Silva. So Paulo: Summus, 2001. MEDITSCH, Eduardo. O rdio na era da informao: teoria e tcnica do novo radiojornalismo. Florianpolis: Insular, 2007. ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informao no rdio: os grupos de poder e a determinao dos contedos. 5. ed. So Paulo: Summus, 1985. PASSOS, Fernando et al. Proposta de Implantao da Rdio Facopp Online. 2009. 200 f. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Jornalismo) Faculdade de Comunicao Social Jornalista Roberto Marinho, Universidade do Oeste Paulista UNOESTE, Presidente Prudente. PRADO, Magaly. Produo de rdio: um manual prtico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. PRATA, Nair. Webradio: novos gneros, novas formas de interao. Florianpolis: Insular, 2009. SACCONI, Luiz Antonio. Dicionrio de pronncia correta. Ribeiro Preto: Nossa Editora, 1991. SANTOS, Edmilson Divino dos (Org.). Jornalismo em Rdio: Curso de Radiojornalismo UNDA Brasil Regional Centro-Oeste. Goinia: Redentorista, 1993.

INFORMAES TCNICAS
Elaborao do guia: Alunos da Faculdade de Comunicao Social Jornalista Roberto Marinho, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente (SP): Bruna Areias Bravo Mancini Diego Vilela Ribeiro Joo Paulo Suzuki Mariane de Souza Silva Otto Julio de Amorim.
Arquivos de udio da Web Rdio Facopp (WRF), Rdios Bandeirantes, Globo e Jovem Pan Apoio tcnico: Gercimar Francisco Gomes (Xico) Coordenao Geral: Homro Ferreira Produo para Internet: PB.Com Comunicao e Marketing Edio inicial: 2010

ANEXOS

WRF WEB RDIO FACOPP PRODUTO RADIOJORNALSTICO

PRESIDENTE PRUDENTE -SP, ___/___/___ REDATOR: RETRANCA:

LAUDA 01

BANCO DE PRONNCIAS
Diga E no

ABSSOLVER ABISSOLVER ABSORVER ABISORVER ABSURDO ABISURDO ADMINISTRAR ADIMINISTRAR ADVOGADO (ADVOGADO) ADIVOGADO/ADEVOGADO AFLUCHO AFLUXO AFTA FITA ALGARAVA ALGARVIA ALGZ OU ALGOZES ALGZ OU ALGZES LIBI ALIB ou ALBI ALQUOTA (ALCOTA) ALICTA ALMSCAR ALMISCR ALVEDRO ALVDRIO AMBIDSTRU AMBIDSTRO AMIDE AMIUDE No caso de AMNSIA, pode ser dito tanto AMNZIA quanto Amneza AMRFO AMORFO ANTIOQUIA ANTIQUIA APAZIGOU PAZIGUOU APTIDO APITIDO PTO PITO AQUEDUTO (AKEDTU) ACUEDTU AQUOSO (ACUZU) AKZU AREJAR ARJAR ARGIR (Sempre com o U sonoro) e no ARGHIR ARQUTIPO ARKETPU RTEMIS ARTMIS S AVESSAS (AZAVAS) AZAVAS ATMOSFERA (ATMOSFRA) ATIMOSFRA Entre dizer AUTPSIA ou AUTOPSIA, diga NECROPSIA AVRO VARO AVERIGAR AVERIGUAR AZIAGO (AZIGU) AZAGO

B BADEJO (BADJU) BADJO BAFEJAR (BAFJAR) BAFJAR BILNGUE (BILNGI) BILINGHE Pode-se dizer Bipsia (Bipssia) ou Biopsia (Biopssa) BITIPO BIOTIPO BLEFE (Blfi) BLFE BODAS (Bdas) BDAS BOMIA BOEMA BOFTE BOFTE BLO BOLU

BANCO DE PRONNCIAS
Diga
C CACAREJAR CANHESTRU (CANHSTRU) CAPCIOSO (CAPCIZU) CAPTAR (CAPTAR) CAPTURA (CAPTRA) CARACTERES (Caraktris) CARUS, CARCINHOS CASSETETE (Cacetti) CATETER (Catetr) CAVOUCAR CEREBELO (Cereblu) CIRCUITO (Circitu) CLITRIS CCCIX (Cksis) COESU (COZU) CONDOR (Condr) CRISNTEMO (Crizntemu) CACARJAR CANHSTRU CAPICIZU CAPITAR CAPITRA CARTERIS CAROS Cacetti CATTER CAVUCAR CEREBLO CIRCUTO CLTORIS CCIS ou CKIS COZU CNDOR Crizantmu

E no

D DECANO (Decnu) DECEPO (Dcepu) DELICISOS ou DELICIOSOS DESAFRUS DESFRRA DESIGNAR (Designar) DESPEJAR DSTRA DESTROS DESVALIDO DIAFRAGMA DIAGNSTICO DISPSTOS DISTINGUIR (Distinghir) DOGMA (Dgma) DLO DORSOS (Drus) DCANO DECEPIO

DESIGUINAR DESPJAR DSTRA DESTROS DESVLIDO DIAFRAGUIMA DIAGUINSTICO DISPSTOS DISTINGUIR DGUIMA DLO DRSUS

BANCO DE PRONNCIAS
Diga
E ECZEMA (Ekzma) EQUISMA EIFL (a TORRE) IFEL ENIGMA (Engma) ENGUIMA ENXAKCA ENXAKKA EPIFANIA (Epifna) EPILEPSIA (Epilepsa) EPILEPISSA EQUESTRE (Ecustri) EKSTRI EQUINO (Ecunu) EKINO EQUIIVALNCIA (EKIVALNCIA) ESCOLTA (Esclta) ESCLTA ESFOROS (Esfros) ESGOTOS (Esgtos) squilo, o filsofo grego diferente de Esquilo, o animal. ESTALIDO (Estaldu) ESTRATGIA ESTRATEGA ESTREPTOCOCO (Estrptoccu) ETNIA (Etnia) ETINIA EX (x) KS EXAO (Ezau) EXEGESE (Ezejzi) EXEQUVEL (Ezecuvel) XODO (zodu) EXPERT (ksprti) EXTINGUIR (Extinghir) EXTRA (stra)

E no

F FILANTROPO (Filantrpu) FILATELIA (Filatela) FLAGELO (Flaglu) FOGOS (Fgus) FORTUITO (Fortitu)

G GETSMANI (Gutsmani) GIBRALTAR (Gibraltr) GLOBOS (Glbus) GORDOS (Grdus) GOSTOS (Gstus) GRATUITO (Gratito) GRELHA (Grlha) ou GRLHA GUELRA (Ghlrra) GUTSEMNI GIBRLTAR

GRATUTU

BANCO DE PRONNCIAS
Diga
H HABITAT (bitat) ABITT HANGAR (Angr) HIERGLIFO (ierglifu) ou HIEROGLIFO (ieroglifu) HOMLIA, omlia, ou HOMILIA, omila HORDA (rda) HORTOS (rtus) I IBERO (ibru) IGNARU (ignru) IGNIO (igniu) IGNBIL (ignbil) ILESO (ilzu) IMPOSTOS (impstos) INAUDITO (inaudtu) INCESTO (incstu) INFECO (infeku) INTACTO (intktu) ou INTATO (inttu) NTERIM (nterim) INTOXICAR (intoksicar) INTOSSICAR IRASCVEL (iracvel) J JOANETE (joanti) JUNIORES (juniris) JUSTAPOSTOS (Justapstus) L LTEX (lteks) LEDO (ldu) LESO (lzu) LIAME (limi) LIBIDO (libdu) LIQUEFAZER (likefazer) LQUEN (lkei) LOMBARDIA (lombarda) LATKS LDU LZU JOANTI JUNIORS BERO IGUINARU IGUINIO IGUINBIL ILZU IMPSTOS INCSTO INFEKIU INTERM INTOCHICAR, IRRACVEL

E no

BANCO DE PRONNCIAS
Diga
M MADASCAR (Madagscar) MANEJA (manja) MANOPLA (Manpla) MAQUETE (Makti) MEGA (Mga) METEORO (Metero) METEOROLOGIA (Meteorologa) MIMEOGRAFAR (Mimeografar) MIMEGRAFO MINGUAR
MNEMNICO(Mnemnicu)

E no

MANJA MANPLA

METERO METEROLOGIA

MINGUAR

MENEMNICO/MNEUMNICU

MOOS (Mus) MOFOS (Mfus) MOOCA (Mo-ca) MORFOSSINTAXE(Mrfocintci) MORNA (Mrna) MORNO (Mrnu) MORNOS (Mrnus) MORTOS (Mrtus) MURCHAR

MCA

(MORFOCINTCI/MORFOCINTKSI (ERRADO)

MUCHAR

N NECROPSIA (Necropsia) NESTL (Nestl) NOBEL (Nobl) NOVEL (Novl) NECRPSIA NBEL NVEL

O OBESO (Obzu) OBSCENO (Obcnu) OCCIPITAL (Okcipital) OJERIZA OSSOS (us) OVOS (vus) OXIDAR (ksidar) XIDO (ksidu) OXIGNIO (ksigniu) OXTONO (kstonu) OBSU OBICNU OCIPITAL JERIZA SSOS VOS OCIDAR / OKSIDAR

BANCO DE PRONNCIAS
Diga
P PECHA (Pcha) PESCOOS (pescus) PIGMEU (pigmu) PNEU (pneu) POA (pa) PREPOSTOS (Prepstus) PROBO (Prbu) PROGNSTICO (Prognsticu) PRURIDO (Prurdu) PSEUDO (Psudu) PSIQUE (Pski) PUDICO (Pudcu) PUGNA (Pgna)

E no

PIGUIMU PINEU PA PRBU PROGUINSTICU PRRIDO PISSUDU PISSKI / PISSIK PDICO PGUINA

Q QUATORZE (catrzi) QUESTO (Kestu) QUOCIENTE (Kocinti) QURUM (Krum) QUOTA (Kota) R RAPTAR (Raptar) REBOCO (Rebcu) RECEPTOR (Receptor) RECORDE (Recrdi) REFOROS (Refrus) REPOLHOS (Replhus) RPTIL ou REPTL RUBRICA (Rubrca) RUIM (RU-IM) RAPITAR RECEPITOR RCORDE REFROS CUATRZI KUESTO KUOCIENTI CURUM CUOTA

RBRICA

BANCO DE PRONNCIAS
Diga
S SANGUNEO ou SANGHNEO SAP SELETA (Selta) SENIORES (Seniris) Sequela (Sekula) SEQUIA (Sekuia) SLICA SINTAXE (Sintssi) SOCOS (Scus) SUBSDIO (SUBSSDIO) SURSIS (Sursi)

E no

SAP SELTA SNIORS SEKLA SILCA SINTKSI SCUS SUBIZDIO

T TRANSISTOR (Trzistr)

X XROX (Xroks)

CORRESPONDENTES
Descreva o local com a quantidade de detalhes que o tempo permitir. Use um cronmetro se tiver tempo estipulado. Se for externa, use material para anotao de fcil manuseio e transporte. Evite folhas de papel que podem voar. Mantenha contato como estdio base. D importncia para informar primeiro o que mais relevante. No tenha vergonha das prprias emoes. Voc um ser humano. Numa situao de perigo, no exponha sua prpria vida. D informaes, mas preocupe-se com sua segurana pessoal. Deixe que os fatos e sons falem por si mesmos. No tire concluses apressadas.

WRF WEB RDIO FACOPP

PRESIDENTE PRUDENTE (SP) , ___/___/___

LAUDA XX

ESPELHO RADIOJORNAL FACOPP

RETRANCA VINHETA DE ABERTURA ABERTURA/ESCALADA MUDANA HORAS PRMIO CBN SEMANA COMUNICAO CONCURSO FOLHA CONCURSO ORATRIA FIES EXPLICA ENCERRAMENTO VINHETA DE ENCERRAMENTO

ASSUNTO

TEMPO 017

Anuncia notcias Horas-atividade Concurso matria CBN Programao Semana Prmios acadmicos Alunos oradores Financiamento Final programa

055 143 157 121 039 133 135 016 020

TOTAL

1036

(Fonte: TCC Proposta de Implantao da Rdio Facopp Online 2009)

EXEMPLO DE PAUTA
Produto Jornalstico: WRF Jornal Facopp Produo: Nome do(a) Produtor(a) Reportagem: Nome do(a) Reprter Retranca: D.A. Formao Proposta: Noticiar a formao do novo diretrio acadmico. Encaminhamento: Entrevistar a estudante Bartira Boas Notas para obter informaes a respeito do novo diretrio acadmico da Facopp. Roteiro: (descrever o trajeto do ponto em que se situa a emissora at o local da entrevista) Data: XX/XX/XXXX (Dia, ms e ano) Horrio: 09h00 Local: Rodovia Raposo Tavares, Km 572 Bairro Limoeiro Presidente Prudente (SP) Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Campus II, bloco 3, Faculdade de Comunicao Social Jornalista Roberto Marinho Entrevistado(a): Bartira Boas Notas Contato: XXXX-XXXX e XXXX-XXXX (Telefones) Dados: O diretrio acadmico um instrumento atravs do qual os alunos se organizam e participam da vida universitria. Podem expor ideias e oferecer sugestes. Suas atividades envolvem palestras, cursos e eventos nos quais mobilizam os estudantes. Entre as propostas do novo diretrio h a de contar com um representante de cada sala de aula. Possveis perguntas: 1) Qual a proposta do diretrio acadmico? 2) Qual ser a novidade para a Facopp? 3) Com relao s jornadas, palestras e cursos, quais os planos para esta temporada? 4) A participao dos alunos importante para melhorar o curso?
(Baseado em pauta real da jornalista Letcia Oliveira, TCC Implantao da Web Rdio Facopp (WRF): A convergncia miditica entre rdio e internet 2009)

EXERCCIOS PARA A VOZ


Leia para treinar articulao, pronncia e dico (Cyro Csar): 1) O PRATO DE PRATA PREMIADO PRECIOSO E SEM PREO. FOI PRESENTE DO PRECEPTOR DA PRINCESA PRIMOGNITA, PROBO PRIMAZ, PROCURADOR DA PRSSIA. 2) SFOCLES SOLUANTE CICIOU NO SENADO SUAVES CENSURAS SOBRE A INSENSATEZ DE SEUS FILHOS INSENSVEIS.

Repita as slabas abaixo para ajustar a sibilao (Cyro Csar): 1)Zi ... Si 2) Ji ... Chi 3) Vi ... Fi 4) Bi ...

Faa a locuo com a pronncia correta: a) b) c) d) e) A praa do povo como o cu do condor. Leia a edio extra do jornal. Barack Obama ganhou o Prmio Nobel da paz. O deputado garante que a rubrica no dele. A empresa oferece teste gratuito do produto.

Exercite a leitura, respeitando a pontuao em cada caso: 1) DEIXO OS MEUS BENS MINHA IRM. NO AO MEU SOBRINHO; JAMAIS SER PAGA A CONTA DO PADEIRO; NADA DOU AOS POBRES! 2) DEIXO OS MEUS BENS MINHA IRM? NO, AO MEU SOBRINHO! JAMAIS SER PAGA A CONTA DO PADEIRO! NADA DOU AOS POBRES. 3) DEIXO OS MEUS BENS MINHA IRM? NO! AO MEU SOBRINHO? JAMAIS! SER PAGA A CONTA DO PADEIRO. NADA DOU AOS POBRES. 4) DEIXO OS MEUS BENS MINHA IRM? NO! AO MEU SOBRINHO? JAMAIS! SER PAGA A CONTA DO PADEIRO? NADA! DOU AOS POBRES.

MAIS DETALHES SOBRE O TRABALHO DO PAUTEIRO


Aquele que, na imensido dos acontecimentos da sociedade, capta o que pode ser transformado em reportagem (Barbeiro e Lima) O pauteiro obrigatoriamente deve estar atento ao dia a dia dos acontecimentos e possuir boas fontes para repassar aos reprteres dicas que ajudem na coleta do material. Ao elaborar a pauta, o pauteiro deve ter em mente que sua finalidade facilitar o trabalho do reprter e evitar dificuldades que possam comprometer o cumprimento da tarefa. Por isso, deve ser claro nas orientaes. Uma boa agenda instrumento indispensvel para o pauteiro. Deve ter datas, endereos atualizados , telefones, contatos e informaes Cabe ao pauteiro, com antecedncia, obter autorizaes para que o reprter possa acessar lugares pblicos ou privados e contatar os entrevistados, de forma a agilizar o trabalho do reprter.

WRF WEB RDIO FACOPP PROGRAMA: JORNAL FACOPP REDATOR:

PRESIDENTE PRUDENTE -SP, ___/___/___ RETRANCA: JORNADA COMUNICAO PRODUTOR:

LAUDA XX TEMPO: 110

BG

Comea nesta quarta-feira a Jornada 2010 da Faculdade de Comunicao Jornalista Roberto Marinho. Sero realizados debates e mesas redondas, com a participao de convidados, professores e alunos. Claire Porter traz mais detalhes sobre a Jornada.

Sonora: MUNIR JORGE FELCIO Tempo: 40 Deixa: ... PARA OS DISCENTES.

Os eventos da jornada acontecem no Anfiteatro Azalia, no Campus Dois da Unoeste e vo at sexta. O Campus Dois fica na Rodovia Raposo Tavares, quilmetro quinhentos e setenta, em Prudente.

BG

RELAO DE FONTES
Assessorias de Imprensa Associao Comercial e Industrial, Sebrae Associaes de Moradores Bombeiros Cmaras de Vereadores Centrais de Abastecimento Clubes de Servio (Rotary, Lions, Maonaria) Clubes Esportivos Companhias de gua, Energia,Telefone Concessionrias de Rodovias Delegacias de Polcia Detentores de Cargos Pblicos Embaixadas Entidades Assistenciais Entidades Agrcolas Escolas Exrcito Formadores de Opinio Funerrias Hospitais Igrejas Internet Justia (Fruns, Ministrio Pblico) Organizaes No-Governamentais rgos de Classe (Ex: OAB, CREA, CRM) rgos de Defesa do Consumidor Partidos Polticos Polcia Rodoviria Polticos em Geral (e seus assessores) Prefeituras Secretarias Sindicatos Terminais de Transportes ( aeroportos, portos, rodovirias) Unidades Prisionais

SAIBA MAIS SOBRE A FUNO DO REPRTER


Telefonemas so importantes, mas o reprter precisa sentir o cheiro da rua para, com a sensibilidade que a experincia jornalstica apura, perceber a notcia no ar (Jung) A reportagem no deve se limitar a reproduzir declaraes dos entrevistados, deve ir alm. Revelar (significa tirar o vu) aquilo que est encoberto. Para isso, o reprter necessita de faro e sensibilidade. O que faz diferena no jornalismo a reportagem. A notcia precisa ser apurada, investigada. O primeiro passo do reprter obter os fatos de forma correta. O que, de fato, aconteceu? Tudo tem que ser checado, os nomes das pessoas, os lugares, os horrios, os valores, a ordem dos acontecimentos, o que cada um fez. Se o reprter transmitir dvidas, o ouvinte tambm ficar com dvidas. O reprter deve procurar entender que razes ou causas esto por trs dos acontecimentos. Por que aconteceu? Para isso, importante que o profissional esteja contextualizado. Saiba o que est acontecendo na sociedade de maneira geral. Mantenha-se sempre bem informado. O reprter tambm deve identificar as possveis implicaes e provveis aes que resultaro diante do fato noticiado. A pergunta : Por causa disso, o que pode acontecer em seguida? Sempre, no se esquea: bom senso e equilbrio cabem em qualquer lugar. Dispa-se dos preconceitos. Aprenda a ouvir mais do que falar.

TEXTO SEPARADO COM BARRAS


O mameluco melanclico meditava / e a megera / megalocfala macabra e maquiavlica / mastigava mostarda na maloca / minguadas e migudas de moagem / mitigavam mseras meninas. // (Cyro Csar)

Agora exercite voc no texto a seguir:


E h envoentos desencantos dos encantos dos pensamentos nos santos lentos dos recantos dos bentos cantos dos conventos. Prantos de intentos, lento tantos que encantam os atentos ventos. (Cyro Csar)

You might also like