You are on page 1of 4

FICHAMENTO O texto Razo da Nova Arquitetura foi escrito no ano de 1934 pelo arquiteto Lucio Costa.

Nesse perodo, o arquiteto acreditava que a sociedade estava passando por um perodo de transio, e embora a maioria das construes refletisse uma falta de rumo, j existia na poca uma nova tcnica construtiva constituda a espera de uma sociedade que a compreendesse . Essa nova tcnica no se trata de nenhuma antecipao miraculosa, mas fruto das experincias e conquistas do fim do sculo XVIII. .
"Desde os tempos primitivos vem a sociedade sofrendo modificaes sucessivas e peridicas, numa permanente adaptao das regras do seu jogo s novas circunstncias e condies de vida. Essa srie de reajustamentos, todas essas arrumaes sociais mais ou menos vistosas tiveram, porm, a marc-las um trao comum: esforo muscular e trabalho manual. Esta constante em que se baseou toda a economia at o sculo passado tambm limitou as possibilidades da arquitetura, atribuindo-se, por fora do hbito, aos processos de construo at ento necessariamente empregados qualidades permanentes e todo um formulrio-verdadeiro dogma- a que a tradio outorgou foros de eternidade." (COSTA,1934, p.42)

A arte de construir, desde antigamente at o sculo XIX , repetiu os mesmos gestos, na qual, os segredos e mincias da tcnica eram transmitidos de pai para filho, e estavam relacionados s caractersticas do material e habilidade manual do artfice. A mquina, junto com a indstria, veio tornar possvel o alargamento desse crculo.
"Assim,a crise da arquitetura contempornea, como a que se observa em outros terrenos, o efeito de uma causa comum: o advento da mquina."(COSTA,1934, p.43)

A arquitetura, assim como ocorreu com os meios de transporte, tem a necessidade de passar pela prova da nova tcnica, onde o ponto de partida a simples beleza que resulta de um problema tecnicamente resolvido.

"A nova tcnica reclama a reviso dos valores plsticos tradicionais. O que a caracteriza e, de certo modo, comanda a transformao radical de todos os antigos processos de construo, a ossatura independente."(COSTA,1934, p.46)

Tradicionalmente, as paredes formavam a prpria estrutura, mas a nova tecnologia, constituiu nova hierarquia aos elementos de construo; retirando das paredes essa carga pesada, transferindo para uma ossatura independente (podendo ser de concreto armado ou metlica ) e dando a parede a nova funo apenas de vedao (podendo ser at um pano de vidro). Dessa forma, as paredes e o suporte representam coisas diversas, duas funes inconfundveis.
" este o segredo de toda nova arquitetura. Bem compreendido o que significa essa independncia, temos a chave que permite alcanar, em todas as suas particularidades, as intenes do arquiteto moderno; porquanto foi ela o trampolim que, de raciocnio em raciocnio, o trouxe s solues atuais.- e no apenas no que se relaciona liberdade de planta, mas, ainda, no que respeita fachada, j agora denominada livre, pretendendo-se significar com essa expresso a nenhuma dependncia ou relao dela com a estrutura."(COSTA,1934, p. 46)

Alguns exemplos da modificao dessa nova tcnica so: as mudanas dos pilares estruturais para dentro do edifcio, possibilitando que a vedao ocorra como grandes panos de vidro, e uma vez que, no h mais a necessidade da amarrao dos cantos do edifcio, os vos livres podem morrer de encontro ao topo dessas paredes protetoras. Essas mudanas trazem uma nova abertura de composio, com cheios e vazios, que antes no seria possvel pelo condicionamento do sistema construtivo operante.
A nova tcnica, no entanto, conferiu a esse jogo imprevista liberdade, permitindo arquitetura uma intensidade de expresso at ento ignorada: a linha meldica das janelas corridas, a cadncia uniforme dos pequenos vos isolados, a densidade dos espaos fechados, a leveza dos panos de vidro, tudo voluntariamente excluindo qualquer idia de esforo, que todo se concentra, em intervalos iguais, nos pontos de apoio; solto no espao, o edifcio

readquiriu, graas a nitidez das suas linhas e limpidez dos seus volumes de pura geometria, aquela disciplina e retune prpria da grande arquitetura, conseguindo mesmo um valor plstico nunca antes alcanado e que o aproxima- apesar do seu ponto de partida rigorosamente utilitrio- da arte pura. ( COSTA, 1934, p. 47)

Uma vez que a estrutura independente, o material empregado nas paredes externas e divisrias, no necessitam ser de grande dimensionamento, pois isso s acarretaria um reforo antieconmico das vigas e lajes. Dessa forma, h a necessidade de compreender os aspectos dessa verdadeira tcnica e assim reivindicar a indstria que fabrique os materiais necessrios. Essa nova arquitetura no vem contra a simetria, mas pretende encar-la no sentido de que os antigos a atriburam, como medida, metro, no rebatimento primrio em torno de um eixo, sempre controlado pelos traados reguladores, que so do agrado dos velhos mestres e muitas vezes esquecidos pelos acadmicos. Aos olhos do leigo, a nova arquitetura caracteriza-se pelo aspecto industrial e ausncia de ornamentao, demonstrando, que independente da funo do edifcio existe certa sintonia, de um todo orgnico, de um verdadeiro estilo, e no de experincias caprichosas e inconsistentes como, na opinio do autor, se encontrava no ecletismo do sculo anterior.
Quanto ausncia de ornamentao, no uma titude, mera afetao como muitos ainda hoje supem parece mentira- , mas a consequncia lgica da evoluo da tcnica construtiva, sombra da evoluo social, ambas ( no ser demais insistir) condicionadas mquina. O ornato no sentido artstico e humano que sempre presidiu sua confeco , necessariamente, um produto manual. O sculo XIX, vulgarizando os moldes e frmas, industrializou o ornato, transformando-o em artigo de srie, comercial, tirando-lhe assim a principal razo de ser- inteno artstica- , e despindo-o de qualquer interesse como documento humano.( COSTA, 1934, p. 49)

As novas formas, fruto da produo industrial, possuem suas prprias qualidades estticas como a pureza da forma, perfeio dos acabamentos e nitidez dos contornos, alm de possibilitar em suas grandes paredes cegas representaes pictricas e nos baixos-relevos, a estaturia .

Outra crtica feita nova arquitetura a de internacionalismo. No entanto, o internacionalismo nada tem de excepcional, pois em todo o histrico do Brasil, sua arquitetura sempre teve influncias de outros pases. A nova arquitetura est relacionada s mais puras tradies mediterrneas, que procurou renascer no Quatrocentos, para depois afundar sob os artfices da maquiagem acadmica, ressurgindo agora novamente.
E aqueles que, num futuro talvez no to remoto como o nosso comodismo de privilegiados deseja, tiverem a ventura ou tdio- de viver dentro da nova ordem conquistada, estranharo, por certo, que se tenha pretendido opor criaes de origem idntica e negar valor plstico e to clara afirmaes de uma verdade comum. ( COSTA, 1934, p.52)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS COSTA, Lucio. Razes da Nova Arquitetura. In: XAVIER, Alberto (ORG). Depoimento de uma gerao: arquitetura moderna brasileira.. So Paulo: Cosac & Naify,2003. 408p

You might also like