You are on page 1of 4

O mais importante para o entendimento da presso atmosfrica o conhecimento nas variaes que ela est sujeita sob o efeito

o de diversos fatores. Basicamente quase todas a variveis meteorolgicas esto vinculadas a presso atmosfrica, e isso iremos acompanhando a seguir.

De qualquer maneira deve-se ter em mente que a presso mdia ao nvel do mar situa-se em torno de 1013 Milibar(Mb) ou Hectopascal (hPa), essas so as unidades de medidas mais utilizadas hoje em dia no mundo. Os instrumentos utilizados para determinar a presso atmosfrica chamam-se barmetro ou bargrafo. Diante disso quando temos uma presso atmosfrica superior a 1013 Mb ou hPa (alta presso ou anticiclone) por que o ar est mais pesado, descendo, conseqentemente mais frio e seco e nos d uma boa pista para dizermos que poderemos ter um tempo bom e/ou frio. Se a presso atmosfrica estiver com valor abaixo de 1013 Mb ou hPa (baixa presso ou ciclone) porque o ar est mais leve, se ele est mais leve, ele subir,

subindo leva o calor e umidade que se transformaro em nuvens e mais tarde em chuva, assim sendo o tempo poder ser ruim e/ou quente.

MASSAS DE AR Uma massa de ar pode ser definida como sendo uma grande poro de ar, de grande espessura, que apresenta uma certa homogeneidade horizontal. Apresenta propriedades fsicas quase uniformes ao mesmo nvel, principalmente no que concerne temperatura e umidade. As massas de ar se formam sobre grandes reas uniformes de terra ou de gua, sobre as quais a circulao do vento se faz fracamente. Sob tais condies, o ar prximo superfcie vai, de modos graduais, adquirindo caractersticas uniformes que se aproximam daquelas da superfcie, enquanto que o ar superior vai se ajustando s condies de temperatura e umidade da superfcie. Os principais processos que permitem esse ajustamento so a radiao, a conveco vertical, a turbulncia e o movimento horizontal (adveco). As massas de ar so, eventualmente, carregadas na circulao geral para longe de suas regies de origem, na direo de outras partes do mundo. Dessa forma, o ar tropical, quente e mido, transportado na direo norte, enquanto que ar polar, frio e seco se desloca para o sul. medida que as massas de ar se deslocam, tendem a reter usas propriedades, principalmente em altitude. As camadas da superfcie modificam-se, em funo das superfcies sobre as quais se deslocam. Quando duas massas de ar, de regies de origem diferentes, se encontram, elas tendem a preservar suas identidades fsicas, em vez de se misturarem livremente. Como conseqncia disso, elas criam "frentes" ou "descontinuidades", ao longo da zona limtrofe. Quando uma frente cruza uma certa regio, ocorre, nesta regio, uma variao brusca nas propriedades do ar, devida substituio de um ar pelo outro. ao longo dessas frentes que ocorrem as principais variaes do tempo. A distribuio de temperatura e umidade nas massas de ar exerce efeito de grande importncia sobre o tempo.

Classificao das Massas de Ar: Com referncia latitude de origem as massas de ar so divididas em quatro tipos: (A) rticas, (P) polares, (T) tropicais e (E) equatoriais. As diferenas entre os ares polar e rtico, e entre os ares tropical e equatorial so pequenas e de pouca significao. Os tipos de massas de ar so subdivididos, com referncia natureza das superfcies sobre as quais elas se originam, em: continental (c) se massa de ar forma-se sobre a terra, e martima (m) se a massa de ar origina-se sobre o mar. Partindo-se das observaes superfcies pode-se classificar as massas de ar como: quentes (w) e frias (k), significando, respectivamente , serem mais quentes ou frias que a superfcie com a qual esto mantendo contato.

TEMPERATURA A temperatura determinada por meio de graus, que podem ser Celsius ( C) e

Fahrenheit (F), sendo que primeira forma a mais utilizada. Utiliza-se o termmetro de mercrio e de lcool e o termgrafo. Aqui novamente a presso atmosfrica est influenciando nas variaes. Quanto mais alta a presso maiores as condies de frio e quanto mais baixa a presso maiores as condies de calor, sempre respeitando as regras colocadas na introduo.

PRECIPITAO O termo precipitao se refere a queda de umidade ao solo na forma de lquido (chuvisco, garoa, chuva) ou de slido (neve, granizo), mas a forma mais comum entre ns a chuva e tambm a mais importante para o desenvolvimento da vida. Aqui tambm se faz presente a atuao da presso atmosfrica, pois se temos baixa presso (calor) e umidade, o ar e umidade subiro por evaporao, esse ar aquecido ao chegar ao alto ir se condensar e se transformar em nuvens e que mais tarde podero ser nuvens de chuva que precipitar. A unidade mais utilizada para a chuva o milmetro (mm) e isso quer dizer que um milmetro (mm) de chuva corresponde a um litro de gua precipitada por metro quadrado de rea do solo. Os instrumentos utilizados so o pluvimetro e o pluvigrafo.

VENTO O vento est intimamente associado as variaes da presso atmosfrica, vejamos. Se o ar mais quente (baixa presso) sobe, o ar mais frio (alta presso) desce e vir para ocupar o lugar do ar que subiu. A estes movimentos verticais se originam os movimentos horizontais e que simplesmente chamamos de vento. Assim sendo, quanto maior for diferena da presso atmosfrica para um determinado ponto mais intenso dever ser o vento que atuar sobre este ponto. As unidades mais usadas para a determinao da velocidade do vento so o quilmetro por hora, metro por segundo e n por hora e a direo dada pela rosa dos ventos (Norte, Sul, Leste e Oeste) ou em graus de 0 a 360. Os instrumentos utilizados so o anemmetro ou bargrafo.

MONES

O aquecimento e arrefecimento sazonais de vastas regies continentais temem como conseqncia a inverso das correntes atmosfricas, as quais se dirigem de terra para o mar na estao mais fria, e invertendo o sentido do seu deslocamento, passando a soprar do mar para terra, na estao quente. As mones podem ser de vero ou de sudoeste e de inverno ou de nordeste

You might also like