You are on page 1of 36

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof.

Joo Rocha

O EGITO
INTRODUO:
Para HERODOTO, historiador grego, O Egito era uma ddiva do Nilo . O Nilo foi o bero de uma das mais brilhantes civilizaes do Oriente Antigo: A EGPCIA. Sob o governo teocrtico dos faras, o antigo Egito construiu sistemas de canais de irrigao, edificou templos e pirmides, mumificou os mortos, desenvolveu a escrita hieroglifica e realizou a primeira reforma religiosa monotesta da histria da humanidade.

LOCALIZAO:
Nordeste da frica, clima quente e seco, prprio do deserto. Territrio que acompanha o rio Nilo. Para desenvolver uma civilizao no deserto do Saara, o Egito contou com trs fatores: gua, terra arvel e trabalho humano.

EVOLUO POLTICA: Perodo Pr-Dinstico ( 4000 3200 a.C ) Antigo Imprio ( 3200 - 2300 a.C ) Mdio Imprio ( 2100 - 1780 a.C ) Novo Imprio ( 1580 - 1090 a.C) Renascimento Sata ( 662 - 525 a.C )

O PERODO PR-DINSTICO:
Neste perodo, o Egito no possua unidade poltica e seus habitantes ainda no estavam sujeitos autoridade de um governo centralizado. No havia um Estado organizado, submetido ao poder de um nico soberano. A edificao de diques, represas e barragens para controlar as inundaes passou a exigir a cooperao de um grande nmero de trabalhadores. A necessidade de somar foras e dividir o trabalho levaram as tribos egpcias a se agruparem em unidades polticas maiores: OS NOMOS, que tinham como divindade um totem e, por chefe um NOMARCA. O surgimento dos nomos levou a um lento processo de centralizao do poder que culminou com a formao de dois reinos:

ALTO EGITO BAIXO EGITO

Nomos do sul

capital Hieracmpolis

Coroa Branca

Nomos do Norte

capital Buto

Coroa vermelha

A unificao do Reino:
Aconteceu atravs de MENS ou NAMER, fundador da primeira dinastia dos faras, que unificou os reinos norte e sul por volta de 3.200 a C. Terminava o perodo Pr-Dinstico no Egito. Aps a unificao, o fara tornou-se o governante absoluto de todo o Egito. Usava uma coroa dupla para demonstrar que era rei do Alto e do Baixo Egito.

O Antigo Imprio ( 3200 2300 a.C)


Os faras conquistaram enormes poderes. Para comandar o Estado, tinham a seu lado uma numerosa equipe de funcionrios. Nos postos mais altos, estavam os administradores locais das provncias ( nomos), os supervisores dos canais de irrigao, os planejadores das grandes construes, etc. Neste perodo destacaram-se os faras da IV dinastia, Quops, Quefren e Miquerinos, responsveis pela construo das mais famosas pirmides do Egito. A capital do Antigo Imprio foi primeiramente Tinis e depois transferiu-se para Menfis. Por volta de 2400 a C., ocorreram uma srie de revoltas lideradas pelos administradores das provncias, que culminou com a invaso do Egito por tribos nbias e asiticas. O imprio dividiu-se em quatro centros polticos: Delta, Mnfis, Heraclepolis e Tebas. Essa poca durou cerca de dois sculos.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

FARA O fara egpcio personifica todos os grandes poderes do Estado, sendo considerado um deus vivo. Desse atributo resultava uma autoridade de carter teocrtico ( do grego theo + deus; Kracia = poder ), que o tornava senhor absoluto de todas as terras do pas e de todos os seres que nelas viviam.
Com abalo da autoridade central do fara, o Egito viveu um perodo de distrbios e guerra civil, que levaram a desorganizao da sociedade egpcia.

O Mdio Imprio ( 2100 a 1780 a C)

Aps um perodo marcado por lutas e por divises polticas, representantes da nobreza de Tebas conseguiram chegar ao poder e reunificar as foras do imprio. Tebas tornou-se a capital do Egito. Os faras tebanos organizaram ima slida estrutura centralizadora do poder. O mdio Imprio conheceu, ento, um perodo de prosperidade econmica ( diminuiu-se os impostos que esmagavam os camponeses), de expanso territorial ( conquista militar da Nbia, onde existiam minas de ouro, o que fortaleceu o Estado armamentos) e florescimento literrio.

Fim do Mdio Imprio

Por volta de 1750 a C, o Egito enfrentava crises polticas internas. Valendo-se disso, os Hicsos, povo nmade vindo da sia, invadiram o Egito. Aparelhados com carros de combate puxados a cavalo e com armas de metal, os exrcitos hicsos, dominaram a regio norte do Egito (delta do Nilo). A permaneceram cerca de 170 anos.

O Novo Imprio ( 1580 1900aC )

Com a expulso dos hicsos, comeou a histria do Novo Imprio. Este perodo representou o apogeu da histria do Egito antigo. Surge o militarismo e o expansionismo. Tutms III, fara guerreiro, conquistou a Etipia, a Palestina, a Sria e a Fencia. Por volta de 1275 a C., o fara Amenotep IV realizou, no Egito, uma reforma religiosa monotesta e instaurou o culto ao deus ton, simbolizado pela imagem do disco solar. Amenotep IV adotou o nome de Ikhnaton (servidor de ton) e construiu a cidade de Aquetton, para onde transferiu a capital do Imprio. Ramss II foi o ltimo dos grandes faras do Novo Imprio, lutou contra os hititas ( batalha de Kadesh) e ordenou a construo de templos religiosos monumentais ( Karnak e Luxor ) A partir do Fara Ramss III ( 1198 a 1167 a C), o Novo Imprio entrou num perodo de decadncia. Os sacerdotes passaram a aumentar seus poderes, controlando uma enorme riqueza, que estava isenta de tributos do Estado Por sua vez, a maioria da populao era sobrecarregada com parcelas cada vez maiores de tributos. A partir de ento, o Egito foi invadido sucessivamente pelos povos do mar: libios, nbios, etiopes e finalmente em 670 a C., pelos assrios

O Renascimento Sata ( 662 525 a C)


Em 662 a C., Psamtico I, fundador da 26 dinastia, expulsou os assrios e restaurou a independncia do Egito, fixando a capital do Imprio na cidade de Sas. A Civilizao egpcia recuperou seu passado de esplendor, durante um curto perodo, pela ltima vez da Histria Antiga. Grandes progressos na navegao e no comrcio. O fara Necao liga, atravs do canal, o Nilo ao mar Vermelho. O navegante fencio Hamon contorna a frica, partindo do Mar Vermelho e voltando ao Egito pelo Mediterrneo.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

A independncia do Egito Antigo encerra-se em 525 a C., quando Cambises, rei dos persas vence os egpcios de Psamtico III, na batalha de Pelusa. Posteriormente, Alexandre da Macednia domina o Egito, que passa mais tarde ao domnio romano.

A vida social
O grupo dos dominantes era constituido por: Nobres eram os administradores das provncias ou comandantes dos principais postos do exrcito. Seus cargos eram heredeitrios. Sacerdortes eram os senhores da cultura egpcia. Presidiam as cerimnias religiosas e administravam os bens materiais dos templos. Desfrutavam de enormes riquezas provenientes das oferendas feitas pelo povo. Escribas eram funcionrios da administrao. Desempenhavam vrias funes, tais como: cobrana de impostos, fiscalizao da vida econmica, organizao das leis etc. Todo escriba sabia ler, escrever e contar. A maioria da populao egpcia pertencia ao grupo dominado. Formado de: Artesos eram trabalhadores urbanos que exerciam profisses como barbeiro, ferreiro, carpinteiro, barqueiro, tecelo, ceramista etc. Construam templos e pirmides. Viviam quase sempre na pobreza. Fels eram principalmente camponeses, mas trabalhavam tambm na construo de obras pblicas, no transporte etc. Constituam a maioria do povo egpcio. Viviam na misria Escravos eram os estrangeiros capturados em guerra. Trabalhavam nos servios mais pesados. Condies penosas.

A religio egpcia

A princpio o culto religioso exaltou as foras csmicas ( Sol e o Nilo). A partir da, a religio passou por trs fases principais: O ZOOMORFISMO, nesta fase os deuses assumiram a forma de animal, como o boi pis; na segunda: O ANTRPOMORFISMO, evoluram para a forma humana, como Osris e Isis; na terceira ANTROPOZOOMORFISMO, eram representados com corpo humano e cabea de animais, como Anbis, deus da mumificao. Portanto, a religio tinha carter politesta. A crena na ressurreio da alma, levava os egpcios a cuidar da preservao do corpo dos mortos, por meio da mumificao. Alm de alimentos e objetos de valor, os egpcios acostumavam deixar junto das mmias um exemplar do Livro dos Mortos ( coleo de textos religiosos)

A escrita e a literatura egpcia:

No Antigo Egito, a escrita apresentava trs sistemas bsicos: O HIEROGLIFICO, O HIERTICO e o DEMTICO. O hieroglfico era o mais complexo, sendo utilizado pelos escribas; o hiertico era sagrado e monopolizado pelos sacerdotes; o demtico era simplificado e de cunho popular. A escrita hieroglfica foi decifrada em 1822 por Jean-Franois Champollion com base na Pedra de Roseta, encontrada por um soldado de Napoleo durante a campanha do Egito A literatura egpcia, era bastante variada e inclua hinos, cantos, poesias e escritos de contedo moral e religioso, como: o Drama Menfitico, o Livro dos Mortos, o Hino ao Sol, compostos pelo fara Ikhnton.

A cincia egpcia

A grande herana do Egito antigo s civilizaes futuras, destaca-se nos campos da qumica, da, da matemtica, da astrologia e da medicina. Qumica Foi no Egito antigo que surgiu a manipulao de substncias qumicas, como o arsnio, o cobre, o petrleo, o alabastro, o sal etc... que deram origem fabricao de diversos remdios e composio. A prpria palavra qumica vem do egpcio Kemi que significa terra negra. Astronomia Os egpcios fizeram mapas do cu, enumerando e agrupando as estrelas em constelaes. Ao lado da astronomia desenvolveu-se a Astrologia, que observava o movimento dos astros com a finalidade de prever e entender o destino dos homens. Medicina a prtica da mumificao colaborou para o estudo do corpo humano, embora houvesse um respeito religioso pelo morto que proibia a dissecao do cadver com a finalidade de pesquisa. Os mdicos egpcios se especializavam em diferentes partes do corpo, como olhos, cabea, dentes e ventre.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

A arquitetura egpcia:

Os egpcios construram grandes obras arquitetnicas, destacando-se as pirmides. Destacamse tambm, entre as construes funerais, as mastabas e os hipogeus. As pirmides eram tmulos dos faras. No seu interior existiam verdadeiros labirintos para confundir
possveis profanadores de tmulos. No seu lugar mais seguro ficava uma cmara secreta, que guardava o sarcfago do fara.

A pintura e escultura egpcia:

Influenciadas por motivaes religiosas. A maior parte das estatuetas egpcias e das cenas pintadas servia para decorar tmulos e templos. Tanto na pintura como na escultura, as figuras humanas eram representadas em posio rgida e majesttica, geralmente com a cabea e pernas de perfil, e os ombros e o tronco de frente. Esse tipo de representao da figura denominado frontalidade e constitui caracterstica geral da arte egpcia.

OS HEBREUS
1. Introduo:
Nesta terra, situada entre o rio Jordo e o Mar Mediterrneo, os hebreus fundaram o reino de Israel, construram o Templo de Jerusalm e legaram ao Ocidente um dos monumentos imperecveis a Bblia e a Religio Monotesta.

2. Evoluo Poltica:
Podemos dividir a histria dos hebreus em trs grandes perodos:

3. Perodo Patriarcal - Origem

Perodo dos Patriarcas Governo dos Juzes Monarquia

A princpio os hebreus formavam uma pequena comunidade de nmades. Chefiados por Abrao vieram de Ur ( Sul da Mesopotmia ) e estabeleceram-se na Palestina, a Terra Prometida, nos primeiros sculos do II milnio a C. Organizados em comunidades tribais, os hebreus eram comandados por chefes denominados patriarcas. Entre os principais patriarcas hebreus, destacam-se Abrao, Isaac, Jac e Moiss. Por volta de 1750 a C., uma terrvel seca assolou a Palestina obrigando boa parte dos hebreus a emigrar para o Egito. L permaneceram cerca de quatrocentos anos, at que o regime de perseguio imposto pelos faras tornou-se insustentvel. Conduzidos por Moiss, os hebreus deixaram o Egito em 1250 a C., rumando de volta para a Palestina, no episdio conhecido como xodo. Conforme as tradies religiosas, foi durante essa viagem, na travessia do deserto do Sinai, que Moiss recebeu de Deus ( Iav) a tbua dos Dez Mandamentos ( tbuas da lei; o

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

Declogo ). Assim, firmava-se a aliana entre Jav ( Deus nico ) e os hebreus, considerados o povo escolhido. O fundamento essencial dessa aliana era o culto monotesta a Iav e a proibio a idolatria. O sucessor de Moiss foi Josu, que distribuiu os diversos cls hebreus em doze tribos. Essas doze tribos passaram a formar uma confederao, tendo como vnculo de unio s origens tnicas e crenas religiosas comum.

4. O Governo dos Juzes


Neste governo de lutas pela ocupao da Palestina ( 1200 a 1010 a C), os hebreus foram governados por Juzes que eram chefes polticos, militares e religiosos. Estes, comandavam os hebreus de forma enrgica e decidida, embora no contassem com uma estrutura administrativa de carter regular. Entre os mais famosos Juzes, destacam-se: Gedeo, Sanso, Jeft, Eli e Samuel. Esse perodo se caracterizou pelo processo de transio que culminou com a centralizao do poder. Em 1010 a C., Samuel ungiu Saul, primeiro rei de Israel. Iniciava-se o perodo de Monarquia.

5. A Monarquia
Em 1010 a C., Saul foi proclamado rei, seguindo-lhe Davi que, durante seu reinado ( 1006 a 966 a C), venceu os filisteus. Jerusalm foi, ento, conquistada, transformando-se capital poltica e religiosa dos hebreus. O sucessor de Davi, foi seu filho, Salomo, que durante seu reinado (966 a 926 a C) estruturou plenamente a monarquia. Salomo centralizou o poder, montou uma administrao, desenvolveu o comrcio com outras regies, construiu palcios e templos, como o monumental Templo de Jerusalm. Em contrapartida, o sistema de impostos era verdadeiramente opressivo. Nas doze provncias do reino havia representante da monarquia encarregado de arrancar tributos do povo para sustentar o luxo da corte de Salomo, que possua 700 esposas e 300 concubinas. O preo de tanta opresso foi o aparecimento de revoltas sociais que, depois da morte de Salomo levara diviso dos hebreus em dois reinos:

Ao norte o REINO DE ISRAEL, 10 tribos, cuja capital era Samaria, mais urbanizada com predomnio das atividades comerciais. Ao sul, o REINO DE JUD, 2 tribos, cuja capital era Jerusalm, mais rural .

Aps a diviso aconteceram agitaes sociais, nesta poca surgiram os profetas, como Ams e Osas, que alertavam os hebreus contra os perigos que os ameaavam. Criticavam a opresso dos pobres, os desvirtuamentos da f monotesta, a corrupo dos costumes morais e a influncia da idolatria fencia.

6. A decadncia e disperso dos hebreus


Em 722 a C., o reino de Israel foi conquistado pelos Assrios, comandados por Sargo II. Grande parte da populao foi escravizada, dispersando-se pelo Imprio Assrio. Em 587 a C., o reino de Jud foi conquistado por Nabucodonosor, que destruiu Jerusalm e aprisionou os hebreus, levando-os para a Babilnia. Esse perodo ficou conhecido como Cativeiro da Babilnia. O cativeiro dos hebreus durou 539 a C., quando o rei persa Ciro II, conquistou a Babilnia, permitindo que os hebreus retornassem Palestina, que se tornaram provncia do Imprio Persa. Apesar dos esforos, os hebreus no conseguiram conquistar a autonomia poltica da Palestina, que permaneceu como provncia dos grandes imprios da Antigidade. Em 332 a C. a regio foi conquistada por Alexandre Magno, da Macednia; e, em 63 a C., foi anexada aos domnios do Imprio Romano. Durante a dominao romana na Palestina, o nacionalismo dos hebreus fortaleceu-se. Levando o povo a organizar revoltas contra Roma. Em 70 a C., o imperador Tito sufocou uma rebelio dos hebreus, provocando a disperso desse povo pelo mundo ( Dispora). Espalhado pelo mundo, o povo hebreu passou a viver em pequenas comunidades. Preservou, entretanto, os elementos bsicos de sua cultura, como lngua ( hebraico), a religio e alguns objetivos comuns, entre eles, voltar um dia Palestina. Assim, os hebreus se mantiveram como nao, embora no constitussem um Estado. Apenas em 1948 foi fundado o Estado de Israel. A criao de Israel foi precedida de lutas para expulsar o povo palestino que habitava a regio.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

NAO NAO

ESTADO

sociedade culturalmente organizada, formada pela comunho de elementos como etnia, religio, tradies histricas etc. instituio poltico-administrativa constituda de trs elementos Bsicos: Governo soberano, territrio e populao

ESTADO

7. A Vida Cultural Na arquitetura Na Literatura

O destaque o monumental Templo de Jerusalm, construdo por Salomo. contida nos livros do Velho Testamento, destacam-se obras como Cntico dos Cnticos, o Livro de J, os Salmos e os Provrbios A Doutrina fundamental da religio hebraica, o judasmo, encontra-se no Tor, que corresponde aos livros do Pentateuco. Os livros do Pentateuco so: Gnesis, xodo, Deuteronmio, Nmeros e Levtico.

OS FENCIOS

1. INTRODUO:
Os fencios os maiores navegadores do mundo antigo. Com audcia percia percorreram o Mar Mediterrneo, atingiram o Atlntico e viajaram em torno da frica. Aliando vocao martima com habilidade comercial, fundaram importantes colnias, como Cartago. Para facilitar a escrita comercial, criaram o alfabeto, maravilhosa inveno da histria da comunicao humana.

2. ATIVIDADES ECONMICAS Caractersticas:


A Fencia ocupava uma estreita rea com aproximadamente 40 Km de largura, entre o mar Mediterrneo e as montanhas do Lbano. Atualmente essa regio corresponde ao Lbano e parte da Sria. O solo montanhoso da Fencia no era favorvel ao desenvolvimento agrcola ou pastoril. Vivendo como espremido em seu territrio, o povo fencio percebeu a necessidade de se lanar ao mar e desenvolver o comrcio pelas cidades do Mediterrneo.

Fatores que favoreceram o sucesso comercial e martimo da Fencia: Era um entreposto comercial, o escoadouro natural das caravanas do comrcio que vinham da sia em direo ao Mediterrneo; Era rica em cedros, que forneciam a valiosa madeira para a construo de navios; Possua bons portos naturais em suas principais cidades ( Ugarit, Biblos, Sidon e Tiro ) Tinha praias repletas de um molusco ( mrice ) , do qual se extraia a purpura, corante de cor vermelha utilizado para o tingimento de tecidos, muito procurado entre as elites de diversas regies da Antigidade.

3. ESTRUTURA SOCIAL E POLTICA


A Fencia era formada por um conjunto de Cidades-Estados autnomas. Cada cidade tinha um governo independente, exercido pelos membros da classe aristocrtica, composta por ricos comerciantes, sacerdotes, armadores e artesos. De modo geral, o chefe do governo era um rei, com poderes aristocrticos. Mas a autoridade do rei no era absoluta. Ele a exercia em sintonia com a elite aristocrtica da qual saam os membros de um conselho de ancios e de magistrados, conhecidos com sufetas. Em nenhuma fase da histria as cidades fencias se unificaram para formar um Estado.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

4. VIDA CULTURAL: A inveno do alfabeto


Os historiadores apontam a falta de originalidade como uma das principais caractersticas da cultura fencia. Esta distinguiu-se principalmente pela incorporao de traos culturais dos povos com os quais entrou em contato. Foi largamente influenciada pela civilizaes do Egito, da Mesopotmia e Creta. Ao mesmo tempo, com suas viagens, os fencios atuam como divulgadores dos elementos dessas civilizaes. Importante contribuio dos fencios histria da civilizao foi o ALFABETO, que, aperfeioado pelos gregos, continua a ser utilizado por boa parte da humanidade. Antes do alfabeto, as escritas utilizadas no mundo antigo era baseadas nos hieroglifos egpcios e nos smbolos cuneiformes dos mesopotmios. Essas escritas apresentavam muitas dificuldades exigiam longo aprendizado. A arte de escrever era acessvel apenas a uma elite de sacerdotes e escribas que, inclusive por esse motivo era muito poderosa. As necessidades prticas da escriturao comercial e de contatos com povos diversos levaram os fencios a realizar uma simplificao daqueles sistemas de escrita. O resultado foi a criao do alfabeto com 22 consoantes, que representavam sons da voz humana. As vogais foram introduzidas mais tarde pelos gregos.

OS PERSAS

1.

INTRODUO:

Um dos maiores imprios do mundo antigo, teve sua formao no reina de Ciro ( VI a C) . Por suas faanhas poltico-militares, Ciro ficou conhecido como O Grande . O imprio por ele fundado durou mais de dois 2 sculos e atingia uma extenso territorial de aproximadamente 5 milhes de Km , do Mediterrneo ao ndico. O domnio de todo esse imenso territrio exigiu a submisso de diferentes povos e culturas, como tambm, a montagem de uma complexa mquina administrativa que inclua altos funcionrios conhecidos como olhos e ouvidos do rei. Seu legado mais importante foi a religio dualista, o Zoroastrismo, que se baseava na luta entre o Bem e o Mal, crena no Juzo Final e na vinda do Messias. 2. POVOAMENTO E ORIGEM DA PRSIA

Em meados de 2000 a C, povos de origem indo-europeus, migraram do sul da Rssia e comearam a se fixar no grande planalto Iraniano, atual Ir. Primitivamente, os iranianos se dividiram em dois grupos principais, os medos e os persas que formaram reinos independentes. Pouco se conhece sobre a histria dos medos. Sabe-se que seu reino passou por um perodo de ascenso impondo seu domnio aos persas e a outros povos. No entanto, em 559 a C., os persas chefiados por Ciro, um lendrio prncipe da famlia Aqumida, rebelaram-se contra os medos e passaram a domin-lo, fundando o Imprio Persa. 3. O IMPRIO PERSA

Liderados por Ciro, os persas se expandiram para fora do planalto Iraniano, pressionados pelo crescimento demogrfico e pela carncia de terras frteis. Ciro e seus sucessores expandiram os domnios do Imprio Persa, que chegaram a ocupar uma rea abrangendo desde o Vale do rio Indo at o Egito e o norte da Grcia, inclundo a Mesopotmia, a Fencia e a Palestina. O sucessor de Ciro, seu filho Cambises, conquistou o Egito em 525 a C., Depois de conquistar a Babilnia. Ciro deu certa autonomia s classes dominantes locais ( mercadores e sacerdotes), respeitando deuses, crenas e costumes da cidade. Porm, as naes conquistadas eram obrigadas a pagar pesados tributos e a fornecer homens para trabalhos forados e para o exrcito persa. A organizao do Imprio

Dario I - sucessor de Cambises - que reinou de 521 a 486 a C., criou uma eficiente organizao poltico-administrativa. A administrao foi fortemente centralizada. Em todo Imprio foram criadas 20 provncias chamadas satraprias, cada uma era governada por strapa, cujas aes era fiscalizadas por funcionrios reais denominados olhos e ouvidos do rei que contavam com exrcitos e podiam at mesmo depor os governantes provinciais. A unidade do Imprio foi consolidada por um eficiente sistema de estradas que ligavam as principais cidades das mais distantes regies. A mais importante era a Estrada Real 2500 Km. Dispondo de pontos de parada com

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

guarnies, instalaes para pousada e para troca de cavalos a cada 20 Km. Alm do sistema de estradas, o imperador Dario I introduziu uma moeda nica, chamada drico e procurou estabelecer certa uniformidade de pesos e medidas. Obra importante no sistema de comunicao dos persas foi a reconstruo de um canal ligando o Mar Vermelho ao mar Mediterrneo. Esse canal havia sido construdo pelos egpcios tendo sido coberto pelas areias do deserto. Reconstrudo pelos persas, voltou a ser coberto pelas areias, sendo novamente reaberto com o nome de Canal do Suez, no ano de 1896 da nossa era. 4.

Vida Cultural

O maior legado da civilizao persa e a nica contribuio realmente original foi no plano religioso. O fundador da religio persa foi Zoroastro ou Zaratustra, que teria vivido no Ir por volta do sculo VII a C. Conhecida como Mazdesmo ou Zoroastrismo, a religio persa possua um carter dualista, isto , baseava-se em dois princpios contraditrios: Ormus-Mazda era o deus da luz e do bem. Ahrman, o deus das trevas e do mal. O dualismo religioso dos persas baseava-se, tambm, na crena do Juzo Final quando, ao cabo de 12 mil anos de existncia da terra, o bem triunfaria sobre o mal. O fim do mundo seria marcado pela vinda de um Messias, Saofhyant, concebido por uma virgem, pela ressurreio dos mortos e pelo julgamento final, quando os bons seriam recompensados com a vida eterna no paraso. Os princpios religiosos do Mazdesmo exerceram influncia sobre o Judasmo e, atravs deste, sobre o Cristianismo e o Islamismo. A doutrina de Zoroastro foi compilada por seus discpulos no livro dos persas Zens Avesta.

5. A queda do Imprio: As Guerras Mdicas


Em 490 a C. desencadearam-se as Guerras Mdicas, entre Grcia e Prsia. As derrotas militares sofridas contra os gregos assinalaram a queda do Imprio Persa. Naquele ano, a primeira tentativa de invaso da Grcia culminou com a derrota de Dario I na Batalha de Maratona. Em 480 a C, Xerxes, sucessor de Dario I, foi derrotado na Segunda Guerra Mdica, na Batalha de Salamina Em 479 a C.,na Terceira Guerra Mdica, os gregos impuseram uma derrota definitiva aos persas na Batalha de Platia. Em 334 a C., Alexandre Magno, frente das tropas greco-macednicas, invadiu a sia Menor venceu os persas na Batalha de Granico, iniciando a campanha do Oriente que culminou em 331 a C., com a vitria sobre Dario III na Batalha de Gaugamela e a conquista do Imprio Persa.

CRETENSES E MICNICOS

CRETA

Maior ilha do Mar Egeu ( onde desenvolveu-se uma das mais brilhantes civilizaes da Antigidade CRETENSE OU MINOICA OU AQUEANA ( do nome Minos, um rei lendrio; tambm chamada de aqueana referente aos aqueus, primeiro grupo indo-europeu a chegar na regio )

Creta tornou-se um ponto de encontro entre a Grcia e as Civilizaes do Crescente Frtil ( Egito e Mesopotmia principalmente) Expandindo-se pelo mar, criaram uma TALASSOCRACIA ( do grego TALASSOS = mar, oceano; CRACIA =

poder).
Fundaram um imprio comercial martimo, que deu origem a diversas colnias, entre as quais MICENAS, TIRINTO E

TRIA. Sendo Micenas a mais importante. Os habitantes de MICENAS entraram em contato com a ilha de Creta ( Civilizao bastante avanada). Do contato entre Micenas e Creta, desenvolveu-se a Civilizao CRETO-MICNICA, fruto da integrao das duas culturas, que por sua vez exerceu grande influncia dobre a CIVILIZAO GREGA.
Por volta de 1450 a.C., iniciou-se a decadncia da civilizao cretense, a qual acabou sendo conquistada pelos aqueus em 1400 a.C.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

10

O EGITO
INTRODUO:
Para HERODOTO, historiador grego, O Egito era uma ddiva do Nilo . O Nilo foi o bero de uma das mais brilhantes civilizaes do Oriente Antigo: A EGPCIA. Sob o governo teocrtico dos faras, o antigo Egito construiu sistemas de canais de irrigao, edificou templos e pirmides, mumificou os mortos, desenvolveu a escrita hieroglifica e realizou a primeira reforma religiosa monotesta da histria da humanidade.

LOCALIZAO:
Nordeste da frica, clima quente e seco, prprio do deserto. Territrio que acompanha o rio Nilo. Para desenvolver uma civilizao no deserto do Saara, o Egito contou com trs fatores: gua, terra arvel e trabalho humano.

EVOLUO POLTICA: Perodo Pr-Dinstico ( 4000 3200 a.C ) Antigo Imprio ( 3200 - 2300 a.C ) Mdio Imprio ( 2100 - 1780 a.C ) Novo Imprio ( 1580 - 1090 a.C) Renascimento Sata ( 662 - 525 a.C )

O PERODO PR-DINSTICO:
Neste perodo, o Egito no possua unidade poltica e seus habitantes ainda no estavam sujeitos autoridade de um governo centralizado. No havia um Estado organizado, submetido ao poder de um nico soberano. A edificao de diques, represas e barragens para controlar as inundaes passou a exigir a cooperao de um grande nmero de trabalhadores. A necessidade de somar foras e dividir o trabalho levaram as tribos egpcias a se agruparem em unidades polticas maiores: OS NOMOS, que tinham como divindade um totem e, por chefe um NOMARCA. O surgimento dos nomos levou a um lento processo de centralizao do poder que culminou com a formao de dois reinos:

ALTO EGITO BAIXO EGITO

Nomos do sul

capital Hieracmpolis

Coroa Branca

Nomos do Norte

capital Buto

Coroa vermelha

A unificao do Reino:
Aconteceu atravs de MENS ou NAMER, fundador da primeira dinastia dos faras, que unificou os reinos norte e sul por volta de 3.200 a C. Terminava o perodo Pr-Dinstico no Egito. Aps a unificao, o fara tornou-se o governante absoluto de todo o Egito. Usava uma coroa dupla para demonstrar que era rei do Alto e do Baixo Egito.

O Antigo Imprio ( 3200 2300 a.C)


Os faras conquistaram enormes poderes. Para comandar o Estado, tinham a seu lado uma numerosa equipe de funcionrios. Nos postos mais altos, estavam os administradores locais das provncias ( nomos), os supervisores dos canais de irrigao, os planejadores das grandes construes, etc. Neste perodo destacaram-se os faras da IV dinastia, Quops, Quefren e Miquerinos, responsveis pela construo das mais famosas pirmides do Egito. A capital do Antigo Imprio foi primeiramente Tinis e depois transferiu-se para Menfis. Por volta de 2400 a C., ocorreram uma srie de revoltas lideradas pelos administradores das provncias, que culminou com a invaso do Egito por tribos nbias e asiticas. O imprio dividiu-se em quatro centros polticos: Delta, Mnfis, Heraclepolis e Tebas. Essa poca durou cerca de dois sculos.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

11

FARA O fara egpcio personifica todos os grandes poderes do Estado, sendo considerado um deus vivo. Desse atributo resultava uma autoridade de carter teocrtico ( do grego theo + deus; Kracia = poder ), que o tornava senhor absoluto de todas as terras do pas e de todos os seres que nelas viviam.
Com abalo da autoridade central do fara, o Egito viveu um perodo de distrbios e guerra civil, que levaram a desorganizao da sociedade egpcia.

O Mdio Imprio ( 2100 a 1780 a C)

Aps um perodo marcado por lutas e por divises polticas, representantes da nobreza de Tebas conseguiram chegar ao poder e reunificar as foras do imprio. Tebas tornou-se a capital do Egito. Os faras tebanos organizaram ima slida estrutura centralizadora do poder. O mdio Imprio conheceu, ento, um perodo de prosperidade econmica ( diminuiu-se os impostos que esmagavam os camponeses), de expanso territorial ( conquista militar da Nbia, onde existiam minas de ouro, o que fortaleceu o Estado armamentos) e florescimento literrio.

Fim do Mdio Imprio

Por volta de 1750 a C, o Egito enfrentava crises polticas internas. Valendo-se disso, os Hicsos, povo nmade vindo da sia, invadiram o Egito. Aparelhados com carros de combate puxados a cavalo e com armas de metal, os exrcitos hicsos, dominaram a regio norte do Egito (delta do Nilo). A permaneceram cerca de 170 anos.

O Novo Imprio ( 1580 1900aC )

Com a expulso dos hicsos, comeou a histria do Novo Imprio. Este perodo representou o apogeu da histria do Egito antigo. Surge o militarismo e o expansionismo. Tutms III, fara guerreiro, conquistou a Etipia, a Palestina, a Sria e a Fencia. Por volta de 1275 a C., o fara Amenotep IV realizou, no Egito, uma reforma religiosa monotesta e instaurou o culto ao deus ton, simbolizado pela imagem do disco solar. Amenotep IV adotou o nome de Ikhnaton (servidor de ton) e construiu a cidade de Aquetton, para onde transferiu a capital do Imprio. Ramss II foi o ltimo dos grandes faras do Novo Imprio, lutou contra os hititas ( batalha de Kadesh) e ordenou a construo de templos religiosos monumentais ( Karnak e Luxor ) A partir do Fara Ramss III ( 1198 a 1167 a C), o Novo Imprio entrou num perodo de decadncia. Os sacerdotes passaram a aumentar seus poderes, controlando uma enorme riqueza, que estava isenta de tributos do Estado Por sua vez, a maioria da populao era sobrecarregada com parcelas cada vez maiores de tributos. A partir de ento, o Egito foi invadido sucessivamente pelos povos do mar: libios, nbios, etiopes e finalmente em 670 a C., pelos assrios

O Renascimento Sata ( 662 525 a C)


Em 662 a C., Psamtico I, fundador da 26 dinastia, expulsou os assrios e restaurou a independncia do Egito, fixando a capital do Imprio na cidade de Sas. A Civilizao egpcia recuperou seu passado de esplendor, durante um curto perodo, pela ltima vez da Histria Antiga. Grandes progressos na navegao e no comrcio. O fara Necao liga, atravs do canal, o Nilo ao mar Vermelho. O navegante fencio Hamon contorna a frica, partindo do Mar Vermelho e voltando ao Egito pelo Mediterrneo. A independncia do Egito Antigo encerra-se em 525 a C., quando Cambises, rei dos persas vence os egpcios de Psamtico III, na batalha de Pelusa.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

12

Posteriormente, Alexandre da Macednia domina o Egito, que passa mais tarde ao domnio romano.

A vida social
O grupo dos dominantes era constituido por: Nobres eram os administradores das provncias ou comandantes dos principais postos do exrcito. Seus cargos eram heredeitrios. Sacerdortes eram os senhores da cultura egpcia. Presidiam as cerimnias religiosas e administravam os bens materiais dos templos. Desfrutavam de enormes riquezas provenientes das oferendas feitas pelo povo. Escribas eram funcionrios da administrao. Desempenhavam vrias funes, tais como: cobrana de impostos, fiscalizao da vida econmica, organizao das leis etc. Todo escriba sabia ler, escrever e contar. A maioria da populao egpcia pertencia ao grupo dominado. Formado de: Artesos eram trabalhadores urbanos que exerciam profisses como barbeiro, ferreiro, carpinteiro, barqueiro, tecelo, ceramista etc. Construam templos e pirmides. Viviam quase sempre na pobreza. Fels eram principalmente camponeses, mas trabalhavam tambm na construo de obras pblicas, no transporte etc. Constituam a maioria do povo egpcio. Viviam na misria Escravos eram os estrangeiros capturados em guerra. Trabalhavam nos servios mais pesados. Condies penosas.

A religio egpcia

A princpio o culto religioso exaltou as foras csmicas ( Sol e o Nilo). A partir da, a religio passou por trs fases principais: O ZOOMORFISMO, nesta fase os deuses assumiram a forma de animal, como o boi pis; na segunda: O ANTRPOMORFISMO, evoluram para a forma humana, como Osris e Isis; na terceira ANTROPOZOOMORFISMO, eram representados com corpo humano e cabea de animais, como Anbis, deus da mumificao. Portanto, a religio tinha carter politesta. A crena na ressurreio da alma, levava os egpcios a cuidar da preservao do corpo dos mortos, por meio da mumificao. Alm de alimentos e objetos de valor, os egpcios acostumavam deixar junto das mmias um exemplar do Livro dos Mortos ( coleo de textos religiosos)

A escrita e a literatura egpcia:

No Antigo Egito, a escrita apresentava trs sistemas bsicos: O HIEROGLIFICO, O HIERTICO e o DEMTICO. O hieroglfico era o mais complexo, sendo utilizado pelos escribas; o hiertico era sagrado e monopolizado pelos sacerdotes; o demtico era simplificado e de cunho popular. A escrita hieroglfica foi decifrada em 1822 por Jean-Franois Champollion com base na Pedra de Roseta, encontrada por um soldado de Napoleo durante a campanha do Egito A literatura egpcia, era bastante variada e inclua hinos, cantos, poesias e escritos de contedo moral e religioso, como: o Drama Menfitico, o Livro dos Mortos, o Hino ao Sol, compostos pelo fara Ikhnton.

A cincia egpcia

A grande herana do Egito antigo s civilizaes futuras, destaca-se nos campos da qumica, da, da matemtica, da astrologia e da medicina. Qumica Foi no Egito antigo que surgiu a manipulao de substncias qumicas, como o arsnio, o cobre, o petrleo, o alabastro, o sal etc... que deram origem fabricao de diversos remdios e composio. A prpria palavra qumica vem do egpcio Kemi que significa terra negra. Astronomia Os egpcios fizeram mapas do cu, enumerando e agrupando as estrelas em constelaes. Ao lado da astronomia desenvolveu-se a Astrologia, que observava o movimento dos astros com a finalidade de prever e entender o destino dos homens. Medicina a prtica da mumificao colaborou para o estudo do corpo humano, embora houvesse um respeito religioso pelo morto que proibia a dissecao do cadver com a finalidade de pesquisa. Os mdicos egpcios se especializavam em diferentes partes do corpo, como olhos, cabea, dentes e ventre.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

13

A arquitetura egpcia:

Os egpcios construram grandes obras arquitetnicas, destacando-se as pirmides. Destacamse tambm, entre as construes funerais, as mastabas e os hipogeus. As pirmides eram tmulos dos faras. No seu interior existiam verdadeiros labirintos para confundir
possveis profanadores de tmulos. No seu lugar mais seguro ficava uma cmara secreta, que guardava o sarcfago do fara.

A pintura e escultura egpcia:

Influenciadas por motivaes religiosas. A maior parte das estatuetas egpcias e das cenas pintadas servia para decorar tmulos e templos. Tanto na pintura como na escultura, as figuras humanas eram representadas em posio rgida e majesttica, geralmente com a cabea e pernas de perfil, e os ombros e o tronco de frente. Esse tipo de representao da figura denominado frontalidade e constitui caracterstica geral da arte egpcia.

OS HEBREUS
8. Introduo:
Nesta terra, situada entre o rio Jordo e o Mar Mediterrneo, os hebreus fundaram o reino de Israel, construram o Templo de Jerusalm e legaram ao Ocidente um dos monumentos imperecveis a Bblia e a Religio Monotesta.

9. Evoluo Poltica:
Podemos dividir a histria dos hebreus em trs grandes perodos:

10. Perodo Patriarcal - Origem

Perodo dos Patriarcas Governo dos Juzes Monarquia

A princpio os hebreus formavam uma pequena comunidade de nmades. Chefiados por Abrao vieram de Ur ( Sul da Mesopotmia ) e estabeleceram-se na Palestina, a Terra Prometida, nos primeiros sculos do II milnio a C. Organizados em comunidades tribais, os hebreus eram comandados por chefes denominados patriarcas. Entre os principais patriarcas hebreus, destacam-se Abrao, Isaac, Jac e Moiss. Por volta de 1750 a C., uma terrvel seca assolou a Palestina obrigando boa parte dos hebreus a emigrar para o Egito. L permaneceram cerca de quatrocentos anos, at que o regime de perseguio imposto pelos faras tornou-se insustentvel. Conduzidos por Moiss, os hebreus deixaram o Egito em 1250 a C., rumando de volta para a Palestina, no episdio conhecido como xodo. Conforme as tradies religiosas, foi durante essa viagem, na travessia do deserto do Sinai, que Moiss recebeu de Deus ( Iav) a tbua dos Dez Mandamentos ( tbuas da lei; o Declogo ). Assim, firmava-se a aliana entre Jav ( Deus nico ) e os hebreus, considerados o povo escolhido. O fundamento essencial dessa aliana era o culto monotesta a Iav e a proibio a idolatria.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

14

O sucessor de Moiss foi Josu, que distribuiu os diversos cls hebreus em doze tribos. Essas doze tribos passaram a formar uma confederao, tendo como vnculo de unio s origens tnicas e crenas religiosas comum.

11. O Governo dos Juzes


Neste governo de lutas pela ocupao da Palestina ( 1200 a 1010 a C), os hebreus foram governados por Juzes que eram chefes polticos, militares e religiosos. Estes, comandavam os hebreus de forma enrgica e decidida, embora no contassem com uma estrutura administrativa de carter regular. Entre os mais famosos Juzes, destacam-se: Gedeo, Sanso, Jeft, Eli e Samuel. Esse perodo se caracterizou pelo processo de transio que culminou com a centralizao do poder. Em 1010 a C., Samuel ungiu Saul, primeiro rei de Israel. Iniciava-se o perodo de Monarquia.

12. A Monarquia
Em 1010 a C., Saul foi proclamado rei, seguindo-lhe Davi que, durante seu reinado ( 1006 a 966 a C), venceu os filisteus. Jerusalm foi, ento, conquistada, transformando-se capital poltica e religiosa dos hebreus. O sucessor de Davi, foi seu filho, Salomo, que durante seu reinado (966 a 926 a C) estruturou plenamente a monarquia. Salomo centralizou o poder, montou uma administrao, desenvolveu o comrcio com outras regies, construiu palcios e templos, como o monumental Templo de Jerusalm. Em contrapartida, o sistema de impostos era verdadeiramente opressivo. Nas doze provncias do reino havia representante da monarquia encarregado de arrancar tributos do povo para sustentar o luxo da corte de Salomo, que possua 700 esposas e 300 concubinas. O preo de tanta opresso foi o aparecimento de revoltas sociais que, depois da morte de Salomo levara diviso dos hebreus em dois reinos:

Ao norte o REINO DE ISRAEL, 10 tribos, cuja capital era Samaria, mais urbanizada com predomnio das atividades comerciais. Ao sul, o REINO DE JUD, 2 tribos, cuja capital era Jerusalm, mais rural .

Aps a diviso aconteceram agitaes sociais, nesta poca surgiram os profetas, como Ams e Osas, que alertavam os hebreus contra os perigos que os ameaavam. Criticavam a opresso dos pobres, os desvirtuamentos da f monotesta, a corrupo dos costumes morais e a influncia da idolatria fencia.

13. A decadncia e disperso dos hebreus


Em 722 a C., o reino de Israel foi conquistado pelos Assrios, comandados por Sargo II. Grande parte da populao foi escravizada, dispersando-se pelo Imprio Assrio. Em 587 a C., o reino de Jud foi conquistado por Nabucodonosor, que destruiu Jerusalm e aprisionou os hebreus, levando-os para a Babilnia. Esse perodo ficou conhecido como Cativeiro da Babilnia. O cativeiro dos hebreus durou 539 a C., quando o rei persa Ciro II, conquistou a Babilnia, permitindo que os hebreus retornassem Palestina, que se tornaram provncia do Imprio Persa. Apesar dos esforos, os hebreus no conseguiram conquistar a autonomia poltica da Palestina, que permaneceu como provncia dos grandes imprios da Antigidade. Em 332 a C. a regio foi conquistada por Alexandre Magno, da Macednia; e, em 63 a C., foi anexada aos domnios do Imprio Romano. Durante a dominao romana na Palestina, o nacionalismo dos hebreus fortaleceu-se. Levando o povo a organizar revoltas contra Roma. Em 70 a C., o imperador Tito sufocou uma rebelio dos hebreus, provocando a disperso desse povo pelo mundo ( Dispora). Espalhado pelo mundo, o povo hebreu passou a viver em pequenas comunidades. Preservou, entretanto, os elementos bsicos de sua cultura, como lngua ( hebraico), a religio e alguns objetivos comuns, entre eles, voltar um dia Palestina. Assim, os hebreus se mantiveram como nao, embora no constitussem um Estado. Apenas em 1948 foi fundado o Estado de Israel. A criao de Israel foi precedida de lutas para expulsar o povo palestino que habitava a regio.

NAO

ESTADO

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

15

NAO

sociedade culturalmente organizada, formada pela comunho de elementos como etnia, religio, tradies histricas etc. instituio poltico-administrativa constituda de trs elementos Bsicos: Governo soberano, territrio e populao

ESTADO

14. A Vida Cultural Na arquitetura Na Literatura

O destaque o monumental Templo de Jerusalm, construdo por Salomo. contida nos livros do Velho Testamento, destacam-se obras como Cntico dos Cnticos, o Livro de J, os Salmos e os Provrbios A Doutrina fundamental da religio hebraica, o judasmo, encontra-se no Tor, que corresponde aos livros do Pentateuco. Os livros do Pentateuco so: Gnesis, xodo, Deuteronmio, Nmeros e Levtico.

OS FENCIOS

4. INTRODUO:
Os fencios os maiores navegadores do mundo antigo. Com audcia percia percorreram o Mar Mediterrneo, atingiram o Atlntico e viajaram em torno da frica. Aliando vocao martima com habilidade comercial, fundaram importantes colnias, como Cartago. Para facilitar a escrita comercial, criaram o alfabeto, maravilhosa inveno da histria da comunicao humana.

5. ATIVIDADES ECONMICAS Caractersticas:


A Fencia ocupava uma estreita rea com aproximadamente 40 Km de largura, entre o mar Mediterrneo e as montanhas do Lbano. Atualmente essa regio corresponde ao Lbano e parte da Sria. O solo montanhoso da Fencia no era favorvel ao desenvolvimento agrcola ou pastoril. Vivendo como espremido em seu territrio, o povo fencio percebeu a necessidade de se lanar ao mar e desenvolver o comrcio pelas cidades do Mediterrneo.

Fatores que favoreceram o sucesso comercial e martimo da Fencia: Era um entreposto comercial, o escoadouro natural das caravanas do comrcio que vinham da sia em direo ao Mediterrneo; Era rica em cedros, que forneciam a valiosa madeira para a construo de navios; Possua bons portos naturais em suas principais cidades ( Ugarit, Biblos, Sidon e Tiro ) Tinha praias repletas de um molusco ( mrice ) , do qual se extraia a purpura, corante de cor vermelha utilizado para o tingimento de tecidos, muito procurado entre as elites de diversas regies da Antigidade.

6. ESTRUTURA SOCIAL E POLTICA


A Fencia era formada por um conjunto de Cidades-Estados autnomas. Cada cidade tinha um governo independente, exercido pelos membros da classe aristocrtica, composta por ricos comerciantes, sacerdotes, armadores e artesos. De modo geral, o chefe do governo era um rei, com poderes aristocrticos. Mas a autoridade do rei no era absoluta. Ele a exercia em sintonia com a elite aristocrtica da qual saam os membros de um conselho de ancios e de magistrados, conhecidos com sufetas. Em nenhuma fase da histria as cidades fencias se unificaram para formar um Estado.

4. VIDA CULTURAL: A inveno do alfabeto

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

16

Os historiadores apontam a falta de originalidade como uma das principais caractersticas da cultura fencia. Esta distinguiu-se principalmente pela incorporao de traos culturais dos povos com os quais entrou em contato. Foi largamente influenciada pela civilizaes do Egito, da Mesopotmia e Creta. Ao mesmo tempo, com suas viagens, os fencios atuam como divulgadores dos elementos dessas civilizaes. Importante contribuio dos fencios histria da civilizao foi o ALFABETO, que, aperfeioado pelos gregos, continua a ser utilizado por boa parte da humanidade. Antes do alfabeto, as escritas utilizadas no mundo antigo era baseadas nos hieroglifos egpcios e nos smbolos cuneiformes dos mesopotmios. Essas escritas apresentavam muitas dificuldades exigiam longo aprendizado. A arte de escrever era acessvel apenas a uma elite de sacerdotes e escribas que, inclusive por esse motivo era muito poderosa. As necessidades prticas da escriturao comercial e de contatos com povos diversos levaram os fencios a realizar uma simplificao daqueles sistemas de escrita. O resultado foi a criao do alfabeto com 22 consoantes, que representavam sons da voz humana. As vogais foram introduzidas mais tarde pelos gregos.

OS PERSAS

6.

INTRODUO:

Um dos maiores imprios do mundo antigo, teve sua formao no reina de Ciro ( VI a C) . Por suas faanhas poltico-militares, Ciro ficou conhecido como O Grande . O imprio por ele fundado durou mais de dois 2 sculos e atingia uma extenso territorial de aproximadamente 5 milhes de Km , do Mediterrneo ao ndico. O domnio de todo esse imenso territrio exigiu a submisso de diferentes povos e culturas, como tambm, a montagem de uma complexa mquina administrativa que inclua altos funcionrios conhecidos como olhos e ouvidos do rei. Seu legado mais importante foi a religio dualista, o Zoroastrismo, que se baseava na luta entre o Bem e o Mal, crena no Juzo Final e na vinda do Messias. 7. POVOAMENTO E ORIGEM DA PRSIA

Em meados de 2000 a C, povos de origem indo-europeus, migraram do sul da Rssia e comearam a se fixar no grande planalto Iraniano, atual Ir. Primitivamente, os iranianos se dividiram em dois grupos principais, os medos e os persas que formaram reinos independentes. Pouco se conhece sobre a histria dos medos. Sabe-se que seu reino passou por um perodo de ascenso impondo seu domnio aos persas e a outros povos. No entanto, em 559 a C., os persas chefiados por Ciro, um lendrio prncipe da famlia Aqumida, rebelaram-se contra os medos e passaram a domin-lo, fundando o Imprio Persa. 8. O IMPRIO PERSA

Liderados por Ciro, os persas se expandiram para fora do planalto Iraniano, pressionados pelo crescimento demogrfico e pela carncia de terras frteis. Ciro e seus sucessores expandiram os domnios do Imprio Persa, que chegaram a ocupar uma rea abrangendo desde o Vale do rio Indo at o Egito e o norte da Grcia, inclundo a Mesopotmia, a Fencia e a Palestina. O sucessor de Ciro, seu filho Cambises, conquistou o Egito em 525 a C., Depois de conquistar a Babilnia. Ciro deu certa autonomia s classes dominantes locais ( mercadores e sacerdotes), respeitando deuses, crenas e costumes da cidade. Porm, as naes conquistadas eram obrigadas a pagar pesados tributos e a fornecer homens para trabalhos forados e para o exrcito persa. A organizao do Imprio

Dario I - sucessor de Cambises - que reinou de 521 a 486 a C., criou uma eficiente organizao poltico-administrativa. A administrao foi fortemente centralizada. Em todo Imprio foram criadas 20 provncias chamadas satraprias, cada uma era governada por strapa, cujas aes era fiscalizadas por funcionrios reais denominados olhos e ouvidos do rei que contavam com exrcitos e podiam at mesmo depor os governantes provinciais. A unidade do Imprio foi consolidada por um eficiente sistema de estradas que ligavam as principais cidades das mais distantes regies. A mais importante era a Estrada Real 2500 Km. Dispondo de pontos de parada com guarnies, instalaes para pousada e para troca de cavalos a cada 20 Km. Alm do sistema de estradas, o imperador Dario I introduziu uma moeda nica, chamada drico e procurou estabelecer certa uniformidade de pesos e medidas.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

17

Obra importante no sistema de comunicao dos persas foi a reconstruo de um canal ligando o Mar Vermelho ao mar Mediterrneo. Esse canal havia sido construdo pelos egpcios tendo sido coberto pelas areias do deserto. Reconstrudo pelos persas, voltou a ser coberto pelas areias, sendo novamente reaberto com o nome de Canal do Suez, no ano de 1896 da nossa era. 9.

Vida Cultural

O maior legado da civilizao persa e a nica contribuio realmente original foi no plano religioso. O fundador da religio persa foi Zoroastro ou Zaratustra, que teria vivido no Ir por volta do sculo VII a C. Conhecida como Mazdesmo ou Zoroastrismo, a religio persa possua um carter dualista, isto , baseava-se em dois princpios contraditrios: Ormus-Mazda era o deus da luz e do bem. Ahrman, o deus das trevas e do mal. O dualismo religioso dos persas baseava-se, tambm, na crena do Juzo Final quando, ao cabo de 12 mil anos de existncia da terra, o bem triunfaria sobre o mal. O fim do mundo seria marcado pela vinda de um Messias, Saofhyant, concebido por uma virgem, pela ressurreio dos mortos e pelo julgamento final, quando os bons seriam recompensados com a vida eterna no paraso. Os princpios religiosos do Mazdesmo exerceram influncia sobre o Judasmo e, atravs deste, sobre o Cristianismo e o Islamismo. A doutrina de Zoroastro foi compilada por seus discpulos no livro dos persas Zens Avesta.

10. A queda do Imprio: As Guerras Mdicas


Em 490 a C. desencadearam-se as Guerras Mdicas, entre Grcia e Prsia. As derrotas militares sofridas contra os gregos assinalaram a queda do Imprio Persa. Naquele ano, a primeira tentativa de invaso da Grcia culminou com a derrota de Dario I na Batalha de Maratona. Em 480 a C, Xerxes, sucessor de Dario I, foi derrotado na Segunda Guerra Mdica, na Batalha de Salamina Em 479 a C.,na Terceira Guerra Mdica, os gregos impuseram uma derrota definitiva aos persas na Batalha de Platia. Em 334 a C., Alexandre Magno, frente das tropas greco-macednicas, invadiu a sia Menor venceu os persas na Batalha de Granico, iniciando a campanha do Oriente que culminou em 331 a C., com a vitria sobre Dario III na Batalha de Gaugamela e a conquista do Imprio Persa.

CRETENSES E MICNICOS

CRETA

Maior ilha do Mar Egeu ( onde desenvolveu-se uma das mais brilhantes civilizaes da Antigidade CRETENSE OU MINOICA OU AQUEANA ( do nome Minos, um rei lendrio; tambm chamada de aqueana referente aos aqueus, primeiro grupo indo-europeu a chegar na regio )

Creta tornou-se um ponto de encontro entre a Grcia e as Civilizaes do Crescente Frtil ( Egito e Mesopotmia principalmente) Expandindo-se pelo mar, criaram uma TALASSOCRACIA ( do grego TALASSOS = mar, oceano; CRACIA =

poder).
Fundaram um imprio comercial martimo, que deu origem a diversas colnias, entre as quais MICENAS, TIRINTO E

TRIA. Sendo Micenas a mais importante. Os habitantes de MICENAS entraram em contato com a ilha de Creta ( Civilizao bastante avanada). Do contato entre Micenas e Creta, desenvolveu-se a Civilizao CRETO-MICNICA, fruto da integrao das duas culturas, que por sua vez exerceu grande influncia dobre a CIVILIZAO GREGA.
Por volta de 1450 a.C., iniciou-se a decadncia da civilizao cretense, a qual acabou sendo conquistada pelos aqueus em 1400 a.C.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

18

CIVILIZAO GREGA A GEOGRAFIA


A Grcia Antiga pode ser dividida em 3 partes: Grcia Continental, Peninsular e Insular. Para entender a evoluo histrica da Grcia, devemos entender as dificuldades de comunicao terrestre e facilidade de comunicao martima. Devido presena marcante do mar e das montanhas, o territrio grego tem um aspecto fragmentado. Esta fragmentao geogrfica facilitou a fragmentao poltica da Grcia, isto , nunca houve um Estado grego unificado. Assim, o que chamamos de Grcia nada mais do que o conjunto de diversas cidades-Estado gregas, independentes umas das outras no que diz respeito ao governo, economia e ao social, pois cada uma delas era livre para adotar a forma de governo que lhe conviesse, bem como estabelecer a moeda, sendo muitas vezes rivais. A Grcia no era um estado ou imprio, e sim, uma civilizao, ou seja: uma unidade scio cultural ( religio, lngua e tradies comuns), tendo como cidades principais: 1. ESPARTA: Cidade-Estado de soldados e guerreiros. Governo oligrquico ATENAS: Cidade-Estado de comerciantes, polticos, filsofos e artistas. Governo democrtico TEBAS, CORINTO, MILETO

2.

3.

FASES HISTRICAS:

1. PERODO PR-HOMRICO Civilizao Cretense Invaso Indo-Europia Civilizao Micnica 2. PERODO HOMRICO Ilada e Odissia Genos, Frtrias e tribos Desagregao da Comunidade Gentlica 3. PERODO ARCAICO Esparta Regime oligrquico Atenas Regime Democrtico 4. PERODO CLSSICO Guerras Mdicas Sculo de Pricles Guerra do Peloponeso 5. PERODO HELENSTICO Domnio Macednio Alexandre Magno e o Helenismo

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

19

1. PERODO PR-HOMRICO OU GRCIA PRIMITIVA


Maior ilha do mar Egeu. Nesta ilha desenvolveu-se uma das mais brilhantes civilizaes da Antigidade: A CIVILIZAO CRETENSE OU MINICA (do nome de Minos, um rei lendrio). A vida deste povo estava ligada s atividades martimas. Creta tornou-se um ponto de encontro entre a Grcia e as Civilizaes do Crescente Frtil ( Egito e Mesopotmia, principalmente.) Expandindo-se pelo mar, criaram uma TALASSOCRACIA ( do grego TALASSOS = mar, oceano; e CRACIA = PODER ), fundando um imprio comercial martimo, que deu origem a diversas colnias, entre as quais MICENAS, TIRINTO e TRIA. Os grupos formadores do povo grego foram: Aqueus, Jnios, Elios e Drios

C R E T A

OS AQUEUS:
Primeiro grupo indo-europeu a chegar ( + ou 2000 a.C). Ocuparam as melhores terras e pastagens e fixaram-se no sul da Pennsula. Tornaram-se sedentrios e assimilaram costumes dos pelagios ou pelasgos ( povos mais antigos da Grcia ) Formaram ncleos urbanos: Micenas, Tirinto e Argos . Sendo Micenas a mais importante.

Os habitantes de MICENAS entraram em contato com a ilha de CRETA ( Civilizao bastante avanada ). Do contato entre Micenas e Creta, desenvolveu-se a Civilizao CRETO-MICNICA, fruto da integrao das duas culturas, que por sua vez exerceu grande influncia sobre a Civilizao grega.
Em 1400 a.C. os aqueus conquistaram a ilha de Creta e em 1200 a C. destruram a cidade de Tria, na sia Menor. A Guerra de Tria serviu de tema para a Ilada, poema pico de Homero e obra-prima da literatura grega.

JNIOS E ELIOS:
Chegaram por volta de 1700 a C. A integrao pacfica devido o desenvolvimento da civilizao Creto-Micnica. A disputa pelo domnio do mar Egeu levou luta entre Aqueus e Cretenses. Os dois sculos que se seguiram assinalaram o apogeu da Civilizao Micnica. Enquanto a Civilizao Micnica se expandia para a sia, chegaram os Drios.

OS DRIOS:
ltimo grupo a penetrar no territrio grego. Povo guerreiro, conhecedor de armas de ferro. Arrasaram as cidades gregas. Destruram grande parte da civilizao creto-micnica. Micenas ficou em runas. A populao fugiu e se espalhou. Muitos se retiraram para lugares afastados. Outros fugiram para o exterior: vrias colnias gregas surgiram na sia Menor e em outros lugares do Mediterrneo. Esse processo de disperso recebeu o nome de DISPORA: 1 Dispora Grega. Com a chegada dos Drios, comeou um novo perodo da Histria da Grcia: 1) a vida urbana desapareceu; 2) a populao regrediu e voltou a se organizar em pequenas comunidades ( GENOS )

2. PERODO HOMRICO

Este perodo tem por base duas obras: A ILIADA e a ODISSIA atribudas a Homero ( um Aedo, isto , poeta que repetia oralmente os poemas conhecidos pela tradio). Da o perodo ser chamado de Homrico. A ILIADA : Em linhas gerais, trata da destruio de Tria pelos gregos. Sua figura central Aquiles e sua clera contra Agamenon, que lhe roubou a escrava Briseida; aps este fato, Aquiles se negou a participar dos combates contra os troianos; porm, a morte de seu amigo Patroclo, fez Aquiles voltar aos combates. Outra parte importante da obra dedicada descrio do cavalo de madeira com o qual os gregos tomaram a cidade.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

20

A ODISSIA : Narra as viagens e o retorno de Ulisses em volta ao seu reino de taca. Estes poemas revelam a longa guerra contra a cidade de Tria e aspectos fundamentais da vida da Grcia micnica e ps-micnica cuja organizao baseava-se na Comunidade Gentlica.

2.1 - SISTEMA GENTLICO


Surgiu com a destruio da Civilizao Creto-micnica provocando a DISPORA INTERNA (origem dos genos) e a DISPORA EXTERNA ( a colonizao ). Aps o sec. XII a C os genos ( espcie de famlia muito grande ainda no decomposta em famlias menores: um tipo de cl) se tornou a clula bsica da sociedade grega.

Caracterstica dos Genos


Todos os descendentes de um mesmo antepassado viviam sob o mesmo teto. Veneravam o mesmo antepassado Os membros (gens) dos genos dependiam da unidade da famlia ( autarquia ) Gozavam da autonomia e possuam um chefe ( o pater-familia ) Sociedade igualitria , no existiam classes sociais. Propriedade coletiva: no era de ningum e era de todos ao mesmo tempo. No podia ser vendida, transferida ou dividida. O trabalho era realizado por todos em igualdade de condies. Quem recusasse trabalhar era expulso da famlia.

A desintegrao dos Genos. Deveu-se a dois fatores:


1. 2. O crescimento da populao no era acompanhado no mesmo ritmo pelo crescimento da produo; A diviso em pequenas famlias, causou o afrouxamento dos laos familiares. Os filhos mais novos e os bastardos comearam a protestar contra a vida difcil. Surgiu o individualismo que, em conseqncia, trouxe a necessidade de dividir a propriedade coletiva. A repartio dos bens comuns era realizada pelo chefe da comunidade, que beneficiava seus filhos mais prximos, em prejuzo dos parentes mais afastados. Por fim, a prpria terra ( bem principal) foi repartida. Com isso, a posse da terra, de coletiva passou para privada.

Conseqncia da desintegrao dos genos: No plano social:


Aumento das diferenas sociais Havia grandes proprietrios de terras frteis Pequenos proprietrios de terras pouco frteis e, Um grande nmero de indivduos que ficaram sem nada, formando uma camada de marginais e pedintes, que passaram a viver de esmolas

No plano poltico: O surgimento dos Euptridas: A desintegrao dos genos provocou a passagem do poder do pater-familias para os parentes mais prximos, os EUPTRIDAS ( FILHOS DO PAI OS BEM NASCIDOS) que passaram a ter todo poder poltico. Essa camada deu origem aristocracia grega, cuja riqueza fundamental era a terra.

3. PERODO ARCAICO

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

21

INTRODUO:
A Grcia Antiga ou Hlade ( expresso original utilizada pelos prprios gregos) nunca foi um Estado nico, com um governo centralizado. O que havia era um conjunto de diversas cidades-Estado independentes e, s vezes, rivais. Cada cidade tinha suas prprias leis, seu sistema de governo e seus costumes. O que unia as diversas cidades gregas eram fatores como: a mesma lngua ( apesar dos dialetos regionais), as mesmas crenas religiosas, a proximidade geogrfica. Um exemplo da unidade cultural da Grcia so os jogos olmpicos, dos quais participavam as diversas cidades-Estado. Nas cidades_Estado, o cidado grego foi conquistando direitos e contribuindo, individualmente, para a vida social. Livre para pensar e agir, sentia-se como membro da plis e no como um objeto que pudesse ser manobrado pelos governantes. De origem grega, a palavra poltica composta por dois termos: plis = cidade + thekne = tcnica, ofcio. A palavra poltico, tambm de origem grega, designava o cidado que participava dos destinos da plis. Logo, poltica tudo aquilo que se refere cidade e, conseqentemente, o que civil, urbano, pblico e social. Portanto, a principal caracterstica desse perodo foi o desenvolvimento das POLIS, ou Cidades-Estado. Principais Cidades-Estados: Atenas, Esparta, Mgara, Corinto, Argos e Mileto

3.1 - O desenvolvimento Urbano Das Frtrias as Plis


Os aristocratas j que no possuam mais a fora coletiva dos genos, comearam a unir-se em FRTRIAS ( reunio de euptridas pertencentes a antigos genos: irmandades, com a finalidade de se autoprotegerem. Eram corporaes de guerra que lutavam pelos interesses do grupo). Esse mesmo motivo levou as FRTRIAS a formarem as TRIBOS. Da reunio de vrias tribos surgiu os vilarejos ( cinesismo ). Assim, surgiu a organizao poltica tpica da Grcia Antiga; A CIDADE-ESTADO (PLIS)

3.2 - Caractersticas das Plis:


Acrpole: TEMPLO construdo numa elevao ( cidade alta ) Agora: PRAA CENTRAL onde se reuniam os habitantes da cidade Asty: MERCADO onde se realizavam as trocas inclusive de artesanatos No momento em que esse tipo de cidade se firmava na Grcia, ocorria a passagem da economia gentlica para a economia urbana. Portanto, a Plis contribuiu para a desintegrao da comunidade gentlica e para o surgimento do trabalho escravo.

3.3 - A Colonizao grega - A Segunda Dispora


Durante o perodo Homrico os territrios ocupados pelos gregos limitava-se a regio situada no sul da Pennsula Balcnica s ilhas do Mar Egeu e s costas da sia Menor (Grcia Asitica). Durante o perodo seguinte O ARCICO O PANORAMA GERAL MUDOU. Iniciou-se uma expanso que culminou com a ocupao e colonizao de longnquas reas na Bacia do Mediterrneo e do Mar Negro. Desenvolveu-se um intenso comrcio martimo entre a Grcia e as suas colnias. Essa expanso denominada: Segunda Dispora Grega.

Causas da Segunda Dispora:


o territrio da Grcia primitiva no dava mais condies de subsistncia devido o aumento da populao e o solo pobre e acidentado; A terra estava nas mos dos nobres que oprimiam o povo pobre; As lutas polticas obrigavam os marginalizados a buscar em outras regies condies de melhores sobrevivncia. Progresso da navegao Os colonos que se estabeleceram em novas terras passaram a produzir gneros agrcolas que as cidades gregas j no produziam mais, ao mesmo tempo que consumiam produtos excedentes da Grcia, principalmente vinho e azeite (intercmbio). O declnio do poderio fencio na sia facilitava a travessia dos mares

ESPARTA

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

22

Fundada pelos Drios, as terras foram distribudas entre seus guerreiros, que se tornaram uma oligarquia dominadora do poder poltico e religioso. Excluindo atividades mercantis. A explorao da terra realizou-se atravs dos GENOS ( exploraes familiares tpicas do Perodo Homrico) A propriedade dos lotes era coletiva, sob o regime patriarcal As terras melhores passavam a ser propriedade do Estado

3.4. Organizao Poltica ou a Constituio de Esparta Estabelecia:


A GRANDE RETRA ( Lei ) Estabelecia que o governo da cidade seria exercido por dois reis (DIARQUIA) pertencentes a famlias diferentes, governavam sem muitos poderes, conduziam o exrcito em tempo de guerra e tinha funes religiosas; por um CONSELHO (Gersia) por uma ASSEMBLIA ( pela ) e por 5 FOROS ( o verdadeiro poder ). O CONSELHO ( Gersia ) Conselho constitudo pelos dois reis e mais 28 gerontes (esparciatas = cidados espartanos) maiores de 60 anos ( Conselho dos Ancios ) . Tinha funes administrativas ( superviso ), legislativa (elaborao de projetos) e judiciria ( tribunal superior ) . Vigiavam os reis.

A ASSEMBLIA (pela) mais importante. Composta dos cidados (homoioi ou esparciatas ) maiores de 30 anos. Tinham a funo de eleger os Membros da Gersia ( exceto os reis ) e os membros dos Conselhos dos foros. Aprovava ou reprovava as propostas da Gersia. FOROS Em nmero de 5, compunham o Conselho de Administradores do Estado, eleitos com mandato de um ano ( com direito a reeleies ) formavam a SUPREMA CORTE. Cuidavam das leis, da educao, da vida pblica e dos atos dos reis. Devido o enorme poder dos foros, o regime poltico espartano caracterizava-se como OLIGARQUIAS ( oligos = poucos e arquia = poder )
Esta CONSTITUIO era atribuda a LICURGO ( mesmo quando feitas por outros legisladores ). Licurgo era associado ao deus Apolo, sendo adorado em Esparta, a divinizao de Licurgo dava a constituio um carter divino e imutvel. Isto, perpetuava a dominao poltica

3.5. A sociedade espartana:


Em Esparta no existia propriedade privada, tudo era coletivo. No havia mobilidade social. A sociedade espartana estava dividida em 3 (trs) classes: Os esparciatas, os periecos e os hilotas

Os Esparciatas ou Homoioi ( os iguais ):


Descendentes dos drios; promoviam permanente represso aos escravos. Classe dominante (aristocracia guerreira); eram proibidos de exercer o comrcio; no podiam vender suas terras Dedicavam-se ao servio militar

Os Periecos ( Perioikis ):
Habitantes da periferia: homens livres, sem cidadania isto : sem direitos polticos Eram proibidos a casar com esparciatas; eram os estrangeiros Dedicavam-se agricultura, ao comrcio e ao artesanato Serviam o exrcito em caso de grande necessidade

Os Hilotas ( Escravos ):
A maioria da populao de Esparta; produziam para os esparciatas Desprotegidos pela lei: servos, trabalhadores braais Suas condies eram das mais miserveis de toda a Grcia

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

23

Apesar do terror que os oprimia, promoveram vrias revoltas contra o poder.

3.6. A educao Espartana


Ao contrrio do que ocorreu em Atenas, a educao espartana dava prioridade a formao fsica e militar sobre o desenvolvimento do esprito e do intelecto. O indivduo era submetido aos interesses do Estado e lhe era incutido um cego amor ptria. Os cidados deviam viver para o Estado e no para a famlia ou para si mesmos. Deviam fazer a guerra contra os inimigos de Esparta e procriar filhos necessrios para fortalecer o exrcito. Isso explica a relativa liberdade sexual: at os emprstimos de esposas eram tolerados, desde que a finalidade fosse procriar filhos para o Estado. Assim que nascia, a criana era examinada pelos velhos, que decidiam sobre sua vida ou sua morte. Se fosse robusta, sem defeitos fsicos, a criana devia viver; se no, era lanada do alto do Monte ( Taigeto ), para que no transmitisse, mais tarde, sua inferioridade fsica A partir dos sete anos, as crianas de ambos os sexos passavam a receber uma educao militar, sob o controle do Estado, que dava educao cvica at os 12 anos. Aos 12 anos, os meninos os meninos eram mandados para o campo, onde deviam sustentar-se por conta prpria. Dormiam ao ar livre, sobre camas feitas de bambus que colhiam com as prprias mos, sem ferramentas. Tudo o que comiam era roubado. Aprendiam a roubar com destreza e habilidade, pois se fossem surpreendidos roubando eram espancados at a morte, no por causa do roubo, mas pela demonstrao de inabilidade. Aos 17 anos, os rapazes eram submetidos a uma prova de habilidade, a Kriptia ( brincadeira de esconde-esconde); na realidade, era o assassinato em massa de escravos pertencentes ao Estado. Aquele que passasse por esta prova tornavam-se maiores e recebiam um lote de terra. Em seguida passavam a viver como soldados no quartel, tomando apenas uma refeio por dia. Aos 30 anos os esparciatas no podiam se casar, apenas coabitar. Dos 30 anos em diante podiam participar da Assemblia, casar e deixar o cabelo crescer. Aos 60 anos se aposentar do exrcito e podiam tomar parte no Conselho dos Ancios. O Governo estimulava pratica do laconismo (falar pouco); da xenofobia (averso a estrangeiros) e a xenelasia (expulso de estrangeiros).

A T E N A S
Atenas Surgiu na tica, uma pennsula grega que se estende pelo Mar Egeu. Graas a essa localizao, Atenas escapou das grandes correntes invasoras, principalmente dos drios. Os povoadores da tica foram os aqueus, jnios e elios. Ao contrrio de Esparta, que se imobilizou no militarismo e no conservadorismo, Atenas conheceu todas as formas de governo: monarquia, aristocracia, oligarquia, tirania e democracia. Foram brilhantes, tambm, suas realizaes nas artes, letras, cincias e filosofia. O regime democrtico aliado ao desenvolvimento intelectual fizeram daquela cidadeestado a educadora de Hlade. Se todos os cidados participavam da democracia, nem todos em Atenas eram cidados . Os estrangeiros, as mulheres e os escravos estavam privados do direito da cidadania. Esta limitao fez de Atenas uma democracia escravista da qual participava apenas 10% de sua populao.

3.7. A sociedade Ateniense:


A sociedade ateniense era mais complexa e estava dividida em: euptridas, os georgois, os demiurgos, os metecos, os thetas e os escravos. OS EUPTRIDAS (bem nascidos): classe dominante, formada pela aristocracia, proprietrios das melhores terras, possuam direitos polticos para participar da democracia. representavam somente 10% da populao. OS GEORGOIS: pequenos agricultores de terras pouco frteis OS DEMIURGOS: artesos e comerciantes, trabalhadores livres. OS METECOS: os estrangeiros ( no tinham participao poltica, nem terras )

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha


24

OS THETAS: os despossudos, sem terras, os marginais OS ESCRAVOS: a maioria da populao. A economia Ateniense estava centrada na mo-de-obra escrava,sem nenhuma participao poltica.

3.8. As instituies polticas Ateniense:


Atenas pelo seu liberalismo e por estar organizada em classes sociais, evoluiu politicamente, passando por cinco formas de organizao poltica: a realeza, oligarquia-aristocrtica , a tirania e a democracia. A MONARQUIA HEREDITRIA Primeira forma de governo existente em Atenas. A autoridade poltica era exercida por um rei ( Basileu ) . Durante o perodo Arcaico a nobreza euptrida se fortaleceu e limitou o poder do Basileu, substituindo a realeza pelo Arcontado, que teve o apoio do Arepago OLIGARQUIA-ARISTOCRTICA forma de governo exercida por magistrados, chamados de ARCONTES. O governo passou a ser exercido por nove arcontes eleitos, anualmente, pelo Arepago ( Conselho aristocrtico formado pela nobreza euptrida ), os arcontes mais importantes eram: o arconte-basileu, encarregado do culto; o arconte epnimo, responsvel pela administrao; e o arconte-polemarco, comandante do exrcito.

3.6. A crise social e poltica em Atenas:

A participao de Atenas no movimento de colonizao ( 2 Dispora Grega ) provocou uma srie de transformaes na sociedade ateniense. O Intercmbio entre Atenas e suas colnias trouxe prosperidade para suas indstrias e seu comrcio martimo. Esta prosperidade enriqueceu a classe mdia de artesos e comerciantes, os demiurgos. Por outro lado, a importao de produtos agrcolas a preos baixos arruinou os georgois, cujas terras foram adquiridas pelos euptridas. A hipoteca sobre a terra, a escravido por dvidas e o aumento do desemprego gerou uma grave crise. Atenas foi envolvida em lutas internas entre os demos e os euptridas. O partido aristocrtico ( o da nobreza euptrida), recusava-se a fazer concesses ao povo. O partido popular, formado pelos demos, queria o fim da escravido por dvidas, a redistribuio da terra e a participao no governo de Atenas. Este crise social e poltica abriu caminho para o surgimento dos LEGISLADORES E TIRANOS ( Leonel Itaussu A. Mello e Luis Csar Amad Costa Histria Antiga e Medieval: pg 108; Editora Scipione: 1993)

OS LEGISLADORES Para amenizar a luta de classes, em 624 a C., Dracon fez as primeiras leis escritas em Atenas, acabando com as vendetas ( guerras entre famlias por vingana). As draconianas, eram leis rgidas e severas que criavam alguns direitos das classes mais baixas e garantiam, ainda mais, os direitos da aristocracia. Alguns crimes eram punidos com pena de morte. Porm, a agitao continuou, pois, as classes mais baixas no participavam do poder. Em 594 aC, Slon reformulava toda organizao de Atenas com novas leis:

No campo Social As reformas de Slon, aboliram a escravido por dvida ( seisachtia); devolveu as terras hipotecadas, aos seus antigos proprietrios, limitou os excessos da rigorosa lei de Drcon e limitou as terras que cada proprietrio devia possuir. No campo econmico Fez uma reforma monetria estabelecendo uma moeda padro e estabeleceu um sistema de pesos e medidas. Desenvolveu o comrcio e a indstria e proibiu a exportao de cereais. No campo poltico que suas reformas tiveram mais repercusso. Tentando diminuir o poder da aristocracia euptridas. Slon criou a TIMOCRACIA OU PLUTOCRACIA, isto , GOVERNO PROPORCIONAL A RIQUEZA. Assim, ele dividiu os cidados atenienses em quatro classes de acordo com a renda de cada um: Pentacosiomedmnos e Hipeis Eram os nicos que, alm de tomar parte em todas instituies , podiam participar do Arcontado, que tinha poder executivo; no exrcito, combatiam a cavalo e deviam responder pelas principais despesas com as embarcaes de guerra. Zeugitas Tinham acesso ao Conselho ( Bul), que preparava as leis a serem votadas na Assemblia , composta por 400 membros escolhidos na proporo de 100 por cada tribo da tica.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

25

Thetas classe inferior que no participava de nenhuma magistratura, mas apenas do Tribunal Popular ou Hili. Este Tribunal Popular deu origem ao atual Tribunal do Jri. tinham riquezas equivalente a 500 medimnos por ano; Pentacosiomedimnos Hipeis tinham riquezas equivalente a mais de 300 medimnos por ano; Zeugitas tinham riquezas equivalente a mais de 200 medimnos por ano; Thetas ou Thetes tinham riquezas equivalente a nais de 200 medimnos por ano.

Na Timocracia de Slon, o rgo supremo era a BUL ou CONSELHO DOS QUATROCENTOS ( que preparava as leis ). As reformas de Slon, no agradaram a nenhuma das classes sociais. As insatisfaes propiciaram o aparecimento dos TIRANOS.

A TIRANIA Na Grcia antiga, o termo tirano era usado para designar todo aquele que conquistasse o poder pela violncia. O primeiro tirano ateniense foi Psistrato, que subiu ao poder aps uma insurreio popular. Apoiado pelos demos, realizou uma reforma agrria e limitou os poderes da nobreza. Foi sucedido por seus filhos Hiparco e Hpias, que no prosseguiram as reformas e perderam o apoio popular. Os euptridas reagiram, mas, uma nova insurreio dos demos culminou com a ascenso de Clstenes ao governo de Atenas. Clstenes foi o pai da democracia ateniense uma vez que, completando as reformas iniciadas por Slon e ampliadas por Psistrato, implantou, em Atenas, o regime democrtico.

A DEMOCRACIA A palavra democracia tem sua origem em dois vocbulos gregos: demo = povo; kratos = poder. A democracia grega remonta do sculo V a.C., nos governos de Clistenes e Pricles. Clstenes reorganizou a populao, dividindo-a em dez tribos. Os membros das tribos vinham das trs regies da tica: litoral, plancie e montanha. Cada tribo enviava 50 representantes para a Bul, cujo nmero foi aumentando para 500 membros. Esses representantes exerciam o governo de Atenas por um ms, em forma de rodzio ( o ano ateniense era de 10 meses ). Todos os cidados atenienses participavam da assemblia popular, a eclsia. Clstenes criou tambm o ostracismo, medida de represso que consistia em exilar, por dez anos de Atenas, aqueles que conspirassem contra o regime democrtico. Na democracia ateniense s tinham direitos polticos apenas os cidados ( maiores de 21 anos ). Os estrangeiros, as mulheres e os escravos no possuam cidadania e estavam proibidos pelas leis atenienses de participar do regime democrtico. A democracia ateniense atingiu o apogeu durante o governo de Pricles.

4. PERODO CLSSICO
No sculo V a C., a vitria dos gregos sobre os persas nas Guerras Mdicas assinalou o apogeu da Grcia clssica. Atenas sob o governo de Pricles, tornou-se, nessa poca a Escola de Hlade . No sculo IV a C., o imperialismo ateniense chocou-se com o militarismo espartano e desencadeou a Guerra do Peloponeso, que provocou a decadncia da Grcia em 338 a C., sendo conquistada pela Macednia. 4.1. A Primeira Guerra Mdica: No incio do sculo V., a expanso dos persas pelo mar Egeu e a conquista das cidades gregas da sia Menor, passou a ameaar a independncia da Grcia, tornando inevitvel as Guerras Mdicas, entre Grcia e a Prsia. Em 500 a C., quando da Primeira Guerra Mdica, os persas invadiram a Grcia e foram derrotados pelos Atenienses na batalha de Maratona. 4.2. A Segunda Guerra Mdica: Em 480 a C., uma nova invaso da Grcia pelos persas desencadeou a Segunda Guerra Mdica. Em terra, destacou-se a resistncia espartana no desfiladeiro das Termpilas; no mar, a esquadra ateniense venceu os persas da batalha naval de Salamina, a mais importante Guerras Mdicas. Os persas retiraram-se da Grcia para a sia Menor onde foram, definitivamente, derrotados em 479 a C., na batalha de Platia. A vitria contra os persas preservou a independncia da Grcia, sua supremacia no mar Egeu e a libertao das cidades gregas da sia Menor. A principal conseqncia das Guerras Mdicas foi o apogeu econmico, poltico e cultural da Grcia clssica, assim como a decadncia do Imprio Persa.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

26

4.3. O apogeu de Atenas Sob o governo de Pricles, Atenas atingiu o apogeu. O comando da Liga dos Delos ( aliana martima das cidades gregas da sia Menor e das ilhas do mar Egeu contra os persas ) . A liderana de Atenas na Liga dos Delos converteu-a na mais poderosa cidade-estado grega. Sob a direo do partido democrtico. Atenas desenvolveu, ao mesmo tempo, uma poltica democrtica (dentro de Atenas) e imperialista ( externamente, procurando estender os domnios as demais cidades-estados) O sculo de Pricles: No governo de Pricles, a prosperidade econmica contribuiu para consolidar a democracia poltica e impulsionar o desenvolvimento intelectual de Atenas. A Eclsia, assemblia popular, tornou-se o principal rgo poltico da democracia ateniense. A doao do princpio de remunerao dos cargos pblicos aumentou a participao popular nos negcios do Estado. Atenas foi embelezada e o desemprego foi eliminado por meio da realizao de obras pblicas. A Escola de Hlade tornou-se o centro artstico, literrio, cientfico e filosfico do mundo grego. Por outro lado, a poltica imperialista, fez com que Atenas dominasse a esquadra e da administrao do tesouro da Liga dos Delos, transformando-a num instrumento de seus interesses econmicos, poltico e militares. Utilizando-se desse instrumento, Atenas procurava ampliar seu imprio martimo e estender sua supremacia a toda Grcia. 4.4. A Guerra do Peloponeso As rivalidades econmicas, polticas e culturais entre Atenas e Esparta agravaram-se aps as Guerras Mdicas. A poltica imperialista de Atenas, que comandava a Liga dos Delos ( que impunha a seus aliados o regime democrtico), chocou-se com os interesses de Esparta, que liderava a Liga do Peloponeso ( que defendia a aristocracia e o regime oligrquico). O conflito martimo-comercial entre Atenas e Corinto, cidade aliada de Esparta na Liga do Peloponeso foi a causa imediata dessa guerra. O choque entre as duas cidades-estados desencadeou a Guerra do Peloponeso, em 431 a C. Esta guerra destruiu internamente a Grcia. A derrota foi seguida pela dissoluo da Liga dos Delos e do Imprio Ateniense; sua democracia foi substituda por um regime oligarquico: O Governo dos 30 Tiranos. As principais conseqncias da Guerra do Peloponeso foram a substituio da supremacia ateniense pela espartana e o incio da decadncia da Grcia clssica, e, tambm, o enfraquecimento da Grcia, possibilitando mais tarde o domnio macednio

4.5. A Guerra entre Tebas e Esparta A supremacia de Atenas ocorrera na poca do apogeu da Grcia; a supremacia de Esparta se iniciou na fase de declnio da Grcia, destruda pela Guerra do Peloponeso. Esparta procurou instalar uma poltica , nas cidades gregas, atravs de um governo oligrquico, que acabou provocando a guerra com Tebas. Em 371 a C., o general Tebano Epaminondas venceu Esparta na batalha de Leutras. A supremacia de Esparta cedeu lugar de Tebas sobre a Grcia. Nessa poca, surgia ao norte da Grcia uma nova potncia: a Macednia. Enquanto lutas internas enfraqueciam a Grcia, o Imprio Macednio, fundado por Felipe II, se fortalecia atravs de uma poltica expansionista. Em 338 a C., as tropas macednicas venceram as cidades-estados gregas na batalha de Queronia, assinalando o nicio da supremacia da Macednia sobre a Grcia.

5. PERODO HELENISTICO
Domnio Macednio - A aliana que unira as cidades gregas contra os persas, no foi o suficientemente forte para desfazer o enfraquecimento das plis gregas. Isto porque, enquanto as cidades gregas digladiavam (combatiam) entre si, a Macednia, situada ao norte da Grcia, observava. Foram de pouca valia os discursos de Demstenes ( as Felpicas), que denunciava os planos de Felipe II e propunha a unio das cidades gregas contra o inimigo comum. Na batalha de Queronia, em 338 aC., Filipe venceu os gregos. Iniciava-se a supremacia da Macednia sobre a Grcia. Filipe II declarou guerra ao Imprio Persa. A unidade forada pela Macednia levou a Grcia realizao de uma antiga aspirao: a conquista de Prsia. O filho de Filipe II, Alexandre Magno, incumbiu-se da tarefa. Invadiu o Egito; fundou Alexandria e rumou para a Mesopotmia, chegando at India. Seu imprio, o mais vasto antes do romano demoronou aps a sua morte prematura aos 33 anos de idade.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

27

Helenismo Alexandre Magno fora aluno de Aristteles, que lhe incutira um profundo gosto pela cultura grega; formara tambm um conquistador diferente dos at ento conhecidos. O respeito pelas tradies dos derrotados e a manuteno de muitas de suas caractersticas permitiram um efeito monumental: a fuso da cultura grega oriental. Portanto, o helenismo ou cultura helenstica o casamento de duas civilizaes, ou seja: a fuso da cultura clssica grega com a cultura oriental do Imprio Persa. Essa fuso foi a conseqncia do processo de helenizao do Oriente, que deu origem a uma cultura greco-oriental. Uma das caractersticas do helenismo no campo das artes foram as manifestaes de maior realismo, sensualidade, luxo e grandiosidade, alm do forte impulso s cincias ( na astronomia heliocentrismo; na matemtica geometria plana; na fsica Arquimedes de Siracusa, flutuao dos corpos e formulou os princpios da alavanca; na geografia Eratstenes elaborou um mapa da superfcie terrestre e calculou (com pequena margem de erro), a curcunferncia da Terra.)

FILOSOFIA E CINCIAS

De toda a produo cultural do homem grego, a filosofia, sem dvida, a expresso de maior destaque. A filosofia surgiu durante a passagem do perodo arcaico para o clssico, como uma tentativa de superao tradio mitolgica predominante na Grcia Primitiva. Nesse contexto, os gregos entenderam a filosofia como um srio esforo para compreender o mundo e o homem. Como cultores da razo, elaboraram um saber racional autnomo, independente das tradies mtico-religiosas. A fundao da Escola de Mileto pelo pensador Tales, considerada como movimento precursor da filosofia grega. Juntamente com Anaxmenes e Anaximandro, Tales (considerado o Pai da Filosofia) lanou o pensamento materialista espontneo a filosofia da natureza pois, segundo ele, tudo da natureza deriva de um elemento bsico: a gua. Outra escola de destaque foi fundada por Pitgoras . Os pitagricos defendiam a existncia de uma ordem permanente e imutvel no mundo, sendo o nmero a essncia do universo, ou seja, todas as coisas poderiam ser traduzidas por uma expresso numrica. Desta forrma , contriburam muito para o desenvolvimento da Matemtica. Demcrito defendeu a teoria atomstica. Afirmava ele que a natureza era composta de partculas slidas e indivisveis, os tomos. A disposio e o movimento desses tomos ocasionavam a ocorrncia de fenmenos fsicos. Sua teoria representou um considervel avano para o desenvolvimento da Fsica e da Qumica. Neste mesmo perodo, os sofistas tambm se destacaram. O termo sofista significa partidrio da sabedoria, mas ganhou um sentido pejorativo, pois seus opositores (aristocratas) afirmavam que estes filsofos corrompiam a juventude com seus princpios democrticos. Na verdade, os filsofos de rua, como eram chamados os sofistas, percorriam as cidades fazendo discursos eloqentes e conferncia sobre diversos assuntos. Com esta prtica, os sofistas tornaram a educao especializada e profissional. Ensinavam aos jovens a arte de defender prs e os contras de todas as situaes, valendo-se de um pensamento lgico e racional em suas argumentaes. Seu maior expoente foi Protgoras que defendia: o homem a medida de todas as coisas. Scrates No deixou nada escrito. So sabemos seus ensinamentos atravs de seus discpulos, como Plato. Seus ensinamentos eram voltados para os valores morais. Com o princpio Conhece-te a ti mesmo, afirmava que a verdade est dentro de cada um. Seu mtodo de ensino era o dialogo. Acreditavam num s Deus, negava os outros deuses e por isso foi preso, sendo acusado de corromper a juventude grega. Foi forado a tomar um veneno, a cicuta. Plato Discpulo de Scrates e mestre de Aristteles. Analisou a questo social e achava que a riqueza deveria ser melhor distribuda entre os cidados. Sua obra principal foi a Repblica Aristteles - Pesquisador, dedicou-se a vrios assuntos: biologia, poltica, moral, lgica, psicologia, religio. Para ele havia um s deus, que era o motor eterno que move todas as coisas. Deus um ato puro, perfeio absoluta. Foi o criador da Lgica ( raciocnio, argumentao) . Gostava de passear ao redor do ptio perpatos do seu Liceu. Dessa prtica, criou-se o termo peripattico ( que est sempre em movimento). Da o seus sistema de pensamento ser conhecido como: Escola Peripattica. Sua obra principal foi a Poltica.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

28

ROMA
Povoamento e Origens
Norte Centro Sul Gauleses Etruscos e Italiotas (mbrios, Samnitas, quos, Sabinos e Latinos) Gregos (fundaram a Magna Grcia)

ORIGENS:
a) Segundo a Lenda: Rmulo e Remo foram atirados no rio Tibre a mandado do tio. Salvos por um pastor foram amamentados por uma loba e, quando adultos, fundaram Roma. Aps um conflito, Rmulo matou Remo e tornou-se o primeiro rei da cidade. b) Segundo a Histria: Roma foi fundada por Latinos e Sabinos ( Italiotas ) A Histria de Roma est dividida em e etapas Realeza ou Monarquia: 753 a 509 a.C Repblica: 509 a 27 a.C Imprio: 27 a.C a 395 d.C

Realeza ou Monarquia
Primeira forma de Governo adotada em Roma.
Funes do Rei: Juiz, Sumo Sacerdote e Comandante do Exrcito. Sua autoridade poltica era limitada: Era fiscalizado por um Conselho de Ancios, o Senado (rgo Consultivo), formado pela aristocracia patrcia.

Regime Econmico e Social: No perodo da Monarquia ou Realeza, encontramos os genos (ou gens) como clula fundamental da sociedade romana.
Segundo a tradio, o conjunto de dez genos formava uma Cria Romana: Cada Cria constitua uma organizao social com prticas religiosas prprias, com seus templos e sacerdotes;

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

29

Dez Crias reunidas formavam uma tribo, comandada por um chefe, com funes militares e religiosas

Instituies polticas Faziam parte deste perodo as seguintes instituies: o SENADO, a ASSEMBLIA CURIAL e o REI. O SENADO Conselho formado por velhos cidados, responsveis pela chefia dos genos. O termo senado vem do latim senex (velho).Os membros do Senado pertenciam a nobreza gentlica. As principais funes do Senado era propor leis novas e fiscalizar a ao do rei. ASSEMBLIA CURIAL Compunha-se de cidados agrupados em crias. Seus membros eram guerreiros em condies de servir o exrcito. Principais funes: aprovar e rejeitar as leis, aclamar e julgar o rei,em ltima estncia. REI Funes de chefia militar, religiosa e judicial, mas no tinha poderes absolutos, sendo fiscalizado pela Assemblia e pelo Senado. Segundo a lenda, Roma foi governada por
sete reis: os quatro primeiros, latinos e sabinos; os trs ltimos, etrucos.

A sociedade Romana na Monarquia:


Patrcios possuam o poder econmico e poltico. Classe dominante. Clientes Dependentes das famlias patrcias, seguiam o patrcio na poltica, na guerra e deles recebiam proteo. Plebeus No eram nobres. Homens livres. Estrangeiros Escravos Na monarquia no possuam grande peso, sendo seu nmero ainda pe queno.

Fim da Monarquia:
Os trs ltimos reis de Roma, segundo a lenda, foram Etruscos ( Tarqinio Prisco, Srvio Tlio e Tarqinio, o Soberbo). Estes reis governaram despoticamente, abolindo o Senado e marginalizando a nobreza patrcia. Em 509 a.C., Tarqunio, o Soberbo, ltimo rei de Roma, foi deposto por uma revoluo que expulsou os Etrucos, aboliu a Monarquia e implantou a Repblica. ( Alguns Historiadores afirmam que a deposio aproximao das camadas populares ). de Tarquinio aconteceu devido sua

As realizaes na Monarquia:
Construo de novas muralhas Saneamento de pntanos Criaram o Frum (onde o povo se reunia) Construram um grande Templo, o Capitlio A Cloaca Mxima, um sistema de esgoto

A REPBLICA
REPBLICA uma palavra de origem latina que significa coisa do povo. No entanto, a realidade foi diferente, pois com a passagem da Monarquia para a Repblica, os patrcios se tornaram a classe dominante, controlando as instituies polticas. Portanto, as instituies polticas durante a Repblica teve um carter essencialmente aristocrtico.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

30

As instituies polticas da Repblica:


1) Comcios ou Assemblias 2) Magistraturas 3) Senado

1) COMCIOS OU ASSEMBLIAS
Os comcios eram assemblias populares encarregadas de votar as leis e eleger os magistrados. Havia dois tipos de Comcios: os CENTURIAIS e os TRIBAIS. A ASSEMBLIA CENTURIATA (ou CENTURIAL), tornou-se a mais importante da Repblica. Consistia numa reunio do exrcito no Campo de Marte. Nos comcios centuriais, os cidados eram divididos, conforme sua riqueza, em cinco classes: Estas classes, subdividiam-se em centrias ( unidades militares do exrcito ). Os cidados mais pobres, devido sua pobreza, ficavam numa nica centria. Havia 193 centrias, cada qual com direito a um voto, como os patrcios possuam 98 centrias,

saam sempre vitoriosos nos comcios centuriais.


A Assemblia Centuriata elegia os Cnsules, os Pretores, os Censores e votava as leis. Nos comcios TRIBAIS ( ou TRIBUNCIA), os cidados eram agrupados em tribos, cada qual com direito a um voto. Os pobres formavam quatro tribos e os ricos 31, assegurando tambm aos patrcios a vitria nos comcios tribais.

2) AS MAGISTRATURAS
Os magistrados eram eleitos pelos Comcios ou Assemblias por um perodo de um ano. Exerciam o poder executivo. Em geral pertenciam classe dos patrcios. As principais magistraturas eram: OS CNSULES Era o principal magistrado e seu poder eqivalia ao dos antigos reis. Havia dois Cnsules, para que nenhum dos dois, isoladamente, monopolizasse poder. Suas funes eram: comandar o exrcito, convocar o Senado e presidir os cultos pblicos. PRETORES CENSORES cidados QUESTORES Administravam a justia. Juizes, o urbano, nas cidades e o peregrino fora da cidade. Cuidavam do recenseamento dos cidados, com base na sua riqueza. Vigiavam a conduta moral dos

Cobravam os impostos e administravam as finanas pblicas.

EDIS Respondiam por diversos aspectos da conservao pblica: policiamento, organizao das festas, manuteno dos edifcios pblicos. DITADOR Eram eleitos em casos excepecionais (caso de guerra), calamidade pblica, uma catstrofe da natureza, campanha militar desastrosa. TRIBUNO DA PLEBE reformas sociais. Esse magistrado surgiu em Roma como resultado das presses da plebe em favor de

3) O SENADO:
Era um Conselho formado por velhos cidados. O termo Senado vem do latim senex, que significa velho. Era o Conselho dos Ancios ou Assemblia dos Notveis. O mandato era vitalcio. Suas atribuies: decidir pelo comando recrutamento de tropas, autorizar as despesas, dirigir a poltica exterior, preparar as leis com os cnsules, administrar provncias, etc. Nas insgnias de guerra, nos edifcios pblicos e nos atos oficiais figuravam quatro letras sacramentais SPQR ( Senatus populusque romanus).

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

31

AS LUTAS ENTRE PATRCIOS E PLEBEUS

A Repblica caracterizou-se pela marginalizao poltica, discriminao social e desigualdade econmica, que afetava a plebe romana. O agravamento desta situao deflagrou, ainda no incio da Repblica, numa luta entre patrcio e plebeus, que levou aproximadamente 200 anos. 1) A REVOLTA DO MONTE SAGRADO:
A partir de 494 a.C, os plebeus abandonaram Roma, dirigindo-se ao Monte Alventino (considerado sagrado). Os plebeus sabiam que eram indispensveis ao exrcito romano. Esta atitude era um duro golpe para a estrutura militar romana. Para regressar a Roma, os plebeus fizeram exigncias aos patrcios: a criao da Magistratura de Tribuno da Plebe, o qual tinha o poder de veto sobre as aes que prejudicassem os plebeus.

2) A LEI DAS DOZE TBUAS


Em 450 a.C., os plebeus conquistaram igualdade jurdica. As leis que eram orais passaram a ser escrita. Essa legislao seria aplicada, indistintamente, para as duas classes. As leis foram gravadas em 12 placas de bronze. Esta lei a base do direito civil moderno

3) LEI CANULIA
Em 445 a.C., autorizava o casamento entre patrcios e plebeus, isto , a igualdade civil. Na prtica, s os plebeus ricos conseguiam casar-se com os patrcios.

4) LEI LICNIA-SEXTIA
Em 367 a.C., foi instaurada a igualdade poltica ao reconhecer aos plebeus o direito de eleger os representantes para as diversas magistraturas, inclusive a do Senado. Ps fim na escravido por dvida.

5) LEI OGLNIA Em 300 a.C., os plebeus conquistaram a igualdade religiosa, obtinham o direito aos cargos sacerdotais. 6) LEI HORTNCIA
Em 287 a.C., os patrcios aceitaram que as leis votadas pela plebe na sua assemblia tivessem validade em todo Estado: era a deciso da plebe ou plebiscito.

A CONQUISTA DA ITLIA

A despeito da luta entre patrcios e plebeus, os romanos realizaram entre 509 e 270 a.C., uma expanso interna que, atravs de guerras de conquista, culminou com o domnio de quase toda a Itlia, que dividiu-se em 3 fases: 1) a conquista da Etruria - centro

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

32

2) a conquista da Capnia - centro/sul 3) a conquista da Magna Grcia - sul


O norte continuou com os gauleses, que s se retiraram quando receberam um grande resgate. Aps a expanso interna e conquista da Itlia, os romanos iniciaram uma expanso externa que culminaria com o domnio do Mediterrneo.

AS GUERRAS PNICAS
Cartago (norte da frica) significava cidade nova e se originou de uma antiga colnia fundada pelos fencios, em 800 a.C. Os cartagineses eram chamados pelos romanos de pnicos, termo com que estes designavam os fencios. Cartago possua 250 mil habitantes e dominava a navegao e o comrcio no ocidente do Mediterrneo. Os interesses econmicos cartagineses foram afetados pela conquista do sul da Itlia pelos romanos. A rivalidade entre Roma e Cartago, pelo domnio da Siclia, foi a causa das Guerra Pnicas (264 a.c).

A Primeira Guerra Pnica ( 264 - 241 a.C )


Vencida pelos romanos, que dominaram as ilhas da Siclia, Crsega e Sardenha. Para compensar a perda das ilhas do Mediterrneo, em 237 a.C., o cartagins Amilcar Barca, realizou a conquista da Espanha.

A Segunda Guerra Pnica ( 218 - 202 a.C) Derrotado, Cartago dinamizou a explorao das minas da Espanha preparando-se para a desforra. Os romanos
tentaram evitar uma nova guerra ao enviarem uma embaixada a Cartago, com a finalidade de convencer os cartagineses a limitar suas influncias ao norte da Espanha. A iniciativa dos romanos no teve xito. As tropas de Anbal, em 218 a.C., conquistaram Sagunto, cidade espanhola aliada de Roma. Com um exrcito de 50 mil homens de infantaria, 10 mil de cavalaria e mais um contigente de elefantes avanou em direo ao norte da Itlia. Anbal venceu as legies romanas nas batalhas de Trbia, Tasmeno e Canas, porm, no atacou Roma, preferiu destruir as fontes de abastecimento dos romanos. * O contra-ataque romano. Os romanos contra-atacaram conquistando a Espanha e, depois, desembarcaram no norte da frica, em territrio cartagins. Anbal foi obrigado abandonar a Itlia e retornar a Cartago onde em 202 a.C., foi pelos romanos na batalha de Zama. Cartago, vencida, teve que pagar nova indenizao de guerra, entregar sua frota e ceder a Espanha Roma.

A Terceira Guerra Pnica ( 150 - 146 a.C )


Privada de seu imprio martimo, Cartago concentrou-se no cultivo de suas ricas terras. No demorou muito para que os produtos cartagineses fossem encontrados na prpria Itlia, fazendo concorrncia com os produtos italianos. O Senado Romano procurou um pretexto para arruinar Cartago. O pretexto chegou quando a Numdia investiu contra as terras de Cartago. A Terceira Guerra Pnica terminou com completa destruio de Cartago. O territrio cartagins foi transformado em provncia romana. Aps as Guerras Pnicas, Roma iniciou a expanso pelo Mediterrneo Oriental e, nos dois sculos seguintes, conquistou a Sria, o Egito e os reinos helensticos da Macednia. No fim do sculo I a.C., o Mediterrneo havia se transformado num lago romano.

Conseqncias da expanso romana


A conquista do Mediterrneo provocou, em Roma, grandes transformaes sociais e econmicas: As instituies polticas entraram em crise; Os prisioneiros de guerras se tornaram escravos. Isto transformou a economia livre num sistema escravista; Provocou a runa dos camponeses e a concentrao das terras nas mos da aristocracia; surgimento de uma grande massa de desempregados que migrou dos campos para as cidades A economia escravista gerou em Roma mais de 200 mil desempregados Houve a substituio da Repblica pelo Imprio.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

33

A conquista do Mediterrneo abriu novos mercados, desenvolvimento da manufatura e do comrcio. O resultado dessa prosperidade econmica foi a formao de uma nova classe de comerciantes e militares que ficaram ricos com as guerras: os homens novos ou cavaleiros . Essa nova classe possua reduzida participao poltica no regime republicano, cujos cargos eram controlados pela aristocracia.

Essas transformaes desencadearam em Roma lutas sociais que levaram a crise da Repblica. A sociedade romana dividiu-se em dois campos: 1) O partido popular
formado pelos homens novos e pela grande massa de desempregados que reivindicavam uma reforma agrria e maior participao nas instituies polticas republicanas. formado pelos grandes proprietrios rurais que no aceitavam reformas para no reduzir seus privilgios econmicos e polticos

2) O partido aristocrtico

As lutas entre esses dois partidos polticos, caracterizaram a fase de decadncia da Repblica Romana.

A CRISE DA REPBLICA: a) As reformas de Tibrio e Caio Graco (133-121 a.C) b) As ditaduras de Mrio e Sila (107 - 79 a.C)
Os irmos Tibrio e Caio Graco, tribunos da plebe, procuraram solucionar acrise da Repblica, atravs de realizaes que atendessem s reivindicaes dos desempregados e dos homens novos. A reao violenta da aristocracia impediu a concretizaoa dessas reformas.

A)

1. Tibrio Graco:
Eleito tribuno da plebe (133 a.C), conseguiu aprovao de uma lei agrria que limitava a extenso dos latifndios da nobreza e autorizava a distribuio de terras para os desempregados. Os grandes proprietrios rurais opuseram-se aplicao da lei agrria. Tibrio Graco, acusado de aspirar ao poder real, foi assassinado.

2. Caio Graco:
Eleito tribuno da plebe (123 a.C), retomou o projeto de reforma agrria. Conseguiu a aprovao da lei frumentria que obrigava o Estado a vender o trigo a baixo preo para os cidados mais pobres. As reformas propostas por Caio Graco esbarraram na oposio dos grandes proprietrios rurais. Suicidou-se em 121 a.C. O fracasso das reformas propostas por Tibrio e Caio Graco agravou mais a crise da Repblica mergulhou Roma numa sangrenta guerra civil, abrindo caminho para as ditaduras militares dos generaiss Mrio e Sila.

B)

1. O general Mrio:
Homem novo, ligado a classe dos cavaleiros e de grande prestgio entre as camadas populares, foi eleito para o cargo de cnsul. Transformou os soldados romanos em militares profissionais que lutavam mediante pagamento de salrio. Os cidados mais pobres e os desempregados entraram no exrcito. Com o apoio do exrcito, Mrio implantou em Roma uma ditadura. Reduziu a autoridade do Senado, restringiu os privilgios da aristocracia, realizou reformas populares e aumentou o poder dos cavaleiros.

2. O general Sila:
Com a morte de Mrio, o general Sila, aristocrata, apoiado pela nobreza e pelo Senado, proclamou-se ditador perptuo de Roma. Realizou uma violenta represso contra os cavaleiros e as camadas populares , restabelecendo os privilgios da aristocracia e restaurando a autoridade do Senado. A ditadura de Sila, que morreu em 79 a.C., contribuiu para agravar ainda mais a crise da Repblica.

O FIM DA REPBLICA ( 78-30 A.C)

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

34

No sculo I a.C., a rebelio de Sertrio, a insurreio de Esprtaco e a conjurao de Catilina aceleraram o fim da Repblica. O primeiro Triunvirato, a ditadura vitalcia de Csar e o Segundo Triunvirato, prenunciavam, por sua vez, o nascimento do Imprio Romano.

1. A Rebelio de Sertrio

Em 78 a.C., Sertrio, discpulo de Mrio, sublevou a Espanha contra o dominio romano. Esta rebelio durou seis anos e foi vencida pelo general Pompeu.

2. A Insurreio de Espartaco

Em 73 a.C., o gladiador Esprtaco rebelou-se no sul da Itlia. Formou um exrcito que chegou a possuir mais de 50 mil combatentes. Em dois anos de luta, a insurreio de Esprtaco derrotou cinco exrcitos romanos, dominou quase todo o sul da Itlia e abalou as estruturas da Repblica escravista. Em 66 a.C., Catilina, lder do partido popular, iniciou uma conspirao contra o Senado e a Repblica. A conjurao de Catilina possua um programa revolucionrio que pregava a anulao das dvidas, a proscrio da nobreza senatorial e a realizao de uma reforma agrria. Ccero, cnsul romano, denunciou ao Senado a conjurao de Catilina atravs de uma srie de discursos, as Catilinrias. A descoberta da conjurao obrigou Catilina a fugir de Roma, sendo morto, mais tarde, juntamente com trs mil partidrios na regio de Pistia. Em 60 a.C., o patrcio Jlio Csar, lder da plebe romana, o general Pompeu, vencedor da rebelio de Sertrio, e o ex-consul Crasso, o homem mais rico da poca, aliaram-se e com apoio do exrcito implantaram em Roma, o Primeiro Triunvirato. O poder foi dividido entre os trinviros. Coube a Csar o comando do exrcito da Glia, a Pompeu o exrcito da Glia. Csar invadiu a Itlia e ocupou Roma, obrigando Pompeu a fugir para a Grcia. Com a fuga de Pompeu, em 49 a.C., o poder em Roma concentrou-se nas mos de Csar.

3. A Conjurao de Catilina

4. O Primeiro Triunvirato

5. A ditadura vitalcia de Csar

Ao derrotar Pompeu, Csar apoiou a ascenso de Clepatra ao trono do Egito, transformando o Egito num protetorado de Roma. Incorporou os territrios orientais aos domnios romanos. Em 45 a.C., tornou-se ditador vitalcio. Em 44 a.C., uma conspirao do Senado culminou com o assassinato de Csar, sob a acusao de pretender substituir a Repblica pelo Imprio. Em 43 a.C., Marco Antnio, Otvio e Lpido, assumiram o poder e com o apoio do exrcito implantaram o Segundo Triunvirato. Otvio ficou com a Europa, Marco Antnio com a sia e Lpido com a frica. Aps uma luta entre os trinviros, Lpido foi afastado e o poder foi dividido entre Otvio, que ficou com o Ocidente e a Itlia, e Marco Antnio ficou com o Oriente e o Egito. Aps o suicdio de Marco Antnio e Clepatra ( 30 a.C.), Otvio conquistou o Egito, que foi transformado em provncia romana. Com a concentrao do poder nas mos de Otvio terminava a Repblica e comeava o Imprio.

6. O Segundo Triunvirato

O IMPRIO
A passagem da Repblica para o Imprio Romano, pode ser dividida em duas fases: O Alto Imprio e o Baixo Imprio: Alto Imprio Vai do sc. I ao II da Era Crist, assinalou o apogeu do Imprio Romano. Assinalou o declnio do Imprio e assinalou sua destruio pelas invases Baixo Imprio germnicas.

ALTO IMPRIO O Principado

A vitria de Otvio sobre Marco Antnio, assinalou a passagem da Repblica para o Imprio Romano. Durante o principado, misto de repblica e monarquia, Otvio concentrou todo o poder, tornando-se prncipe do Senado, Imperador do exrcito, tribuno da plebe, sumo-pontfice e Augusto ( como ficou conhecido desde ento). Augusto promoveu a aliana entre a nobreza e os cavaleiros, agrupando-os em duas ordens: senatorial e eqestre.

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

35

Dividiu, tambm, as provncias do imprio em dois grupos: senatoriais e imperiais. O principado de Augusto caracterizou-se pela prosperidade econmica, estabilidade poltico-social e desenvolvimento intelectual. A pax romana se estendeu em todo imprio, e o sculo I da Era Crist ficou conhecido na Histria como sculo de Augusto.

As Dinastias do Alto Imprio

Aps a morte de Augusto, sucederam-se as dinastias que governaram Roma durante ao Alto Imprio. A dinastia Jlio-Claudiana ( Tibrio, Calgula, Cludio e Nero ) estava ligada aristocracia patrcia romana. Nero incendiou a cidade de Roma e promoveu a primeira perseguio ao Cristianismo. A Dinastia Flvia ( Vespasiano, Tito e Domiciano) ascendeu ao poder atravs do exrcito, e estava ligada aos grandes comerciantes da Itlia central. Seus imperadores ficaram conhecidos como imperadores burgueses. A Dinastia Antonina ( Nerva, Trajano, Adriano, Antonino Pio, Marco Aurlio e Cmodo) ligava-se s famlias italianas estabelecidas na Espanha e Glia. O governo desta dinastia assinalou o apogeu do Imprio Romano. A Dinastia Severa ( Stimo Severo, Caracala, Heliogbalo e Severo Alexandre ) assinalou a transio do Alto para o Baixo Imprio. Em 212, Caracala promulgou um edito concedendo a cidadania romana para todos os homens livres do imprio.

Surgimento e expanso do Cristianismo

No incio do Alto Imprio, surgiu na Palestina uma dissidncia religiosa do Judasmo, que deu origem a uma nova religio monotesta: o Cristianismo. Essa nova religio acreditava ser Jesus Cristo, nascido no principado de Augusto e crucificado no reinado de Tibrio, o Messias anunciado pelos profetas. Aps a morte de Cristo, seus discipulos, os apstolos, iniciaram a difuso do Cristianismo pelo mundo romano. As perseguies ao Cristianismo deveram-se, entre outros fatores, recusa dos cristos em reconhecerem os deuses romanos e sua rejeio ao culto imperial. As perseguies, ao invs de enfraquecer, fortaleceram o Cristianismo, que se difundiu, inclusive, entre setores das camadas dominantes da sociedade romana. Em 313, Constantino publicou o Edito de Milo, concedendo liberdade de culto aos cristos. Em 323, o Conclio de Nicia definiu a doutrina oficial da Igreja ( Credo ). Em 391, Teodsio transformou o Cristianismo na religio de Estado do Imprio Romano. Ao longo desse processo, foram feitas a centralizao da autoridade religiosa e a hierarquizao da Igreja. A centralizao do poder culminou com o fortalecimento da autoridade do papa, bispo de Roma e sucessor do apstolo Pedro. BAIXO IMPRIO O Baixo Imprio, marcou o fim da Dinastia Severa, em 325, o imprio foi mergulhado numa fase de anarquia militar (interveno do exrcito nas lutas sucessrias) que s se encerrou em 284, com a ascenso de Diocleciano. A crise do sculo III foi, ao mesmo tempo, econmica, financeira, social e poltica. No plano econmico, ocorreu a crise do escravismo e sua gradual substituio pelo sistema de colonato, assim como a decadncia do comrcio e da indstria e a regresso da economia a nveis de troca direta. No plano financeiro, a desvalorizao da moeda, a alta dos preos e um violento processo inflacionrio. No plano social, as cidades se despovoaram e as populaes urbanas foram para as grandes propriedades rurais, as vilas. No plano poltico, as sucessivas intervenes do exrcito nas lutas pelo poder destruram a coeso poltico-militar do imprio. Nessa poca, aumentaram as presses externas dos brbaros sobre as fronteiras do imprio nos rios Reno, Danbio e Eufrates. O fim do Imprio Romano

Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha

36

No governo da Dinastia Ilria, foram realizadas reformas, com o objetivo de restaurar o antigo poderio romano. Diocleciano implantou a tetrarquia (governo de quatro) e o imprio passou a ser dirigido por dois augustos e dois csares. Constantino promulgou o Edito de Milo, concedendo liberdade religiosa aos cristos, e fundou a cidade de Constantinopla, a nova capital do Imprio Romano. Teodsio oficializou o Cristianismo e realizou a ltima diviso do Imprio Romano ( Imprio do Oriente e Imprio do Ocidente). No sculo V, comeou a grande invaso germnica do Imprio Romano. O Imprio do Oriente sobreviveu s invases e na Idade Mdia transformou-se no Imprio Bizantino. O Imprio do Ocidente foi destrudo pelas invases e deu origem aos Reinos Brbaros ( ostrogodos na Itlia; francos, na Glia; anglos e saxes, na Inglaterra; visigodos, na Espanha e vndalos, na frica). Com a destruio do Imprio Romano, em 476, terminou a Idade Antiga e comea a Idade Mdia. O legado cultural dos Romanos

O principal legado cultural de Roma para o Ocidente baseou-se em trs contribuies; O Direito Romano, a literatura e a lingua latinas e o Cristianismo. O Direito Romano, originado da Lei das 12 Tbuas, dividia-se em trs ramos: o jus civile ( direito civil ), o jus gentium (direito das gentes) e o jus naturale (direito natural).

You might also like