You are on page 1of 10

LITERATURA INFANTIL: INSTRUMENTO EDUCACIONAL

Ana Paula Cantarelli1 Evandra Oliveira Cardoso2 Ronan Simioni3

Resumo O presente trabalho teve como objetivo realizar pesquisa de campo sobre a importncia da literatura no desenvolvimento infantil. Buscou-se aprofundar os conhecimentos sobre a importncia da literatura na aprendizagem e no emocional da criana, tendo em vista a sua alta empregabilidade no meio escolar. Utilizou-se como mtodo o descritivo exploratrio atravs do conhecimento direto da realidade, onde os professores sujeitos da pesquisa forneceram as informaes atravs de entrevistas semi-estruturadas. A anlise dos dados foi feita por categorizao, onde foram extrados das falas dos professores os pensamentos principais e que mais se repetiram durante as entrevistas. A partir da, foi discutido com os autores que escrevem sobre a temtica. Concluiu-se com a prtica da pesquisa e segundo alguns autores citados ao longo do trabalho, que os professores consideram que a literatura infantil contribui na facilitao da aprendizagem escolar alm de ser uma forma de trabalhar com crianas a realidade atravs do simbolismo, onde a criana se identifica com as estrias por sentir a prpria personificao de seus problemas infantis nos personagens das estrias. A criana inconscientemente supera seus medos expressando seus conflitos emocionais mais facilmente. Palavras-Chave: Literatura Infantil, Aprendizagem, Emocional, Escola, Professores. Este trabalho um estudo sobre a literatura infantil, tendo em vista que as pesquisas sobre o tema apontam para um aumento considervel do seu desenvolvimento no meio escolar, e tambm na rea da Psicologia Escolar. Sabe-se que toda criana precisa ser estimulada, e , nesse contexto, que se torna relevante para o desenvolvimento global da criana um ambiente o menos restritivo possvel, onde haja uma srie de estmulos que facilitem a apropriao do conhecimento. A criana, devido aos seus aspectos comportamentais afetivos e cognitivos, est predisposta realizao de atividades relacionadas imaginao, pois precisa de fatores externos como modelos para construir e organizar seu pensamento. O livro infantil, sendo adequadamente escolhido, favorecer a aprendizagem, a organizao do pensamento e estimular o imaginrio e a fantasia que fazem parte do universo da criana, assim como de qualquer ser humano.

1 2

UFSM UCB 3 UNIFRA

Desse modo, acredita-se que, a partir do entusiasmo que a criana alimenta pela literatura, surgir o seu interesse para aprender o cdigo escrito, o qual passar a possuir significado para ela, desenvolvendo suas potencialidades para criar e expor suas idias. Para Bettelheim (1980), todos os problemas e ansiedades infantis, como a necessidade do amor, do medo e do desamparo, da rejeio e da morte, so colocados nos contos em lugares fora do tempo e do espao, mas muito reais para crianas. A soluo, geralmente encontrada na histria, quase sempre leva a um final feliz, indica a forma de se construir um relacionamento satisfatrio com as pessoas com as quais convive. Segundo esse autor, a atividade ldica para a criana um dos meios principais de expresso. Possibilita-lhe a investigao e a aprendizagem sobre as pessoas e as coisas do mundo, ao favorecer-lhe o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, assim como a simbolizao do mundo interior de pensamentos e afetos, pois, por meio da imaginao, a criana pode dar vazo a seus desejos, conflitos e vivncias mais ntimas. Com esta pesquisa, objetivou-se identificar qual a percepo que os professores tm a respeito da utilizao da literatura infantil na facilitao do processo de aprendizagem, assim como nas dificuldades da leitura e escrita, alm de observar como a literatura infantil trabalhada em um contexto de interdisciplinaridade entre as matrias escolares, e quais as tcnicas e critrios utilizados pelos professores na escolha do livro infantil a ser trabalhado com os alunos. Assim, procurou-se, com este estudo, contribuir com os educadores a respeito do significado da literatura infantil para a formao do educando, principalmente no que tange a facilitao da sua aprendizagem. A literatura infantil tem por tarefa, na sociedade em transformao, servir como agente de formao, seja no espontneo convvio do leitor com o livro, seja no dilogo ou nas atividades literrias pela escola.
A literatura infantil, nesta medida, levada a realizar sua funo formadora, que no se confunde com uma misso pedaggica. Com efeito, ela d conta de uma tarefa a que est voltada toda a cultura - a de conhecimento do mundo e do ser (ZILBERMAN & LAJOLO, 1985, p.25).

A escola de suma importncia para a literatura infantil, porque o agente ideal para a formao cultural do indivduo. Ela o espao privilegiado onde devero ser lanados desafios que abriro caminhos na mente humana rumo aprendizagem. O estudo literrio transmitido na escola , de maneira geral, e em comparao com qualquer outro, o

mais completo no estmulo do exerccio da mente, na percepo do real, na conscincia do mundo, no prprio estudo e conhecimento da lngua e expresso verbal. O professor que trabalha com literatura infantil deve ter em mente o seu papel de estimulador, orientador e mediador entre o aluno (que um ser em formao) e a literatura que ser o meio de acesso para o conhecimento e o mundo da cultura, que caracteriza a sociedade em que vive. O educador deve estar consciente de que a criana um aprendiz e busca, na sua interao com o mundo, internalizar sua cultura, ora por repetio da tradio familiar, ora pelos valores e ideais impostos pela sociedade. neste contexto que se firma o lugar que a escola representa na concepo de literatura.
A justificativa que legitima o uso do livro na escola nasce, pois, de um lado, da relao que estabelece com seu leitor, convertendo-o num ser crtico perante sua circunstncia: e, de outro, do papel transformador que pode exercer dentro do ensino, trazendo-o para a realidade do estudante (ZILBERMAN & LAJOLO, 1985, p.25).

A literatura nunca pode ser reduzida apenas ao fenmeno de linguagem, pois este no se encontra isolado. resultante de uma experincia social e cultural.
A formao escolar do leitor passa pelo crivo da cultura em que esta se enquadra. Se a escola no efetua o vnculo entre a cultura grupal ou de classe e o texto a ser lido, o aluno no se reconhece na obra, porque a realidade representada no lhe diz respeito (AGUIAR, 1989, p. 16).

Dentro de um contexto educacional, a literatura infantil deve ser colocada a partir da experincia socioeconmica e cultural de cada indivduo, levando em considerao sua condio de ser humano, a qual j, por natureza, muito rica. Para que a literatura infantil consiga de fato trazer benefcios para o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem do aluno, necessrio, entre outros fatores, que o professor faa a correta adequao do livro s necessidades e interesses da criana, de acordo com a etapa do desenvolvimento em que se encontra. O indivduo compreende o texto, a literatura de um livro, de acordo com o seu contexto social, quer dizer, as influncias que recebeu do seu ambiente sociocultural e de acordo com o seu nvel de desenvolvimento cognitivo. Entretanto, conforme prova a psicologia experimental, a natureza e a seqncia de cada estgio de desenvolvimento so iguais para todos. O que pode variar o ritmo, o

tempo que determinado indivduo precisa para superar uma fase. Assim, a incluso da criana em determinada categoria literria depende, no apenas de sua faixa etria, mas principalmente da sua inter-relao sociocultural, do seu nvel de amadurecimento biopsquico - afetivo e intelectual. Por isso, de suma importncia o conhecimento do professor a respeito do desenvolvimento infantil, do material didtico-literrio e da metodologia de trabalho que melhor se destina s necessidades de cada criana, sendo ela portadora de deficincia mental ou no. De que adianta um professor adquirir vrios meios didticos, como mtodos e tcnicas, e no aplic-los ou no ter competncia suficiente para adequ-los ao nvel de seus alunos? Os meios didticos so muito importantes, desde que o professor saiba us-los da melhor forma possvel, atingindo as necessidades, interesses e dificuldades dos alunos. O professor deve estar em constante sintonia com as transformaes do momento e atualizar seus conhecimentos, sua conscincia de mundo, como de literatura. Deve ser um leitor atento realidade social e saber o seu lugar dentro desse processo de transformao por que vem passando a educao. Contudo, pode-se dizer que a escola tem como objetivo principal contribuir para a formao de indivduos conscientes, em busca da sua auto-realizao durante sua existncia. O primeiro contato com a histria infantil um caminho aberto para novas descobertas e o incio da aprendizagem tanto para a criana, como para o educador / terapeuta que o acompanha. O ato de ouvir histrias possibilita criana um contato direto com o mundo da fantasia, com o imaginrio, atravs do qual ela poder extravasar emoes importantes como a tristeza, a raiva, a irritao, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurana, a tranqilidade e tantas outras que a narrativa promover por intermdio dos personagens e sua vivncia, sua personificao pelo ouvinte. Este ir se colocar no lugar do personagem com que melhor se identificar. Os personagens, geralmente, possuem caractersticas reais e ou idealistas, que, com facilidade, levam a criana a pensar no universo do texto. Para contar uma histria, necessrio estar preparado, familiarizado com as palavras, com a sonoridade das frases, dos nomes, com o acerto das rimas, enfim com todo o jogo de palavras que o texto apresenta. No se faz isto de qualquer jeito, escolhendo o primeiro livro que aparecer pela frente, iniciando uma leitura descontnua, com pausas mal colocadas, e pior ainda,: sem nem ao menos saber o contedo da histria, as relaes entre os personagens, o que ela tenta passar ao leitor. Essa uma conduta lastimvel. Denota

desrespeito para com a criana que, certamente, perder o interesse pela histria. Dessa maneira, ao invs de estar contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo-afetivo e criativo, estar desestimulando o pequeno ouvinte. fundamental para o bom xito de uma narrativa que o narrador tenha conhecimento do seu papel para transmitir a emoo verdadeira do livro, aquela que j foi vivida por ele prprio no seu primeiro contato com a histria, e que, por isso, chega ao ouvinte. O narrador tem que inspirar confiana, motivar a ateno, despertar admirao e, sobretudo, conhecer o pblico a que se destina a histria. E, para que isso ocorra, deve haver um clima de envolvimento, de encantamento por parte do leitor.
Um clima socioafetivo tranqilo e encorajador, livre de tenses e imposies, fundamental para que o aluno possa interagir de forma confiante com o meio, saciando sua curiosidade, descobrindo coisas inventando, construindo, enfim, seu conhecimento (FERREIRA, 1993, p.80).

O professor ou adulto que se destina a contar uma histria precisa saber dar as pausas no tempo exato, respeitando o imaginrio de cada criana na construo do seu cenrio interior. Outro fator importante para a fantasia da criana so os espaos abertos no texto, que provocam, no ouvinte, os episdios e tomada de uma posio.
O livro da criana que ainda no l a histria contada. E ela (ou pode ser) ampliadora de referenciais, postura colocada, inquietude provocada, emoes deflagradas, suspense a ser resolvido, torcida desenfreada, saudades sentidas, lembranas ressuscitadas [...] as mil maravilhas mais que uma boa histria provoca [...] (desde que seja boa) (ABRAMOVICH, 1993, p. 24).

A conversa com a turma, antes de iniciar a contar uma histria, fundamental e pode evitar futuras interrupes mediante a identificao do ouvinte com determinado personagem que possua algo em comum como ouvinte. A clareza e a boa dico so essenciais para a assimilao do ouvinte, aos termos da linguagem. O domnio e conhecimento da literatura infantil, junto com as noes bsicas da psicologia evolutiva da criana, so fundamentais para a total integrao do texto com o ouvinte. Outro fator relevante para o xito da narrativa conhecer o pblico e o local onde ser contada a histria, pois o pblico infantil disputa o melhor lugar e o que ficar mais prximo do narrador. No entanto, importante salientar novamente que, para evitar transtornos durante a narrativa, necessria uma boa arrumao, de preferncia em semicrculos, de forma descontrada, proporcionando um amplo campo visual aos alunos. O cuidado com o local e disposio adequada das crianas ir facilitar a concentrao e, conseqentemente, a sua assimilao da histria.

Quanto durao da narrativa, isto depende da faixa etria dos ouvintes. Coelho (1986) aconselha cinco a dez minutos para os pequeninos, de quinze a trinta minutos para os maiores. No entanto, isso varia de acordo com a criana e seu interesse, ficando sob deciso do narrador, baseado no conhecimento da estrutura do texto. Geralmente, quando as crianas ouvem uma histria e gostam dela ficam vontade de ouvi-la novamente e, dependendo das circunstncias, esse prazer pode ser renovado. Repetir a mesma histria em alguns dias permite s crianas apreciarem melhor o seu enredo e vivenciarem mais intensamente a trama. As interrupes variam, podendo resultar de algo despertado pelo enredo ou simplesmente uma forma de chamar a ateno. Segundo Coelho (1986), em nenhum momento o narrador deve interromper a histria se for algo condizente com a narrativa, confirma-se com algum gesto ou sorriso. Porm, se for apenas um modo de aparecer, a melhor soluo , segundo ela, olhar fixamente na direo do aluno que interrompeu. Aps concluir a narrao, importante dar oportunidade para que eles perguntem o que desejam saber. A atitude do professor nessas situaes vai depender do seu conhecimento, calma e tranqilidade, pois as crianas que interrompem, as inquietas e consideradas com problemas de conduta, so as que mais necessitam ouvir histrias. A conversa, aps a narrativa, indubitavelmente muito importante, tanto para o aluno quanto para o professor. Durante a histria, a criana teve tempo de vivenciar com os personagens todas as emoes, os conflitos e as fantasias que a trama provocou. Tudo isto assimilado aos seus esquemas mentais, sua prpria vida, podendo servir de auxlio na resoluo de problemas interiores relacionados sua realidade. Portanto, podemos dizer que a histria no termina quando acaba de ser contada. Ela deixa, na mente de seus ouvintes, uma nova histria que precisa prosseguir, pois o resultado da sua viso sobre a narrativa, de suas reflexes, confuses, suas necessidades de expressar os sentimentos, opinar e, at mesmo, perceber fatos novos que lhes passaram despercebidos. Sabemos que a literatura infantil bem mais do que mero entretenimento ou diverso. Ela est intimamente ligada aos valores sociais e culturais da poca. Por isso, vrios profissionais de diferentes vertentes do conhecimento humano tentam, atravs da sua anlise, encontrar subsdios para os fenmenos de maturao por que vem passando o mundo. Porm, importante ressaltar que esses profissionais no esto interessados na literatura em si, como um fenmeno literrio, mas como um veculo de idias, muitas vezes utilizado dentro do contexto escolar no repasse de ideologias.

O aparelho escolar, ao desempenhar sua funo de inculcao da ideologia dominante, submete a clientela tanto da classe dominante, como, tambm, e principalmente, da classe dominada, a uma viso de mundo em que a estruturao da sociedade em classes e a explorao de uma pela outra se tornam naturais (DEIRO, 1978, p. 26).

Portanto, necessrio saber distinguir esta anlise da literatura feita por profissionais de outras reas, com a verdadeira crtica literria que se almeja, mas que ainda no surgiu. A crtica leitura existente chama a ateno de autores de livros infantis pela linguagem rspida e de acusao da imprensa que, ao invs de servir de orientao aos trabalhos literrios, vai desestimulando as novas produes. Contudo, permanece a necessidade de saber se os livros que esto aparecendo so bons ou ruins. Se as obras atuais esto representando valores literrios ou de violncia simblica que, segundo Maria de Lourdes Deir:
[...] reside no fato de ser veicular, por meio do aparelho escolar e principalmente, na rede de ensino de primeiro grau oficial, onde a maioria da clientela pertence classe proletariado, uma viso de mundo de classe dominante, como sendo a nica verdadeira. Sugerindo, ainda que outras vises de mundo so inferiores, anticulturais (DEIRO,1978, p. 27).

O crtico literrio certamente no uma pessoa que sabe tudo, mas sua tarefa deve ser a da reflexo e, baseado na sua experincia e conhecimento literrio, questione o que lhe parece certo ou errado, dentro de evidentes critrios de anlise. Ao analisar um texto, o crtico literrio deve procurar todas as possveis relaes entre a escrita e o universo em torno dela. Tambm so relevantes as relaes entre a obra e o seu momento e as necessidades socioculturais da poca, se iro inovar e enriquecer a literatura. O valor literrio ser dado pela harmonia entre a conscincia-de-mundo, transmitida pela obra, e a natureza do discurso literrio, isto , a linguagem que d vida e criatividade ao texto. O valor de uso estar nos valores por ela evocados e manifestos que permite a identificao da criana e o fornecimento de dados necessrios ao conhecimento de sua vida pessoal. O presente estudo abordou uma pesquisa descritiva e exploratria. Para Minayo (2000, p.52), esta pesquisa busca conhecer as diversas situaes e relaes que ocorrem na vida social, poltica, econmica e demais aspectos do comportamento humano, tanto do indivduo, como de grupos e comunidades mais complexas.Esta pesquisa no apenas apresenta informaes, mas fornece sugestes que podem originar novas pesquisas. De acordo com Gil (2002), a principal vantagem da pesquisa descritiva e exploratria o conhecimento direto da realidade, pois a prpria pessoa fornece as

informaes. Assim, o nmero de participantes da amostra depender do momento em que os achados da pesquisa estiverem saturados, ou seja, quando as respostas se tornarem bastante repetitivas e no surgirem novas idias para discusso. A determinao do nmero de entrevistas no pode ser feita a priori. O procedimento mais adequado para esse fim consiste no adicionamento progressivo de novas entrevistas, at o momento em que se alcance a saturao terica, isto , quando o surgimento de novas observaes no conduz a um aumento significativo de informaes. Portanto, segue-se o critrio de saturao, quando os dados coletados no so mais recentes (GIL, 2002; MARCONI E LAKATOS, 2003). A anlise dos dados foi feita por categorizao. Foram extrados das falas os pensamentos principais e que mais se repetiram durante as entrevistas. A partir da, foi feito o levantamento terico sobre a temtica. Fizeram parte da amostra seis professores adultos de ambos os sexos e que esto trabalhando em escolas localizadas na cidade de Santa Maria-RS. O instrumento de coleta de dados constou de uma entrevista semi-estruturada, contendo seis questes. Na entrevista semi-estruturada, possvel coletar grande quantidade de informaes verbais ou no verbais, pois podem ser evidenciados por esta tcnica de entrevista a disponibilidade, fidedignidade e interesse do participante em contribuir com a pesquisa (MARCONI E LAKATOS, 2003). Percebeu-se, atravs dos relatos dos educadores sobre suas experincias com os alunos, que, ao contarem as histrias, tambm aprendem, criam, sonham, imaginam por meio de suas leituras e recordaes junto com os alunos. Constatou-se que os participantes desta pesquisa utilizam-se da literatura infantil em sala de aula e a vem como contribuio para melhor elaborao de conflitos emocionais da criana, desenvolvimento da criatividade e imaginao, salientando a importncia do carter ldico da literatura infantil para aprendizagem e desenvolvimento da criana. As concluses permitiram discutir quatro categorias: Categoria da Elaborao de Conflito Emocional,. Categoria da Aprendizagem e utilizao dos Contos de Fada em Sala de Aula, Categoria do Ldico, Categoria da Criatividade e Imaginao. Sobre a categoria elaborao dos conflitos emocionais, constatou-se que a criana, atravs da literatura infantil, pode expressar seus sentimentos e angstias se identificando com os personagens das histrias, como tambm organizar suas vivncias nos mais diferentes nveis. um momento no qual a criana se permite ser ela mesma, isto importante, pois

assim ela mesma pode orientar o seu mundo e sentir-se segura para expressar o que passa consigo, em seu mundo interior. Sobre a categoria aprendizagem e utilizao dos contos de fada em sala de aula, observou-se que a fantasia dos contos de fada ajuda a formar a personalidade, sendo, portanto, indispensvel ao aprendizado.O aluno aumenta seu repertrio de conhecimento sobre o mundo e transfere para os personagens seus principais dramas, facilitando seu bem-estar psquico, alm de desenvolver o gosto pela leitura e, conseqentemente, da aprendizagem. Sobre a categoria ldica, criatividade e imaginao, verificou-se que a criana utiliza a brincadeira como forma de linguagem para expressar sentimentos que no saberia demonstrar em algumas ocasies somente por meio da fala. A brincadeira bem mais importante do que os adultos acreditam, alm de ser essencial para o desenvolvimento fsico, mental e social, permite que ela experimente seu mundo, descobrindo mais sobre ele. Como refere Coelho (2000), a literatura infantil possibilita que as crianas consigam redigir melhor, desenvolvendo sua criatividade, pois o ato de ler e o ato de escrever esto intimamente ligados. Nesse sentido, a literatura infantil , antes de tudo, literatura, ou melhor, arte: fenmeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, atravs da palavra. Funde os sonhos e a vida prtica, o imaginrio e o real, os ideais e sua possvel/impossvel realizao... Todos esses aspectos permitem afirmar a importncia do trabalho com literatura infantil principalmente na prtica escolar. Verificou-se que preciso oferecer s crianas oportunidades de leitura de forma convidativa e prazerosa. E , nesse sentido, que a literatura infantil desempenha um importante papel: o de conduzir os educandos no s aprendizagem, contribuindo para uma sistematizada escrita, (como o caso das fbulas), mas tambm permitindo que se realize a leitura com fruio, isto , que se sinta prazer ao estar lendo. E isso timo, pois fundamental que as crianas sintam o gosto pela leitura. Dessa forma, espera-se que as consideraes aqui mencionadas permitam discutir o quanto a literatura infantil importante, contribuindo de forma valiosa e enriquecedora para a construo do conhecimento. Isso possibilita criana o seu desenvolvimento e aprendizagem, assim como, leva reflexo do quanto o professor precisa estar consciente dessas questes e trabalhar para que a relao literatura e escola acontea de forma harmnica. Um dos passos que precisa ser bem construdo refere-se escolha dos textos de literatura infantil para trabalhar em sala de aula e a sua adequao ao leitor, mas isso outra histria.

10

Referncia Bibliogrfica ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil. Gostosuras e Bobices. So Paulo: Scipione, 1993 AGUIAR, Vera Teixeira de. Era Uma Vez (Contos de Grimm Edio para Crianas). Porto Alegre: Kuarup, 1989. BETTELLHEIM, B. A psicanlise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. CADERMATORI, Ligia. O que literatura infantil? 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1986. [Coleo Primeiros Passos 163] COELHO, N. N. Literatura Infantil. So Paulo: Quirn Ltda, 1986. DEIR, Nosella Maria de Lourdes Chagas. As Belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didticos. So Paulo: Cortez & Moraes, 1978. FERREIRA, ROSSETTI, Maria Clotilde. Processos de adaptao na creche, So Paulo, 1993. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. So Paulo: Atlas, 2002. MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 2003. MINAYO, M. C.de S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Sade. Rio de Janeiro: Hucitec - Abrasco, 2000. SOZA, J. A literatura infantil: autoritarismo e emancipao. So Paulo: tica, 1982. ZILBERMAN Regina & LAJOLO Marisa. A formao da leitura no. Brasil (Editora tica, 1985).

You might also like