You are on page 1of 23

22-11-2010

Licenciatura em Turismo
Gesto Ambiental em Turismo

Sumrio
Apresentao da docente e dos alunos; Apresentao e consideraes acerca do funcionamento da unidade curricular de gesto ambiental em turismo:
Objectivos; Programa; Competncias; Resultados esperados; Bibliografia; Avaliao;

1 - Desenvolvimento sustentvel do turismo 1.1 Conflito entre desenvolvimento turstico sustentabilidade

22-11-2010

Objectivos
A aplicao da gesto ambiental aos diversos domnios de gesto no sector turstico;

A orientao de profissionais, responsveis e dinmicos, por iniciativas qualificadas e assentes nos princpios do desenvolvimento sustentvel.

Competncias
identificar os principais impactos e tendncias do turismo; identificar as principais directrizes internacionais relativamente ao turismo sustentvel e as caractersticas dos novos turistas, cuja procura se orienta cada vez mais por produtos e destinos com melhores prticas ambientais; promover o uso racional dos recursos ambientais, enquanto elemento-chave do desenvolvimento turstico, preservando os processos ecolgicos essenciais e ajudando a conservar os recursos naturais e a biodiversidade; actuar sobre as reas organizacionais e operacionais das empresas do sector, com maior potencial de actuao ao nvel ambiental e social, identificando as melhores prticas e benchmarking neste domnio, que proporcione a tomada de decises de acordo com as caractersticas dos empreendimentos e destinos tursticos, bem como da sua envolvente; identificar e diferenciar os principais rtulos e mecanismos de certificao e verificao ambiental aplicveis ao sector do turismo.

22-11-2010

Resultados esperados
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos bsicos sobre os principais domnios da gesto ambiental aplicada ao turismo a uma escala global; Sejam capazes de identificar as principais tendncias e problemticas com que se debate o sector a nvel global; Consigam responder com prticas de gesto eficazes nos diversos domnios de actuao do turismo, que vo de encontro, por um lado, s expectativas de uma procura turstica com uma maior conscincia ambiental e, por outro, s principais directrizes de desenvolvimento sustentvel traadas pelos principais organismos internacionais e cdigos de conduta.

Programa
1 - Desenvolvimento sustentvel do turismo
1.1 Conflito sustentabilidade entre desenvolvimento turstico e

1.2 Conceitos, princpios orientadores e cdigos de conduta 1.3 - Polticas e linhas de orientao estratgica 1.4 Tendncias do mercado 1.5 - Impactos ambientais do turismo

22-11-2010

Programa
2 - O turismo e o fenmeno das alteraes climticas
2.1 Impactos das alteraes climticas no desenvolvimento da actividade turstica 2.2 Medidas de adaptao e mitigao do sector do turismo

Programa
3 - O ambiente como factor de competitividade no turismo
3.1 Razes do lado da oferta para a adopo de prticas de gesto responsveis 3.2 Principais domnios de aco ambiental 3.3 Procura turstica: o segmento dos novos turistas 3.4 - Sensibilizao ambiental e promoo do consumo sustentvel

22-11-2010

Programa
4 - Certificao ambiental e rtulos ecolgicos aplicados ao sector do turismo
4.1 Sistemas formais de certificao de empresas 4.3 Prmios e rtulos de qualidade ambiental para empresas e destinos tursticos

Bibliografia
CARETO, H. & LIMA, S. (2007). Turismo e Desenvolvimento Sustentvel - 2. Lisboa: GEOTA. CARETO, H. & LIMA, S. (2006). Turismo e Desenvolvimento Sustentvel - 1. Lisboa: GEOTA. LIMA, S. (2008). A Gesto Ambiental no Sector Hoteleiro. Lisboa: GEOTA. MIDDLETON, V., HAWKINS, R. (1998). Sustainable Tourism. Oxford: ButterworthHeinemann. UNWTO (2005). Making tourism more sustainable: a guide for policy makers. United Nations Environment Programme and World Tourism Organization. Paris: France; Madrid: Spain. UNWTO (2009).From Davos to Copenhagen and Beyond: Advancing Tourisms Response to Climate Change. United Nations Environment Programme and World Tourism Organization. Paris: France; Madrid: Spain. Revistas Cientficas Diversas: Annals of Tourism Research; Travel & Tourism Analyst; Journal of Travel Research;Tourism Management; Revista Turismo & Desenvolvimento...

22-11-2010

Avaliao
Teste escrito: 40% Trabalho prtico: 50% Competncias genricas (interesse, participao, iniciativa e empenho no decorrer das aulas): 10%

1 - Desenvolvimento sustentvel do turismo


1.1 Conflito entre desenvolvimento turstico e sustentabilidade

22-11-2010

Sustentabilidade

Qual a definio de sustentabilidade? Qual a sua interligao com a actividade turstica?

Sustentabilidade

Preservao dos recursos naturais e culturais e a manuteno de um ambiente saudvel para as geraes presentes e futuras.
CARETO, H. & LIMA, S. (2006)

22-11-2010

Sustentabilidade e Turismo
A sustentabilidade , portanto, um pr-requisito fundamental para o melhor aproveitamento do potencial turstico. No entanto, o sector do turismo, debate-se com cada vez mais e maiores dificuldades na manuteno e melhoria da base de recursos necessrios satisfao das suas necessidades Poderemos falar de crise ambiental?

Sustentabilidade e Turismo
Sim! no estamos perante uma crise de ciclo ou uma crise de conjuntura, como acontece em muitos dos domnios econmicos (), estamos a falar da primeira crise de dimenso planetria que alguma vez a humanidade viveu. () esta a primeira situao que a Humanidade enfrenta em que nenhum recanto do globo est imunizado ou defendido contra os sintomas e as consequncias da grande crise ambiental.
Soromenho-Marques (1998)

22-11-2010

Sustentabilidade e Turismo
Dimenses da CRISE AMBIENTAL:
Dimenso planetria no se limita apenas a algumas regies, pequenas ou grandes, mas assume-se mundialmente. Dimenso da irreversibilidade (extines macias) destruio de ecossistemas fundamentais para a vida, nomeadamente para a manuteno da biodiversidade, em que a aco humana est a atingir uma grandeza destrutiva apenas comparvel s cinco hecatombes conhecidas ao longo da histria natural da biosfera. Dimenso da acelerao cumulativa associada a impactes cumulativos da actividade humana, ao nvel global:
chuvas cidas, depleo da camada de ozono, alteraes climticas, efeito de estufa, entre outros.

Sustentabilidade e Turismo
O turismo constitui uma das mais importantes actividades econmicas a nvel mundial, sendo essencial reforar o debate sobre o seu papel enquanto receptor dos efeitos da crise actual e, principalmente, como potencial factor de agravamento da mesma.
RECEPTOR

CRISE

AMBIENTAL

TURISMO

POTENCIADOR

ENQUADRAMENTO

DE EFEITOS

DE IMPACTES

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica:


A nvel mundial;

A nvel europeu;

A nvel nacional.

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL MUNDIAL o turismo uma fonte de emprego e de receitas em constante progresso, tanto em pases desenvolvidos como em pases em desenvolvimento. Estes benefcios, contudo, encontram-se repartidos de forma desigual (CNUCED, 2004). Desde 1950, o nmero de chegadas tursticas internacionais aumentou cerca de 28 vezes, tendo sido de 600 milhes em 1996 e de 698 milhes em 2000, prevendo a OMT que, no ano de 2010, o nmero de turistas internacionais seja de 970 milhes e de 1,6 bilies, em 2020 (WTO, 2001).

10

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL MUNDIAL Estima-se que as actividades ligadas indirectamente ao turismo contribuem para: directa e

207 milhes de postos de trabalho = 8% do emprego mundial; 11% do PIB mundial, com um crescimento anual de aproximadamente 3,7%.

torna o turismo na principal indstria do mundo


(WTTC et al., 2002)

O que tornou o turismo na grande indstria que hoje? O que poder contribuir para o seu decrscimo?

11

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL MUNDIAL Fenmenos evolutivos: aumento dos rendimentos disponveis das famlias, desenvolvimento dos avies comerciais a jacto de grande capacidade, novas tecnologias de informao (sistemas de distribuio global, e sistemas de reserva), actos terroristas devastadores como o 11 de Setembro, conflitos militares, propagao de doenas de alto risco (pneumonia atpica ou gripe das aves).

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL MUNDIAL Surpreendentemente o turismo continua a crescer! Principais tendncias:
contnuo crescimento da oferta e da procura; maior diversificao de destinos e produtos; alteraes demogrficas (envelhecimento da populao, alterao da composio do agregado familiar, a imigrao e emigrao incrementam o mercado VFR, impulsionado pelas low cost); incremento das viagens independentes e medida; novas oportunidades proporcionadas pelas companhias low cost, internet e maior competitividade; utilizao de segundas residncias.
WTO, 2005

12

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL MUNDIAL Principais tendncias:
viagens mais curtas mas mais frequentes; maior crescimento do transporte areo; maior concorrncia e reduo dos custos das viagens; globalizao e integrao econmica; mais viagens de longo curso; crescimento da participao da populao no turismo e o aumento da sua frequncia; alteraes do comportamento do consumidor (maior maturidade e experincia de viagens, maior nvel de educao e noo do que querem e podem obter; maior flexibilidade e menor fidelidade ao produto.

WTO

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL MUNDIAL Principais tendncias:
nova classe mdia emergente; economias emergentes mostram sinais de rpido crescimento econmico, o que se traduzir em maiores rendimentos discricionrios; maior segmentao do mercado com o desenvolvimento de novas formas de turismo (natureza, vida selvagem, turismo rural e cultural) busca do autentico e genuno; turistas cada vez mais selectivos e exigentes; preservao do produto turstico - assente no patrimnio ambiental, social e cultural especfico de cada pas nica forma de assegurar a sua sustentabilidade.
WTO

13

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU A Europa constitui a regio de destino a nvel mundial com maior maturidade; Sendo por isso normal, que registe taxas de crescimento menores que as de destinos emergentes como o caso da sia/Pacfico; Apesar de toda esta concorrncia, continua a representar 55% do turismo mundial, em termos de chegadas, e cerca de 50% em termos de receitas.

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU A Europa do Sul/Mediterrneo, onde se inclui Portugal, representa 37% do total de chegadas tursticas internacionais; a Europa Ocidental ocupa o segundo lugar com 34% de quota de mercado; a Europa Central e de Leste detm 18% e o Norte da Europa 12%. Os destinos com maior maturidade foram consideravelmente afectados pela concorrncia crescente:
Turquia, Eslovnia, Crocia, Marrocos, Tunsia, Egipto, e outros destinos de longo curso como os da Amrica do Norte, Carabas e sia/Pacfico.

Piores resultados:
Itlia (-6%), Portugal (-0,8%) e Frana (+0,1%).

14

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU
Chegadas tursticas internacionais na Europa por pas de destino

11

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU Alguns sinais da recuperao da actividade turstica na Europa, so evidenciados pelo contnuo crescimento do segmento de short breaks. Por outro lado, as viagens de longo curso registam um crescimento substancial para a Europa, marcado principalmente pelos mercados norte-americano e japons. Tendncia esta que se revela negativa na Europa no sentido em que tambm muitos europeus optam por viagens de longo curso para outras regies fora da Europa.

15

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU Caractersticas do Turismo Europeu:
Apesar do enorme potencial turstico da Europa, a incerteza associada a condicionantes externas e atitude dos governos, com uma taxao e regulamentao cada vez mais apertadas, leva a que no se garantam as taxas de crescimento do passado; a Europa mal promovida alm fronteiras; alteraes nos sistemas de distribuio; enfraquecimento das parcerias pblico-privadas a nvel nacional e local;
ETC (2006).

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU Caractersticas do Turismo Europeu: falta de estratgia e poltica de turismo comum a toda a Unio Europeia limita a criao das condies favorveis para um

desenvolvimento sustentvel do turismo; distribuio da riqueza vem-se tornando cada vez mais desigual;

governos dos pases da EU vm diminuindo o seu apoio promoo turstica nos mercados externos Europa; sistemas de distribuio e os sistemas de reserva e venda sofrem alteraes constantes; globalizao da indstria aumenta a competitividade, mas ao mesmo tempo torna o mercado mais voltil, surgindo sempre novas empresas e novos destinos; a regulamentao do sector cada vez maior.

ETC (2006).

16

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU Caractersticas do Turismo Europeu:
a maioria da populao dos pases desenvolvidos estar em condies de fazer viagens tursticas internacionais; o potencial de crescimento vasto; os actuais nveis de trfego esto abaixo da capacidade do mercado; estima-se que menos de 3,5% da populao mundial tome parte das viagens internacionais, nmero que pode ascender aos 7% no espao de uma dcada.
ETC (2006).

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU Principais tendncias: Despesa turstica:
aumenta mais rapidamente que qualquer outra, principalmente no que se refere despesa com transportes, devido a viagens mais frequentes embora de menor durao; a despesa diria tem-se mantido em geral; prev-se que as taxas de crescimento para a Europa sejam cada vez menores, no devendo ultrapassar os 3%, continuando esta a perder quota de mercado para outros destinos.

17

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU Principais tendncias: Transportes:
prev-se que o transporte areo cresa a uma taxa mdia de 5% ou mais mas muitas viagens em carro particular sero limitadas pelo aumento do custo e congestionamento do trfego rodovirio, devendo os transportes pblicos ser beneficiados, sendo certo o aumento de investimentos por parte dos governos em novas infra-estruturas, aeroportos, novas rotas areas, outros.

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU Principais tendncias: Segmentao:

o mercado tende a ser cada vez mais segmentado:


cidados seniores; viagens de negcios; visita a familiares e amigos; visitas a centros de cidades, especialmente para eventos culturais e desportivos;

novas formas de turismo de inverno e cruzeiros devero crescer mais rapidamente do que as tradicionais frias de praia e de desportos de Inverno; visitas de um dia com diversos propsitos continuaro a ser populares; frias de aventura e viagens para destinos longnquos sero cada vez mais procuradas, nomeadamente pela populao snior; visitas de grupo organizadas para diversos segmentos da sociedade, grupos profissionais e outros, que necessitaro de operadores especializados; de prever o crescente interesse por actividades associadas ao turismo rural, ao campismo e caravanismo.

18

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU Principais tendncias: Sazonalidade:
mais do que um problema a sazonalidade deve ser encarada como uma oportunidade de marketing, cooperao entre sectores pblico e privado para evitar a saturao em determinados perodos e reas de destino.

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU Principais tendncias: Fluxos tursticos:
os fluxos regionais e internacionais continuaro a mudar, prevendo-se que os fluxos Sul-Norte, Este-Oeste e Oeste-Este cresam a um ritmo superior ao do tradicional Norte-Sul.

19

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU Principais tendncias: Alojamento e restaurao:
estas reas tm registado grande crescimento e de esperar que assim continue, embora com algumas alteraes; os hotis de luxo podem estar a chegar ao seu nvel de saturao, a procura por hotis de 3 estrelas e de baixo custo continuar a aumentar; o alojamento em hotis ser cada vez mais vendido em pacote, principalmente para viagens de curta durao e short breaks; as residncias secundrias continuaro a ser procuradas, bem como o aluguer de casas de frias. no que se refere restaurao, esta tem-se expandido atravs de cadeias e restaurantes temticos, mas a procura por pequenos restaurantes, familiares e de grande qualidade tender a aumentar.

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL EUROPEU Principais tendncias: Organizao e Marketing:
as maiores mudanas devero registar-se nesta rea, para o que em muito contribuem as tecnologias de informao e de reservas; servios mais eficientes para o viajante individual, bem como informao relevante prvia viagem constituiro um requisito determinante; pacotes tursticos e ofertas especiais feitas medida para individuais ou grupos independentes sero cada vez mais procurados; os grupos, assim como as famlias, tornar-se-o mais pequenos e mais flexveis nas suas necessidades; oportunidades para novos fluxos tursticos podero ser potenciadas se assentes em novos produtos concebidos para satisfazer as necessidades especiais de cada segmento, especialmente se atenderem aos seus hobbies e actividades habituais; cada vez maior sensibilizao e interesse pelas questes ambientais influenciar o sucesso do desenvolvimento sustentvel do produto.

20

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL NACIONAL O turismo constitui um dos mais importantes sectores da economia portuguesa, tendo representando 11% do PIB e 10% do emprego em 2005.
(Portal do Governo, 2006)

o Plano Estratgico Nacional do Turismo (PENT), o qual visa, at 2015:


assegurar um aumento da contribuio do Turismo para o PIB nacional; incrementar o emprego qualificado; acelerar o crescimento do sector.

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL NACIONAL O plano identificou 10 produtos estratgicos:
Gastronomia e Vinho; Touring cultural e paisagstico; Sade e Bem Estar; Turismo de Natureza; MICE; Turismo Residencial; CityShort breaks; Golfe; Turismo Nutico; Sol & Mar.

21

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL NACIONAL Portugal, sendo considerado como um destino de sol e mar, concorre neste segmento com vrios pases a nvel mundial:
os destinos tradicionais: Espanha, Itlia e Grcia os destinos emergentes: Turquia, Crocia, Egipto, Bulgria e Marrocos. Estes ltimos apresentam vantagens concorrenciais face aos destinos tradicionais, essencialmente a nvel de preo, exotismo e histria.
(CTP, 2005)

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL NACIONAL Caractersticas do Turismo em Portugal:
para os O.T., o destino turstico Portugal limita-se ao Algarve, Madeira e, pontualmente, aos Aores e Lisboa; para muitos O.T., o destino Portugal promovido juntamente com Espanha e/ou com a Frana, com uma promoo marginal face ao peso de Espanha; a maior parte dos turistas que visitam Portugal so oriundos da Unio Europeia, constituindo os EUA o principal mercado emissor de fora da Europa; Espanha e Reino Unido so os principais mercados emissores;

22

22-11-2010

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL NACIONAL Caractersticas do Turismo em Portugal:
a distribuio das dormidas ao longo do ano, de residentes em Portugal e no estrangeiro, a maior concentrao continua a verificar-se nos meses de Julho a Setembro; no que se refere s receitas do turismo, nos ltimos anos temse verificado um acrscimo considervel; a estada mdia dos turistas em Portugal, de aproximadamente 3 dias; o nmero de portugueses que gozam frias tem vindo a decrescer desde 2000;

Enquadramento da Actividade Turstica


A NVEL NACIONAL Caractersticas do Turismo em Portugal:
os factores transporte e alojamento so determinantes para a organizao das frias dos portugueses; o automvel prprio continua a ser o meio de transporte preferencial; as casas de familiares e amigos (27%) e a hotelaria (26%) so os tipos de alojamento mais utilizados pelos portugueses; os portugueses organizam as frias por si prprios, e recorrem cada vez mais internet.

23

You might also like