You are on page 1of 15

COMUNICAO INSTITUCIONAL

Profa. Daniela Silvany 09/12/2010

INTRODUO

At os anos 80 a utilizao da Comunicao Institucional estava restrita forma de promover corporativamente uma empresa e sua marca, sem o objetivo de venda, ou lanamento de produtos e servios.

Evoluo

Com o surgimento e evoluo do chamado marketing societal, defendido por Philip Kotler, e o crescimento dos programas de responsabilidade social e ambiental, as empresas comearam a buscar modos mais consistentes de associar suas marcas s aes que representassem preocupaes de cunho social e ambiental. Como ferramenta do marketing, a propaganda institucional seguiu o mesmo caminho, pois no passado ela tambm era definida como uma comunicao que se restringia em apresentar a marca e as qualidades de uma organizao, sem mostrar os produtos e servios ofertados ao mercado.

Atualmente a propaganda institucional definida como uma comunicao com nfase na preocupao ambiental ou social, e, em alguns casos, cultural. O conceito no foi mudado por tericos, mas por profissionais que sentiram a necessidade de fazer a alterao, uma vez que j no fazia o menor sentido pensar no institucional que no fosse capaz de gerar essas associaes.

Com

isso, o marketing e a propaganda que se ocupam apenas de divulgar uma marca e suas qualidades passou a ser definida como marketing promocional de marca, ou brand promotion. Isso demonstra a mobilidade dos conceitos e definies na rea de marketing, que vo se ajustando s tendncias e a uma melhor maneira de entender os processos evolutivos dessa rea de conhecimento, atravs da Comunicao.

Perguntas relacionadas ao Entendimento da Comunicao Institucional


Qual a imagem de minha empresa junto ao meu consumidor? Somos bem vistos e admirados? Por que minhas vendas esto caindo se tenho um produto superior ao meu concorrente?

Minha

misso somente entregar produtos, servios ou influenciar e ajudar na comunidade em que estamos inseridos? E sua empresa, como est a avaliao de seus clientes neste aspecto? Ser que realmente lider de mercado e imbatvel?

O QUE COMUNICAO INSTITUCIONAL?


o tratamento econmico dos valores ideolgicos, por meio do uso de tcnicas mercadolgicas, que visam comunicar ao mercado uma mensagem mais holstica da empresa. A terminologia usada ainda para indicar as iniciativas atravs das quais uma empresa procura fixar junto ao pblico uma imagem positiva da organizao. Para tanto, busca-se associar o seu nome a determinados valores e conceitos j consagrados pela Opinio Pblica.

OS VARIOS SIGNIFICADOS DO I
I de INSTITUCIONAL I de IDEOLGICO I de IMAGEM I de INTERESSES

OS LIMITES DA RELAO
ECONMICA E INSTITUCIONAL

A convivncia harmoniosa nessa relao deve-se ao fato de entender e respeitar os valores e as normas que regem o comportamento das pessoas e a cultura de uma sociedade.

Ex: Coca-Cola e futebol e Nestle, leite ninho, Dow-Quimica

IDIA
Acepo mais ampla: um gesto, um som, um desenho ou fotografia constituem ideias tanto quanto a formulao de um pensamento. A imagem visual pode carregar um fator simblico que corresponde aos valores de uma sociedade, uma instituio.

transporte status Automvel

Produtos Materiais/Tangveis

nutrio Suco Natural esttica propriedade Ttulo de renda segurana

sade

comodidade

lazer

Pacote turstico
descanso

servio

direito

Solidariedade

Cidadania

Produtos Imateriais/Intangveis

COMPARTILHANDO O MERCADO DA MENTE


Indice

de memorizao: posio do mercado que a empresa ocupa segundo a memoria do consumidor.

You might also like