You are on page 1of 2

Manual W10330992 1/19/11 2:55 PM Page 1

1. Segurana do usurio ...........................


2.4 Conhecendo os smbolos de indicao no display
12345678910 11 12 13 14 15 16 17 18 inserir tempo inserir peso inserir poro

INSTRUES IMPORTANTES DE SEGURANA


A sua segurana e a de terceiros muito importante.
Este manual e o seu produto tm muitas mensagens importantes de segurana. Sempre leia e siga as mensagens de segurana. Este o smbolo de alerta de segurana. Este smbolo alerta sobre situaes que podem trazer riscos a sua vida, ferimentos a voc ou a terceiros. Todas as mensagens de segurana viro aps o smbolo de alerta de segurana e a palavra PERIGO ou ADVERTNCIA. Estas palavras significam: Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues no forem seguidas imediatamente. Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues no forem seguidas. Todas as mensagens de segurana mencionam qual o risco em potencial, como reduzir a chance de se ferir e o que pode acontecer se as instrues no forem seguidas. 6 7 8 9 10
mexer carne moda macarro arroz peixe omelete descongelar

Indicador de potncia. Indicador para inserir tempo. Indicador para inserir peso. Indicador para inserir poro. Indicador da trava do painel. Indicador da funo meu jeito. Indicador da funo adiar preparo. Indicador da funo pipoca. Indicador da funo brigadeiro. Indicador para mexer o alimento. Indicador da funo smart food. Indicador de hora e tempo de funcionamento. Indicador de peso (gramas). Indicador da funo caneca. Indicador para virar o alimento. Indicador de descongelamento de carne bovina. Indicador de descongelamento de carne de frango. Indicador de descongelamento de pratos prontos.
virar gratinar legumes

3. Limpe a cavidade interna do micro-ondas com um pano macio. (Para mais informaes sobre os procedimentos de limpeza do forno micro-ondas, ver item 6.1).

12 13 14 15

No retire esta proteo lateral pois a remoo causar danos ao produto.

6. Conecte o plugue do micro-ondas em uma tomada que deve estar de acordo com a voltagem do aparelho (127 V ou 220 V). 7. Proceda o teste indicado a seguir - Testando o micro-ondas.

4.4 Dicas para cozinhar no micro-ondas

Tecla a apertar no Quantidade painel numrico de macarro

Tempo programado

Sal, pimenta do reino, cebola, e alho a gosto. Azeite a gosto.

ATENO!

Para programar e obter melhores resultados, voc precisa conhecer um pouco mais sobre os nveis de potncia e tempos de seu micro-ondas. Seu micro-ondas possui 3 nveis de potncia que devero ser usados conforme a necessidade no preparo de alimentos. Veja a tabela de potncias a seguir:

+&

100 g 200 g

14 min 00 seg 18 min 00 seg

Coloque todos os ingredientes no refratrio, mexa bem e tampe. Leve o refratrio ao micro-ondas e:

1. Aperte a tecla + 10 receitas.

4.5.3 Tecla arroz Sugesto de Receita de ARROZ.

2. Use as teclas + & para selecionar a opo legumes.

1 colher de sopa de leo. 3 colheres sopa (rasa) de farinha de trigo. 1 colher de sopa (rasa) de chocolate. 1 colher de sopa de leite. 1 colher de caf de fermento em p. 10g de nozes picadas.

3. Aperte a tecla iniciar para confirmar.

4. Posicione o forno micro-ondas no local de instalao.

No ligue o micro-ondas se ele estiver vazio ou sem o prato giratrio. Isso poder causar danos irreparveis ao produto. smart food
sopa sufl pudim bolo de caneca

11

ATENO! EVITE ACIDENTES

3.4 Testando o micro-ondas

Faa o aterramento do produto.


bovina frango prato pronto

Para modelos 127 V utilize uma tomada de 20 A, para modelos 220 V utilize uma tomada de 10 A.

Ao ligar o seu micro-ondas pela primeira vez, ou em caso de queda ou falta de energia eltrica, o display mostrar apenas 00:00. Caso deseje que o display do seu micro-ondas mostre as horas, programe o relgio conforme procedimento do item 4.1.

16

17

18

1. 2.

2.5 Conhecendo o acessrio

As tomadas devem estar de acordo com a norma ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) NBR 14136. Limpeza: Limpe com esponja macia e detergente neutro. Pode ser lavado na lava-louas.

3.

2. Conhecendo seu produto ......................


Descrio: Suporte metlico.

4.

2.1 Conhecendo o produto


1 2 3 4 5 Gabinete Puxador da Porta Painel de Controle Visor da Porta Sadas de Ar

Utilizao: Para aumentar a eficincia da funo gratinar. Utilize o suporte metlico para aproximar os alimentos da re-sistncia eltrica.

3. Instalao.............................................
5

3.1 Onde devo instalar?


O micro-ondas deve ser instalado: 3

3.2 Instalao eltrica


Para instalar corretamente o forno microondas, verifique se a sua residncia possui:
Em local bem ventilado.

5. Monte o prato giratrio da seguinte forma: Posicione o suporte do prato giratrio na parte inferior da cavidade. Encaixe o suporte do prato giratrio e coloque o prato sobre ele. Com a mo, verifique se o prato est bem instalado no produto.

5.

6.

Abra a porta do forno. Encha um copo com gua limpa e fria e coloque-o sobre o prato giratrio. Feche a porta do forno. Aperte a tecla + 30 seg e depois a tecla iniciar. A luz do forno se acender e o micro-ondas comear a funcionar na potncia 820 W (mxima). O display marcar 30 segundos em contagem regressiva. Para testar o sistema de segurana do seu microondas, abra a porta do forno durante o funcionamento. O micro-ondas para de funcionar. Sempre que voc quiser interromper temporariamente o funcionamento, sem cancelar a programao, abra a porta do forno. Para retornar ao funcionamento normal, feche a porta do forno e aperte a tecla iniciar. O microondas voltar a funcionar a partir do ponto em que parou. Para desligar o micro-ondas aperte a tecla parar/cancelar 2 vezes. A luz do forno se apagar e a programao ser apagada.

Nvel Uso Ferver lquidos e cozimentos em geral Preparar refogados e carnes Reaquecer pratos prontos Mximo Preparar aves inteiras, bolos e tortas Preparar sopas e massas em camadas Descongelar pratos prontos Mdio Cozinhar lentamente carnes duras Descongelar alimentos em geral Amolecer/amaciar alimentos

Potncia Equivale a

Ingredientes:

820 W

100%

1 xcara de arroz / 2 xcaras de arroz 2 xcaras de gua / 4 xcaras de gua 1 colher de sobremesa de leo ou azeite 1 colher (sopa) de cebola / 2 colheres (sopa) de cebola 1 pitada de sal

4. Use as teclas + & para selecionar as quantidades de 200, 350 ou 500g.

Coloque em uma caneca (320 ml) o ovo misturado e bata bem com um garfo. Acrescente o acar, o leo e o leite e continue batendo. Depois coloque a farinha, o chocolate e o fermento em p e misture bem. Por ltimo coloque as nozes. Leve a caneca ao micro-ondas e:

5. Aperte a tecla iniciar.

Tecla a apertar no Quantidade painel numrico de legumes

Tempo programado

Coloque todos os ingredientes em um refratrio de bordas altas e deixe semi tampado. Leve o refratrio ao micro-ondas e:

+&

200 g 350 g 500 g

2 min 00 seg 4 min 00 seg 5 min 40 seg

1. Aperte a tecla + 10 receitas. 2. Use as teclas + & para selecionar a opo bolo de caneca. 3. Aperte a tecla iniciar.

4.5.11 Tecla Gratinar

410 W

50%

Mnimo

250 W

30%

4.5 Tecla + 10 receitas (Smart Food)

1. Aperte a tecla + 10 receitas. 2. Use as teclas + & para selecionar a opo arroz. 3. Aperte a tecla iniciar para confirmar. 4. Use as teclas + & para selecionar a quantidade de pores (xcaras). 5. Aperte a tecla iniciar.

IMPORTANTE

A funo gratinar serve para completar uma receita, grelhando, dourando e gratinando os alimentos.

Esta tecla recomendada para legumes moles. Em caso de legumes duros como cenoura e batata, faa a programao manualmente conforme item 4.3.

A tecla + 10 receitas possui algumas receitas com tempo e potncia pr-programadas. Durante o uso das receitas voc poder acrescentar ou diminuir o tempo pressionando as teclas + & .

Tecla a apertar no Quantidade de pores painel numrico

Tempo programado

4.5.7 Tecla Sopa

+&

4.5.1 Tecla Carne moda Sugesto de Receita de CARNE MODA.

1 2

15 min 00 seg 18 min 00 seg

Esta receita deve ser utilizada para preparar sopas instantneas de embalagens de 20g. Dissolva a sopa instantnea em gua, conforme as instrues da embalagem. Misture bem, leve ao micro-ondas e:

1. Coloque o alimento j aquecido em um recipiente refratrio de vidro ou cermica. 2. Coloque o recipiente em cima do suporte metlico, no centro do prato giratrio e feche a porta. 3. Aperte a tecla gratinar. 4. Utilize as teclas + & para programar o tempo desejado de funcionamento. 5. Aperte a tecla iniciar.

Ingredientes:

4.5.4 Tecla Peixe Sugesto de Receita de PEIXE.

2.2 Dimenses do produto



inserir tempo inserir peso inserir poro

300 mm

4
Nota: O display do painel apagar aps 1 minuto sem utilizao, diminuindo o consumo de energia

Em uma superfcie plana e nivelada, que suporte o peso do forno, dos utenslios utilizados e alimentos que sero preparados no micro-ondas. Fora do alcance dos raios solares ou fontes de irradiao de calor (fogo, estufa, etc.) e de umidade. A temperatura ambiente no local onde o forno estiver instalado no pode ultrapassar 35C.

Instalao eltrica adequada conforme as especificaes tcnicas fornecidas no final deste manual (ver item 9).

4. Operao..............................................

Longe de aparelhos de TV ou rdio, que podem sofrer interferncia do micro-ondas. Uma tomada exclusiva em perfeito estado e com voltagem correspondente do micro-ondas para ligar o aparelho. Disjuntores trmicos exclusivos para a tomada onde ser ligado o micro-ondas.

200g de carne moda / 400g de carne moda. 1/2 colher (sobremesa) de leo ou azeite / 1 colher (sobremesa) de leo ou azeite. Sal, pimenta do reino, salsinha e cebolinha a gosto. Coloque todos os ingredientes no refratrio, mexa bem e tampe. Leve o refratrio ao micro-ondas e:

1. Aperte a tecla + 10 receitas. 2. Use as teclas + & para selecionar a opo sopa. 3. Aperte a tecla iniciar.

IMPORTANTE

Ingredientes:

4.1 Acertando o relgio

4.3 Programando tempo e potncia

1. Aperte a tecla ajustar relgio.

539 mm

420 mm

2. Ajuste as horas pressionando as teclas + & .

2.3 Conhecendo o painel de controle


12carne moda macarro arroz peixe omelete descongelar mexer

34-

5-

678-

910 11 12 -

Relgio Para ajustar o horrio do relgio do forno. Teclas Pr-Programadas Permitem o cozimento ou o reaquecimento de alimentos automaticamente, sem que seja necessrio programar o nvel de potncia e o tempo de cozimento. Potncia Para programar o nvel de potncia de cozimento desejado. Adiar Preparo Permite que voc adie o incio do preparo da opo escolhida. Teclas Rpidas de Tempo Com as teclas rpidas de tempo, voc acrescenta 30 segundos, 1 ou 5 minutos. Tecla Parar/Cancelar Para parar ou cancelar o funcionamento do forno. Travar Painel Para travar o painel de controle do micro-ondas. Descongelar Para descongelar carnes bovina, de frango e pratos prontos congelados. Gratinar Para gratinar ou dourar os alimentos. Meu Jeito Para programar uma receita de sua preferncia. Teclas de Seleo Para ajustar o tempo de cozimento ou o peso dos alimentos. Iniciar Para iniciar o funcionamento do forno aps programar uma funo ou para voltar a programao que foi interrompida.
smart food
bovina frango

virar

Circuito de alimentao eltrica exclusivo, com queda de tenso de, no mximo, 10%.
gratinar legumes sopa sufl pudim

3. Aperte novamente a tecla ajustar relgio para confirmar.

4. Ajuste os minutos pressionando as teclas + & .

1. Use as teclas rpidas de tempo ou as teclas + & para ajustar o tempo de cozimento desejado (entre 00:01 e 95:00). 2. Se voc desejar programar uma potncia diferente de 100%, aperte a tecla potncia repetidamente para programar a potncia desejada: mxima, mdia ou mnima, conforme a tabela:

1. Aperte a tecla + 10 receitas. 2. Use as teclas + & para selecionar a opo carne moda. 3. Aperte a tecla iniciar para confirmar. 4. Use as teclas + & para selecionar a quantidade de 200 ou 400g. 5. Aperte a tecla iniciar.

500g de fil de peixe em temperatura ambiente / 1kg de fil em temperatura ambiente. 1/2 cebola / 1 cebola. 2 colheres (sopa) de molho pronto de tomate / 4 colheres (sopa) de molho pronto de tomate. Sal, azeite, alho, cebolinha e pimenta a gosto

4.5.8 Tecla Sufl Sugesto de Receita de SUFL.

Ingredientes:

Coloque todos os ingredientes no refratrio, mexa bem e tampe. Leve o refratrio ao micro-ondas e:

Tempo Tecla a apertar no Quantidade de programado painel numrico carne moda

Para obter o mximo rendimento do seu micro-ondas:


bolo de caneca

Aterramento conforme a norma ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) NBR 5410 - Seo Aterramento. Deixe as sadas de ar desobstrudas, para aumentar o rendimento do aparelho e impedir o superaquecimento dos componentes do micro-ondas. Caso contrrio, o superaquecimento pode fazer com que o forno desligue sozinho. Certifique-se de que os ps do forno esto no local correto e que o espao por baixo do forno est vazio, de modo a assegurar um fluxo de ar adequado.
prato pronto

5. Para finalizar, aperte mais uma vez a tecla ajustar relgio.

O aterramento do produto no deve ser feito ligando o fio terra ao neutro da rede eltrica ou a canos de gua ou de gs.

O forno deve ser ligado a um circuito de 20 A (127 V) ou 10 A (220 V). A instalao eltrica deve estar de acordo com a norma ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) NBR 5410.
8 2 9

IMPORTANTE! Siga este procedimento todas as vezes que voc


Caso voc queira embutir seu micro-ondas, deixe um espao de no mnimo 20 cm para a ventilao na parte de cima e no mnimo 10 cm nas laterais e no fundo. As medidas dos espaos a seguir recomendados devem ser respeitadas para segurana e eficincia no funcionamento do produto.
Ligao monofsica 20 A (127 V) / 10 A (220 V) Ligao bifsica (220 V)

Tecla Mxima Mdia Mnima

Potncia 820 W 410 W 250 W

Equivale a 100% 50% 30%

+&

200 g 400 g

1 min 30 seg 3 min 30 seg

1. Aperte a tecla + 10 receitas. 2. Use as teclas + & para selecionar a opo peixe. 3. Aperte a tecla iniciar para confirmar. 4. Use as teclas + & para selecionar a quantidade de 500 ou 1000g. 5. Aperte a tecla iniciar.

Tecla a apertar no Quantidade de peixe painel numrico

Tempo programado

quiser ajustar o relgio.

Durante o cozimento de alimentos, caso desejar saber as horas, aperte a tecla ajustar relgio que o display mostrar a hora por 3 segundos e aps isto, o produto voltar a mostrar o tempo restante de cozimento, mas se o relgio no estiver ajustado, o display ir mostrar 00:00.

3. Aperte a tecla iniciar. Ao final do cozimento, um bip soar indicando o trmino da programao. Depois que o cozimento foi iniciado o tempo programado poder ser facilmente aumentado/diminudo atravs das teclas rpidas de tempo ou aumentando/diminuindo atravs das teclas + & .

DICAS

+&

Aps o trmino da programao mexa a carne moda e espere 1 minuto antes de servir. Para deixar a carne moda ainda mais gostosa, depois de terminada a programao, retire o recipiente do micro-ondas, adicione uma colher de molho de tomate e mexa.

500 g 1 kg

10 min 00 seg 14 min 00 seg

1 xcara (ch) de cenouras raladas e cozidas. 2 ovos. 2 colheres (sopa) de cebola picada. 2 colheres (sopa) de queijo parmeso ralado. Sal e pimenta do reino a gosto. Bata bem as claras em neve, acrescente as gemas e depois, sem bater, acrescente a cebola picada, o sal e a pimenta a gosto e o queijo ralado. Jogue esta mistura sobre as cenouras em um refratrio. Leve ao micro-ondas e: 1. Aperte a tecla + 10 receitas. 2. Use as teclas + & para selecionar a opo sufl. 3. Aperte a tecla iniciar. Esta funo est programada apenas para 1 receita de sufl. Se voc desejar fazer uma quantidade diferente de sufl faa a programao manualmente, conforme item 4.3.

Tenha cuidado ao utilizar as funes que acionam resistncia eltrica. No encoste na resistncia pois ela estar quente e poder causar queimaduras. O suporte metlico foi desenvolvido pra aproximar o alimento da resistncia eltrica que se localiza no teto do forno. Porm, o alimento deve manter uma distncia mnima de 5 cm do teto. Quando esta distncia no puder ser obedecida, no utilize o suporte metlico. O uso prolongado da funo gratinar pode aquecer as laterais e a parte superior do microondas, devendo ser evitado o contato com a pele durante esse uso e nos 15 minutos posteriores.

4.5.12 Tecla Descongelar

1. Aperte a tecla descongelar. 2. Use as teclas + & para selecionar carne bovina, carne de frango ou prato pronto.

3. Aperte a tecla iniciar para confirmar.

4. Ajuste o peso, em gramas, do alimento usando as teclas + & . O tempo pr-programado no descongelamento no poder ser alterado.

4.5.5 Tecla Omelete Sugesto de Receita de OMELETE.

4.5.9 Tecla Pudim Sugesto de Receita de PUDIM.

Ingredientes:

Ingredientes:

IMPORTANTE!
3 4 5 11 6 12
10cm 10cm 10cm

4.2 Travar painel


10
20cm

3.3 Instalao do micro-ondas


1. Retire as peas que vm dentro do micro-ondas. 2. Retire a fita adesiva que prende a guia do prato giratrio.

Com esta funo possvel travar o painel de controle do micro-ondas. Use esta funo para impedir que o forno seja acionado acidentalmente sem que haja algum alimento no seu interior.

Se nenhuma potncia for selecionada, o forno comea a funcionar na potncia 820 W (mxima). Mesmo no caso do produto ainda estar funcionando, ao abrir a porta do forno o funcionamento interrompido imediatamente. Se quiser que o forno continue a funcionar, basta fechar a porta e apertar a tecla iniciar novamente. Seno, basta apertar a tecla parar/cancelar e a programao apagada.

4.5.2 Tecla Macarro Sugesto de Receita de MACARRO.

Ingredientes:

1. Para travar, aperte a tecla travar painel. O painel de controle ficar travado e no ser possvel fazer nenhuma programao.

ATENO! No ligue o forno antes de retirar esta fita.


2 3

2. Para destravar, aperte a tecla travar painel novamente. O painel de controle ser destravado e voltar a funcionar normalmente.

Se a tecla iniciar for acionada aps ajustar somente a potncia, o visor digital mostrar a mensagem inserir tempo. Faa o ajuste do tempo e aperte a tecla iniciar novamente. Utilize preferencialmente recipientes refratrios de vidro ou cermica. No utilize recipientes plsticos, pois eles podem derreter. Recipientes de papel tambm no devem ser utilizados, pois podem incendiar-se.

100g de macarro / 200g de macarro. 1 litro de gua fria / 1 1/2 litro de gua fria . 1 colher (sobremesa) de leo ou azeite. Sal a gosto. Coloque todos os ingredientes no refratrio e tampe parcialmente. Leve o refratrio ao micro-ondas e: 1. Aperte a tecla + 10 receitas. 2. Use as teclas + & para selecionar a opo macarro. 3. Aperte a tecla iniciar para confirmar. 4. Use as teclas + & para selecionar a quantidade de 100 ou 200g. 5. Aperte a tecla iniciar.

1 ovo. 2 colheres (sopa) de queijo ralado. 2 colheres (sopa) de presunto picado. Sal, organo e pimenta do reino a gosto. Coloque todos os ingredientes no refratrio e mexa bem. Leve o refratrio ao micro-ondas e:

1 lata de leite condensado. 1 lata de leite comum. 4 ovos Misture bem todos os ingredientes e coloque a mistura em um refratrio prprio para pudim, com furo no meio. Leve o refratrio ao micro-ondas e:

No meio do descongelamento soar um bip e no display aparecer virar. Abra a porta do micro-ondas e vire a carne. Feche a porta e aperte a tecla iniciar para continuar o descongelamento. Se a carne no for virada o micro-ondas continuar a programao normalmente, porm o descongelamento pode no ser satisfatrio. Nesta funo possvel descongelar at 2kg de carne bovina ou de frango. Para prato pronto a funo est programada para descongelar refeies congeladas de 250g ou 500g.

1. Aperte a tecla + 10 receitas. 2. Use as teclas + & para selecionar a opo omelete. 3. Aperte a tecla iniciar.

1. Aperte a tecla + 10 receitas. 2. Use as teclas + & para selecionar a opo pudim. 3. Aperte a tecla iniciar.

IMPORTANTE

4.5.6 Tecla Legumes

Esta tecla pode ser usada com vrios tipos de legumes, como couve-flor, brcolis, abobrinha, pimento, etc.

Depois de finalizada a receita, deixe descansar por 15 minutos e depois leve geladeira por aproximadamente 1 hora.

Sugesto de Receita de LEGUMES.

4.5.10 Tecla Bolo de caneca

Ingredientes:

Ingredientes:

200, 350 e 500g do seu legume predileto.

5 colheres de sopa de ovo misturado gema e clara. 2 colheres de sopa (rasa) de acar.

Para obter melhores resultados, preferencialmente envolva o alimento em um filme plstico adequado para o uso em micro-ondas e coloqueo diretamente sobre o prato giratrio. Se o alimento estiver menos frio do que a temperatura de congelamento total (-18C), escolha um peso menor do que o alimento realmente apresenta. Se o alimento estiver mais frio do que a temperatura de congelamento total (-18C), escolha um peso maior do que o alimento realmente apresenta. A qualidade, quantidade, composio, origem e forma dos alimentos submetidos ao descongela-

Manual W10330992 1/19/11 2:55 PM Page 6

mento, bem como as variaes de voltagem da rede eltrica onde o seu micro-ondas est conectado, podem provocar alteraes no resultado final e no tempo necessrio para o cozimento dos alimentos. Assim, caso no sejam obtidos resultados satisfatrios com o uso das funes de descongelar prato pronto e descongelar carnes do forno, recomendamos que voc siga as instrues do item 4.3 e selecione potncia mdia para descongelar pratos prontos e potncia mnima para descongelar carnes.

IMPORTANTE O tempo de cozimento do pacote de pipoca apenas uma referncia. O tempo ideal pode variar de acordo com o peso do pacote, tipo e qualidade do milho, marca e validade do produto, entre outros. Para garantir melhor resultado, aps iniciar o funcionamento do micro-ondas, oua o barulho do estouro dos milhos. Quando o intervalo entre um estouro e outro for de aproximadamente 2 ou 3 segundos, recomendamos que voc aperte a tecla parar/cancelar para desligar o micro-ondas, caso ele j no o tenha feito sozinho.

No utilize o forno para secar roupas ou guardar utenslios, pes ou alimentos. No coloque produtos inflamveis no interior ou nas proximidades do micro-ondas. Ao usar o micro-ondas, se voc observar fumaa, desligue o produto ou simplesmente retire o plugue da tomada. Mantenha a porta do micro-ondas fechada para abafar qualquer chama. A utilizao do micro-ondas para aquecimento da gua e outros lquidos, pode resultar em um fenmeno chamado de erupo de fervura atrasada. Ou seja, ao contrrio do que ocorre quando aquecemos a gua pelo fogo, no forno micro-ondas, a gua se aquece por igual, sem a formao das bolhas caractersticas da fervura. A gua, apesar da ausncia de bolhas, est na temperatura de ebulio (100C) e, ao entrar em contato com a temperatura externa do forno, pode provocar respingos que podem ocasionar queimaduras. Para evitar que isso ocorra, evite utilizar recipientes estreitos com gargalos pequenos (por exemplo, garrafas) e deixe a gua descansar por cerca de 30 segundos dentro do micro-ondas para que a temperatura caia levemente. Alimentos com pele, casca ou membrana, como tomate, batata, linguia, salsicha, pimento, etc., devem ser perfurados com um garfo antes de irem ao forno. Caso contrrio esses alimentos podero explodir. Embalagens totalmente fechadas no devem ser aquecidas, pois podem explodir. Ovos devem sempre ser cozidos sem a casca e com a gema furada. Ovos j cozidos, mesmo sem casca, devem ser cortados para serem reaquecidos. Se esta recomendao no for seguida, os ovos podero explodir. Alimentos com pouca umidade como o po, amendoim, etc., no devem ficar muito tempo dentro do forno, pois podero incendiar-se. Alimentos infantis e mamadeiras devem ser agitados e ter as temperaturas verificadas antes de serem servidos s crianas. SE O CALOR NO ESTIVER BEM DISTRIBUDO no alimento, pode provocar queimaduras! No coloque mamadeira com o bico no micro-ondas, pois ela pode explodir devido ao entupimento do bico durante o processo de aquecimento. No frite nada imerso em leo ou gordura, pois difcil controlar a temperatura nessas circunstncias. Evite o acmulo de detritos no batente do forno ou na superfcie das travas de segurana para no prejudicar a vedao do forno. No coloque em cima do seu micro-ondas objetos, utenslios ou outros eletrodomsticos. Estes podem cair ao abrir a porta ou danificar o seu produto. perigoso para qualquer pessoa no treinada, a tentativa de conserto do aparelho que exija a remoo de qualquer cobertura que faa proteo contra exposio energia de micro-ondas. No coloque nenhum animal vivo no interior do micro-ondas. No utilize estabilizador ou No-break de computadores, eles podero incendiar-se ou danificar o microondas. No recomendamos que sejam feitas caldas no micro-ondas. Devido a altssima temperatura que caldas e o acar cristalizado atingem, podem ocorrer danos nos acessrios ou em partes do produto.

7. Questes ambientais.............................

10. Garantia .............................................

7.1 Embalagem

5.2 Recipientes adequados para uso em micro-ondas


No cozinhe diretamente sobre o prato giratrio. Use recipientes adequados para uso em micro-ondas. No cubra todo alimento com papel alumnio. Isso pode danificar o micro-ondas devido a gerao de fascas. Quando aquecer alimentos em recipientes plsticos ou de papel, verifique constantemente o forno devido a possibilidade de incendiar-se. Os recipientes de vidro ou cermica devem ser lisos, sem nenhum desenho ou detalhe em metal. Se essa recomendao no for seguida, durante o funcionamento do micro-ondas, pode ocorrer faiscamento, danificando o aparelho. Os recipientes de plstico devem ser apropriados para uso em micro-ondas. No recomendvel o uso de utenslios metlicos no micro-ondas. Pode-se utilizar papel alumnio apenas para proteger pequenas partes do alimento como, por exemplo, extremidades da coxa do frango. Nesse caso, nunca deixe que o metal fique a menos de 5 cm das paredes internas do forno micro-ondas. Se essa recomendao no for seguida, durante o funcionamento do micro-ondas, pode ocorrer faiscamento, danificando o aparelho. No coloque materiais como tecido, jornal e papel comum dentro do forno. Eles podem se incendiar, danificando o aparelho.

A Brastemp procura em seus novos projetos, usar embalagens cujas partes sejam de fcil separao, bem como de materiais reciclveis. Portanto, as peas das embalagens (calos de isopor, sacos plsticos e caixa de papelo) devem ter o seu descarte de maneira consciente, sendo eles destinados, preferencialmente a recicladores.

Ento, ao se desfazer deste produto, procure companhias especializadas em desmont-lo corretamente.

7.3 Descarte

4.6 Tecla Brigadeiro


Sugesto de Receita de BRIGADEIRO.
Ingredientes:

7.2 Produto

Ao descartar este produto, no final de sua vida til, solicitamos que seja observado a legislao local existente e vigente em sua regio, desta forma, fazendo o descarte da forma mais correta possvel.

4.9 Tecla Adiar preparo


A tecla adiar preparo permite que voc programe um tempo de espera utilizando as teclas + & ou as teclas rpidas de tempo. Para utilizar essa funo, coloque o alimento dentro do micro-ondas e: 1. Programe a funo, tempo e potncia desejados. 2. Aperte a tecla adiar preparo. 3. Use as teclas + & para ajustar em quanto tempo que voc deseja adiar. 4. Aperte a tecla iniciar. O tempo do adiamento do preparo aparecer no visor em contagem regressiva. Ao terminar, o forno ir iniciar o funcionamento na funo ajustada.

Este produto foi construdo com materiais que podem ser reciclados e/ou reutilizados.

1 lata de leite condensado. 4 colheres (sopa) de chocolate em p ou achocolatado. 1 colher (sopa) de margarina
Coloque todos os ingredientes no refratrio, mexa bem e tampe. Leve o refratrio ao micro-ondas e: 1. Aperte a tecla brigadeiro. 2. Aperte a tecla iniciar. 3. Aps 3 minutos, soar um bip e o display mostrar mexer. Abra a porta e mexa o brigadeiro. Volte o refratrio para o micro-ondas e feche a porta. 4. Aperte a tecla iniciar novamente para continuar o preparo. 5. Aps 2 minutos, soar novamente um bip e o display mostrar mexer. Abra a porta e mexa o brigadeiro novamente. Volte o refratrio para o micro-ondas e feche a porta. 6. Aperte a tecla iniciar para continuar o preparo. Esta funo est programada apenas para 1 receita de brigadeiro. Se voc desejar fazer uma quantidade diferente de brigadeiro faa a programao de cozimento manualmente, conforme item 4.3.

8. Solues para a maioria dos problemas ....

Antes de chamar a Rede de Servios Brastemp, faa uma verificao prvia, consultando a tabela a seguir:

Problema

Verifique

O forno no liga

O display est aceso, mas o forno no funciona

4.10 Tecla Meu jeito


Com esta funo voc pode programar aquela receita que voc mais usa: 1. Aperte a tecla meu jeito. 2. Ajuste a potncia desejada atravs da tecla potncia. 3. Use as teclas + & para ajustar o tempo desejado.

Se o fusvel ou o disjuntor do quadro de entrada de energia est queimado ou desarmado. Se a tomada est com defeito. Se h falta de energia eltrica na sua residncia. Se a porta est bem fechada. Se o tempo de cozimento foi programado. Se a tecla iniciar foi acionada. Se o suporte e o prato giratrio esto no lugar. Se no est com a trava de segurana da porta acionada.

Cozimento incompleto

5.3 Tcnicas para cozinhar em micro-ondas

Posio dos alimentos: procure sempre arrumar os alimentos em forma circular, deixando o centro vazio, formando um anel na borda do prato. Alguns alimentos precisam ser mexidos, virados ou reajeitados nos recipientes. Os de tamanho mdio ou grande devem ser virados de lado para acelerar o cozimento mais uniforme ou mexidos das bordas para o centro e vice e versa, uma ou duas vezes. Cozimento lento: o uso de potncias menores permite uma melhor distribuio do calor nos alimentos e faz com que os cremes mantenham a sua cremosidade e que as carnes mais duras amoleam. Uso de tampas: os alimentos cozidos com tampa no fogo (por exemplo, arroz) geralmente devem ser cozidos com tampa tambm no micro-ondas. Use a tampa tambm no micro-ondas. Use a tampa do recipiente ou improvise uma tampa com um prato. Isso retm o vapor e apressa o cozimento. Uso de toalhas de papel: pode-se usar toalha de papel para absorver o vapor (por exemplo, pes, salgadinhos e frango, quando se deseja que eles fiquem sequinhos) ou para evitar respingos e absorver gorduras (por exemplo, de bacon ou de linguia).

4.7 Tecla Caneca


A tecla caneca, permite que voc aquea de forma rpida uma caneca de 250 ml contendo lquidos (gua, leite) em temperatura ambiente. 1. Aperte a tecla caneca. O tempo pr-programado apenas uma sugesto. Se desejar alterar o tempo, pressione as teclas + & para aument-lo ou diminu-lo. 2. Aperte a tecla iniciar.

4. Aperte a tecla iniciar. 5. O micro-ondas iniciar o funcionamento. Se voc no utilizar essa funo no mesmo momento aperte a tecla parar/cancelar. 6. Pressione a tecla meu jeito todas as vezes que voc desejar preparar a sua receita. Voc pode modificar a programao da tecla meu jeito quantas vezes quiser. Em caso de queda ou falta de energia eltrica a tecla meu jeito voltar a ter a programao original (10 min. na potncia mxima).

Estalos e fascas

4.8 Tecla Pipoca


Coloque o pacote de pipoca (100g) no micro-ondas, conforme as instrues da embalagem. 1. Aperte a tecla pipoca. o tempo pr-programado apenas uma sugesto. Se desejar alterar o tempo, pressione as teclas + & para aument-lo ou diminu-lo. 2. Aperte a tecla iniciar.

4.11 Teclas rpidas de tempo (+ 30 seg, + 1 min, + 5 min)


Escolha as teclas rpidas de 30 seg, 1 ou 5 minutos na potncia de 820 W (mxima). Se desejar adicionar mais tempo, basta teclar os tempos desejados novamente. A cada vez que a tecla for pressionada o tempo escolhido ser adicionado ao tempo remanescente no display.

Ocorrncias especialmente normais

Oscilao de voltagem

Se foi selecionada a potncia adequada. Se foi programado o tempo de cozimento suficiente. Se o alimento foi colocado na posio correta. Se o alimento foi acondicionado no utenslio correto. Se a tenso da rede eltrica no inferior necessria. Se os alimentos esto mal distribudos pelo interior do forno. Se as sadas de ar esto obstrudas. Se o utenslio utilizado metlico ou tem frisos ou detalhes em metal e est muito prximo s paredes do forno (distncia mnima de 5 cm). Se o papel alumnio utilizado para cobrir os alimentos est encostando na parede do forno (distncia mnima de 5 cm). Se a embalagem utilizada contm clips ou grampos de metal. Se o alimento est embalado em papel reciclado. Se foi usada esponja de ao na limpeza interna do forno. Condensao de vapor na porta e no interior do forno, em regies de clima frio e/ou mido. Vapores saindo pelas laterais da porta ou pelas aberturas de ventilao (sadas de ar). Rudos descontnuos quando o aparelho est funcionando em potncia que no seja a mxima (820W). Prato giratrio alternando o sentido do giro. Aquecimento da parte externa do gabinete, principalmente a superior, durante e aps o uso. Estalos durante o cozimento. A oscilao de voltagem da rede, ocorrida principalmente nos horrios de pico, bem como a quantidade e qualidade dos alimentos, podem afetar o resultado obtido quando da utilizao das funes do forno.

5. Dicas.....................................................
5.1 Cuide de sua segurana

Este aparelho foi desenvolvido exclusivamente para uso domstico. Leia atentamente este manual antes de comear a operar o micro-ondas. A instalao do micro-ondas deve seguir as instrues descritas neste manual. Mantenha o cabo de fora longe de superfcies quentes e evite deix-lo pendurado. Antes da instalao verifique a voltagem do microondas. O forno de micro-ondas no bi-volt. Seu micro-ondas deve ser utilizado somente por pessoas que conheam todos os procedimentos e cuidados descritos neste manual de instrues. Certifiquese de que sejam capazes de operar o micro-ondas de modo seguro e saibam os riscos do uso indevido do produto. Ensine corretamente todas as funes e passe as instrues de segurana contidas neste. 7

6. Manuteno..........................................
O uso de acessrios no recomendados pela Brastemp pode provocar acidentes e danos ao aparelho e/ou acessrios.

6.1 Fazendo a limpeza do micro-ondas


No ligue o micro-ondas se ele estiver vazio. Isto danificar o aparelho. No utilize o forno sem o prato de vidro giratrio. Se a dobradia, o trinco ou a vedao da porta estiverem danificados no opere o seu micro-ondas at que tenham sido reparados por pessoa treinada pela Brastemp. No utilize o micro-ondas se o cabo de fora, o plugue ou o prprio aparelho estiverem danificados. Entre em contato com a rede de servios Brastemp. Ao retirar os alimentos de dentro do micro-ondas, use sempre luvas trmicas para evitar queimaduras. Os utenslios podem se aquecer durante o funcionamento do micro-ondas. Para garantir a conservao de seu micro-ondas Brastemp, limpe-o sempre que necessrio. Para isso, siga as instrues a seguir: 1. Desconecte o plugue da tomada. 2. Internamente, use somente um pano mido com sabo ou detergente neutro. Nunca jogue gua dentro do forno. 3. Para a limpeza do gabinete e porta, use um pano umedecido com gua e sabo neutro. Em seguida, use um pano somente umedecido em gua e para finalizar seque utilizando um pano seco ou papel toalha. O painel de controle dever ser limpo apenas com um pano seco ou papel toalha. 4. Limpe o prato giratrio e nunca coloque-o sobre gua fria aps o cozimento. Ele pode trincar e quebrar.

9. Dados tcnicos .......................................


IMPORTANTE

Nunca utilize produtos abrasivos, sabo em pasta ou removedores, evitando danos ao produto. Limpe imediatamente qualquer lquido ou alimentos derramados dentro do forno para evitar manchas. Limpe a cavidade aps o preparo de alimentos que deixem resduos de gorduras, molhos e pipocas, para garantir maior tempo de vida do produto e evitar problemas de manchas ou amarelamento no interior do forno de microondas. Para remover resduos mais difceis, aquea uma pequena jarra de gua com algumas rodelas de limo por 3 a 4 minutos na potncia mxima. O vapor gerado durante o aquecimento ajudar a amolecer a sujeira e tambm a eliminar odores do interior do forno.

BMF45ABHNA BMF45ABBNA BMT45ARHNA BMT45ARBNA BMK45AEHNA BMK45AEBNA Dimenses Externas do Produto (altura x largura x profundidade) em mm . . . . . . . . . .300x539x420.......300x539x420 ......300x539x420......300x539x420.......300x539x420 .....300x539x420 Dimenses do Produto Embalado (altura x largura x profundidade) em mm . . . . . . . . . .366x608x468.......366x608x468 ......366x608x468......366x608x468.......366x608x468 .....366x608x468 Peso Lquido (kg) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .16........................16 .......................16 .......................16 ........................16 ......................16 Peso do Produto Embalado (kg) . . . . . . . . . .17,7.....................17,7 ....................17,7 ....................17,7 .....................17,7 ...................17,7 Volume da Cavidade (litros) . . . . . . . . . . . . . . .30........................30 .......................30 .......................30 ........................30 ......................30 Tenso (V) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .127......................220 .....................127 .....................220 ......................127 ....................220 Frequncia da Rede (Hz) . . . . . . . . . . . . . . . .60........................60 .......................60 .......................60 ........................60 ......................60 Frequncia de Operao (MHz) . . . . . . . . . .2450....................2450 ...................2450 ...................2450 ....................2450 ..................2450 Oscilaes Permissveis de Tenso (V) . . .108~132..............198~242 .............108~132.............198~242 ..............108~132 ............198~242 Chave Disjuntora Trmica (A) . . . . . . . . . . . . .20 .......................10 .......................20 .......................10 ........................20 ......................10 Potncia til - Micro-ondas (W) . . . . . . . . . . .820 .....................820 .....................820 .....................820 ......................820 ....................820 Consumo no Modo Micro-ondas (W) . . . . .1350....................1400 ...................1350 ...................1400 ....................1350 ..................1400 8

Termo de Garantia O seu micro-ondas Brastemp garantido contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses, contados a partir da emisso da Nota Fiscal ao Consumidor ou entrega do produto, sendo: Os 3 (trs) primeiros meses - garantia legal; Os 9 (nove) ltimos meses - garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A. As garantias legal e/ou especial compreendem a substituio de peas e mo-de-obra no reparo de defeitos devidamente constatados, pelo fabricante ou pela Rede de Servios Brastemp, como sendo de fabricao. Durante o perodo de vigncia das garantias, o produto ter assistncia tcnica da Rede de Servios Brastemp. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se: Na utilizao do produto no forem observadas as instrues e recomendaes contidas no Manual de Instrues; Na instalao do produto no forem observadas as especificaes e recomendaes do Manual de Instrues quanto s condies de instalao do produto, tais como, nivelamento do produto, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o produto, etc; Na instalao do produto as condies eltricas e/ou hidrulicas e/ou de gs no forem compatveis com a ideal recomendada no Manual de Instrues do produto; Tiver ocorrido uso inadequado ou mau uso do produto, descuido, ou ainda, o produto tiver sofrido alteraes ou modificaes estticas e/ou funcionais, bem como, tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades no credenciadas pela Whirlpool S.A.; Houver sinais de violao do produto, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. As garantias legal e/ou especial no cobrem: Despesas com a instalao do produto realizada pela Rede de Servios Brastemp ou por pessoas ou entidades no credenciadas pela Whirlpool S.A.; Chamados relacionados orientao de uso de eletrodomsticos, cuja explicao esteja presente no Manual de instrues ou em Etiquetas Orientativas que acompanham o produto, sero cobrados dos consumidores; Transporte do produto at o local da instalao; Despesas decorrentes e consequentes de instalao de peas e acessrios, mesmo que comercializados pela Whirlpool S.A.; Despesas com mo-de-obra, materiais, peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do produto, ou seja: rede eltrica, de gs e hidrulica, alvenaria, aterramento, bem como suas adaptaes; Falhas no funcionamento do produto decorrentes de insuficincia, interrupes, problemas ou falta de fornecimento de energia eltrica, gua ou gs na residncia tais como: oscilaes de energia eltrica superiores ao estabelecido no Manual de

instrues, presso de gua insuficiente para o ideal funcionamento do produto, etc; Servios e/ou despesas de manuteno e/ou limpeza do produto; Falhas no funcionamento normal do produto decorrentes de falta de limpeza e excesso de resduos, ou ainda, decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilizao; Produtos ou peas que tenham sido danificados em consequncia de remoo, manuseio, quedas ou atos decorrentes da natureza, tais como raio, chuva, inundao, etc; Despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo no coberto por esta garantia. A garantia especial no cobre: Deslocamento para atendimento de produtos instalados fora do municpio sede da Rede de Servios Brastemp, a qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico, previamente aprovada pelo consumidor conforme tabela de quilometragem informada pela Whirlpool S.A. atravs do Servio de Atendimento ao Consumidor (SAC); Peas sujeitas ao desgaste natural, descartveis ou consumveis, peas mveis ou removveis em uso normal, tais como, lmpadas, filtros, botes de comando, puxadores, produtos riscados e amassados, bem como, a mo-de-obra utilizada na aplicao dessas peas e as consequncias advindas dessas ocorrncias. Condies Gerais: A Whirlpool S.A. no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das quais explicitadas. A Whirlpool S.A. reserva-se no direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este termo de garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para a sua tranquilidade, preserve e mantenha o Manual com este Termo de Garantia, Nota Fiscal de Compra e Comprovante de Entrega do produto em local seguro e de fcil acesso.

Micro-ondas

Rede de Servios

Capitais e regies metropolitanas:

Demais localidades:

3003-0099

0800 970 0999

Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos Atendimento ao Consumidor Rua Olympia Semeraro n 675 Jardim Santa Emlia CEP 04183-901 - So Paulo - SP Caixa postal 5171

W10330992 19/01/2011

www.brastemp.com.br

MANUAL DO CONSUMIDOR

10

You might also like