You are on page 1of 2

Mudanas climticas: Conseqncias desastrosas

Mudanas Climticas Precisamos agir agora!


No existe dvida a respeito: os humanos so responsveis pelo crescimento das concentraes atmosfricas de dixido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa. A comunidade cientfica chegou a um consenso de que a humanidade alterou e continua alterando substancialmente o clima do planeta. Desde a Revoluo Industrial, a temperatura global mdia aumentou cerca de 0,8 C. Os cientistas atribuem a maior parte deste aumento s atividades humanas que geram gases de efeito estufa, como a queima de combustveis fsseis (gasolina, carvo e outros) e o desmatamento. Para combater estes problemas, a Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima prope estabilizar as concentraes de gases de efeito estufa para evitar interferncias antrpicas perigosas no sistema climtico. Vrios estudos independentes indicam que precisamos limitar o aquecimento global a menos de 2 C acima do nvel pr-Revoluo Industrial para evitar impactos perigosos sobre a natureza, a humanidade e a economia global.

Por que permanecer abaixo dos 2 C?


Mudanas perigosas e irreversveis sero causadas por um aquecimento global mdio de 2C e estes se agravaro caso a temperatura suba acima disso (ver o reverso para detalhes). Pesquisas recentes sobre as emisses de gases de efeito estufa mostram que, embora a janela de oportunidade esteja fechando, ainda possvel evitar esse cenrio. Entretanto, alguns cientistas e polticas falam de um aquecimento acima do patamar de 2C sem considerar o perigo que se apresenta diante de ns. Estes pensamentos se fazem longe dos olhos do pblico para que ningum perceba a mudana de posio. Entretanto, no se pode permitir que uma mudana to drstica ocorra sem a devida ateno do pblico e sem uma compreenso clara das implicaes das mudanas climticas. 2 C j preocupante. Acima deste patamar, as conseqncias sero potencialmente catastrficas.

Permanecer abaixo dos 2 C ainda possvel


Temos a possibilidade de permanecer abaixo dos 2 C, mas esta janela de oportunidade no permanecer aberta por muito mais tempo. Alm disso, permanecer abaixo dos 2 C somente provvel caso se estabilize a concentrao de CO2-equivalente em no mximo 400 ppvm (ver Figura 1). Permitir que as concentraes subam acima deste nvel significaria uma improvvel habilidade de permanecer abaixo dos 2 C (ver Figura 1). O resultado seriam conseqncias irreversveis.

Como?
Para manter o aquecimento global mdio abaixo de 2 C, ser preciso: Nos pases desenvolvidos: Aprofundar as metas de reduo de emisses de gases de efeito estufa acordadas no Protocolo de Quioto. Cada pas ter que incentivar a adoo de energias renovveis e maior eficincia energtica, promover maior uso do transporte pblico e incentivar o uso de veculos mais eficientes. No Brasil: Conter o desmatamento com metas claras de queda contnua no ndice. preciso lembrar que as reas naturais no so um entrave ao desenvolvimento; muito pelo contrrio, contm riquezas que podem ser usadas para o bem-estar de todos. Manter a matriz energtica limpa. O Brasil tido como referncia na gerao de energia limpa, mas tem dado sinais de que pretende aumentar a importncia de combustveis fsseis na sua matriz Figura 1 Riscos de se ultrapassar os 2 C Aquecimento Mdio para diferentes nveis de estabilizao de CO2-equivalente. Adaptado de Meinshausen 2006. energtica. O pas precisa continuar servindo de exemplo neste quesito.

Mudanas climticas: Conseqncias desastrosas


Impactos a 2 C
90-200 milhes de pessoas correro o risco de serem contaminadas por malria e outras doenas transmissveis por insetos ou pela gua. Aumentos nas taxas de diarria e subnutrio em pases de baixa renda.

Impactos a 3 C
Mais de 300 milhes de pessoas correro o risco de serem contaminas por malaria no mundo. 5-6 bilhes de pessoas correro o risco de serem contaminadas por dengue.

Sade Humana

Agricultura

A agricultura brasileira ser negativamente afetada, sobretudo no Centro-Oeste e no Nordeste. A produo de cereais poder diminuir em 50%, a de milho em 25% e a de soja em 10%. Aumentos das desigualdades e dos conflitos devido ao efeito da escassez da gua e da pouca previsibilidade das colheitas.

50-120 milhes de pessoas em reas de risco de fome. A agricultura ser duramente atingida e os preos mundiais dos alimentos aumentaro. O Nordeste do Brasil ser uma das regies mais afetadas do mundo

De 662 milhes a 3 bilhes de pessoas ameaadas pela escassez de gua. Escassez global de gua. gua

Entre 3,1 a 3,5 bilhes adicionais de pessoas sofrendo risco de escassez de gua com possveis migraes por causa da seca. O resultado ser instabilidade socioeconmica e poltica. Riscos altos de seca no sul da Europa, no oeste da frica, na Amrica Central e em partes da Amrica do Norte, da Amaznia e da China. A Caatinga se tornar bem mais rida e a Amaznia sofrer perodos intensos de seca.

Gelo e geleiras

60% de perda do gelo no rtico durante o vero. Derretimento completo e irreversvel do gelo da Groenlndia com um aquecimento de 1.5 C. Diminuio de 25% ou mais do volume de gelo ocenico. O gelo continua a retroceder por cerca de 2 graus de latitude. Perda de 95% da maioria dos corais at meados do sculo com impactos adversos sobre pesca comercial e de subsistncia, proteo costeira e perdas econmicas. No Great Barrier Reef Australiano, estima-se que a perda seja de AU$ 4,3 bilhes por ano. Efeitos similares sero observados ao redor de todo o planeta. 43% de risco de transformao de florestas para sistemas noflorestais, expanso das florestas para o rtico e para as savanas semi-ridas. Riscos de uma alterao permanente dos sumidouros de carbono para fontes de carbono em reas tropicais chaves como a Amaznia e o rtico. Danos substanciais nos ecossistemas montanhosos e do rtico. Uma grande poro da Tundra e cerca da metade das florestas boreais pode desaparecer. Perda de mais de 40% de angiospermas na Amaznia. 25% de espcies extintas 25-50 milhes em risco devido ao aumento dos nveis dos mares e s inundaes costeiras. Os custos s naes sero de centenas de bilhes de dlares. O Norte e o Nordeste do Brasil sero as regies mais afetadas Aumentos na freqncia e intensidade de inundaes, secas, tempestades, ondas de calor, ciclones tropicais e outros eventos climticos extremos. O Sul e o Sudeste do Brasil sofrero mais episdios de eventos climticos extremos.

Perda completa do gelo ocenico durante o inverno no rtico. Perda completa da camada de gelo a Groenlndia e das geleiras da Antrtida com um aquecimento de 3 C durante vrios sculos. Pouca chance de recuperao dos corais danificados e branqueamento dos corais restantes. Risco de 88% de transformao de florestas para sistemas no-florestais. Riscos de perdas florestais na Eursia, Amaznia e no Canad. Perda potencial de florestas na zona boreal sul, no leste chins, na Amrica Central, na Amaznia e nas Costa do Golfo dos Estados Unidos. Risco bem maior de uma alterao permanente dos sumidouros terrestres de carbono para fontes de carbono. Danos irreversveis para a Amaznia, resultando em seu colapso. Perda de 50% dos pntanos no Mediterrneo, nos Blticos. Perda de vrias habitats de pssaros migratrios. Perda macia e possvel extino de espcies dependentes de gelo como ursos polares e vrias espcies no Mxico e frica do Sul. Mais de 40% da Amaznia se transformar em Cerrado 33% de espcies extintas 180 milhes de pessoas em risco devido s inundaes costeiras, stress hdrico e aumento dos nveis dos mares. Centenas de milhares de pessoas tero que migrar para outras regies ou mesmo pases. Aumento macio na freqncia e intensidade de incndios, secas, tempestades e ondas de calor. Perdas scio-econmicas decorrentes dos danos globais: de 3% a 5% paras os pases em desenvolvimento e uma mdia mundial de 1% a 2% para um aquecimento de 2,5 C a 3 C.

Ecossistemas

Aumento do Nvel do mar

Eventos climticos extremos

You might also like