You are on page 1of 168

Curso TCniCo de design grfiCo Hugo Antunes

Junho 2009

Curso TCniCo de design grfiCo

Hugo Antunes

Prof. AComPAnhAnTe Joo teixeirA

Para a elaborao deste projecto foi essencial a ajuda de praticamente todo o curso, incluindo alunos e professores. Quero agradecer em primeiro lugar ao meu professor acompanhante Joo teixeira (coordenador do curso) por todo o apoio dado ao longo destes meses na concepo e organizao do evento. Queria destacar a turma do 2 ano pois tiveram um papel fundamental na realizao de vrias actividades. Aos professores Joo Delgado, pela sua disponibilidade para auxlio em algumas actividades e apoio na rea tcnica, Catarina Miranda pela ajuda dada em alguns projectos, teresa Machado pelo apoio prestado na elaborao do relatrio. Aos meus colegas de turma, a salientar o rafael Mota, Andr Magalhes, Cesrio Alves, isidro norberto, tiago Cunha e Patrcia oliveira. A todos os colegas de curso, professores quero agradecer toda disponibilidade ao longo deste tempo. Para finalizar queria agradecer aos funcionrios e directores da escola pela ajuda e participao, destacando o sr. Jos Fernando, sr. Armindo Fernandes, Dra. Alexandra Corunha e D Manuela gomes pela ajuda prestada antes e durante o evento, no esquecendo a ajuda prestada pelo sr. Lus Pereira e sr. Paulo Pereira na concepo de algumas actividades. A todos o meu sincero obrigado.

agradecimentos

ndice

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

ndice
introduo :: 7 o projecto
apresentao sumria do projecto briefing

actividades
nine2five :: 55

:: 10

workshops
serigrafia :: 56 cinema 4d studio :: 57 banda desenhada :: 58 cartoonismo :: 59 edio de vdeo :: 60 iniciao fotografia :: 61

:: 11 :: 12

planeamento do projecto planificao do evento

:: 13

logo
concepo do logo
aplicaes :: 23

:: 17

regras de utilizao :: 20

imagem publicitria
cartaz cartaz flyer :: blog ::

1 :: 29 2 :: 30 32 34 35

tertlias tcnica e criatividade na fotografia por daniel camacho :: 62 design grfico no mundo dos txteis :: 63 bd criao por autor e trabalho por encomenda :: 64 fotografia de eventos :: 65 metodologia projectual em design grfico :: 66 ilustrao cientfica :: 67 do graffiti ao design :: 68 exposies 2 dg :: 69 olhares sobre o centro da cidade :: 70
nd

caricaturas :: 71 banda desenhada :: 72 ilustrao cientfica :: 73

banner ::

arte de rua :: 74

sinaltica ::

37
43

nine2five
concepo do logo :: aplicaes ::

outras actividades apresentao 2 dg :: 75 graffiti - comemorao dos 35 anos do 25 de abril :: 76


nd

desportos de rua :: 77

revista :: 79 vdeo :: 82

44 49

imagem publicitria ::

site :: 84 concluso :: 87

plano de divulgao :: 51

introduo

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Introduo
A presente Prova de Aptido Profissional foi elaborada seguindo os termos da Portaria 550C/2004 de 21 de Maio de 2004. Os Encontros de Design Braga foi a expresso que encontrei para definir o tema da minha PAP e surgiu da necessidade de promover o curso perante a comunidade local. este tema surgiu aps uma conversa com o coordenador do curso e, desde logo me interessou, porque considero que ser algo muito importante para comunidade de designers, seus aspirantes, clientes empresariais e para todos os que se interessam pela rea. Para mim constituiria um desafio e uma experincia que permitiria desenvolver competncias profissionais, contactar com instituies, designers e formadores, coordenar uma grande equipa, permitindo-me desenvolver competncias intelectuais e profissionais. o evento tem como principais objectivos divulgar o curso, a escola e complementando a formao desenvolvida na ePB. Pretende -se tambm que sirva para promover o design junto da comunidade local; divulgar os trabalhos dos alunos e freelancers s empresas, fomentando a sua interaco e promover pequenas formaes. Quanto metodologia deste trabalho/projecto, optei pela organizao e realizao do evento j descrito, bem como a respectiva imagem, uma vez que considerei que eram aspectos fundamentais ao sucesso do mesmo. A primeira fase consistiu na planificao e organizao de ideias para a posterior realizao de actividades. Numa segunda fase, foram escolhidas as actividades a realizar e iniciou-se simultaneamente a coordenao dos projectos dos alunos do segundo ano do curso que constituram a estrutura base do evento. na fase seguinte, foi feito o briefing para o evento e para a sua imagem. Terminado o briefing, iniciei os contactos com as empresas que poderiam colaborar no projecto. seguiu-se a concepo da imagem para o evento. Passo a apresentar, de uma forma genrica a calendarizao: eLenCo De tAreFAs
Briefing Finalizao da imagem (logtipo) Design Publicitrio ltimos pormenores do evento

CALenDArizAo
novembro 9 de Janeiro Fevereiro 27 de Maro

realizao do evento Paginao da revista

Abril 22 de Maio

Na realizao deste projecto precisei da colaborao de espaos para exposies, conversas, palestras e workshops, foi tambm necessrio a colaborao de profissionais para a realizao de workshops e para as exposies.

o projecto

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Apresentao sumria do projecto


A concepo de Encontros de Design Grfico teve origem na criao de uma revista de Design que, embora fosse uma ideia pouco vaga, proporcionar-me-ia um desafio que gostaria de viver. Aps debate e discusso de ideias com o coordenador acabamos por encontrar um tema mais concreto e definido, sendo-me ento sugerido que organizasse um evento, recriando as Jornadas de Design Grfico que decorreram em Abril do ltimo ano lectivo. Este projecto consistiu em trs dias dedicados ao curso, complemento da formao adquirida nos trs anos curriculares, com workshops, palestras e exposies, o qual se demarcou pelo entusiasmo e grau de participao. Assim, conjuntamente com o coordenador do curso, iniciei a planificao de um projecto na forma de evento e que teria que marcar a escola e a comunidade local. Por conseguinte seleccionmos quatro macro actividades que constituiriam a essncia dos Encontros de Design Grfico. o tema desta iniciativa, desde o incio, suscitou-me interesse, mas logo numa perspectiva inicial percebi que se avizinhava um ano de muito trabalho, que tinha um grande desafio pela frente. Como compensao, se o projecto se realizasse ficaria com uma grande marca no meu currculo, que iria dignificar a minha formao na EPB e abrir as portas para esse mundo sensacional do mercado de trabalho na rea de design e comunicao. Com o projecto em mos, era preciso definir objectivos e actividades, para tal comecei por fazer uma pesquisa por eventos da rea, com a finalidade de reunir ideias para o trabalho - projecto. Depois da pesquisa, foi altura de definir os objectivos do evento, que seriam: - Contribuir para a promoo do Design, atravs da promoo de pequenas formaes, organizao/realizao de exposies; - Complementar a formao desenvolvida na ePB na rea do design com debates sobre diversas temticas de design atravs da colaborao/apoio de parceiros externos; A fase seguinte, seria definir as actividades. Nesta altura foi-me dito que iria trabalhar com o actual segundo ano, pois eles realizariam projectos para apresentar no evento, tais como: serigrafia, fotografia ou ilustrao. A partir desta etapa, tive que coordenar os projectos a realizar pela turma referida acompanhado pelo Prof. Joo Paulo teixeira. iniciei, em simultneo, todo o processo de preenchimento necessrio de documentao requerida pela escola, nomeadamente a apresentao do que seria a minha PAP acompanhada do cronograma da realizao da mesma e do briefing do projecto. Ambos os documentos foram entregues nas datas estipuladas pela direco do curso.

10

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Briefing
enQuadramento:

este projecto consiste em organizar um evento de Design local (em Braga), juntamente com a criao de toda a sua imagem grfica.

objectivos:

o evento tem como principais objectivos divulgar o curso e a escola e complementar a formao desenvolvida na ePB. espera-se tambm que sirva para promover o design junto da comunidade; divulgar os trabalhos dos alunos s empresas; dar a conhecer os trabalhos das empresas e freelancers; promover pequenas formaes; realizar exposies e uma feira de design.

pblico-alvo:

O pblico-alvo deste evento as empresas da regio e jovens em incio de formao.

data: Quanto sua calendarizao, realizar-se- no ms de Abril, durante duas semanas e ser aberto comunidade.
imagem:

- Objectivos: Relativamente imagem pretende-se que seja inovadora, contempornea e autntica. Deve expressar dinamismo, composio, qualidade e necessria a ligao com reas a ser abordadas no evento: design, webdesign e artes contemporneas. -Suportes: necessrio elaborar uma campanha publicitria, sendo a divulgao feita com pelo menos trs semanas de antecedncia. No mnimo deve ser feito um cartaz (A3, A2 e A1), um flyer com o programa, sinaltica, certificados. Para finalizar o projecto, pretende-se que seja editada uma revista sobre o evento (digital ou impressa ainda a definir), um vdeo e um site, tendo como finalidade reportagem do evento.

dificuldades:

A grande dificuldade deste projecto ter que coordenar uma equipa diversificada, composta pela turma do 2 ano de D.G., que est a organizar/conceber actividades para realizar no evento. Relativamente aos espaos/logstica o evento decorrer em locais/espaos de natureza, culturais e comerciais. As impresses tero que ser feitas na impressora da escola, limitando relativamente o nvel de qualidade.

11

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Planeamento do projecto
Concludo o processo tcnico - administrativo, foi necessrio comear a planificar o evento, reunir ideias, preparar actividades, e pensar nas melhores formas para avanar com os objectivos delineados com sucesso. Perante estes factores foi essencial iniciar uma pesquisa que tinha como finalidade retirar ideias para actividades e modos de possvel execuo. A pesquisa desta fase foi direccionada para iniciativas do gnero, desde iniciativas com o mesmo impacto a iniciativas com impacto maior. encontrei uma grande variedade de eventos dos quais passo a citar exemplos: ilha design 2008, TMDG,Vienna Design Week. Na definio das actividades e na sua realizao foi fundamental a colaborao do coordenador de curso e da actual turma do 2 ano (turma 2007/2010). Assim, aps troca informal de ideias, situaes de debate e discusso sobre o interesse de iniciativas a incluir nos EDG e, no perdendo o sentido dos objectivos subjacentes ao projecto em questo, a equipa de trabalho, seleccionou as seguintes actividades:

exposies

-Caricaturas -Fotografia digital e analgica -Desenho de observao -Mural de graffiti (animao com desportos radicais) -Ilustrao cientfica -Design txtil -Banda desenhada -Exposio fotogrfica -Cartoons -Caricaturas -Design txtil -Banda desenhada

workshops

- Serigrafia - Ilustrao cientifica - Fotografia (laboratrio) - Tipografia - Design grfico para txteis

mesa redonda

- Mtodo de criao e trabalho em Design Grfico

outras actividades

-grupos de designers a criar um projecto grfico em 8 horas (com prmio 500 - com envolvimento das empresas) - Apresentaes de projectos

12

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Planificao do evento
dia 18
09.00 - 17.00 :: nine2five - 8 horas de competio criativa para designers grficos Local: EPB :: Exposio de BD SecondDG - do jovem bracarense Philippe Tina (aluno do 2 DG) Local: PEB

dia 20
10.45 :: Apresentao das propostas da competio nine2five Local: EPB 14.30 :: Lanamento da exposio Olhares sobre o centro da cidade de vrios alunos do curso Local: Biblioteca Lcio Craveiro da Silva 21.00 :: Tertlia: Tcnica e criatividade na fotografia com Daniel Camacho Local: FNAC

dia 21
09.30 - 11.30 :: Workshop de Serigrafia por Mrio Duarte e Lus Vilaa (alunos do 2 DG) Local: EPB 14.00 - 17.00 :: Tertlia: O design grfico no mundo dos txteis com Pedro Pinto Local: EPB 20.00 :: Workshop de Texturizao e pintura tridimensional por Emanuel Ferreira Local: EPB

dia 22
10.00 :: Lanamento de exposio de Banda Desenhada de vrios autores portugueses Local: EPB 11.00 :: Exposio de caricaturas do jovem bracarense Ricardo Coelho (aluno do 2 DG) Local: EPB 13.30 - 17.30 :: Workshop de Banda Desenhada por Pedro Alves Local: EPB 18.00 :: SecondDG - Apresentao pblica de curtas histrias em BD do jovem bracarense Phillippe Tina (aluno do 2 DG) Local: 100 Pgina 21.00 :: Tertlia: Banda Desenhada - A criao por autor e o trabalho por encomenda com Pedro Alves Local: FnAC

13

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Planificao do evento
dia 23
09.30 - 12.00 :: Workshop de Cartoonismo por Pedro Alves Local: EPB 09.30 - 12.00 :: Tertlia: Fotografia de eventos com vrios fotgrafos de Braga Local: EPB 14.30 - 17.00 :: Workshop de Edio de vdeo por Fernando Pereira Local: UM 21.00 :: Tertlia: Mtodos de trabalho em design grfico com Joo Loureiro Local: Velha-a-Branca

dia 24
09.30 - 12.00 :: Tertlia: Ilustrao cientfica com Filipe Franco Local: EPB 14.00 :: Exposio de trabalhos de ilustrao cientfica desenvolvidos por Filipa Oliveira (aluna do 2 DG) Local: ePB 14.30 - 17.00 :: Workshop de Iniciao fotografia por Nuno Silva e Marco Rosrio (alunos do 2 DG) Local: ePB

dia 25
10.30 :: Apresentao de mural de graffiti comemorativo dos 35 anos do 25 de Abril Local: EPB 14.00 :: Apresentao da exposio sobre Arte de Rua de Nuno Silva (aluno do 2 DG) Local: Museu D. Diogo de sousa 14.30 - 17.00 :: Tertlia: Do graffiti ao design com Daniel Vieira Local: Museu D. Diogo de Sousa 17.20 :: Desportos de rua Local: Museu D. Diogo de Sousa

14

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Planificao do evento
Para a escolha desta semana tive em ateno alguns objectivos do projecto, nomeadamente a expanso comunidade local e divulgao da ePB. Assim, Abril seria um excelente ms para a divulgao do curso e da escola e coincidindo com o perodo de promoo da EPB no exterior. A semana 18 a 25 seria a ideal deste ms e congregaria dias nos quais era importante a presena dos EDG: dois Sbados, sendo um deles o 25 de Abril, dia seleccionado para fechar o evento, pelo simbolismo histrico que traduz, entre outros aspectos, a conquista pela Liberdade. Como esta efemride assinalada com diversas comemoraes culturais, sociais e artsticas, decidimos marcar o dia com um Mural comemorativo do mesmo. De forma a congregar outras manifestaes artsticas, quer para assinalar o Dia da Liberdade, quer para fechar o EDG promovemos, ainda, durante esse dia Artes e Desportos de Rua. Quanto ao sbado, dia 18 procurar-se-ia implementar Competio de Design, uma vez que tinha de ser num dia acessvel comunidade exterior escola, pois a competio tinha como objectivo atrair vrios participantes de outras escolas e faculdades. Destaca-se que neste mesmo dia era a abertura da Feira do Livro de Braga onde os EDG marcaram presena com uma exposio de Banda Desenhada. o resto da semana foi pensada de forma a que fosse criada uma diversidade de actividades, conciliando as mesmas de modo a criar dias para cada temtica, disponibilidade dos convidados e dos espaos que se estabeleceram parcerias para a realizao de actividades. Com isto manter-se- o interesse do pblico, interno e externo, criando uma multiplicidade opes de participao. O critrio que esteve presente na escolha dos vrios locais de actuao, ir permitir a adeso por parte de um pblico mais alargado e diversificado.

15

logo

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Concepo do logo
Com o briefing feito, a organizao e planificao do evento a realizar-se, foi altura de iniciar a criao do logtipo para o evento. A criao do logtipo foi das fases mais importantes de todas estas etapas, pois define a imagem que as pessoas podero associar aos EDG. Para tal, foram cumpridos os passos da metodologia projectual, foi feita uma pesquisa por logtipos de eventos do mesmo gnero (esta parte da pesquisa foi mais rpida, porque j tinha referncias da pesquisa anterior), procurei tambm em sites que agregam (dedicados) somente a logtipos. Uma vez que o logo tinha como objectivo representar um evento de design grfico, ter-me-ia de influenciar por logtipos referenciados, para o conceber.

Feita a pesquisa, era necessrio reunir no papel as ideias que tinham ficado na cabea, fazendo rascunhos, testando possibilidades e analisando as melhores opes. Decidi que a imagem iria ser somente um logtipo (com nome por extenso), pois pela pesquisa percebi que eventos conhecidos/prestigiados que utilizavam smbolos ou siglas.

no meu ponto de vista, entendi que, no lanamento do evento a melhor soluo passaria por criar, simplesmente um lettering, para permitir que as pessoas memorizassem o nome e, posteriormente se pudesse partir para siglas que permitissem o reconhecimento e a identificao da iniciativa. O logo teria que mostrar/expressar ao que o evento se destinava. Pensei para tal exemplificar cada palavra do evento no logtipo, por isso comecei por trabalhar pela palavra encontros e indo ao encontro desse conceito: utilizei linhas de caminhos/mapas para formar as letras do logtipo. Procurei tambm criar caminhos em redor do nome, para que o mesmo se transfigurasse como o centro, o ponto de encontro desses caminhos.

17

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Concepo do logo

na criao deste logo pensei em explicitar alguns valores de design que me foram incutidos ao longo do curso. os valores usados neste logtipos so, a simplicidade, objectividade e funcionalidade e, para que de uma forma simples e clara lessem Encontros de Design Grfico, decidi utilizar um tipo de letra sem serifas, fino, simples e de fcil leitura para que de uma forma sucinta expressasse design. Dessa forma, pesquisei em sites de tipografia para encontrar tipos com as caractersticas que pensei para o logo. Ao fim da pesquisa encontrei um conjunto de fontes que se poderiam enquadrar. Depois de uma seleco pelos recursos recolhidos, optei pelo Lane Narrow, era o que se enquadrava melhor e compunha as minhas expectativas. ento, escolhido o tipo de letra passei para a criao digital do logo utilizando as ideias que tive em papel, usando a ferramenta Adobe Illustrator CS3. Ao fim de alguns testes e ajustes cheguei a esta verso. neste logo escolhi uma escala visual para que a palavra mais cativante para o evento estivesse em destaque. Palavra essa, Design, que far com que o logo chame a ateno do pblico-alvo. Esta composio grfica est preparada para funcionar tanto em suportes digitais, como em suportes impressos, pois tem linhas bastantes simples que no desfocam em suportes digitais nem em suporte papel. palavra design dei um grande destaque, sendo o tema do evento, era necessria essa relevncia, culminando tambm com alguns elementos grficos o nome completo do evento e o local. Para expressar a palavra encontros utiliei uma ligao com o s e o i pois o s tem curvas que nos remetem para um caminho, caminho esse que corresponde as actividades do evento que vo ser um trilho importante para os interessados no evento. A unio com o i deve-se ao facto de o i simbolizar as actividades do evento, com o conceito de ser uma avenida com as vrias actividades. Para fazer referncia ao local do evento utilizei no n uma representao do Arco da Porta Nova que um ponto de referncia na cidade em questo. A principal atraco para a escolha deste tipo para o logo foi a sua leveza grfica, sendo este um tipo fino, regular, bem desenhado e harmnico. estas caractersticas fazem com que o logo seja limpo, de fcil leitura, mesmo em grandes redues, que constitui um factor tido muito em considerao na sua concepo. Este factor um dos mais importantes quando se concebe um logo, no entanto, muitas vezes colocado de parte.

18

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Concepo do logo
Para a escolha de um tipo desta categoria, uma das razes que esteve presente foi o facto de estes tipos serem muito usados em destaques, no meio de textos, ttulos. o que pretendo com este evento exactamente que este tenha um grande destaque junto da comunidade Bracarense. utilizei um tipo sem serifas pelo facto de estar presente em imagens associadas juventude. este ponto merecia um grande foco neste logo, visto que grande parte do pblico-alvo do evento so jovens. Outro motivo que pesa para a sua escolha foi por ser to harmonioso, o que d conforto de leitura. o seu ar jovial e contemporneo aproxima-se do que j foi dito anteriormente, um dos pblicos-alvo do evento, como tambm por o evento ser recente ( o segundo realizado pelo curso). na escolha destas cores, tive em ateno o nome e motivo para que se destinava o evento, como tal necessitei que mostrasse dinamismo e, ao mesmo tempo sugerisse seriedade. Para conseguir o efeito pretendido utilizei uma cor fria e uma cor quente no sentido de criar uma dinmica entre cores. em primeiro lugar, escolhi uma variao do ciano, visto ser uma cor associada tecnologia, ao futuro, seriedade, tranquilidade, formalidade, cultura, harmonia e maturidade. De modo a complementar o logo com uma cor realante, foi utilizada uma variao do magenta, cor essa ligada energia, dedicao, expressa idealismo e a cor da realizao. todas estas caractersticas foram idealizadas nos valores a expressar com o logo. Pretendo que este evento seja uma pea fundamental no futuro do pblico-alvo que se consiga incutir nos estudantes usufruidores do evento os valores supracitados. Para a palavra encontros e grfico utilizei o azul por ser uma cor bastante legvel e estas palavras so as que sofrem mais em redues. Outra das razes prende-se questo de estas duas palavras estarem ligadas j que ambas representam pormenores do evento (conceito e tema). Na palavra design seleccionei o magenta dado que a cor que chama mais ateno, portanto coloquei na palavra com mais destaque, com significado de design ser a energia do evento (tema).

19

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Regras de Utilizao - MIV


Aqui so apresentadas as alteraes que o logo pode sofrer sob fundos das cores institucionais.

20

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Regras de Utilizao - MIV


Aqui apresentada a reduo mnima e a altura x do logo.

21

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Regras de Utilizao - MIV


nesta pgina pode ser consultado arejamento que o logo deve ter.

22

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Aplicaes
carto de visita
esta foi a imagem usada no carto de visita, seguindo os objectivos da imagem do evento, a simplicidade e a objectividade.

frente

verso

23

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Aplicaes
convite
A criao da imagem para o convite teve que ir de acordo com a imagem criada para o evento. Dessa forma, criei uma barra azul(cor definida para o logo) do lado esquerdo, dando fora, vivacidade, requinte ao logo e ao convite. Para completar essas ideias utilizei o tipo Lane - Narrow um tipo que transmite esses mesmo valores, o qual foi usado para a criao do logo. o convite foi feito de forma a que actividade ficasse com aparncia institucional.

24

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Aplicaes
certificados
Os certificados foram elaborados de forma a manter a imagem do evento, permitindo adaptaes para as diferentes actividades sem mudanas no layout.

25

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Aplicaes
t-shirt
esta t-shirt foi criada para dar a funcionrios que tiveram um papel importante no desenvolvimento deste evento, num tom divertido e informal.

26

imagem publicitria

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Imagem Publicitria
na concepo da imagem publicitria pensei em dividi-la em duas fases para um maior impacto junto da comunidade. Foram concebidas de forma completamente distintas e com objectivos bem diferentes. A imagem publicitria foi pensada em conformidade com a simbologia do logo, funcionalidade e simplicidade. Para isso, em toda a imagem foi usado um lettering bastante simples. Para informaes gerais foi usado o tipo de letra Sansation Regular. Para cada macro-actividade (Workshops, Tertlias, Exposies, nine2five) foi usado o tipo de letra Arista 2.0. A nvel de cores, foram escolhidas quatro cores para cada macro-actividade, formando uma escala harmnica entre si. Para complemento foram usados tons de cinza, em alguns casos foram utilizadas as cores do logo, a maioria das vezes em nuances, nomeadamente na tabela com o programa.

28

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Cartaz 1
A primeira fase tinha como funo despertar o interesse na comunidade. Criei um cartaz e coloquei-o em alguns pontos de grande visibilidade na escola, onde a comunidade passa com a frequncia. A informao contida no cartaz era escassa, para criar expectativa junto do seu pblico. Coloquei simplesmente o logo do evento e duas barras com informaes globais, o ms, a cidade e o blog oficial do evento. estes dados foram colocados sob duas barras cinzentas que percorrem o cartaz de um lado ao outro do cartaz ,s quais se podiam comparar com uma estrada simbolizando o percurso at aos aos encontros de Design Grfico, os pormenores ainda por alinhavar. Foi usado o cinza para enquadrar com a ideia de estrada e tambm para o cinza se poder associar falta de cor. A mensagem que se queria passar com o cartaz do evento ainda no tem cor, faltam pormenores, lanando curiosidade. todo o espao em branco, serviu para reforar o objectivo do cartaz, anunciar sem muita.

29

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Cartaz 2
A segunda fase da campanha teve que ser algo mais constitudo, sendo necessrio incluir bastante informao para despertar mais ainda a ateno da comunidade. Alis optar numa super-abundncia de informao, para transmitir a fora do evento. Dei continuidade ideia iniciada no logo e passada para a fase um. Os Encontros de Design Grfico constituram dois caminhos, dois percursos de certa forma diferentes, um deles foi todo o percurso da organizao, outro foi o evento em si que, mesmo sendo s numa semana constituiu um grande percurso, pela diversidade de actividades de diferentes reas. Como tal, pensei em transparecer isso para a imagem publicitria, constru o cartaz atravs de linhas trajectrias (caminhos/percursos). As linhas foram desenhadas geometricamente para que transparecesse a objectividade formativa do evento. Para complementar a simbologia que o evento iria ter, formei com as linhas uma rvore. Decidi utilizar esta metfora (da rvore com o evento) na imagem, pois a rvore apresenta caractersticas que podem ser comparadas ao que o evento iria representar, d-nos vida e fora, o que se assemelha s actividades dos encontros de Design Grfico. A rvore cresce a partir do logo, onde recebe a energia para o crescimento e diversidade.

Para descrever as actividades que se iriam realizar foi usada uma comparao com os ramos e os frutos. As macro-actividades (Exposies, Workshops, Tertlias, nine2five) foram representadas atravs de ramos at que os ramos so a estrutura da rvore mais forte a seguir ao tronco, os quais depois se dividem em galhos ou frutos, exactamente o que as macro-actividades foram nos Encontros de Design Grfico. De seguida, ao logo do evento, surge o tronco (sustentao de todas as actividades) de onde saem as macro-actividades sendo algo forte que desponta do tronco subdividindo-se/reproduzindo-se nas actividades os frutos do evento.

30

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Cartaz 2
na representao da rvore, o tronco foi utilizado para apresentar a data e o local do evento. esta informao foi colocada de uma forma distinta e apelativa. Foi criado um caminho de leitura com a data e o local seguindo a ideia de toda a imagem. A nvel de cores foi escolhida uma escala harmnica de cores desde laranja ao verde, cores associadas ao dinamismo e cultura. Para Tertlias e Exposies utilizei dois tons de laranja por serem as actividades que se associam de forma mais notria ao dinamismo, pela variedade, temas, locais onde se iam realizar e tipologia. Aos workshops e nine2five associei os tons de verde, sendo as actividades que se destinavam a adquirir conhecimentos, seja a nvel de contedos ou de experincia. Para mostrar continuidade do primeiro cartaz, decidi utilizar uma barra cinza para descrever e dividir o cartaz entre a parte dos colaboradores e das actividades, mas ao mesmo tempo integr-los com o resto dos elementos.

31

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Flyer
Na aplicao da imagem publicitria do cartaz para o flyer teve que ser repensada, pois no podia ter a mesma disposio visto que no flyer a informao tinha que estar numa escala visual diferente. Decidi criar uma tabela para um dos versos, tabela essa que continha o programa. no outro verso, mantive a imagem que usei no cartaz com algumas modificaes: no pus a descrio das actividades, coloquei s a referncia das macro-actividades desta vez no tronco da cor respectiva, sendo desta maneira o suporte e no o trmino dos ramos, que por sua vez ficaram a suportar a data. Optei por isto, porque no flyer iria ter o programa detalhado no necessitava de colocar essa informao na capa, da esse destaque para a data. o resto manteve a imagem do cartaz.

32

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Flyer
O verso do programa foi construdo com lettering definido na imagem do evento, utilizando linhas picotadas que se cruzavam entre si, formando caminhos de ligao entre o dia, a actividade e o local. Relativamente s cores usadas, foram as empregadas no logo, com menos percentagem de cor.

33

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Blog
A criao do layout para o blog teve como base a imagem do primeiro cartaz, para que, de uma forma simples, agradvel e objectiva, o contedo fosse divulgado.

o cabealho do blog contm duas barras, seguindo as ideias referidas anteriormente. uma das barras foi utilizada para colocar o logo, sendo colocado em verso negativa sobre fundo azul, correspondente ao azul utilizado na verso a cores do mesmo. Foi escolhida esta cor devido a ser a cor mais confortvel leitura, visto que usar o magenta, numa mancha de cor deste tamanho, poderia causar alguns problemas de leitura. A segunda barra foi usada para a descrio das macro-actividades, mantendo a cor usada no primeiro cartaz, pelos mesmos motivos. o background foi criado atravs de quadrados de cantos arredondados sobrepostos, de uma dimenso reduzida, criando vrios trilhos, associando informao reunida no blog.

34

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Blog
A nvel de contedo dividi o blog em duas colunas: uma para a colocao de posts informativos das actividades e outra mais pequena para a colocao das actividades, colaboradores, organizao, patrocinadores e convidados. Cada seco foi dividida por linhas tracejadas. seguindo a ideia de toda a imagem, foram colocadas com o magenta do logo, dando vida ao blog. As macro-actividades foram colocadas com as cores utilizadas no cartaz, mantendo assim a linha grfica. na coluna de posts, coloquei os ttulos a magenta, seguindo as cores do logo, os textos foram usados a cinza, com o intuito de dar um ar leve ao blog. O blog foi alojado no servio de blogs da sapo, em que eu adaptei as csss fornecidas pela sapo, de forma a que o blog ficasse como eu tinha idealizado, simples de consultar e seguindo os ideais de imagem do evento.

35

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Banner
o Banner foi criado adaptando a imagem do cabealho e usando os objectivos do primeiro cartaz. Assim, de uma forma simples e objectiva, estava descrito o evento, representado pelo logo, a data e o local do evento. utilizei o logo em negativo com as cores usadas no lettring como fundo, pois desta forma apelava mais a ateno dos visitantes do blog. Criei duas verses do banner, uma em azul e outro magenta (cores do logo) para gerar interactividade com utilizador, ao passar o rato em cima do banner a cor alterava-se.

36

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Sinaltica
Na concepo da sinaltica dos Encontros de Design Grfico tive em ateno o local onde seria colocada, ou seja em alguns pontos de referncia da escola, pois teria de ser algo que desse nas vistas, como tal decidi escolher uma cor para cada sinaltica, quatro cores diferentes. Criei ento uma imagem que se adaptasse s quatro sinalticas. Utilizando o que a sinaltica iria representar, espalhar-se pela escola. Para demonstrar isso associando ao mesmo tempo imagem do evento decidi utilizar uma representao de razes. razes espalham-se, tal e qual como na sinaltica que se espalhou pela escola e desta forma estaria a ligar imagem do evento. o logo do evento foi colocado do mesma modo que foi colocado no cartaz, representando a base da rvore, sendo criada uma barra branca para a colocao do mesmo. As razes foram colocadas a branco sobre uma mancha, da cor respectiva, terminando no espao destinado para a designao da sinaltica que, por sua vez aplicado sobre uma barra branca onde a designao feita com o tipo de letra de acordo com o tema.

37

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Sinaltica fotografia
Nesta sinaltica usei o tipo Sansation Regular pois achei o mais indicado para tema, um tipo futurista expressando a evoluo da fotografia. Como cor escolhi um variante de ciano, continuando com os mesmos valores.

38

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Sinaltica banda desenhada


Nesta sinaltica usei o tipo HVD Comic Serif Bold, pois achei o mais indicado para tema: um tipo com traos sugestivos BD, mas mantendo uma certa seriedade. A cor utilizada foi o laranja, uma cor dinmica expressando, juventude, o que a liga Banda Desenhada que na maior parte das vezes criada para crianas e jovens.

39

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Sinaltica caricaturas
Nesta sinaltica usei o tipo Gill Sans Ultra Bold. Um tipo com uma personalidade que se adequa ao tema, pela sua forte expresso, que ao mesmo tempo acaba por ser uma caricatura do tipo original.

40

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Sinaltica ilustrao cientfica


Nesta sinaltica usei o tipo Bradley Hand ITC. Este tipo transmite-nos muito do que ilustrao Cientfica devido aos seus caracteres que no tm um trao perfeito, lembrando-nos os detalhes feitos em Ilustrao Cientfica.

41

imagem nine2five

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

nine2five
concepo do logo

este logo surgiu com a necessidade de criar uma imagem para a competio de design, actividade inserida nos EDG. Esta actividade teve a necessidade de imagem e divulgao prpria. Posto isso, sendo uma actividade que abria do evento teria que ter algo em comum. nesta fase, a imagem publicitria do evento estava a ser realizada e o que mais se adequava era a imagem que estava a ser utilizada para a descrio das actividades. Utilizei o tipo de letra Arista 2.0 como base para concepo do logo. o tipo de apresenta caractersticas associativas ao logo dos encontros, das quais queria referenciar neste logo, sendo elas a geometrizao e a ideia de um caminho/percurso. O mesmo transmite dinamismo, inovao e, de uma forma objectiva, faz-nos ficar com a imagem e nome na memria. As cores usadas foram as escolhidas para o logo do evento.

43

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

nine2five
aplicaes
Para o enriquecimento da competio foram criadas algumas aplicaes de forma a dar prestgio mesma. As aplicaes teriam que manter os objectivos do evento, para que o logo fosse aplicado de uma forma mais apelativa e ao mesmo tempo criar uma imagem para as aplicaes. Utilizei uma caixa cortada, expressando mais o dinamismo e filosofia da competio (uma sala repleta de trabalho criativo).

44

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

nine2five
aplicaes
regulamento
o regulamento foi criado de uma forma simples utilizando como cabealho a caixa referida e os logos da organizao. o corpo foi constitudo pelo tipo de letra da comunicao da competio.

45

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

nine2five
aplicaes
cartes de identificao
Visto que teramos um grande nmero de participantes e seria difcil de identific-los, foi criado um carto de identificao. Esse carto conteve a imagem criada para outras aplicaes. Tendo sido colocadas duas caixas em azul (caixas utilizadas em toda a imagem da competio) uma para o logo e outra para os logos da organizao. O nome do participante foi colocado ao centro, utilizando o tipo de letra definido para a comunicao da competio.

46

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

nine2five
aplicaes
certificado
Na aplicao da imagem no certificado foi feita uma alterao, dando forma e vida competio. A caixa no foi colocada cobrindo o logo por completo, apenas a palavra nine2five e na vertical ocupando de cima a baixo a folha. Para escrever a palavra certificado foi usado o tipo de letra Sansation Regular (tipo definido para os destaques) e no corpo foi usado o Franklin Gothic Book.

47

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

nine2five
aplicaes
lona
De forma a categorizar o espao da competio, desenvolveram-se duas lonas com o logo da mesma seguido dos logos da organizao. Colocou-se seria uma entrada da escola e outra na cantina (local de realizao da competio) foram concebidas de uma forma muito simples somente para marcar presena.

48

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

nine2five
imagem publicitria
A imagem publicitria desta competio tinha que atrair essencialmente designers, para isso teria que ser objectiva e de fcil leitura (objectivos essenciais num trabalho grfico). Decidi ento utilizar a imagem das aplicaes, pois transmite muito a essncia da competio. Ento usei duas caixas (da imagem da competio), uma para o logo e para a referncia do dia. A outra foi usada para os logos da organizao. na descrio da actividade decidi utilizar uma forma diferente, apelativa e fora do comum, colocando as palavras ligadas entre si, transmitindo a criatividade que se pretendia com a competio. o prmio da competio, algo que teria de ser destacado. Foi indicado em forma de carimbo, mostrando impacto, o impacto que o prmio teria. Criando um elo de ligao com a imagem do evento a que competio estava associada, utilizei uma barra magenta (cor do logo) para colocar a informao de onde seriam feitas as inscries. esta imagem foi adaptada para os diferentes suportes aqui apresentados.

cartaz

flyer

pub

- jornal

49

plano de divulgao

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Plano de divulgao
Para a divulgao deste evento usei vrios meios de comunicao, assim dessa forma foi cativada mais gente para o evento.

A primeira fase da divulgao incidiu na colocao de um primeiro cartaz, na escola, o qual tinha pouca informao para suscitar o interesse e a curiosidade mais facilmente, tendo um ponto de ligao para o blog (um dos meios de divulgao usados).

o blog foi desenvolvido de forma a criar um ponto de ligao com o pblico longnquo e tambm por ser um meio fcil de consulta, podendo ser visto de qualquer lugar. o blog reuniu informaes das actividades, do evento em si, colaboradores e convidados.

51

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Plano de divulgao
A seguir ao blog, foi iniciada a divulgao do nine2five, a actividade que teve necessidade de divulgao prpria, sendo necessrio a atraco de um grande nmero de participantes. Numa primeira parte da divulgao desta actividade foram enviados mails para escolas secundrias e de ensino superior, que tinham cursos da rea.

Foram colocados cartazes em 30 autocarros da TUB, flyers e cartazes em pontos com 100 Pgina, IPJ. na divulgao web foi usado o site da ePB onde foi colocado um banner, assim como em sites de emprego como carga de trabalhos, sem papel, um blog de design nacional, blog do curso.

No dia 6 de Abril saiu no correio do minho meia pgina de publicidade.

52

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Plano de divulgao

estando os suportes de divulgao do nine2five colocados, iniciei a divulgao do evento em si. Colocando um cartaz com a descrio das actividades todas.

Foram enviados press-realeses (redigidos pelo coordenador do curso) para algumas escola, site ePB e tambm publicidade no blog do curso. O programa foi publicado na agenda cultural da cidade uma referncia ao evento. numa fase j com o evento a decorrer, foi colocada sinaltica pela escola de forma a marcar presena junto da comunidade e levando-os ao local das exposies.

53

actividades

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
ninefive

Consistiu numa competio criativa para designers grficos com a participao de 30 concorrentes vindos de cidades distintas da zona litoral norte. Aos participantes foi-lhes pedido que criassem a imagem e meios de comunicao para a marca Braga - Capital do Barroco. Todos desenvolveram uma proposta grfica para posterior avaliao de trs empresas de Braga. esta foi a actividade que mais visibilidade teve em todo o evento.

55

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
workshops
serigrafia
Workshop ministrado por dois alunos do 2 ano, no dia 21, saindo do que leccionado no curso foram explorar esta tcnica de impresso para depois demonstrarem aos colegas, em formas simples de as usarem caseiramente.

56

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
workshops
cinema 4d studio
No dia 21, noite, Emanuel Ferreira designer de produto da regio de Braga, esteve na EPB para iniciar os alunos numa aplicao 3D. o workshop foi do agrado dos alunos, suscitando o interesse pela aplicao e pela rea.

57

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
workshops
banda desenhada
Quarta-feira dia 22, vindo de Almada Pedro Alves, ilustrador profissional, administrou um workshop de Banda Desenha para alguns alunos dos trs anos do curso. Depois de dar umas noes e tcnicas de banda desenhada o ilustrador pediu aos alunos que criassem duas pginas de Banda Desenhada, acompanhando-os em todo o processo, orientando-os e dando-lhes dicas.

58

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
workshops
cartoonismo
o workshop de cartoonismo foi ministrado mais uma vez por Pedro Alves, tendo uma participao de grande dimenso nos Encontros de Design Grfico. Depois de uma breve introduo dada ao alunos presentes, sobre tcnicas a usar em cartoonismo, no workshop todos eles realizaram um cartoon baseado em notcias de jornais daquele mesmo dia.

59

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
workshops
edio de vdeo
na tarde do dia 23, os alunos foram levados para a uM para participarem num workshop de edio de vdeo, leccionado por Fernando Jesus, onde foi feita uma apresentao de algumas ferramentas usadas em edio de vdeo, guiando ainda os alunos pelo departamento de produo.

60

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
workshops
iniciao fotografia
Marco Rosrio, ex-aluno de fotografia e actualmente aluno do 2 D.G., dirigiu um workshop de fotografia cativando os alunos do 1 ano do curso para esta rea, dando-lhes uma pequena introduo.

61

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
tertlias

tcnica e criatividade na fotografia por daniel camacho


Esta foi a primeira grande sada do evento, uma tertlia realizada no frum da Fnac, dia 20, a qual teve bastante adeso, ficando a sala repleta de espectadores. Daniel Camacho falou um pouco sobre questes tcnicas de fotografia, apresentando-nos tambm algum do seu trabalho, utilizando-o como exemplo para falar sobre questes de criatividade.

62

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
tertlias

design grfico no mundo dos txteis


O dia 21 foi dedicado aos txteis aps o workshop de serigrafia. Pedro Pinto, designer txtil, veio nos falar um pouco do seu percurso profissional. Uma perspectiva muito interessante, mostrando aos alunos uma carreira de sucesso. A participao de Pedro Pinto terminou com um workshop prtico de sublimao (mtodo de impresso em txteis).

63

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
tertlias

bd - criao por autor e trabalho por encomenda


Pedro Alves aceitou apresentar-nos de criao de uma Banda Desenhada e do seu percurso profissional at aos dias de hoje. enriquecendo o programa do evento, levando-nos mais uma vez para a Fnac, atraindo alguns interessados pela rea.

64

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
tertlias

fotografia de eventos
No dia 23, chegados de trs empresas de fotografia, com histria na regio, dedicadas essencialmente fotografia de eventos, alguns profissionais vieram-nos falar um pouco de como a vida de um fotgrafo de eventos, das dificuldades e benefcios duma carreira nesta rea.

65

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
tertlias

metodologia projectual em design grfico


A noite do dia 23 foi preenchida por uma tertlia presidida pelo ex-aluno Joo Loureiro, que encheu por completo uma das salas do estaleiro cultural Velha-a-Branca. Joo mostrou um pouco do seu processo de trabalho, apresentando alguns dos seus projectos.

66

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
tertlias

ilustrao cientfica
Filipe Franco, ilustrador cientfico de renome nacional na rea, esteve na EPB para apresentar o tema aos nossos alunos. instruindo os alunos sobre esta tcnica de ilustrao e usando como exemplos o seu notvel portflio.

67

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
tertlias

do graffiti ao design
Dedicando o dia 25 arte de rua, levamos os alunos e outros interessados para o Museu D. Diogo de Sousa, onde Daniel Vieira, actualmente estudante do ensino superior na rea de Design Grfico, nos falou do seu percurso at aos dias de hoje: como foi a sada das ruas, deixando a arte de rua para o Design Grfico.

68

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
exposies

2nd dg
No dia 18 foi inaugurada uma exposio de BD na feira do livro de Braga dia de abertura da mesma. A BD foi criada por alunos do 2 DG. As histrias contadas retratam as aventuras e peripcias da turma passadas no horrio de almoo. nesta exposio foi necessria a concepo de duas lonas para a colocao dos quadros da exposio (como podem ver nas fotografias e no anexo 5).

69

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
exposies

olhares sobre o centro da cidade


uma actividade iniciada antes da abertura do evento que levou os alunos do curso para o centro da cidade, para mostrar comunidade a sua viso pelo centro, capturado em fotografia. Os alunos do 1 e 2 ano, acompanhados pela professora Catarina Miranda foram levados algumas vezes para o centro da cidade com o objectivo de captar o seu olhar atravs fotografia de espaos e ambientes.

70

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
exposies
caricaturas
Dia 22 iniciado pela inaugurao da exposio de caricaturas feita pelo aluno ricardo Coelho caricaturando a sua turma, professores, funcionrios e a direco da escola. Para esta exposio foi necessrio a colocao de um ttulo (anexo5).

71

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
exposies
banda desenhada
uma exposio de banda desenha do Pedro Alves, ilustrador, presenteou-nos com algum do seu trabalho. Para esta exposio foi necessrio a colocao de um ttulo (anexo5).

72

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
exposies
ilustrao cientfica
Filipa oliveira, colocou em exposio no trio da escola, de trabalhos realizados por ela numa rea pouco explorada devido sua complexidade, mostrando o seu talento. Para esta exposio foi necessrio a colocao de um ttulo (anexo5).

73

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
exposies

arte de rua
Uma exposio fotogrfica realizada pelo aluno do 2 D.G. Nuno Silva, exposta no Museu D. Diogo de Sousa, onde se mostrou um pouco da galeria do writter Mr. DHeo.

74

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
outras actividades

apresentao - 2nd dg
Este trabalho, realizado pelos alunos do 2 ano teve direito a uma apresentao na 100 Pgina, onde estiveram presentes alguns interessados. Philippe tina falou do processo de criao da Banda Desenhada.

75

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
outras actividades
graffiti

- comemorao dos 35 anos do 25 de abril

Durante toda a semana, 4 alunos do 2 ano de D.G. (Filipa Oliveira, Ricardo Coelho, Pedro Figueiras e Andr Pereira), ajudados por Isidro Norberto do 3 de D.G., criaram um graffiti de 35 metros quadrados, comemorativo da data, na pedreira da escola. O mesmo foi apresentado comunidade no dia 25 de Abril.

76

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Actividades
outras actividades
desportos de rua
Para o encerramento do evento foi organizada uma demonstrao de desportos de rua no parque radical, onde alguns jovens nos mostraram as suas habilidades. uma actividade bem diferente, mostrando a diversidade de actividades realizadas no evento.

77

revista

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Revista
Finalizado o evento era necessrio retrat-lo e descreve-lo numa publicao. Decidi ento criar uma revista (programado no incio do projecto). essa revista teria que manter os mesmos valores de toda a imagem. Ento elaborei um layout simples, com um aspecto leve, dando um conforto visual ou leitor. A estrutura da revista foi definida em duas metades: uma para as fotografias e outra para os textos.

79

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Revista
Os textos foram colocados usando como base uma grelha de trs colunas, uma para opinio (excepto nas exposies) e as outras duas foram unidas para a colocao do texto. O tipo usado para os ttulos da actividade, textos de opinio e dia foi o Lane Narrow, um tipo elegante que passava essa elegncia para a revista e formando contraste com o tipo usado para o corpo do texto. Para o corpo do texto usei o Franklin Gothic Book, um tipo muito legvel, que d segurana e conforto na leitura. A revista foi dividida por captulos correspondentes s macro-actividades, de forma a que os contedos da revista estivessem dispostos de modo mais organizada e de fcil consulta. No rodap usei o tipo de letra Arista 2.0 light, associando imagem publicitria do evento, passando o dinamismo do tipo para a revista. A designao do captulo foi colocada incompleta, fugindo do usual, mostrando que uma tipografia diferenciada pela sua parte de cima, retirando assim uma parte menos importante leitura.

80

vdeo

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Vdeo
Este vdeo tinha como funo retratar as actividades dos EDG. Com ele pretendia mostrar o dinamismo formativo presente na semana. toda a diversidade de actividades realizadas mostrando as vrias vertentes o design grfico. De forma a expressar todos estes conceitos tinha que escolher uma msica bastante ritmada, para tal escolhi a Outsiders de Franz Ferdinand uma msica com os objectivos referidos e enquadrando-se com a narrao do vdeo. Pretendo que neste vdeo seja mostrado todo o esforo feito por parte de vrios elementos do curso, destacando a turma do 2 ano, e deixar a mensagem de continua.., pois espero que o evento continue nos prximos anos e que evolua cada vez mais.

82

site

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Site
o site foi concebido para o evento ser consultado de uma forma acessvel a todos. Dessa forma, os visitantes podero ver a fora e a importncia deste evento. O seu layout foi pensado tendo em conta todos os valores passados na imagem do evento. Dessa forma a sua construo baseou-se num design simples, objectivo e funcional, dando ao utilizador uma fcil consulta pelos contedos, acompanhado de um bom conforto visual.

84

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Site
o site constitudo da seguinte forma, no cabealho tem os links relativos organizao, contactos e colaboradores. em baixo do cabealho tem os links com as macro-actividades tendo como sub-links as actividades. Em cada pgina de actividades tem o texto descritivo da actividade acompanhado de fotografias.

85

concluso

Hugo Antunes ProvA De APtiDo ProFissionAL

Curso tCniCo De Design grFiCo esCoLA ProFissionAL De BrAgA

Concluso
No final destes meses de trabalho vejo que muitos aspectos amadureceram em mim graas a este projecto em que estive envolvido no mbito da minha Prova de Aptido Profissional. A organizao destes Encontros constituiu para mim um grande marco pessoal e profissional, uma vez que o encaro como decisivo na minha evoluo intelectual e como um ponto de partida e rampa de lanamento para o meu percurso no mercado de trabalho. o projecto fez-me evoluir muito tecnicamente, a nvel de planeamento e comunicao: a minha capacidade de resposta a situaes imprevistas, a minha capacidade comunicativa (escrita e interpessoal) e um aumento da minha maturidade profissional e intelectual. As dificuldades encontradas foram muitas das vezes resolvidas pelo apoio de vrias pessoas do curso (alunos e professores) e pela minha capacidade de reaco e adaptao a novos contextos e circunstncias (algo que desconhecia em mim). Fico orgulhoso por ter tido a oportunidade de organizar este primeiro evento, que acabar por ser um ponto de referncia para os alunos do curso que no futuro venham a participar nos Encontros de Design Grfico. na minha opinio, este evento constituiu um importante espao formativo para os alunos do curso, uma vez que foi uma semana onde se realizaram diversas actividades de vrias temticas, completando a formao leccionada no curso e abrindo portas para formaes e carreiras futuras dos nossos alunos. Aos participantes foi exigida criatividade, capacidade de iniciativa e de trabalho. Pelo que pude observar, o evento foi motivo de orgulho para a escola. Com ele foi possvel divulgar a ePB atravs do design e de aces culturais, no representando, somente, o sucesso de uma PAP, mas sim (para mim o mais importante), a cooperao, o esforo e a dedicao de um curso, em que professores e alunos uniram esforos, dignificando a formao profissional e a escola. Numa anlise final, considero que o evento foi um sucesso e que conseguimos mobilizar alunos e professores para a sua organizao e chamar ateno de pblicos internos e externos. espero que o evento continue a crescer, que a escola cada vez apoie mais esta iniciativa e que o interesse e dedicao dos alunos aumente. Da minha parte, desejo ajudar/participar na organizao das prximas edies, tentando dar ao evento ainda mais visibilidade nos pblicos interessados pelo design grfico.

87

anexos

anexo 1

miv

- edg

manual de identidade visual

enquadramento

Os Encontros de Design Grfico so um evento promovido pelo curso de Design Grfico da Escola Profissional de Braga. Este evento concebido e implementado pela conjugao de esforos de alunos e formadores da escola, com o principal objectivo de se constituir como um evento anual de promoo e dinamizao desta rea criativa e profissional. Este ano, a coordenao do evento ficou a cargo do aluno finalista Hugo Antunes, sob superviso do coordenador do curso. A realizao deste evento enquadra-se na Prova de Aptido Profissional que constitui o projecto de excelncia de final do curso. Neste projecto, pretende-se que os alunos desenvolvam ideias, conceitos e experincias que constituam o culminar de um percurso formativo de trs anos na rea de design grfico. Os Encontros de Design Grfico de 2009 tm como principal objectivo promover o trabalho e a realidade profissional de toda a comunidade associada ao design de comunicao. Objectivos do evento: - Contribuir para a promoo do Design; - Complementar a formao desenvolvida na EPB na rea do design; - Dar a conhecer instituies educativas (escolas) com formao em Design e artes; - Divulgar trabalhos de alunos, empresas e freelancers; - Implementar formaes especficas; - Organizar/realizar exposies; - Promover debates sobre diversas temticas de design; - Realizar uma feira de design, em espao aberto ao pblico. Com este evento pretende-se beneficiar tanto alunos como profissionais/empresas, implementando um intercmbio de ideias, conceitos e orientaes que potenciem o desenvolvimento da rea e a integrao profissional. Os Encontros de Design podero constituir, ainda, um foco de dinamizao junto de jovens ainda sem formao especfica na rea, despertando vocaes e incentivando-os para a formao em design.

memria descritiva

Este logo foi concebido para que de uma forma simples e sucinta explicita-se dois valores com bastante relevncia em design: a simplicidade e a funcionalidade. Foi escolhida uma escala visual para que a palavra mais cativante para o evento estivesse em destaque. Palavra essa Design que far mais facilmente com o logo chame a ateno do pblico-alvo, sendo ela a designao do evento. Esta composio grfica est preparada para funcionar tanto em suportes digitais como em suportes impressos, pois tem linhas bastantes simples que no desfocam em digital nem impresso. palavra design foi dado um grande destaque, sendo o tema do evento, era necessria essa relevncia, culminando tambm com alguns elementos grficos o nome completo do evento e o local. Para expressar a palavra encontros foi utilizado uma ligao com o s e o i pois o s tem curvas que nos remetem para um caminho, caminho esse que corresponde as actividades do evento que vo ser um trilho importante para os interessados no evento. A unio com o i deve-se ao facto de o i simbolizar as actividades do evento, com o conceito de ser uma avenida com as vrias actividades. Para fazer referncia ao local do evento foi utilizado no n uma representao do Arco da Porta Nova que um ponto de referncia na cidade em questo. A principal atraco para a escolha deste tipo para o logo foi a sua leveza grfica, sendo este um tipo fino, regular, bem desenhado e harmnico. Estas caractersticas fazem com que o logo seja limpo, de fcil leitura, mesmo em grandes redues, que constitui um factor tido muito em considerao na sua concepo. Este factor um dos mais importantes quando se concebe um logo, no entanto muitas vezes colocado de parte. Para a escolha de um tipo desta categoria, uma das razes que esteve presente foi o facto de estes tipos serem muito usados em destaques, no meio de textos, ttulos. O que se pretende com este evento exactamente que este tenha um grande destaque junto da comunidade Bracarense. A seleco de um tipo sem serifas deveu-se ao facto de estar presente em imagens associadas juventude. Este ponto merecia um grande foco neste logo, visto que grande parte do pblico-alvo do evento so jovens. Outro motivo que pesa para a sua escolha foi por ser to harmonioso, o que d conforto de leitura. O seu ar jovial e futurista simboliza, como j foi dito anteriormente, um dos pblicos-alvo do evento, como tambm por o evento ser recente ( o segundo realizado pelo curso). Na escolha destas cores foi tido em ateno o nome e motivo para que se destinava o evento, como tal foi necessrio que mostrasse dinamismo e ao mesmo tempo sugerisse seriedade. Para conseguir o efeito pretendido foi utilizada uma cor fria e uma cor quente no sentido de haver uma dinmica entre cores. Em primeiro lugar foi escolhida uma variao do ciano, visto ser uma cor associada tecnologia, ao futuro, seriedade, tranquilidade, formalidade, cultura, harmonia e maturidade. De modo a complementar o logo com uma cor realante foi utilizada uma variao do magenta, cor essa ligada energia, dedicao, expressa idealismo e a cor da realizao. Todas estas caractersticas foram idealizadas nos valores a expressar com o logo. Pretende-se que este evento seja uma pea fundamental no futuro do pblico-alvo que se consiga incutir nos estudantes usufruidores do evento os valores supracitados. Para a palavra encontros e grfico foi escolhido o azul por ser uma cor bastante legvel e estas palavras so as que sofrem mais em redues. Outra das razes prende-se questo de estas duas palavras estarem ligadas pois ambas representam pormenores do evento (conceito e tema). Na palavra design foi escolhido o magenta dado que a cor que chama mais ateno, portanto foi colocada na palavra com mais destaque, com significado de design ser a energia do evento (tema).

assinatura principal

Este o logtipo dos Encontros de Design Braga. A estrutura dos elementos da assinatura foi pensada para uma boa leitura e no deve por motivo algum ser modificada. As propores no devem ser alteradas.

comportamentos

Nesta pgina apresentada a verso com as cores originais, negativo e verso uma cor.

original

preto e branco

monocromtico

escala de cinza

comportamentos

Aqui esto as variaes de cor que podem surgir. Caso o fundo seja uma cor do logo pode acontecer uma de trs opes, a cor no logo passar para branco, verso branca ou preta.

reduo mnima

O logtipo no tem ampliao mxima. A reduo nunca deve ser inferior apresentada. Para impresses de baixa resoluo deve ser usado um tamanho maior.

12 mm

altura x

Para manter uma boa relao entre os elementos e uma boa leitura devem ser mantidas as propores aqui indicadas.

11,6 x a

1,6 x a

4xa

a 5xa 19 x a

arejamento do logo

Para ser mantida sempre uma boa leitura do logtipo deve ser mantido o seguinte resguardo. Um n quando criada uma caixa para inserir o logtipo, entre cada letra da palavra design deve estar um espao equivalente a quatro Is com as outras duas palavras devem estar dois Is.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam lectus nisl, tempor quis, porttitor porta, tincidunt vel, augue. Nunc tristique enim eu nisl. Morbi metus. Fusce non lorem eget ipsum elementum auctor. Nullam ac ipsum et orci consequat fermentum. In tortor dolor, pharetra quis, rutrum a, lacinia sit amet, tortor. Nulla rhoncus placerat massa. Nam convallis pede. In est mi, euismod eu, elementum quis, ultrices sollicitudin, tortor. Vestibulum non quam eget turpis pulvinar tempus. Pellentesque vel urna. Donec non justo. In hac habitasse platea dictumst. Aenean sodales sapien vel mauris. Maecenas tristique, metus ac egestas mollis, elit purus sollicitudin velit, ac scelerisque justo mi et mauris. Aenean quis metus. Vivamus pulvinar pede eget est. Etiam vitae mi id nisi sodales adipiscing. Praesent at mauris. Morbi quis nibh. Integer ac mauris et felis mattis vehicula. Cras blandit suscipit nisl. Nunc eu purus at lectus dictum ullamcorper. Aenean in tortor. Praesent sagittis lorem non ante fermentum pretium. Nunc facilisis eros sed justo. Morbi turpis felis, scelerisque sed, mattis at, sagittis a, urna. Fusce dictum congue magna. Vivamus convallis magna eu urna. Mauris sed mi ac turpis hendrerit pharetra. Sed mattis faucibus urna. Cras tempus. Curabitur tempor, dolor ut ultrices sagittis, ligula est malesuada urna, et euismod leo nisl vel arcu. Proin consectetur magna. Sed sed ipsum eu velit fermentum vestibulum. Sed imperdiet pharetra metus. Mauris at neque eget enim varius imperdiet. Maecenas nulla mi, egestas ac, accumsan et, bibendum sed, lorem. Suspendisse aliquet. Nulla placerat. Aenean massa massa, iaculis id, rhoncus sit amet, elementum vel, ante. Quisque magna urna, sagittis nec, venenatis quis, varius et, enim. Cras consectetur. Vestibulum nisi nulla, accumsan vel, mattis id, porttitor et, lorem. Aliquam quam eros, facilisis ut, vestibulum sit amet, facilisis at, purus. Aliquam dictum tellus ac orci. Quisque commodo. Nunc felis. Duis accumsan, sapien a bibendum pellentesque, arcu lacus feugiat metus, nec bibendum arcu erat vel risus. Proin fringilla tempus tellus. Donec tempus aliquet enim. Ut lectus. Proin ut enim ac ipsum bibendum semper. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Donec nisl. Nulla enim. Suspendisse ut nisi non lectus placerat elementum. Sed posuere pulvinar metus. Nullam metus.

cores

Nesta pgina esto representas as cores do logtipo em cores directas e quadricromia.

PANTONE 213 C C = 0, M=100, Y=34, K=8 R =228, G=58, B=115 H= e43a73

PANTONE 3005 C C = 100, M=30, Y=0, K=20 R=0, G=122, B=187 H= 007abb

escala de cinza

K=90 R=67, G=58, B=52 H= 433a34

K=70 R=107, G=103, B=100 H= 6b6764

fundos coloridos

Para ser mantida sempre uma boa leitura do logtipo em fundos poucos contrastados o logo deve ser colocado em negativo, a uma cor ou pode ser colocada uma caixa em volta para serem mantidas as cores originais.

10

fundos fotogrficos

Sob fundos fotogrficos o logo deve manter a cor original em caso de pouco contraste de ser colocada uma caixa.

11

tipografia

Para as comunicaes do evento devem ser usados os seguintes tipos de letra. Para as manchas de texto e ttulos foram escolhidas duas variantes da famlia Franklin Gothic, manchas de texto Franklin Gothic Book e para ttulos Franklin Gothic Demi pois umtipo muito elegante de enorme carcter, que se adequa tanto a ttulos como a grandes extenses de texto. Aos destaques foi atribudo o tipo de Sansation pois um tipo que expressa dinamismo e modernidade, faz tambm um grande contraste com o tipo escolhido para as manchas de texto.

manchas de texto

Franklin Gothic Book ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 `^~.:,;!?@/&()=+*<>

ttulos

Franklin Gothic Demi ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 `^~.:,;!?@/&()=+*<>

destaques

Sansation ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 `^~.:,;!?@/&()=+*<>

12

usos incorretos

utilizar o logo com espaamentos diferentes dos definidos neste manual

no colocar o logo com espessuras diferentes.

(mesmo sendo parecidas)

aplicar o logo com cores diferentes

dividir o logo, em casos deste tipo deve ser usada uma caixa que abranja o logo na totalidade

utilizar o logo em outline

utilizar as cores originais sobre fundos que no ofeream contraste suficiente(deve ser usado em branco ou preto). a caixa no ter o espao reservado.

no devem ser colocadas molduras decorativas.

o logo no deve ser achatado de forma alguma.

13

aplicaes

carto de visita

frente

verso

14

aplicaes

t-shirt

15

aplicaes

modelo certificados

16

aplicaes

modelo convite

17

anexo 2

imagem publicitria edg

18

anexo 3

miv

- nine2five

manual de identidade visual

memria descritiva

Este logo surgiu com a necessidade de criar uma imagem para a competio de design, actividade inserida nos EDG. Esta actividade teve a necessidade de imagem e divulgao prpria, posto isso, sendo uma actividade originria do evento teria que ter algo em comum. Nesta fase a imagem publicitria do evento estava a ser realizada e o que mais se adequava era a imagem que estava a ser utilizada para a descrio das actividades. Posto isto utilizei o tipo de letra Arista 2.0 como base para concepo do logo. O tipo de apresenta caractersticas associativas ao logo dos encontros, das quais queria referenciar neste logo, sendo elas a geometrizao e a ideia de um caminho/percurso. O mesmo transmite dinamismo, inovao, e de uma forma objectiva faz-nos ficar com a imagem e nome na memria. As cores usadas foram as escolhidas para o logo do evento.

assinatura principal

Este o logtipo do nine2five. A estrutura dos elementos da assinatura foi pensada para uma boa leitura e no deve por motivo algum ser modificada. As propores no devem ser alteradas.

comportamentos

Nesta pgina apresentada a verso com as cores originais, negativo e verso uma cor.

original

preto e branco

monocromtico

escala de cinza

comportamentos

Aqui esto as variaes de cor que podem surgir. Caso o fundo seja uma cor do logo pode acontecer uma de trs opes, a cor no logo passar para branco, verso branca ou preta. H hiptese de criar uma caixa a dividir o logo pela palavra nine tendo que a caixa utilizar uma cor do logo.

reduo mnima

O logtipo no tem ampliao mxima. A reduo nunca deve ser inferior apresentada. Para impresses de baixa resoluo deve ser usado um tamanho maior.

20 mm

altura x

Para manter uma boa relao entre os elementos e uma boa leitura devem ser mantidas as propores aqui indicadas.

4xa

5xa

19 x a

arejamento do logo

Para ser mantida sempre uma boa leitura do logtipo deve ser mantido o seguinte resguardo. Um 2 quando criada uma caixa para inserir o logtipo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam lectus nisl, tempor quis, porttitor porta, tincidunt vel, augue. Nunc tristique enim eu nisl. Morbi metus. Fusce non lorem eget ipsum elementum auctor. Nullam ac ipsum et orci consequat fermentum. In tortor dolor, pharetra quis, rutrum a, lacinia sit amet, tortor. Nulla rhoncus placerat massa. Nam convallis pede. In est mi, euismod eu, elementum quis, ultrices sollicitudin, tortor. Vestibulum non quam eget turpis pulvinar tempus. Pellentesque vel urna. Donec non justo. In hac habitasse platea dictumst. Aenean sodales sapien vel mauris. Maecenas tristique, metus ac egestas mollis, elit purus sollicitudin velit, ac scelerisque justo mi et mauris. Aenean quis metus. Vivamus pulvinar pede eget est. Etiam vitae mi id nisi sodales adipiscing. Praesent at mauris. Morbi quis nibh. Integer ac mauris et felis mattis vehicula. Cras blandit suscipit nisl. Nunc eu purus at lectus dictum ullamcorper. Aenean in tortor. Praesent sagittis lorem non ante fe r m e n t u m pretium. Nunc facilisis eros sed justo. Morbi turpis felis, scelerisque sed, mattis at, sagittis a, urna. Fusce dictum congue magna. Vivamus convallis magna eu urna. Mauris sed mi ac turpis hendrerit pharetra. Sed mattis faucibus urna. Cras tempus. Curabitur tempor, dolor ut ultrices sagittis, ligula est malesuada urna, et euismod leo nisl vel arcu. Proin consectetur magna. Sed sed ipsum eu velit fermentum vestibulum. Sed imperdiet pharetra metus. Mauris at neque eget enim varius imperdiet. Maecenas nulla mi, egestas ac, accumsan et, bibendum sed, lorem. Suspendisse aliquet. Nulla placerat. Aenean massa massa, iaculis id, rhoncus sit amet, elementum vel, ante. Quisque magna urna, sagittis nec, venenatis quis, varius et, enim. Cras consectetur. Vestibulum nisi nulla, accumsan vel, mattis id, porttitor et, lorem. Aliquam quam eros, facilisis ut, vestibulum sit amet, facilisis at, purus. Aliquam dictum tellus ac orci. Quisque commodo. Nunc felis. Duis accumsan, sapien a bibendum pellentesque, arcu lacus feugiat metus, nec bibendum arcu erat vel risus. Proin fringilla tempus tellus. Donec tempus aliquet enim. Ut lectus. Proin ut enim ac ipsum biben-

cores

Nesta pgina esto representas as cores do logtipo em cores directas e quadricromia.

PANTONE 213 C C = 0, M=100, Y=34, K=8 R =228, G=58, B=115 H= e43a73

PANTONE 3005 C C = 100, M=30, Y=0, K=20 R=0, G=122, B=187 H= 007abb

escala de cinza

K=90 R=67, G=58, B=52 H= 433a34

K=70 R=107, G=103, B=100 H= 6b6764

fundos coloridos

Para ser mantida sempre uma boa leitura do logtipo em fundos poucos contrastados o logo deve ser colocado em negativo, a uma cor ou pode ser colocada uma caixa em volta para serem mantidas as cores originais.

fundos fotogrficos

Sob fundos fotogrficos o logo deve manter a cor original em caso de pouco contraste de ser colocada uma caixa.

10

tipografia

Para as comunicaes da actividade devem ser usados os seguintes tipos de letra. Para as manchas de texto e ttulos foram escolhidas duas variantes da famlia Franklin Gothic, manchas de texto Franklin Gothic Book e para ttulos Franklin Gothic Demi pois umtipo muito elegante de enorme carcter, que se adequa tanto a ttulos como a grandes extenses de texto. Aos destaques foi atribudo o tipo de Sansation pois um tipo que expressa dinamismo e modernidade, faz tambm um grande contraste com o tipo escolhido para as manchas de texto.

manchas de texto

Franklin Gothic Book ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 `^~.:,;!?@/&()=+*<>

ttulos

Franklin Gothic Demi ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 `^~.:,;!?@/&()=+*<>

destaques

Sansation ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 `^~.:,;!?@/&()=+*<>

11

usos incorretos

utilizar o logo com espaamentos diferentes dos definidos neste manual

no colocar o logo com espessuras diferentes.

aplicar o logo com cores diferentes (mesmo sendo parecidas)

dividir o logo, em casos deste tipo deve ser usada uma caixa que abranja o logo na totalidade ou da forma especificada anteriormente

utilizar o logo em outline

utilizar as cores originais sobre fundos que no ofeream contraste suficiente(deve ser usado em branco ou preto). a caixa no ter o espao reservado.

no devem ser colocadas molduras decorativas.

o logo no deve ser achatado de forma alguma.

12

aplicaes

regulamento

13

aplicaes

carto de identificao

14

aplicaes

certificado

15

anexo 4

imagem publicitria nine2five

INSCREVE-TE EM

encontrosdg.blogs.sapo.pt

anexo 5

aplicaes actividades

anexo 6

revista

DIA 18

Dia 18, em grande, marcando os EDG como a actividade de maior visibilidade de todo o evento. A primeira actividade, intitulada de nine2five, teve lugar na EPB, consistindo numa competio criativa para designers grficos durante 8horas. Ao todo, participaram cerca de 30 concorrentes, vindos de cidades como Viana do Castelo, Coimbra, Covilh, Barcelos. Aos participantes foi-lhes pedido que criassem a imagem e meios de comunicao para a marca Braga - Capital do Barroco, um projecto sem fins comercias, pensado pela organizao, somente para utilizao no evento. Foi solicitado aos participantes que realizassem trs propostas das 9h s 17h. Os concorrentes instalaram-se na cantina da EPB, por volta das 8h30, trazendo portteis. Por parte da organizao foram fornecidos computadores, mesas digitalizadoras, scanners, livros e ligao a uma impressora digital. O briefing foi entregue s 9h com trs propostas de trabalho, das quais os participantes tinham de realizar duas. A proposta um, de execuo obrigatria, consistia na criao de um logtipo. Aps a realizao desta proposta teriam que realizar uma das outras duas: desenvolvimento de um layout para uma pgina web ou criar um layout para uma revista onde seria necessrio a criao da capa, ndice e uma pgina interior, tendo ambos como finalidade a divulgao da marca Braga - Capital do Barroco. Todos desenvolveram uma proposta grfica para posterior avaliao de trs empresas de Braga e, caso considerassem haver trabalho de qualidade, proporiam aos seus autores um estgio remunerado com possibilidade de emprego.

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

5 6 7

Serigrafia

Cinema 4d Studio Banda Desenhada

8 9

Cartoonismo

Edio de Vdeo

DIA 21

Serigrafia

seria Workshop ministrado por dois alunos do 2 ano. No dia 21, Mrio Duarte e Lus Vilaa, saindo do que leccionado no curso, exploraram esta tcnica de impresso, usada numa grande diversidade de materiais, para depois a apresentarem aos colegas de uma forma simples e de fcil aplicabilidade. Esta actividade teve lugar no trio da EPB, chamando ateno do resto da comunidade escolar. Depois de uma abordagem sobre a rea, Mrio e Lus fizeram uma demonstrao aos colegas das trs turmas assim como aos professores acompanhantes das mesmas. Todos puderam ver uma apresentao deste mtodo, aplicando o logo do CCDAT em t-shirts. No fim da demonstrao os alunos puderam experimentar e, desta forma, imprimir a imagem em algumas Tshirts.

ptimo poder escolher e per-

sonalizar ao mximo a nossa maneira de vestir e os nossos adereos como pulseiras e as mochilas que levamos para a escola. o workshop de serigrafia abriu essa porta.a porta para o mundo da serigrafia e dos txteis. para quem gostava de saber mais e no sabia por onde comear teve a sua resposta na actividade. muito bem conduzida, explcita e com a oportunidade de passar pela prtica o aprendido. gratificante.

Eduardo Silva (1DG)

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

Cinema 4d Studio

DIA 21

Emanuel Ferreira, designer de produto da regio de Braga, esteve na EPB para iniciar os alunos numa aplicao de 3d, uma rea pouco abordada no curso, complementando assim a formao dos alunos com algo de bastante interesse para o seu futuro profissional. Emanuel apresentou o ambiente do programa, abordando as ferramentas, menus, opes, efeitos, etc. Esta aplicao abriu portas aos alunos presentes, mostrando-lhes os bastidores de jogos, filmes, entre muitos outras animaes conhecidas, deixando-os assim com um grande interesse pela aplicao.

para

este workshop s tenho uma

palavra:

espectacular. o programa

muito fcil de usar e permite-nos explorar a criatividade e gozar a arte

3d sem limites. parabns para o designer emanuel ferreira pela actividade que efectuou.

Cesrio Alves (3 DG)

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

DIA 22

Banda Desenhada

Quarta-feira dia 22, Pedro Alves, ilustrador profissional vindo de Almada, administrou um workshop de Banda Desenha para alguns alunos dos trs anos do curso. Pedro Alves um ilustrador portugus de sucesso nacional, com trabalhos seus presentes em muitos livros escolares nacionais. Este autor aceitou o convite por parte da organizao para partilhar um pouco do seu conhecimento e das sua tcnicas com os alunos do curso Tcnico de Design Grfico, onde os formandos com mais aptides para a rea se juntaram para aprender com o profissional. Depois de umas noes e tcnicas de banda desenhada, o ilustrador pediu aos alunos que criassem duas pginas de Banda Desenhada, acompanhando-os em todo o processo, orientando-os e dando-lhes dicas.

acho que foi extremamente enriquecedor para quem gosta desta rea e que foi um workshop muito bem concebido pela organizao.

Patrcia Costa 1DG

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

Cartoonismo

DIA 23

Depois de umas horas de descanso, Pedro Alves foi ainda responsvel por um workshop de cartoonismo, ficando assim com uma participao de relevo nos Encontros de Design Grfico. Aos alunos foram disponibilizados jornais para a escolha de um tema para realizar o cartoon a partir de uma noticia fresca. Depois de uma breve introduo dada ao alunos presentes sobre este tipo de ilustrao, em que se falou de tcnicas para a realizao de expresses de figuras, fez uma demonstrao de cartoons com noticias fictcias. Depois, todos os participantes realizaram um cartoon baseado nas notcias dos jornais daquele mesmo dia. No final foram apresentados e comentados todos os cartoons feitos pelos alunos.

foi um workshop interessante, e uma grande descoberta, pois por de trs de um bom cartoon h um grande esforo mental e uma grande reflexo. esta parte deixou os alunos mais surpresos mas com a ajuda do formador os conceitos e reflexes foram melhor estudados e analisados. aps a parte terica concluda foram produzidos bons trabalhos.

Tiago Cunha (3 DG)

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

DIA 23

Edio de Vdeo

Na tarde do dia 23, os alunos foram levados para a UM para participarem num workshop de edio de vdeo, leccionado por Fernando Jesus, responsvel pelo Departamento de Audiovisuais do Instituto de Cincias da Comunicao. O workshop foi leccionado nesse mesmo departamento, onde Fernando Jesus apresentou ao alunos como funciona uma rgie quando um programa est no ar. Os alunos puderam experimentar alguns dos materiais usados pelo curso daquele instituto, enquanto eram explicadas algumas tcnicas de captura, como ngulos e enquadramentos. Para finalizar foi feita uma visita s instalaes de forma a que os nossos alunos conhecessem um pouco do curso, desde as sadas profissionais at aos contedos que so leccionados.

experincia que tive na u.m. foi na

minha opinio positiva, porque tive oportunidade de aprender um pouco sobre edio de vdeo para televiso. achei uma actividade interessante.

Tiago Oliveira (3 DG)

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

Iniciao Fotografia

DIA 24

Marco Rosrio, um ex-aluno do curso de fotografia, actualmente aluno do 2 de Desenho Grfico, dirigiu um workshop de fotografia, cativando os alunos do 1 ano do curso para as tcnicas, materiais e mtodos de trabalho nesta rea. No workshop foi realizada uma breve introduo fotografia, visto que o tempo era reduzido para uma rea um pouco complexa. Numa primeira fase, Marco apresentou a constituio de uma mquina fotogrfica, assim como deve ser feita a sua utilizao e falou um pouco de enquadramento. Para finalizar, os alunos foram levados para o mini laboratrio de fotografia da escola para uma breve demonstrao de revelao a preto e branco, em que os alunos puderam fazer alguns fotogramas.

este

workshop veio de encontro

s minhas expectativas. fiquei a perceber mais sobre o vasto mundo da fotografia. ensinou-nos as bases da fotografia e os factores que influenciam a sua criao, as experincias de laboratrio foram realmente elucidativas para perceber como tudo funcionava uns anos a revelao de fotografia. resta dizer obrigado a todo o staff deste evento.

Pedro Ribeiro (1 DG)

10

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

SecondDG 12 Olhares sobre o centro da cidade 13 Banda Desenhada 14 Caricaturas 15 Arte de Rua 16

SecondDG

DIA 18

Um dos pontos de referncia dos Encontros de Design Grfico foi a presena de uma exposio de Banda Desenhada na feira do livro de Braga, realizada no mbito do evento. A Banda Desenhada foi criada por alunos do 2 DG, Philippe Tina e Pedro Figueiras, que em conjunto desenvolveram o guio. Ricardo Coelho criou as personagens e Ana Cerdeira colaborou com Philippe Tina na concepo das tiras de Banda Desenhada. Este trabalho constitudo por mini-histrias, passagens de aventuras vividas pela turma no horrio de almoo. A exposio esteve aberta ao pblico desde o dia 18 de Abril (dia da inaugurao da feira).

12

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

DIA 20

Olhares sobre o centro da cidade

No contexto da programao dos Encontros de Design Grfico, para a qual foi pensada uma exposio sobre o centro da cidade, e de forma a envolver os alunos do 1. e 2. ano do Curso de Design Grfico, foram realizadas, durante das aulas de Desenho e Comunicao Visual, vrias investidas exploratrias ao Centro da cidade. Se numa primeira abordagem, o registo dos imveis classificados segundo a pertena a determinado perodo artstico fora a premissa, as imagens seleccionadas para a exposio acabam por revelar um pouco mais do que isso. O resultado o registo fotogrfico duma cidade em mutao, so uma srie de imagens realizadas com diferentes intenes, que nos mostram a viso dos alunos sobre um espao em permanente mudana.
catarina miranda

13

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

Banda Desenhada

DIA 22

Quadradinhos alinhados com imagens e bales ou histrias brilhantes com um princpio, meio e fim? Para mim a segunda opo! Um trabalho que exige um grande esforo mental permanente conseguido pelo Pedro Alves. A banda desenhada um filme em verso papel onde vivemos emoes semelhantes. Um bom exemplo a seguir para quem gosta! Exemplar digo!
eduardo silva 1 dg

14

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

DIA 22

Caricaturas

A ilustrao foi algo que sempre me fascinou desde a minha infncia, especialmente ilustrao relacionada com banda desenhada, desenhos animados. Foi algo que me marcou desde criana e que contribuiu bastante para definir a minha personalidade, ajudou-me a traar caminhos, a fazer escolhas e que juntamente com o Design Grfico. Pretendo fazer disto o meu futuro, felizmente j est a dar frutos e pretendo continuar de modo a contribuir no s para o meu futuro como tcnico de Design Grfico mas tambm para contribuir para o trabalho de outras pessoas.
ricardo coelho 2 dg

15

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

Ilustrao Cientfica

DIA 23

Depois de alguns anos com um gosto enorme pelo desenho de ilustrao cientfica tive oportunidade de realizar um evento para o qual podia convidar mestres da rea. Resolvi propor o certame e mostrar um pouco daquilo que eu gosto de fazer, que muito calmamente vou dando vida nas folhas de papel branco. Na ilustrao cientfica encontro os meus momentos de reflexo e quando me encontro irritada, no h desenho para ningum: um deslize e j era. Como actividade d-me muito gozo e apesar de no ser das mais criativas (recriao) precisa de muito empenho na sua elaborao. Talvez um dia ganhe a coragem de um auto-retrato, sorrio at l e pratico e isso faz-se desenho a desenho, com montanhas de horas e nada de nervos.
filipa oliveira 2 dg

16

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

DIA 25

Arte de Rua

No seguimento dos objectivos dos EDG, com a diversidade de reas, foi feita uma visita galeria do Mr. Dheo, um jovem artista que se dedica essencialmente decorao de espaos exteriores e interiores atravs da ilustrao e graffiti. Os seus trabalhos de maior destaque baseiam-se, sem dvida, no graffiti. Nuno Silva, aluno do 2 ano de Design Grfico, fotografou a galeria do artista, em Valadares, V. N. de Gaia. Posteriormente foi feita uma exposio no Museu D. Diogo de Sousa, onde se pde ver a qualidade de trabalho de dois jovens, Mr. Dheo o criador dos graffitis e Nuno retratando o seu trabalho com excelentes fotografias.

17

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

19 Tcnica e criatividade na fotografia 20 Design Grfico no Mundo dos Txteis 21 BD- criao por autor e trabalho por encomenda 22 Fotografia de Eventos 23 Ilustrao Cientfica 24 Do Graffiti ao Design

DIA 20

Tcnica e criatividade na fotografia

Esta foi a primeira grande sada do evento, uma tertlia realizada no frum da Fnac - Braga, dia 20, a qual teve bastante adeso, ficando a sala repleta de espectadores. Daniel Camacho, um jovem fotgrafo de Braga, que terminou pouco a sua profissionalizao, falou um pouco sobre questes tcnicas de fotografia, uma fase introdutria para todos aqueles que no tm formao na rea. Para abordar questes de criatividade o fotgrafo apresentou algum do seu portflio, baseando-se essencialmente no seu projecto final de curso e falou-nos de temas como fotografia publicitria, fotografia de moda, fotografia de arquitectura e fotojornalismo.

embora

aprecie fotografia, estou

ciente que no de todo uma arte ao alcance de qualquer um, mesmo com formao em design. foi um bom momento com um fotgrafo de qualidade, que soube explicar com relativa facilidade, alguns dos processos que lhe permitiram alcanar aqueles resultados.

Andr Magalhes (3 DG)

19

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

Design Grfico no Mundo dos Txteis

DIA 21

desde j, obrigado ao hugo que nos


proporcionou esta actividade em que

Dia 21, dedicado aos txteis, o designer txtil Pedro Pinto, com larga experincia na rea, veio EPB falar um pouco do seu percurso profissional, desde os seus tempos de escola at aos dias de hoje - os passos que deu para alcanar o sucesso profissional e os seus principais trabalhos. Uma perspectiva muito interessante, mostrando aos alunos uma carreira de sucesso e sensibilizando-os para o esforo e dedicao necessrio para que os objectivos profissionais sejam alcanados. Numa segunda fase, Pedro Pinto falou de que forma o Design Grfico poder estar ligado ao design txtil, passando para um workshop de preparao de ficheiros para impresso por sublimao (mtodo utilizado em txteis). Os alunos criaram imagens que, posteriormente, foram passadas para tecidos atravs deste mtodo de impresso.

aprendemos muito sobre esta rea. tivemos conhecimento da experincia de vida profissional do pedro pinto e a sua batalha e esforo ao longo dos anos para chegar ao patamar em que se encontra hoje. aps uma apresentao do tema, foi-nos pedido um desenho ao nosso gosto para o qual foram distribudos suportes para impresso. penso que foi uma actividade bastante interessante e fascinou-me bastante, e todos os participantes tiraram partido da actividade. um mundo fascinante sem dvida!

Cludia Ferreira (3DG)

20

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

DIA 22

BD- criao por autor e trabalho por encomenda

Pedro Alves auto-intitula-se como fazedor de bonecos, mais do que como ilustrador, cartoonista ou caricaturista. O seu trabalho, publicado em diversas revistas da actualidade, entre as quais a Viso e o Expresso, reflecte o humor e a boa-disposio com que nos presenteou, no passado dia 22 de Abril, numa tertlia que teve lugar na FNAC. Durante a tarde Pedro Alves tinha estado na Escola Profissional de Braga a realizar um workshop sobre banda desenhada. Agora contava-nos um pouco do seu percurso, desde a passagem por um estdio de animao, onde re-aprendeu a desenhar, s investidas pela ilustrao editorial e demais reas da ilustrao. O papel da tecnologia no seu processo criativo, o seu mtodo particular de trabalho, o relato da sua experincia pessoal em diferentes encomendas, foram assuntos abordados pelo autor, com especial importncia para os alunos de Design Grfico.
catarina miranda

achei a tertlia bastante interessante e enriquecedora. o cartoonista pedro alves, com o seu humor e boa-disposio tornou a tertlia muito mais cativante, sendo
assim impossvel no estar atento e cativado para conhecer e aprender o mundo da bd

Ricardo Ferreira (1 DG)

21

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

Fotografia de Eventos

DIA 23

nesta No dia 23, representantes de trs empresas de fotografia, dedicadas essencialmente a esta rea e com histria na regio, vieram-nos falar um pouco de como a vida profissional de um fotgrafo de eventos, das dificuldades e potencialidades do trabalho nesta rea. Os trs representantes utilizaram algum do seu portflio para dar a conhecer esta realidade profissional, utilizando vdeos, fotografia e lbuns realizados por eles. Por fim, debaterem um pouco sobre as ferramentas usadas na rea e quais as melhores ou mais adequadas para cada servio.

tertlia podemos ver vrias

formas de trabalhar em fotografia. foi um evento interessante e vantajoso para os alunos do curso de design grfico. para quem pretende seguir esta rea de trabalho ou simplesmente para quem quer obter mais formao neste campo (como o meu caso) foi uma excelente oportunidade.

Laurinda Cunha (2DG)

22

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

DIA 23

Metodologia Projectual em Design Grfico

pessoalmente
lhores uma

partilho da opinio realizadas nos

de que esta tertlia foi uma das meactividades encontros de design grfico. foi tertlia muito interessante,

A noite do dia 23 foi preenchida por uma tertlia orientada pelo exaluno Joo Loureiro, actualmente freelancer e um caso de sucesso j com alguns clientes de relevo na regio. Esta aco encheu por completo uma das salas do estaleiro cultural Velha-a-Branca. O Joo mostrou um pouco do seu processo de trabalho, apresentando alguns dos seus projectos os quais deram para abrir debate, discutindo processos de criao.

principalmente para jovens designers que esto a sair para o mercado de trabalho, poderamos estar ali horas e horas a falar sobre a temtica. gostaria de dar os parabns o joo loureiro, ao coordenador do curso professor joo paulo teixeira e principalmente ao hugo antunes que se esforou muito e com muito empenho teve xito em todo o evento.

Rafael Mota (3DG)

23

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

Ilustrao Cientfica

DIA 24

Filipe Franco brindou o auditrio da Escola Profissional de Braga com uma conferncia que ficar para a histria da instituio. O jovem ilustrador portugus, natural de Lisboa, formado em Design Grfico, comeou por uma cuidada abordagem histrica da ilustrao. Mostrando os mais belos espcimes da ilustrao cientfica realizados desde a Idade Mdia at aos dias de hoje, o ilustrador conseguiu captar a ateno dos alunos do curso de Design Grfico, motivando mesmo alguns deles para a prossecuo de estudos na rea. Filipe Franco abordou ainda os diversos campos de actuao do ilustrador cientfico desde a infografia ilustrao conceptual terminando a sua conferncia com a apresentao do desenvolvimento de uma ilustrao cientfica, com todos os passos at apresentao final. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de observar in loco, alguns trabalhos desenvolvidos pelo autor, e de ver satisfeita a sua curiosidade quanto s tcnicas e suportes usados na ilustrao cientfica.
catarina miranda

tnhamos como lestra, dirigida

objectivo nesta papor filipe franco,

descobrir novos horizontes e reas de trabalho para as nossas carreiras profissionais. foi uma palestra muito interessante para os amantes desta arte

ilustrao cientfica, pois ti-

veram a oportunidade de ficar a conhecer a histria e as tcnicas mais utilizadas neste campo artstico.

Andreia Magalhes (2DG)

24

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

DIA 25

Do Graffiti ao Design

gostei Dedicando o dia 25 arte de rua, levamos os alunos e outros interessados para o Museu D. Diogo de Sousa, onde Daniel Vieira, actualmente estudante do ensino superior na rea de Design Grfico, falou-nos do seu percurso at aos dias de hoje, desde os seus trabalhos nas ruas at ao Design Grfico.

bastante

de

assistir

tertlia,o convidado possui uma carreira bastante boa enquanto writter e designer. durante a tertlia o convidado foi demonstrando, muitos dos seus trabalhos e das suas experincias que contriburam bastante para a nossa motivao enquanto estudantes.

Isabel Louro (1DG)

25

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

SecondDG

DIA 22

Uma turma especial. s vezes complicados de perceber. Mas so todos esses mistrios e todas essas caractersticas que tornam aquela turma nica. A banda desenhada desenvolvida por alguns elementos da turma do 2 ano do curso de Desenho Grfico ajuda a perceber melhor e a descodificar o cdigo 2nd DG. Para quem no consegue perceber o que vai naquelas cabeas e naqueles pensamentos, aquela banda desenhada o ponto de partido e um guia prtico para realmente aproveitar e conhecer todas as potencialidades da turma. Ponto de partida. Para todos os que so mais tmidos e recolhidos e que tm os seus lpis envergonhados num canto no estojo este pode ser um ponto de partida para se soltarem, para soltarem a criatividade e para deixarem a criatividade falar mais alto. Para uns e para outros, a banda desenhada torna-se til, independentemente dos resultados que queremos obter. A apresentao, entre outros locais, marcou presena na livraria 100 pgina, no dia 22 de Abril.
eduardo silva (1dg)

o lanamento da bd 2

nd

dg foi ponto

de chegada e simultaneamente ponto de partida num contexto de dinamismo formativo, includo no esprito do evento. se por um lado a publicao da bd

ilustra um percurso de for-

mao tcnica, criativa e autnoma, por outro lado potencializa e torna evidente o rumo futuro que os alunos podero tomar face aos desafios da sua prpria formao pessoal e social. resta observar que o espao eleito, 100 pgina concebeu a mxima

ouro

sobre azul estreitando a

escola como instituio educativa e formativa com o espao pblico.

Luclia Cardoso (Professora)

26

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

DIA 25

Mural de Graffiti

O Mural de Graffiti constitui uma marca profunda do curso de design na EPB, pela criatividade empenho esforo que exigiu dos alunos . Para criao da imagem do graffiti foram reunidas vrias ideias das turmas do 1 e 2 ano do curso. Posteriormente foram fundidas todas as ideias pelas mos do Ricardo Coelho (2 DG). Feito isso foi iniciado o processo para a pintura na pedreira da escola. Feita a limpeza da parede os alunos comearam a sujar as mos aplicando um produto empremiabilizador para aumentar a durabilidade do graffiti. Posto isto os alunos iniciaram o processo de desenho e pintura durante 4 dias. O mural foi realizado por Ricardo Coelho, Filipa Oliveira, Andr Pereira, Pedro Figueiras (alunos do 2DG) auxiliados por Isidro Norberto (3DG). Face impotncia e simbolismo do mural, e impacto que iria ter na escola foi feita uma apresentao no dia 25 onde professores, alunos, funcionrios, directores e outros convidades se juntaram para a inaugurao do graffiti.

na minha opinio o mural ficou excelente. os alunos do 2 dg envolvidos


no projecto tm muito jeito para a rea e esforaram-se bastante. pelo tamanho do mural julgo que no foi fcil, tendo em conta as propores, mas eles l se conseguiram arranjar e devo dizer que ficou muito bem. gosto da maneira como exprime liberdade e alegria. um mural muito engraado que agrada qualquer pessoa.

Srgio Sousa (1 DG)

27

Encontros de Design Grfico - Braga :: Abril 2009

anexo 6

vdeo

You might also like