You are on page 1of 3

ORGANIZANDO A SUA FESTA

Como organizar uma festa As 8 etapas a serem cumpridas para a realizao duma festa infantil com sucesso: 1. Plano da festa 2. Lista dos convidados 3. Definio da data e horrio tendo em conta os prximos factores 4. Definio do local da festa 5. Escolha o tema da festa 6. Alimentao 7. Lazer na festa 8. Plano do roteiro da festa - Quantidade de alimentos 1. Plano da festa O primeiro passo o de planear a festa. Sente-se com seu filho(a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Ento verifique se seu oramento, criatividade e energia comportam este desafio. Se a resposta for no, faa uma adaptao na ideia para alguma ideia possvel. Se puder, tenha uma ajudante na organizao. Desde o incio da organizao da festa, deve ter uma pessoa de sua confiana participando na estrutura do evento pois, szinha, poder no conseguir fazer tudo. 2. Faa a lista dos convidados Considere conforme a possibilidade dos irmos, Ama ou pais tambm virem. Veja abaixo as caractersticas conforme sua escolha de data e horrio. Aps ter feito a lista considere que aproximadamente 15% das pessoas deixaro de vir. 3. Defina a data e horrio levando em conta os prximos factores: Festa de Fim-De-Semana As festas de fim-de-semana geralmente tm um maior nmero de pessoas, pois quando a criana convidada tem irmos, os mesmos provavelmente viro j que o pai ou me ou ambos iro trazer os seus filhos. Festas Durante a Semana raro acontecer, pois o irmo() muitas vezes tem outras actividades ou a criana convidada tem por exemplo boleia de algum colega da escola porque os pais que trabalham, no o podem ir buscar e depois tambm acabam por no poder comparecer na festa. E o nmero de pessoas presentes na festa de facto menor. Festa Dentro Da Escola As festas realizadas no interior da escola so as mais econmicas. Os pais da criana aniversariante devem organizar o transporte para o local da festa com total segurana, criando a necessidade de se oferecer o almoo ao invs dos Salgados mas, por outro lado, proporcionam uma festa mais econmica pois o nmero de convidados se restringe as crianas sem a presena dos pais, Ama ou irmos. Este tipo de festa recomendado a partir dos 5 anos de idade. Se a festa for em Buffet Infantil, geralmente o custo menor que em outros horrios e a durao da festa tambm menor. 4. Defina o local da festa Se voc deseja fazer a festa num buffet infantil, importante definir o local com pelo menos 3 meses de antecedncia. Antes de escolher o local, visite o mesmo e verifique se o mesmo tem condies para receber as crianas convidadas. Alm da estrutura do local, interessante que o mesmo esteja localizado num local de fcil acesso, de preferncia prximo da escola ou regio onde predominam os convidados e o(a) aniversariante. Caso a festa se realize na escola, esta preocupao pode ser menor pois ter que oferecer o transporte para o local.

Se pretende fazer a festa em casa, deve verificar a disponibilidade de data se for utilizar o salo do Condomnio e conte que ter muito mais trabalho pela frente, o que tornar a festa tambm mais gratificante para quem a organiza. As vantagens da festa em casa so, efectivamente, a de tornar o evento mais verstil e ser exactamente ao seu gosto. E neste caso se no pretender oferecer uma grande estrutura, o custo ser menor e o horrio da festa tambm mais flexvel. Apesar de dar mais trabalho como se referiu. 5. Escolha o tema da festa O tema deve estar relacionado com a idade do(a) aniversariante. Alm disso necessrio verificar se o personagem escolhido est disponvel, pois s vezes, trata-se de um tema novo que ainda no oferece opes no mercado. 6. Alimentao Conforme citado na etapa de data e horrio, a alimentao deve ser definida de acordo com o horrio da festa. Se a festa for feita em casa, dever ter em conta a quantidade de salgados, doces que deve preparar. Para melhor compreenso, leia mais em baixo o texto sobre a Quantidade de Alimentos. Se optar por um buffet infantil, dever apenas definir o cardpio no se preocupando com as quantidades. O bolo e os doces so componentes de destaque da festa. Alm de saborosos, devem ser bonitos e/ou criativos. Existem muitas pessoas ou pastelarias que fazem doces modelados com os personagens do tema da festa. Da mesma forma, o bolo pode ser feito com formato ou at com uma foto relacionada ao tema. 7. Animao na festa O tipo de Animao est directamente relacionado com a idade dos convidados. Por outro lado, sempre importante ter msica no evento, por forma a agradar especialmente as crianas mas tambm os adultos que l possam estar. Relativamente aos servios que pode ter no Aniversrio. Caso dos Mgicos, Palhaos, Parques Insuflveis, Karaoke, dever ter sempre em conta o servio face idade do(a) aniversariante e com a mdia das idades dos convidados. Por outro lado, se optar por um servio de Personagem, verifique a possibilidade de relacionar este servio com o tema da festa. No caso dos Palhaos, tambm pode tambm ser possvel planear brincadeiras e/ou histrias relacionadas com o tema da festa. 8. Plano Roteiro da Festa A festa dura em mdia 4 a 5 horas. Considere que quase ningum chega no horrio marcado, com a excepo do tipo de festa realizada directamente na escola. A primeira etapa a das brincadeiras se houverem monitores e/ou disponibilizao dos brinquedos (Parques Insuflveis, Jogos diversos, etc). A prxima etapa ser a da apresentao do teatro ou qualquer outro Servio contratado (Palhaos, Mgicos.). Por fim, a etapa dos Parabns. Depois desta etapa, os convidados comeam a se despedir e a, geralmente, faz-se a entrega da Lembrana e tambm o Agradecimento pela presena. Quantidade de Alimentos

Em primeiro lugar devemos considerar que a quantidade ir variar em funo do horrio da festa e dos convidados previstos. Se a festa ocorrer no horrio do almoo ou jantar, devem estar previstas 2 situaes: a) Oferecer uma refeio, em geral, uma massa com opo de molho ou duas massas cada uma com um molho diferente e uma salada simples e tambm salgados durante o resto da festa; b) Oferecer salgados variados em quantidades maiores que o normal Se a festa ocorrer tarde: a) Oferecer salgados variados. Quantidades para cada ocasio: Se a festa acontecer durante a semana, provavelmente o nmero de adultos ser menor. J no final de semana, devero comparecer um maior nmero de adultos. Festa tarde: CRIANAS: 5 salgados 2 doces 4 copos pequenos de refrigerante ADULTOS: 6 salgados 3 doces 5 copos pequenos de refrigerante Festa em horrio de refeio: CRIANAS: 1 prato de massa ou outro 3 salgados 2 doces 4 copos pequenos de refrigerante ADULTOS: 1,5 pratos de massa ou outro 4 salgados 3 doces 5 copos pequenos de refrigerante Quantidade de opes de salgados: 4 a 6 Quantidade de opes de doces: 3 a 4 Quantidade de opes de bebidas: 3 (2 refrigerantes e gua)

You might also like