You are on page 1of 17

GUA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU

Imagina que queres criar o teu prprio site. Normalmente, teras que descarregar e instalar software para comear a programar. Com a Webnode no preciso instalar nada. Podes criar o teu prprio site a partir da Internet. No vais precisar mais do que o teu prprio rato para fazer a edio do site. Cria e edita artigos, adiciona imagens e faz todo o tipo de ajustes no teu site apenas com uns simples cliques. Poders visualizar os resultados a cada passo. Tudo isto sem necessidade de conhecimentos de programao em HTML ou CSS. Pavel Kask, Technet.cz

...ndice

1. Conhea a Webnode e as suas possibilidades de utilizao no ensino. 2. Trabalhe com o mdulo para professores:
Subscrio Administrao de aulas Gesto das contas dos alunos

3. Utilizar o editor da Webnode:


Acesso Administrao do site Barra de ferramentas no editor do site Cabealho do site Men do site Edio de textos Edio de imagens Vdeos e outros widgets Outras opes

...breve apresentao

A Webnode (webnode.pt) uma ferramenta online que oferece a possibilidade de criar pginas na internet de forma gratuita. No so necessrios conhecimentos de programao em HTML ou CSS, s necessrio uma ligao Internet e ideias para criar a sua pgina. A Webnode dispe de uma grande variedade de funes para a criao de sites, sem necessidade de instalar ou configurar qualquer tipo de software. Assim, muito fcil colocar uma grande quantidade de elementos interactivos (por exemplo, artigos, fruns de discusso, blogs, FAQ, formulrios, galerias de fotos, etc) com apenas uns cliques. Para alm disso, os utilizadores podem tambm adquirir um domnio prprio para o seu site (por exemplo, meudominio.com). A Webnode tem mais de 5 milhes de utilizadores por todo o Mundo. uma ferramenta com a qual os principiantes podem criar um site atractivo e acessvel, de forma gratuita e em muito pouco tempo. O que nos levou a criar o programa Webnode EDU foram as actividades de eTwinning, comunidades de escolas europeias. Temos observado que algumas das escolas que participam no programa eTwinning utilizam a Webnode para partilhar ferramentas e informaes com escolas de outros pases. Reparamos tambm que estas escolas organizaram workshops para ensinar como se trabalha com a Webnode. Estas reaces positivas levaram-nos a criar um programa para escolas medida das suas necessidades. explica Olga Prokopov, directora do Projecto Webnode EDU. Quais so as vantagens do Webnode EDU? Administrao completa das contas dos alunos (o professor ou administrador de projecto pode criar contas para os seus alunos, ajudar na edio do site, controlar os trabalhos dos alunos,etc.); Oferece 1000 MB de armazenamento para cada projecto (para cada aluno); Fcil criao de projectos escolares, revistas acadmicas, projectos especiais (isto ajuda a que os alunos se movam no mundo da informao de forma rpida e fcil, comprovem a fiabilidade da Internet como fonte de informao e aceitem a responsabilidade de criar e utilizar contedos); Utilizao em diferentes disciplinas.

Mais de 2000 escolas em todo o Mundo j utilizam o programa Webnode EDU.

...mdulo para professores

Registo
1- No navegador, aceder a http://edu.webnode.pt 2- Depois, clica em Iniciar Sesso no canto superior direito; 3- Introduzir o nome de utilizador e a password atribuda no registo; 4- Continuar, premindo Iniciar Sesso.

Administrao de Aulas
Agora encontra-se na administrao do mdulo para professores. A sua administrao no contm nenhuma turma. Para adicionar uma nova turma, escolha a opo Adicionar uma turma.

D um nome a essa turma e confirme pressionando Criar. Pode criar um nmero ilimitado de turmas.

Voc acabou de criar uma nova turma. Agora pode voltar para a pgina principal onde encontra a lista de todas as turmas, clicando em Minhas Turmas.

Gesto das contas dos alunos


Depois de adicionar as turmas, estas podero ser visualizadas a partir da pgina principal. Pode aceder a qualquer turma clicando em Mostrar esta turma. No caso de j no querer trabalhar com alguma turma, pode elimin-la clicando em Apagar a turma. ATENO: Ao eliminar a turma, perde todo o acesso aos projectos dos alunos includos nessa mesma turma.

Faa clique em Mostrar esta turma. Nesta opo poder adicionar estudantes. O sistema oferece a possibilidade de adicionar alunos separadamente (mediante a opo Adicionar um estudante) ou adicion-los de uma s vez (mediante a opo Adicionar mltiplos estudantes).

a) Adicionar um estudante
Clicar em Adicionar um estudante. Introduzir o nome e apelido do aluno (campo obrigatrio). Confirmar premindo Adicionar. Se preferir criar uma pgina geral para toda a turma (para alm das pginas especficas de cada aluno), tambm pode criar uma conta para si prprio.

b) Adicionar mltiplos estudantes


No caso de querer adicionar vrios alunos ao mesmo tempo, deve premir Adicionar mltiplos estudantes. Crie uma tabela em Excel com os nomes dos seus estudantes e guarde o arquivo em formato CVS (Por exemplo, Lista.cvs).

Clique em Procurar e escolha o arquivo criado. Continue, clicando em Upload arquivo.

Outras opes de administrao de contas de alunos


Na lista de contas de cada aluno v-se tambm, para alm do nome e a direco do projecto escolar, a coluna Opes. Como administrador, em cada conta, pode: a) b) c) d) Visualizar o site; Aceder ao editor do site; Bloquear/Permitir o acesso do estudante sua conta; Eliminar o projecto do aluno da sua administrao.

Com a opo Imprimir a lista de estudantes pode obter uma lista impressa com todos os dados do estudante. ATENO: Esta opo muito importante pois nela poder encontrar os dados de acesso do estudante: nome de usurio (provisrio) e password (gerada automaticamente pelo sistema).

Clique em Imprimir a lista de estudantes. Aparecero os dados de acesso de todos os alunos. Pode imprimi-lo e partilhar entre alunos para que possam entrar nas suas contas a partir de www.webnode.pt . O professor devar facultar a cada aluno os seus dados de acesso, que aparecero nesta lista (e-mail de log in e password).

...trabalhar com Webnode


Acesso
O estudante aceder sua conta atravs do site webnode.pt, clicando em Iniciar Sesso (na parte superior direita). Para entrar na conta, o estudante deve introduzir o seu nome de usuario (provisrio) e a sua password. Desta forma entrar na zona de registo da sua conta. Agora necessrio que o estudante introduza a sua direco de correio electrnico para que a sua conta se active. A partir desse momento, o estudante poder aceder sua conta sempre que desejar, utilizando a direco de correio electrnico seleccionada. O estudante deve confirmar todas as alteraes clicando em Enviar e aparecer a informao sobre a activao da conta. Feito isto, o estudante deve continuar, clicando em Continuar Aqui.

O estudante encontrar-se- na pgina Guia de Registo, que consiste em trs passos: 1. Eleio do tipo de site: O aluno deve eleger o tipo de site (pessoal, empresarial, loja virtual). Tambm pode introduzir o nome para a pgina e um slogan. Para prosseguir, deve confirmar todas as suas escolhas e clicar em Continuar. 2. Eleio do template: O estudante deve escolher um dos templates que aparecem no ecr e continuar clicando em Continuar. Mais tarde, ser possvel alterar o template a partir do editor do site. 3. Finalizao do Registo: Por ltimo, necessrio escolher as pginas que, em princpio, vo incluir o site do aluno. Tambm podem ser adicionadas, modificadas ou eliminadas mais tarde (a partir do editor). Depois destas etapas, clicando em Terminar, ser transferido para o editor do site.

Edio do site
1. O estudante deve aceder a www.webnode.pt e clicar em Iniciar sesso. 2. Aparecero dois campos para preencher com os dados de acesso. O aluno introduzir a direco de correio electrnico e a password escolhidos no registo e deve continuar pressionando Entrar.

3. Desta forma, o estudante poder aceder pgina Os meus projectos onde se encontra a lista dos projectos j criados. Os dados pessoais e a password podem ser modificados clicando em Meu Perfil. Para entrar na administrao do projecto deve-se clicar em Gerir Website.

4. O passo seguinte mostra a gesto do site. O estudante pode aceder ao editor do site mediante a opo Comece a editar e assim j pode comear a criar e modificar o site.

10

Antes de entrar no editor do site, possvel configurar a gesto do site dentro da prpria pgina do estudante, mediante a opo Gesto de Editores. Agora, o site pode ser administrado por mais alunos, com direitos: Editor: o usurio tem permisso para editar o site (alterar textos, adicionar artigos, imagens) Administrador: o usurio pode editar o site e tambm pode alterar a configurao do projecto. Isto inclui adicionar, editar e eliminar outros usurios.

11

IR PGINA seco
especfica do site.

a) APAGAR elimina a pgina mostrada. b) PROPRIEDADES configura as propriedades da pgina. c) SEGURANA configura uma senha de acesso para a pgina. VER mostra: a) vista prvia do trabalho actual; b) pgina publicada.

CONFIGURAO configura o cabealho e o rodap da pgina, dados de contacto, RSS e favoritos.

SONDAGEM, FRUM E GALERIA Clicando ou arrastando estes tens, eles aparecero na pgina.

IDIOMAS cria verses da pgina em novos idiomas e altera os nomes das seces, janelas e botes.

PUBLICAR publica o contedo modificado.

TEXTO E IMAGENS adiciona um novo bloco onde inclui texto e imagens, assim como vdeos, widgets, etc.

FICHEIROS ver ficheiros arquivados.

IMAGENS MODELO- altera o desenho da pgina.

NOVO a) Pgina (seco ou sub-seco do men). b) Artgo para a seco novidades c) Itens

12

a) ARTIGOS cria uma nova categoria ou seco de artigos; b) LISTAS adiciona novas listas de produtos, clientes, etc. c) WIDGETS insere aplicaes como: cones de redes sociais, mapas, leitores de audio, vdeo, etc.

Edita o cabealho do site


Alterar o nome e o logtipo do site
1. Levar o cursor do rato ao cabealho do site onde se encontra o nome e a imagem do site; 2. Fazer duplo clique sobre o nome do site e abrir-se- uma nova janela Cabealho do site na qual se pode escrever o novo nome para a pgina. O estudante pode desejar uma pgina sem nome, inserir slogans ou at inserir logtipos. Por ltimo, deve confirmar as alteraes clicando em Ok.

Alterar a imagem do cabealho


1. O estudante pode alterar a imagem do cabealho clicando no boto Editar Imagem que aparecer passando o rato sobre o cabealho. 2. Para alterar a imagem, deve escolher a opo Adicionar Imagem. Ao escolher uma das imagens predeterminadas ou ao adicionar uma do seu computador, passar para o editor de imagem. Para poder editar a imagem esta deve ser marcada. 3. Tambm possvel Adicionar Texto com diferentes efeitos e/ou estilos de letra. 4. O estudante poder guardar as alteraes mediante a opo Guardar e Fechar ou voltar para a verso original, sem alteraes, mediante a opo Voltar ao original.

Como modificar o menu do site:


1. Na pgina principal do site, o estudante escolhe a opo Editar menu

2. Iro aparecer todas as pginas que o menu inclui. Clicando na seta ao lado de cada pargrafo, ir aparecer um menu de opes. O estudante pode alterar o nome de cada pargrafo (Propriedades), Apagar todo o pargrafo ou efectuar outras alteraes.

13

3. Para escrever novos pargrafos ou sub-pargrafos do men deve ser utilizada a opo Nova pgina.

Trabalhar com textos


Inserir uma nova caixa de texto
Para criar uma nova caixa de texto, o estudante deve clicar em Texto e Imagens na barra de ferramentas e arrastar e colocar a caixa no local desejado.

Editar a caixa de texto


Para modificar o texto actual de cada caixa de texto utiliza-se o boto Editar contedo.

Abrir-se- uma janela Texto e Imagens na qual o estudante pode comear a escrever. Esta mesma janela tambm oferece outras opes como: 1. Colar texto simples; 2. Formatar o texto; 3. Inserir imagem, link ou arquivo para download.

Nas pginas web criadas na Webnode, recomendvel utilizar a opo Colar Texto Simples, pois os textos inseridos directamente a partir do Word ou pginas web, podem conter diferentes fontes entre si.

14

Adicionar Imagens
a) Dentro da caixa de texto Texto e Imagens
Dentro da caixa de texto o estudante clica no cone Imagem.

Abrir-se- uma janela onde se encontra toda a informao sobre o espao disponvel no disco e as imagens carregadas. O estudante pode ordenar as fotos em pastas para uma orientao mais fcil. Clicando em Carregar Imagens, o estudante pode adicionar mais fotos pasta em que se encontra nesse momento. Para modificar a imagem deve passar o rato sobre a imagem e escolher uma das opes que aparece, como por exemplo, rodar a imagem, editar a imagem, eliminar a imagem, etc. Poder inserir a imagem no texto com apenas um clique sobre a imagem. No texto possvel inserir imagens em formato .jpg, .png, .gif.

b) Na Galeria de fotos
O estudante deve clicar no boto Editar Galeria e depois em Carregar Imagens. De seguida, escolhe as imagens a carregar desde o seu computador e adiciona-as galeria de fotos. possvel carregar vrias imagens de uma s vez. O estudante pode fazer alteraes nas imagens (alterar tamanho, rodar a imagem, elimin-la, etc) passando o rato sobre a imagem e clicando na opo desejada. Para inserir as imagens escolhidas na galeria de fotos, deve ser premido o boto Fechar. Na mesma barra de ferramentas onde encontrmos Editar Galeria tambm aparece a opo Configurar. Mediante esta opo o estudante pode alterar o tipo de galeria de fotos e outros parmetros das fotos mostradas no site.

Inserir Vdeos:
1. O estudante escolhe o vdeo que deseja adicionar ao seu site a partir do YouTube e copia a direco do navegador de Internet do vdeo (o link). 2. Abre a pgina na qual vai ser exibido o vdeo. 3. Agora, o aluno deve clicar no boto Widgets o qual se encontra na barra de ferramentas e a deve escolher as opes Vdeos e YouTube. O estudante deve depois colocar o cone YouTube onde desejar.

15

4. Uma janela aparece com o cone YouTube e o estudante deve inserir a direco do vdeo nessa mesma janela (o link). 5. Nessa janela poder tambm configurar o tamanho e o alinhamento do vdeo.

Outras opes
A partir da barra de ferramentas possvel inserir Pesquisas no site. O pargrafo Contacto, para alm de dar a possibilidade de editar o texto, oferece a possibilidade de adicionar um mapa. Clicando em Configurao, o estudante pode configurar os seus parmetros bsicos. O pargrafo Comentrios permite aos visitantes enviar mensagens para o correio electrnico do estudante. O estudante adiciona uma nova direco de correio electrnico mediante a opo Configurao. O pargrafo Novidades funciona como um breve resumo das novidades adicionadas ao site. O estudante poder ir adicionando novos artigos e configurar parmetros mediante o boto Configurao.

16

...contactos

Coordenador do Webnode EDU

Roberto Cortez

roberto.cortez@webnode.com

17

You might also like