You are on page 1of 6

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.

cc

RESUMOS BIOLOGIA 11ANO

EVOLUO BIOLGICA DOS SERES VIVOS


Importantes acontecimentos evolutivos:
Depois do aparecimento das primeiras clulas procariticas heterotrficas: - Aparecimento dos autotrficos, que produziam alimento e oxignio conseguindo uma maior rentabilidade energtica; - Formao da camada de ozono, permitindo a conquista do meio terrestre que contribui para uma grande diversidade biolgica; - Aparecimento dos eucariontes, cuja maior especializao celular que ter conduzido formao de gmetas, dando-se o aparecimento da reproduo sexuada Factor de Variabilidade gentica, e possibilidade de associao celular que ter estado na base do: - Aparecimento da multicelularidade, que permitiu o aumento do tamanho sem afectar a razo rea/volume, uma maior diversidade de seres vivos e, consequentemente, uma melhor adaptao ao meio e a possibilidade de especializao celular permitindo a diminuio da taxa metablica. Tudo isto contribui para uma maior independncia em relao ao meio.

Dos procariontes aos eucariontes:


CARACTERSTICAS Tamanho Parede celular CLULA PROCARITICA 5m, em mdia Rgida Sem invlucro nuclear. O DNA est disperso no citoplasma e constitudo por uma simples molcula circular no associada a protenas. No possui organelos. Apresenta ribossomas de dimenses inferiores aos das clulas eucariticas. Nos procariontes fotossintticos os pigmentos localizam-se nas membranas celulares. CLULA EUCARITICA 40m, em mdia Rgida. Presente nas plantas, em alguns protistas e na maioria dos fungos. Est encerrado no ncleo. Apresenta vrias molculas de DNA associadas a protenas. Diversos organelos, como mitocndrias, retculo endoplasmtico e complexo de Golgi. As fotossintticas apresentam cloroplastos.

Material gentico

Organelos

Fotossntese

Modelos explicativos para o aparecimento dos eucariontes: Modelo autogentico admite que alguns seres procariontes unicelulares terse-iam tornado progressivamente mais complexos. Invaginaes da membrana citoplasmtica (mesossomas) deslocaram-se para o interior do citoplasma originando compartimentos separados do resto do citoplasma que viriam a constituir organelos celulares, sendo, assim, possvel s clulas fazer uma diviso interna de funes.
1

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS BIOLOGIA 11ANO

Argumentos a favor: - A interaco existente ao nvel do sistema de membranas; - O facto das membranas dos vrios organitos serem estruturalmente idnticas membrana celular. Objeces: - Se os organitos celulares se formaram atravs de uma sequncia de invaginaes da membrana plasmtica, e se alguns possuem DNA (caso dos cloroplastos e das mitocndrias), seria de esperar que estas molculas, tendo migrado do ncleo, apresentassem uma estrutura semelhante, o que no acontece. Modelo endossimbitico admite que a clula eucaritica teria resultado de clulas procariticas heterotrficas, de maiores dimenses, terem incorporado outras, de menores dimenses, com as quais estabeleceram uma relao simbitica. As clulas incorporadas no tero sofrido digesto, acabando por se converter em organitos da clula hospedeira. Esta cooperao foi to eficaz entre os diferentes elementos que se tornaram dependentes uns dos outros e passaram a constituir organitos estveis e singulares. Argumentos a favor: - As mitocndrias e os cloroplastos possuem o seu prprio DNA, uma molcula semelhante do DNA procaritico; - Os ribossomas dos cloroplastos e mitocndrias so mais semelhantes aos que existem nas clulas procariticas do que aos que existem no citoplasma das clulas eucariticas. - Na membrana interna de ambos os organitos existem enzimas e sistemas de transporte semelhantes aos que existem nos actuais procariontes. - A diviso dos cloroplastos e mitocndrias feita por bipartio, de forma independente do resto da clula eucaritica. - Os cloroplastos e as mitocndrias produzem as suas prprias membranas internas. - Existncia de uma dupla membrana nos organitos: mitocndrias e cloroplastos. - Actualmente, ainda possvel encontrar associaes simbiticas entre bactrias e alguns eucariontes. Objeces: - O modelo no explica a origem endossimbitica do ncleo nem do sistema endomembranar caracterstico da clula eucaritica.

Origem da multicelularidade:
medida que as dimenses de uma clula aumentam, diminui a sua razo rea/volume, isto porque a sua superfcie no aumenta na mesma proporo que o seu volume, limitando a dimenso e a evoluo da clula. De modo a ultrapassar este obstculo, os seres eucariontes unicelulares seguiram vias evolutivas que originaram a organizao em colnias e a multicelularidade. Colnia associao de seres eucariontes unicelulares da mesma espcie que estabelecem ligaes estruturais entre si. Admite-se que os primeiros seres multicelulares tenham surgido na sequncia de um aumento de complexidade e diferenciao celular nos seres coloniais. Ao longo do
2

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS BIOLOGIA 11ANO

tempo algumas clulas da colnia ter-se-o especializado em determinadas funes; esta diferenciao celular, relacionada com a funo especfica, e em que se verifica uma interdependncia estrutural e funcional das clulas, ter-se- acentuado no decurso da evoluo, originando verdadeiros seres multicelulares. Vantagens da multicelularidade: - Aumento da dimenso dos seres vivos com a conservao do equilbrio da razo rea/volume; - Manuteno da rea suficiente e necessria para as trocas com o meio; - Diminuio da taxa metablica maior eficcia na utilizao de energia; - Maior complexidade e diversidade de seres vivos; - Adaptao a diferentes ambientes; - Homeostasia (manuteno do meio interno em condies favorveis vida).

Fixismo vs Evolucionismo:
Fixismo defende que as espcies so fixas e imutveis e, por isso, no sofrem alteraes. Evolucionismo defende que as espcies actuais descendem de espcies ancestrais e que as espcies passam por modificaes ao longo do tempo. De acordo com os dados paleontolgicos, os seres que existem hoje so diferentes dos do passado. Quanto mais recentes so os estratos geolgicos mais complexos e diversificados so os seres que a ficaram registados.

Explicaes para a evoluo das espcies: Lamarckismo segundo esta teoria, a evoluo motivada pela necessidade de
adaptao ao meio e centrada no indivduo. Baseia-se em dois princpios: - Lei do uso e do desuso se um rgo muito utilizado, desenvolve-se, tornando-se mais forte, vigoroso ou de maior tamanho; se, pelo contrrio, esse rgo no se usa, degenera ou atrofia. - Lei da herana de caracteres adquiridos as modificaes que se produzem nos indivduos ao longo da sua vida so hereditrias, originando mudanas morfolgicas no conjunto da populao. Objeces: - A teoria no suportada por factos; - A teoria admite que a matria viva teria uma ambio natural de se tornar melhor; - A lei do uso e do desuso, embora vlida para alguns rgos, como, por exemplo, os msculos, no explica todas as modificaes; - A lei da transmisso dos caracteres adquiridos no vlida. A atrofia ou a hipertrofia de uma estrutura adquirida durante a vida do ser vivo no transmitida descendncia; - Hoje sabe-se que s o material gentico transmitido descendncia e, assim, apenas as caractersticas que nele esto inscritas.
3

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS BIOLOGIA 11ANO

Darwinismo segundo esta teoria, a seleco natural o processo que permite a


evoluo das espcies. O ambiente o agente desse processo de seleco, determinando quais os seres que sobrevivem e os que so eliminados em cada momento dependendo de serem portadores de caractersticas vantajosas ou desvantajosas que os tornam mais ou menos aptos para enfrentar situaes ambientais especficas. Darwin foi influenciado por Charles Lyell que admitiu que: - As leis naturais so constantes no tempo e no espao; - Deve explicar-se o passado a partir dos dados do presente; - Na longa histria da Terra ocorreram permanentemente mudanas geolgicas lentas e graduais. Argumentos a favor do evolucionismo: Argumentos paleontolgicos baseiam-se no estudo de fsseis atribuindo particular ateno a alguns fsseis especficos. - O estudo do registo fssil confirma a presena de espcies extintas, o que contraria a ideia de imutabilidade das espcies; - A descoberta de sries ou sequncias de fsseis ilustram as modificaes sofridas ao longo de um processo evolutivo por determinados grupos; - A existncia de fsseis de transio ou formas sintticas sugere a existncia de antepassados comuns para diferentes grupos de seres vivos. Argumentos anatmicos baseiam-se no grau de semelhana morfolgica/da anatomia de seres vivos que, primeira vista, so diferentes. - rgos ou estruturas homlogas so rgos que tm a mesma origem, a mesma estrutura bsica e posio idntica no organismo, podendo desempenhar diferentes funes. medida que os indivduos de uma populao inicial se iam desenvolvendo a diferentes ambientes, estes rgos evoluram de forma diferente a partir de uma estrutura ancestral comum, reflectindo uma evoluo divergente. Traduzem o efeito adaptativo da seleco natural e permitem determinar relaes de parentesco entre os seres vivos que os apresentam. - rgos ou estruturas anlogas so rgos que tm origem, estrutura e posio diferentes, mas que desempenham a mesma funo. Estes rgos surgem quando espcies ancestrais diferentes colonizam habitats semelhantes, adquirindo adaptaes semelhantes, conduzindo a uma evoluo convergente. Traduzem o efeito adaptativo da seleco natural. - rgos ou estruturas vestigiais - so rgos que resultam da atrofia de um rgo primitivamente desenvolvido. Nestes rgos, a seleco natural actua privilegiando os indivduos que os possuem menos desenvolvidos. Traduzem o efeito adaptativo da seleco natural e permitem determinar relaes de parentesco entre os seres que apresentam estruturas vestigiais e aqueles que as apresentam desenvolvidas. Argumentos bioqumicos baseiam-se na anlise de compostos orgnicos comuns a todos os seres vivos. Todos os seres vivos so constitudos pelos mesmos compostos orgnicos: glcidos, lpidos, prtidos e cidos nucleicos. O cdigo gentico universal assim como o ATP utilizado pelas clulas como via
4

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS BIOLOGIA 11ANO

metablica. As protenas, resultado da expresso da sequncia nucleotdica do DNA, so semelhantes em todos os seres vivos. Argumentos citolgicos baseiam-se no conhecimento de que todos os seres vivos so constitudos por clulas. A universalidade estrutural e funcional do mundo vivo constitui um forte argumento a favor de uma origem comum para todos os seres vivos. Embriologia ao longo do seu desenvolvimento embrionrio os seres vo trepando a sua rvore filogentica, ou seja, atravs das formas que apresentam vo evidenciando os vrios ancestrais adultos que estiveram na sua origem (lei da recapitulao). - Quanto maior for o nmero de fases embrionrias semelhantes, maior ser a relao de parentesco entre os seres que as apresentam; - Quanto menor for o nmero de fases embrionrias semelhantes, menor ser a relao de parentesco entre os seres que as apresentam.

Neodarwinismo/Teoria sinttica da evoluo segundo esta teoria, a origem


da variabilidade existente entre os seres vivos fruto de vrios fenmenos intrnsecos reproduo sexuada e de alteraes no material gentico. Atravs da recombinao gentica, da fecundao e de mutaes genticas surgem novas combinaes de genes que conduzem a uma maior diversidade fenotpica sobre a qual o ambiente actua de forma selectiva seleco natural. Fundo gentico conjunto da totalidade de genes que uma populao apresenta num dado perodo de tempo. Quando o tipo ou a frequncia de genes se altera, altera-se oi fundo gentico. Uma populao est em evoluo se o seu fundo gentico se alterar. Factores de evoluo todos os factores que alteram o fundo gentico. - Deriva gentica (alteraes ao acaso); - Mutaes; - Seleco natural; - Migraes; - Cruzamentos no ao acaso ou parmticos.

Seleco natural, seleco artificial e variabilidade


Seleco natural seleco que ocorre na natureza consumada pelos factores ambientais. Os indivduos seleccionados so os mais aptos, ou seja, os que esto mais bem adaptados e que, por este facto, sobrevivem melhor deixando mais descendentes. Seleco artificial mecanismo em que se seleccionam os cruzamentos, cruzando indivduos portadores de caractersticas que sejam desejveis. A manipulao de clulas e de tecidos permite ao Homem atingir um novo patamar de seleco artificial, ao produzir organismos geneticamente modificados.

Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo: Principais semelhanas:


- Todas as teorias consideram o ambiente como o principal motor da evoluo; - Todas reconhecem que a evoluo se traduz por modificaes nas populaes.
5

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS BIOLOGIA 11ANO

Principais diferenas quanto aco do meio:


Lamarckismo considera que o ambiente induz modificaes nos indivduos. Darwinismo o ambiente exerce uma aco selectiva. Preserva os mais aptos e elimina os menos aptos. Neodarwinismo o ambiente exerce uma aco selectiva. Preserva os genes que conferem melhores aptides e tende a eliminar aqueles que determinam caractersticas menos adaptativas.

Principais diferenas quanto origem das modificaes populacionais:


Lamarckismo as modificaes so acontecimentos individuais. Cada um por si, tem capacidade para responder aco do meio, modificando-se de forma a poder se adaptar. O indivduo a unidade evolutiva. Darwinismo as modificaes no so fenmenos individuais mas sim populacionais. No so os indivduos que se modificam em funo das exigncias do meio, mas sim as populaes em funo da aco selectiva do meio. A unidade evolutiva a populao. Neodarwinismo o que varia a frequncia dos genes na populao ( desta variao que resultam as alteraes populacionais). A unidade evolutiva a populao, mas considerada em termos de conjunto de genes fundo gentico.

You might also like