You are on page 1of 2

Exerccios

1) (FUVEST) Considere os processos de mitose e meiose. a) Qual o nmero de cromossomos das clulas originadas, respectivamente, pelos dois processos, na espcie humana? b) Qual a importncia biolgica da meiose? 2) (PUC-SP) Certa espcie animal tem nmero diplide de cromossomos igual a 8 (2n = 8). Uma clula de um indivduo dessa espcie encontra-se em diviso e apresentou quatro cromossomos simples sendo puxados para cada plo. A partir dessa informao, pode-se afirmar que a referida clula se encontra: a) na metfase da mitose. b) na anfase da mitose. c) Na metfase da primeira diviso da meiose. d) Na anfase da primeira diviso da meiose. e) Na anfase da segunda diviso da meiose. 3) (Vunesp) No grfico abaixo, relativo ao ciclo celular, a mitose propriamente dita est representada pelo intervalo:

a) 1 a 2 b) 2 a 3 c) 1 a 3 d) 3 a 4 e) 4 a 5 4) Qual dos seguintes processos ocorre exclusivamente na meiose? a) Diviso do centrmero. b) Pareamento dos cromossomos. c) Duplicao dos cromossomos. d) Espiralizao dos cromossomos. e) Migrao dos cromossomos ao longo do fuso. 5) (UEL-SP) Considere as seguintes fases da mitose: I telfase II metfase III anfase Considere tambm os seguintes eventos: a. As cromtides irms movem-se para os plos opostos das

clulas. b. Os cromossomos alinham-se no plano equatorial da clula. c. A carioteca e o nuclolo reaparecem. Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada fase ao evento que a caracteriza. a) I-a; II-b; III-c. b) I-a; II-c; III-b. c) I-b; II-a; III-c. d) I-c; II-a; III-b. e) I-c; II-b, III-a.

Respostas dos exerccios


Resposta do exerccio 1: a) Na espcie humana, a mitose produz clulas com 46 cromossomos, enquanto que a meiose produz clulas com 23 cromossomos. b) Manuteno do nmero cromossmico da espcie e aumento da variabilidade, devido ao crossing over. Resposta do exerccio 2: a) A - Anfase I: separao dos cromossomos homlogos. B Anfase II: separao das cromtides. b) Na figura B, observa-se que no est ocorrendo a separao das cromtides irms de um dos cromossomos, como resultados, teremos uma clula com dois cromossomos, e a outra clula com quatro cromossomos. c) A sndrome de Down, cujos portadores apresentam clulas somticas com 2n = 47 cromossomos, em vez dos 46 cromossomos das clulas normais. Resposta do exerccio 3: E Neste perodo ocorre a reduo da quantidade de DNA, devido separao das cromtides, que ocorre na anfase. Resposta do exerccio 4: B Pareamento dos homlogos (sinpse) ocorre no zigteno (Profase I da meiose.) Resposta do exerccio 5: E importante conhecer as principais caractersticas das fases da mitose.

You might also like