You are on page 1of 4

ESPOROTRICOSE FELINA RELATO DE CASO

PIMENTEL, Mariana Caetano1; BOLZAN, Qulem2; SOMMER, Cilia 3 ; MARTINS, Danieli Brolo4; FISS, Letcia5; ROSSATO, Cristina Krauspenhar 6.

Palavras-chave: Fungo. Esporthrix schenkii. Felinos. Introduo A esporotricose uma micose subcutnea piogranulomatosa, causada pelo fungo dimrfico Sporothrix schenckii, com ampla distribuio mundial, que acomete o homem e uma grande variedade de animais. O S. schenckii um fungo geoflico, que se apresenta na forma micelial, entre 25 e 30C, considerado saprbio de cascas de rvores e de solos ricos em matria orgnica e vegetao, crescendo principalmente em locais quentes e midos. Na forma parasitria, a 37C, passa levedura, crescendo em leses dermo-epidrmicas, viscerais e sseas (LACAZ et al., 1991). A esporotricose tem potencial zoontico, envolvendo indivduos em contato direto com animais doentes. No homem a esporotricose pode ser considerada como dermatose peculiar a certos profissionais como jardineiros, hortifruticultores, lavradores e tratadores de animais. A maioria das infeces ocorre por ferimentos causados por espinhos, farpas de madeira ou arame (NOBRE, 2002; MARQUES, 1993). Nos animais de companhia, a esporotricose tem sido freqente em felinos, manifestando-se na forma cutnea localizada, cutnea linftica e cutnea disseminada. Essa doena pode se manifestar de trs formas: cutnea, cutanealinftica e disseminada. Nos gatos, as leses ocorrem mais comumente no aspecto distal dos membros, cabea ou base da cauda. O quadro inicial pode assemelhar-se a feridas devido a brigas, abscessos, leses de celulite ou com tratos fistulosos que no so responsivas a antibioticoterapia. Essas podem evoluir para leses ulceradas, crostosas e com exsudatos purulentos. Nos casos mais graves, pode ocorrer a disseminao do fungo (pulmes, fgado, trato gastrintestinal, sistema nervoso central, olhos, bao, ossos, articulaes, rins, testculos,

Acadmica do Curso de Medicina Veterinria e estagiria no Laboratrio de Patologia Animal, UNICRUZ, RS. pimentel_mcp@yahoo.com.br 2 Acadmica do Curso de Medicina Veterinria UNICRUZ . quelem_bo@yahoo.com.br 3 Acadmica Patologista do Curso de Medicina Veterinria, UNICRUZ, RS ci.sommer@hotmail.com 4 Professora e Patologista do Curso de Medicina Veterinria e estagiria no Laboratrio de Patologia Animal, UNICRUZ, RS. vetdanielimartins@yahoo.com.br 5 Professora e Patologista do Curso de Medicina Veterinria UNICRUZ . tici_fiss@hotmail.com 6 Professora e Patologista Curso de Medicina Veterinria, UNICRUZ, RS ckrauspenhar@yahoo.com.br

mama e linfonodos), levando letargia, prostrao, anorexia e hipertermia (NOBRE, 2002; MARQUES, 1993; LARSSON, 2000). A maior incidncia da esporotricose em gatos em machos inteiros e de livre acesso rua devido ao hbito de brigar com outros gatos inoculando o fungo, porm a contaminao tambm ocorrer por ferida contaminada. Gatos acometidos e sos possuem nas unhas e cavidade bucal um grande nmero de organismos fngicos e tambm S. shenckii. Na maioria dos casos os felinos infectam, atravs da arranhadura, mordedura ou contato com soluo de continuidade outros animais ou o prprio homem e morrem naturalmente ou sofrem eutansia, devido dificuldade no diagnstico precoce da micose, a qual apresenta leses similares a piodermatites, criptococose e carcinoma epidermide (LARSSON, 2000). A necessidade de um tratamento antifngico regular e prolongado e a dificuldade na administrao de medicamentos por via oral aos gatos domsticos, so fatores que podem contribuir para o baixo percentual de cura clnica da esporotricose felina (SCHUBACH, 2004). Segundo Corgozinho (2006), o tratamento de escolha para esporotricose o itraconazol na dose de 10 mg/kg, por via oral a cada 24 horas, sendo o mais tolerado pelos gatos e deve ser continuado por um perodo de 30 dias aps a remisso clnica, tendo um prognstico favorvel se o animal no apresentar envolvimento sistmico. Este trabalho tem como objetivo descrever as caractersticas clnicas e anatomopatgicas de um caso de esporotricose felina.

Metodologia Um felino, fmea, sem raa definida, 10 anos de idade, chegou ao Hospital Veterinrio da Univesidade de Cruz Alta para atendimento clnico. O animal apresentava leso ulcerativa na face (Figura 1) h cerca de 60 dias e mucosas plidas. Foi realizado exame citolgico devido a suspeita clnica ser esporotricose. O animal foi eutanasiado no Hospital Veterinrio da Universidade de Cruz Alta. O felino foi necropsiado no Laboratrio de Patologia Animal da mesma instituio. Fragmentos de vrios rgos foram coletados e fixados em formalina neutra a 10% e processados de acordo com as tcnicas histolgicas de rotina e corados pela hematoxilina-eosina.

Figura 1 Felino com leso ulcerativa na face.

Resultados e Discusses O exame citolgico evidenciou estruturas fngicas compatveis com o S. schenckii (Figura 2). Assim, iniciou-se tratamento antifngico. Porm, com o passar dos dias houve piora do quadro clnico e se optou pela eutansia. Durante a necropsia do animal foi observado aumento de volume acentuadamente ulcerativa na cavidade nasal, observou-se tambm mltiplas reas brancas. Nos demais rgos no foram observadas alteraes. Foram coletados fragmentos de fgado e fragmentos de tecido subcutneo da cavidade nasal para anlise histopatolgica. As leses do felino, atingindo cabea, caracterizam a forma cutnea disseminada da esporotricose, freqentemente descrita em felinos (leses na cabea e membros), assim como a forma cutnea localizada em humanos (MEINERZ et.al., 2007). A esporotricose do gato domstico apresenta algumas caractersticas que as distinguem da expressa em outras espcies, a mais importante a exuberencia de clulas fngicas nas leses cutneas. Esta superpopulao de fungos potencializa a capacidade infectante das leses, quer ao homem, quer a outros animais. Outro aspecto importante a ser ressaltado a tendncia disseminao sistmica, como comprometimento principalmente dos pulmes, fgado, bao, ossos e linfonodos, sendo fator determinantes dos bitos (MARQUES, 1993). De acordo com Schubach & Schubach (2000), o resultado histopatolgico revela a presena de dermatite piogranulomatosa, profunda, com infiltrado celularconstitudo por clulas mononucleares, e presena de estruturas PAS positivas, compatveis com Sporothrix schenkii. No resultado histopatolgico, no tecido subcutneo foi observado dermatite granulomatosa associada a formas compatveis com S. Schenkii. No fgado foi observado necrose hepatocelular acentuada multifocal.

Figura 2 Presena de leveduras de S. Schenkii.

Concluso Os achados de clnicos, laboratoriais e histopatolgicos do caso relatado foram fundamentais para o estabelecimento do diagnstico definitivo esporotricose.

Referncias CORGOZINHO, K.B., et. al. Um caso atpico de esporotricose felina. Acta Scientiae Veterinariae. 34: 167-170, 2006. LACAZ, C.S., et. al. Esporotricose e outras micoses gomosas. In: SARVIER, Micologia mdica. So Paulo : Sarvier, 1991. p.233-247. LARSSON, C.E. Esporotricose. In: Simpsio Brasileiro sobre micoses animais, Porto Alegre. Resumos. Porto Alegre : UFRGS, 2000. p.66-71, 2000. MARQUES, S.A., et. al. Esporotricose do gato domstico (Felis catus): Transmisso humana. Revista do Instituto de Medicina Tropical de So Paulo. 35: 327-330, 1993. MEINERZ, A. R. M. et. al. Nota Cientfica: Esporotricose felina relato de casos. Cincia Animal Brasileira, v. 8, n. 3, p. 575-577, jul./set. 2007. NOBRE, M.O., et. al. Esporotricose zoontica na regio sul do Rio Grande do Sul (Brasil) e reviso da literatura brasileira. Revista Brasileira de Cincia Veterinria. 9: 36-41, 2002. SCHUBACH, T.M. Estudo clnico, laboratorial e epidemiolgico da esporotricose felina na regio metropolitana do Rio de Janeiro. 66p. Rio de Janeiro, RJ. Tese (Doutorado em Biologia Parasitria). Curso de Ps-graduao em Biologia Parasitria, Instituto Oswaldo Cruz, 2004. SCHUBACH, T. M. P; SCHUBACH, A. O. Esporotricose em gatos e ces reviso. Clnica veterinria, So Paulo, v. 5, n. 29, p. 21-24, 2000.

You might also like