You are on page 1of 4

Resumo

O tema deste romance - o casamento por interesse - condiciona sua composio. Ele divide-se em quatro partes, que correspondem s etapas de uma transao comercial: O Preo, Quitao, Posse e Resgate. Fernando Seixas, um rapaz pobre, mas ambicioso de subir na escala social, namorado de Aurlia, moa tambm humilde e rfo de pai. Passando por apuros financeiros, Seixas aceita, por um dote de trinta contos, a proposta de casamento com Adelaide Amaral. Mas o destino prepara-lhe uma pea: Aurlia, a noiva preterida, recebe um inesperada herana do av paterno e torna-se uma das mais disputadas moas do Rio de Janeiro. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor, o tio Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos. O acordo realizado inclui, como uma de suas clusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado at as vsperas do casamento. Na noite de npcias Aurlia pde completar seu plano, humilhando o marido comprado e impondo-lhe as regras da convivncia conjugal: em casa seriam dois estranhos; para a sociedade fingiriam a felicidade de um casal perfeito. Fernando submete-se s determinaes de sua senhora, mas readquire seu orgulho e pe-se a trabalhar para reunir o dinheiro necessrio ao seu resgate. No final, quando devolve o dote a Aurlia, ela lhe mostra o testamento que fizera no dia do casamento, nomeando-o seu herdeiro universal. a prova de seu amor. Esto ambos redimidos de seus erros. "As cortinas cerram-se, e as auras da noite, acariciando o seio das flores, cantam o hino misterioso do santo amor conjuga Contexto histrico O texto se passa no sculo 19 durante o romantismo, onde a sociedade no tinha acesso a leitura e ao conhecimento. Na poca os filhos ainda eram submetidos a casamento arranjado e muitas vezes s conheciam os parceiros no dia de seu noivado. No caso de Aurlia ela como era rf, conseguiu convencer seu tutor a deix-la decidir seu par. Algumas vezes, Jos de Alencar utiliza fatos que ocorreram na poca para representar datas. Escolhemos dois exemplos desses fatos histricos dentre os quais destaca - se a candidatura de nosso escritor, como visto neste trecho, da pgina152: Por essa poca predispuseram-se as coisas para a candidatura que o nosso escritor sonhava desde muito tempo; e coincidindo elas com a partida da tal estrela nortista, lembrouse Fernando de fazer uma excurso ero-poltico por Pernambuco, a expensas do Estado. O outro fato histrico usado por Jos de Alencar nesta narrao a guerra do Paraguai, como percebido neste outro trecho: A formosa mulher atravessava a sala pelo brao do General Baro do T que para no desmentir o seu garbo marcial, fazia naquele momento de herosmo superior ao que mostrava na guerra do Paraguai, onde havia sido um meio Bayard. Caracterstica romntica

Embora apresente alguns elementos caractersticos do Realismo, Senhora um romance basicamente romntico. Dos prosadores romnticos da literatura brasileira, Alencar sem dvida avulta como o mais importante dentre ele
Senhora. -Oh! Ningum o sabe melhor do que eu, que espcie de amor esse, que se usa na sociedade e que se compra e vende por uma transao mercantil, chamada casamento!... O outro, aquele que eu sonhei outrora, esse bem sei que no o d todo o ouro do mundo! Por ele, por um dia, por uma hora dessa bemaventurana, sacrificaria no s a riqueza, que nada vale, porm minha vida, e creio que minha alma! Aurlia, no afogo destas palavras que lhe brotavam do seio agitado, retirara a mo do brao de Seixas; ao terminar voltara-se rapidamente para esconder a veemncia do afeto que lhe incendiara o olhar e as faces. Veja a anlise deste ltimo texto, relacionada com todo o romance de Senhora: 1. A fala de Aurlia revela a supervalorizao do amor, sentimento que lhe parece mais importante que a prpria vida. 2. A titulagem das partes de Senhora verifique no seu prprio livro - expressa o carter de transao comercial que o casamento adquire na sociedade da poca. 3. No desfecho do romance, Aurlia d prova de que sacrificou toda a sua riqueza em troca do amor verdadeiro.

Narrador

Jos de Alencar escreveu o livro em terceira pessoa, com o narrador se permitindo a oniscincia, ou seja, narrando os fatos de fora e, ao mesmo tempo, de dentro, quando penetra na interioridade de diferentes personagens. Sugerimos como exemplo este trecho na pgina 27: "Ops-se formalmente Aurlia; e declarou que era sua inteno viver em casa prpria, na companhia e D. Firmina Mascarenhas. - Mas atenda, minha menina, que ainda menor. - Tenho dezoito anos. - S aos vinte e um que poder viver sobre si e governar-se. - a sua opinio? Vou pedir ao juiz que ele h de atender-me. A vista desse tom positivo, o Lemos refletiu, e julgou mais prudente no contrariar a vontade da menina. Aquela idia do pedido ao juiz para remoo da tutela no lhe agrada. Pensava ele que s mulheres ricas e bonitas no faltam protetores de influncia."

Caractersticas Psicolgicas dos Principais Personagens

AURLIA - Era uma mulher diferente. Diferente de todas as outras que naquela poca viviam. Era como uma estrela, das mais bonitas e mais brilhantes, no julgada pela intensidade com que sua luz brilha mas, pelo modo com que esta o faz. Era uma mulher daquelas que por onde passa, a todo encanta. Era uma mulher que seduzia a quem pudesse ter a honra de observa-la. Mas junto a esta sua caracterstica to marcante, ainda mais marcante era quanto a sua maneira de agir e de pensar, j era to linda e especial quanto a era na sua determinao e no seu jeito de querer opor-se algumas regras determinadas pela sociedade mas que no agradavam-lhe. Aurlia era aquele tipo de mulher que a todos pode dominar e que tem tudo o que quer ter, possuindo uma lbia, um jeito seu que domina as pessoas que rodeiam-lhe. Mais superficialmente, ela era educada, delicada corajosa, elegante, informada, inteligente, experiente...Era com certeza, algum que nasceu para a riqueza e para a alta sociedade, e talvez, a caracterstica que consideramos a mais importante, que pode ser a explicao de seu sucesso no domnio das pessoas: a sua frieza.

LEMOS - Assim a introduo de Lemos narrativa de Senhora. Lemos era um velho no muito diferente de muitos outros, possua baixa estatura, era no muito gordo, mas rolho e bojudo como um vaso chins. Possua como caractersticas psicolgicas mais superficiais, uma certa vivacidade, que combinava com seus olhos de azougue D.FIRMINA - Me de encomenda de Aurlia que lhe fazia companhia nas festas e compras. D.EMLIA - Me de Aurlia e irm de Lemos a quem este abandonou por ter-se casado com o Pedro Camargo. PEDRO CAMARGO - Pai de Aurlia e filho natural do fazendeiro Loureno Camargo, que deixa, ao morrer, uma herana neta, Aurlia. ADELAIDE - Rival de Aurlia, quando pobre, na disputa do Seixas. Acaba se casando com o Dr. Torquato Ribeiro que Aurlia habilmente lhe arranja. TORQUATO RIBEIRO - Moo bom e humilde que procurou ajudar Aurlia nos momentos difceis, quando pobre. EDUARO ABREU - Pretendente de Aurlia. Moo bom que custeou as despesas do enterro de sua me. LSIA SOARES - Amiga de Aurlia. Picante e um tanto fofoqueira.
FERNANDO SEIXAS - Jovem

estudante de Direito, bem vestido e apreciador da vida em sociedade. A falta de dinheiro o conduz a acreditar que a nica maneira de evitar a runa final casando-se com um bom dote. Envolvido pelo amor de Aurlia, chega a pensar em abandonar os hbitos caros, mas acaba percebendo que no consegue viver longe da sociedade. Depois do casamento por interesse, humilhado, arrepende-se e consegue resgatar o dinheiro que recebeu a Aurlia.

Tempo
O tempo psicolgico esta no comeo da histria do primeiro captulo de Senhora Jos de Alencar, veja que ele retrocede no tempo pra fazer a narrativa : " H anos raiou no cu fluminense uma nova estrela. Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez em sociedade. Uma noite, no cassino, a Lsia Soares (...) " E depois do primeiro capitulo o tempo cronolgico, onde o mesmo no h linearidade, pois contada a partir do flash-back, narrando o casamento de Aurlia e Fernando at a noite de npcias, ento promove um corte e passa a narrar fatos bem anteriores ao casamento, para finalmente, retomar fatos acontecidos depois dele. H um contraponto entre o passado que se associa com a cor local', na medida em que nele predomina a pobreza de Aurlia e com ela o provincianismo, o acanhamento, a brutalidade singela, simples, e o presente apresentando o lado cosmopolita, refinado e europeu do romance.

You might also like