You are on page 1of 27

Unidades especializadas

m u l t i d e f i c i n c i a

em multideficincia

Cd Cd

n i d a d e s

e s p e c i a l i z a d a s

e m

Normas Orientadoras
unidades especializadas em

ultideficincia

Unidades especializadas
m u l t i d e f i c i n c i a

em multideficincia

Cd Cd

n i d a d e s

e s p e c i a l i z a d a s

e m

Normas Orientadoras
unidades especializadas em

ultideficincia

Coleco A P O I OS E D U C A T I V O S

m u l t i d e f i c i n c i a

e s p e c i a l i z a d a s

e m

u n i d a d e s

n. 1

Transio para a Vida Adulta Jovens com Necessidades Educativas Especiais


n. 2

Organizao e Gesto dos Apoios Educativos


n. 3

O Aluno Surdo em Contexto Escolar A especifidade da Criana Surda Estratgias de Interveno em Contexto Escolar
n. 4

Os Alunos com Multideficincia nas Escolas de Ensino Regular


n. 5

Aprendizagem Activa na criana com Multideficincia Guia para educadores


n. 6

Contributos para o estudo da Interveno Precoce em Portugal


n. 7

Compreender a Baixa Viso n. 8 Normas de Acessibilidade na Informtica n. 9 Comunicao, Linguagem e Fala Perturbaes Especficas de Linguagem em contexto escolar -Fundamentosn. 10 Avaliao e Interveno em Multideficincia n. 11 Unidades Especializadas em Multideficincia - Normas Orientadoras n. 12 Conceitos e Prticas em Interveno Precoce

Ficha Tcnica

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

Ttulo Unidades Especializadas em Multideficincia - Normas Orientadoras

Edio
Ministrio da Educao Direco-Geral de Inovao e de Desenvolvimento Curricular Direco de Servios da Educao Especial e do Apoio Scio-Educativo

Directora-Geral
Graa Pombeiro

Coordenao
Filomena Pereira

Desenvolvimento de Contedos
Clarisse Nunes

Design Grfico
Raquel Pinheiro

Paginao
Clarisse Nunes

Impresso
SDesign

Tiragem
1000 exemplares

Depsito Legal

ISBN
972-742-200-4

Janeiro 2005

ndice

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

Introduo

1 Pressupostos Bsicos

10

2 Unidades Especializadas em Multideficincia e Surdocegueira Congnita

2.1. O que so 2.2. O que as justifica 2.3. Populao alvo 2.4. Objectivos 2.5. Recursos humanos 2.6. Recursos materiais

14 14 15 16 17 17

3 Normas Orientadoras 3.1. Criao 3.2. Organizao e gesto 3.2.1. Gesto administrativa e pedaggica 3.2.2. Organizao das aprendizagens 3.2.3. Organizao do ambiente de aprendizagem 3.2.4. Envolvimento da famlia 20 21 21 21 24 26

k k

unidades especializadas
em

multideficincia

Introduo

Introduo

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

As limitaes cognitivas, motoras e/ou sensoriais apresentadas pelos alunos com multideficincia e com surdocegueira congnita leva-os a beneficiar de menos oportunidades para explorar e interagir com o meio ambiente. As barreiras colocadas ao seu desenvolvimento, participao e aprendizagem so muito significativas fazendo com que tenham escassas possibilidades para interagir com pessoas e objectos e para se envolverem nessas interaces, necessitando, frequentemente, de sistemas de apoio adicional e especial que os ajude a participar nas actividades. Ser capaz de responder adequadamente diversidade das necessidades educativas destes alunos implica implementar respostas educativas que os ajudem a participar o mais activamente possvel nas aprendizagens e a sentirem-se aceites no grupo de pares e na comunidade a que pertencem. As respostas educativas tm de ser analisadas luz das suas capacidades, necessidades e motivaes, dos desejos dos pais e das condies existentes nos contextos educativos.

Ou seja, as respostas educativas precisam de:

ser diferenciadas e organizadas de modo a adequarem-se singularidade de cada um.

Estes alunos necessitam que as respostas educativas criem oportunidades para poderem alargar as relaes sociais e as amizades (nomeadamente com os seus pares, com e sem necessidades especiais); aumentar os conhecimentos acerca do mundo que os cerca e desenvolver actividades nos ambientes escolares e comunitrios. Consequentemente, imprescindvel pensar no que importante ensinar-lhes e como,

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

e definir as medidas educativas a adoptar para que possam:

fazer aprendizagens significativas (aprendizagens interessantes, motivadoras e teis); ser autnomos, o mais possvel, em termos pessoais e sociais; ter uma melhor qualidade de vida.

importante frequentarem diferentes ambientes de aprendizagem, como por exemplo: a sala da turma, os espaos exteriores da escola, o espao da unidade especializada, os espaos da comunidade, de forma a possibilitar a aplicao das competncias adquiridas em diferentes ambientes. A gesto do tempo em cada um dos ambientes depende, essencialmente, da especificidade de cada aluno. De modo a garantir oportunidades de aprendizagem h que ter em ateno a diversidade de necessidades e de dificuldades apresentadas por cada um.

Ou seja, as respostas tm de: ser flexveis; ter em conta as exigncias de cada situao particular; adequar-se a cada realidade.

Quaisquer que sejam as suas capacidades e necessidades, estas crianas e jovens precisam de integrar os ambientes comuns e de serem aceites como pessoas que contribuem, de uma forma positiva, para o dinamismo dos ambientes de aprendizagem.

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

As unidades especializadas constituem um recurso pedaggico da escola. Para que possam responder adequadamente singularidade de cada aluno necessrio cuidar da sua organizao.

Unidades especializadas

As unidades especializadas so um recurso pedaggico especializado dos agrupamentos de escola e das escolas destinado aos alunos com multideficincia ou com surdocegueira congnita e visam a participao activa destes alunos no seu processo de aprendizagem e a vivncia de experincias de sucesso. A frequncia especfica destes ambientes educativos constitui apenas mais uma na vida destes alunos, pelo que esta resposta tem de articular-se com o trabalho que se desenvolve na escola.

A existncia, ao longo do pas, de um nmero importante de unidades especializadas, a necessidade de regular o seu funcionamento, bem como as solicitaes de muitos profissionais levaram-nos a elaborar as presentes normas orientadoras, as quais visam ajudar as escolas e os docentes a organizar o processo educativo dos alunos com multideficincia e com surdocegueira congnita.

Consequentemente,

as normas orientadoras para a organizao e o funcionamento das unidades especializadas pretendem ser um instrumento de apoio, constituindo-se como um conjunto de princpios orientadores para a implementao de uma resposta educativa adequada s necessidades dos alunos com multideficincia e com surdocegueira congnita.

k k

unidades especializadas
em

multideficincia

Pressupostos Bsicos

1- Pressupostos Bsicos

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

Sabe-se hoje que a aprendizagem ocorre, essencialmente, a partir das experincias reais da criana nos ambientes naturais e da interaco que estabelece com as pessoas e com os objectos. Essas experincias permitemlhe ter acesso a informao diversificada, base do desenvolvimento cognitivo e scio-emocional. A combinao de acentuadas limitaes apresentadas pelas crianas/jovens com multideficincia e com surdocegueira congnita dificulta o seu desenvolvimento e influencia tanto a forma como funcionam nos diversos ambientes, como o modo como aprendem. O acesso ao mundo est condicionado pelas limitaes cognitivas, motoras e/ou sensoriais e a capacidade de canalizar a ateno para estmulos significativos est diminuda devido dificuldade de os seleccionar. As limitaes visuais e/ou motoras, frequentes nestas crianas/jovens, dificultam a sua capacidade de explorao dos ambientes. A ausncia de meios de comunicao eficientes faz com que no tenham acesso informao e limita as capacidades de interaco com parceiros nas actividades naturais do dia a dia.

Crianas/jovens com multideficincia e com surdocegueira congnita As dificuldades apresentadas por estas crianas/jovens e as escassas oportunidades para vivenciarem experincias significativas fazem com que a informao recebida seja, frequentemente, fragmentada, distorcida e incompleta. A aprendizagem espontnea no acontece, pelo que h que realizar o ensino directo de competncias.

Embora sejam, ainda hoje, limitados os conhecimentos acerca da forma como aprendem, sabe-se que precisam de interagir com os ambientes onde se encontram e de comunicar com as pessoas que os rodeiam para que possam

11

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

desenvolver-se e ter acesso a oportunidades educativas. Nesta perspectiva, para aprenderem precisam de abordagens educativas individuais que combinem oportunidades de explorao do ambiente com oportunidades de interaco comunicativa. A sua educao precisa de ser analisada numa perspectiva ecolgica, ou seja, necessrio considerar todos os ambientes que a criana/jovem frequenta, incluindo o familiar e o comunitrio. A organizao das respostas educativas deve ter em ateno os seguintes pressupostos bsicos.

Pressupostos bsicos:

as respostas educativas tm de se adequar especificidade de cada aluno; a comunicao o eixo central de toda a interveno; a aprendizagem deve centrar-se em experincias da vida real.

Consequentemente, a criana/jovem necessita de:

ambientes organizados e estruturados facilitadores da procura de informao e da compreenso do mundo envolvente; ambientes educativos securizantes com oportunidades de aprendizagem diversificadas; oportunidades para interagir activamente com o ambiente (pessoas e objectos) que a/o rodeia; aceder a informao significativa, isto , a informao que seja til e corresponda aos seus interesses, motivaes e necessidades, bem como aos da sua famlia; tempo para manipular e explorar os objectos e materiais e dar sentido ao que se passa sua volta; estar envolvida(o) activamente na totalidade das actividades que realiza.

12

k k

unidades especializadas
em

multideficincia

Unidades Especializadas em Multideficincia e Surdocegueira Congnita

2 - Unidades Especializadas em Multideficincia e Surdocegueira Congnita

m u l t i d e f i c i n c i a

e s p e c i a l i z a d a s

e m

u n i d a d e s

2.1 - O que so:


2.1 - O que so:

As unidades especializadas so um recurso pedaggico especializado dos estabelecimentos de ensino regular do ensino bsico, constituindose como uma resposta educativa diferenciada que visa apoiar a educao dos alunos com multideficincia e com surdocegueira congnita, fornecendo-lhes meios e recursos diversificados. Com esta resposta educativa procura-se que os alunos tenham acesso a informao que os ajude a realizar aprendizagens significativas e possam participar em actividades desenvolvidas com os seus pares sem necessidades especiais.

2.2 - O que as justifica:

a educao de alunos com multideficincia e com surdocegueira congnita exige recursos humanos e materiais especficos, escassos e de difcil generalizao. A criao de unidades especializadas possibilita uma melhor gesto desses recursos humanos e materiais e permite a respectiva concentrao e potencializao; a diversidade de competncias dos alunos a que deve corresponder uma variedade de estratgias que ajude a vivenciar experincias de sucesso; a necessidade de aceder informao, a oportunidades para se desenvolver e se envolver activamente nas aprendizagens e nas interaces sociais.

40 40

14

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

2.3 - Populao Alvo:

Alunos com multideficincia e com surdocegueira congnita que frequentam o ensino bsico.

Consideram-se alunos com multideficincia os que apresentam acentuadas limitaes no domnio cognitivo, associadas a limitaes acentuadas no domnio motor e/ou no domnio sensorial (viso ou audio) e que podem ainda necessitar de cuidados de sade especficos. Estas limitaes dificultam a interaco natural com o ambiente, colocando em grave risco o desenvolvimento e o acesso aprendizagem. Consideram-se alunos com surdocegueira congnita os que apresentam combinaes de acentuadas limitaes na audio e na viso que causam dificuldades nicas, nomeadamente em termos da comunicao, com implicaes a nvel da compreenso do mundo em seu redor e da interaco com os outros e com o ambiente fsico. Estas limitaes tm graves implicaes no seu desenvolvimento. Podem ter ou no associadas acentuadas limitaes noutros domnios.

15

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

2.4 - Objectivos:

Assegurar a criao de ambientes educativos estruturados, securizantes, significativos e ricos em comunicao que permitam o envolvimento dos alunos na procura de informao; criar condies para os alunos poderem interagir com parceiros significativos e envolverem-se nessas interaces; fomentar a aprendizagem de contedos relacionados com o conhecimento de si prprios, dos outros e do mundo e que conduzam ao estabelecimento de uma vida com qualidade no presente e no futuro; proporcionar oportunidades de aprendizagem centrada em experincias da vida real e adequadas idade cronolgica dos alunos, s suas capacidades, necessidades e interesses e que valorizem a comunicao; desenvolver actividades naturais e funcionais que promovam o desenvolvimento da autonomia pessoal e social nos diversos ambientes onde os alunos se encontram; aplicar metodologias e estratgias de interveno transdisciplinares adequadas s necessidades individuais de cada aluno e que possibilitem a frequncia de ambientes naturais; organizar e apoiar o processo de transio entre ciclos e para a vida adulta; assegurar os apoios especficos a nvel das terapias, da psicologia e da orientao e mobilidade; criar espaos de reflexo e de formao acerca da prtica pedaggica para os profissionais, pessoal no docente e famlias.

16

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

2.5 - Recursos humanos:

profissionais com formao especializada em educao especial, de preferncia na rea da multideficincia; auxiliares de aco educativa; profissionais no mbito das terapias e da psicologia, conforme as necessidades.

2.6 - Recursos materiais:


a comunicao interruptores multisensoriais; digitalizadores da fala; solues informticas integradas; software de causa efeito; brinquedos adaptados. a mobilidade e o posicionamento standing-frame; cadeiras de rodas; multiposicionadores; rampas; andarilhos.

17

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

u n i d a d e s

e s p e c i a l i z a d a s

e m

2.6 - Recursos materiais:


a higiene pessoal e a alimentao bancada para mudana de fraldas; adaptao de sanitrios e lavatrios; colheres adaptadas; rebordos para os pratos.

A necessidade destes materiais e equipamentos depende da especificidade de cada aluno, das suas capacidades e necessidades.

18

k k

unidades especializadas
em

multideficincia

Normas Orientadoras

3 - Normas Orientadoras

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

3.1 Criao:

As unidades especializadas devem ser criadas em funo:

do nmero de alunos com multideficincia e com surdocegueira congnita existentes nos diferentes ciclos de ensino; da natureza e exigncia da resposta educativa; das condies de acessibilidade existentes nos estabelecimentos de ensino; da disponibilidade de espaos dos estabelecimentos de ensino; da disponibilidade de apoios diferenciados considerados necessrios para responder s necessidades individuais de cada aluno; da garantia dos processos de transio entre ciclos.

Deve resultar de um trabalho de equipa em que participam: a famlia do aluno; os rgos de gesto do agrupamento de escola; os docentes de apoio educativo do estabelecimento de ensino; a equipa de coordenao dos apoios educativos; os docentes titulares de turma que tm o aluno com multideficincia ou com surdocegueira congnita; os responsveis pelos diferentes servios da comunidade que se prev necessrios para responder s necessidades individuais do aluno.

20

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

k
3.2

Frequncia das unidades especializadas

Cabe aos rgos de gesto, famlia e aos restantes intervenientes no processo educativo a tomada de deciso acerca dos alunos que podem beneficiar da frequncia das unidades especializadas, a qual deve ter em conta as capacidades e as necessidades de cada aluno e as necessidades das famlias; o tempo de permanncia no espao pedaggico da unidade especializada depende da especificidade de cada aluno. Esta deciso dever constar do programa educativo individual do aluno.

Organizao e gesto:

3.2.1. Gesto administrativa e pedaggica


As unidades especializadas dependem, em termos hierrquicos e funcionais, do rgo de gesto do agrupamento de escolas a que pertencem.

3.2.2. Organizao das aprendizagens


A comunicao deve ser considerada a principal rea a desenvolver, com particular nfase nos alunos que no usam a fala para comunicar.

21

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

As aprendizagens devem: responder s necessidades individuais dos alunos, aos seus interesses e desejos; organizar-se com base numa perspectiva funcional; proporcionar experincias significativas organizadas e diversificadas; promover a autonomia dos alunos, nomeadamente na realizao das actividades de vida diria; proporcionar oportunidades para que os alunos possam apropriarse de informao no presente e no futuro; , assegurar a participao activa na comunidade; criar oportunidades para os alunos participarem em actividades no mesmo contexto educativo que os pares sem necessidades especiais, sempre que estas se revelem fonte de aprendizagens significativas; assegurar a generalizao das competncias desenvolvidas.

Na organizao das aprendizagens considera-se fundamental:

atender s prioridades definidas pela famlia; planificar a participao dos alunos nas actividades desenvolvidas com os seus pares conjuntamente com os docentes titulares da turma ou com os directores de turma; utilizar tecnologias de apoio adequadas s necessidades individuais de cada aluno, de modo a facilitar o acesso informao e a promover a sua autonomia.

22

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e s p e c i a l i z a d a s

e m

u n i d a d e s

As experincias de aprendizagem devem garantir que os alunos: tenham oportunidades para interagir com os outros e para se envolverem activamente nessas interaces; tenham possibilidade de desenvolver relaes afectivas; faam aprendizagens acerca de si prprios e do mundo que os rodeia; tenham oportunidades para controlar o ambiente onde se encontram e experimentar diferentes situaes; tenham possibilidade de ter iniciativas, tomar decises e fazer escolhas.

Processos de transio Na organizao das aprendizagens, nomeadamente aquando da estruturao do programa educativo individual, fundamental considerar os processos de transio dos alunos entre ciclos e para a vida adulta.

Na transio entre ciclos essencial: assegurar os processos de transio de modo a que o aluno possa continuar a usufruir de respostas educativas adequadas s suas necessidades individuais; planear e organizar a mudana de ambiente educativo, de forma a garantir a continuidade educativa entre os ciclos de ensino.

40

23

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

Na transio entre ciclos essencial:

planear e organizar a insero na vida adulta em funo das capacidades e necessidades de cada aluno, de forma a garantir a sua qualidade de vida; estabelecer uma rede de parcerias entre vrios servios (por exemplo com servios da segurana social e da educao), de modo a concretizar o projecto de vida estabelecido para cada aluno.

3.2.3. Organizao do ambiente de aprendizagem


Os ambientes so um factor de extrema importncia a considerar na organizao do processo de aprendizagem. Consequentemente, essencial estrutur-los de modo a: criar oportunidades para o aluno poder interagir positivamente com as pessoas e os objectos e realizar aprendizagens significativas; ajudar o aluno a perceber que pode ter a um papel activo; auxiliar o aluno a apreender a informao relevante que lhe fornecida pelos contextos e a dar sentido s experincias que vivencia.

24

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

Na organizao dos espaos essencial: permitir que os alunos possam realizar actividades individuais e de grupo; ajudar os alunos a perceberem o que acontece nos diferentes espaos. ainda indispensvel: considerar as questes ligadas claridade, ao brilho, ao contraste e ao reflexo dos materiais existentes em cada um dos espaos, nomeadamente, quando os alunos apresentam acentuadas limitaes visuais (baixa viso ou cegueira); evitar a excessiva quantidade de rudos, nomeadamente, quando o aluno apresenta acentuadas limitaes sensoriais. A existncia de demasiado barulho pode perturb-lo e lev-lo a sentir o ambiente como sendo um espao catico. A utilizao de carpetes e cortinas em alguns espaos pode ajudar a diminuir os rudos.

25

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

Na organizao das actividades importante que:

sejam criadas oportunidades para estar em grupo; Existam momentos calmos e momentos mais movimentados.

As actividades a desenvolver devem:

adequar-se idade cronolgica dos alunos; evitar a excessiva quantidade de rudos, nomeadamente quando se realizam nos ambientes onde naturalmente acontecem; ter uma rotina com princpio, meio e fim; ser planeadas tendo como objectivo a participao do aluno em todos os passos da mesma.

3.2.4. Envolvimento da Famlia


O envolvimento das famlias permite aos alunos ter mais oportunidades para participar nas actividades familiares e comunitrias, realizar aprendizagens significativas em contextos naturais e adquirir uma maior autonomia nas actividades de vida diria.

26

k k

m u l t i d e f i c i n c i a

e m

e s p e c i a l i z a d a s

u n i d a d e s

Para envolver a famlia indispensvel:

considerar o conhecimento que tem do(a) filho(a); saber quais so as suas preocupaes relativamente ao futuro do(a) seu(ua) filho(a); considerar as suas necessidades e as prioridades na organizao e na elaborao do programa educativo individual; criar condies para colaborar com o trabalho a desenvolver na escola; informar acerca dos progressos do(a) filho(a), utilizando uma linguagem simples e positiva; criar espaos de comunicao para a famlia poder expressar as suas preocupaes, os seus desejos e as suas necessidades; respeitar as suas tradies e os valores culturais, bem como as suas expectativas.

40

27

k k

You might also like