You are on page 1of 5

AS PIRAMIDES DO EGITO

INDICE

1-As pirmides 2-O processo de mumificao.

Como foram erguidas as pirmides do Egito?

A construo das pirmides botou milhares de egpcios para suar, exigiu conhecimentos avanados de matemtica e muitas pedras. Das cem pirmides conhecidas no Egito, a maior (e mais famosa) a de Quops, nica das sete maravilhas antigas que resiste ao tempo. Datada de 2 550 a.C., ela foi a cereja do bolo de uma gerao de faras com aspiraes arquitetnicas. Khufu (ou Quops, seu nome em grego), que encomendou a grande pirmide, era filho de Snefru, que j tinha feito sua piramidezinha. O conhecimento passou de gerao em gerao, e Qufren, filho de Quops, e Miquerinos, o neto, completaram o trio das pirmides de Giz. Para botar de p os monumentos, que nada mais eram que tumbas luxuosas para os faras, estima-se que 30 mil egpcios trabalharam durante 20 anos. Os trabalhadores eram trocados a cada trs meses. A maioria trabalhava no corte e transporte dos blocos.

Pedra sobre pedra Cerca de 2,3 milhes de blocos ajudaram a botar de p a pirmide de Quops.As pedras foram o comeo de tudo - cada bloco pesava em mdia 2,5 toneladas, mas isso variava: o tamanho diminua de acordo com a altura, e em lugares especficos, como a cmara do rei, havia pedras gigantes, estimadas em at 80 toneladas. Depois de cortados nas pedreiras, os blocos eram lixados e catalogados: escrevia-se o nome do fara e o do grupo de trabalhadores responsveis. No total, 2,3 milhes de blocos teriam sido usados na construo da pirmide de Queps.Para erguer as pirmides, o terreno foi aplainado. Alm de deixar a terra pronta para o trabalho, o processo rendeu uma fonte natural de matria-prima: o plat era rico em rochas calcrias, um tipo de pedra mais mole, extrada com ferramentas de cobre. Rochas de calcrio mais fino, usadas para dar brilho pirmide, vinham da regio prxima de Tura

O fara escolheu granito para decorar a cmara do rei, onde ele foi sepultado. Como a pedra no era encontrada na regio, os blocos vinham de at 800 quilmetros de distncia, da pedreira de Assu, em barcos pelo rio Nilo. Os pesadssimos blocos, alguns com at 80 toneladas, tambm revestiam as cmaras e os corredores internos.

Conhecendo as pirmides A religio do Egito Antigo era politesta, pois os egpcios acreditavam em vrios deuses. Acreditavam tambm na vida aps a morte e, portanto, conservar o corpo e os pertences para a outra vida era uma preocupao. Mas somente os faras e alguns sacerdotes tinham condies econmicas de criarem sistemas de preservao do corpo, atravs do processo de mumificao. A pirmide tinha a funo abrigar e proteger o corpo do fara mumificado e seus pertences (jias, objetos pessoais e outros bens materiais) dos saqueadores de tmulos. Logo, estas construes tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difcil acesso. Os engenheiros, que deviam guardar os segredos de construo das pirmides, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das contrues. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do fara e seus pertences no fossem acessados. As pirmides foram construdas numa poca em que os faras exerciam mximo poder poltico, social e econmico no Egito Antigo. Quanto maior a pirmide, maior seu poder e glria. Por isso, os faras se preocupavam com a grandeza destas construes. Com mo-de-obra escrava, milhares muitas vezes, elas eram construdas com blocos de pedras que chegavam a pesar at duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o fara comeava a planejar e executar a construo da pirmide. A matemtica foi muito empregada na construo das pirmides. Conhecedores desta cincia, os arquitetos planejavam as construes de forma a obter o mximo de perfeio possvel. As pedras eram cortadas e encaixadas de forma perfeita. Seus quatro lados eram desenhados e construdos de forma simtrica, fatores que explicam a preservao delas at os dias atuais. Ao encontrarem as pirmides, muitas delas intactas, os arquelogos se depararam com muitas informaes do Egito Antigo. Elas possuem inscries hieroglficas, contando a vida do fara ou trazendo oraes para que os deuses soubessem dos feitos realizados pelo governante.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS.

http://www.suapesquisa.com/historia/piramides/ acesso em 13 de junho de 2012 11:42 Hs.

- Contos e lendas dos tempos das pirmides Autor: Jacq, Christian Editora: WMF Martins Fontes Temas: Histria do Egito Antigo, Monumentos Histricos - Pirmides - a verdadeira histria por trs dos mais antigos monumentos do Egito Autor: Tyldesley Joyce Editora: Globo Temas: Histria do Egito Antigo, Monumentos Histricos

You might also like