You are on page 1of 5

Normas ABNT NORMAS DA ABNT ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS 1. Estrutura do trabalho Estrutura do trabalho cientfico e acadmico. 1.

.1 CAPA: a proteo externa do trabalho, normalmente padronizada pelos cursos. 1.2 FOLHA DE ROSTO: a folha que apresenta os elementos essenciais identificao do trabalho (anexo A e B) 1.3 VERSO DA FOLHA DE ROSTO: ficha catalogrfica. 1.4 FOLHA DE APROVAO: autor, ttulo, aprovado em ... , nome do orientador, banca examinadora. 1.5 DEDICATRIA: a critrio do autor. 1.6 AGRADECIMENTO: interessante que sejam feitos agradecimentos a pessoas e instituies 1.7 SUMRIO: relao das principais divises do trabalho na ordem em que aparecem no texto. 1.8 LISTA DE ILUSTRAES: localiza-se aps o sumrio, em pgina prpria. Relaciona figuras, tabelas, quadros e grficos, na ordem em que aparecem no texto, indicando o nmero, o ttulo e a pgina onde se encontram (Anexo C). Se houver poucas ilustraes de cada tipo, todas podem ser colocadas em uma pgina s. 1.9 LISTA DE SIGLAS, ABREVIATURAS E SMBOLOS: devem ser ordenadas alfabeticamente, seguidas de seus significados. Usar uma nova pgina para cada lista (NB 14:08.05.001). 1.10 RESUMO: a apresentao resumida, clara e concisa do texto, destacando-se os aspectos de maior interesse e importncia. Deve ser redigida de forma impessoal, no excedendo 500 palavras. O resumo deve ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do trabalho. 1.11 ABSTRACT: a traduo para uma lngua estrangeira do resumo. Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo em lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Sumrio (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional)

TEXTUAIS Introduo Desenvolvimento Concluso Ps-textuais Referncias (obrigatrio) Apndice (opcional) Anexo (opcional) Glossrio (opcional) Algumas definies e esclarecimentos contidos na norma: A.1.1 - Elementos pr-textuais Capa [NBR 14724, 4.1.1] Obrigatrio, para proteo externa e sobre o qual se imprimem informaes que ajudam na identificao e utilizao do trabalho, na seguinte ordem: - Nome do autor; - Ttulo; - Subttulo se houver; - Nmero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificao do respectivo volume); - Local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; - Ano do depsito (entrega). Folha de rosto (Anverso) [NBR 14724, 4.1.2] Os elementos devem figurar na seguinte ordem: - Nome do autor: responsvel intelectual do trabalho; - Ttulo principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu contedo e possibilitando a indexao e recuperao da informao; - Subttulo: se houver, deve ser evidenciada sua subordinao ao ttulo principal, precedido de dois pontos (:); - Nmero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificao do respectivo volume); - Natureza (tese, dissertao e outros) e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio a que submetido; rea de concentrao; - Nome do orientador e, se houver do co-orientador; - Local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; - Ano de depsito (entrega). Folha de rosto (Verso) [NBR 14724, 4.1.2] Deve constar da ficha catalogrfica, conforme o Cdigo de Catalogao Anglo-Americano - CCAA2.

Folha de aprovao [NBR 14724, 4.1.4] Elemento obrigatrio, que contem autor, ttulo por extenso e subttulo, se houver local e data de aprovao, nome, assinatura e instituio dos membros componentes da banca examinadora. Dedicatria e Agradecimentos [NBR 14724, 4.1.5 e 4.1.6] Opcionais. Os agradecimentos so dirigidos apenas queles que contriburam de maneira relevante elaborao do trabalho. Resumo na lngua verncula [NBR 14724, 4.1.8] Elemento obrigatrio, que consiste na apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto; constitui-se em uma seqncia de frases concisas e objetivas, e no de uma simples enumerao de tpicos, no ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave e/ou descritores, conforme [NBR 6028]. Resumo em lngua estrangeira [NBR 14724, 4.1.9] Elemento obrigatrio, que consiste em uma verso do resumo em idioma de divulgao internacional (em ingls Abstract, em castelhano Resumen, em francs Rsum, por exemplo). Deve ser seguido das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave e/ou descritores, na lngua. Sumrio [NBR 14724, 4.1.10] Obrigatrio, que consiste na enumerao das principais divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matria nele sucede, acompanhado do respectivo nmero da pgina. Lista de figuras e de tabelas [NBR 14724, 4.1.11] Opcionais, elaborados de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item acompanhado do respectivo nmero da pgina. Lista de abreviaturas e siglas [NBR 14724, 4.1.12] Opcional. Consiste na relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expresses correspondentes grafadas por extenso. Lista de smbolos [NBR 14724, 4.1.13] Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado. A.1.2 - Elementos textuais Parte do trabalho em que exposta a matria. Deve conter trs partes fundamentais: introduo, desenvolvimento e concluso. A.1.3 - Elementos ps-textuais Apndice [NBR 14724, 4.3.2] Elemento opcional, que consiste em um texto ou

documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao, sem prejuzo da unidade nuclear do trabalho. Os apndices so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplo: APNDICE A - Avaliao numrica de clulas inflamatrias totais aos quatro dias de evoluo. APNDICE B - Avaliao de clulas musculares presentes nas caudas em regenerao. Anexo [NBR 14724, 4.3.3] Elemento opcional, que consistem em um texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. Os anexos so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplo: ANEXO A - Representao grfica de contagem de clulas inflamatrias presentes nas caudas em regenerao - Grupo de controle I ANEXO B - Representao grfica de contagem de clulas inflamatrias presentes nas caudas em regenerao - Grupo de controle II. Glossrio [NBR 14724, 4.3.4] Opcional, que consiste em uma lista em ordem alfabtica de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definies. ndice remissivo Nada consta sobre o ndice remissivo nesta norma, nem ao menos em que posio do texto este deve ser posto, quando presente. Sua confeco est determinada na norma [NBR 6034], da qual infelizmente no temos acesso at o presente momento. A.1.4 - Formas de apresentao Formato [NBR 14724, 5.1] O texto deve estar impresso em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), no anverso da folha, excetuando-se a folha de rosto. Projeto grfico [NBR 14724, 5.1] O projeto grfico de responsabilidade do autor. Fonte [NBR 14724, 5.1] Recomenda-se, para digitao, a utilizao de fonte de tamanho 12 para o texto, tamanho 14 para aos ttulos e subttulos e tamanho 10 para citaes longas e notas de rodap, normalmente so usadas as fontes Arial ou Times New Roman. Margens [NBR 14724, 5.2] As folhas devem apresentar margem esquerda e superior a 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

Espacejamento [NBR 14724, 5.3] Todo o texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas; as citaes longas, as notas, as referncias e os resumos em vernculo e em lngua estrangeira devem ser digitados ou datilografados em espao simples. Numerao das sees [NBR 14724, 5.3.2] O indicativo numrico de uma seo precede seu ttulo, alinhado esquerda, separado por um espao de caractere. Nos ttulos sem indicativo numrico, como lista de ilustraes, sumrio, resumo, referncias e outros, devem ser centralizados, conforme [NBR 6024]. [NBR 14724, 5.5] Para evidenciar a sistematizao do contedo do trabalho, deve-se adotar a numerao progressiva para as sees do texto. Os ttulos das sees primrias (captulos), por serem as principais divises do texto, devem iniciar em folha distinta. Destacam-se gradativamente os ttulos das sees, utilizando-se os recursos de negrito, itlico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal, ou outro, conforme [NBR 6024]. Paginao [NBR 14724, 5.4] Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqencialmente, mas no numeradas. A numerao colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso de o trabalho ser constitudo de mais de um volume, deve-

You might also like