You are on page 1of 7

Grupo I 1.tres consequencias da imobilizaao do regime presente no doc.

2 medo dos cidadaos votarem no regime opositor, fraude nas eleioes e manipulaao dos votos. 2.tres consequencias politicas da candidatura de humberto delgado presente nos doc.1 e 2 Ele como criticou a ditadura, acabou por mobilizar a populao e o Governo acusou-o de desordem e instabilidade pblica. quem ganhou as eleies foi o Amrico Toms e o Humberto Delgado tirou as dvidas sobre a suposta abertura do regime salazarista. Grupo II 1. tres argumentos de salazar presentes na carta do doc.1 tornar as colonias que queria num s imperio, rever a politica colonial e procurar soluoes para o futuro do imperio. PORTUGAL DO AUTORITARISMO DEMOCRACIA Imobilismo poltico e crescimento econmico do ps-guerra a 1974 Politicamente, aps a Segunda Guerra Mundial, Portugal manteve a mesma feio autoritria,ignorando a onda democrtica que inundava a Europa. No que se refere economia, viveu-se um perodo conturbado na medida em que o atraso do pas era evidente , no acompanhando o crescimento econmico do resto da Europa, marcado pela estagnao do mundo rural e pela emigrao. Por outro lado, tambm ocorreu um considervel surto industrial e urbano, e as colnias tornaram-se alvo das preocupaes.A economia manteve estruturas que impossibilitaram o crescimento econmico.

->Estagnao do mundo rural e o surto industrial


Apesar da agricultura ser o sector dominante, era pouco desenvolvida, caracterizada por baixos ndices de produtividade, que fazia de Portugal dos pases mais atrasados da Europa. O principal problema consistia na dimenso das estruturas fundirias, no Norte predominava o minifndio , que no possibilitava mecanizao; no Sul estendiam-se propriedades imensas (latifndios), que se encontravam subaproveitadas. O dfice agrcola foi aumentando, e ao longo dos anos 60 e 70 e assistiu-se a um elevado xodo rural e emigrao, pois as populaes procuravam melhores condies de vida, condenando a agricultura a um quase desaparecimento. Face a esta situao, a partir de 1953, foram elaborados Planos de Fomento para o desenvolvimento industrial. O I Plano (1953-1958) e o II Plano (1959-1964) davam continuidade ao modelo de autarcia e substituio de importaes, mas no contavam com o apoio dos proprietrios. s a partir de meados dos anos 60 , com o Plano Intercalar de Fomento (19651967) e o III Plano (1968-1973) , que o Estado Novo delineia uma nova poltica econmica: - Defende-se a produo industrial orientada para a exportao; - D-se prioridade industrializao em relao agricultura; - Estimula-se a concentrao industrial; - Admite-se a necessidade de rever a lei do condicionamento industrial (que colocava entraves livre concorrncia. O grande ciclo salazarista aproximava-se do fim).No decurso do II Plano, o nosso pas viria a integrar-se na economia europeia e mundial , integrando a EFTA, a BIRD e a GATT. A adeso a estas organizaes marca a inverso na poltica da autarcia do Estado Novo.Esta poltica confirmou a consolidao de grandes grupos econmicos e financeiros em Portugal e oacelerar do processo industrial.

-> A emigrao
Enquanto que nas dcadas de 30 e 40 a emigrao foi bastante reduzida, a dcada de 60 tornou-se no perodo de emigrao mais intenso da nossa histria, pelos seguintes motivos: - a poltica industrial provocou o esquecimento do mundo rural, logo, sair da aldeia era uma forma de fugir misria; - os pases europeus que necessitavam de mo-de-obra, pagavam com salrios superiores; - a partir de 61, a emigrao foi, para muitos jovens, a nica maneira de no participar na guerra

entre Portugal e as colnias africanas. Por essa razo, a maior parte da emigrao fez-se clandestinamente. O Estado procurou salvaguardar os interesses dos nossos emigrantes, celebrando acordos com os principais pases de acolhimento. O Pas passou, por esta via, a receber um montante muito considervel de divisas: as remessas dos emigrantes. Tal facto, que muito contribuiu para o equilbrio da nossa balana de pagamentos e para o aumento do consumo interno, induziu o Governo a despenalizar a emigrao clandestina e a suprimir alguns entraves.

-> A urbanizao
O surto industrial traduziu-se no crescimento do sector tercirio e na progressiva urbanizao do pas. D-se o crescimento das cidades e a concentrao populacional. Em Lisboa e Porto, as maiores cidades portuguesas, propagam-se subrbios. No entanto, esta expanso urbana no foi acompanhada da construo das infra-estruturas necessrias, aumentando as construes clandestinas, proliferam os bairros de lata, degradam-se as condies de vida (incremento da criminalidade, da prostituio). Mesmo assim, o crescimento urbano teve tambm efeitos positivos,contribuindo para a expanso do sector dos servios e para um maior acesso ao ensino e aosmeios de comunicao.

-> O fomento economico nas colonias


Aps a guerra mundial, o fomento econmico das colnias tambm passou a constituir uma preocupao ao governo. Angola e Moambique receberam uma ateno privilegiada. Os investimentos do Estado nascolnias, a partir de 1953, foram includos nos Planos de Fomento. O objectivo desta preocupaoreforada, era mostrar comunidade internacional que a presena portuguesa era essencial ao desenvolvimento desses territrios, atravs de medidas como a criao de infra-estruturas, incentivos ao investimento nacional, estrangeiro e privado, criao do EPP(Espao Econmico Portugus, com vista abolio de entraves comerciais entre Portugal e as suas colnias), reforo da colonizao branca e desenvolvimento dos sectores agrcola, extractivo e industrial. A radicalizao das oposies e o sobressalto politico de 1958 Em 1945, a grande maioria dos pases europeus festejavam a vitria da democracia sobre os fascismos. Parecia, assim, que estavam reunidas todas as condies para Salazar tambm optar pela democratizao do pas. Salazar encenou, ento, uma viragem poltica, aparentando uma maior abertura, a fim de preservar o poder: - antecipou a reviso constitucional, dissolveu a Assembleia Nacional e convocou eleies antecipadas,que Salazar anunciou to livres como na livre Inglaterra. Em 1945, os portugueses foram convidados a apresentar listas de candidatura s eleies legislativas(para eleger os deputados da Assembleia Nacional). A oposio democrtica (conjunto dos opositores ao regime no segundo ps-guerra) concentrou-se em torno do MUD (Movimento de Unidade Democrtica), criado no mesmo ano. O impacto deste movimento, que d incio chamada oposio democrtica, ultrapassou todas as previses. Oposio Democrtica - Expresso que designa o conjunto de foras polticas heterodoxas(monrquicos, republicanos, socialistas e comunistas) que, de forma legal ou semilegal, se opunham ao Estado Novo, adquirindo visibilidade, face aos constrangimentos impostos s liberdades pelo regime, em pocas eleitorais. Para garantir a legitimidade no acto eleitoral, o MUD formula algumas exigncias , que considera fundamentais, como o adiamento das eleies por 6 meses (a fim de se institurem partidos polticos),a reformulao dos cadernos eleitorais e a liberdade de opinio, reunio e de informao. As esperanas fracassaram. Nenhuma das reivindicaes do Movimento foi satisfeita e este desistiu por considerar que o acto eleitoral no passaria de uma farsa. A apreenso das listas pela PIDE permitiu perseguir a oposio democrtica.Em 1949, aquando das eleies presidenciais, a oposio democrtica apoiou o candidato Norton de Matos, que concorria contra o candidato do regime, scar Carmona. Era a primeira vez que um candidato da oposio concorria Presidncia da Repblica e a campanha voltou a entusiasmar o Pas mas, no entanto, face a uma severa represso, Norton de Matos apresentou tambm a sua desistncia pouco antes das eleies.

1958 Ano de novas eleies presidenciais. O Governo pensou ter controlado a situao at que, em1958, a candidatura de Humberto Delgado a novas eleies presidenciais desencadeou um terramotopoltico. A sua coragem em criticar a ditadura, apelidou-o de general sem medo. O anncio do seu propsito de no desistir das eleies e a forma destemida como anunciou a sua inteno de demitir Salazar caso viesse a ser eleito, fizeram da sua campanha um acontecimento nico no que respeita mobilizao popular. De tal forma que o governo procurou limitar-lhe os movimentos, acusando-o de provocar agitao social, desordem e intranquilidade pblica. O resultado revelou mais uma vitria esmagadora do candidato do regime (Amrico Toms), mas desta vez, a credibilidade do Governo ficou profundamente abalada. Salazar comeou a tomar conscinciade que se estava a tornar difcil continuar a enganar a opinio pblica. O bispo do porto d.antonio ferreira gomes escreve uma dura carta a salazar que denuncia a miseria do povo e a falta de liberdades civcas, levando a um grupo de catolicos a se manifestarem contra a politica do estado novo. A campanha de Humberto Delgado desfez qualquer iluso sobre a pretensa abertura do regime salazarista.Humberto Delgado foi assassinado pela PIDE em 1965. A questo colonial Tornou-se difcil para o Governo Portugus manter a sua poltica colonial. Depois da segunda guerramundial, e com a aprovao da Carta das Naes Unidas, o Estado Novo viu-se obrigado a rever a sua poltica colonial e a procurar solues para o futuro do nosso imprio.Em termos ideolgicos , a mstica do imprio substituda pela ideia da singularidade da colonizao portuguesa. Os portugueses tinham mostrado uma grande capacidade de adaptao vida nas colnias onde no havia racismo e as raas se misturavam e as culturas se espalhavam. Esta teoria era conhecida como luso-tropicalismo. No campo jurdico, a partir de 1951, desaparece o conceito de colnia, que substitudo pelo de provncia ultramarina e desaparece o conceito de Imprio Portugus, substitudo por Ultramar Portugus. A presena portuguesa em frica no sofreu praticamente contestao at ao incio da guerra colonial. Excepo feita ao Partido Comunista Portugus que no seu congresso de 1957 (ilegal), reconheceu o direito independncia dos povos colonizados. Entretanto, em 1961, no seguimento da ecloso das primeiras revoltas em Angola, comeam a notar-se algumas divergncias nas posies a tomar sobre a questo do Ultramar. Confrontam-se, ento, 2 teses divergentes: a integracionista e a federalista. A 1 defendia a poltica at a seguida, lutando porum Ultramar plenamente integrado no Estado portugus; A 2 considerava no ser possvel, face presso internacional e aos custos de uma guerra em frica, persistir na mesma via. Defendia a progressiva autonomia das colnias e a constituio de uma federao de Estados que garantisseos interesses portugueses. Os defensores da tese federalista chegaram a propor ao Presidente a destituio de Salazar. Destitudos acabaram por ser eles, saindo reforada a tese de Salazar, que ordenou que o Exrcito Portugus avanasse para a Angola, dando incio a uma guerra que se prolongou at queda do regime, em 1974. A luta armada O negar da possibilidade de autonomia das colnias africanas, fez extremar as posies dos movimentos de libertao que, nos anos 50 e 60, se foram formando na frica portuguesa. Em Angola , em 1955, surge a UPA (Unio das Populaes de Angola) que, 7 anos mais tarde, se transforma na FNLA (Frente deLibertao de Angola); o MPLA (Movimento Popular de Libertao de Angola) forma-se em 1956; e a UNITA (Unio para a Independncia Total de Angola) surge em 1966. A guerra inicia-se em Angola a 1961. Em Moambique, a luta dirigida pela FRELIMO (Frente de Libertao de Moambique) fundada em 1962. A guerra estende-se a Moambique em 1964. Na Guin , distingue-se o PAIGC (Partido para a Independncia da Guin e Cabo Verde) em 1956

e a guerra alastrou-se Guin em 1963. Portugal viu-se envolvido em duras frentes de batalha que, custa de elevadssimos custos materiaise humanos, chegou a surpreender a comunidade internacional. O isolamento internacional A carta das naes unidas estabeleceu que todas as naes tinham o direito sua auto determinao. Contudo, Portugal recusou-se a aceitar esta ideia dizendo que as provncias ultramarinas faziam parte de Portugal. Tal postura conduziu, inevitavelmente, ao desprestgio do nosso pas, que foi excludo de vrios organismos das Naes Unidas e alvo de sanes econmicas por parte de diversas naes africanas. A recusa de todas as ofertas e planos (como a ajuda americana por exemplo), remeteu Portugal para um isolamento, evidenciado na expresso de Salazar,orgulhosamente ss. A Primavera Marcelista Em 1968, Salazar foi substitudo Marcello Caetano, no cargo de presidente do Conselho de Ministros,que fez reformas mais liberais para a democratizao do regime. Nos primeiros meses o novo governo at deu sinais de abertura, perodo este conhecido por Primavera Marcelista (alargou o sufrgio feminino por ex.). Contudo, o oscilar entre indcios de renovao e seguir as linhas do salazarismo, resultou no fracasso da tentativa reformista. A PIDE mudou o seu nome para DGS e diminuiu, ao incio, a virulncia das suas perseguies. No entanto, face ao movimento estudantil e operrio, prendeu, sem hesitaes, os opositores ao regime; A Censura passou a chamar-se Exame Prvio; se este, inicialmente, tolerou algumas criticas ao regime , cedo se verificou que actuava nos mesmos moldes da Censura; A oposio no tinha liberdade de concorrer s eleies e a poltica Marcelista era criticada como sendo incapaz de evoluir para um sistema mais democrtico. Tudo isto levou revoluo de 25 de Abril de 1974. -> O impacto da guerra colonial Mrcelo Caetano como escolha das foras armadas puseram a condiao que o novo chefe executivo mantivesse a guerra em africa.Marcelo Caetano mostrou ao pais a sua intenao de continuar a defender os nossos territorios em nome dos interesses da populaao branca. Ao mesmo tempo, o chefe do governo escreveu um pequeno projeto de revisao do estatuto das colonias, no sentidoo de as encaminhar para a autonomia portuguesa. Este projeto contou com a oposio da assembleia nacional e acabou amputado das soluoes mais inovadoras, Angola e Moambique passam a ser estados e sao dotados de novas instituioes governativas.No principal nada mudou e assim o entenderam os movimentos de libertaao, s ONU e ate alguns elementos afetos ao governo.A luta armada foi ficando cada vez mais forte, embora esta controlada em Angola e moambique. Externamente cresceu o isolamento portugues: - num gesto desprestigiante para portugal o papa recebe no vaticano os lideres dos movimentos MPLA, FRELIMO e PAIGC; - Na ONU, aumenta a luta diplomtica, sofrendo o pas a maior das humilhaoes quando a assembleia geral reconhece a independencia da guine. A visita de marcelo caetano ao reino unido decorre no meio de protestos ppopulares ao ser denunciado na emprensa um massacre de civis em moammbique. Internamente, a presso aumenta e o regime reduz-se bastante: - os deputados comeam a abandonar a assembleia nacional; - multiplicam-se os grupos oposicionistas de extrema-esquerda; - cresce a contestaao dos catolicos progressistas. As foras armadas dao sinais de uma inquietaao crescente, o regime recebe de um grande militar(general antonio spinola) o maior dos golpes. Spinola publica um livro que proclamava abertamente a inexistencia de uma soluao militar para a guerra de africa, ou seja, a guerra estava perdida. Da revoluo estabilizao da democracia

O Movimento das Foras Armadas e a ecloso da Revoluo O problema da guerra colonial continuava por resolver. Perante a recusa de uma soluo poltica pelo Governo Marcelista, os militares entenderam que se tornava urgente pr fim ditadura e abrir o caminho para a democratizao do pas. A Revoluo de 25 de Abril de 1974 partiu da iniciativa de um grupo de oficiais do exrcito portugus O Movimento dos Capites (1973), liderado por Costa Gomes e Spnola, que tinha em vista o derrube do regime ditatorial e a criao de condies favorveis resoluo poltica da questo colonial. Estes acontecimentos deram fora queles que, dentro do Movimento (agora passava-se a designar por MFA Movimento das Foras Armadas), acreditavam na urgncia de um golpe militar que, restaurando as liberdades cvicas, permitisse a to desejada soluo para o problema colonial. Depois de uma tentativa precipitada, em Maro, o MFA preparou minuciosamente a operao militar que, na madrugada do dia 25 de Abril de 1974 ps fim ao Estado Novo. -> Operao Fim Regime A operao militar teve incio com a transmisso, pela rdio, das canes-senha, que permitia s unidades militares sarem dos quartis para cumprirem as misses que lhes estavam destinadas. A resistncia terminou cerca das 18h, quando Marcello Caetano se rendeu pacificamente ao general Spnola. Entretanto, j o golpe militar era aclamado nas ruas pela populao portuguesa, cansada da guerra e da ditadura, transformando os acontecimentos de Lisboa numa exploso social por todo o pas, uma autntica revoluo nacional que, pelo seu carcter pacfico, ficou conhecido como a Revoluo dos Cravos. A PIDE foi a ltima a render-se na manh seguinte. A caminho da democracia O desmantelamento das estruturas do Estado Novo O acto revolucionrio permitiu que se desse incio ao processo de desmantelamento do Estado Novo. No prprio dia da revoluo, Portugal viu-se sob a autoridade de uma Junta de Salvao Nacional , que tomou de imediato medidas: - O presidente da Repblica e o presidente do Conselho foram destitudos, bem como todos os governadores civis e outros quadros administrativos; - A PIDE-DGS, a Legio Portuguesa e as Organizaesda Juventude foram extintas, bem como a Censura (Exame Prvio) e a Aco Nacional Popular; - Os presos polticos foram perdoados e libertados e as personalidades no exlio puderam regressar a Portugal; - Iniciou-se o processo da independncia das colnias e organizao de eleies para formar a assembleia constituinte que iria aprovar a nova constituio da Repblica. A Junta de Salvao Nacional nomeou para Presidente da Repblica o Antnio de Spnola, que escolheu Adelino para chefiar o governo provisrio. Tenses polticas ideolgicas na sociedade e no interior do MFA O perodo Spnola Os tempos no foram fceis para as novas instituies democrticas. Passados os primeiros momentos de entusiasmo, seguiram-se dois anos politicamente muito conturbados, originando graves confrontaes sociais e polticas.Rapidamente comearam as reivindicaes, as greves e as manifestaes influenciadas pelos partidos da esquerda. O governo provisrio mostrou-se incapaz de governar o pas e demitiu-se, o que fez com que o poder poltico se dividisse em dois plos opostos: - De um lado o grupo apoiante do general Spnola (procurava controlar o movimento popular que podia originar outra ditadura, desta vez de extrema-esquerda) - Do outro lado a comisso coordenadora do MFA e os seus apoiantes (defendia a orientao do regime para um socialismo revolucionrio.O desfecho destas tenses culminou com a demisso do prprio general Spnola, aps o falhano da convocao de uma manifestao nacional em seu apoio, e a nomeao de outro militar, o general Costa Gomes, como Presidente da Repblica. A radicalizao do processo revolucionrio

No perodo entre a demisso de Spnola (Setembro 1974) e a aprovao da nova Constituio da Repblica (1976), Portugal viveu uma situao poltica revolucionria repleta de antagonismos sociais. Durante estes dois anos, o poder esteve entregue ao MFA, a Vasco Gonalves, que assumiu uma posio de extrema-esquerda e uma forte ligao ao Partido Comunista. A datachave 11 de Maro de 1975: tentando contrariar a orientao esquerdista da revoluo, Antnio de Spnola tentou um golpe militar(fracassado). Em resposta, a MFA cria o Conselho da Revoluo, ligado ao PCP, que passa a funcionarcomo rgo executivo do MFA e tornou-se o verdadeiro centro do poder (concentra os poderes da Junta de Salvao Nacional e do Conselho de Estado), e prope-se orientar o Processo Revolucionrio em Curso - PREC que conduziria o Pas rumo ao socialismo. As eleies de 1975 e a inverso do processo revolucionrio Das eleies de 1975, sai vitorioso o Partido Socialista, que passa a reclamar maior interveno na actividade governativa. Vivem-se os tempos do Vero Quente de 1975, em que esteve iminente o confronto entre os partidos conservadores e os partidos de esquerda. em pleno Vero Quenteque um grupo de 9 oficiais do prprio Conselho da Revoluo, encabeados pelo major Melo Antunes, crtica abertamente os sectores mais radicais do MFA: contestava o clima de anarquia instalado, a desagregao econmica e social e a decomposio das estruturas do Estado. Em consequncia, Vasco Gonalves foi demitido. Era o fim da fase extremista do processo revolucionrio. A revoluo regressava aos princpios democrticos e pluralistas de 25 de Abril, que sero confirmados com a Constituio de 1976. Politica Econmica anti-monopolista e interveno do Estado a nvel econmicofinanceiro Os tempos da PREC tinham em vista a conquista do poder e o reforo da transio ao socialismo. Assim, nessa altura, tomaram-se um conjunto de medidas que assinalaram a viragem ideolgica no sentido do marxismo-leninismo: -o intervencionismo estatal(em todos os sectores da economia), as nacionalizaes (o Estado apropriou-se dos bancos, dos seguros, das empresas, etc., passando a ter mais controlo da economia), a reforma agrria (procedeu-se colectivizao dos latifndios do Sul e expropriao e nacionalizao pelo Estado e a constituio de Unidades Colectivas de Produo (UCP). Graas ao partido comunista foi aprovada a legislao para a reforma agrria com proteco dos trabalhadores e dos grupos econmicos mais desfavorecidos atravs das novas leis laborais, salrio mnimo nacional, aumento de penses e reformas.) A opo constitucional de 1976 Depois de um ano de trabalho, a Assembleia Constituinte terminou a Constituio, aprovada em 25 deAbril de 1976. A constituio consagrou um regime democrtico e pluralista, garantindo as liberdades individuais e a participao dos cidados na vida poltica atravs da votao em eleies para os diferentes rgos. Alm disso, confirmou a transio para o socialismo como opo da sociedade portuguesa. Mantm, igualmente, como rgo de soberania, o Conselho da Revoluo considerado o garante do processo revolucionrio. Este rgo continuar a funcionar em estreita ligao com o presidente da Repblica, que o encabea. A nova constituio entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, exactamente dois anos aps a Revolta dos Cravos. A Constituio de 1976 foi, sem dvida, o documento fundador da democracia portuguesa. O reconhecimento dos movimentos nacionalistas e o processo da descolonizao O processo descolonizador A nvel interno, a independncia pura e simples das colnias colhia o apoio da maioria dos partidos que se legalizaram depois do 25 de Abril e tambm nesse sentido se orientavam os apelos das manifestaes que enchiam as ruas do pas. nesta conjuntura que o Conselho de Estado reconhece s colnias o direito independncia. Intensificam-se, ento, as negociaes com os movimentos aos quais Portugal reconhece legitimidade para representarem o povo dos respectivos territrios. No entanto,Portugal encontrava-se num a posio muito frgil, quer para impor condies quer para fazer respeitar os acordos. Desta forma, no foi possvel assegurar, como previsto, os interesses dos Portugueses residentes no Ultramar.

Fruto de uma descolonizao tardia e apressada e vtimas dos interesses de potncias estrangeiras, os territrios africanos no tiveram um destino feliz. A REVISO CONSTITUCIONAL DE 1982 E O FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIES DEMOCRTICAS Com a constituio de 1976 ficaram garantidos os direitos de todos os cidados: - Foi institudo em Portugal um regime democrtico pluripartidrio descentralizado - Foram definidas eleies livres por sufrgio universal - A estrutura econmica acentuava-se na transio para o socialismo - Foi definido um perodo de 4 anos de transio entre o poder militar e o poder poltico Aps este perodo o pacto MFA/Partidos substitudo por um acordo entre o PS, PSD e CDS que acusavam a constituio de ser demasiado socialista, propondo uma reviso constitucional que termina em Setembro de 1982 com as seguintes alteraes. Ao nvel da economia suavizaram os princpios socializantes das nacionalizaes e da reforma agrria mas, foi ao nvel dos rgos de soberania que as alteraes foram mais evidentes: - Aboliram o Conselho de Revoluo que passou a ser substitudo pelo Conselho de Estado assistindo este o Presidente da Repblica em todas as decises de importncia nacional; - Na justia os juzes passam a ser nomeados pelos conselhos superiores de magistratura e no pelo Ministro da justia como pela constituio de 1976; - Limitaram os poderes do Presidente da Repblica em favor da Assembleia da Repblica e devido a isto o regime passa a estar entregue sociedade civil e aos partidos assumindo-se assim como uma democracia parlamentar. Com esta reviso constitucional Portugal d mais um passo evolutivo na instalao de uma democracia pluralista baseada na vontade do seu povo. Com isto espera ver reforada a sua posio no mbito das naes unidas, dando por terminar todo um perodo marcado por um regime fascista. A democracia em Portugal baseia-se em devolver ao povo a dignidade perdida e na criao de melhores condies de vida. Assim, fruto deste estado de esprito sero iniciados os processos de descolonizao dos territrios sob administrao portuguesa. O SIGNIFICADO INTERNACIONAL DA REVOLUO PORTUGUESA O derrube da mais velha ditadura da Europa mereceu, na comunidade internacional, rasgados elogios, quer pela forma contida e no-violenta como foi conduzido o golpe de Estado, quer pelo programa liberalizador que lhe esteve subjacente. A revoluo de Abril contribuiu, pois, para quebrar o isolamento e a hostilidade de que Portugal tinha sido alvo, recuperando o Pas a sua dignidade e a aceitao nas instncias internacionais. Para alm desse reencontro de Portugal com o Mundo, o fim do Governo marcelista teve uma influncia aprecivel na evoluo poltica espanhola. Os ventos democrticos que, na Primavera de 1974, sopraram de Portugal, alimentaram os desejos de mudana e permitiram algumas reformas no seio do prprio regime, contribuindo para endurecer o ltimo ano do franquismo. No entanto, os espanhis retiraram dela proveitosos ensinamentos, que os ajudaram a evitar o dfice de autoridade e a desorientao que se verificou no nosso pas. A influncia da revoluo portuguesa estendeu-se tambm a frica, onde a independncia das nossas colnias contribuiu para o enfraquecimento dos ltimos basties brancos da regio, como a Rodsia e a frica do Sul. A descolonizao portuguesa e a viragem poltica na Rodsia puseram em maior evidncia a desumanidade do regime sul-africano, que, no entanto, em 1994, com as primeiras eleies, fizeram um homem negro como primeiro presidente de frica do Sul

You might also like