You are on page 1of 66

POLCIA MILITAR DA BAHIA COLGIO DA POLCIA MILITAR PR-VESTIBULAR - 2008

DIREITO ADMINISTRATIVO

POLCIA MILITAR DA BAHIA COLGIO DA POLCIA MILITAR PR-VESTIBULAR 2008 CADEIRA DE DIREITO ADMINISTRATIVO ADMINISTRAO PBLICA: CONCEITO E PRINCPIOS. 1. CONCEITO Administrao, de acordo com a origem da palavra, significa servir, executar; envolve a idia tambm de gesto ou direo. Nas duas hipteses, h o sentido de subordinao, de hierarquia. Administrar significa no s prestar servio, execut-lo, como, outrossim, dirigir, governar, exercer a vontade com o objetivo de obter um resultado til; e, por fim, em sentido vulgar, administrar quer dizer traar programa de ao e execut-lo. No caso da Administrao Pblica, a vontade decorre da lei que fixa a finalidade a ser perseguida pelo administrador. Mas, antes de mais nada, cabe afirmar que Administrao Pblica e Governo, embora se confundam, no so a mesma coisa. Para Odete Medauar (2002, p. 49), O Governo tem a ver com tomada de decises fundamentais vida da coletividade, com vistas at o seu futuro; Administrao significa realizar tarefas cotidianas e simples. Tambm se diz que o Governo dotado de funo primordialmente poltica e fixa as diretrizes da vida em sociedade, cabendo Administrao a tarefa de simples cumprimento de tais diretrizes. Nessa linha, a Administrao apareceria como dependente do Governo ou submetida s diretrizes do Governo. Para Maria Sylvia (2005, p. 56), a funo de Governo implica uma atividade de ordem superior referida direo suprema e geral do Estado em seu conjunto e em sua unidade, dirigida a determinar os fins da ao do Estado, a assinalar as diretrizes para as outras funes, buscando a unidade da soberania estatal. Basicamente, so dois os sentidos em que se utiliza mais comumente a expresso Administrao Pblica: a) em sentido subjetivo, formal ou orgnico, ela designa os entes que exercem atividade administrativa; compreende pessoas jurdicas, rgos e agentes pblicos incumbidos de exercer uma das funes em que se triparte a atividade estatal: a funo administrativa; b) em sentido objetivo, material ou funcional, ela designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a Administrao Pblica a prpria funo administrativa que incumbe, predominantemente, ao Poder Executivo.

3 Administrao Pblica compreende planejar e executar, que pode ser entendida nos sentidos amplo e estrito: a) em sentido amplo, a Administrao Pblica, subjetivamente considerada, compreende tanto os rgos governamentais, supremos, constitucionais (Governo), aos quais incumbe traar os planos de ao, dirigir, comandar, como tambm os rgos administrativos, subordinados, dependentes (Administrao Pblica, em sentido estrito), aos quais incumbe executar os planos governamentais; ainda em sentido amplo, porm objetivamente considerada, a Administrao Pblica compreende a funo poltica (atividades co-legislativas e de direo), que traa as diretrizes governamentais e a funo administrativa, que as executa; b) em sentido estrito, a Administrao Pblica compreende , sob o aspecto subjetivo, apenas os rgos administrativos e, sob o aspecto objetivo, apenas a funo administrativa (servio pblico, a interveno, o fomento e a polcia). A Administrao Pblica em sentido estrito compreende: a) em sentido subjetivo: as pessoas jurdicas, rgos e agentes pblicos que exercem a funo administrativa; b) em sentido objetivo: a atividade administrativa e exercida por aqueles entes.

Administrao Pblica em sentido objetivo Em sentido objetivo, a Administrao Pblica abrange as atividades exercidas pelas pessoas jurdicas, rgos e agentes incumbidos de atender concretamente s necessidades coletivas; corresponde funo administrativa, atribuda preferencialmente aos rgos do Poder Executivo. So as seguintes as caractersticas da Administrao Pblica, em sentido objetivo: 1. uma atividade concreta, no sentido de que pe em execuo a vontade do Estado contida na lei; 2. 3. a sua finalidade satisfao direta e imediata dos fins do Estado; o seu regime jurdico direito pblico.

Assim, em sentido objetivo, a Administrao Pblica pode ser definida como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob regime jurdico de direito pblico, para a consecuo dos interesses coletivos. Administrao Pblica em sentido Subjetivo Considerando agora os sujeitos que exercem a atividade administrativa, a Administrao abrange todos os entes aos quais a lei atribui o exerccio dessa funo. Predominantemente, a funo administrativa exercida pelos rgos do Poder Executivo; mas os demais Poderes do Estado tambm exercem, alm de suas atribuies predominantes legislativa e jurisdicional algumas funes tipicamente administrativas. Tais funes so exercidas, em parte, por rgos administrativos existentes no mbito dos dois Poderes (as respectivas Secretarias) e, em parte, pelos prprios parlamentares e magistrados.

4 Assim, compem a Administrao Pblica, em sentido subjetivo, todos os rgos integrantes das pessoas jurdicas polticas (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal), aos quais a lei confere o exerccio de funes administrativas. So os rgos da Administrao Direta do Estado. Porm, no s. s vezes, a lei opta pela execuo indireta da atividade administrativa, transferindo-o a pessoas jurdicas com personalidade de direito pblico ou privado, que compem a chamada Administrao Indireta do Estado. Desse modo, pode-se definir Administrao Pblica, em sentido subjetivo, como o conjunto de rgos e de pessoas jurdicas aos quais a lei atribui o exerccio da funo administrativo do Estado. No direito positivo brasileiro, h uma enumerao legal dos entes que compem a Administrao Pblica, subjetivamente considerada. Trata-se do artigo 4 do Decreto-lei n. 200, de 25/02/67, o qual (com a redao dada pela Lei n. 7.596, de 10/04/87) determina: I a administrao direta, que se constitui dos servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia e dos Ministrios; II a administrao indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurdica prpria: a) autarquias; b) empresas pblicas; c) sociedade de economia mista; d) fundaes pblicas. 2. REGIME JURDICO-ADMINISTRATIVO. o conjunto sistematizado de princpios e normas que do identidade ao Direito Administrativo, que lhe so peculiares. Todo o sistema de Direito Administrativo se constri e se delineia em funo da consagrao dos princpios que se seguem.

2.1 PRINCPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PBLICO SOBRE O PRIVADO Proclama a superioridade do interesse da coletividade, firmando a prevalncia dele sobre o privado, at mesmo como condio de sua sobrevivncia e seu asseguramento.

Deste princpio procedem as seguintes conseqncias ou princpios subordinados: a) posio privilegiada do rgo encarregado de zelar pelo interesse pblico, nas relaes com os particulares; b) posio de supremacia dos rgos nas mesmas relaes. Esta posio privilegiada encarna os benefcios que a ordem jurdica confere a fim de assegurar conveniente proteo aos interesses pblicos, instrumentando os rgos que os representam para um bom, fcil, diligente e resguardado desempenho da sua misso. A supremacia dos rgos nas relaes com os particulares expressa a verticalidade nas relaes entre a Administrao e o particular. Significa que o Poder Pblico encontra-se em situao de autoridade, de comendo, relativamente aos particulares, como condio

5 indispensvel para gerir os interesses pblicos postos em confronto. Assim, pode, por exemplo, constituir os privados em obrigaes por meio unilateral (imperatividade) bem como modificar, unilateralmente, relaes j estabelecidas, no caso dos contratos administrativos. Da conjugao da posio privilegiada com a posio de supremacia resulta a exigibilidae dos atos administrativos e a executoriedade, esta muitas vezes com recurso compulso material execuo de ofcio. Tambm decorre da conjugao de tais preceitos a autotutela, isto , a possibilidade de a Administrao REVOGAR os seus atos atravs de manifestao unilateral de vontade, por convenincia e oportunidade, bem como ANULAR quando viciados por ilegalidade. A Administrao, para consecuo do seu mister, maneja poderes-deveres que mais so deveres-poderes. As prerrogativas inerentes supremacia do interesse pblico sobre o privado s podem ser manejadas legitimamente para o alcance de interesses pblicos; jamais para satisfazer interesses ou convenincias to-s do aparelho estatal e muito menos dos agentes governamentais.

Finalizando e concluindo:

2.2 PRINCPIO DA INDISPONIBILIDADE, PELA ADMINISTRAO, DOS INTERESSES PBLICOS. A indisponibilidade dos interesses pblicos significa que, sendo interesses qualificados como sendo da coletividade, no se encontram livre disposio de quem quer que seja. O prprio rgo administrativo que os representa no tem disponibilidade sobre eles, pois lhe cabe apenas gerenci-los. Na Administrao, os bens e os interesses no se acham entregues livre disposio da vontade do administrador. Deve ele to s cur-los, nos termos da finalidade legal a que esto adstritos. A Administrao no titulariza interesses pblicos. O titular deles o Estado. Os rgos da Administrao apenas os protege e exercita atravs da funo administrativa. Agem adstritos finalidade para a qual a lei os criou. A Administrao e seus rgos tm carter meramente instrumental. Finalizando e concluindo: A atividade administrativa subordinada lei A Administrao e seus rgos no tm disponibilidade sobre os interesses pblicos, mas apenas o dever de cur-los nos termos das finalidades predeterminadas pela lei.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO

CONSIDERAES GERAIS Os princpios da Administrao Pblica so regras que surgem como parmetros para a interpretao das demais normas jurdicas. Tm a funo de oferecer coerncia e harmonia para o ordenamento jurdico. Os princpios que a Administrao dever seguir esto dispostos no art. 37, caput, da CF/88. O disposto no referido artigo constitucional elenco meramente exemplificativo; logo, existem outros princpios que podero ser invocados pela Administrao, como o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o particular, o princpio da isonomia, entre outros. Os princpios da Administrao abrangem a Administrao Pblica direta e indireta de quaisquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (art. 37 da CF/88). O art. 37, caput, da Constituio Federal reportou de modo expresso Administrao Pblica (direta, indireta ou fundacional) apenas cinco princpios: da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficincia (este ltimo acrescentado pela EC 19/98). Entretanto, inmeros outros princpios merecem igual consagrao constitucional: uns, por constarem expressamente da Lei Maior, conquanto no contemplados no caput do art. 37, como o caso do princpio do controle judicial dos atos administrativos, previsto no art. 5, inciso XXXV; outros, por neles estarem abrigados logicamente, i. , como conseqncias dos aludidos princpios, como o caso, v. g., princpio da proporcionalidade, o da finalidade; outros, finalmente, por serem implicaes evidentes do prprio Estado de Direito, e, pois, do sistema constitucional como um todo, que o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado. a) Princpio da legalidade O princpio da legalidade especfico do Estado de Direito. o fruto da submisso do Estado lei. , em suma: a consagrao da idia de que a Administrao Pblica s pode ser exercida na conformidade da lei e que, de conseguinte, a atividade administrativa a atividade sublegal, infralegal, consistente na expedio de comandos complementares lei. Ope-se a todas as formas de autoritarismo, absolutismo, tendo como raiz a idia de soberania popular, exaltao da cidadania. Instaura-se o princpio de que todo poder emana do povo, de tal sorte que os cidados que so proclamados como os detentores do poder. O art. 1, pargrafo nico, da Constituio dispe que: Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. O princpio da legalidade o da completa submisso da Administrao s leis. Esta deve to-somente obedec-las, cumpri-las, p-las em prtica. Alm de no poder atuar contra a lei ou fora da lei a Administrao s pode agir segundo a lei, s pode fazer aquilo que a lei antecipadamente autoriza. No Brasil, o princpio da legalidade, alm de assentar-se na prpria estrutura do Estado de Direito e, pois, do sistema constitucional como um todo, est radicado especificamente nos arts. 5,II, 37 e 84, IV, da Constituio Federal. Nos termos do art. 5, II, ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Logo, a Administrao no poder proibir ou impor comportamento algum a terceiro, salvo se estiver previamente embasada em determinada lei que lhe faculte proibir ou impor algo a quem quer que seja.

7 Para reforar ainda mais o entendimento deste carter subalterno da atividade administrativa, basta examinar atentamente o art. 84, IV, da Lei Magna. De acordo com ele, compete ao Presidente da Repblica sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo. Evidencia-se, destarte, que mesmo os atos mais conspcuos (distintos, ilustres) do Chefe do Poder Executivo, s podem ser produzidos para ensejar execuo fiel da lei. Ou seja: pressupe sempre uma dada lei da qual sejam os fiis executores. A administrao atividade subalterna lei; que se subjuga inteiramente a ela; que est completamente atrelada lei; que sua funo to-s a de fazer cumprir lei preexistente. O princpio da legalidade, no Brasil, significa que a Administrao nada pode fazer seno o que a lei determina. Ao contrrio dos particulares, os quais podem fazer tudo o que a lei no probe, a Administrao s pode fazer o que a lei antecipadamente autorize. A integral vigncia do princpio da legalidade pode sofrer transitria constrio perante circunstncias excepcionais mencionadas expressamente na Lei Maior. b) Princpio da impessoalidade Nele se traduz a idia de que a Administrao tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benficas ou detrimentosas. Nem favoritismo nem perseguies so tolerveis. O princpio em causa no seno o prprio princpio da igualdade ou insonomia. Por exemplo, exigncia de que ingresso em cargo, funo ou emprego pblico dependa de concurso pblico; os contratos com a administrao direta e indireta dependero de licitao pblica que assegure igualdade de todos os concorrentes; exigncia de licitao para permisses e concesses de servio pblico (art. 175), etc. c) Princpio da publicidade Consagra-se neste princpio o dever administrativo de manter plena transparncia em seus comportamentos. No pode haver em um Estado Democrtico de Direito, no qual o poder reside no povo, ocultamento aos administrados dos assuntos que a todos interessam, e muito menos em relao aos sujeitos individualmente afetados por alguma medida . Tal princpio est previsto expressamente no art. 37, caput, da Lei Magna, ademais de contemplado em manifestaes especficas do direito informao sobre os assuntos pblicos. o que se l no art.5 , XXXIII (direito informao) e XXXIV, b, este ltimo para o caso especifico de certido (a ser expedida no prazo mximo de 15 dias, conforme a Lei 9.051, de 18.5.95) para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal. Alm disso, o mesmo art.5, no inciso LXXII, confere a garantia do habeas data. d) Princpio da moralidade administrativa De acordo com ele, a Administrao e seus agentes tm de atuar na conformidade e princpios ticos. Compreendem-se em seu mbito, como evidente, os chamados princpios da lealdade e boa-f. Segundo os cnones da lealdade e da boa-f, a Administrao haver de proceder em relao aos administrados com sinceridade e lhaneza, sendo-lhe interdito qualquer comportamento astucioso, eivado de malcia, produzido de maneira a confundir, dificultar ou minimizar o exerccio de direitos por parte dos cidados. Os atos de improbidade administrativa dos servidores pblicos imporo a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento

8 ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel (art. 37, 4). O princpio da moralidade administrativa acha-se, ainda, eficientemente protegido no art. 5, LXXII, que prev o cabimento da ao popular para anulao de ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente... etc. e) Princpio da eficincia A Emenda Constitucional n. 19 trouxe para o texto constitucional o princpio da eficincia, que obrigou a Administrao Pblica a aperfeioar os servios e as atividades que presta, buscando otimizao de resultados e visando atender o interesse pblico com maior eficincia. Para uma pessoa entrar para a Administrao Pblica, deve haver concurso pblico. A CF/88 dispe quais os ttulos e provas hbeis para o servio pblico, a natureza e a complexidade do cargo. Para adquirir estabilidade, necessria a eficincia (nomeao por concurso, estgio probatrio de trs anos etc.). Para perder a condio de servidor estvel (art. 41, 1., CF/88), necessrio sentena judicial transitada em julgado, processo administrativo com ampla defesa ou insuficincia de desempenho, comprovada em procedimento administrativo, assegurada ampla defesa. f) Princpio da finalidade Por fora dele a Administrao subjuga-se ao dever de alvejar sempre a finalidade normativa, adscrevendo-se a ela . Por isso se pode dizer que tomar uma lei como suporte para a prtica de ato desconforme com sua finalidade no aplicar a lei; desvirtu-la; bular a lei sob pretexto de cumpri-la. Da por que os atos incursos neste vcio- denominado desvio de poder ou desvio de finalidade- so nulos. Assim, o princpio da finalidade impe que o administrador, ao manejar as competncias postas a seu encargo, atue com rigorosa obedincia finalidade prpria e especifica de cada qual. Assim, h desvio de poder e, em conseqncia, nulidade do ato, por violao da finalidade legal, tanto nos caso em que atuao administrativa estranha a qualquer finalidade pblica quanto naqueles em que o fim perseguido, se bem que de interesse pblico, no o fim preciso que a lei assinalava para tal ato. g) Princpio da razoabilidade Enunciase com este princpio que Administrao, ao atuar no exerccio de competncia discricionria, ter de obedecer a critrios aceitveis do ponto de vista racional, em sintonia com o senso normal de pessoas equilibradas e respeitosa das finalidades que presidiram a outorga da competncia exercida. No sero apenas inconvenientes, mas tambm ilegtimas e, portanto , jurisdicionalmente invalidveis -, as condutas desarrazoadas, bizarras, incoerentes ou praticadas com desconsiderao s situaes e circunstncias que seriam atendidas por quem tivesse atributos normais de prudncia, sensatez e disposio de acatamento s finalidades da lei atributiva da discrio manejada. Fcil ver-se, pois, que o princpio da razoabilidade fundamenta-se nos mesmos preceitos que arrimam constitucionalmente os princpios da legalidade e da finalidade.

9 Uma providncia desarrazoada no pode ser havida como comportada pela lei. Logo, ilegal: desbordante dos limites nela admitidos. h) Princpio da proporcionalidade Este princpio enuncia a idia de que as competncias administrativas s podem ser validamente exercidas na extenso e intensidade proporcionais ao que seja realmente demandado para cumprimento da finalidade de interesse pblico a que esto atreladas. J se viu que inadequao finalidade da lei inadequao prpria lei. Donde, atos desproporcionais so ilegais e, por isso, fulminveis pelo Poder Judicirio, que, sendo provocado, dever invalid-los quando impossvel anular unicamente a demasia, o excesso detectado. Em rigor, o princpio da proporcionalidade no seno faceta do princpio da razoabilidade. Posto que se trata de um aspecto especfico do princpio da razoabilidade, compreende-se que sua matriz constitucional seja a mesma: a legalidade. i) Princpio da motivao Dito princpio implica para a Administrao o dever de justificar seus atos, apontandolhes os fundamentos de direito e de fato, assim como a correlao lgica entre os eventos e situaes que deu por existentes e a providncia tomada. A motivao deve ser prvia ou contempornea expedio do ato. Em algumas hipteses de atos vinculados, isto , naqueles em que h aplicao quase automtica da lei, por no existir campo para interferncia e juzos subjetivos do administrador, a simples meno do fato e da regra de Direito aplicanda pode ser suficiente, por estar implcita a motivao. Naqueloutros, todavia, em que existe discricionariedade administrativa ou em que a prtica do ato vinculado depende de aturada apreciao e sopesamento dos fatos e das regras jurdicas em causa, imprescindvel motivao detalhada. O fundamento constitucional da obrigao de motivar est implcito tanto no art.1, II, que indica a cidadania como um dos fundamentos da Repblica, quanto no pargrafo nico deste preceptivo, segundo o qual todo o poder emana do povo, como ainda no art.5, XXXV, que assegura o direito apreciao judicial nos casos de ameaa ou leso de direito. Por isso Ramn Real disse que o dever de motivar exigncia de uma administrao democrtica - e outra no se concebe em um Estado que se declara Estado Democrtico de Direito ( art.1, caput) - , pois o mnimo que os cidados podem pretender saber as razes pelas quais so tomadas as decises expedidas por quem tem de servi-los. Assim, o administrado, para insurgir-se ou para ter elementos de insurgncia contra atos que o afetem pessoalmente, necessita conhecer as razes de tais atos na ocasio em que so expedidos. Igualmente, o Judicirio no poderia conferir-lhes a real justeza se a Administrao se omitisse em enunci-las quando da prtica do ato. Assim, atos administrativos praticados sem a tempestiva e suficiente motivao so ilegtimos e invalidveis pelo Poder Judicirio. j) Princpio do controle judicial dos atos administrativos Nenhuma contenda sobre direitos pode ser excluda da apreciao do Poder Judicirio, conforme o art. 5, XXXV, da Constituio. Assim, os rgos jurisdicionais do Poder judicirio so competentes para decidir sobre as contendas entre Administrao e administrados. ao Poder Judicirio e s a ele que cabe resolver definitivamente sobre quaisquer litgios de direito.

10

Questes de provas Concurso ao CFOPM/2008 Questo 51 Para bem gerir os negcios pblicos, o administrador dever pautar os atos administrativos em Princpios Bsicos da Administrao. A alternativa que indica esses princpios a : a) b) c) d) e) Legalidade, desburocratizao, eficincia e publicidade. Legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficincia. Periodicidade, comunicabilidade e publicidade. Legitimidade, tempestividade e pessoalidade. Pessoalidade, legitimidade e tempestividade.

Questo 52 A moralidade administrativa constitui pressuposto de validade do ato da Administrao Pblica. Assim sendo, correto afirmar que o administrador, ao agir com moralidade, est aplicando ao ato administrativo: a) princpio constitucional bsico da Administrao. b) princpio contido em normas regulamentares editadas pelo Ente Governamental. c) determinao do Supremo Tribunal Federal. d) princpio disposto no Cdigo de tica. e) preceito previsto na Lei de Licitaes. Concurso ao CFOPM/2007 Questo 21 A Administrao Pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios expressos no artigo 37, caput da Constituio Federal: f) g) h) i) j) Igualdade e probidade. eficincia, isonomia e motivao; legalidade, moralidade e eficincia. impessoalidade, igualdade e legitimidade. razoabilidade, publicidade e interesse pblico.

Questo 29 Governo e Administrao so termos que andam juntos, muitas vezes confundidos, entretanto, pode-se definir a Administrao Pblica como:

11 a) b) c) d) e) soberania posta em ao. conjunto de poderes e rgos constitucionais. atividade exercida pelos representantes do Poder. conjunto de aes desenvolvidas pelos agentes pblicos. conjunto de rgos e de pessoas jurdicas aos quais a lei atribui ao exerccio da funo administrativa do Estado.

Concurso ao CFOA/2006 Questo 46 Nos Termos do caput do artigo 37, da Constituio Federal, a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da: a) b) c) d) e) legalidade, motivao, economicidade, assiduidade, legitimidade e eficincia. legalidade,motivao, finalidade, impessoalidade,assiduidade e probidade. legitimidade, moralidade, impessoalidade, finalidade, hierarquia e probidade. legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. legalidade, impessoalidade, publicidade, finalidade,motivao e eficincia.

PODERES DA ADMINISTRAO PBLICA

12 PODER NORMATIVO. PODER DISCIPLINAR. PODER HIERRQUICO. PODER DE POLCIA. PODERES DA ADMINISTRAO PBLICA Tais poderes so inerentes Administrao Pblica, pois, sem eles, ela no conseguiria fazer a vontade da lei sobrepor-se vontade individual, o interesse pblico ao interesse privado. Todos eles encerram prerrogativas de autoridade, as quais, por isso mesmo, s podem ser exercidas nos limites da lei. Dentre eles, sero aqui analisados o poder normativo, o disciplinar os decorrentes da hierarquia e o poder de polcia.

PODER NORMATIVO Tambm chamado de poder regulamentar Os atos pelos quais a Administrao exerce o seu poder normativo tm em comum com a lei o fato de emanarem normas, ou seja, atos com efeitos gerais e abstratos. Segundo a lio de Miguel Reale, podem-se dividir os atos normativos em originrios e derivados. Originrios se dizem os emanados de um rgo estatal em virtude de competncia prpria, outorgada imediata e diretamente pela Constituio, para edio de regras instituidoras de direito novo; compreendem-se os atos emanados do Poder Legislativo. J os atos normativos derivados tm por objetivo a explicitao ou especificao de um contedo normativo preexistente, visando sua execuo no plano concreto; o ato normativo derivado, por excelncia, o regulamento. O poder regulamentar pode ser definido como o que cabe ao Chefe do Executivo da Unio, dos Estados e dos Municpios, de editar normas complementares lei, para sua fiel execuo. Doutrinariamente, admitem-se dois tipos de regulamentos: o regulamento executivo e o regulamento independente ou autnomo. O primeiro complementa a lei ou, nos termos do art. 84, IV, da Constituio, contm normas para fiel execuo da lei; ele no pode estabelecer normas contra a lei ou alm do que a lei estabelece. Ele no pode inovar na ordem jurdica, criando direitos, obrigaes, proibies, medidas punitivas, at porque ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei, conforme art. 5, II, da Constituio; ele tem que se limitar a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida pela Administrao e seus administrados. O regulamento autnomo ou independente inova na ordem jurdica, porque estabelece normas sobre matrias disciplinadas em lei; ele no completa nem desenvolve nenhuma lei prvia. No direito brasileiro, a Constituio de 1988 limitou consideravelmente o poder regulamentar. Alm do poder-dever de criar o regulamento executivo, o art. 84 outorga, tambm (inciso VI), e somente para estes casos especficos, ao Presidente da Repblica, competncia para dispor, mediante decreto, sobre: (a) organizao e funcionamento da Administrao federal, quando no implica aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; (b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos. A competncia, quanto alnea a limita-se organizao e funcionamento, pois a criao e extino de Ministrios e rgos da Administrao Pblica continua a depender de lei, conforme art. 88, alterado pela Emenda Constitucional n 32/2001.

13

No entanto, alguns rgos ainda hoje dispem de competncia normativa, como o caso das agncias reguladoras, como a ANATEL (Agncia Nacional de Telecomunicaes) e a ANP (Agncia Nacional de Petrleo). Alm do decreto regulamentar, o poder normativo da Administrao ainda se expressa por meio de resolues, deliberaes, portarias, instrues, editadas por autoridades que no o Chefe do Executivo. Exemplo: o art. 87, pargrafo nico, inciso II, outorga aos Ministros de Estado competncia para expedir instrues para a execuo das leis, decretos e regulamentos. Em todas as hipteses, o ato normativo no pode contrariar a lei, nem criar direitos, impor obrigaes, proibies, penalidades que nela no estejam previstos, sob pena de ofensa ao princpio da legalidade (arts. 5, II, e 37, caput, da Constituio).

PODER DISCIPLINAR Poder disciplinar o que cabe Administrao Pblica para apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos e as demais pessoas sujeitas disciplina administrativa; o caso dos particulares que com ela celebram contratos administrativos (ex. suspenso temporria de celebrar contratos com a Administrao Pblica); o caso dos estudantes de uma escola pblica. No abrange as sanes impostas a particulares no sujeitos disciplina interna da Administrao, porque, nesse caso, as medidas punitivas encontram seu fundamento no poder de polcia do Estado. Ex. multa por no declarar o imposto de renda. O poder disciplinar discricionrio. A Administrao no tem liberdade de escolha entre punir e no punir (princpio da oportunidade), pois, tendo conhecimento de falta praticada por servidor, tem necessariamente que instaurar o procedimento adequado para sua apurao, concedendo o direito de ampla defesa e contraditrio e, se for o caso, aplicar a pena cabvel. Vide arts. 51, II ; 57, IX, e 58 da Lei n. 7.990/01. A discricionariedade existe, limitadamente, nos procedimentos previstos para apurao de falta, uma vez que os Estatutos funcionais no estabelecem regras rgidas como as que se impem na esfera criminal (princpio do formalismo moderado). Alm disso, a lei costuma dar Administrao o poder de levar em considerao, na escolha da pena, a natureza e a gravidade da infrao e os danos que dela provierem para o servio pblico. Discricionariedade existe tambm com relao a certas infraes que a lei no define; o caso do procedimento irregular e da ineficincia no servio, punveis com pena de demisso, e da falta grave, punvel com suspenso.

PODER HIERRQUICO Hierarquia seria a relao de coordenao e subordinao que se estabelece entre os vrios rgos e agentes que integram a Administrao Pblica. Est diretamente ligado ao tema organizao administrativa. A organizao administrativa, de acordo com a CF, art. 84, quando no implique aumento de despesa, da competncia do Presidente da Repblica (por decreto); quando acarretar aumento de despesa, matria de lei de iniciativa do Presidente da Repblica. Da organizao administrativa decorrem para a Administrao Pblica diversos poderes:

14 1. o de editar atos normativos de efeitos apenas internos (resolues, portarias, instrues), com o objetivo de ordenar a atuao dos rgos subordinados; 2. o de dar ordens aos subordinados; 3. o de controlar a atividade dos rgos inferiores, para verificar a legalidade de seus atos e o cumprimento de suas obrigaes, podendo anular tais atos quando eivados de vcio, ou revog-los por convenincia ou oportunidade; 4. o de aplicar sanes em caso de infraes disciplinares; 5. o de avocar atribuies; 6. o de delegar atribuies que no lhe sejam privativas. Por fim, ressalte-se que pode haver distribuio de competncias dentro da organizao administrativa, excluindo-se a relao hierrquica com relao a determinadas atividades ( o que acontece, por exemplo, nos rgos consultivos, que embora includos na hierarquia administrativa para fins disciplinares, por exemplo, fogem relao hierrquica no que diz respeito ao exerccio de suas funes), como pode ocorrer subordinao funcional, hierarquia, portanto, sem que haja poder disciplinar ( o caso dos CPR Comando de Policiamento Regional e as OPMs operacionais a ele vinculadas.) Para Mario Masago a relao hierrquica caracteriza-se da seguinte maneira: a) uma relao estabelecida entre rgos, de forma necessria e permanente; b) que os coordena; c) que os subordina uns aos outros; d) e gradua a competncia de cada um. Da a sua definio como vnculo que coordena e subordina uns aos outros os rgos da Administrao Pblica graduando a autoridade de cada um.

PODER DE POLCIA Atravs da Constituio e das leis os cidados recebem uma srie de direitos. Cumpre, todavia, que o seu exerccio seja compatvel com o bem-estar social. Em suma, necessrio que o uso da liberdade e da propriedade esteja entrosado com a utilidade coletiva, de tal modo que no implique uma barreira capaz de obstar realizao dos objetivos pblicos. A atividade estatal de condicionar a liberdade e a propriedade ajustando-as aos interesses coletivos designa-se poder de polcia. A expresso, tomada neste sentido amplo, abrange tanto atos do Legislativo quanto do Executivo. Refere-se, pois, ao complexo de medidas do Estado que delineia a esfera juridicamente tutelada da liberdade e da propriedade dos cidados. A expresso poder de polcia pode ser tomada em sentido mais restrito, relacionandose unicamente com as intervenes, quer gerais e abstratas, como os regulamentos, quer concretas e especficas (tais as autorizaes, como a de portar arma de fogo; as licenas para edificar), do Poder Executivo, destinadas a alcanar o mesmo fim de prevenir e obstar ao desenvolvimento de atividades particulares contrastantes com os interesses sociais. Esta acepo mais limitada corresponde noo de polcia administrativa. A Lei Municipal n 5.503/99, que estabelece o Cdigo de Polcia Administrativa do Municpio do Salvador, no art. 2 considera poder de polcia a atividade de administrao pblica que, disciplinando o exerccio das liberdades pblicas, assegure o gozo pleno dos direitos individuais e coletivos e a defesa de interesses legtimos e regule a prtica de atos, em funo do interesse da coletividade soteropolitana, concernentes aos costumes, limpeza pblica, defesa do consumidor, segurana, ao sossego, ordem democrtica, esttica e paisagem urbana, ao transito, ao respeito propriedade

15 e a sua funo social, preservao do patrimnio histrico, cultural e ambiental, ao exerccio de atividades econmicas ou no, ao controle das atividades poluentes e a inibio das fontes poluidoras no espao urbano, rural e insular do Municpio de Salvador. Definio de polcia administrativa. Pode-se definir a polcia administrativa como a atividade da Administrao Pblica, expressa em atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e a propriedade dos indivduos, mediante ao ora fiscalizadora (fiscalizao da vigilncia sanitria em restaurantes), ora preventiva (imposio de extintores de incndio nos prdios), ora repressiva (dissoluo de uma turba), impondo coercitivamente aos particulares um dever de absteno (no fazer) a fim de conforma-lhes os comportamentos aos interesses sociais consagrados no sistema normativo. Traos Caractersticos da atividade de polcia: 1. provir privativamente de autoridade pblica; 2. ser imposta coercitivamente pela Administrao; 3. Abranger genericamente as atividades e propriedades. Poder de polcia e polcia judiciria. O que efetivamente aparta polcia administrativa de polcia judiciria que a primeira se predispe unicamente a impedir ou paralisar atividades anti-sociais (que no caracterize ilcito penal) enquanto a segunda se preordena responsabilizao dos violadores da ordem jurdica, i. , polcia judiciria o poder que tem certos rgos da Administrao Pblica de apurar as infraes penais, indicando materialidade e autoria (art. 144, 4, Constituio Federal) Atravs da polcia administrativa exige-se, de regra, uma inao, um no fazer. A idia predominante no poder de polcia a vedao de um comportamento. Executoriedade das medidas de polcia administrativa. As medidas de polcia administrativa freqentemente so auto-executrias, isto , se dispensam de obter uma declarao preliminar do Judicirio. Exemplos de atividades de poder de polcia: Enquadra-se na caracterizao de leis de polcia as que imponham ao proprietrio uma atuao em prol de ajustar o uso de sua propriedade funo social. Isto decorre no apenas do art. 5, XXIII, da Constituio, mas, sobretudo, do art. 182, 4, incluso no Captulo Da Poltica Urbana. fazer exame de habilitao para motorista; colocar equipamento contra incndio nos prdios. O administrado deve exibir planta da futura construo, solicitando licena para edificar Autorizao para porte de arma de fogo A dissoluo de um comcio, de uma passeata, atos tpicos da polcia administrativa, tendo lugar apenas quando se revelam perturbadores da tranqilidade pblica, isto , quando j feriram o interesse protegido pelo poder de polcia e, em conseqncia, j causaram um dano, uma perturbao, coletividade. apreenso de produtos farmacuticos deteriorados ou alimentos imprprios para o consumo, j postos venda e absorvidos pelos adquirentes, cuja nocividade s chegue ao conhecimento da autoridade pblica depois do dano causado. O fechamento e interrupo de espetculo ofensivo moralidade social, da mesma forma, s ocorrero depois de patenteada sua feio corrosiva dos valores ticos.

16

A polcia administrativa manifesta-se na regulamentao do uso de fogos de artifcios. apreenso de edio de revista ou jornal que contenham noticirio ou reportagem sediciosa, imoral ou dissoluta, fechamento de estabelecimento comercial aberto sem a prvia obedincia aos requisitos normativos, interdio de hotel utilizado para explorao do lenocnio (casa de tolerncia), guinchamento de veculo que obstrua via pblica, so atos especficos de polcia administrativa praticados em obedincia a preceitos legais e regulamento. A interrupo de um espetculo teatral, por obsceno, ser procedida, do mesmo modo, pela Administrao Pblica, sem que esta obtenha prvia declarao judicial. A apreenso de gneros alimentcios imprprios para o consumo, por deteriorados ou insalubres, tambm medida coativa passvel de ser posta em prtica pelo Executivo, sem recurso s vias judicirias, to logo constante a irregularidade. O fechamento de estabelecimento industrial que exceda o nvel de rudos tolervel e legalmente estabelecido. A sustao da circulao de txis que trafeguem sem a competente aferio do taxmetro. A apreenso do material de pesca ou de caa utilizado em desacordo com as exigncias dos Cdigos de Caa e de Pesca. Cumpre-se agregar que a atividade de polcia envolve tambm os atos fiscalizadores, atravs dos quais a Administrao Pblica previamente acautela eventuais danos que poderiam advir da ao dos particulares. Assim, a fiscalizao de pesos e medidas por meio da qual o Poder Pblico se assegura de que uns e outros competentemente aferidos correspondem efetivamente aos padres e, com isto, previne eventual leso aos administrados, que decorreria de marcaes inexatas. A fiscalizao das condies de higiene dos estabelecimentos e casas de pasto, a vistoria dos veculos automotores para garantia das condies de segurana que devem oferecer, prevenindo riscos para terceiros. Todas estas providncias, mencionadas exemplificativamente, tm lugar em trs diferentes hipteses: 1. quando a lei expressamente autorizar; 2. quando a adoo da medida for urgente para defesa do interesse pblico e no comportar as delongas naturais do pronunciamento judicial sem sacrifcio ou risco para a coletividade. 3. quando inexistir outra via de direito capaz de assegurar a satisfao do interesse pblico que a Administrao est obrigada a defender em cumprimento medida de polcia. QUESTES DE PROVA Concurso ao CFOAPM/2006 Questo 57 Para atender ao interesse pblico, a Administrao dotada de poderes administrativos que compem a estrutura do Estado e integram a organizao constitucional. Sobre o assunto, podese afirmar que, atravs do poder: 1) disciplinar, ocorre uma relao de subordinao entre os vrios rgos e agentes do Executivo.

17 2) 3) 4) 5) discricionrio, o agente administrativo fica inteiramente preso ao enunciado da lei, em todas as suas especificaes, sob pena de nulidade do ato. Vinculado ou regrado, o agente pblico tem liberdade na escolha de sua convenincia, da oportunidade e do contedo para a prtica de atos administrativos. Hierrquico, o agente pblico tem a faculdade de punir internamente as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. De polcia, a Administrao Pblica dispe da faculdade de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado.

Concurso CFO/2007 Questo 30 Para atender ao interesse pblico, a Administrao dotada de poderes administrativos. Assim, quando a Administrao estabelece relao de subordinao entre os servidores de seu quadro de pessoal, tem-se o chamado poder: 01) de polcia 02) disciplinar 03) hierrquico 04) regulamentar 05) discricionrio Concurso ao CFSD/2007 Questo 57 O Poder que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenando e revendo a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal denominado Poder a) regrado b) de polcia c) disciplinar d) hierrquico e) regulamentar

18

ATO ADMINISTRATIVO Conceito. Atributos. Requisitos. Classificao. Extino. 1- CONCEITO Declarao unilateral do Estado, ou de quem lhe faa s vezes, no exerccio de prerrogativas pblicas, manifestada mediante providncias jurdicas concretas complementares da lei, a ttulo de lhe dar cumprimento, sujeitos a controle de legalidade pelo rgo jurisdicional(Celso Antnio Bandeira de Mello). Exteriorizao da vontade dos agentes da Administrao Pblica ou de seus delegatrios, nessa condio, que, sob regime de direito pblico, vise produo de efeitos jurdicos, com o fim de atender ao interesse pblico. (Jos dos Santos Carvalho Filho Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. (Hely Lopes Meirelles) Ato administrativo constitui um dos modos de expresso das decises tomadas por rgos e autoridades da Administrao Pblica, que produz efeitos jurdicos, em especial no sentido de reconhecer, modificar, extinguir direitos ou impor restries e obrigaes, com observncia da legalidade. (Odete Medauar) Declarao do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurdicos imediatos, com observncia da lei, sob regime jurdico de direito pblico e sujeita ao ocntrole pelo Poder Judicirio (Maria Sylvia Zanella Di Pietro) Caractersitcas: 12345Declarao unilateral do Estado ou de quem lhe faa s vezes Exerccio de prerrogativas pblicas regime jurdico-administrativo Vinculados lei ou Constituio Produz efeitos jurdicos imediatos Sujeito ao controle jurisdicional

19 Ato jurdico, segundo o art. 81 do CC, todo ato lcito que possui por finalidade imediata adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. Ato administrativo espcie de ato jurdico, ato infralegal. Ato administrativo toda manifestao lcita e unilateral de vontade da Administrao ou de quem lhe faa as vezes, que agindo nesta qualidade tenha por fim imediato adquirir, transferir, modificar ou extinguir direitos e obrigaes. Os atos administrativos podem ser praticados pelo Estado ou por algum que esteja em nome dele. Logo, pode-se concluir que os atos administrativos no so definidos pela condio da pessoa que os realiza. Tais atos so regidos pelo Direito Pblico. Deve-se diferenciar o conceito de ato administrativo do conceito de ato da Administrao. Este ltimo ato praticado por rgo vinculado estrutura do Poder Executivo. Nem todo ato praticado pela Administrao ser ato administrativo, ou seja, h circunstncias em que a Administrao se afasta das prerrogativas que possui, equiparando-se ao particular. 1.1. Atos da Administrao que no so Atos Administrativos

Atos atpicos praticados pelo Poder Executivo: so as hipteses em que o Poder Executivo exerce atos legislativos ou judiciais. Atos materiais praticados pelo Poder Executivo: so atos no jurdicos que no produzem conseqncias jurdicas (p. ex.: um funcionrio do Executivo datilografando algum documento). Atos regidos pelo Direito Privado e praticados pelo Poder Executivo: para que o ato seja administrativo, dever, sempre, ser regido pelo Direito Pblico; ento, se ato regido pelo Direito Privado, , to-somente, um ato da Administrao. Atos polticos ou de governo praticados pelo Poder Executivo.

1.2. Atos Administrativos que no so Atos da Administrao So todos os atos administrativos praticados em carter atpico pelo Poder Legislativo ou pelo Poder Judicirio. 2- ATRIBUTOS Atributos so prerrogativas que existem por conta dos interesses que a Administrao representa, so as qualidades que permitem diferenciar os atos administrativos dos outros atos jurdicos. a) Presuno de legitimidade e veracidade a presuno de que os atos administrativos devem ser considerados vlidos at que se demonstre o contrrio, a bem da continuidade da prestao dos servios pblicos. Isso no quer

20 dizer que no se possa contrariar os atos administrativos, o nus da prova que passa a ser de quem alega. At que se prove o contrrio o ato administrativo est sempre de acordo com a lei e que seus fundamentos so verdadeiros Presuno relativa ou juris tantum Atributo aplicvel a todos os atos administrativos

1- Fundamento: Sujeio ao princpio da legalidade Necessidade de assegurar a celeridade do cumprimento do ato para satisfao do interesse pblico Soberania do Estado

2- Conseqncias: Enquanto no decretada a invalidade do ato administrativo, este produz efeitos Inverso do nus da prova

b) Imperatividade Poder que os atos administrativos possuem de gerar unilateralmente obrigaes aos administrados, independente da concordncia destes. a prerrogativa que a Administrao possui para impor, exigir determinado comportamento de terceiros. Os atos administrativos se impem a terceiros independentemente de sua concordncia Atributo privativo dos atos que impem obrigaes 1- Fundamento Prerrogativa que possui a Administrao pblica de impor obrigaes unilateralmente

c) Exigibilidade o poder que possuem os atos administrativos de serem exigidos quanto ao seu cumprimento sob ameaa de sano. A imperatividade e a exigibilidade, em regra, nascem no mesmo momento. Excepcionalmente o legislador poder diferenciar o momento temporal do nascimento da imperatividade e o da exigibilidade. No entanto, a imperatividade pressuposto lgico da exigibilidade, ou seja, no se poder exigir obrigao que no tenha sido criada. O Estado pode exigir de terceiro o cumprimento ou observncia de obrigaes impostas unilateralmente, sem recorrer ao Judicirio, atravs de meios indiretos. Exemplo: Determinao para que o particular construa uma calada em frente ao seu terreno, sob pena de pagamento de multa diria

21 Utiliza-se de meios indiretos induz o cumprimento

d) Auto-executoriedade o poder que possuem os atos administrativos de serem executados materialmente pela prpria administrao independentemente de recurso ao Poder Judicirio. O Estado pode compelir materialmente o cumprimento da obrigao contida no ato administrativo sem precisar recorrer as vias judiciais.

Somente possvel em dois casos: Prevista na lei. Ex: limitaes administrativas Quando se tratar de medida urgente, necessria para a satisfao do interesse pblico. Ex: demolio de prdio que ameaa ruir, desabar

Diferenas entre exigibilidade e executoriedade 1- A executoriedade um plus em relao exigibilidade 2- A exigibilidade no garante a execuo material como ocorre na executoriedade 3- Na exigibilidade utiliza-se de meios indiretos (visa induzir o cumprimento de obrigao). Na executoriedade utiliza-se de meios direitos (visa compelir o cumprimento da obrigao). Logo a exigibilidade no garante a coao material Meios de defesa contra a exigibilidade e executoriedade: Mandado de segurana e habeas corpus e) Legalidade/tipicidade O ato administrativo deve corresponder a figuras previstas previamente na lei, ou seja, deve haver previso legal Garantia do administrado.

3 - ELEMENTOS OU REQUISITOS DO ATO ADMINISTRATIVO 12345SUJEITO (COMPETNCIA) FORMA OBJETO (CONTEDO) FINALIDADE MOTIVO Alguns autores falam em requisitos do ato administrativo (Hely Lopes Meirelles), outros (como Maria Sylvia Zanella Di Pietro) falam em elementos e Celso Antnio Bandeira de Mello trata de alguns desses elementos como pressupostos do ato administrativo.

22

Art. 2, Lei n 4.717/65

Art. 2 So nulos os atos lesivos ao patrimnio das entidades mencionadas no artigo anterior, nos casos de: a) incompetncia; b) vcio de forma; c) ilegalidade do objeto; d) inexistncia dos motivos; e) desvio de finalidade. 3.1 SUJEITO a) a incompetncia fica caracterizada quando o ato no se incluir nas atribuies legais do agente que o praticou Aquele a quem a lei atribui competncia para prtica do ato administrativo Elemento vinculado Pressuposto subjetivo de validade (Celso Antnio)

Competncia: - Decorre da lei - Irrenuncivel(o sujeito pode renunciar ao cargo, mas no pode pensar em manter o cargo sem o exerccio da competncia) - Intransfervel e imodificvel (salvo casos de delegao e avocao) Fundamento Necessidade da diviso de trabalho

3.2 FORMA b) o vcio de forma consiste na omisso ou na observncia incompleta ou irregular de formalidades indispensveis existncia ou seriedade do ato; Maneira pela qual o ato administrativo se revela. Obs: a prtica de qualquer ato administrativo precedida de um procedimento, ou seja, de formalidades que precisam ser atendidas. A forma do ato administrativo normalmente escrita. REGRA: escrito - observar art. 22 da Lei n 9.784/99 Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. EXCEES: - ordens verbais, gestos, sinais, etc. Revestimento externo do ato. Exteriorizao do ato administrativo

23 Elemento vinculado ou discricionrio? A forma no direito privado e no direito administrativo

3.3 FINALIDADE e) o desvio de finalidade se verifica quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra de competncia. O resultado que a Administrao quer alcanar com a prtica do ato administrativo Elemento vinculado Finalidade, objeto e motivo Objetivo inerente natureza do ato (finalidade imediata) Satisfao do interesse pblico (finalidade mediata)

Exemplos: Demisso: - finalidade imediata: punir o servidor pblico Finalidade mediata: interesse pblico na otimizao do servio Ato que dissolve passeata tumultuada: - finalidade: proteo da ordem pblica 3.4 OBJETO (CONTEDO) c) a ilegalidade do objeto ocorre quando o resultado do ato importa em violao de lei, regulamento ou outro ato normativo; Neste ponto preferimos o posicionamento daqueles que separam o contedo do objeto, seguindo a lio dm Mestre italiano Zanobini.

Contedo o que o ato decide, determina, modifica, cria, enuncia, etc. a prescrio contida no ato. Objeto Algo a que o ato se reporta (do que o ato trata, sobre o que recai o ato) EXEMPLOS: desapropriao contedo: decreto expropriatrio Objeto: o bem expropriado Demisso contedo: ato de demisso Objeto: relao funcional entre o servidor e a Administrao Objeto: tem que ser material e juridicamente possvel 3.5 MOTIVO d) a inexistncia dos motivos se verifica quando a matria de fato ou de direito, em que se fundamenta o ato, materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado obtido;

24

Pressupostos de fato e de direito que servem de fundamento ao ato administrativo (pressuposto objetivo de validade) Pode ou no estar previsto na lei Pressuposto de direito: fundamento legal situao prevista abstratamente na norma jurdica. Pressuposto de fato Circunstncia que leva a prtica do ato. Ocorrncia da situao prevista abstratamente na norma. o acontecimento na vida real. Maral Justen Filho entende o motivo como causa do ato administrativo e a finalidade a conseqncia buscada por ele. Ex: ameaa de desabamento motivo para realizar o contrato por emergncia a finalidade impedir danos irreparveis.

Exemplo: ato de punio: - motivo de direito: previso na norma de determinada prtica como infrao. motivo de fato: a prtica da infrao pelo servidor pblico 3. REQUISITOS (Segundo os ensinamentos de Celso Antnio Bandeira de Mello) So as condies necessrias para a existncia vlida do ato. Nem todos os autores usam a denominao requisitos; podem ser chamados elementos, pressupostos, etc. Do ponto de vista da doutrina tradicional, os requisitos dos atos administrativos so cinco:

competncia: agente capaz; objeto lcito: pois so atos infralegais; motivo: este requisito integra os requisitos dos atos administrativos tendo em vista a defesa de interesses coletivos. Por isso existe a teoria dos motivos determinantes; finalidade: o ato administrativo somente visa a uma finalidade, que a pblica; se o ato praticado no tiver essa finalidade, ocorrer abuso de poder; forma: somente a prevista em lei.

Existe, no entanto, uma abordagem mais ampla, com o apontamento de outros requisitos. H certas condies para que o ato exista e h certas condies para que o ato seja vlido. Os requisitos necessrios para a existncia do ato administrativo so chamados de elementos e os requisitos necessrios para a validade do ato administrativo so chamados de pressupostos.

3.1. Elementos do Ato Administrativo 3.1.1. Contedo aquilo que o ato afirma, que o ato declara. O ato administrativo , por excelncia, uma manifestao de vontade do Estado. O que declarado no ato ser o seu contedo. Ento o

25 contedo necessrio para a existncia do ato. Alguns autores utilizam-se da expresso objeto como sinnimos de contedo. nesse sentido que objeto vem descrito nos cinco requisitos utilizados pela doutrinal tradicional. 3.1.2. Forma a maneira pela qual um ato revelado para o mundo jurdico, o modo pelo qual o ato ganha vida jurdica. Normalmente, os atos devem ser praticados por meio de formas escritas, no entanto, possvel que o ato administrativo seja praticado por meio de sinais ou de comandos verbais nos casos de urgncia e de transitoriedade (p. ex.: placas de trnsito, farol, apito do guarda, etc.).

3.2. Pressupostos do Ato Administrativo 3.2.1. Competncia o dever-poder atribudo a um agente pblico para a prtica de atos administrativos. O sujeito competente pratica atos vlidos. Para se configurar a competncia, deve-se atender a trs perspectivas:

necessrio que a pessoa jurdica que pratica o ato tenha competncia; necessrio que o rgo que pratica o ato seja competente; necessrio que o agente, a pessoa fsica, seja competente.

3.2.2. Vontade o querer que constitui o ato administrativo, ou seja, a manifestao de vontade para validar o ato administrativo. Se um ato administrativo for praticado com dolo, erro ou coao, ele poder ser anulado. No so todos os atos, no entanto, que tm a vontade como pressuposto para validade. Somente nos atos administrativos discricionrios os vcios do consentimento so relevantes, ou seja, se verificados, implicam a invalidade do ato. Nos atos vinculados, os vcios de consentimento so irrelevantes, tendo em vista que o sentido da vontade j foi dado por lei. 3.2.3. Motivo o acontecimento da realidade que autoriza ou determina a prtica de um ato administrativo, ou seja, os atos administrativos iro acontecer aps um fato da realidade. Ex.: est disposto que funcionrio pblico que faltar mais de 30 dias ser demitido. O funcionrio A falta mais de trinta dias e demitido. O motivo da demisso est no fato de A ter faltado mais de trinta dias. O motivo determina a validade dos atos administrativos por fora da Teoria dos Motivos Determinantes. Essa teoria afirma que os motivos alegados para a prtica de um ato administrativo ficam a ele vinculados de tal modo que a prtica de um ato administrativo mediante a alegao de motivos falsos ou inexistentes determina a sua invalidade. Uma vez alegado um motivo ao ato, se for considerado inexistente, ocorrendo a invalidade do ato, no se poder alegar outro motivo, visto que o primeiro que foi alegado fica vinculado ao ato por fora da Teoria dos Motivos Determinantes. Ex.: um funcionrio pblico

26 ofende com palavras de baixo calo um superior. O superior demite o funcionrio, mas utiliza como motivao o fato de ter o mesmo faltado mais de trinta dias. Sendo comprovado que o funcionrio no faltou os trinta dias, a demisso invlida e no poder o superior alegar que o motivo foi a ofensa. No se pode confundir motivo com outras figuras semelhantes:

motivao: a justificao escrita, feita pela autoridade que praticou o ato e em que se apresentam as razes de fato e de direito que ensejaram a prtica do ato. Difere do motivo, visto que este o fato e a motivao a exposio escrita do motivo. H casos em que a motivao obrigatria e nesses casos ela ser uma formalidade do ato administrativo, sendo que sua falta acarretar a invalidade do ato. Existe, entretanto, uma polmica doutrinria sobre quando se dever determinar a obrigatoriedade da motivao. Quando a lei dispe expressamente os casos em que a motivao obrigatria, no existe divergncia, ela ir ocorrer nos casos em que a lei nada estabelece;

Alguns autores entendem que a motivao ser obrigatria em todos os casos de atos administrativos vinculados, e outros entendem que ser obrigatria em todos os casos de atos administrativos discricionrios. Alguns autores, no entanto, entendem que todos os atos administrativos, independentemente de serem vinculados ou discricionrios, devero obrigatoriamente ser motivados, ainda que a lei nada tenha expressado. Esse entendimento baseia-se no Princpio da Motivao (princpio implcito na CF/88). Esse princpio decorre do Princpio da Legalidade, do Princpio do Estado de Direito e do princpio que afirma que todos os atos que trazem leso de direitos devero ser apreciados pelo Poder Judicirio. Existem excees em que o ato administrativo pode validamente ser praticado sem motivao:

quando o ato administrativo no for praticado de forma escrita; quando em um ato, por suas circunstncias intrnsecas, o motivo que enseja a sua prtica induvidoso em todos os seus aspectos, permitindo o seu conhecimento de plano por qualquer interessado.

mvel: a inteno subjetiva com que um agente pratica um ato administrativo, ou seja, quando uma autoridade pratica um ato administrativo, possui uma inteno subjetiva e essa inteno o mvel do ato administrativo. O mvel de uma autoridade pblica pode ser valorado, ou seja, pode ser ilcito ou imoral. Isoladamente considerado, embora sendo ilcito ou imoral, o mvel no interfere na validade do ato, ou seja, no determina a invalidade do ato;

A Teoria dos Motivos Determinantes se aplica a todos os atos administrativos, sem exceo, valendo inclusive para os atos que no tenham motivo legal. Nos casos em que no houver motivo legal, a autoridade, por meio da motivao, dever narrar os fatos que a levaram a praticar o ato. Assim, quando na motivao a autoridade descrever o motivo, este ser considerado o motivo legal do ato e, sendo inexistente, o ato ser invlido. Causa do ato administrativo: h autores que entendem que causa seria sinnimo de motivo. H autores, entretanto, que chamam de causa um outro pressuposto dos atos administrativos, ou seja, a causa seria um pressuposto diverso do motivo. Causa, ento, seria o

27 nexo de pertinncia lgica que, obrigatoriamente, deve existir entre o motivo, o contedo e a finalidade do ato administrativo. Se no houver o nexo de pertinncia lgica, o ato ser invlido, no pelo motivo e sim porque o fato existente no tem pertinncia lgica. A causa ser importante nos casos em que a lei no descrever o fato que vai desencadear o ato administrativo, ou seja, quando o ato no tiver motivo legal. Essa idia de causa correta, mas no precisa ser analisada como pressuposto distinto. Deve ser colocada dentro do motivo, visto que, se o motivo autoriza a prtica do ato administrativo, esse nexo de pertinncia lgica entre o contedo e a finalidade deve existir no motivo. Se no houver esse nexo, o motivo no idneo e o fato escolhido no pode autorizar a prtica do ato administrativo. 3.2.4. Requisitos procedimentais Esse pressuposto no apontado por todos os autores. Requisitos procedimentais so os atos jurdicos que, obrigatoriamente, devem ser praticados antes de outros para que esses ltimos sejam vlidos. s vezes a lei prev uma seqncia para a prtica dos atos administrativos e essa seqncia dever ser respeitada, ou seja, se houver um ato antecedente para que um ato subseqente seja considerado vlido, esse ato antecedente tambm deve ser vlido. 3.2.5. Finalidade do ato administrativo a razo jurdica pela qual um ato administrativo foi abstratamente criado pela ordem jurdica. A norma jurdica prev que os atos administrativos devem ser praticados visando a um fim. Todo ato administrativo criado para alcanar um mesmo fim, que a satisfao do interesse pblico. Porm, embora os atos administrativos sempre tenham por objeto a satisfao do interesse pblico, esse interesse pode variar de acordo com a situao (p. ex.: os fatos da realidade podem determinar que algum seja punido, ento o interesse pblico essa punio). Em cada caso, cada situao, haver uma resposta para o ato, haver uma espcie especfica de ato administrativo para cada situao da realidade. A finalidade relevante para o ato administrativo. Se a autoridade administrativa praticar um ato fora da finalidade genrica ou fora da finalidade especfica, estar praticando um ato viciado que chamado desvio de poder ou desvio de finalidade. Normalmente no desvio de poder h mvel ilcito, podendo, entretanto, haver excees. Quando se tem no ato discricionrio um mvel ilcito, nasce uma presuno de desvio de poder. 3.2.6. Formalidade a maneira especfica pela qual um ato administrativo deve ser praticado para que se tenha por vlido. Todo ato administrativo tem uma forma; entretanto, em alguns atos, a lei prev que deve ser praticada uma forma especfica. 4. CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

28 De acordo com Hely Lopes Meirelles, A classificao dos atos administrativos no uniforme entre os publicistas, dada a diversidade de critrios que podem ser adotados para seu enquadramento em espcies ou categorias afins. Porm, valendo-se dos critrios comuns utilizados pelos professores Hely, Maria Sylvia Zanella Di Pietro e Celso Antnio Bandeira de Mello, podemos dizer que os atos administrativos se classicam da seguinte maneira: a) Quanto s prerrogativas com que atua a Administrao: 1 Ato de Imprio. Para Hely, so os atos que a Administrao pratica usando de sua supremacia sobre o administrado ou servidor e lhes impe obrigatrio atendimento. Para Maria Sylvia seriam os atos praticados pela Administrao com todas as prerrogativas e privilgios de autoridade e impostos unilateral e coercitivamente ao particular independentemente de autorizao judicial. Ex. Desapropriao de um bem, interdio de estabelecimentos. 2 Ato de Gesto. Para Hely, so os que a Administrao pratica sem usar de sua supremacia sobre os destinatrios. Tal ocorre nos atos puramente de administrao dos bens e servis pblicos e nos atos negociais com particulares, que no exigem coero sobre os interessados. Para Maria Sylvia So os praticados pela Administrao em situao de igualdade com os particulares, para a conservao e desenvolvimento do patrimnio pblico e para a gesto de seus servio. Ex. Venda de um bem do Estado. Contratao de uma empresa de limpeza ou restaurao de bem imvel. Para Hely, ainda h os atos de expediente, que so todos aqueles que se destinam a dar andamento aos processoa e papis que tramitam nas reparties pblicas, preparando-os para a deciso de mrito a ser proferida pela autoridade competente. b) quanto vontade administrativa ou quanto funo da vontade: Para Maria Sylvia, os atos podem ser: 1 - Atos administrativos propriamente ditos e puros. Neles h uma declarao de vontade da Administrao, voltada para a obteno de efeitos jurdicos definidos em lei. Ex. Demisso de um servidor; tombamento de um imvel. 2 - Meros atos administrativos. Neles h uma declarao de opinio (parecer de um servidor) ou conhecimento (certido). Para muitos autores, os meros atos administrativos, por no produzirem efeitos jurdicos imediatos, no so atos administrativos, so atos da Administrao. c) Quanto formao da vontade: 1- ato simples

29 Para Maria Sylvia so aqueles que decorrem da declarao de vontade de um nico rgo, seja ele singular ou colegiado. Ex. A nomeao de um servidor pelo Presidente da Repblica, licena de habilitao para dirigir automvel, a deliberao de um Conselho, como o da Repblica. 2- ato complexo Para Maria Sylvia so os que resultam da manifestao de vontade de mais de um rgo( seja ele singular ou colegiado), cuja vontade se funda para a formao de UM NICO ato. Ex. Decreto do Presidente da Repblica que assinado por ele e referendado pelo Ministro da pasta. 3- ato composto Para Maria Sylvia so aqueles que resultam da manifestao de dois ou mais rgos, em que a vontade de um instrumental em relao ao de outro, que edita o ato principal. Ex. Nomeao de Ministro do STF, ou do Procurador Geral da Repblica, pelo Presidente da Repblica, que depende de um ato anterior, que a aprovao do Senado Federal. d) quanto aos destinatrios 1- Atos gerais. So aqueles que se dirigem a um nmero indeterminado de pessoas que se encontram na mesma situao jurdica. Ex. Edital de concurso, dissoluo de passeata, ato que abona falta de funcionrios em virtude de greve de transporte coletivo (Maria Sylvia inclui os regulamentos). 2- Atos individuais. Para Maria Sylvia, so aqueles que produzem efeitos jurdicos em um caso concreto. Para Hely, so aqueles que se dirigem a destinatrios certos, criando-lhes uma situao jurdica particular. Ex. Nomeao ou demisso de um servidor; licenas, autorizaes, etc. e) Quanto exeqibilidade: 1 perfeito Para Hely, aquele que rene todos os elementos necessrios sua exequibilidade ou operatividade, apresentando-se apto e disponvel para produzir efeitos. Ex. Nomeao de um servidor pela autoridade competente. 2 imperfeito Para Hely, o que se encontra incompleto na sua formao ou carente de um ato complementar para tornar-se exequvel e operante. Ex. A demisso de um servidor que ainda no foi publicada, ou a homologao dos resultados de um concurso pblico que ainda no se deu. 3 pendente Para Maria Sylvia o que est sujeito a condio ou termo para que comece a produzir seus efeitos. 4 consumado Para Maria Sylvia o que j exauriu todos os seus efeitos.

30 Ex. Apreenso e destruio de mercadoria deteriorada num estabelecimento, com aplicao de multa j paga. f) Quanto aos efeitos (Segundo Maria Sylvia) 1- Declaratrios para Maria Silvia, so os atos em que a Administrao apenas reconhece um direito que j existia antes do ato. Ex. Anulao, licena. 2- Constitutivo aquele pelo qual a Administrao cria, modifica ou extingue um direito ou uma situao do administrado. Ex. Aplicao de penalidade, autorizao, revogao. 3- Ato enunciativo aquele em que a Administrao apenas atesta ou reconhece determinada situao de fato ou de direito. Ex. Atestados, Certides, pareceres. g) quanto liberdade de atuao da Administrao em sua prtica 1- Vinculados. So os que a Administrao pratica sem margem alguma de liberdade para decidir-se, pois a lei previamente tipificou o nico possvel comportamento diante da hiptese prevista em termos objetivos. Ex. Aposentadoria obrigatria ao servidor que completou 70 anos. 2- Discricionrios. So os que a Administrao pratica dispondo de certa margem de liberdade para decidir-se, pois a lei regulamentou a matria de modo a deixar campo para uma apreciao que comporta subjetivismo. Ex. Autorizao para porte de arma, qual punio para o servidor que praticou infrao disciplinar. h) Quanto eficcia (Para Hely) 1 Nulo. o que nasce afetado por vcio insanvel por ausncia ou defeito substancial em seus elementos constitutivos ou no procedimento formativo. Ex. Ato praticado por autoridade sem motivo, como a ordem para dissoluo de uma passeata pacfica. 2 vlido. o ato que provm de autoridade competente para pratic-lo e contm todos os requisitos necessrios a sua eficcia. 3 inexistente. o que tem aparncia de manifestao regular da Administrao, mas no chega a se aperfeioar como ato administrativo. Ex. Ato de um usurpador de funo pblica. i) Quanto a situao de terceiros 1 internos. Para Celso so aquele que produzem seus efeitos apenas no interior da Administrao. Ex. Pareceres. 2 externos. Para Celso so os que produzem efeitos sobre terceiros. Ex. Admisso, licena.

31

ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS EM FUNO DO CONTEDO 1- ADMISSO Ato unilateral atravs do qual a Administrao reconhece ao particular, que preencha os requisitos legais, o direito prestao do servio pblico. Exemplos: admisso em escola, universidade, hospitais pblicos, etc. 2- LICENA Ato unilateral atravs do qual a Administrao faculta quele que preencheu os requisitos legais o exerccio de uma atividade. Preenchidos os requisitos legais o particular tem direito subjetivo emisso do ato. Exemplos: licena para construir, licena para dirigir, licena para o exerccio de determinada profisso, etc. 3- AUTORIZAO Ato unilateral, precrio, discricionrio, atravs do qual a Administrao faculta o desempenho de atividade material ou a prtica de ato ou, ainda, o uso de bens pblicos. a) Desempenho de atividade material ou prtica de ato Exemplos: autorizao para produo e comrcio de produto blico (art. 21, VI, CF); autorizao para porte de arma. b) Uso de bens pblicos Ato precrio, discricionrio, predomnio do interesse do particular, oneroso ou gratuito. Exemplo: autorizao para estacionar o veculo particular em terreno pblico; autorizao para fechar uma rua em razo de festa comunitria. 4- PERMISSO Ato unilateral, atravs do qual a Administrao faculta precariamente ao particular a utilizao de um bem pblico. Caractersticas: discricionria, precria, h o interesse coletivo em concorrncia com o interesse do particular, cria obrigao de uso. Difere da autorizao de uso. Exemplo: bancas de jornal, barracas em feiras livres, etc. 5- APROVAO Ato unilateral, discricionrio, pelo qual a administrao exerce o controle a priori ou a posteriori de outro ato administrativo. a) Aprovao a priori verifica a convenincia e oportunidade da prtica do ato no editado. Exemplos: art. 52, III, IV, XI da CF b) Aprovao a posteriori Manifesta concordncia com o ato praticado que dela depende para tornar-se eficaz. Exemplo: art. 49, IV, da CF. 6- HOMOLOGAO Ato unilateral atravs do qual a Administrao concorda com ato j praticado, uma vez adequado aos requisitos legais. Somente existe a posteriori. Exemplo: Homologao de procedimento licitatrio 7- VISTO Ato administrativo pelo qual a Administrao Pblica atesta a legitimidade formal de outro ato, restringe-se a verificao das exigncias formais. No significa concordncia com o contedo. Exemplo: encaminhamento de pedido de servidor a autoridade superior que depende de visto do chefe imediato.

32 8- PARECER Ato atravs do qual rgos consultivos da Administrao pblica emitem opinies sobre assuntos tcnicos ou jurdicos. a) Facultativo Fica a critrio da Administrao Pblica solicitar ou no o parecer. Contedo no vinculante; b) Obrigatrio A lei exige a consulta como pressuposto para a prtica do ato final. No vinculao ao contedo, mas somente a solicitao. c) Vinculante A lei determina a necessidade da consulta, bem como a vinculao ao seu contedo. Exemplo: aposentadoria por invalidez. EM FUNO DA FORMA: 1- DECRETO Forma de expedio dos atos administrativos de competncia privativa dos Chefes do Executivo. Podem ser de efeitos gerais ou individuais. a) De efeitos gerais. Exemplo: regulamento do imposto de renda (no seria ato administrativo, seria ato normativo). b) De efeitos concretos. Destinatrios especficos. Exemplo: declarao de utilidade pblica para fins de desapropriao; nomeao pelo Governador do Estado. 2- RESOLUES Forma de emanao de atos gerais ou individuais de autoridades outras que no o Chefe do executivo. Segundo Maria Sylvia Zanella diferem dos decretos em virtude da autoridade competente para a sua prtica. Podem ser gerais ou individuais. Segundo Celso Antnio Forma pela qual so expedidas as deliberaes dos rgos colegiados. Segundo Hely Lopes Meirelles Forma de expedio de atos de altas autoridades. 3- PORTARIAS Forma de expedio de atos de autoridade inferior dirigidos aos subordinados. De efeitos internos. Logo, no podem obrigar os administrados 4- ALVAR Forma de expedio de autorizao ou licena. 5- INSTRUO Norma geral de orientao interna das reparties. Modo de andamento do servio. Expedido por superior hierrquico 6- CIRCULAR Forma usada para transmitir ordens aos subalternos quanto a maneira de conduzir os servios. Refere-se as regras concretas e a certos subordinados. 7- DESPACHO - o ato administrativo que contm deciso das autoridades administrativas sobre assunto de interesse individual ou coletivo submetido a sua apreciao. 5. EXTINO DO ATO ADMINISTRATIVO Diversas so as causas que determinam a extino dos atos administrativos ou de seus efeitos. Duas delas so mais comuns e mais importantes: a revogao e anulao. UM ATO EFICAZ EXTINGUE-SE POR:

33 I - Cumprimento de seus efeitos, o que pode suceder pelas seguintes razes: a) Esgotamento do contedo jurdico. o que sucede com a fluncia de seus efeitos ao longo do prazo previsto para ocorrerem. Por exemplo: o gozo de frias de um funcionrio; b) Execuo material. Tem lugar quando o ato se preordena a obter uma providncia desta ordem e ela cumprida. Por exemplo: a ordem, executada, de demolio de uma casa; c) Implemento de condio resolutiva ou termo final. Condio evento futuro e incerto. Termo evento futuro e certo. A permisso a um administrado para derivar gua de um rio, se este no baixar aqum de certa cota (implemento de condio resolutiva) . II Desaparecimento do sujeito ou objeto da relao jurdica constituda pelo ato. Exemplo: a morte de um funcionrio extingue os efeitos da nomeao. O mesmo se d quando desaparece o objeto da relao. Exemplo: a tomada pelo mar de um terreno de marinha dado em aforamento extingue a enfiteuse; III - Retirada do ato. Sucede quando o Poder Pblico emite um ato concreto, com efeito extintivo sobre o anterior. a) Retirada por razes de convenincia e oportunidade. a revogao. Exemplo: retirada da permisso para estabelecimento de banca de jornal em dada esquina sob fundamento de que perturba a circulao de pedestres no local, que requer maior desafogo; b) Retirada porque o ato fora praticado em desconformidade com a ordem jurdica. a invalidao. Exemplo: retirada de uma autorizao para porte de arma porque, contra lei, fora deferida a um menor de idade; c) Retirada porque o destinatrio do ato descumpriu condies que deveriam permanecer atendidas, a fim de poder continuar desfrutando da situao jurdica. a cassao. Exemplo: retirada da licena para funcionamento de hotel por haver se convertido em casa tolerncia; d) Retirada porque sobreveio norma jurdica que tornou inadmissvel a situao dantes permitida pelo Direito e outorgada pelo ato precedente. a caducidade. Exemplo: retirada de permisso para explorar parque de diverses em local que, em face da nova lei de zoneamento, tornou-se incompatvel com aquele tipo de uso; e) Retirada porque foi emitido ato, com fundamento em competncia diversa da que gerou o ato anterior, mas cujos efeitos so contrapostos aos daquele. a contraposio ou derrubada. o caso da exonerao de um funcionrio, que aniquila os efeitos do ato de nomeao. IV Renncia. Consiste na extino dos efeitos do ato ante a rejeio pelo beneficirio de uma situao jurdica favorvel de que desfrutava em conseqncia daquele ato. A renncia a um cargo de Secretrio de Estado. UM ATO AINDA NO EFICAZ EXTINGUE-SE: a) Pela mera retirada: revogao, quando efetuada por razes de mrito, ou invalidao, quando efetuada por razes de legitimidade; b) Pela inutilizao do ato ante a recusa do beneficirio, cuja aquiescncia era necessria para a produo de seus efeitos. Nomeao sem a posse no prazo legal. Questes de prova Concurso CFOPM/2008

34

Questo 54 A alternativa que indica os atributos que distinguem os atos pblicos dos atos privados a: a) Presuno de legitimidade, imperatividade e auto-executoriedade b) Impessoalidade, transparncia e legalidade c) Moralidade, impessoalidade e publicidade d) Publicidade, tempestividade e moralidade e) Finalidade, objetividade e necessidade Prova do concurso ao CFO/2007 Questo 32 So requisitos do ato administrativo: 01) imperatividade, legitimidade e motivao 02) imperatividade e auto-executoriedade 03) tipicidade, veracidade e finalidade 04) objeto, forma, motivo e finalidade 05) legitimidade, veracidade e objeto Questo 40 Dentre os atributos inerentes aos atos administrativos, pode-se destacar: 01) a finalidade, que diz respeito ao abjetivo de interesse pblico a atingir 02) a competncia, como condio primeira de validade do ato administrativo 03) a presuno de legitimidade, que decorre do princpio da legalidade da Administrao 04) o mrito, deciso administrativa valorando internamente as consequncias ou vantagens do ato 05) a imperatividade, que enseja imediata e direta execuo pela prpria Administrao, independente de ordem judicial Prova do concurso ao CFOA/2006 Questo 47 O mestre Hely Lopes Meirelles, em sua obra Direito Administrativo Brasileiro, conceitua o ato administrativo: 01) Manifestao bilateral de vontade da Administrao Pblica e do Particular, que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. 02) Manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos, ou impor obrigaes ao administrado ou a si prprio. 03) Realizao material da administrao Pblica em cumprimento de alguma deciso administrativa, tal como a construo de uma ponte, a instalao de um servio, etc. 04) Atividade pblica material, desprovida de contedo de direito. 05) Conjugao de vontades de duas ou mais pessoas fsicas ou jurdicas. Prova do concurso ao CFSd/2007 Questo 56 Em relao aos atributos dos atos administrativos correto afirmar: a) A presuno de legitimidade no transfere o nus da prova de invalidade do ato administrativo para quem a invoca, por expressa determinao legal.

35 b) A imperatividade est presente em todos os atos adminisdtrativos, qualquer que seja a sua categoria ou espcie c) A imperatividade decorre da s existncia do ato administrativo, no dependendo de sua declarao de validade ou invalidade d) A auto-executoriedade consiste na dependncia de ordem judicial para que certos atos administrativos sejam executados pela prpria Administrao. e) A presuno de legitimidade, sempre depender de norma legal que a estabelea.

4. A ORGANIZAO ADMINISTRATIVA 4.1 Os rgos pblicos: conceito e classificao. CONCEITO De acordo com a teoria do rgo, prevalecente na doutrina, a pessoa jurdica manifesta a sua vontade por meio dos rgos, de tal modo que quando os agentes que o compem manifestam a sua vontade, como se o prprio Estado o fizesse. Seria a idia de imputao, ou teoria da imputabilidade, donde imputa-se ao Estado aquilo que seus agentes fizerem desde que nessa qualidade de agente, investidos de poder jurdico conferido pela lei. O rgo parte integrante do Estado. como o rgo do corpo humano vivo. Para Maria Sylvia, rgo pblico uma unidade que congrega atribuies exercidas pelos agentes pblicos que o integram, com o objetivo de expressar a vontade do Estado. Para Celso Antnio Bandeira de Mello, os rgos nada mais significam que crculos de atribuies, os feixes individuais de poderes funcionais repartidos no interior da personalidade estatal e expressados atravs dos agentes neles providos. So unidades abstratas que sintetizam os vrios crculos de atribuies do Estado. A vontade e a ao do Estado (manifestada por seus rgos) so constitudas na e pela vontade e ao dos agentes; ou seja: Estado e rgos que o compem se exprimem atravs dos agentes. Os rgos no se confundem com a pessoa jurdica (Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios) embora seja uma de suas partes integrantes. O rgo tambm no se confunde com o agente. Para Hely Lopes Meirelles cada rgo tem necessariamente funes, cargos e agentes, mas distinto desses elementos, que podem ser modificados, substitudos ou retirados sem supresso da unidade orgnica: funes podem ser alteradas, cargos podem ser vagos, os titulares dos cargos mudados, mas isso no acarreta a extino do rgo. Para a Lei n. 9.784/99 (Lei do Processo Administrativo na Adm. Pblica Federal), art. 1, 2, I, a unidade de atuao integrante da estrutura da Administrao direta e da indireta. Logo, os rgos no tm personalidade jurdica. CLASSIFICAO

36

PARA CELSO ANTNIO BANDEIRA DE MELLO: Quanto estrutura, podem ser divididos em (a) simples, conforme suas decises sejam formadas e manifestadas individualmente por seus agentes (Ex. PMBA, CPM) (b) colegiais, conforme suas decises sejam formadas e manifestadas coletivamente pelo conjunto de agentes que os integram (Ex. Supremo Tribunal Federal, Comisso de Promoo de Oficiais, Conselho de Ensino da Academia de Polcia Militar) Quanto s funes que exercem, so tradicionalmente classificados em (a ) ativos, que so os que expressam decises estatais para o cumprimento dos fins de pessoa jurdica (Ex. Presidncia da Repblica); (b) de controle, que so os prepostos a fiscalizar e controlar a atividade de outros rgos ou agentes (Controladoria Geral da Unio-CGU) (c) consultivos, que so os de aconselhamento e elucidao (pareceres) para que sejam tomadas as providncias pertinentes pelos rgos ativos (Procuradoria Geral do Estado). PARA MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO 1. Quanto esfera de atuao: a) centrais, que exercem atribuies em todo o territrio (Ministrio da Educao, em todo o territrio nacional; Secretaria da Sade, em todo o Estado) b) locais, que atuam sobre uma parte do territrio (Delegacias de Polcia, CIPM) PARA HELY LOPES MEIRELLES Quanto posio estatal: a) independentes, so os originrios da Constituio e representativos dos trs Poderes do Estado, sem qualquer subordinao hierrquica ou funcional. Ex. Chefia do executivo, Casas Legislativas, Ministrio pblico. b) autnomos, os que se localizam na cpula das Administrao, subordinados diretamente chefia dos rgos independentes. Ex. Ministrios, Secretarias. c) superiores, so rgos de direo, controle e comando, mas sujeitos subordinao e ao controle hierrquico de uma chefia, no gozando de autonomia administrativa nem financeira. Ex. CPM d) subalternos, so os que se acham subordinados hierarquicamente a rgos superiores de deciso, exercendo principalmente funes de execuo. Ex. UDE do CPM Quanto estrutura: a) simples, constitudos por um nico centro de atribuies, sem subdivises internas. Ex. Assistncia Militar do Tribunal de Justia b)compostos, constitudos por vrios rgos. Ex. Ministrios, PMBA. Quanto composio a) singulares, quando composto por um nico agente. Ex. Juiz de Direito, Presidncia da Repblica b) coletivos, quando integrados por vrios agentes. Ex. TC

37

QUESTO 33 CONCURSO AO CFOPM/2007 Conceitualmente, rgo pblico pode ser definido como: a) unidade que congrega atribuies exercidas pelos agentes pblicos que a integram, com o objetivo de expressar a vontade do estado b) pessoa jurdica que manifesta a sua vontade atravs dos agentes que a representam c) conjunto de atribuies complexas, formadas por empregados e empregadores d) entidade que congrega atribuies exercidas por pessoas fsicas e jurdicas e) conjunto de atribuies que se confundem com os prprios agentes 4.2 ENTIDADES ADMINISTRATIVAS: CONCEITO E ESPCIES. Antes de adentrar ao tema, faz-se necessrio falar em centralizao e descentralizao, bem como em administrao direta e indireta. Centralizao e Descentralizao. Centralizao. Diz-se que a atividade administrativa centralizada quando exercida pelo prprio Estado, ou seja, o Estado atua diretamente por meio dos seus rgos. , enquanto que. Descentralizao. Na descentralizao o Estado atua indiretamente, pois o faz atravs de outras pessoas, seres juridicamente distintos dele, ainda quando sejam criaturas suas e por isto mesmo se constituam em parcelas personalizadas da totalidade do aparelho administrativo estatal. O Estado transfere o exerccio de atividades que lhe so pertinentes para particulares, ou cria pessoas auxiliares suas, para desempenhar os seus cometimentos. Assim, diz-se que a atividade administrativa descentralizada quando exercida, em uma das formas mencionadas, por pessoa ou pessoas distintas do Estado. Administrao direta e indireta Nos termos do Decreto-lei 200, Administrao direta a que se constitui dos servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos Ministrios (art.4, I), e Administrao indireta que compreende as seguintes categorias de entidades dotadas de personalidades jurdicas prpria: a) Autarquia; b) Empresas Pblicas; c) Sociedades de economia Mista; d) Fundaes pblicas. FIGURAS DA ADMINISTRAO INDIRETA AUTARQUIAS Definio AUTARQUIAS So pessoas jurdicas de Direito Pblico de capacidade exclusivamente administrativa. Segundo o Decreto-lei 200, autarquia o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica (perante terceiros as autarquias so responsveis pelos prprios comportamentos, e a responsabilidade do Estado, em relao a eles, apenas subsidiria), patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da administrao pblica que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. As autarquias so pessoas jurdicas de direito pblico criadas para a prestao de servios pblicos, contando com capital exclusivamente pblico, ou seja, as autarquias so

38 regidas integralmente por regras de direito pblico, podendo, to-somente, serem prestadoras de servios pblicos e contando com capital oriundo da Administrao Direta. So pessoas jurdicas de Direito Pblico, com capacidade exclusivamente administrativa, criadas pelo Estado, por lei especfica (art. 37, XIX), de iniciativa do Poder Executivo (art. 61, 1., II, e, da CF/88), para auxili-lo (o Estado) em suas atividades tpicas da Administrao Pblica, isto , para a prestao de servios pblicos, contando com capital exclusivamente pblico (ex.: DETRAN, UFBA, INSS, DNER, etc). Para Maria Sylvia, autarquia pessoa jurdica de Direito Pblico, criada por lei, com capacidade de auto-administrao, para desempenho de servio pblico descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei. Criao (art. 37, XIX, CF/88) As autarquias s por lei especfica podem ser criadas, o que est expressamente estabelecido na prpria Constituio (art. 37, XIX). Assim tambm, s por lei podem ser extintas. A EC n. 19 dispe que as autarquias sero criadas por lei especfica de iniciativa do Poder Executivo (art. 61, 1., II, e, da CF/88). Cada autarquia criada dever ter uma lei prpria, uma lei especfica. Caractersticas

Dirigentes Prprios: depois de criadas, as autarquias possuem uma vida independente, contando com dirigentes prprios. Patrimnio Prprio. Liberdade Financeira: as autarquias possuem verbas prprias (surgem como resultado dos servios que presta) e verbas oramentrias (so aquelas decorrentes do oramento). Tero liberdade para manejar as verbas que recebem como acharem conveniente, dentro dos limites da lei que as criou. Liberdade Administrativa: as autarquias tm liberdade para desenvolver os seus servios como acharem mais conveniente (comprar material, contratar pessoal etc.), dentro dos limites da lei que as criou.

Controle Sendo, como so, pessoas jurdicas, as autarquias gozam de liberdade administrativa nos limites da lei que as criou; no so subordinadas a rgo algum do Estado, mas apenas controladas. O controle das autarquias (tutela o poder que assiste Administrao Central de influir sobre elas com o propsito de conform-las ao cumprimento dos objetivos pblicos em vista dos quais foram criadas, harmonizando-as com a atuao administrativa global do Estado (superviso ministerial). So objetivos do controle ou superviso assegurar o cumprimento dos objetivos fixados em seu ato de criao; harmonizar sua atuao com a poltica e programao do governo no correspondente setor de atividade; zelar pela obteno de eficincia administrativa e pelo asseguramento de sua autonomia administrativa, operacional e financeira. No existe hierarquia ou subordinao entre as autarquias e a Administrao Direta. Embora no se fale em hierarquia e subordinao, h que se falar, entretanto, em um controle de

39 legalidade, ou seja, a Administrao direta controlar os atos das autarquias para observar se esto dentro da finalidade e dentro dos limites legais. Responsabilidade As autarquias respondem pelas dvidas e obrigaes contradas por elas, portanto, tem personalidade jurdica. A Administrao direta tem responsabilidade subsidiria quanto s dvidas e obrigaes das autarquias, ou seja, a Administrao Direta somente poder ser acionada depois de exaurido todo o patrimnio das autarquias. As autarquias tambm tero responsabilidade objetiva quanto aos atos praticados pelos seus funcionrios (art. 37, 6., CF/88), respondendo pelos prejuzos que esses causarem a terceiros. Autarquias especiais ou sob regime especial Agncias reguladoras Com a reforma administrativa, surgiram algumas autarquias qualificadas como autarquias sob regime especial. So elas as denominadas agncias reguladoras. So figuras muito recentes em nosso ordenamento jurdico. Possuem natureza jurdica de autarquias de regime especial, so pessoas jurdicas de Direito Pblico com capacidade administrativa, aplicando-se a elas todas as regras das autarquias. Possuem como objetivo regular e fiscalizar a execuo de servios pblicos. Elas no executam o servio propriamente, elas o fiscalizam. A nica particularidade marcante do tal regime especial a nomeao pelo Presidente da Repblica, sob aprovao do Senado, dos dirigentes da autarquia, com garantia, em prol destes, de mandato a prazo certo, que no pode ser capaz de ultrapassar o perodo de governo da autoridade que procedeu s nomeaes. As agncias reguladoras so autarquias sob regime especial, ultimamente criadas com a finalidade de disciplinar e controlar certas atividades. Exemplos: Agncia Nacional de Telecomunicaes - ANATEL. Agncia Nacional do Cinema - ANCINE. Agncia Nacional do Petrleo- ANP. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria - ANVISA Agncia Nacional de guas - ANA. Banco Central (art. 21 da CF/88) Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Agncias executivas Trata-se de atributo conferido a certas autarquias por iniciativa da Administrao Direta, visando atingir certas metas em troca de uma maior autonomia gerencial, oramentria e financeira por meio de um contrato de gesto. No se cria uma nova figura, so apenas prerrogativas dadas a autarquias e fundaes temporariamente. O instrumento para conferir essas prerrogativas o contrato de gesto, que est previsto em lei. Contrato de Gesto um contrato administrativo celebrado entre a Administrao Direta e a Indireta, visando o cumprimento de certas metas em troca de uma maior autonomia gerencial, oramentria e financeira (art. 37, 8., da CF/88).

40 EMPRESAS PBLICAS Definio Empresas pblicas so pessoas jurdicas de Direito Privado, criadas para a prestao de servios pblicos ou para a explorao de atividades econmicas que contam com capital exclusivamente pblico e so constitudas por qualquer modalidade empresarial. Se a empresa pblica prestadora de servios pblicos, estar submetida a regime jurdico pblico. Se a empresa pblica exploradora de atividade econmica, estar submetida a regime jurdico igual ao da iniciativa privada. Alguns exemplos de empresas pblicas:

BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social): embora receba o nome de banco, no trabalha como tal. A nica funo do BNDS financiar projetos de natureza social. uma empresa pblica prestadora de servios pblicos. EMURB (Empresa Municipal de Urbanizao): estabelece um contrato de gerenciamento com a Administrao Pblica. a empresa responsvel pelo gerenciamento e acompanhamento de todas as obras dentro do Municpio de So Paulo. empresa pblica prestadora de servio pblico. EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos): prestadora de servio pblico (art. 21, X, da CF/88). Caixa Econmica Federal: atua no mesmo segmento das empresas privadas, concorrendo com os outros bancos. empresa pblica exploradora de atividade econmica. RadioBrs: empresa pblica responsvel pela Voz do Brasil. prestadora de servio pblico.

Criao A lei no cria, somente autoriza a criao das empresas pblicas, ou seja, independentemente da atividade que desenvolvam, a lei somente autorizar a criao das empresas pblicas, no conferindo a elas personalidade jurdica. A empresa pblica ser prestadora de servios pblicos ou exploradora de atividade econmica. A CF/88 somente admite a empresa pblica para explorao de atividade econmica em duas situaes (art. 173 da CF/88):

fazer frente a uma situao de segurana nacional; fazer frente a uma situao de relevante interesse coletivo.

A empresa pblica deve obedecer aos princpios da ordem econmica, visto que concorre com a iniciativa privada. Quando o Estado explora, portanto, atividade econmica por intermdio de uma empresa pblica, no podero ser conferidas a ela vantagens e prerrogativas diversas das da iniciativa privada (princpio da livre concorrncia). Caractersticas

41 As empresas pblicas, independentemente da personalidade jurdica, tm as seguintes caractersticas:

liberdade financeira: tm verbas prprias, mas tambm so contempladas com verbas oramentrias; liberdade administrativa: tm liberdade para contratar e demitir pessoas, devendo seguir as regras da CF/88. Para contratar, devero abrir concurso pblico; para demitir, dever haver motivao. Podero adquirir bens, mas dever haver uma licitao; dirigentes prprios; patrimnio prprio.

Controle No existe hierarquia ou subordinao entre as empresas pblicas e a Administrao Direta, independentemente de sua funo. Poder a Administrao Direta fazer controle de legalidade e finalidade dos atos das empresas pblicas, visto que estas esto vinculadas quela. S possvel, portanto, controle de legalidade finalstico.

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA Definio As sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de Direito Privado criadas para a prestao de servios pblicos ou para a explorao de atividade econmica, contando com capital misto e constitudas somente sob a forma empresarial de S/A (sociedade annima). Alguns exemplos de sociedade mista:

Exploradoras de atividade econmica: Banco do Brasil e Banespa. Prestadora de servios pblicos: Petrobrs, Metr, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) e CPOS (Companhia Paulista de Obras e Servios, empresa responsvel pelo gerenciamento da execuo de contratos que envolvem obras e servios pblicos no Estado de So Paulo).

Criao As sociedades de economia mista integram a Administrao Indireta e todas as pessoas que a integram precisam de lei para autorizar sua criao, sendo que elas sero legalizadas por meio do registro de seus estatutos. A lei, portanto, no cria, somente autoriza a criao das sociedades de economia mista, ou seja, independentemente das atividades que desenvolvam, a lei somente autorizar a criao das sociedades de economia mista, no conferindo a elas personalidade jurdica (art. 37, XX, da CF/88).

42 Caractersticas As sociedades de economia mista tm as seguintes caractersticas:


liberdade financeira; liberdade administrativa; dirigentes prprios; patrimnio prprio.

Controle No existe hierarquia ou subordinao entre as sociedades de economia mista e a Administrao Direta, independentemente da funo dessas sociedades. O que possvel o controle de legalidade. Se os atos esto dentro dos limites da lei, as sociedades no esto subordinadas Administrao Direta, mas sim lei que as autorizou. FUNDAES PBLICAS Definio Fundao uma pessoa jurdica composta por um patrimnio personalizado, destacado pelo seu instituidor para atingir uma finalidade especfica. As fundaes podero ser tanto de direito pblico quanto de direito privado. Essa definio serve para qualquer fundao, inclusive quelas que no integram a Administrao indireta. No caso das fundaes que integram a Administrao indireta, quando forem dotadas de personalidade de direito pblico, sero regidas integralmente por regras de Direito Pblico. Quando forem dotadas de personalidade de direito privado, sero regidas por regras de direito pblico e direito privado. Tanto uma quanto outra so compostas por patrimnio personalizado. No caso da fundao pblica, destacado pela Administrao direta, que o instituidor para definir a finalidade pblica. Como exemplo de fundaes, temos: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica); Universidade de Braslia (UnB); FEBEM; FUNAI; Fundao Memorial da Amrica Latina; Fundao Padre Anchieta (TV Cultura). Caractersticas

liberdade financeira; liberdade administrativa; dirigentes prprios; patrimnio prprio: patrimnio personalizado significa que sobre ele recaem normas jurdicas que o tornam sujeito de direitos e obrigaes e ele est voltado a garantir que seja atingido a finalidade para qual foram criadas.

Controle

43 No existe hierarquia ou subordinao entre a fundao e a Administrao direta. O que existe um controle de legalidade, um controle finalstico.

Criao As fundaes so criadas no ordenamento jurdico. Se sua personalidade for de direito pblico, ser criada por lei especfica (regras de Direito Pblico). As fundaes governamentais, sejam de personalidade de direito pblico, sejam de direito privado, integram a Administrao Pblica. A lei cria e d personalidade para as fundaes governamentais de direito pblico. As fundaes governamentais de direito privado so autorizadas por lei e sua personalidade jurdica se inicia com o registro de seus estatutos. As fundaes governamentais tm patrimnio pblico. Se extinta, o patrimnio vai para a Administrao indireta, As particulares so fiscalizadas pelo MP. Questo 28 da prova do CFOPM /2007 De acordo com a Constituio, a Administrao Pblica compreende entes que devero ser criados por lei especfica, dentre os quais podem citar-se: 01) Unio, Estados e Municpios 02) Cooperativas, Fundaes e Sociedades 03) Prefeitura, Cmara de Vereadores e Congresso Nacional 04) Sociedades de Economia Mista, Cooperativas e Fundaes 05) Autarquias, Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista e Fundaes Pblicas.

44

AGENTES PBLICOS
1. DEFINIO Os agentes pblicos so a expresso mais ampla que se pode conceber para designar genrica e indistintamente os sujeitos que servem ao Poder Pblico como instrumentos expressivos de sua vontade ou ao, ainda quando o faam apenas ocasional ou episodicamente. Para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, agente pblico toda pessoa fsica que presta servios ao Estado e s pessoas jurdicas da Administrao indireta. Agente Pblico qualquer pessoa que desempenhe funes estatais, enquanto as exercita. So eles: Chefes do Poder Executivo (da Unio, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal); Senadores, Deputados e Vereadores; ocupantes de cargos ou empregos pblicos da Administrao direta do trs Poderes; os servidores das autarquias e fundaes governamentais; os servidores das empresas pblicas e sociedades de economia mista das distintas rbitas de governo; os concessionrios e permissionrios de servio pblico; os delegados de funo ou ofcio pblico (ex. notrios e oficiais de registros pblicos, como registro de nascimento etc veja art. 236 da CF - , diretor de faculdade privada) os requisitados (ex. jurados para compor o Tribunal do Jri, mesrio nas eleies, recrutados para o servio militar obrigatrio etc) os contratados sob locao civil de servios advogado contratado pelo Estado para atuar num processo especfico, ou professor contratado para dar uma palestra de abertura do ano letivo numa faculdade pblica) os gestores de negcios pblicos (ex. o particular que numa situao de emergncia atua como se bombeiro fosse salvando vidas ou guardando patrimnio pblico ou privado num acidente, fazendo as vezes de autoridade pblica) Dentre os mencionados, alguns integram o aparelho estatal, seja em sua administrao direta, seja na indireta. Outros so alheios ao aparelho estatal, permanecendo exteriores a ele. So requisitos para a caracterizao do agente pblico: a) de ordem objetiva, ou seja, considerada a natureza estatal da atividade desempenhada: a atividade deve ter por fim o interesse pblico. b) de ordem subjetiva: a investidura. O sujeito deve estar investido da competncia para praticar atos, deve estar investido dos poderes administrativos prprios de agentes pblicos. Contudo, devese levar em conta que o defeito invalidante da investidura de um agente no acarreta, por si s, a invalidade dos atos que este praticou. a conhecida teoria do funcionrio de fato (ou agente pblico de fato) segundo a qual aquela investidura que foi irregular, mas cuja situao tem aparncia de legalidade, em nome do princpio da aparncia, da boa-f dos administrados, da segurana jurdica e do princpio da presuno de legalidade dos atos administrativos, reputam-se vlidos os atos praticados pelo agente pblico, se por outra razo no forem viciados.

45

2. CLASSIFICAO DOS AGENTES PBLICOS Os agentes pblicos, de acordo com Celso Antnio Bandeira de Mello, podem ser divididos em trs grandes grupos (subdividos em outros, como veremos adiante), a saber: 1) agentes polticos; 2) servidores estatais (abrangendo os servidores pblicos e servidores das pessoas jurdicas governamentais de Direito Privado ou entidades administrativas); 3) particulares em colaborao com o Poder Pblico. Vale ressaltar que, de acordo com Maria Sylvia, aps as alteraes introduzidas na Constituio Federal pela Emenda Constitucional n. 18/98, passaram a ser quatro as categorias de agentes pblicos: 1. agentes polticos 2. servidores pblicos 3. militares, sendo estes pessoas fsicas que prestam servios s Foras Armadas Marinha, Exrcito e Aeronutica (art. 142, caput e 3, CF) - e s Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (art. 42, CF), com vnculo estatutrio sujeito a regime jurdico prprio, mediante remunerao paga pelos cofres pblicos. 4. particulares em colaborao com o Poder Pblico 1. Agentes Polticos. So os titulares dos cargos estruturais organizao poltica do Pas, ou seja, ocupantes do que integra o arcabouo constitucional do Estado, o esquema fundamental do Poder. a) Presidente da Repblica, Governadores, Prefeitos e seus respectivos vices - No mantm com o Estado vnculo de natureza profissional, mas de natureza poltica; b) Os auxiliares imediatos dos Chefes do Executivo: Ministros e Secretrios das diversas pastas. Exercem um munus pblico, ou seja, um encargo pblico; o que os qualifica para o exerccio da funo no a habilitao profissional nem a aptido tcnica, mas a qualidade de cidados. So nomeados para cargos em comisso pelo Chefe do Executivo; c) Senadores, Deputados federais e estaduais e Vereadores. A relao jurdica que os vincula ao Estado de natureza institucional, estatutria. Seus direitos e deveres no advm de contrato travado com o Poder Pblico, mas descendem diretamente da Constituio e das leis. 2. Servidores Estatais. So aqueles que entretm com o Estado e suas entidades da Administrao indireta (independentemente da sua natureza pblica ou privada), relao de trabalho de natureza profissional, de carter no eventual e sob vnculo de dependncia. Subdividem-se em dois subgrupos: Servidores Pblicos e os Servidores das pessoas governamentais de Direito Privado 2.1 Servidores das pessoas governamentais de Direito Privado. So os empregados de empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes de Direito Privado institudas pelo Poder Pblico, os quais estaro todos, obrigatoriamente, sob regime trabalhista. 2.2. Servidores Pblicos. So os que entretm com o Estado e com as pessoas de Direito Pblico da Administrao indireta (autarquias e fundaes pblicas), relao de trabalho de natureza profissional e carter no eventual, sob vnculo de dependncia. Para Maria Sylvia, servidor pblico expresso empregada ora em sentido amplo, para designar todas as pessoas fsicas que prestam servios ao Estado e s entidades da Administrao Indireta, com vnculo empregatcio, ora em sentido restrito, que exclui os que

46 prestam servios s entidades com personalidade jurdica de direito privado. A autora define servidores pblicos, em sentido amplo, como as pessoas fsicas que prestam servios ao estado e s entidades da Administrao Indireta, com vnculo empregatcio e mediante remunerao paga pelos cofres pblicos. Os servidores pblicos podem ser:
a) Servidores titulares de cargos pblicos na Administrao Direta (antes denominados de funcionrios pblicos), nas autarquias e fundaes de Direito Pblico da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, no Poder Judicirio e na esfera administrativa do Legislativo; b) Servidores empregados na Administrao Direta e na Administrao Indireta de Direito Pblico (pessoas acima mencionadas). Empregado pblico o servidor que titulariza um emprego. Est sob o regime celetista, que no o mesmo regime celetista da iniciativa privada. Pelo art. 37, inc. II, da Constituio Federal, a investidura acontece por concurso pblico. Estes servidores podem encontrar-se em uma das seguintes situaes: terem sido admitidos sob vnculo de emprego para funes materiais subalternas (de servente, motorista, jardineiro, etc.); contratados, nos termos do art. 37, IX, da Constituio, sob vnculo trabalhista, para o atendimento de necessidade de excepcional interesse pblico; remanescentes do regime anterior, nos termos do art. 19 do ADCT.

3. Particulares em colaborao com a Administrao. So aqueles que, sem perderem sua qualidade de particulares, de pessoas alheias intimidade do aparelho estatal (com exceo dos recrutados para o servio militar), exercem funo pblica ainda que s vezes apenas em carter episdico. a) requisitados para a prestao de atividade pblica: jurados, membros de Mesa receptora ou apuradora de votos (mesrios nas eleies); recrutados para o servio militar obrigatrio, etc. b) gestores de negcios pblicos, os quais, por conta prpria, assumem a gesto da coisa pblica perante situaes anmalas para acudir necessidades pblicas prementes. (ex. o particular que numa situao de emergncia atua como se bombeiro fosse salvando vidas ou guardando patrimnio pblico ou privado num acidente, fazendo as vezes de autoridade pblica) c) contratados por locao civil de servios (ex. um ilustre professor contratado para dar aula numa faculdade pblica, por certo perodo). d) concessionrios e permissionrios de servios pblicos (funcionrios da COELBA), bem como delegados de funo ou ofcio pblico (notrios da Justia e Diretores de Faculdades reconhecidas). Vejamos o quadro esquemtico:
Espcie Conceito So os titulares dos cargos estruturais organizao poltica do Pas, ou seja, ocupantes dos que integram o arcabouo constitucional do Estado, o esquema Sujeitos Caractersticas

1. Agentes Polticos

a) Presidente da Repblica,
Governadores, Prefeitos e seus respectivos vices;

No mantm com o
Estado vnculo de natureza profissional, mas de natureza poltica; Exercem um munus pblico, ou seja, o que os

b) Os auxiliares imediatos
dos Chefes do

47
fundamental do Poder. Executivo: Ministros e Secretrios das diversas pastas; qualifica para o exerccio da funo no a habilitao profissional, a aptido tcnica, mas a qualidade de cidados; A relao jurdica que os vincula ao Estado de natureza institucional, estatutria. Seus direitos e deveres no advm de contrato travado com o Poder Pblico, mas descendem diretamente da Constituio e das leis.

c) Senadores,
A G E N T E S P B L I C O 2. Servidores Estatais S Dividem-se em dois grandes grupos:

Deputados federais, estaduais e Vereadores.

So aqueles que entretm com o Estado e suas entidades da Administrao indireta (independentemente da sua natureza pblica ou privada), relao de trabalho de natureza profissional, de carter no eventual e sob vnculo de dependncia. So os que entretm com o Estado e com as pessoas de Direito Pblico da Administrao indireta (autarquias e fundaes pblicas), relao de trabalho de natureza profissional e carter no eventual, sob vnculo de dependncia. c) Servidores titulares de cargos pblicos na Administrao Direta (antes denominados de funcionrios pblicos), nas autarquias e fundaes de Direito Pblico da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, no Poder Judicirio e na esfera administrativa do Legislativo; d) Servidores empregados na Administrao Direta e na Administrao Indireta de Direito Pblico (pessoas acima mencionadas).

2.1.Servidores Pblicos

Estes servidores podem encontrar-se em uma das seguintes situaes: terem sido admitidos sob vnculo de emprego para funes materiais subalternas (de servente, motorista, jardineiro, etc.); contratados, nos termos do art. 37, IX, da Constituio, sob vnculo trabalhista, para o atendimento de necessidade de excepcional interesse pblico; remanescentes do regime anterior, no qual se admitia (ainda que muitas vezes inconstitucionalmente)

48
amplamente o regime de emprego

2.2.

Servidores das pessoas governamentais de Direito Privado.

So os empregados de empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes de Direito Privado institudas pelo Poder Pblico, os quais estaro todos, obrigatoriamente, sob regime trabalhista. So aqueles que, sem perderem sua qualidade de particulares, de pessoas alheias intimidade do aparelho estatal (com exceo dos recrutados para o servio militar), exercem funo pblica ainda que s vezes apenas em carter episdico.

3. Particulares em colaborao com a Administrao

e) requisitados para a prestao de atividade pblica: jurados, membros de Mesa receptora ou apuradora de votos; recrutados para o servio militar obrigatrio, etc. f) gestores de negcios pblicos, os quais assumem a gesto da coisa pblica perante situaes anmalas para acudir necessidades pblicas prementes. g) contratados por locao civil de servios (como p. ex., um advogado ilustre contratado para sustentao oral perante Tribunais). h) concessionrios e permissionrios de servios pblicos, bem como delegados de funo ou ofcio pblico (notrios da Justia e Diretores de Faculdades reconhecidas).

Agentes Pblicos, de acordo com Hely Lopes Meirelles Agentes Pblicos. Conceito. So todas as pessoas fsicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exerccio de alguma funo estatal. Os agentes pblicos, gnero que acima conceituamos, repartem-se inicialmente em quatro espcies ou categorias bem diferenadas, a saber: agentes polticos, agentes administrativos, agentes honorficos e agentes delegados. Agentes polticos. So os componentes do Governo nos seus primeiros escales, investidos em cargos, funes, mandatos ou comisses, por nomeao, eleio, designao ou delegao para o exerccio de atribuies constitucionais. Nessa categoria, os Chefes do Executivo (Presidente da Repblica, Governadores e Prefeitos) e seus auxiliares imediatos (Ministros, Secretrios de Estado e Secretrios do Municpio); os membros das corporaes

49 legislativas (Senadores, deputados e Vereadores); membros dos Tribunais de Contas e representantes diplomticos. Agentes administrativos. So todos aqueles que se vinculam ao Estado ou s suas entidades autrquicas e fundacionais por relaes profissionais, sujeitos hierarquia funcional e ao regime jurdico nico da entidade estatal a que servem. So investidos a ttulo de emprego e com retribuio pecuniria, em regra por nomeao, e, excepcionalmente, por contrato de trabalho ou credenciamento. A categoria de agentes administrativos - espcie do gnero agente pblico - constitui a imensa massa dos prestadores de servios pblicos Administrao direta e indireta do Estado nas seguintes modalidades admitidas pela Constituio Federal: a) servidores pblicos concursados (art. 37, II); b) servidores pbicos exercentes de cargo em comisso ou funo de confiana (art. 37, V, CF); servidores temporrios, contatados por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico (art. 37, IX). Agentes honorficos. So cidados convocados, designados ou nomeados para prestar, transitoriamente, determinados servios ao estado, em razo de sua condio cvica, de sua honorabilidade, ou de sua notria capacidade profissional, mas sem qualquer vnculo empregatcio ou estatutrio, e, normalmente, sem remunerao. Tais servios constituem o chamado mnus pblico, ou servios pblicos relevantes, de que so exemplos a funo de jurado, de mesrio eleitoral, de comissrio de menores, de presidente ou membro de comisso de estudo ou de julgamento e outros dessa natureza. Agentes delegados. So particulares que recebem a incumbncia da execuo de determinada atividade, obra ou servio pblico e o realizam em nome prprio, por sua conta e risco, mas segundo as normas do Estado e sob permanente fiscalizao do delegante. Esses agentes no so servidores pblicos, nem honorficos, nem representantes do Estado. Todavia, constituem uma categoria parte de colaboradores do poder Pblico. So os concessionrios e permissionrios de obras e servios pblicos, os serventurios de ofcios ou cartrios no estatizados, os leiloeiros, os tradutores e intrpretes pblicos. Agentes credenciados. So os que recebem a incumbncia da administrao para represent-la em determinado ato ou praticar certa atividade especfica, mediante remunerao do poder Pblico credenciante.

QUESTES DE PROVAS

Concurso CFOPM/2008 Questo 53 Agentes Pblicos so todas as pessoas fsicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exerccio de alguma funo estatal. Assim sendo, a alternativa que indica a classificao dos agentes pblicos aquela que trata os agentes: a) estveis e no estveis b) pblicos, voluntrios e privados c) de sade e de fiscalizao administrativa

50 d) polticos, administrativos, honorficos, delegados e credenciados e) de atividades gerenciais, de coleta de dados e auxiliar.

CONCURSO CFO/2007 Questo 34 Define-se servidor pblico como: 01) um grupo de pessoas fsicas que prestam servios ao Estado e s entidades da Administrao indireta, com vnculo empregatcio e mediante remunerao paga pelos cofres pblicos. 02) o conjunto de componentes do governo, que esto exclusivamente nos seus primeiros escales, investidos em cargos, funes, mandatos e comisso. 03) um conjunto de pessoas fsicas que prestam servios ao Estado, sem vnculo empregatcio, com ou sem remunerao. 04) toda pessoa fsica que presta servio ao Estado e s pessoas jurdicas da Administrao indireta. 05) todo aquele que mantm vnculo de trabalho profissional com as entidades governamentais. Questo 35 O ingresso no servio pblico militar ocorre por: 01) seleo 02) contratao direta 03) recrutamento apenas 04) nomeao em cargo de comisso, de livre nomeao 05) recrutamento normalmente e, excepcionalmente, por concurso.

51

LEI N 7.990 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2001 Dispe sobre o Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia e d outras providncias. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, fao saber que a Assemblia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: TTULO I GENERALIDADES CAPTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 2 - Os integrantes da Polcia Militar do Estado da Bahia constituem a categoria especial de servidores pblicos militares estaduais denominados policiais militares, cuja carreira integrada por cargos tcnicos estruturados hierarquicamente. Art. 3 - A hierarquia e a disciplina so a base institucional da Polcia Militar. 1 - A hierarquia policial militar a organizao em carreira da autoridade em nveis diferentes, dentro da estrutura da Polcia Militar, consubstanciada no esprito de acatamento seqncia de autoridade. 2 - Disciplina a rigorosa observncia e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposies que fundamentam o organismo policial militar e coordenam seu funcionamento regular e harmnico, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo. 3 - A disciplina e o respeito hierarquia devem ser observados e mantidos em todas as circunstncias da vida, entre os policiais militares. CAPTULO II DO INGRESSO NA POLCIA MILITAR SEO I DOS REQUISITOS E CONDIES PARA O INGRESSO Art. 5 - So requisitos e condies para o ingresso na Polcia Militar: I. II. III. IV. V. ser brasileiro nato ou naturalizado; ter o mnimo de dezoito e o mximo de trinta anos de idade; estar em dia com o Servio Militar Obrigatrio; ser eleitor e achar-se em gozo dos seus direitos polticos; possuir idoneidade moral, comprovada por meio de folha corrida policial militar e judicial, na forma prevista em edital;

52
VI. aptido fsica e mental, comprovada mediante exames mdicos, testes fsicos e exames psicolgicos, na forma prevista em edital; VII. possuir estatura mnima de 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para as candidatas do sexo feminino; VIII. possuir a escolaridade ou formao profissional exigida ao acompanhamento do curso de formao a que se candidata, na forma prevista em edital. Art. 6 - O ingresso na Polcia Militar assegurado aos aprovados em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, mediante matrcula em curso profissionalizante, observadas as condies prescritas nesta Lei, nos Regulamentos e nos respectivos editais de concurso da Instituio. CAPTULO III DA HIERARQUIA POLICIAL MILITAR SEO I DA ESCALA HIERRQUICA Art. 9 - Os postos e graduaes da escala hierrquica so os seguintes:

I.
a) b) c) d) e) II.

Oficiais:
Coronel PM; Tenente Coronel PM; Major PM; Capito PM; 1 Tenente PM. Praas Especiais: a) Aspirante a Oficial PM; b) Aluno a Oficial PM; c) Aluno do Curso de Formao de Sargentos PM; d) Aluno do Curso de Formao de Soldados PM.

III. Praas: a) Sargento PM; b) Soldado PM 1 Classe. Art. 10 - Posto o grau hierrquico do Oficial, conferido por ato do Governador do Estado e registrado em Carta Patente; Graduao o grau hierrquico do Praa conferido pelo Comandante Geral da Polcia Militar. SEO II DA PRECEDNCIA Art. 11 - A precedncia entre policiais militares da ativa, do mesmo grau hierrquico, assegurada pela antigidade no posto ou graduao e pelo Quadro, salvo nos casos de precedncia funcional estabelecida em Lei. 1 - A antigidade em cada posto ou graduao contada a partir da data da assinatura do ato da respectiva promoo ou nomeao, salvo quando for fixada outra data. 3 - Nos casos de nomeao coletiva por concluso de curso e promoo ao primeiro posto ou graduao, prevalecer, para efeito de antigidade, a ordem de classificao obtida no curso.

53

4 - Em igualdade de posto ou graduao, os policiais militares da ativa tm precedncia sobre os da inatividade. 6 - Em igualdade de posto, os Oficiais do Quadro de Segurana tero precedncia sobre os Oficiais do Quadro de Oficiais Auxiliares da Polcia Militar e estes tero precedncia sobre os Oficiais do Quadro Complementar de Oficiais Policiais Militares. 7 - A precedncia entre os Praas Especiais e aos demais assim regulada: a) o Aspirante Oficial hierarquicamente superior aos praas; b) o Aluno Oficial hierarquicamente superior aos Subtenentes; c) o Aluno do Curso de Formao de Sargentos hierarquicamente superior ao Cabo. TTULO II CAPTULO I DAS FORMAS DE PROVIMENTO Art. 12 - So formas de provimento do cargo de policial militar: I - nomeao; II - reverso; III - reintegrao. Art. 13 - A nomeao far-se- em carter permanente, quando se tratar de provimento em cargo da carreira ou em carter temporrio, para cargos de livre nomeao e exonerao. 1 - A investidura nos cargos dar-se- com a posse e o efetivo exerccio com o desempenho das atribuies inerentes aos cargos. 2 - So competentes para dar posse o Governador do Estado e o Comandante Geral da Polcia Militar. Art. 14 - A reverso o ato pelo qual o policial militar agregado retorna escala hierrquica, to logo cesse o motivo que determinou a sua agregao, ocupando lugar que lhe competir na respectiva escala numrica, na primeira vaga que ocorrer. Art. 15 - A reintegrao o retorno do policial militar demitido ao cargo anteriormente ocupado ou o resultante de sua transformao, quando invalidado o ato de afastamento pela via judicial, por sentena transitada em julgado, ou pela via administrativa, nos termos do art. 91 desta Lei. CAPTULO II DAS SITUAES INSTITUCIONAIS DA POLCIA MILITAR Art. 19 - Os Praas Especiais so os Aspirantes a Oficial, Alunos dos diversos cursos de formao. Art. 20 - Integram a categoria dos Praas Especiais: I. os Aspirantes a Oficial; II. os Alunos do Curso de Formao de Oficiais do Quadro de Oficiais Policiais Militares;

54
III. os Alunos do Curso de Formao de Oficiais do Quadro Complementar; os Alunos do Curso de Formao Oficiais Auxiliares; os Alunos do Curso de Formao de Sargentos; os Alunos do Curso de Formao de Soldados.

IV. V. VI.

CAPTULO III DA ESTABILIDADE Art. 35 - O policial militar, habilitado em concurso pblico e nomeado para cargo de sua carreira, adquirir estabilidade ao completar trs anos de efetivo exerccio, desde que seja aprovado no estgio probatrio, por ato homologado pela autoridade competente. Art. 36 - O estgio probatrio compreende um perodo de trinta e seis meses, durante o qual sero observadas a aptido e capacidade para o desempenho do cargo, observados, entre outros, os seguintes fatores: I. II. III. IV. V. VI. assiduidade; disciplina; observncia das normas hierrquicas e tica militar; responsabilidade; capacidade de adequao para cumprimento dos deveres militares; eficincia.

2 - O perodo em que o praa especial encontrar-se no curso de formao ser computado para o estgio probatrio de que trata este artigo.
TTULO III DA DEONTOLOGIA POLICIAL MILITAR SEO I DOS VALORES POLICIAIS MILITARES Art. 38 - So manifestaes essenciais dos valores policiais militares: I. II. III. IV. V. VI. o sentimento de servir sociedade, traduzido pela vontade de cumprir o dever policial militar e pelo integral devotamento preservao da ordem pblica e garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana; o civismo e o respeito s tradies histricas; a f na elevada misso da Polcia Militar; o orgulho do policial militar pela Instituio; o amor profisso policial militar e o entusiasmo com que exercida; o aprimoramento tcnico-profissional. SEO II DA TICA POLICIAL MILITAR Art. 39 - O sentimento do dever, a dignidade policial militar e o decoro da classe impem a cada um dos integrantes da Polcia Militar conduta moral e profissional irrepreensveis, tanto durante o servio quanto fora dele, com observncia dos seguintes preceitos da tica policial militar: I. II. amar a verdade e a responsabilidade como fundamento da dignidade pessoal; exercer com autoridade, eficincia, eficcia, efetividade e probidade as funes que lhe couberem em decorrncia do cargo;

55
III. IV. respeitar a dignidade da pessoa humana; cumprir e fazer cumprir as Leis, os regulamentos, as instrues e as ordens das autoridades competentes, exceo das manifestamente ilegais; V. ser justo e imparcial no julgamento dos atos e na apreciao do mrito dos subordinados; VI. zelar pelo preparo moral, intelectual e fsico prprio e dos subordinados, tendo em vista o cumprimento da misso comum; VII. praticar a solidariedade e desenvolver permanentemente o esprito de cooperao; VIII. ser discreto em suas atitudes e maneiras e polido em sua linguagem falada e escrita; IX. abster-se de tratar de matria sigilosa, de qualquer natureza, fora do mbito apropriado; X. cumprir seus deveres de cidado; XI. manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; XII. comportar-se educadamente em todas as situaes; XIII. conduzir-se de modo que no sejam prejudicados os princpios da disciplina, do respeito e do decoro policial militar; XIV. abster-se de fazer uso do posto ou da graduao para obter facilidades pessoais de qualquer natureza ou para encaminhar negcios particulares ou de terceiros; XV. abster-se, na inatividade, do uso das designaes hierrquicas quando: a) em atividade poltico-partidria; b) em atividade comercial ou industrial; c) para discutir ou provocar discusses pela imprensa a respeito de assuntos polticos ou policiais militares, excetuando-se os de natureza exclusivamente tcnica, se devidamente autorizado; d) no exerccio de funes de natureza no policiais militares, mesmo oficiais. XVI. zelar pelo bom conceito da Polcia Militar; XVII. zelar pela economia do material e a conservao do patrimnio pblico. Art. 40 - Ao policial militar da ativa vedado comerciar ou tomar parte na administrao ou gerncia de sociedade ou dela ser scio ou participar, exceto como acionista ou quotista, em sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Pargrafo nico - No intuito de aperfeioar a prtica profissional permitido aos oficiais do Quadro Complementar de Oficiais Policiais Militares o exerccio de sua atividade tcnicoprofissional no meio civil, desde que compatvel com as atribuies do seu cargo e com o horrio de trabalho, respeitadas as limitaes constitucionais. TTULO IV DO REGIME DISCIPLINAR CAPTULO I DOS DEVERES POLICIAIS MILITARES SEO I CONCEITUAO Art. 41 - Os deveres policiais militares emanam de um conjunto de vnculos morais e racionais, que ligam o policial militar ptria, Instituio e segurana da sociedade e do ser humano, e compreendem, essencialmente:

56
I. a dedicao integral ao servio policial militar e a fidelidade Instituio a que pertence; II. o respeito aos Smbolos Nacionais; III. a submisso aos princpios da legalidade, da probidade, da moralidade e da lealdade em todas as circunstncias; IV. a disciplina e o respeito hierarquia; V. o cumprimento das obrigaes e ordens recebidas, salvo as manifestamente ilegais; VI. o trato condigno e com urbanidade a todos; VII. o compromisso de atender com presteza ao pblico em geral, prestando com solicitude as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; VIII. a assiduidade e pontualidade ao servio, inclusive quando convocado para cumprimento de atividades em horrio extraordinrio. SEO II DO COMANDO E DA SUBORDINAO Art. 47 - Aos praas especiais, em curso de formao, cabe a rigorosa observncia das prescries dos regulamentos que lhes so pertinentes, exigindo-se-lhes inteira dedicao ao estudo e ao aprendizado tcnico-profissional, ficando vedado o emprego em atividade operacional ou administrativa, salvo em carter de instruo.

CAPTULO II DA VIOLAO DAS OBRIGAES E DOS DEVERES POLICIAIS MILITARES SEO I DA ATRIBUIO DE RESPONSABILIDADES. Art. 48 - O policial militar em funo de comando responde integralmente pelas decises que tomar, pelas ordens que emitir, pelos atos que praticar, bem como pelas conseqncias que deles advierem. 1 - Cabe ao policial militar subordinado, ao receber uma ordem, solicitar os esclarecimentos necessrios ao seu total entendimento e compreenso. 2 - Cabe ao executante que exorbitar no cumprimento de ordem recebida, a responsabilidade pessoal e integral pelos excessos e abusos que cometer. Art. 49 - A violao das obrigaes ou dos deveres policiais militares poder constituir crime ou transgresso disciplinar, segundo disposto na legislao especfica. Art. 50 - O policial militar responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. SEO II DAS TRANSGRESSES DISCIPLINARES Art. 51 - So transgresses do policial militar:

57
I. no levar ao conhecimento da autoridade competente, no mais curto prazo, falta ou irregularidade que presenciar ou de que tiver cincia e couber reprimir; II. deixar de punir o transgressor da disciplina; III. retardar a execuo de qualquer ordem, sem justificativa; IV. no cumprir ordem legal recebida; V. simular doena para esquivar-se ao cumprimento de qualquer dever, servio ou instruo; VI. deixar, imotivadamente, de participar a tempo autoridade imediatamente superior, impossibilidade de comparecer OPM ou a qualquer ato de servio; VII. faltar ou chegar atrasado injustificadamente qualquer ato de servio em que deva tomar parte ou assistir; VIII. permutar servio sem permisso da autoridade competente; IX. abandonar servio para o qual tenha sido designado; X. afastar-se de qualquer lugar em que deva estar por ora de disposio legal ou ordem; XI. deixar de apresentar-se OPM para a qual tenha sido transferido ou classificado e s autoridades competentes nos casos de comisso ou servios extraordinrios para os quais tenha sido designado; XII. no se apresentar, findo qualquer afastamento do servio ou ainda, logo que souber que o mesmo foi interrompido; XIII. deixar de providenciar a tempo, na esfera de suas atribuies, por negligncia ou incria, medidas contra qualquer irregularidade de que venha a tomar conhecimento; XIV. portar arma sem registro; XV. sobrepor ao uniforme insgnia ou medalha no regulamentar, bem como, indevidamente, distintivo ou condecorao; XVI. sair ou tentar sair da OPM com tropa ou frao de tropa, sem ordem expressa da autoridade competente; XVII. abrir ou tentar abrir qualquer dependncia da OPM fora das horas de expediente, desde que no seja o respectivo chefe ou sem sua ordem escrita com a expressa declarao de motivo, salvo em situaes de emergncia; XVIII. deixar de portar o seu documento de identidade ou de exibi-lo quando solicitado. XIX. deixar deliberadamente de corresponder a cumprimento de subordinado ou deixar o subordinado, quer uniformizado, quer em traje civil, de cumprimentar superior, uniformizado ou no, neste caso desde que o conhea ou prestar-lhe as homenagens e sinais regulamentares de considerao e respeito; XX. dar, por escrito ou verbalmente, ordem ilegal ou claramente inexeqvel, que possa acarretar ao subordinado responsabilidade ainda que no chegue a ser cumprida; XXI. prestar informao a superior hierrquico induzindo-o a erro, deliberadamente. SEO III DAS PENALIDADES Art. 52 - So sanes disciplinares a que esto sujeitos os policiais militares: I. advertncia; II. deteno; III. demisso.

58

Art. 57 - A pena de demisso, observada as disposies do art. 53 desta Lei, ser aplicada nos seguintes casos: I. II. a prtica de violncia fsica ou moral, tortura ou coao contra os cidados, pelos policiais militares, ainda que cometida fora do servio; a consumao ou tentativa como autor, co-autor ou partcipe em crimes que o incompatibilizem com o servio policial militar, especialmente os tipificados como:

a) de homicdio (art. 121 do Cdigo Penal Brasileiro); 1. quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente; 2. qualificado (art. 121, 2, I, II, III, IV e V do Cdigo Penal Brasileiro). b) de latrocnio (art. 157, 3 do Cdigo Penal Brasileiro, in fine); c) de extorso: 1. qualificado pela morte (art. 158, 2 do Cdigo Penal Brasileiro); 2. mediante seqestro e na forma qualificada (art. 159, caput e 1, 2 e 3 do Cdigo Penal Brasileiro). d) de estupro (art. 213 e sua combinao com o art. 223, caput e pargrafo nico, ambos do Cdigo Penal Brasileiro); e) de atentado violento ao pudor (art. 214 e sua combinao com art. 223, caput e pargrafo nico do Cdigo Penal Brasileiro); f) de epidemia com resultado morte (art. 267, 1 do Cdigo Penal Brasileiro); g) contra a f pblica, punveis com pena de recluso; h) contra a administrao pblica; i) de desero. III. trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins; IV. prtica de terrorismo; V. integrao ou formao de quadrilha; VI. revelao de segredo apropriado em razo do cargo ou funo; VII. a insubordinao ou desrespeito grave contra superior hierrquico (art. 163 a 166 do CPM); VIII. improbidade administrativa; IX. deixar de punir o transgressor da disciplina nos casos previstos neste artigo; X. utilizar pessoal ou recurso material da repartio ou sob a guarda desta em servio ou em atividades particulares; XI. fazer uso do posto ou da graduao para obter facilidades pessoais de qualquer natureza ou para encaminhar negcios particulares ou de terceiros; XII. participar o policial militar da ativa de firma comercial, de emprego industrial de qualquer natureza, ou nelas exercer funo ou emprego remunerado, exceto como acionista ou quotista em sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada; XIII. dar, por escrito ou verbalmente, ordem ilegal ou claramente inexeqvel, que possa acarretar ao subordinado responsabilidade, ainda que no chegue a ser cumprida; XIV. permanecer no mau comportamento por perodo superior a dezoito meses, caracterizado este pela reincidncia de atitudes que importem nas transgresses previstas nos incisos I a XX, do art. 51, desta Lei. CAPTULO III DA APURAO DISCIPLINAR

59
Art. 58 - A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio obrigada a promover a sua imediata apurao mediante sindicncia ou processo disciplinar. DA SEO I DA SINDICNCIA Art. 60 - A sindicncia ser instaurada para apurar irregularidades ocorridas no servio pblico, identificando a autoria e materialidade da transgresso. 3 - O processo disciplinar sumario destina-se a apurao de falta que, em tese, seja aplicada a pena de advertncia e deteno. 4 - O processo administrativo disciplinar ser instaurado quando, em tese, sobre a falta se aplique a pena de demisso, mediante a nomeao pela autoridade competente da Comisso do Processo Administrativo Disciplinar. TTULO V DOS DIREITOS E PRERROGATIVAS DOS POLICIAIS MILIARES CAPTULO I DOS DIREITOS SEO I ENUMERAO Art. 92 - So direitos dos Policiais Militares: I. a garantia da patente e da graduao, em toda a sua plenitude, com as vantagens, prerrogativas e deveres a ela inerentes; II. nas condies ou nas limitaes impostas na legislao e regulamentao peculiares: a) a ocupao de cargo correspondente ao posto ou graduao, satisfeitas as exigncias de qualificao e competncia para o seu exerccio; b) a percepo de remunerao; c) a alimentao, assim entendida as refeies ou subsdios com esse objetivo, fornecido aos policiais militares durante o servio; d) o fardamento, constituindo-se no conjunto de uniformes necessrios ao desempenho de suas atividades, incluindo-se as roupas indispensveis no alojamento; e) a promoo; f) as frias, os afastamentos temporrios do servio e as licenas; g) a exonerao a pedido; h) adicional de frias correspondente a um tero da remunerao percebida; i) adicional por servio extraordinrio; j) licena-maternidade e paternidade VI. outros direitos previstos em Lei. SEO III DO DIREITO DE PETIO Art. 94 - assegurado ao policial militar o direito de requerer, representar, pedir reconsiderao e recorrer, dirigindo o seu pedido, por escrito, autoridade competente.

60
2 - Se no houver pronunciamento da autoridade competente no prazo de trinta dias, considerar-se- indeferido o pedido. 3 - Preclui, em trinta dias, a contar da publicao, ou da cincia, pelo policial militar interessado, do ato, deciso ou omisso, para apresentar pedido de reconsiderao ou interpor recurso. Art. 95 - Cabe pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso, no podendo ser renovado, devendo ser apresentado em quinze dias corridos, a contar do recebimento da comunicao oficial ou do efetivo conhecimento pelo interessado Art. 96 - Caber recurso, nas hipteses de indeferimento ou no apreciao do pedido de reconsiderao, sendo competente para apreciar o recurso a autoridade hierarquicamente superior que tiver expedido o ato ou proferido a deciso. 1 - Entende-se indeferido, para todos os efeitos, o recurso que no for examinado pela autoridade competente, no prazo de trinta dias do seu encaminhamento pelo policial militar interessado. SEO IV DOS DIREITOS POLTICOS Art. 101 - Os policiais militares so alistveis como eleitores e elegveis segundo as regras seguintes: I. se contar com menos de dez anos de servio, dever afastar-se da atividade; II. se contar mais de dez anos de servio ser, ao se candidatar a cargo eletivo, trs meses antes da data limite para realizao das convenes dos partidos polticos, agregado ex officio e considerado em gozo de licena para tratar de interesse particular; se eleito, passar, automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade, fazendo jus a remunerao proporcional ao seu tempo de servio. Pargrafo nico - Enquanto em atividade, os policiais militares no podem filiar-se a partidos polticos. SEO VI DA PROMOO SUBSEO I GENERALIDADES Art. 124 - Os Alunos Oficiais que conclurem o Curso de Formao de Oficiais sero declarados Aspirantes a Oficial pelo Comandante Geral da Policia Militar. Art. 125 - Os alunos dos diversos cursos de formao de Praas que conclurem os respectivos Cursos sero promovidos pelo Comandante Geral s respectivas graduaes. SUBSEO II DOS CRITRIOS DE PROMOES SEO VII DAS FRIAS E DOS AFASTAMENTOS TEMPORRIOS DO SERVIO

61

Art. 140 - O policial militar far jus, anualmente, a trinta dias consecutivos de frias, que, no caso de necessidade do servio, podem ser acumuladas, at o mximo de dois perodos, sob as condies dos pargrafos seguintes: Art. 141 - Obedecidas as disposies legais e regulamentares, o policial militar tem direito, ainda, aos seguintes perodos de afastamento total do servio sem qualquer prejuzo, por motivo de: I. II. III. IV. V. VI. npcias: oito dias; luto: oito dias; instalao: at dez dias; trnsito: at trinta dias; amamentao; doao de sangue: um dia, por semestre.

3 - Preservado o interesse do servio e carga horria a que est obrigado o policial militar, poder ser concedido horrio especial ao policial militar estudante, quando comprovada a incompatibilidade do horrio escolar com o da Unidade, sem prejuzo do exerccio do cargo e respeitada a durao semanal do trabalho, condicionada compensao de horrios. SEO VIII DAS LICENAS SUBSEO II DAS ESPCIES DE LICENA Art. 145 - So licenas do servio policial militar: I. prmio por assiduidade; II. para tratar de interesse particular; III. para tratamento de sade de pessoa da famlia; IV. para tratamento da prpria sade; V. por motivo de acidente; VI. por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro; VII. para o policial militar atleta participar de competio oficial; VIII. gestante; IX. paternidade e (o) adotante . CAPTULO II DAS PRERROGATIVAS SEO I CONSTITUIO E ENUMERAO Art. 155 - As prerrogativas do policial militar so constitudas pelas honras, dignidades e distines devidas aos graus hierrquicos e aos cargos. Pargrafo nico - So prerrogativas do policial militar: a) uso de ttulos, uniformes, distintivos, insgnias e emblemas da Polcia Militar do Estado, correspondentes ao posto ou graduao; b) honras, tratamento e sinais de respeito que lhes sejam assegurados em Leis e regulamentos;

62
c) cumprimento das penas disciplinares de priso ou deteno somente em organizao policial militar cujo Comandante, Coordenador, Chefe ou Diretor tenha precedncia hierrquica sobre o preso ou detido; d) julgamento em foro especial, nos crimes militares; e) o porte de arma, na conformidade da legislao federal pertinente. Art. 157 - O policial militar da ativa no exerccio de funes policiais militares dispensado do servio do jri na Justia Comum e do servio na Justia Eleitoral, na forma da legislao competente. Art. 158 - O porte de arma inerente ao policial militar, sendo impostas restries ao seu uso apenas aos que revelarem conduta contra-indicada ou inaptido psicolgica para essa prerrogativa. 1 - Os policiais militares somente podero portar arma de fogo, desde que legalmente registrada no seu nome ou pertencente Instituio, nos limites do Territrio Federal , na forma da legislao especfica.. SUBSEO NICA DO USO DOS UNIFORMES Art. 159 - Os uniformes da Polcia Militar, com seus distintivos, insgnias, emblemas, so privativos dos policiais militares e simbolizam as prerrogativas que lhes so inerentes. Art. 160 - O uso dos uniformes com seus distintivos, insgnias e emblemas, bem como os modelos, descrio, composio, peas acessrias e outras disposies so estabelecidos na regulamentao peculiar. Pargrafo nico - proibido ao policial militar o uso de uniformes: a) em manifestao de carter poltico-partidria, desde que no esteja de servio; b) em evento no policial militar no exterior, salvo quando expressamente determinado ou autorizado; c) na inatividade, salvo para comparecer a solenidades policiais militares e a cerimnias cvicas comemorativas de datas nacionais ou a atos sociais solenes de carter particular, desde que autorizado pelo Diretor de Administrao. TTULO VI DO SERVIO POLICIAL MILITAR CAPTULO I DO SERVIO E DA CARREIRA POLICIAL MILITAR Art. 164 - O ingresso na carreira de oficial PM feito no posto de Tenente PM, satisfeitas as exigncias legais, mediante curso de formao realizado na prpria Instituio. 1 - A posio hierrquica do oficial PM no posto inicial resulta da sua classificao no curso de formao. CAPTULO II

63
DO CARGO E FUNO POLICIAIS MILITARES SEO I DO CARGO POLICIAL MILITAR Art. 166 - Cargo policial militar o conjunto de atribuies, deveres e responsabilidades cometidos a um policial militar em servio ativo, com as caractersticas essenciais de criao por Lei, denominao prpria, nmero certo e pagamento pelos cofres pblicos, em carter permanente ou temporrio. Art. 168 - A vacncia do cargo policial militar decorrer de: I. II. III. IV. V. VI. exonerao; demisso; inatividade; falecimento; extravio; desero. CAPTULO III DO DESLIGAMENTO DO SERVIO ATIVO SEO I DOS MOTIVOS DE EXCLUSO DO SERVIO ATIVO Art. 173 - A excluso do servio ativo e o conseqente desligamento da organizao a que estiver vinculado o policial militar, decorrem dos seguintes motivos: I. transferncia para a reserva remunerada; II. reforma; III. demisso; IV. perda do posto, da patente e da graduao; V. exonerao; VI. desero; VII. falecimento; VIII. extravio. SEO V DA PERDA DO POSTO, DA PATENTE E DA GRADUAO Art. 189 - O Oficial s perder o posto e a patente se for declarado indigno para a permanncia na Polcia Militar ou tiver conduta com ela incompatvel, por deciso do Tribunal de Justia do Estado da Bahia, em decorrncia de julgamento a que for submetido. SEO VI DA DEMISSO Art. 193 - A demisso ser aplicada como sano aos policiais militares de carreira, aps a instaurao de processo administrativo em que seja assegurada a ampla defesa e o contraditrio nos seguintes casos: I. incurso numa das situaes constantes do art. 57 desta Lei ; II. quando assim se pronunciar a Justia Militar ou Tribunal de Justia, aps terem sido condenados, por sentena transitada em julgado, a pena privativa ou restritiva de liberdade individual superior a dois anos;

64
III. que incidirem nos casos que motivarem a apurao em processo administrativo disciplinar e nele forem considerados culpados. Art. 194 - Ser do Governador do Estado a competncia do ato de demisso do Oficial. Pargrafo nico - A competncia para o ato de demisso do Praa do Comandante Geral da Polcia Militar. PALCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 27 de dezembro de 2001. CSAR BORGES Governador

Questes sobre o Estatuto dos PMBA Lei n. 7.990/01

Concurso CFOPM/2008 Questo 55 O policial militar do Estado da Bahia tem o seu vnculo empregatcio regido: a) pelo Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia, institudo por lei especfica b) pelo Estatuto dos Servidores Pblicos do Estado c) pelo Estatuto dos Servidores Pblicos da Unio d) pela Consolidao das Leis Trabalhistas do Trabalho - CLT e) Pela Constituio Federal da Repblica Questo 56 A hierarquia e a disciplina so a base institucional da Polcia Militar. Assim sendo, correto afirmar:

a) a hierarquia mantm distino entre todos os membros da corporao, estabelecendo-se a chamada subservincia no plano organizacional
b) disciplina a rigorosa observncia e o acatamento integral das leis, dos regulamentos, das normas e disposies que fundamentam o organismo policial militar c) a hierarquia inexiste entre os policiais militares, ressalvadas as hipteses de subservincia

d) a disciplina tem que ser observada, apenas, em relao aos membros de escales superiores
e) a implementao de hierarquia no se faz necessria se houver disciplina
Concurso CFO/2007 Questo 36 A Lei n. 7.990, de 27 de dezembro de 2001, dispe sobre o Estatuto dos Polcias Militares do Estado da Bahia. So requisitos e condies para o ingresso na Polcia Militar: 01) possuir estatura mnima de 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para as candidatas do sexo feminino 02) no ter concorrido a mandato poltico (Vereador, Deputado, Senador, Governador e Presidente)

65
03) ter o mnimo de dezesseis e o mximo de trinta e cinco anos de idade 04) possuir escolaridade mnima de nvel mdio 05) ser servidor pblico titular de cargo efetivo Questo 37 So formas de provimento do cargo de policial militar: 01) reverso, reintegrao e ascenso 02) nomeao, reverso e reintegrao 03) reintegrao, promoo e nomeao 04) nomeao, transferncia e reconduo 05) aproveitamento, reconduo e promoo Questo 38 O Policial Militar, habilitado em concurso e nomeado para cargo de sua carreira, adquirir estabilidade ao completar: 01) dois anos interruptos de servio pblico 02) dois anos de efetivo exerccio em cargo pblico, cuja investidura precedeu de nomeao em decorrncia de decreto do Governador 03) trs anos de exerccio em cargo pblico, intermediado em outro rgo fora do mbito militar 04) trs anos de efetivo exerccio, desde que seja aprovado no estgio probatrio, por ato homologado pela autoridade competente. 05) cinco anos de efetivo exerccio em cargo em comisso, cuja investidura deve preceder de processo seletivo simplificado. Questo 39 Quanto tica e aos deveres do Policial Militar, pode-se afirmar: 01) Aos oficiais do Quadro Complementar de Oficiais Policiais Militares no permitido o exerccio de sua atividade tcnico-profissional no meio civil. 02) Os policiais militares, enquanto em atividade, no podem filiar-se a partidos polticos 03) O militar poder atuar como procurador ou intermedirio junto a reparties pblicas, sempre que necessrio. 04) Os deveres policiais militares emanam de um conjunto de vnculos morais e racionais e compreende o compromisso de atender com presteza ao pblico em geral, prestando, com solicitude, as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo. 05) Ao policial militar permitido comerciar ou tomar parte na administrao ou gerncia de sociedade ou dela ser scio ou participar, mesmo na condio de acionista ou quotista, em sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Prova do Concurso do CFOA/2007 Questo 65 A reinvestidura do servidor no cargo pblico anteriormente ocupado, decorrente da ilegalidade do ato de demisso, a forma de provimento denominado de: a) b) c) d) e) relotao. reverso. reconduo. reintegrao. aproveitamento.

Prova do Concurso ao CFSd/2007 Questo 55

66

I-Posto o grau hierrquico do praa conferido pelo Cmt Geral II- Graduao o grau hierrquico do oficial, conferido pelo Governador do Estado e registrado em carta patente III-Em igualdade de posto ou graduao, os policiais militares da ativa tm precedncia sobre os da inatividade. IV-O Aspirante Oficial hierarquicamente superior aos praas e o Aluno oficial hierarquicamente superior aos Subtenentes. De acordo com o EPM, est correto apenas: 01) I, II e IV 02) I e II 03) I e III 04) II e IV 05) III e IV

You might also like