You are on page 1of 3

Geografia

Apoios comunitrios adeso dos novos estados:

Foi no conselho Europeu do Luxemburgo, em Dezembro de 1997, que se definiu uma estratgia de pr adeso que previa a criao de parcerias de Adeso a celebrar com cada pas que integram todas as formas de assistncia da Unio Europeia num quadro nico, definindo as prioridades nacionais de preparao para a adeso designadamente a adoo de acervo comunitrio, e os respectivos meios financeiros. Definiram-se ainda novos instrumentos de apoio tcnico e financeiro preparao dos pases candidatos adeso Mais tarde a comisso Europeia props a criao de uma conferncia Europeia que consistia numa reunio com os principais chefes de Estado ou Governo de respectivos estados membros para debater as questes existentes no que diz respeito a poltica externa, segurana comum, justia e assuntos internos. Com este objetivo em, Berlim em Maro de 1999, o Concelho Europeu aumentou substancialmente as ajudas financeiras pr-adeso; Abriu alguns programas comunitrios aos estados membros, como so o caso do IEPA (Instrumento Estrutural de Pr-adeso- programa destinado a financiar a convergncia com as normas comunitrias de infraestruturas em matria ambiental e de transportes) e o SAPARD (Programa Especial para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural- Programa cujos objetivos passam por estabelecer um quadro de apoio comunitrio agricultura e desenvolvimento sustentvel) e reforou o programa PHARE (Assistncia para Recuperar a Economia). Para os processos de adeso que se avizinhavam foi definida uma nova estratgia de alargamento (adotada pela comisso em Novembro de 2006). As negociaes para novas adeses desenvolvem-se de acordo com o acordo com as regras que esto definidas e que so baseadas na aplicao do acervo comunitrio e na adeso aos objetivos polticos dos Tratados. O incio das negociaes de adeso um incentivo

para que os pases que pretendem aderir Unio Europeia implementem as reformas necessrias ( so exemplos a Turquia, a Crocia e a Republica da Macednia ).

Alargamento Oportunidades e desafios para:

A Unio Europeia:
Para a U.E o alargamento foi um acontecimento crucial, promoveu a sua construo escala continental, e representou tambm uma oportunidade poltica e econmica essencial visto que, o mercado nico se expandiu (para cerca de 500 milhes de consumidores) e houve tambm um reforo da posio da unio europeia no contexto poltico internacional, e no mercado mundial. No entanto o alargamento tambm trouxe alguns desafios uma vez que a superfcie e a populao total aumentaram, houve um empobrecimento (uma vez que os pases que aderiram tinham um PIB por habitante bastante reduzido face aos outros pases j pertencentes U.E) e ainda pelo facto de a heterogeneidade ter aumentado substancialmente. Outros dos desafios mais importantes passa pela adaptao das principais polticas comunitrias e da composio e funcionamento das instituies da U.E. Os esforos neste sentido iniciaram-se com o tratado de Amesterdo que foi, mais tarde, aprofundado com o Tratado de Nice. O Tratado de Lisboa definiu novas formas de participao e funcionamento das instituies que reuniram o conselho dos 27 Estados-membros .

Portugal:
Sendo parte da U.E, Portugal tambm enfrentou alguns desafios aquando do alargamento. Portugal tornou-se geograficamente mais perifrico e viu, deste modo, reduzidos os seus fundos estruturais, h mais concorrncia para exportaes portuguesas e na captao de investimento estrangeiro, visto que os outros pases se encontram mais perto dos pases com mais poder de compra, tem mo-de-obra mais instruda e qualificada e apresentam mais produtividade. No entanto Portugal tambm apresenta algumas vantagens como possuir melhores infraestruturas, maior desenvolvimento social, maior estabilidade politica e econmica e , por fim , um sistema bancrio mais eficiente e credvel. Para ultrapassar estas desvantagens h que aproveitar as mais valias do alargamento como sejam a maior possibilidade de internacionalizao da economia e a participao no maior mercado mundial.

You might also like