You are on page 1of 7

Introduo Durante a prtica sobre equilbrio qumico, pode-se observar que a dimenso entre a quantia de reagentes e produtos, de uma

reao qumica, permanece inflexvel a um extenso tempo. Tendo em sua parte terica, reaes qumicas que possuem dois tipos de sentido: a de reagentes que se transformam em produtos e a de produtos que se transformam de volta em reagentes. Algumas reaes qumicas ocorrem de forma completa, nomeadas reaes irreversveis, que caracterizada quando um dos reagentes consumido por inteiro, criando assim um produto. Porm, outras reaes qumicas so nomeadas reversveis, essas reaes advm tanto como na forma direta quanto na forma inversa, no entanto o equilbrio qumico visto apenas em reaes do tipo reversveis. Reagentes Produtos A + B C + D (reao do tipo irreversvel); Reagentes Produtos E + F G + H (reao do tipo reversvel). Henri Louis L Chatelier props um princpio geral: O princpio da fuga da fora, que explicado quando uma fora (presso, temperatura ou concentrao) externa age em um sistema em equilbrio qumico, fazendo com que ele desloque para algum sentido com a inteno de anular essa fora. Esse sistema tende a voltar para o estado de equilbrio, ou seja, o sistema propende a anular essa fora e voltar para o estado de equilbrio.

Objetivos Empregar a lei de L Chatelier; Relacionar de forma visivelmente clara o conceito de reversibilidade de uma dada reao para assim poder observar as caractersticas das substancias em equilbrio qumico; Identificar de que maneira um sistema em equilbrio pode ser modificado por foras externas.

Parte Experimental Materiais de laboratrio envolvidos Tubos de ensaio; Estante para tubos de ensaio; Pipetas graduadas de 10mL; Substancias envolvidas Soluo de cloreto de frrico FeCl3; Soluo de cloreto de tiocianato de amnio NH4SCN; Soluo de cromato de potssio 0,1M K2CrO4; Soluo de dicromato de potssio 0,1M K2Cr2O7; Soluo de NaOH 0,1M; Soluo de HCl; gua H2O.

Procedimento da Prtica Utilizou-se uma pipeta graduada de 10mL para coletar 0,5mL de cloreto de frrico e colocando o volume em um tubo de ensaio e adicionando trs gotas de tiocianato de amnio e em seguida 3mL de gua, agitando o tubo para homogeneizar a soluo. Enumeraram-se quatro tubos de ensaio. Nos tubos 1 e 2, foi colocado a soluo de cromato de potssio 0,1M at um tero do volume. J nos tubos 3 e 4 foi colocado a soluo de dicromato de potssio 0,1M, tambm at um tero do volume. Logo aps, pegou-se o tubo 1 que continha a soluo de cromato de potssio e adicionou-se cerca de 1mL de HCl e agitou, reservando para comparar a colorao obtida com a da soluo do tubo 2. Em seguida, pegou-se o tubo 3 que continha a soluo de dicromato de potssio e adicionou-se 3mL de NaOH e agitou, reservando a reao para ser comparada com a do tubo 4.

Resultados Foi observado que o cloreto de frrico apresentava uma colorao acobreada e quando foi adicionada as trs gotas de tiocianato de amnio, de colorao incolor, e 3mL de gua, a soluo resultante dessa reao adquiriu uma cor vermelha. Nos tubos 1 e 2 tinha cromato de potssio que apresentava colorao amarela. Quando foi colocado 1mL de HCl (incolor) no tubo 1, a soluo mudou de cor, apresentando uma cor laranja, diferente da soluo do tubo 2. Nos tubos 3 e 4 tinha dicromato de potssio que apresentava colorao laranja. Quando foi colocado 3 mL de NaOH (incolor) no tubo 3, a soluo adquiriu colorao amarela, diferente da soluo do tubo 4.

Discusso A partir da pratica realizada foi possvel, por meio das vrias etapas, colocar em ao os conceitos de equilbrio qumico e de reversibilidade, por meio da compreenso do princpio de L Chatelier. No primeiro experimento realizado entre o cloreto de frrico, tiocianato de amnio e gua, pode-se observar que quando o equilbrio foi deslocado para a direita, houve a intensificao da cor vermelha. Observamos tambm que com a reao de cromato de potssio, ao ser deslocado para a esquerda tornou-se alaranjada e que a reao de dicromato de potssio, ao ser deslocado para a direita tornou-se amarelada.

Referncias Disponvel em: http://web.ccead.pucrio.br/condigital/mvsl/linha%20tempo/Chatelier/pdf_LT/LT_chatelier.pdf Acessado em 17/08/2011; http://www.ebah.com.br/content/ABAAABbOYAK/relatorio-equilibrio-quimico Acessado em 17/08/2011; http://www.ebah.com.br/content/ABAAABGsOAT/relatorio-equilibrio-quimico Acessado em 17/08/2011; http://pt.wiki.org/wiki/Equilbrio_qumico Acessado em 17/08/2011.

You might also like