You are on page 1of 5

DOCUMENTOS MDICOS-LEGAIS So de 4 espcies: NOTIFICAES, ATESTADOS, RELATRIOS e PARECERES.

NOTIFICAO So comunicaes compulsrias feitas pelos mdicos s autoridades competentes de um fato profissional, por necessidade social ou sanitria. ATESTADOS segundo Souza Lima a afirmativa simples e por escrito de um fato mdico e de suas consequncias. Temos 3 tipos de atestados mdicos quanto a sua procedncia ou finalidade: OFICIOSOS, ADMISNISTRATIVOS e JUDICIRIOS. O atestado mdico o mdico o mais conhecido e mais frequente documento mdico. Diz-se do oficioso, o atestado, que fornecido diretamente pelo mdico ao seu cliente e a pedido deste. o mais comum dos atestados. Administrativo aquele fornecido pelo mdico para atender exigncias, ao qual est obrigado por funo de servio de biometria, de companhias de seguro, etc. Judicirio o atestado fornecido para atender exigncias da justia. No existem regras fixas para a feitura do atestado, entretanto algumas regras devem ser observadas , tendo em vista principalmente a preservao da tica profissional, devendo preservar tanto quanto possvel o segredo mdico. No tem o mdico, ao fornecer o atestado, compromisso especial com a justia. Seus compromissos so o de honestidade e respeito e a f de seu grau, como se acostumava afirmar nos atestados alguns anos atrs. Os atestados no tm forma prpria para serem redigidos, podem ser passados em qualquer papel, sendo geralmente feitos no receiturio do mdico, e sempre ser prudente referir que este atestado est sendo passado a pedido do paciente, em se tratando de atestado oficioso. Se necessrio informar diagnstico, deve-se usar o cdigo da classificao internacional de doena. O atestado de bito comporta algumas excees, obrigatoriamente passado em formulrio prprio que fornecido pelas reparties sanitrias e obedece modelo padronizado (Ministrio da Sade). Este documento importante em direito civil, prova de que a vida daquela pessoa se extinguiu, esclarece tambm a causa jurdica da morte, bem como preenche finalidade sanitrias e estatsticas. A sua padronizao atual foi feita com a finalidade de permitir a sua traduo em linguagem de computador. Segundo Frana, o atestado pode classificar-se quanto ao seu contedo e veracidade em IDNIO que condiz completamente com a realidade; GRACIOSO tambm chamado de complacente ou de favor, so dados na intimidade dos consultrios ou clinicas privadas, tendo como finalidade agradar o cliente ou ampliar, pela simpatia os horizontes da clientela; IMPRUDENTE dado de forma inconsequente, insensata, intempestiva, quase sempre em favor de terceiros, tendo apenas o credito da palavra de quem o solicita; FALSO dado quando se sabe do seu uso indevido e criminoso, podendo se dar por modalidade Piedoso, este como forma de suavizar a pedido de algum, diagnostico mais grave o substituindo por mal menos grave ou mesmo benigno na inteno de confortar o paciente. O artigo 302, do cdigo penal, pune com pena de deteno de at um ano o mdico que atestar falsamente e agravada com muita se for feita com intuito de lucro.

RELATRIO MDICO LEGAL, ou laudo mdico legal tambm chamado por alguns autores (denominao esta que se encontra em todos os formulrios usados no Instituto Afrnio Peixoto). Essa denominao entretanto deveria ser reservada para quando fosse ditado diretamente ao escrivo ou aps o laudo ter sido apresentado aos autos. O laudo mdico-legal a narrao escrita e minuciosa de todas as operaes de uma percia mdica, determinada por autoridade policial ou judiciria, a um ou mais profissionais, anteriormente nomeados e compromissado na forma de lei. , segundo Tourdes, a descrio minuciosa de um fato mdico e de suas conseqncias, requisitada por autoridade competente. No foro criminal a funo de perito, que se oficial s necessita ser um, preenchida pelos mdicos dos institutos mdico-legais e estas percias sero sempre requisitadas pela autoridade policial ou judiciria que estiver presidido aquela fase de inqurito. No foro cvel basta apenas em perito, que nomeado pelo juiz, podendo as partes se assim o desejarem indicar assistentes tcnicos. O laudo se compe das seguintes partes: PREMBULO QUESITOS HISTRICO DESCRIO DISCUSSO CONCLUSO RESPOSTAS AOS QUESITOS No prembulo vem a autoridade requisitante, qualificao dos peritos, a identificao do periciado e o tipo de exame a ser feito. Os quesitos so quesitos oficiais, padronizados em todos os estados e variam com o tipo de percia, ou seja, com o crime em tela, para melhor aplicao dos dispositivos do cdigo penal e satisfazem na maioria dos casos. No fica porm a autoridade requisitante presa a estes quesitos, podendo formular quesitos suplementares, que julga conveniente, quando da requisio do laudo ou posteriormente. O histrico corresponde anlise do exame clnico. a narrativa do ocorrido, contada pelo periciado. Nos casos de exames necroscpico, o histrico fica restrito s informaes de guia de encaminhamento policial, e quando a pessoa no sofre morte imediata e socorrida em hospital, tambm pela guia de encaminhamento hospitalar. Na descrio, o perito descreve as leses o mais detalhadamente possvel, dando sua localizao o mais exato que possa, dando suas relaes compostos fixos do corpo (esterno,mamilos,espinhas ilacas, etc), descrever sua forma, colorao, dimenses, em se tratado de ferida, suas bordas, ngulos, as vertentes, o fundo, se superficial ou profunda, se interessa alguma cavidade, se cega ou transfixiante.

Discusso At aqui o perito no tem liberdade. Os quesitos so padronizados, e feitos por outrem, no histrico transcreve o que lhe conta o periciado, mesmo que logo primeira vista ser absurdo, na descrio ter que descreve as leses tal e qual e qual so. Na discusso porm tem plena liberdade para externar a sua opinio, seu ponto de vista, aqui ir explicar o que achar de sua convenincia. Concluso Aqui como o prprio nome est dizendo fechar seu laudo tirando suas concluses. Respostas aos quesitos No incio do laudo h somente a transcrio dos quesitos, aqui o perito apresentar suas respostas esses quesitos. PARECER MDICO LEGAL O artigo 400 do Cdigo do Processo Penal faculta s partes formularem quesitos; podero tambm juntar documentos em qualquer das fazer do inqurito. Poder qualquer das partes formular uma consulta mdico legal. a resposta a esta consulta, o parecer mdico legal. Podemos definir o parecer mdico legal como sendo a resposta a uma consulta feita por um interessado a um ou mais mdicos sobre fatos de questo a ser esclarecida. O parecer mdico legal contm as seguintes fases: Prembulo Quesitos Exposio Discusso Concluso OBS: contem as mesmas fases do laudo exceto Descrio. No parecer mdico legal no temos o exame da vtima, assim no h descrio. No parecer o mdico ir examinar todos os elementos dos autos desde como a autoridade policial tomou conhecimento do ocorrido, das declaraes da vtima, do acusado, das testemunhas, examinar os laudos de exame e de local e o mais importante, analisar o laudo mdico legal. No laudo a parte mais importante a descrio, porque esta no poder ser refeita, pois as condies se modificam; no vivo, muitas leses desaparecem sem deixar vestgios, outras cicatrizes. No morto quase toda a leses desaparecem com a putrefao. Outra razo que quando descrio bem feita, se houver algum equvoco na concluso, este equvoco poder ser corrigido. Por outro lado se a descrio mal feita, uma concluso mesmo que correta, no merecer crdito. Por fim uma descrio bem feita dispensa a discusso e a concluso. No parecer mdico legal, a parte mais importante a discusso. Os exames feitos com maior freqncia no Instituto Afrnio Peixoto, na maioria das vezes denominados de exame de corpo de delito, (por fornecerem a materialidade do crime), so:

Exame de corpo de delito de LESO CORPORAL Procede-se ao exame de leso corporal, nos caos crimes dolosos, culposo ou acidentes, (agresso, atropelamentos, colises de veculos, quedas, etc.) tando em vista direitos que devem ser resguardados ou responsabilidades que devem ser definidas. O exame de leso corporal para constatao de leso sofridas, tem em mira enquadrem o agente responsvel nas penas previstas no artigo 129 do Cdigo Penal. 1.8 . EXAME COMPLEMENTAR O exame complementar de leso corporal feito nos casos de leso corporal de natureza grave, em que as leses no esto consolidadas e os peritos no tm elementos para a concluso do laudo e a respostas definitivas aos quesitos de lei a que se referem os 4 itens do 1 e os 5 itens do 2 do artigo 129 do Cdigo Penal. 1.9 EXAME DE CONJUNO CARNAL Exames feitos nos casos de crimes ligados conjuno carnal e tem por objetivo resguardar os direitos da vtima e principalmente enquadrar o agente responsvel nos artigos 213 e 217 do Cdigo Penal. 1.10 EXAME DE ATENTADO AO PUDOR Exame feito nos casos em que o crime a ser esclarecido se relaciona em atos libidinosos diversos da conjuno carnal. Seus objetivos so semelhantes as do exame anterior, visando aqui enquadrar o agente responsvel nas penas do artigo 214. 1.11 EXAME DE ABORTO No caso de aborto o exame mdico legal tem por finalidade, exclusivamente a definio de responsabilidade que tanto pode ceder prpria, como a quem provocar o mesmo. 1.12 EXAME DE IDADE A falta de registro de nascimento provoca um certo nmero de requisies de exames de idade, os quais tem por finalidade a determinao exata da idade do paciente, na ocasio em que foi vtima ou agente do delito, para efeito de aplicao do ou dos dispositivos penais cabveis em cada caso. 1.13 EXAME DE VALIDEZ As percias deste gnero tm por finalidade verificar se o paciente apresentado a exame pela autoridade policial tem sade e aptido para trabalhar, para efeito de processamento do indivduo, sem profisso, que vive margem da sociedade prejudicando-a. 1.14 EXAME DE EMBRIAGUEZ As percias de embriaguez, bastante numerosas em nosso meio, no requisitadas para efeitos de processamento judicial, nos casos de comprovao da contravenes Penais e tambm para a apreciao da responsabilidade prevista no artigo 28 do Cdigo Penal. . 1.15. EXAME CADAVRICO

Essas percias tm por objetivo a precisa determinao da causa da morte e sempre que possvel a apreciao da causa jurdica da mesma, para efeito de classificao como acidente, acidente de trabalho, suicdio ou homicdio. Deve o perito procurar outras circunstncias que sejam de interesse da justia. 1.15.1 AUTO EXAME CADAVRICO DE ABORTO Neste casos deve o mdico alm de determinara causa da morte, determinar se a morte foi precedida de provocao de aborto, qual o meio empregado e se a morte foi conseqncia do aborto ou do meio empregado para provoc-lo. 1.15.2 AUTO EXAME CADAVRICO DE INFANTICDIO Este exame feito para esclarecer casos de infanticdio, tem por objetivo determinar a causa da morte e se a morte foi ocasionada durante o parto ou logo aps, sendo ainda necessrio se fazer o diagnstico diferencial com aborto

You might also like