You are on page 1of 2

Resoluo 453 define funcionamento dos conselhos de sade

Na semana passada um novo texto passou a reger o funcionamento dos conselhos de sade: a resoluo 453 substitui a resoluo 333. De acordo com a nova verso, o tempo de mandato dos conselheiros ser definido pelas respectivas representaes.

Ao longo de trs anos, um grupo de trabalho dedicou-se a propor uma nova verso do texto com as atualizaes necessrias para adequar-se s mudanas na conjuntura do controle social no pas. Depois de apresentada ao pleno do Conselho Nacional de Sade, a proposta foi submetida consulta pblica no site do CNS. As contribuies foram recebidas, via site e tambm por escrito.

O novo texto define as diretrizes para instituio, reformulao, reestruturao e funcionamento dos conselhos de sade, explica o conselheiro nacional Clvis Boufleur, membro do grupo de trabalho que props as mudanas da resoluo 333 para a resoluo 453. Dentre as mais relevantes inovaes do texto, Clvis Boufleur destaca:

Tema

O que mudou Na nova verso foram includas as atribuies previstas na Lei Complementar n 141, de 13 de janeiro de 2012 e no Decreto n 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamentam a Lei Orgnica da Sade. Assim, os conselhos podero avaliar, explicitando os critrios utilizados, a organizao e o funcionamento do Sistema nico de Sade do SUS e, alm disso, iro examinar propostas e denncias de indcios de irregularidades, responder no seu mbito a consultas sobre assuntos pertinentes s aes e aos servios de sade, bem como apreciar recursos a respeito de deliberaes do Conselho, nas suas respectivas instncias. De acordo com a nova verso, o tempo de mandato dos conselheiros ser definido pelas respectivas representaes. As entidades, movimentos e instituies eleitas para o conselho de sade tero seus representantes indicados, por escrito, conforme processos estabelecidos pelas respectivas entidades, movimentos e instituies e de acordo com a sua organizao, com a recomendao de que ocorra renovao de seus representantes. A recomendao explicitada no novo texto de que, a cada eleio, os segmentos de representaes de usurios, trabalhadores

1. Atribuies

2. Mandato

3. Renovao de entidades

e prestadores de servios, ao seu critrio, promovam a renovao de, no mnimo, 30% de suas entidades representativas. A atualizao do texto deixou explcito que, no exerccio de sua 4. funo, o conselheiro deve estar ciente de que, responder Responsabilidades conforme legislao vigente por todos os seus atos. 5. Participao da sociedade 6. Oramento As reunies plenrias dos Conselhos de Sade, alm de serem abertas ao pblico, devero acontecer em espaos e horrios que possibilitem a participao da sociedade. O conselho de sade ter poder de deciso sobre o seu oramento, no ser mais apenas o gerenciador de suas verbas. A nova redao esclarece os conceitos de maioria simples (o nmero inteiro imediatamente superior metade dos membros presentes), maioria absoluta (o nmero inteiro imediatamente superior metade do total de membros do conselho) e maioria qualificada (2/3 do total dos membros do conselho) de votos para tomada de deciso do CNS. A adequao das competncias dos conselhos ao que est previsto no atual regimento do Conselho Nacional de Sade, tambm foi explicitada no novo texto. Compete ao prprio conselho, atualizar periodicamente as informaes sobre o conselho de sade no Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Sade (SIACS)

7. Quorum

8. Competncias

9. Banco de dados

Acesse a resoluo 453

You might also like