You are on page 1of 2

O Islamismo uma religio monotesta, ou seja, acredita na existncia de um nico Deus; fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado

do pelos ocidentais de Maom. Nascido em Meca, no ano 570, Maom comeou sua pregao aos 40 anos, na regio onde atualmente corresponde ao territrio da Arbia Saudita. Conforme a tradio, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existncia de um Deus nico. A palavra isl significa submeter-se e exprime a obedincia lei e vontade de Al (Allah, Deus em rabe). Seus seguidores so os muulmanos (Muslim, em rabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, a religio que mais se expande no mundo, est presente em mais de 80 pases.

Alcoro, livro sagrado do Islamismo

O livro sagrado do Islamismo o alcoro (do rabe alqurrn, leitura), consiste na coletnea das revelaes divinas recebidas por Maom de 610 a 632. Seus principais ensinamentos so a onipotncia de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justia nas relaes entre os seres humanos. Dentre os vrios princpios do Islamismo, cinco so regras fundamentais para os mulumanos: Crer em Al, o nico Deus, e em Maom, seu profeta; Realizar cinco oraes dirias comunitrias (slat); Ser generoso para com os pobres e dar esmolas; - Obedecer ao jejum religioso durante o ramad (ms anual de jejum); - Ir em peregrinao Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).

Orao dos mulumanos

Aps a morte de Maom, a religio islmica sofreu ramificaes, ocorrendo diviso em diversas vertentes com caractersticas distintas. As vertentes do Islamismo que possuem maior quantidade de seguidores so a dos sunitas (maioria) e a dos xiitas. Xiita significa partidrio de Ali Ali Abu Talib, califa (soberano muulmano) que se casou com Ftima, filha de Maom, e acabou assassinado.

Os sunitas defenderam o califado de Abu Bakr, um dos primeiros convertidos ao Isl e discpulo de Maom. As principais caractersticas so: Sunitas defendem que o chefe do Estado mulumano (califa) deve reunir virtudes como honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho, porm, no acham que ele deve ser infalvel ou impecvel em suas aes. Alm do Alcoro, os sunitas utilizam como fonte de ensinamentos religiosos as Sunas, livro que rene o conjunto de tradies recolhidas com os companheiros de Maom. Xiitas alegam que a chefia do Estado muulmano s pode ser ocupada por algum que seja descendente do profeta Maom ou que possua algum vnculo de parentesco com ele. Afirmam que o chefe da comunidade islmica, o im, diretamente inspirado por Al, sendo, por isso, um ser infalvel. Aceitam somente o Alcoro como fonte sagrada de ensinamentos religiosos. Alguns pontos em comum entre Xiitas e Sunitas so: a individualidade de Deus, a crena nas revelaes de Maom e a crena na ressurreio do profeta no Dia do Julgamento. No Brasil, o Islamismo chegou, primeiramente, atravs dos escravos africanos trazidos ao pas. Posteriormente, ocorreu um grande fluxo migratrio de rabes para o territrio brasileiro, contribuindo para a expanso da religio. A primeira mesquita islmica no Brasil foi fundada em 1929, em So Paulo. Atualmente existem aproximadamente 27,3 mil muulmanos no Brasil.

You might also like